Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Sandrinho vai inaugurar rua pavimentada no Bairro São Francisco, nesta sexta-feira (24)

Na décima primeira semana da maratona de inaugurações e entregas, o Prefeito de Afogados, Alessandro Palmeira, vai inaugurar a pavimentação com piso intertravado da Rua Maria Aurora, no bairro São Francisco.

A obra, orçada em 58 mil Reais, foi realizada em parceria com a Caixa, com recursos de emenda do Senador Humberto Costa.

A inauguração acontece nesta sexta (24), a partir das 16h. A rua fica por trás do museu do Rádio, no bairro São Francisco.

“Tem sido um ritmo intenso de trabalho, com inaugurações e entregas toda semana. E essa pisada iremos manter até o final do ano, tamanho o volume de obras e ações que temos para entregar ao povo de Afogados da Ingazeira,” destacou o Prefeito Sandrinho.

Por que viagem de Lula coloca Brasil no centro da disputa entre China e EUA?

‘Governo norte-americano tenta pressionar Brasil para escolher um aliado, mas não oferece alternativa às propostas chinesas’, resume coordenadora de Relações Internacionais da FAAP.

g1 — A comitiva de Lula embarca neste domingo (26) à China no que promete ser uma das viagens internacionais mais importantes do ano.

Acompanhado de mais de 200 empresários – 90 deles do setor do agronegócio –, o presidente vai buscar reforçar laços com Pequim e diversificar os produtos que o Brasil exporta para um de seus principais parceiros comerciais.

No cenário internacional, a viagem ainda coloca o governo brasileiro no centro da disputa entre China e Estados Unidos.

“Os americanos se ressentem dessa aproximação”, resume Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais na FAAP.

“Quando o congresso americano se incomoda com o Brasil, de certa forma está tentando elevar a pressão para que o governo brasileiro seja obrigado a escolher um aliado”, explica ela em entrevista a Natuza Nery.
Os EUA, no entanto, têm tido dificuldade em apresentar uma alternativa às propostas chinesas.

“Os chineses despejam recursos na região e têm termos de negociação muito mais flexíveis”, analisa Fernanda. “Para o Brasil e para o presidente Lula, o que interessa é uma diplomacia plural, que permita diálogos com diferentes parceiros. É isso o que Lula sempre defendeu e é por isso que vai tentando administrar os dois lados.”

Coluna do Finfa

Primeiro Secretário da Alepe diz da sua nova missão na Alepe – Em entrevista exclusiva a este blogueiro no seu gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o primeiro secretário deputado estadual Gustavo Gouveia (Solidariedade), falou da sua nova missão na Casa Joaquim Nabuco, a relação ótima com o Presidente Álvaro Porto e por fim dos apoios com os prefeitos Delson Lustosa de Santa Terezinha e Gilson Bento de Brejinho, além de novos apoios no Sertão do Pajeú.

Vai apresentar – A Prefeitura do Recife apresenta, nesta quinta-feira (23) às 11 horas, os detalhes da Ação Inverno 2023. A coletiva ocorre no Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas, onde serão mostrados os números das ações já iniciadas neste ano, como limpeza de canais, obras grandes de contenção e Parceria, além do planejamento da cidade para casos de alerta.

Visitou – Acompanhei o prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, na visita que realizou ao deputado estadual José Patriota (PSB), que foi majoritário no seu município, na Alepe. “Foi muito boa a primeira visita ao nosso deputado na Assembleia Legislativa, reafirmamos nossa parceria para que Ingazeira ganhe bons frutos futuramente”, disse o gestor Luciano Torres.

Relação não muito boa – Em conversa com este blogueiro, um fonte segura afirmou, que a relação da ex-deputada federal Marília Arraes com sua irmã a atual deputada federal Maria Arraes, não anda como deveria, o motivo: Maria Arraes não abriu espaço para correligionários de Marília no seu gabinete. Procede?

