Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Coluna do Finfa

Agenda em Pernambuco – O Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, inicia nesta terça-feira (04), uma agenda oficial no Estado de Pernambuco, das 10 às 12 horas, Reunião na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Pauta: Pesca artesanal e impactos do derramamento de óleo no litoral; das 12 às 14horas, Almoço na Universidade Federal de Rural de Pernambuco – UFRPE; das 14 às 16 horas, Encontro com pescadores artesanais de Pernambuco, no Salão Nobre da UFRPE; das 16:30 às 17 horas, Reunião com o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz, na Secretaria, na Av. Gen. San Martin, 1371 – San Martin, finalizando a agenda desta terça-feira, às 17:30 horas, Reunião com Joaquim Neto, Presidente do IPA e equipe técnica, na sede do IPA.

Assinou – O Prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, assinou ontem (03), um contrato com o Banco do Nordeste, que visa a possibilidade da abertura de um Posto de Atendimento do Crediamigo no município, para atender toda região. A Prefeitura já disponibilizou duas pessoa para trabalhar em parceria com o banco, buscando ampliar a carta de clientes e consequentemente a oferta de crédito para a regiao. O secretário de planejamento Paulo Jucá e o vereador Alberto de Zé Loló também participaram do ato, no Centro de Cultura.

Participaram – Os prefeitos irmãos Zeinha Torres (Iguaracy) e Luciano Torres (Ingazeira), participaram ontem (03), do Seminário Primeira Infância: Competência e Financiamento, promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), e que conta a participação dos prefeitos dos 184 municípios pernambucanos, além de representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. O evento foi no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife. Zeinha foi acompanhado das Supervisoras do Programa Criança Feliz, Andresa Melo e Ana Cláudia, e do controlador Interno, Josenildo Mendes. “Cuidar da primeira infância constitui dever de todos os atores da nossa sociedade, especialmente do Poder Público. Do mesmo modo, os caminhos para o financiamento das políticas públicas destinadas às crianças precisam ser revistos entre as três esferas de Poder: Federal, Estadual e Municipal, dentro de um pacto pela primeira infância que garanta efetivamente os recursos orçamentários para as políticas públicas do setor”, stor iguaraciense.

Agenda – A governadora Raquel Lyra e a Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, assinam nesta terça-feira (04), o Termo de Adesão do Governo do Estado à Política Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional. A solenidade ocorrerá no Palácio do Campo das Princesas, a partir das 12h. A imprensa terá acesso à solenidade para realizar imagens e acompanhar o discurso da ministra.

Entrega – Nesta terça (4), o prefeito João Campos (PSB) faz hoje a entrega do Conjunto Habitacional Ruy Frazão, que fica localizado na comunidade 21 de abril, em Afogados. Além do gestor municipal, a cerimônia contará com o ministro das Cidades, Jader Filhoe outras autoridades. Na ocasião, serão entregues 336 apartamentos, viabilizados pelo Minha Casa, Minha Vida Entidades, por meio do Movimento de Luta nos Bairros e Favelas (MLB).

Inscrições – A Prefeitura de Custódia, através da Secretaria deAssistência Social e Cidadania, abriu ontem (03) e vai até o próximo dia 03 de maio, inscrições para Conselheiro Tutelar, as inscrições poderá ser realizada na Casa dos Conselhos das 08 às 13 horas.

Você sabia – Que o Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria de Saúde realizou neste DIA M, a atualização dos Cartões de Vacina e da COVID, está ação aconteceu na Escola Municipal Argemiro Ferreira Verás nas turmas do 4 ano A e B, 5 ano.A e B , 6 ano A e B. Foram aplicadas: 43 doses de Reforço da PFIZER PEDIÁTRICA. 13 doses de HPV.

Recebeu – O prefeito da cidade de Santa Terezinha, Delson Lustosa, recebeu na tarde do último sábado 1º de abril, a visita do embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri e a embaixatriz, Enrica Battistutta. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, e foi um momento de discussão de parceria e interesses comuns entre a cidade pernambucana e o País europeu, que contou a participação do vice-prefeito Dada de Adeval, vereadores, secretários e lideranças comunitárias da cidade.

Disse “Hoje, subi à tribuna para falar ainda sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado ontem(02). Eu, como parlamentar e pai de um jovem com TEA, não poderia deixar de debater o tema na Casa de todos os pernambucanos. Fui aparteado por vários colegas, que se dispuseram a dar visibilidade e trabalhar para garantir os direitos das pessoas autistas.No próximo dia 10, será instalada a Comissão Especial em Defesa dos Direitos das Crianças Autistas, uma iniciativa do colega João de Nadegi. Vamos construir políticas públicas efetivas para as pessoas e famílias com Transtorno do Espectro Autista”.(Deputado estadual Luciano Duque)

Frase“A Assembleia Legislativa é a minha casa. Tive a honra e a oportunidade de ser deputada estadual duas vezes. Aprendi muito nesta Casa e vim aqui dar um abraço em todos os deputados, em nome do presidente Álvaro Porto”.(Governadora Raquel Lyra, ontem nas comemorações dos 188 anos da Alepe)

Perguntar não ofende – Quem foi o político egipciense que se arrependeu de ficar na oposição ao prefeito Evandro Valadares?

