Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Coluna do Finfa

Visitou – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, esteve visitando na última terça-feira (21), as obras  da Rua Dionísio Rabêlo, no distrito de Jabitacá, onde foi concluída a segunda etapa da pavimentação. “Gostaria de agradecer ao Deputado Federal, Renildo Calheiros, por realizar mais esse sonho da nossa população”, disse o prefeito Zeinha.

Sucesso – A Folia do Papangu, em Bezerros, no Agreste pernambucano, foi exemplo de segurança e tranquilidade, além de oferecer uma festa para todos os gostos e públicos, com alegria, diversão, cores e ritmos que embalaram milhares de foliões do município, turistas e visitantes. Durante os festejos carnavalescos, a cidade foi palco do resgate histórico e cultural do anfitrião da folia, o Papangu, e também do grande público que acompanhou de perto os cinco polos da folia de momo. “Assumimos o desafio de resgatar a história e cultura do nosso carnaval dando ênfase ao anfitrião e principal atração da festa: o nosso Papangu. Ele é o grande responsável por reunir todos nós nas ruas da nossa cidade. Pensando nisso, buscamos garantir que o folião pudesse aproveitar e curtir a Folia do Papangu sem medo, seja com a família, no grupo de amigos ou mesmo sozinho. Temos por tradição um carnaval que agrega todos os gostos e públicos e nada mais justo do que cair na folia com amor, frevo no pé e segurança”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.

Vistoriando – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve vistoriando as obras do pontilhão que o Governo Municipal está construindo sobre o Rio Pajeú na localidade do Sítio Cacimba Nova, e que vai ligaresta comunidade a diversas outras comunidades. “Foi feito toda a concretagem e, em breve, estaremos entregando essa obra tão sonhada pela população daquela região. Feliz demais por implementar mais uma ação na zona rural e saber que vai trazer melhorias para a vida das pessoas. O trabalho segue firme por um município cada vez melhor”, disse o gestor.

Frase“Foi muito emocionante. Eu não vim para perder. Essa é uma homenagem ao Nordeste”. (Expedita Ferreira Nunes, de 90 anos, filha de Lampião, após a Imperatriz Leopoldinense se tornar a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro)

Realizou – Mesmo durante o carnaval, o Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última segunda-feira (20), bloqueio de Dengue na comunidade de Santa Rosa,  com a equipe de Vigilância Epidemiológica.

Disse “A avaliação que nós temos é de que foi um grande Carnaval, um Carnaval com muita organização e marcado com muita pacificação e presença espalhada em toda a cidade. Mais uma vez tenho a convicção de que o Recife se consolida como o Carnaval único, exemplar e que tem muita tradição. Foi algo simbólico quando a gente vê vários artistas de diferentes origens, de cenas culturais diferentes, cada um a sua forma declarando o amor e a emoção de poder estar no Recife participando do Carnaval. Isso só reforça aquela dimensão que há uma dimensão de pertencimento grande que o nosso Carnaval é tão grande que não é um Carnaval apenas do Recife, mas um Carnaval de Pernambuco e do Brasil”.(Prefeito do Recife João Campos comemorando o sucesso do carnaval organizado pela sua gestão)

Entregou – A Prefeitura de São José do Egito em parceria com a UFRPE/UAST Serra Talhada e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de São José do Egito, em parceria com o Sebrae através do Programa IALIE promoveram a entrega de mais de 8.000 raquetes de palma para as associações rurais do município. A intenção é fomentar um banco de sementes e expandir no Município uma nova variedade da palma forrageira.

Perguntar não ofende – Com a quantidade de blocos que desfilaram durante os quatro dias de carnaval em Afogados da Ingazeira, os blocos ditos como grandes estarão fora do páreo nos próximos carnavais?

Multidão foi às ruas de Afogados celebrar última noite de carnaval

Uma multidão estimada em mais de dez mil pessoas foi às ruas de Afogados da Ingazeira na tarde/noite desta terça (21) celebrar o último dia de carnaval na cidade.

