Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Trio bilionário injetará R$ 10 bi para salvar a Americanas

Documento foi entregue no limite do prazo e inclui aporte de R$ 10 bilhões, além de vendas de ativos, leilão reverso e conversão de dívidas em ações.

g1 — A Americanas entregou seu plano de recuperação judicial à 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (20). A etapa faz parte do processo iniciado em 19 de janeiro, em que a empresa admitiu ter R$ 43 bilhões em dívidas com 16,3 mil credores.

O plano da varejista foi apresentado no limite do prazo estabelecido pela Justiça e inclui aporte de R$ 10 bilhões, além de vendas de ativos, leilão reverso e conversão de dívidas em ações. Entre os bens a serem vendidos estão aeronave avaliada em mais de R$ 40 milhões e uma rede de hortifruti (leia mais abaixo).

O aporte bilionário, diz o documento, será feito pelo trio de acionistas de referência da empresa: Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira.

O plano aprovado pelo Conselho de Administração da Companhia estabelece medidas para que a Americanas supere os problemas financeiros e continue suas atividades.

Coluna do Finfa

Por que Guilherme Coelho aceitou? – Um político experiente do São Francisco, em conversa com este blogueiro, relatou o porque de Guilherme Coelho em aceitar o cargo de assessor especial da governadora Raquel Lyra (PSDB).

Político experiente com largo curriculum na política de Pernambuco, filho do saudoso deputado Osvaldo Coelho, que exerceu o mandato por 10 vezes consecutivas, sobrinho de Nilo Coelho que foi governador de Pernambuco que ligou o sertão a capital, e do deputado estadual Geraldo Coelho o “Trator do Sertão”.

Guilherme Coelho disputou a vaga de senador em 2022 na chapa da atual governadora Raquel Lyra, além de ter sido prefeito de Petrolina por dois mandatos e vice-prefeito por um mandato,  deputado federal de 2016 a 2018, e hoje Guilherme é presidente da ABRAFRUTA- Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, um das entidades mais importante do agro no Brasil.

Por que Guilherme aceitou um cargo minúsculo de assessor especial? Que geralmente são oferecidos a políticos desempregados! E que precisam de salário! Segundo o político, pela envergadura de Guilherme Coelho, a governadora tornou a representativa do Vale São Francisco, isolada e pequeno, tornando Guilherme Coelho como assessor especial.

“Em termos de expressão política e financeira não tem nada haver com a postura de Guilherme Coelho, agora deixou uma pergunta no ar: Guilherme deve repassar para algum dos seus o salário”, finalizou o político.

Em Recife – O prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, teve em uma agenda movimentada nesta segunda-feira (20),em Recife. Teve uma reunião com o deputado estadual Gustavo Gouveia, além de participardo Seminário na Amupe, sobre Nova Lei de Licitações, que teve por objetivo a minuciar e esclarecer as dúvidas dos gestores acerca da Lei Nº 14.133/2021, em parceria com a Dinâmica Assessoria em Licitações.

Iniciou – O Governo Municipal de Iguaracy, através da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou nesta Segunda-feira (20), o programa de Aração de Terra 2023, para os agricultores familiares do município. Em contato com este blogueiro, o prefeito Zeinha Torres, afirmou que começou pela Comunidade do Picos. ” O programa está sendo coordenador pelo PAR – Programa de Apoio Rural, e irá atende às famílias beneficiárias do Garantia Safra. O cronograma de execução está sendo planejado de acordo com as precipitações pluviométricas em cada localidade, para mais informações sobre a execução do Programa de Aração de Terras, os agricultores podem procurar Gilelio Leite na sede do PAR. lembrando que os atendimentos serão de acordo com as chuvas em cada localidades”,pontuou o gestor.

Agenda – O prefeito da Ingazeira,Luciano Torres, tem agenda corrida nesta terça-feira (21), na capital pernambucana. Torres vai a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, também na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, e deverá passar na Casa Civil. Luciano confirmou que recebeu o convite para participar da visita do Presidente Lula ao Recife na quarta-feira e estará presente.

