Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Minuto com Finfa – 29/03/2023 – João Campos, Márcia Conrado e José Patriota são ovacionados

Brasília — No Minuto com Finfa desta quarta-feira, o blogueiro Júnior Finfa resume os principais acontecimentos da XXIV Marcha dos Prefeitos, confira mais abaixo:

O Minuto com Finfa é publicado de segunda a sexta, às 09:16 e trás um resumo das principais notícias do dia. Continue ligado no nosso canal no YouTube e nas nossas redes sociais para continuar recebendo gratuitamente.

Coluna do Finfa

Avaliou – O deputado federal Pedro Campos(PSB-PE), nos recebeu no seu gabinete na Câmara dos Deputados e concedeu uma entrevista, no qual avaliou seus primeiros 60 dias de mandato.

No FNDE – O deputado federal, Lucas Ramos, levou para uma agenda com a Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, Fernanda Pacobahyba, na noite de ontem (28), os prefeitos Marconi Santana (Flores), Luciano Torres (Ingazeira) Célia Sales (Ipojuca), secretários municipais de Carpina, representando o prefeito Manuel Botafogo. Os gestores apresentaram suas reinvidicações dos seus municípios junto ao FNDE, entre elas a normalização dos repasses do FNDE para com os municípios e a apresentação dos planos de trabalho para novos investimentos. A Presidente Fernanda, foi muito solícita aos problemas apresentados, e deixou todos muitos esperançosos para que em breve as demandas sejam todas solucionadas.

“Sou municipalista convicto” – O deputado estadual Luciano Duque, que encontra-se em Brasília, participando da Marcha nos concedeu entrevista nos corredores da Câmara dos Deputados, avaliou seus primeiros dias na Casa Joaquim Nabuco, afirmou que é municipalista convicto e disse que a federação cria uma dificuldade enorme.

Visitou a ministra – O prefeito deIguaracy, Zeinha Torres, acompanhado da primeira dama Mary Delanea, da Secretária Municipal de Saúde, Joaudeni Cavalcante e do deputado estadual, Waldemar Borges, estiveram no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação,em reunião com a Ministra Luciana Santos. em contato com este blogueiro,o gestor afirmou, que fez algumas solicitações e aproveitou para convidar aministra para marcar presença nas próximas inaugurações, que deverão acontecer bem breve.

Fechou apoio – Como este blogueiro antecipou na manhã de ontem (28), o prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa e o vice prefeito, Dada de Adeval, fecharam apoio com o deputado federal Felipe Carreras (PSB). Tudo foi resolvido no gabinete do líder do PSB na Câmara dos Deputados.

Disse –  “Não sei porque o vice-prefeito deTuparetama, Diógenes Patriota, anda fazendo politicagem no município, porque a população de Monte Alegre, tem recebido tratamento igualitário como as outras comunidades, ele devia se preocupar com o seu município, aqui temos dado toda assistência a população iguaraciense”, (Prefeito de Iguaracy Zeinha Torres)

Caravana – O prefeito de Custódia, Emanuell Fernandes (Manuca), trouxe uma grande caravana para participar da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios; vereadores, secretários municipais, assessores, além do novo integrante do seu grupo político, o ex-vereador Gilberto de Belchior.

Frase“Pela primeira vez deputados federais e estaduais se reuniram para ouvir os municípios pernambucanos”. (Presidente da Amupe, prefeita de SerraTalhda Márcia Conrado, ontem na reunião da bancada pernambucana realizada pela Amupe)

Perguntar não ofende – Quem será o próximo prefeito do Pajeú que vai fechar apoio com o deputado Felipe Carreras?

Marconi Santana é recebido pela presidente do FNDE e comemora resultado da reunião

Marconi Santana, prefeito de Flores, encerrou a agenda desta terça-feira (28.03), participando de uma grande reunião com a presidenta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, e os prefeitos Luciano Torres, de Ingazeira, Célia Sales, de Ipojuca, e secretários municipais de Carpina, representando o prefeito Manuel Botafogo.

Acompanhado do deputado federal, Lucas Ramos, o gestor de Flores voltou a discutir a normalização dos repasses da instituição, para continuidade da construção das escolas de 4 (quatro) salas, no Bairro Vila Nova e 6 (seis) salas, no distrito de Fátima.

“Após várias tentativas de resolver… graças a Deus, Dra. Fernanda, de pronto, já expressou que irá fazer os pagamentos dos atrasados das duas escolas, na ordem de R$ 500 mil reais, o que vai garantir aos alunos, professores e servidores, novos espaços adequados e seguros, o que muito nos alegra e nos faz crer ainda mais que estamos no caminho certo”, disse Marconi.

O prefeito de Flores, segue participando da programação do movimento municipalista, com uma extensa programação durante esta quarta-feira (29.03).