A primeira descida do trio Tutti-frutti foi acompanhado o tradicional bloco “A cobra vai subir”, que apesar ser um bloco que homenageia o Santa Cruz, reuniu torcedores de diversos clubes. Animados pela banda Vizzú, que já tem uma história ligada ao bloco, os foliões tomaram a Avenida Rio Branco.
O Prefeito Alessandro Palmeira acompanhou parte do desfile do bloco fantasiado de tabaqueiro, figura tradicional do carnaval Afogadense.

A noite foi encerrada com a descida do bloco Bora pra Frente, que contou com a energia e a musicalidade eletrizante da banda Fulô de Mandacaru. Uma verdadeira multidão de mais de dez mil pessoas acompanhou a descida. O Prefeito Sandrinho Palmeira esteve acompanhado do vice-prefeito, Daniel Valadares, e dos deputados majoritários de Afogados, Pedro Campos (Federal) e José Patriota (Estadual). “Fico muito feliz com o carnaval que realizamos nesse novo formato mais popular, mais democrático. É claro que faremos ajustes para aperfeiçoar no ano que vem, mas o resultado foi bastante positivo,” destacou Sandrinho. Importante ressaltar que o carnaval, apesar da multidão, transcorreu na paz, sem nenhum incidente de maior gravidade.

Sobre o atraso na descida do último bloco, informamos que a banda Fulô de Mandacaru já se encontrava na cidade desde o início da tarde, e que optou por sair para atender uma demanda de última hora em uma cidade do agreste, se comprometendo em estar aqui às 22h, um atraso normal para o carnaval, tendo em vista que nossa programação previa a descida para as 20h. Tal decisão fez com o que o show só tivesse início às 23h30. Pedimos desculpas a todos os foliões que se sentiram prejudicados e iremos ajustar para que no próximo ano isso não ocorra novamente. No mais, a banda Fulô de Mandacaru cumpriu rigorosamente o seu tempo de show, dando um banho de simpatia e talento pelas ruas de nossa cidade, fechando com um brilho todo especial o carnaval 2023.

Crônica de Ademar Rafael

REVANCHISMO É POUCO

Muitas vezes amigas e amigos se assustam e discordam, até com certa veemência, quando digo que esse pedaço de chão chamado Brasil está muito distante do que representa uma nação. Apresentam dados extraídos do juízo de valor de cada uma ou cada um, mesmo assim sigo com minha percepção. Cada vez que há uma mudança do governo, seja no âmbito municipal, estadual ou federal minha tese ganha musculatura.

O que assistimos justifica o título desta crônica. A caça às bruxas verificadas em cada início de mandatos no executivo e legislativo prova que não se trata somente de revanchismo. Governar com aliados é uma coisa, o que vemos é algo muito superior. Se fosse apenas a materialização do que é entendido como revanchismo, “ação de quem deseja vingança”, teríamos que condenar. Quando ultrapassa essa barreira nos remete para tese que assegura: “Não somos uma nação”.

Quando buscamos sinônimos para a palavra vingança encontramos, entre outros o seguinte: “Desforra, retaliação, revanche, represália, revide, troco, desagravo, vindita…” Esta última palavra significa: “Ação de se vingar, pena ou sanção que se pauta na lei, ação de reparar uma ofensa sendo que o ofendido age de forma igual à pessoa que o ofendeu, etc.”

Sem forçar muito a barra vamos encontrar residindo na mesma casa que reside a vindita a sua irmã gêmea vendeta, que em italiano é vendetta. É aquela mesmo dos enredos dos filmes sobre a máfia siciliana. A definição a seguir foi adaptada de arquivo disponível na rede mundial de computadores. “Vendeta é, nos casos extemos, entendida como uma rixa de sangue; uma guerra de clãs, guerra de gangues ou guerra privada; uma discussão ou luta de longa duração, muitas vezes entre grupos sociais de pessoas, especialmente famílias ou clãs.”

Os atos praticados pelos nossos governantes está mais aproximado do enunciado sobre vendeta do que de revanchismo. Respeito quem discorda.