Frase“Esse é o momento sublime que a gente faz que as coisas aconteçam”.(Presidente da Tribunal de Contas de Pernambuco – TCE-PE, Ranilson Ramos, comemorando a meta de zerar o número de lixões a céu aberto nos seus 184 municípios)

Decretou – O prefeito da cidade de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca) decretou ontem (20), luto oficial no município de Custódia em virtude do falecimento do DR. Orlando de Souza Ferraz, médico e ex-Deputado Estadual. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CUSTÓDIA, Estado de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo inciso VI, artigo 81 da Lei Orgânica Municipal nº 397/90, de 05 de abril de 1990; CONSIDERANDO o falecimento do Médico e Ex-Deputado Estadual Dr. ORLANDO DE SOUZA FERRAZ; CONSIDERANDO os inestimáveis trabalhos dedicados à comunidade custodiense no decorrer de sua vida como cidadão e agente politico e o alto grau de amizade que o homenageado construiu em vida com pessoas dos mais diversos seguimentos da sociedade custodiense e toda região.

Visitou – Em visita às suas bases, o deputado estadual João Paulo Costa, prestigiou o vereador de Tuparetama Joel Gomes, e participou de reunião com aliados. João Paulo, agradece aos que lhe depositaram a confiança do voto e tece elogios ao vereador que o apoiou faltando poucos dias para o pleito eleitoral, se comprometendo no atendimento a demandas que possibilitem a melhora aos que vivem no campo, com poços, horas máquinas, tratores, através de Emendas por ele apresentadas. O parlamentar também informou aos presentes da possibilidades do vereador Joel Gomes, disputar o mandato majoritário para prefeito de Tuparetama, fato do mesmo ser vereador pelo quinto mandato e despontar com muitos serviços prestados em prol da população tuparetamenses.

Você sabia – Que o Governo Municipal de Itapetim,  revitalizou revitalização nas Praças Padre João Leite e Rogaciano Leite. “Fizemos a pintura completa, grafiato, reposição de mármore e outros serviços. As praças contam com um lindo paisagismo, iluminação em led e, em breve, também vão contar com internet gratuita, ficando ainda mais atrativas para receber a nossa população!”. disse o prefeito Adelmo Moura.

Disse – “A soberba é o prenúncio da decadência, isso é uma questão clássica, histórica, bíblica. Eu acho que está muito longe ainda para se definir uma eleição numa cidade tão politizada, tão importante, tão ímpar como a nossa querida Serra Talhada. Eu acho que está muito cedo para definirem. O candidato deles, natural, que é a prefeita[Márcia Conrado], ela está indo para a reeleição, para definirem que já ganharam a eleição”.(Deputado Federal Waldemar Oliveira, no programa Falando Francamente, na TV Farol, nesta segunda-feira-20)

Perguntar não ofende – Miguel Coelho aceita presidir a Copergás?

Pernambuco consegue zerar número de lixões no Estado

Pernambuco tem um novo Marco Zero. O estado alcançou a meta de zerar o número de lixões a céu aberto nos seus 184 municípios. A conquista histórica é resultado do trabalho do Tribunal de Contas do Estado que, ao longo dos últimos 10 anos vem atuando para eliminar os lixões, juntamente com as instituições parceiras, Ministério Público do Estado (MPPE), a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

A notícia foi divulgada na tarde desta segunda-feira (20), em uma entrevista coletiva que reuniu a imprensa local, com a participação do presidente Ranilson Ramos, das equipes envolvidas no trabalho, do subprocurador-geral de Justiça, Renato da Silva Filho; da promotora de Justiça Belize Câmara, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente; da secretária da SEMAS, Ana Luiza Ferreira; e do diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta Santos.

Também marcaram presença o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Massa, a diretora de Controle Externo do TCE, Adriana Arantes, e o diretor do Departamento de Infraestrutura da Casa, Conrado Lobo.

“Esse é o momento sublime que a gente faz que as coisas aconteçam”, afirmou o presidente Ranilson Ramos ao falar da alegria pela conquista depois de tanto esforço para erradicar os lixões no Estado.