Amupe reúne bancada federal em Brasília

Com plenário lotado, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) reuniu nesta terça-feira (28) a bancada federal pernambucana no Plenário 5, Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília. Na oportunidade, os gestores e gestoras municipais tiveram a oportunidade de demonstrar aos deputados federais e estaduais os principais desafios que os municípios enfrentam.

Pacto federativo, reforma tributária, queda do coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foram temas debatidos na ocasião. Os prefeitos e prefeitas solicitaram aos deputados a revisão do Pacto Federativo quando forem aprovar o texto da reforma da Previdência. Hoje, as receitas são divididas de maneira injusta, com o crescimento de despesa para os municípios, atrelado a queda de receitas.

No tocante à queda do coeficiente do FPM, o deputado federal Fernando Monteiro demonstrou a sua preocupação com o atual modelo de distribuição do FPM, o que classificou como “invariável”, pois não garante uma receita fixa, com os meses de agosto e setembro sendo os piores no quesito de arrecadação. O deputado federal Pedro Campos frisou a necessidade da criação e fortalecimento de consórcios municipais, e se colocou à disposição dos municípios de Pernambuco.

O deputado federal Sílvio Costa Filho, lembrou a conquista municipalista que impediu a redução do coeficiente do FPM de 65 municípios que perderam população de acordo com o último Censo do IBGE, o parlamentar reafirmou a sua atuação como municipalista.

Segundo presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado “pela primeira vez deputados federais e estaduais se reuniram para ouvir os municípios pernambucanos. Os prefeitos e prefeitas unidos são capazes de juntar forças e derrubar todas as barreiras. A gente agradece a cada parlamentar e gestor que hoje esteve presente neste momento histórico”, frisou.

Bolsonaro ficou com Rolex e outro conjunto de joias sauditas

Pacote inclui caneta de luxo, abotoaduras e foi entregue a comitiva do então presidente em 2019. Caso foi revelado pelo jornal O Estado de São Paulo.

g1 — A defesa de Jair Bolsonaro (PL) confirmou que o ex-presidente ficou com um relógio Rolex e outros itens de luxo dados de presente em 2019 durante uma visita à Arábia Saudita.

Em nota, os advogados de Bolsonaro, Paulo Amador da Cunha Bueno e Daniel Bettamio Tesser, afirmam que o conjunto foi registrado e incluído no acervo da presidência de acordo com a legislação em vigor, e que estão “à disposição para apresentação e depósito, se necessário.”

Os advogados disseram, ainda, que todos os presentes recebidos pelo ex-presidente vão ser submetidos a uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), “assim como ocorreu com os mandatários anteriores.”

O Ministério Público junto ao TCU vão pedir para que Bolsonaro devolva as joias.

A existência do novo conjunto de joias foi relevado pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira (28) e confirmado pelo blog com ex-integrantes do gabinete pessoal do ex-presidente. Os itens estão num galpão que guarda outros materiais que Bolsonaro levou ao deixar a Presidência da República.

Minuto com Finfa – 28/03/23 – Seu minuto diário de política

Ontem, na Câmara dos Deputados, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizou uma exposição comemorando os 25 anos da Marcha dos Prefeitos, um importante evento que reúne gestores municipais de todo o país em Brasília para discutir questões importantes para o desenvolvimento local.

Hoje, no Centro Internacional de Convenções da capital brasileira, começa oficialmente a Marcha dos Prefeitos, com uma sessão solene e duas rodadas de debates sobre temas relevantes para os municípios: “O Olhar para o Futuro” e “Reforma Tributária”.

Entre os debatedores estarão importantes figuras políticas, como a ministra do planejamento Simone Tebet, o ministro da fazenda Fernando Haddad, o governador de Minas Gerais Romeu Zema e o prefeito de Recife João Campos. A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) registrou a presença de 112 gestores pernambucanos na Marcha, o que demonstra a importância do evento para a gestão pública municipal.

O Minuto com Finfa é publicado de segunda a sexta, às 09:16 e trás um resumo das principais notícias do dia. Continue ligado no nosso canal no YouTube e nas nossas redes sociais para continuar recebendo gratuitamente.

Coluna do Finfa

Avaliou seus dois meses de mandato – Em seu gabinete na Câmara dos Deputados em Brasília, o deputado federal Lucas Ramos (PSB-PE), concedeu entrevista a este blogueiro, e fez uma avaliação dos seus primeiros dois meses de mandato.

Juventude Rural – Em entrevista a este blogueiro no seu gabinete na Câmara dos Deputados, o deputado federal Carlos Veras, um dos idealizadores da Exposição ‘Juventude Rural’, que se inicia nesta terça-feira (28) e vai até a próxima quinta-feira (30), no Espaço Mário Covas na Câmara dos Deputados, diz da importância deste evento.

Participou – A Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, participou na noite de ontem (27), da inauguração da exposição sobre “Os 25 anos da Marcha”. “Um momento muito importante, onde estive ao lado do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e também da minha amiga prefeita de Itaiba, Maria Regina da Cunha”, disse a gestora serratalhadense.

