Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Governadora destaca importância da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém para Pernambuco

Neste sábado, dia 1º de abril, terá início a 54ª temporada da encenação da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém em Fazenda Nova, no distrito de Brejo da Madre Deus.

Na sexta-feira, dia 31, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, esteve entre os convidados que assistiram à prévia do espetáculo onde foi recebida pelo coordenador geral do espetáculo Robinson Pacheco.

Para a governadora, os familiares de Plínio Pacheco e Diva souberam muito bem continuar com o legado do casal. Raquel Lyra declarou: “Nos meus 44 anos de vida, eu já prestigiei a peça umas 30 vezes. Essa história faz parte da tradição do povo pernambucano. Sem dúvida nenhuma, o espetáculo da Paixão de Cristo é grandioso demais. É incrível”.

Para o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, também presente ao evento, “a Paixão de Cristo tem uma importância cultural e turística muito grande para Pernambuco e todo o país. É um espetáculo que repercute nacionalmente a força do nosso teatro. Tenho certeza que serão noites inesquecíveis para quem visitar Fazenda Nova. Estamos com uma grande expectativa em todo o trade, hotéis, pousadas e restaurantes para uma grande presença de turistas nesse período”,

Com um elenco de estrelas, como Klebber Toledo, Luiza Tomé, Eriberto Leão, Nelson Freitas, Marina Pacheco e Duda Reis, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém seguirá em cartaz até o dia 8 de abril. Os ingressos para o espetáculo estão disponíveis no site oficial www.novajerusalem.com.br peça com preços a partir de R$ 90,00.

Governadora Raquel Lyra prestigia pré-estreia da Paixão de Cristo e vistoria obra da PE-145, que já melhorou acesso à região

A governadora Raquel Lyra prestigiou a pré-estreia da 54° edição da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, nesta sexta-feira (31), realizada em Brejo da Madre de Deus, no Agreste do Estado. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause e da comitiva de secretários, a chefe do Executivo estadual ainda vistoriou a obra da PE-145, que dá acesso à cidade teatral. A governadora também recebeu o troféu Paixão Cultura Diva Pacheco na categoria política.
“Para mim, que sou de Caruaru, vir a Fazenda Nova faz parte do roteiro da Semana Santa. No ano passado eu estive aqui e pude prestigiar a encenação, que eu já vi mais de 30 vezes, e volto agora, como governadora, entregando uma obra tão importante para essa região, que é a requalificação da PE-145. Foram mais de R$ 40 milhões investidos. Colocamos como prioridade a entrega dessa obra para alavancar o turismo da região. O governo inteiro está aqui, presente, para reafirmar o nosso compromisso com a cultura e com o turismo”, comentou a governadora, que agradeceu por ter recebido a premiação. “Chegar aqui para prestigiar o prêmio Diva Pacheco e receber essa homenagem é gratificante. Um prêmio que é inspirado em uma mulher que fez tanta história aqui. Para mim é uma satisfação e uma alegria poder encontrar e reencontrar a história dela”, lembrou.
Durante sua visita ao distrito, a governadora realizou uma vistoria na PE-145. A rodovia que dá acesso à Fazenda Nova está passando por obras de restauração do pavimento em uma extensão de 43,5 quilômetros. O investimento é de mais de R$ 40 milhões e será entregue até o mês de julho, após finalização da sinalização horizontal e vertical.
A requalificação da rodovia melhora o acesso ao maior espetáculo ao ar livre do mundo, que já atraiu mais de 4 milhões de espectadores e fomenta a economia e o turismo no Agreste durante a Semana Santa. O evento ainda recebe o incentivo da Fundarpe, através de edital que totaliza R$ 330 mil e contempla, ao todo, dez espetáculos que fazem parte do Ciclo das Paixões. As apresentações para o público acontecem de 1⁰ a 8 de abril. 
 
O secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, comemorou as perspectivas positivas para o turismo do Estado neste período da Semana Santa. “A Paixão de Cristo tem uma importância cultural e turística muito grande para Pernambuco e todo o país. É um espetáculo que repercute nacionalmente a força do nosso teatro. Com muita alegria participamos da abertura desse evento. E tenho certeza que serão noites inesquecíveis para quem visitar Fazenda Nova. Estamos com uma grande expectativa em todo o trade, hotéis, pousadas e restaurantes para uma grande presença de turistas nesse período”, disse.
“A religiosidade popular é parte integrante da cultura do povo. E o espetáculo da Paixão é parte integrante do calendário turístico e religioso do Estado. Está sendo uma grande festa e uma grande celebração”, acrescentou o secretário de Cultura Silvério Pessoa. 
Fotos: Hesíodo Góes / Secom