Prestigiaram – Uma boa representatividade da bancada federal de Pernambuco, participou ontem do relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, em Recife. Estavam presentes dos parlamentares, Pedro Campos, Eriberto Medeiros, Fernando Monteiro, Silvio Costa Filho, Lula da Fonte, Waldemar Oliveira, Maria Arraes, Iza Arruda, Augusto Coutinho, Carlos Veras e Clodoaldo Magalhães.

Disse“Acho que quando vocês estavam vaiando a governadora, vocês estavam me vaiando. Porque ela não está aqui porque ela quer estar aqui. Ela está aqui porque ela foi minha convidada. Poderiam ter vaiado o Bolsonaro durante os 4 anos que ele esteve na Presidência da República. Seria tão mais fácil, seria tão mais bonito.A governadora pode ser nossa adversária política, mas ela é governadora do Estado, ela foi eleita e eu vou respeitar ela como governadora do Estado. Aqui virei tantas vezes quanto necessárias para cuidar dos interesses de Pernambuco. Podem me vaiar à vontade. Mas por favor, respeitem os meus convidados que vieram aqui.” (Presidente Lula irritado com vaias a Raquel Lyra no relançamento do PAA ontem em Recife)

Você sabia – Que participando do Debate da Dez, na Rádio Pajeú na última terça-feira (21), com o radialista Nill Júnior, o vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares, respondeu a pergunta deste blogueiro,que com a perda dos dois deputados federais Gonzaga Patriota e Raul Henry, que não obtiveram êxito nas eleições passadas, quem o vice-prefeito iria apoiar, o mesmo afirmou que foi sondado pela deputada federal Iza Arruda do MDB, que é um grande quadro no partido, mas disse ter tempo para definir.

Marcaram presenças – registre no evento com relançamento do PAA, ontem em Recife, os vereadores de Serra Talhada, Manoel Enfermeiro (Presidente da Câmara), Rosimério de Cuca e Antonio da Melancia.

Saiu e foi pior para oposição – Este blogueiro foi informado, que após o rompimento da vice-prefeita de Custódia, Luciara de Nemias, com o prefeito Manuca, a oposição ficou mais enfraquecida, com as saídas do vereador Didi de Quimtibú, dos suplentes Gilberto de Belchior, Ronny Barbalho e Emilianne da Maravilha, que aderiram ao grupo do prefeito Manuca. Ainda tem mais oposicionista próximo a aderir o grupo do prefeito custodiense. Aguardem!

Perguntar não ofende – Marília Arraes agradeceu a algum político do interior de Pernambuco, os votos que recebeu na eleição de 2022?

Governadora Raquel Lyra participa de relançamento de programa social de combate à fome ao lado do presidente Lula

Acompanhada do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a governadora Raquel Lyra participou do relançamento do Programa de Aquisição de Alimento (PAA), na tarde desta quarta-feira (22), no Ginásio Geraldão, no Recife. Programa social que fortalece a agricultura familiar e a segurança alimentar, o PAA terá um volume total de investimento de R$ 500 milhões. Raquel Lyra destacou o compromisso no combate à fome para a melhoria de vida dos pernambucanos. A vice-governadora do Estado, Priscila Krause, e o prefeito do Recife, João Campos, estiveram presentes no lançamento da iniciativa.
 
“Uma das principais ações a serem feitas na nossa gestão é o combate à desigualdade e à fome. Essa fome tem um rosto: são pessoas que estão na Zona Rural dos nossos municípios, nos morros da Região Metropolitana do Recife e em áreas difíceis. É para vocês que nós estamos aqui, enfrentando a dureza de fazer mudança”, discursou a governadora Raquel Lyra, durante o lançamento do programa.
 
O presidente Lula destacou que o relançamento do PAA é um passo grande para a melhoria de vida do povo brasileiro. “O programa vai ser uma coisa extraordinária. Não vai ser amanhã, nem depois de amanhã, porque leva um tempo. Mas é como plantar um pé de jabuticaba. Plante, jogue água, e espere. Um dia a jabuticaba vai nascer. Nós já fizemos isso uma vez e agora vamos fazer com muito mais competência”, ressaltou o presidente.
 