Disse“Hoje é um dia histórico para nós, era um compromisso nosso desde o primeiro momento fazer a expansão da rede, a recomposição dos profissionais e duplicar o número de vagas em creches. Estamos construindo novas unidades, expandindo as existentes e, claro, não adianta só fazer a obra, a gente precisa, principalmente, de professores e professoras para compor a nossa rede”.(Prefeito do Recife, João Campos quando lançou, nesta segunda-feira (27), o edital para a realização de concurso público para a Rede Municipal de Ensino do Recife, onde serão ofertadas 1.000 vagas)

Agenda – Acompanhei o prefeito da cidade da Ingazeira, Luciano Torres e as secretárias municipais, Gabriela Torres e Iara Pires, nesta segunda-feira (27) em Brasília, onde estiveram com o deputado federal majoritário do município, Lucas Ramos, que agendou para esta terça-feira (28) agenda no FNDE; no final da tarde, o gestor ingazeirense esteve no Ministério da Pesca e Aquicultura, onde foi recebido pela Ministro André de Paula.

Inaugurou e assinou Ordem de Serviço – Neste último final de semana, o prefeito da cidade de Custódia, Emmanuel Fernandes(Manuca), teve um agenda administrativa bem corrida. Acompanhado dos vereadores, secretários municiais, lideranças e a população custodiense, inaugurou a Unidade de Saúde da Família – USF Carvalho “Luiz Gonzaga de Morais” e posteiormente esteve na Comunidade do Caldeirão da Pitombeirado, onde assinou a Ordem de Serviço da Construção de uma Unidade de Saúde da Família-USF.

Comemorou – A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, através da Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Políticas Sociais, organizou a primeira Feira de Empreendedorismo Feminino, em comemoração a todas as mulheres teresinhense.

Frase “Vamos trabalhar com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação para identificar um planejamento estratégico para que a UPE seja, de fato, um braço para o desenvolvimento do nosso Estado”.(Governadora Raquel Lyra, quando recebeu na tarde desta segunda-feira (27), a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro Cavalcanti, e o vice-reitor, José Roberto de Souza)

Mutirão de Negociação de Dívidas –  Desta terça-feira (28) até a próxima quinta-feira (30), o Procon Pernambuco, órgão ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), promove o Mutirão de negociações que encerra as programações da semana do consumidor. Os atendimentos serão realizados no horário das 9h às 13h, no bloco C da FCAP, localizado na Av. Sport Club do Recife, 252, em frente ao Sport Club do Recife. No mutirão serão atendidas as negociações de débitos com bancos; empresas de telefonia, incluindo os serviços de TV a cabo e internet, e Compesa. Além da presença Defensoria Pública. O Procon-PE ressalta que o atendimento só poderá acontecer diante da apresentação dos documentos, é necessário a cópia e original do RG, CPF e comprovante de residência, além da comprovação da dívida, como nota fiscal, faturas ou contratos.

Frase “Vamos trabalhar com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação para identificar um planejamento estratégico para que a UPE seja, de fato, um braço para o desenvolvimento do nosso Estado”.(Governadora Raquel Lyra, quando recebeu na tarde desta segunda-feira (27), a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Maria do Socorro Cavalcanti, e o vice-reitor, José Roberto de Souza)

Perguntar não ofende – O ex-secretário do Governo Paulo Câmara, o petista Edilázio Wanderley, vai assumir a Superintendência da Codevasf?

Conselho Político e inauguração de estande marcam o 1° dia da Marcha para a Amupe.  Amanhã gestores encontram bancada federal

Nesta segunda-feira, 27, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em parceria com o Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe) inaugurou o seu estande na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que completa a sua 24° edição. Pela tarde, a presidente da Associação, Márcia Conrado participou da reunião do Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizadora da Marcha.Prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Estado visitaram o estande da Amupe, que teve como tema “Do Litoral ao Sertão” e reforçou a luta da Associação pelo Desenvolvimento e fortalecimento dos municípios pernambucanos. O estande também foi visitado por participantes de todo o Brasil, que puderam conhecer a história de conquistas da Amupe.Pela tarde, a presidente da Amupe e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, esteve representando a entidade municipalista em reunião do Conselho Político da CNM, onde os gestores das associações estaduais de municípios discutiram as principais pautas que estarão em discussão durante a Marcha.

Os gestores e gestoras discutirão o Projeto de Lei Complementar (PLP) 139/2022, que trata da transição da queda de coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que dispõe sobre a distribuição do adicional de 1,5% do FPM para março para auxiliar os municípios no pagamento do piso da enfermagem, além da Reforma Tributária, dentre outros.Nesta terça-feira (28) os gestores e gestoras terão um encontro, na Câmara dos Deputados, a partir das 17h, com a bancada federal pernambucana, a fim de apresentar as demandas prioritárias dos municípios pernambucanos.