Prefeitura do Recife entrega requalificação do Parque do Caiara

A obra, na Zona Oeste, recebeu investimento de R$ 8 milhões e faz parte do projeto do primeiro Jardim Filtrante da cidade. Prefeito João Campos também anunciou uma nova pista de atletismo em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro

Entre uma série de entregas nesta sexta-feira (31), a Prefeitura do Recife inaugurou a requalificação do Parque Caiara, localizado na Iputinga. A obra faz parte do projeto dos primeiros Jardins Filtrantes da cidade, que recebeu um investimento de R$ 8 milhões do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

A execução do projeto é uma parceria do município com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e o Porto Digital. A requalificação contou com a revitalização dos pisos, playgrounds, um novo cais e um observatório para a população conferir de perto os Jardins Filtrantes.

“Essa intervenção urbana vem da ideia de não se dar as costas pro rio. Na hora que se cria espaços de lazer e de cultura é que se vê a necessidade de limpeza, se entende como está a poluição. Dessa forma, a sociedade vê a real importância do rio, de cuidar e não virar as costas em todos os sentidos”, esclareceu Renato Lins, engenheiro civil e gerente do contrato do projeto.

O Prefeito do Recife João Campos também anunciou, durante a inauguração, uma nova pista de atletismo. “Fomos atrás do Comitê Paralímpico Brasileiro e vamos conseguir R$ 1,8 milhão para fazer a requalificação plena da pista”, disse.

O projeto paisagístico do Parque, incluindo os Jardins, também atrai turistas e famílias recifenses, influenciando diretamente na movimentação da economia local. Negócios como bares, restaurantes e barqueiros, que proporcionam passeios no rio, irão se beneficiar com a capacidade de atração do local.

“Estamos sempre trazendo o conceito que a Prefeitura do Recife vem colocando dentro dos projetos de infraestrutura social: a aproximação das pessoas com a natureza”,  explicou Marília Dantas, secretária de Infraestrutura do Recife e presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Trump não será algemado ao se entregar, diz advogado

Acordo é fruto de negociação entre defesa de ex-presidente dos EUA e Promotoria de Manhattan, que pediu seu indiciamento. Trump se tornou réu na quinta-feira (30) e pode ser preso após audiência na Justiça, na terça (4).

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump não será algemado quando se entregar na próxima semana em Nova York, afirmou nesta sexta-feira (31) seu advogado de defesa, Joe Tacopina.

Trump, que se tornou réu na quinta-feira (30) em um caso de suposto suborno a uma ex-atriz pornô e pode ter de aguardar julgamento em prisão preventiva, se apresentará ao juiz responsável pelo caso na terça-feira (4). Pelas normas da Justiça dos EUA, os réus que se apresentam para o indiciamento em um Corte saem de lá já algemados.

Mas a Promotoria de Manhattan, em Nova York, onde o caso é julgado, vinha negociado as condições para a prisão do ex-presidente norte-americano com sua defesa – entre os pontos estava justamente se ele seria algemado ou não.

A prisão do ex-presidente, no entanto, não é certa. Dada a proeminência de Trump e sua candidatura em curso às eleições presidenciais de 2024 – ele já lançou sua pré-candidatura -, é provável que o juiz não considere que o ex-presidente traga risco de fuga, e Trump poderá ir embora depois do procedimento, mediante o pagamento de uma fiança, se necessário.

Sandrinho reafirma compromisso com concurso público ainda neste semestre

O Prefeito Sandrinho Palmeira chegou no final da tarde desta quinta (30) a Afogados, após participar da 24a Marcha dos Prefeitos à Brasília.

Na noite de ontem, acompanhando do Deputado Estadual José Patriota, o Prefeito Sandrinho participou de um jantar oferecido pela direção nacional do seu Partido, o PSB, onde pode conversar com personalidades importantes da política nacional, a exemplo do vice-presidente Geraldo Alckmin e do Ministro de portos e aeroportos, Márcio França.

Na volta a Afogados, o Prefeito fez questão de dissipar qualquer dúvida sobre concurso público. “Iremos sim realizar concurso público em Afogados. É um compromisso que assumi com a população e que irei cumprir, assim como tantos outros compromissos que assumimos e que já colocamos em prática. Espero fazer o anúncio do edital ainda neste primeiro semestre de 2023,” reforçou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

Nova regra fiscal prevê limite de gasto, meta de superávit e piso para investimentos

Governo Lula quer garantir gastos prioritários e investir mais sem gerar descontrole nas contas. Texto que vai ao Congresso tem ‘piso’ para investimento e permite elevar gasto de acordo com o crescimento da economia.

g1 — Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, divulgaram nesta quinta-feira (30) a proposta para o chamado “arcabouço fiscal”.