Através do programa, o governo compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.
 
“O presidente Lula tem uma obsessão: tirar o Brasil do mapa da fome e fazer com que cada brasileiro tenha, no mínimo, três refeições por dia”, disse o ministro Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Ainda no evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias destacou o compromisso do governo. “É o presidente Lula cumprindo o compromisso de colocar os mais pobres no Orçamento do Brasil. E queremos seguir gerando emprego e renda”.
 
Neste PAA, haverá reajuste no valor individual que pode ser comercializado pelas agricultoras e agricultores familiares, facilitação do acesso a indígenas, povos e comunidades tradicionais, além de maior participação das mulheres na execução do programa no conjunto das modalidades oferecidas.
Criado em 2003 no âmbito do Fome Zero, a iniciativa tem o objetivo de contribuir para garantir a segurança alimentar e nutricional da população brasileira, além de fortalecer a produção de alimentos da agricultura familiar.
 
O PAA é operacionalizado por meio dos ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
 
Estiveram presentes no evento os ministros (as) Nísia Trindade (Saúde), Cida Gonçalves (Mulher), André de Paula (Pesca e Aquicultura), Jader Filho (Cidades), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral); os senadores Teresa Leitão e Humberto Costa; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto; além de deputados federais, estaduais, prefeitos e secretários de Estado.
 
Útero é Vida
Nesta quarta-feira também foi anunciada a expansão do programa do Governo de Pernambuco “Útero é Vida”, que nacionalmente passará a se chamar “Projeto Nacional de Controle e Eliminação do Câncer Cervical”, como também é conhecido o câncer de colo uterino. A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), e nos últimos três anos chamou atenção pela construção de ideias inovadoras, estudos e treinamentos a partir de três vertentes: a modernização da Linha de Cuidado do Câncer de Colo do Útero, a testagem em massa das mulheres para detectar o Papilomavírus Humano (HPV) por meio do PCR, e com a expansão da vacinação contra o HPV entre os adolescentes.
 
“Hoje o Ministério da Saúde assinou uma portaria para a criação da estratégia nacional de eliminação do câncer do colo de útero. Um trabalho que tem como referência o que vem sendo feito pelo Imip, uma instituição a quem agradeço, que também fez a fórmula de nutrição que estamos usando entre as crianças yanomami”, afirmou a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.
 
Com a mudança, Pernambuco continuará sendo o ponto focal dos trabalhos, recebendo investimentos da ordem de R$ 18 milhões, via Ministério da Saúde, apenas em 2023.  O objetivo é que 20% da população feminina daqui – cerca de 370 mil pessoas -, na faixa etária entre 25 a 64 anos, seja rastreada por meio dos exames analisados por máquinas de PCR.
 
Após isso, com base nos resultados do Estado, o passo seguinte do governo federal será formular os critérios de expansão da iniciativa para o território brasileiro. As estratégias vão ser pactuadas por uma Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
 
Prevenção de desastres
Na mesma ocasião, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou investimentos federais em ações de prevenção de desastres naturais. A pasta vai fornecer equipamentos que serão usados para evitar alagamentos e acidentes nos morros.
 
“O que eu acabei de assinar é um sistema de monitoramento das questões relativas às mudanças climáticas e também a esse fenômeno da conurbação, das pessoas que vão morar nos morros, nas áreas de risco ou nos alagados. O que faz esse sistema? Além dos R$ 8 milhões que vão para as encostas de morros (anunciados pelo ministro das Cidades, Jader Filho), é preciso ter um monitoramento para evitar que os eventos climáticos que causam desastres e tragédias tirem vidas”, detalhou a ministra, no Geraldão.
 
A ideia do ministério é, através do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), colocar à disposição da Região Metropolitana do Recife um alerta de riscos. Em todo o Brasil, cerca de mil municípios já são monitorados 24 horas por dia dentro deste esquema.
 