Ele agradeceu o empenho e a dedicação dos integrantes das entidades parceiras e reforçou a importância da colaboração dos prefeitos e gestores municipais para a mudança de cenário em Pernambuco. “Agora a etapa é a sustentabilidade desses aterros sanitários, de transformar o que hoje é rejeito em dinheiro a ser retornado para a população e para o meio ambiente”, concluiu.

“Foi um árduo e contínuo trabalho do TCE junto aos entes da administração pública municipal, em que boa parte respondeu com comprometimento e responsabilidade a uma questão que beneficia a saúde da população e o meio ambiente“, disse Pedro Teixeira, auditor do TCE responsável pela elaboração dos levantamentos.

Alfredo Montezuma, gerente de Estudos e Suporte à Fiscalização do TCE, explicou que o trabalho conjunto entre o Tribunal, o MPPE, a SEMAS e a CPRH, que formaram o Grupo de Trabalho “Lixão Zero”, associado à colaboração das prefeituras, e da própria imprensa, na divulgação de cada diagnóstico, foi essencial para o alcance do resultado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do cidadão.

Neste sentido, é importante a participação da sociedade, que pode ajudar ficando de olho em ‘como’ e ‘onde’ é feito o depósito final de lixo em sua cidade, e denunciando as irregularidades à Ouvidoria do TCE pelo telefone 0800 081 1027, ou pelo e-mail ouvidoria@tce.pe.gov.br. Não precisa se identificar. Clique aqui e veja como.

“A eliminação dos lixões em Pernambuco não encerra o trabalho do TCE”, disse o presidente Ranilson Ramos. “A etapa agora é focar na sustentabilidade dos aterros sanitários”, afirmou.

Além de incentivar a separação do lixo para reciclagem, o uso do material orgânico para a produção de biogás, e o reaproveitamento dos rejeitos na produção de energia, o TCE pretende intensificar o acompanhamento, que é feito desde 2017, para verificar as quantidades de resíduos sólidos urbanos que estão sendo depositados e a qualidade dos aterros sanitários. Também será cobrado dos municípios o Plano de Recuperação da Área Degradada (PRAD), ou seja, um estudo ambiental que contém programas e ações para minimizar o impacto causado no meio ambiente e restaurar os locais onde antes funcionavam os lixões.

ll HISTÓRICO ll

Em 2014, quando o TCE começou a acompanhar de perto a situação, 155 (84%) das 184 cidades pernambucanas descartavam os resíduos de maneira irregular. E apenas 29 (16%) utilizavam a forma correta de despejo do lixo, que é por meio dos aterros sanitários. O acompanhamento atento das equipes de auditoria do TCE continuou, e aos poucos foi se desenhando uma discreta melhora no panorama estadual.

Em novembro de 2022 apenas dez municípios continuavam usando lixões para descarte dos resíduos, 63% a menos do que em 2021, quando 27 cidades continuavam em desacordo.

Veja abaixo a evolução do descarte de resíduos sólidos no Brasil e no Estado, com o passar dos anos:

 

ll ATUAÇÃO ll

Além de fiscalizar o descarte do lixo, o TCE orientou os gestores, por meio de cursos de capacitação oferecidos pela Escola de Contas. Ao longo dos anos foram instaurados 112 processos de Auditoria Especial para apurar responsabilidades pela utilização de “lixões”. Além disso, foram abertos 62 processos de Auto de Infração que preveem multas de 24 a 27 mil reais para os casos de descarte inadequado de resíduos, e não apresentação do plano de ação para a eliminação dos lixões.

Em novembro do ano passado, em reunião com um grupo de prefeitos no TCE, o presidente Ranilson Ramos pediu prioridade na solução dos casos, enfatizando a posição do Tribunal de Contas de tolerância zero com os lixões, e deu um prazo até o fim de março deste ano para que fossem eliminados definitivamente.

Acesse aqui a apresentação dos resultados de 2023 ????.

Amupe promove seminário de Nova Lei de Licitações

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) reuniu nesta segunda-feira (20/03) em sua sede, prefeitos, prefeitas, procuradores e procuradoras municipais para realização do Seminário Nova Lei de Licitações, que teve por objetivo a minuciar e esclarecer as dúvidas dos gestores acerca da Lei Nº 14.133/2021, em parceria com a Dinâmica Assessoria em Licitações.