Se aprovada pela Congresso, a nova regra para as contas públicas vai substituir o teto de gastos em vigor desde 2017 como novo parâmetro para limitar os gastos do governo.

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depende dessa nova proposta para fazer gastos considerar prioritários em saúde, educação e segurança; ampliar investimentos públicos e impulsionar o crescimento econômico; e, ao mesmo tempo, garantir o controle da dívida pública e da inflação.

O arcabouço fiscal pode ser comparado a uma caixa de ferramentas com a qual a equipe econômica trabalhará para evitar uma alta maior na dívida pública.

Coluna do Finfa

Patriota avalia XXIV – O ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco-Amupe, deputado estadual José Patriota, participa da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizado pela Confedereção Nacional dos Municípios – CNM, e fez uma avaliação do evento.

Importância – A Secretária da Mulher da Amupe, a prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo, em entrevista a este blogueiro, diz da importância do Caderno de Boas Práticas Municipais de Políticas Públicas para Mulheres, que foi lançado nesta quarta-feira (29), na XXIV Marcha dos prefeitos.

Explanou – O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB-PE), exerce seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, em entrevista ao blog, o parlamentar faz uma explanação dos primeiros dias em Brasília.

Votou contra – Vereadora oposicionista Carla de Nemias (foto) votou contra o Projeto de Lei 007/2023 que beneficiará produtores, cooperativas, associações, agroindústria e outros setores do município de Custódia. O Projeto de Lei 007/2023, dispõe sobre o serviço de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal no município de Custódia – PE, o serviço permitirá ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias. A existência de legislação, normativas e regulamentos técnicos asseguram e orientam para que se obtenha qualidade dos produtos, dessa forma evitando a existência de doenças que possam ser veiculados por esses alimentos, e consequentemente protegendo o consumidor final (população). O referido projeto beneficiará os produtores rurais, indústrias, distribuidores, cooperativas e associações industriais e agroindustriais, e quaisquer operadores do agronegócio, tais como: pescados e seus derivados, leite e seus derivados, ovo e seus derivados, abelhas e seus derivados, nas propriedades rurais fornecedoras de matérias-primas destinadas à manipulação ou ao processamento de produtos de origem animal.

No Ministério do Meio Ambiente – Os prefeitos irmãos Zeinha Torres (Iguaracy) e Luciano Torres (Ingazeira), acompanhados da primeira dama de Iguaracy, Mary Delanea, das secretárias ingazeirenses, Gabriela Torres, de Finanças e da secretária de de Assistência Social de Ingazeira, Iara Pires, estiveram no Ministério do Meio Ambiente, onde foram recebidos pelo Diretor do Departamento de Combate à Desertificação, da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável,Alexandre Henrique Bezerra Pires. “Alexandre que é nosso Conterrâneo, do distrito de Jabitacá, tem um papel importante no cuidado com o meio ambiente a bastante tempo, ganhou notoriedade e hoje tem a oportunidade de apresentar seu profissionalismo para todo o país, sei do seu empenho e o país só tem a ganhar com esse grande profissional”, disse o prefeito Zeinha.

Quinta Cultural – Uma edição especial do projeto Quinta Cultural, celebrando as lutas e as conquistas das mulheres. Será nesta quinta-feira, 30 de Março, a partir das 19 horas, no Cineteatro São José em Afogados da Ingazeira, com apresentações culturais de Carla Alves e banda, das poetisas Elenilda Amaral e Isabelle Moreira, além do grupo de coco de roda da comunidade rural do Leitão da Carapuça, a edição especial do projeto Quinta Cultural, celebrando as lutas e as conquistas das mulheres, a ação é em parceria com a coordenadoria municipal de políticas para as mulheres.

Apresentou – O deputado federal Lucas Ramos, levou ontem (29), o prefeito de Flores, Marconi Santana, acompanhado da primeira dama Lucila Santana, da vereadora Jeane Lucas e dos Secretários Municipais, Renata Santana de Finanças e Júnior Campos de Governo;para uma reunião com a Ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Marconi  apresentou o projeto turístico e cultural da Festa das Rosas e Festival do Carro de Boi, com foco na aquisição de apoio financeiro para realização dos dois eventos, responsáveis pela forte movimentação econômica e social no município.