O governo federal garantiu que o trabalho realizado pelo Cemaden será ampliado e aprimorado, em parceria com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), com a implementação de 15 estações geotécnicas que monitoram a água armazenada numa profundidade de quatro metros nos morros. Assim, será possível acompanhar a umidade do solo e retirar as pessoas de áreas de risco quando existir a possibilidade de um desastre. A implantação de cinco estações de alerta de cheias também estão nos planos do ministério. Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Lula chega para relançamento do PAA

Com uma empolgação emocionante, o Presidente da República Luiz Inácio da Silva, chega ao Geraldão, para relançar o Programa de Aquisição de Alimentos-PAA.

Lula e Janja, entraram acompanhados da Governadora Raquel Lyra e do prefeito do Recife João Campos. Fotos: Finfa

Primeiro Secretário da Alepe concede entrevista exclusiva ao blog

Estive, na manhã de hoje (22), no gabinete do Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Gustavo Gouveia (Solidariedade), que nos concedeu uma entrevista exclusiva que será publicada na Coluna do Finfa de amanhã, quinta-feira (23).

PF prende suspeitos de planejar matar Moro e outras autoridades

Policiais cumprem 21 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão em quatro estados.

g1 — A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), uma operação que investiga integrantes de uma facção criminosa suspeitos de planejar matar e sequestrar autoridades, segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino. O senador Sergio Moro (União Brasil) afirmou que era um dos alvos do grupo criminoso. Até por volta de 9h40, nove pessoas haviam sido presas.

A facção atua dentro e fora dos presídios brasileiros e internacionalmente. Quando era ministro de Segurança Pública, Moro determinou a transferência do chefe da facção, Marcola, e outros integrantes para presídios de segurança máxima. À época, o senador defendia o isolamento de organizações criminosas como forma de enfraquecê-las.

De acordo com a PF, são cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão em São Paulo, Paraná – onde estão os principais alvos – Rondônia e Mato Grosso do Sul. Até a última atualização desta reportagem, nove pessoas haviam sido presas – sete delas em Campinas, São Paulo.

Durante a operação, em São José dos Pinhais, no Paraná, os investigadores encontraram um cômodo atrás de uma parede falsa.

Além de homicídio, os suspeitos pretendiam sequestrar autoridades públicas, segundo a PF. Os policiais identificaram ainda que os ataques poderiam ocorrer de forma simultânea. Outro alvo do grupo era Lincoln Gakyia, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), de Presidente Prudente, interior de São Paulo, devido às investigações comandadas por ele.

 

Coluna do Finfa

Visitou secretários – Acompanhei ontem o prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, em agendas em secretarias estaduais de Pernambuco buscando melhorias para seu município. O gestor esteve na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, com o Secretário Aloisio Ferraz, onde conversaram sobre vários assuntos, o secretário afirmou que bem em breve estará visitando os municípios do Pajeú e confirmou sua presença na 9ª Feira de Caprinos e Ovinos de Ingazeira – Fecaprio, realizada pelo Governo Municipal no próximo mês de Junho; em seguida o gestor ingazeirense foi até a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, onde teve um reunião com o Secretário Evandro Avelar, na pauta o projeto para pavimentação da PE-283, ligando Ingazeira a PE-275 que chama o 49. O secretário foi muito gentil onde afirmou que vai priorizar as obras que estavam em andamento, de imediato vai realizar uma terraplanagem e que posteriormente vai realizar o asfaltamento da referida estrada.

Vai permanecer – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, anda em alta com a Governadora Raquel Lyra. Saiu hoje no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, que sua irmã Maysa Conrado de Lorena e Sá, que teria assumido a Gerência da XI Regional de Saúde – GERES de Serra Talhada, no Governo de Paulo Câmara, vai continuar na função com efeito retroativo de 01 janeiro de 2023.