O Seminário contou com a presença do advogado-geral da União Ronny Charles, responsável por apresentar e discutir a Nova Lei de Licitações com os presentes. “É muito interessante estar aqui nesse evento promovido pela Amupe. Tive a alegria de encontrar procuradores e prefeitos extremamente interessados em discutir as novas regras. Foi um ambiente de debate muito qualificado com excelentes intervenções”, pontuou Ronny.

Pela tarde, os participantes acompanharam uma fala do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) Carlos Neves, que tratou sobre o papel do Tribunal na orientação aos municípios. “A Lei pode ter algumas dificuldades de implementação, mas ela está dentro de um contexto que é bom para o gestor, pois reconhece a individualização da conduta. Eu vejo um gestor mais forte, com mais estrutura e argumento para sentar à mesa e negociar a validade dos atos administrativos”, comentou o conselheiro.

Também ministraram palestras o auditor de Contas Públicas do TCE/PE George Pierre e os instrutores Ranilson Pinho e José Vieira. Cerca de 200 representantes municipais participaram do Seminário, dentre eles 24 prefeitos e prefeitas.

Com vendas fracas, montadoras param fábricas e dão férias coletivas

Unidades de Volkswagen, General Motors, Hyundai e Stellantis terão paralisação da produção.

Com o mercado em desaceleração, ao menos quatro montadoras anunciaram férias coletivas entre março e abril em suas fábricas no Brasil. As paralisações na produção vão ocorrer em unidades da General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis, que reúne marcas como Fiat, Peugeot, Citröen.

Além da falta de componentes para produção, as paradas visam adequar a produção à demanda do mercado. Na prática, as montadoras vão pisar no freio para evitar a formação de grandes estoques, motivados pelo atual cenário econômico.

Um dos motivos é a alta inflação – o aumento no preço dos carros vem desde o final de 2020 e tem sido sentido cada vez mais. Recentemente, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou que a demanda realmente dava sinais de desaceleração para 2023.

Engenheiro afogadense alcança posição digna de destaque

Este ano, inicia uma nova gestão no governo do Estado, sob o comando da governadora Raquel Lyra, e com ela, o perfil técnico das equipes tem se demonstrado ser um fator importante na nomeação dos cargos.

Uma prova disso, vem com a nomeação do Engenheiro Civil, Gastão Cerquinha da Fonseca Neto, para integrar a equipe da Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento, sob a gestão do Prof. Almir Cirilo, secretário da pasta. Gastão Neto, que é formado pela Universidade Federal de Pernambuco, possui mestrado em Recursos Hídricos e atualmente está em curso no Doutorado, também pela UFPE. Há quase 10 anos atua na gestão de recursos hídricos, inundações urbanas, controle de cheias, e segurança de barragens. Nos últimos quatro anos, foi também convidado pela ex-secretária Estadual de Infraestrutura do Governo Paulo Câmara, Fernandha Batista, como gestor de projetos, tendo rodado o estado na gestão e controle de barragens.

Gastão Neto é natural de Afogados da Ingazeira e filho do topógrafo Marcelo Martins (Boíba) e da professora Susana Glória. Ainda cedo foi morar em Serra Talhada, onde desenvolveu sua formação educacional. Em busca de seu sonho na capital pernambucana, ingressou em engenharia civil, aproximando-se de uma pauta que é muito cara ao sertanejo: a água. A pesquisa científica chegou com o incentivo de professores, como o Prof. Jaime Cabral, e colegas do laboratório de hidráulica, que lhe apresentaram os modelos hidrológicos e hidráulicos. Como bolsista de mestrado, pôde estudar a urbanização e seus efeitos sobre a drenagem urbana e a formação de inundações. Recife, cidade que historicamente sofre com diversas inundações, foi celeiro de muitas ideias e estudos que lhe renderam, inclusive, um prêmio da Prefeitura como melhor solução de drenagem no 1º Desafio Público de Inovação. O PROTEGE, assim denominada a solução, foi apresentada no MIT (Massachusetts Institute of Technology) em Boston, nos Estados Unidos e na UMASS (Universidade de Massachusetts), também na mesma cidade.