Fechou – O prefeito de Tuparetama Sávio Torres, esteve ontem (29), no gabinete do deputado federal e líder do PSB na Câmara dos Deputados Felipe Carreras, e fechou a parceria o socialista. Como este blogueiro já tinha anunciado anteriormente nesta Coluna, Carreras agora conta no Pajeú além do gestor de Tuparetama com o apoio do prefeito de Santa Terezinha Delson Lustosa.

Perguntar não ofende – Tem petista em Pernambuco que não anda nada satisfeito com as posições do Presidente Doriel Barros?

 

Governo do Estado reforça diálogo com Federações de trabalhadores rurais

A governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta quarta-feira (29), com representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe). Durante o encontro, realizado na sede das entidades, no Recife, a chefe do Executivo recebeu um documento com propostas para o fortalecimento da agricultura familiar.

“Recebemos as demandas desses movimentos que dialogam com aquilo que compreendemos ser necessário para qualificar a vida de quem vive no campo. A agricultura deve ser porta de entrada para que o governo esteja presente em todo o Estado com saneamento, habitação, novas escolas, atendimento na saúde e garantindo emprego e renda. A gente vive e se alimenta daquilo que eles produzem, então precisamos cuidar deles”, destacou Raquel Lyra.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz, ressaltou que o olhar ao homem do campo é uma das prioridades do governo, sendo refletido nas ações da pasta. “Discutimos diversos temas de grande interesse para o desenvolvimento da agricultura pernambucana e para melhoria de vida e das condições alimentares da nossa gente”, afirmou Aloísio.

“A agricultura familiar precisa se desenvolver mais em Pernambuco. Questões como a conversão semeada, as sementes e os plantios foram pontuadas, além da assistência técnica rural e os conflitos que precisam ser resolvidos, pois há grandes disputas no nosso Estado. A agricultura familiar precisa ter terra para trabalhar e esperamos que isso seja priorizado pela governadora. Estamos muito otimistas”, enfatizou a presidente da Fetape, Cícera Nunes.

Por sua vez, o presidente da Fetaepe, Gilvan José Antunis, se mostrou entusiasmado com o resultado da reunião. “A governadora nos deu uma resposta positiva de que irá se dedicar a responder as nossas pautas. Contamos com esse apoio. Foi um encontro muito positivo”, afirmou.

Também participaram da reunião os presidentes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Joaquim Neto; do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz; o deputado estadual Doriel Barros; além de diversos representantes das Federações. Fotos: Janaína Pepeu/ Secom

Haddad vai apresentar nova regra fiscal amanhã a senadores

Presidente do Senado chamou líderes partidários para reunião em que linhas gerais da proposta do novo arcabouço fiscal serão debatidas. Secretário-executivo da Fazenda também participará.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante entrevista na sede da pasta que chefia — Foto: Reprodução/TV Globo

g1 — O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocou para esta quinta-feira (30), às 9h, uma reunião de líderes partidários, na qual o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentará aos senadores regra fiscal que substituirá o teto de gastos.

Pacheco enviou um comunicado aos líderes nesta quarta-feira (29). A mensagem, obtida pela TV Globo, diz que o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, também participará da audiência para apresentação das linhas “gerais” do projeto do novo arcabouço fiscal.

Há uma grande expectativa em torno da apresentação da nova regra tanto no mercado financeiro quanto na classe política.

Integrantes da equipe econômica afirmam que o substituto do teto de gastos será uma âncora fiscal mais “flexível” do que a que está em vigor e possibilitará mais gastos em áreas consideradas essenciais pelo governo Lula sem gerar um descontrole nas contas públicas.

Criticado por Lula e por aliados, o teto de gastos estabelece que o crescimento das despesas da União não pode ser maior do que a variação da inflação registrada no ano anterior. Portanto, para se aumentar gastos em um setor, é necessário fazer cortes em outros.

A apresentação da nova regra ocorreria somente em abril, após viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China. Entretanto, em razão de uma pneumonia, a visita foi cancelada.

Com isso, Haddad, que faria parte da comitiva de Lula, centrou esforços na finalização e articulação da proposta.

Na reunião com senadores desta quinta, o ministro da Fazenda buscará apoio para a aprovação da medida.

Minuto com Finfa – 29/03/2023 – João Campos, Márcia Conrado e José Patriota são ovacionados

Brasília — No Minuto com Finfa desta quarta-feira, o blogueiro Júnior Finfa resume os principais acontecimentos da XXIV Marcha dos Prefeitos, confira mais abaixo:

O Minuto com Finfa é publicado de segunda a sexta, às 09:16 e trás um resumo das principais notícias do dia. Continue ligado no nosso canal no YouTube e nas nossas redes sociais para continuar recebendo gratuitamente.