Biden e Zelensky se reúnem para assegurar apoio dos EUA à Ucrânia

Biden afirmou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se equivocou ao pensar que as alianças entre os países ocidentais estavam fragilizadas

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou Kiev, capital da Ucrânia, para participar de uma reunião com o chefe de Estado do país, Volodymyr Zelensky, e reforçar o “compromisso inabalável” dos EUA “com a democracia, a soberania e a integridade”.

Através de uma publicação nas redes sociais, Biden afirmou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se equivocou ao pensar que as alianças entre os países ocidentais estavam fragilizadas. “Quando Putin iniciou sua invasão, há quase um ano, ele pensou que a Ucrânia estava fraca e o Ocidente estava dividido. Ele pensou que poderia superar a nós. Mas ele estava completamente errado”.

O democrata também falou sobre o auxílio que diversos países, entre eles os EUA, têm prestado ao governo ucraniano ao longo deste quase um ano de guerra, aproveitando também para assegurar que permanecerá garantindo este suporte.

“No ano passado, os Estados Unidos construíram uma coalizão de nações do Atlântico ao Pacífico para ajudar a defender a Ucrânia com apoio militar, econômico e humanitário sem precedentes — e esse apoio perdurará”.

Veja como foi o segundo dia de buscas após tragédia no Litoral Norte de SP

g1 — Equipes de resgate e de moradores fizeram mais um dia de operações de buscas nesta segunda-feira (20) por sobreviventes do forte temporal que atingiu o Litoral Norte de São Paulo no fim de semana. Até a última atualização do governo estadual, 40 pessoas morreram.

Segundo apurado pelos repórteres do g1 que estão no local, as buscas foram suspensas às 19h em três pontos da Barra do Sahy, por conta da falta de iluminação, e serão retomadas às 6h de terça (21).

A prioridade é o socorro às vítimas e o auxílio aos mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo estado.

Jogo das virgens e concurso de tabaqueiros no Domingo de carnaval em Afogados

Nem a chuva que caiu neste domingo esfriou o ânimo dos foliões que estão brincando o Carnaval de Afogados da Ingazeira. A folia ontem começou cedo, com o bloco das virgens do Sobreiro e o tradicional partida de futebol que disputam no campo “Cohabão”.

O bloco, que já se tornou um dos mais tradicionais de Afogados, reuniu um grande público. Após o jogo, houve o concurso da virgem mais feia e mais bonita, tendo como ganhadores Manoel Aparecido, como a mais feia, recebendo uma premiação de R$ 100,00; e Wellington Alan Queiroz, como a mais bonita, que também recebeu a premiação de R$ 100,00.

O Prefeito Alessandro Palmeira prestigiou o concurso ao lado do vice-prefeito Daniel Valadares. “Quero parabenizar toda a equipe organizadora por manter viva essa tradição de irreverência, humor e celebração do carnaval,” avaliou o Prefeito Sandrinho.

Neste ano os homenageados do bloco foram Alisson Queiroz e José Jacinto, conhecido como Ourinho, vítimas da COVID-19.

Durante o dia vários blocos animaram os polos instalados pela cidade, como o Bloco da Turma da Vila Pitombeira, Bloco do Sal, Bloco Adega do Vale, Bloco Gava, Carnaval no Rancho, Turma da Mônica, e o bloco Enchendo e Derramando.

No final da tarde foi a vez das crianças, de todas idades, tomarem conta da Avenida Rio Branco com o Bloco Unidunitê, que levou a magia do Mundo Bita e diversos personagens infantis para avenida.

Por conta das fortes chuvas que caíram em Afogados na noite deste domingo, não foi possível a descida do trio com o Bloco Faz o L. A apresentação ficou para esta terça, às 10h, com descida do trio e atração de Belinha Andrade.

No polo dos tabaqueiros, aconteceu o tradicional concurso. As fantasias vencedoras foram:

Na categoria tabaqueiro tradicional:
1° lugar – A Bruxinha; 2° lugar – O Morto; e em 3° lugar – Tabaqueira Índia. Na categoria tabaqueiro estilizado: 1° lugar – Bora Pernambucar; 2° lugar – Tabaqueiro da luz vermelha; e em 3° lugar – O Rei da noite. A Prefeitura distribuiu R$ 2.400 em premiações, além de troféus. A comissão julgadora foi composta por Carol (Carol Festas), Lobsan e Benjamin Tabaqueiro.