Ao contrário dos caminhos tradicionais da engenharia, Gastão Neto, investiu na área de Recursos Hídricos a partir de uma abordagem sustentável, mesmo quando os debates ainda eram pouco expressivos. “Hoje, com as mudanças climáticas a matéria é de extrema relevância no debate global, influenciando diretamente nos projetos de engenharia. Basta pensar nos extremos climáticos que vêm acontecendo no país, regiões com seca severa e regiões com enchentes devastadoras, para entender o papel fundamental dos estudos em recursos hídricos na infraestrutura das cidades”, pontua o engenheiro Dr. Gastão.

Coluna do Finfa

Antenados – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres acompanhado do seu vice-prefeito Dr.Pedro Alves, estiveram neste domingo (19), visitando as obras da Praça do Bairro Frei Damião, que já enconta-se na fase de acabamento, e que em breve será entregue aos moradores do Bairro, pelo Governo Municipal. Segundo o prefeito Zeinha, os canteiros e a imagem do Frei Damião, que já existiam na localidade foram reformadas, ganhando pintura, rampas de acesso e bancos novos. Isso mostra que a dupla anda antenados com a melhoria da população iguaracinese.

Marcou presença – No último sábado dia (18), o vice-prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente do MDB local, Daniel Valadares esteve presente na Convenção Estadual do MDB, na capital pernambucana, onde aconteceu a recondução ao cargo de Presidente Estadual da legenda por mais dois anos, ao ex-deputado federal, Raul Henry. Daniel, esteve representando os demais membros do partido ao lado do suplente de vereador Danilo Gonçalves. Estiveram também presentes na convenção o Senador Fernando Dueire, a deputada federal Iza Arruda, o deputado estadual Jarbas filho, prefeitos, vice-prefeitos e várias lideranças do MDB no estado.

Reunidos – O prefeito de o prefeito de São José do Egito Evandro Valadares e o Secretário Municipal de Planejamento, Paulo Jucá, estiveram reunidos com o presidente da Compesa, Romildo Porto. Na reunião foi discutido melhorias no sistema de abastecimento de São José do Egito. O Secretário Municipal Paulo Jucá que foi candidato a deputado estadual naseleições passadas, atendendo o pedido do Presidente da Câmara de Santa Terezinha, Neguinho de Danda, solicitou abastecimento de água para os sítios Pitombas e Couros, ambos na zona rural de Santa Terezinha. Paulo também tratou de viabilidade técnica para abastecimento de água em Vila de Fátima, Lagoinha e Placas de Piedade, todas no município de Brejinho, atendendo solicitação do prefeito Gilson Bento. “A equipe técnica da Compesa ficou de dar um posicionamento em breve da possibilidade do atendimento dos pleitos”, disse Jucá.

Com o deputado – O prefeito da cidade de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), depois da tradicional Festa de São JOsé, este ano com grandes atrações, participou ontem (19), da procissão e da missa de encerramento da festa religiosa, ao lado da deputado estadual Aglaílson Victor, majoritário no município.

Frase“Raquel Lyra, que já tinha entregue a Secretaria de Educação ao bolsonarismo, agora deixa o Detran, de porteira fechada, nas mãos de representantes do genocida e seu partido. E surpreende um total de zero pessoas”.(Ex-deputada federal Marília Arraes (SD) criticando a relação entre a gestora e o PL do ex-presidente Bolsonaro)

Entregou – O prefeito da cidade de Flores, Marconi Santana, voltou ao Povoado de Santana de Almas, para formalizar a entrega de mais ruas pavimentadas. “Um investimento significativo, que reforça o tamanho do nosso compromisso em manter uma agenda voltada para a garantia de ações que transformem a vida dos que moram na zona rural de nossa Flores, quando ofertamos mais qualidade de vida, através de novos investimentos em infraestrutura, saúde, lazer, mobilidade urbana e meio ambiente”,pontuou o gestor florense.