Agenda de Lula em Recife nesta quarta-eira (22)13 horas, partida de Campina Grande para Recife; às 13:20 horas, Chegada em Recife na Base Aérea do Recife; às 14 horas, assinatura de atos alusivos à Homologação do Acordo de Noronha no Palácio do Campo das Princesas; às 14:15 horas, almoço oferecido pela Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra no Palácio do Campo das Princesas e às 16h00, Cerimônia de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Recriação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF) Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão)no Bairro da Imbiribeira.

Almoço – A governadora de Pernambuco Raquel Lyra oferecerá um almoço ao Presidente Lula reservado a poucos convidados, segundo este blogueiro apurou estarão presentes o ministro do Supremo Tribunal Federal  Ricardo Lewandowski, os ministros Jáder Filho, Paulo Teixeira e André de Paula, senadores e o prefeito João Campos, além da primeira-dama do país, Janja Lula da Silva.

Você sabia – Que este blogueiro foi informado, que o novo Coordenador da 27ª Ciretran da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, será indicado pelo deputado estadual bolsonarista Abimael Santos do PL (foto). Procede?

Disse “É fundamental que a gente possa ouvir especialistas, o Cemit, os órgãos responsáveis, e que o Poder Legislativo possa contribuir com esse debate, e que a gente possa avançar concretamente, objetivamente. Que a gente realize os estudos, as pesquisas, que são fundamentais para que a gente possa avançar com inteligência, mas também que tomar medidas a partir do que a tecnologia nos oferece, que a ciência nos aponta, para que a gente consiga evitar que essas mortes aconteçam em nosso estado.”(Deputado Estadual Rodrigo Novaes, na Audiência Pública na Assembleia Legislativa, sobre os incidentes com tubarões nas praias do Grande Recife)

Irresponsabilidade – O radialista Júnior Alves que apresenta o Programa Cidade Alerta na Rádio Cidade de Tabira, postou na sua rede social um ato de vandalismo e dano ao patrimônio público. Segundo informações, a Prefeitura de Tabira, através da Secretaria de Obras, renovou o piso da ponte que liga o trevo ao Bairro Espírito Santo e uma pessoa, ignorando o cimento recém colocado, passou por cima com uma bicicleta.

Todo vapor – As obras da construção da UTI Adulto no Hospital Regional Emilia Câmara, seguem a todo vapor tendo previsão de termino para junho/2023. Hospital Regional, passou de 62 para 131 leitos operacionais, sendo 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Localizado no município de Afogados da Ingazeira é uma das principais unidades da X GERES. A unidade solicitou junto a Secretaria Eetadual de Saúde, autorização para construção da UTI, da farmácia e almoxarifado, em virtude de os mesmos funcionarem em ambiente improvisado e que poderiam ser substituídos por leitos assistenciais para a garantia das demandas criadas no período pós pandemia. “Com a implantação da UTI, haverá descentralização dos atendimentos mais complexos na região. A obra está avaliada em, aproximadamente, R$ 2,0 milhões e será realizada com recursos do Governo do Estado”, disse o Diretor do HREM Sebastião Duque.

Perguntar não ofende – O que estava fazendo o ex-deputado federal, Ricardo Teobaldo, ontem no Palácio do Campo das Princesas com a governadora Raquel Lyra. Novidades virão?

”Precisamos fazer da equidade uma prática diária, no Brasil e no mundo”, afirma Pedro Campos

O deputado federal, Pedro Campos, esteve, hoje (21), na sede das Nações Unidas, representando parlamento brasileiro, em reunião que marcou as celebrações pelo Dia Mundial da Síndrome de Down.

“Para além do exercício do cargo, eu chego à sede da ONU como irmão de Miguel. O convívio com as diferenças nos engrandece. Os desafios nos fortalecem e nos dão a sensibilidade. Sensibilidade essa que transborda para as lutas de todas as pessoas com Síndrome de Down”, pontuou.

O Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, é um dia de conscientização global que foi instituído pelas Nações Unidas desde 2012. A data visa fortalecer a luta por equidade, pela garantia de direitos, pela inclusão e pelo bem-estar das pessoas com síndrome de Down.