O que fazer nesta segunda de carnaval no Recife?

Além dos Maracatus e apresentações do Recife Matriz da Cultura Popular, artistas renomados como Lia de Itamaracá, Emicida, Jorge Aragão, Lenine e Spok estarão espalhados pela capital pernambucana no penúltimo dia de festa 

O tempo está passando e não dá para perder a chance de aproveitar tudo o que só a maior festa de Rua do Brasil pode proporcionar. Nesta segunda (20), há festa para todos os estilos, desde Lia de Itamaracá, passando por Emicida, Jorge Aragão, Lenine e Spok. Todo o cronograma do Carnaval do Recife 2023 pode ser conferido em carnavaldorecife.com.

No Pátio de São Pedro, tem o Recife MCP a partir das 15h, com o Boi Treloso do Recife, Boi Mimoso da Bomba do Hemetério, Boi Ta Ta Tá, Urso Cangaçá de Água Fria, Urso Branco de Cangaçá, Vaca Charmosa, Urso Peleja, Boi Cara Branca de Limoeiro, Boi Dourado de Limoeiro, Boi Leão de Limoeiro, Urso Zé Da Pinga, Boi Malabá, Boi Misterioso de Limoeiro, Boi Mandingueiro de Paulista, Grupo Cultural Boi Criança de Camaragibe. Mais tarde, tem Gabi da Pele Preta (19h) e Banda Eddie (00h20). Na Praça do Arsenal, Lia do Itamaracá entra em cena às 21h10.

No Marco Zero, desfilam os Blocos Líricos a partir das 16h, com Bloco Carnavalesco Misto Folguedos De Surubim, Bloco Flor Da Lira De Olinda, Bloco Carnavalesco Lírico Flabelo Do Amor, Bloco Compositores e Foliões, Bloco Lírico Flabelo Encantado, Bloco das Ilusões, Bloco Confete e Serpentina, Bloco Carnavalesco Misto Pierrot de São José, Bloco Carnavalesco Lírico Eu Quero Mais, Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, Bloco Flor do Eucalípto de Moreno, Bloco das Flores, Bloco de Pau e Corda Flor da Lira do Recife, Bloco da Saudade, O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico. Às 21h20 sobe ao palco Melim e, às 00h40, Emicida.

Pelos polos descentralizados, tem Geraldo Azevedo às 22h20, no Alto José do Pinho. Nena Queiroga se apresenta às 22h40 em Brasília Teimosa. Banda Sedutora (22h40) e Saiddy Bamba (00h) na Linha do Tiro. No Cordeiro, Gerlane Lops (21h10) e Elba Ramalho (22h20) serão protagonistas. Jorge Aragão se apresenta às 23h30 no Ibura. Na Lagoa do Araçá, Alceu Valença sobe ao palco às 22h30. Lenine e Spok agitam o Poço da Panela às 23h30.

Governadora em exercício prestigia Folia dos Papangus em Bezerros

O carnaval do Agreste pernambucano voltou a ter a alegria e irreverência dos mascarados. A tradicional Folia dos Papanguns de Bezerros foi prestigiada, neste domingo (19), pela governadora em exercício Priscila Krause, que acompanhou o trajeto do Bloco desde a Avenida Major Aprígio da Fonseca até Praça de São Sebastião, na prefeitura do município, acompanhada da prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino e sua vice Socorro Silva. 
 
Durante o período de carnaval, o Governo de Pernambuco tem promovido uma ação integrada envolvendo diversas secretarias, apoiando as prefeituras para receber os foliões.
 
“Os Papangus de Bezerros voltam às ruas com toda a alegria e para que isso aconteça o Governo do Estado tem feito um trabalho integrado e transversal entre secretarias. É importantíssimo interiorizar o desenvolvimento e estimular o carnaval. Bezerros tem uma cultura riquíssima, e esse é um momento que a cidade se projeta, não só para o resto do Estado, mas também para o Brasil e para o mundo”, afirmou Priscila Krause.
 