Inaugurou – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, esteve neste domingo (19), na Fazenda Lagoa, no distrito de Água Branca, inaugurou mais uma passagem molhada, para melhoria da população rural. “Um investimento que só foi possível graças à nossa parceria com o deputado federal Carlos Veras, um grande parceiro de Serra Talhada a quem só temos o que agradecer. Agradeço também a todos que estiveram presentes, o deputado federal Carlos Veras; Cicera da FETAPE; a presidente da Associação do São Bento, Salete; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Iara; Nena Construtor; o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Fabinho do Sindicato; a secretária de Obras e Infraestrutura, Gabriella Pereira; os vereadores Nailson Gomes, André Maio, China Menezes, Manoel Enfermeiro e Rosimério de Cuca; além dos amigos Luiz de Água e Neto Mourato”, disse a prefeita serratalhadense.

Realizou – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado (18), o Tratamento Endodôntico Especializado (Canal) com pacientes da UBS ll-Santa Rosa, através da odontóloga Dra.Tássia, que teve seus atendimentos agendado através de encaminhamentos solicitados pelas Dentistas das Unidades Básica de Saúde.Segundo a secretária Fabiana Torres, foram realizadas o seguintes aendimentos: Avaliação inicial, Radiografia periapical; Tratamento Endodôntico inicial, Restauração Provisória, Prescrição de Medicação e Orientações sobre todo o tratamento endodôntico do início ao fim.

Disse – “Trouxemos todo o apoio da Defesa Civil com doações urgentes, a exemplo de lençóis, colchões e kit de limpeza, articulando com as prefeituras para que possamos garantir o socorro imediato às famílias. Além disso estamos investindo R$ 23 milhões para fazermos a reestruturação do Corpo de Bombeiros e a estruturação da Defesa Civil no nosso Estado, adquirindo equipamentos para que os trabalhadores possam garantir o socorro imediato às famílias”.(Governadora Raquel Lyra, ontem quando visitou Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, que foram atingidas pela fortes chuvas)

Perguntar não ofende – Por que tem gente no Pajeú, que se acha eterno no cargo temporário que assume?

Governadora Raquel Lyra visita cidades atingidas pelas chuvas e anuncia R$ 23 milhões em investimentos para Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Para acompanhar de perto a situação dos municípios do Agreste do Estado mais afetados pelas fortes chuvas, a governadora Raquel Lyra visitou, neste domingo (19), as cidades de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. “Trouxemos todo o apoio da Defesa Civil com doações urgentes, a exemplo de lençóis, colchões e kit de limpeza, articulando com as prefeituras para que possamos garantir o socorro imediato às famílias. Além disso estamos investindo R$ 23 milhões para fazermos a reestruturação do Corpo de Bombeiros e a estruturação da Defesa Civil no nosso Estado, adquirindo equipamentos para que os trabalhadores possam garantir o socorro imediato às famílias”, destacou a governadora.

Em conversa com os moradores e lideranças da região, a chefe do executivo estadual ressaltou que as parcerias com os municípios estão sendo reforçadas para oferecer toda a assistência necessária à população prejudicada.  “Também estamos fazendo todo o levantamento de onde precisa ter as ações que sejam de drenagem e macrodrenagem, para que as prefeituras, junto com o Estado, possam agir de maneira mais assertiva no investimento do recurso público”, concluiu Raquel.

Os dois municípios do Agreste foram os que registraram maiores volumes de chuva no sábado, sendo 118 mm em Santa Cruz do Capibaribe, onde o esperado para o mês inteiro de março seria 71 mm; e 92 mm em Caruaru, onde a previsão era de 75 mm. Nos demais municípios do Agreste, as chuvas ficaram abaixo de 50 mm.

Em Caruaru, Raquel Lyra visitou o loteamento Três Bandeiras, onde uma casa desabou e diversas famílias ficaram desalojadas. “A gente já vinha em contato com o Governo do Estado desde ontem e a visita da governadora ao nosso município foi de extrema importância. Vamos continuar em campo nas ruas, acolhendo as pessoas que estão precisando nesse momento”, ressaltou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

“Ficamos felizes com a visita da governadora e, faremos uma parceria importante para ajudar as famílias que perderam seus bens aqui devido às fortes chuvas no município”, disse o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão.