Em sua fala, o parlamentar ressaltou o caráter coletivo do seu mandato como um instrumento de luta das PCDs, visando a efetividade de políticas públicas que tornem a autonomia, no maior grau possível, uma realidade. “Como deputado federal, ao lado do governo Lula e, principalmente, ao lado das pessoas com Síndrome de Down, lutaremos pela inclusão. A equidade é o parâmetro para concretizar essa igualdade plena que tanto buscamos”, afirmou.

Segundo o IBGE, no Brasil, mais de 45 milhões de brasileiros são classificados como pessoas com deficiência e, do total de pessoas declaradas com algum tipo de deficiência, 5,5% afirmam ter deficiência intelectual. Na educação, 87% das crianças com deficiência frequentam a escola. O percentual de matrículas de alunos incluídos em classe comum vem aumentando. Entre 2008 e 2018 o percentual saltou de 54% para 92%.

Durante o evento, Pedro pontuou sobre a importância de garantir, em lei, a efetividade de ações inclusivas. “Já existe a lei de cotas nas empresas privadas e serviço público para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Como uma forma de incentivar a contratação de pessoas com deficiência intelectual, está tramitando no Congresso o projeto do emprego Apoiado. Essa iniciativa é importante para inclusão deste grupo que, em 2020, representou apenas 10% de ocupação dos empregos preenchidos por pessoas com deficiência”, ponderou.

Os desafios são muitos para concretização de um mundo mais inclusivo. “Sonho com o dia em que todas as crianças com Síndrome de Down possam ter acesso àquilo que conseguimos oferecer a Miguel. Sabemos que muito precisa ser feito e muitos temos a melhorar enquanto poder público e sociedade para chegar até lá”, ponderou.

ONU – Este ano, a rede Down Syndrome International está fazendo campanha pelo direito à capacidade legal, tomada de decisão apoiada e comunicação fácil de entender. A capacidade jurídica significa que a lei reconhece a PCD como uma pessoa com direitos. Isso significa que todos podem tomar decisões sobre coisas importantes em suas vidas. A capacidade legal é necessária para outros direitos, tais como: o direito de escolher onde e com quem você mora, de tomar decisões sobre sua saúde, de casar e constituir família, de controlar seu próprio dinheiro e propriedade. Mas muitas pessoas com síndrome de Down em todo o mundo não têm capacidade legal. Arranjos legais como tutela impedem as pessoas de tomarem suas próprias decisões ou as pessoas não têm apoio adequado para tomar decisões por si mesmas. As pessoas com síndrome de Down podem tomar decisões sobre suas vidas com apoio adequado. As salvaguardas para evitar abusos são proporcionais, limitadas no tempo e sujeitas a revisão regular.

Em sete dias Afogados registra dois casos de Covid-19

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informa que entre os dias 14/03 e 20/03 foram notificados 02 casos novos para a COVID-19 em nosso município.

Trata-se de 01 paciente do sexo feminino, com 27 anos de idade e 03 doses da vacina; e 01 paciente do sexo masculino com 41 anos e 02 doses.

o índice de positividade entre os dias citados foi de 4,65%.

Durante o período não tivemos novos casos em investigação e 43 pacientes apresentaram resultados negativos para COVID-19.

Hoje, 05 pacientes apresentaram alta após avaliação clínica e/ou epidemiológica. O município atingiu a marca de 9.937 (99,18%) recuperadas para a covid-19. Atualmente, o município tem 02 casos ativos para a COVID – 19.

Afogados atingiu a marca de 44.543 pessoas testadas para a covid-19, o que representa 119,54% da nossa população.

Casos leves x SRAG/COVID – 19:
Leves: (9.827 casos), 98,08%;
Graves: (192 casos), 1,92%.

Semana Epidemiológica: Encerrou no último sábado a SE 12 com 02 casos positivos e MV de 0,28/dia.

Dados atualizados em 21/03/2023.