A prefeita lembrou que os quatro dias de folia são uma oportunidade para os artesãos da cidade, que produzem as máscaras daqueles que são os anfitriões do reinado de Momo no Agreste. “Bezerros, tradicionalmente, faz a folia do Papangu mas, sobretudo, resolveu fazer um carnaval multicultural, trazendo os artistas para as ruas. Toda a nossa programação foi garantida pela Fundarpe, pelas secretarias de Turismo e de Cultura”, comentou Lucielle Laurentino. De acordo com a Secretaria Municipal de Tursimo, Bezerros deve atrair, até o dia 22 de fevereiro, até 600 mil pessoas. 
 
“Os Papangus em Bezerros praticamente marcam uma retomada do carnaval na nova gestão, depois de dois anos de pandemia, com pensamento renovado na área de economia criativa, no campo do artista ser protagonista e gerenciar sua própria carreira”, disse o secretário de Cultura Silvério Pessoa. Já Daniel Coelho, secretário de Turismo e Lazer, reforçou que os Papangus são exemplos da força do nosso interior. “O carnaval também está presente no interior do estado com apoio do governo que está fazendo os investimentos e garantindo uma bela festa. São mais de 80 cidades contempladas com atrações contratadas pelo Governo de Pernambuco”, frisou.
 A secretária de Saúde Zilda Cavalcanti também falou sobre as ações da pasta. “Nossa equipe da Saúde estão distribuindo preservativos, panfletos informativos sobre a prevenção, especialmente das Infecções Sexualmente Transmissíveis, álcool em gel para higienização das mãos na proteção da Covid-19 e tantas outras doenças que podem ser transmitidas”, finalizou a gestora. 
 
Também compareceram ao desfile os secretários Coronel Mamede (Casa Militar), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional); o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; os secretários-executivos Arthur Neves (Casa Civil) e Igor Cadena (Educação); os deputados estaduais Joãozinho Tenório, Chaparral e Joel da Harpa; os federais Iza Arruda e Mendonça Filho; o procurador do município de Bezerros, Paulo Alves; além dos secretários de Turismo de Bezerros, Bruno Clismam, e de Governo, Vandiael Laurentino.
 
OPERAÇÃO LEI SECA – No final da sua visita a Bezerros, a governadora em exercício Priscila Krause realizou uma vistoria na blitz da Operação Lei Seca, localizada na PE-097, principal via de acesso à cidade. Esta é uma das 18 equipes que trabalham durante 24h todos os dias do Carnaval 2023. As operações de bloqueio, que são realizadas por agentes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), seguem até a Quarta-Feira de Cinzas (22/02).
 
Fotos: Hesiodo Góes/ Secom

Lewandowski encerra três investigações contra Lula na Justiça

g1 — O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, determinou o encerramento de três investigações contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A ordem do ministro envolve duas investigações da Lava Jato que ficaram conhecidas como caso “doações ao Instituto Lula” e caso “sede do Instituto Lula”, além de uma apuração na qual o petista foi acusado de irregularidades na compra de caças suecos durante o governo Dilma Rousseff.

Os casos já estavam suspensos na Justiça Federal em Brasília por decisões anteriores do próprio STF.

Lewandowski considerou que investigações não podem ser retomadas porque as provas utilizadas pelo Ministério Público Federal nesses casos são ilícitas. Entre elas o acordo de leniência fechado pela então força-tarefa da Lava Jato de Curitiba com a Odebrecht, considerado irregular por não ter seguido os canais formais, ou ainda pelo sistema de propina da empreiteira, os chamados MyWebDay e Drousys.

Orquestra Cacá Malaquias deu um show na AABB de Afogados da Ingazeira

O renomado músico Cacá Malaquias comandando sua Orquestra deu um show na tarde deste sábado de Zé Pereira na Associação Atlética do Banco do Brasil em Afogados da Ingazeira.

Em entrevista exclusiva ao blog, Cacá diz na valorização dos músicos do Sertão do Pajeú.