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado está monitorando as chuvas desde o alerta emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), às 07h do sábado (18), com validade até às 23h59 de hoje. “Deslocamos uma equipe para esses locais atingidos e, de forma contínua, já garantimos o socorro imediato às famílias. Seguimos em alerta e à disposição para atender à população”, afirmou o secretário executivo da pasta, coronel Clovis Ramalho.

Estiveram acompanhando a comitiva da governadora os secretários estaduais coronel Mamede (Casa Militar), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Zilda do Rego Cavalcanti (Saúde) e Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas). Fotos: Hesíodo Góes/ Secom

Marconi Santana reforça luta pela distribuição igualitária dos royalties de petróleo e gás natural

Marconi Santana, prefeito do município de Flores – PE, volta a chamar a atenção para uma questão que tem afetado significativamente o desenvolvimento econômico e social da cidade que administra: A luta pela distribuição igualitária dos royalties de petróleo e gás natural.

O ano era 2018, quando o gestor de Flores, fortalecia o movimento municipalista, liderado pela Confederação Nacional Municipalista – CNM, em apoio ao abaixo-assinado pelo julgamento dos royalties que foi entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Naquele mesmo ano, Marconi Santana lamentava a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. Flores saia da tabela de distribuição 1.4, para 1.2 – ou seja, uma perda de mais de R$ 1 milhão por ano.

Aprovada no final de 2012, a Lei 12.734 – que estabeleceu novas regras de distribuição entre os entes da Federação dos royalties, sofreu vetos da presidente Dilma Rousseff – exatamente nos artigos que tratavam da distribuição igualitária.

Em seguida, o Congresso apreciou os vetos e a maioria decidiu por derrubá-los. A partir dali os royalties decorrentes da exploração do petróleo e gás natural deveriam ser distribuídos pelos mesmos critérios do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE).

Apesar da decisão do Parlamento, a nova lei foi questionada no STF; por conta dos questionamentos, a ministra Cármen Lúcia concedeu liminar que suspende a validade da chamada Lei dos Royalties até que o Supremo analise e vote as Ações Direta de Inconstitucionalidade (Adin).

“Não somos contra os municípios do Rio de Janeiro, como Maricá, Niteroi, e dentre outros, porém é fundamental que essa questão seja abordada com urgência, pois a desigualdade na distribuição dos royalties tem impactos diretos na qualidade de vida da população e na capacidade dos municípios de investirem em projetos de desenvolvimento sustentável. Estamos perdendo mais de R$ 10 milhões”, reclamou Marconi continuando:

“Temos que lutar para que essa matéria ande e, que tenhamos uma decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal. Não podemos é ficar reféns de único Estado da Federação; o Rio de Janeiro. Nosso povo, que é de uma região pobre, é quem sofre”, defendeu.

  • Nos próximos dias 27 a 30 de março, Marconi Santana, estará em Brasília participando da XXIV Marcha a Brasília em defesa dos municípios.

Vem aí Minuto com Finfa

O “Minuto com Finfa” é um quadro diário que trará um resumo das principais notícias políticas do dia em pouco mais de um minuto.

O quadro será lançado em 27 de março, às 09:16, e será gratuito em todas as redes sociais do Blog do Finfa, incluindo o YouTube. O objetivo do programa é fornecer informações precisas e imparciais sobre política, abrangendo os âmbitos nacional, regional e local.

Com o “Minuto com Finfa”, o espectador poderá estar por dentro dos acontecimentos políticos mais relevantes de forma rápida e fácil.

A Pharma Plus Distribuidora será a patrocinadora oficial do programa, em uma parceria estratégica com o Blog do Finfa. Com isso, será possível oferecer ainda mais conteúdo e informações relevantes sobre política. Acreditamos que a informação é um bem precioso, especialmente quando se trata de política.

O “Minuto com Finfa” surge com a missão de promover uma cultura de informação política e participação cidadã, de forma clara, objetiva e imparcial.

Portanto, não deixe de acompanhar o “Minuto com Finfa” a partir de 27 de março em nossas redes sociais. É um privilégio poder fornecer informação de qualidade a todos os nossos leitores, internautas, parceiros e espectadores.