Governadora prestigia aniversário de 188 anos da Alepe

A governadora Raquel Lyra prestigiou, na noite desta segunda (3), a programação do aniversário de 188 anos da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A chefe do Executivo estadual participou do corte do bolo e falou sobre a satisfação de estar na comemoração, também na condição de ex-deputada estadual.
 
“A Assembleia Legislativa é a minha casa. Tive a honra e a oportunidade de ser deputada estadual duas vezes. Aprendi muito nesta Casa e vim aqui dar um abraço em todos os deputados, em nome do presidente Álvaro Porto”, disse a governadora, durante a cerimônia.
O presidente da Alepe, Álvaro Porto, fez um discurso enaltecendo o dever de buscar o fortalecimento da democracia. “Reforço nosso compromisso fundamental de defender e fortalecer cotidianamente a democracia, valorizando, com isonomia, o papel das bancadas de oposição e do Governo e as demandas da sociedade. Procuramos, a cada dia, honrar o compromisso de contribuir para uma sociedade justa, igualitária e solidária, respaldando e fortalecendo a democracia.”
 
Além de contar com as presenças de vários deputados estaduais da atual legislatura, a sessão solene teve a participação do secretário executivo da Casa Civil, Rubens Júnior; da conselheira Teresa Duere, representando o Tribunal de Contas do Estado, e do subprocurador-geral de Justiça, Renato da Silva Filho, representando o Ministério Público. Fotos: Hesíodo Goes/Secom

Lula diz que Brasil vai ‘crescer mais do que pessimistas estão prevendo’

Presidente afirmou que ‘ninguém vai investir em cavalo que não corre’ e voltou a pedir empenho de ministros. Governo faz 100 dias na próxima segunda e deve anunciar pacote de investimentos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (3) que não acredita na avaliação de especialistas do mercado financeiro que apontam um crescimento abaixo de 1% para a economia brasileira em 2023.

Lula disse que não citaria números, mas acredita em um crescimento superior ao previsto pelo mercado a depender do sucesso dos programas que estão sendo elaborados pelo governo.,

“Eu estou convencido que o país vai dar um salto de qualidade. Eu disse para o Haddad na semana passada que eu não concordo com as avaliações negativas de que o PIB vai crescer zero não sei das quantas, zero ponto um, de que o PIB não sei das quantas”, disse.

“Eu acho que a gente vai crescer mais do que os pessimistas estão prevendo. Vai acontecer mais coisas no Brasil do que as pessoas estão esperando que vá acontecer. E vai depender muito, mas muito da disposição do governo.”
Lula afirmou que, na visão dele, os “pessimistas” estariam vendendo a imagem do Brasil como um “pangaré”, ou seja, um cavalo fraco.

“Vai depender muito da disposição e do discurso do pessoal da área econômica. Vai depender da disposição e do discurso do setor da área produtiva, porque, se a gente ficar apenas lamentando aquilo que a gente acha que não vai acontecer, ninguém, ninguém vai investir em cavalo que não corre”, prosseguiu Lula.

Lucas Ramos anuncia R$ 1 milhão para políticas públicas da Primeira Infância nos menores municípios do Estado

O deputado federal Lucas Ramos anunciou a destinação de R$ 1 milhão em recursos de emenda parlamentar para os 20 menores municípios de Pernambuco investirem em políticas públicas da Primeira Infância. O compromisso foi firmado com a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Márcia Conrado, durante o Seminário Primeira Infância – Competência e Investimento, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

“Cada uma das cidade contará com R$ 50 mil para implementar ou fortalecer programas e iniciativas voltadas à Primeira Infância. Sabemos dos desafios que as pequenas cidades enfrentam, por isso elegemos como prioridade do nosso mandato essa contribuição direta às políticas públicas para crianças de até seis anos, investimentos determinantes para o futuro de toda a sociedade”, destacou Lucas Ramos.

Utilizando como parâmetro as estimativas do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), serão beneficiadas as cidades de: Itacuruba, Ingazeira, Calumbi, Solidão, Salgadinho, Quixaba, Terezinha, Granito, Palmeirina, Ibirajuba, Vertente do Lério, Brejinho, Camutanga, Tuparetama, Terra Nova, Maraial, Brejão, Verdejante, Angelim e Santa Terezinha.

As áreas de aplicação dos recursos serão definidas por cada Prefeitura, mas o deputado federal antecipou que a orientação é que seja dada preferência aos programas que acompanhem as diretrizes do Plano Nacional pela Primeira Infância, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da qual o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) é signatário.

Embaixador da Suiça visita prefeito de Santa Terezinha-PE

O prefeito da cidade de Santa Terezinha, Delson Lustosa, recebeu na tarde do último sábado 1º de abril, a visita do embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri e a embaixatriz, Enrica Battistutta. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, e foi um momento de discussão de parceria e interesses comuns entre a cidade pernambucana e o País europeu, que contou a participação do vice-prefeito Dada de Adeval, vereadores, secretários e lideranças comunitárias da cidade.

Segundo o prefeito Delson Lustosa, foram tratados temas como o desenvolvimento sustentável, educação ambiental, sustentabilidade e a criação de uma associação no nosso município para apoiar além do desenvolvimento sustentável, combate à fome e soluções de acesso à água e saneamento pela população.

O embaixador suíco, Pietro Lazzeri apresentou diversas iniciativas do governo suiço, empresas e órgãos de cooperação suíços, como também falou sobre projetos que contam com o apoio da Suíça no Brasil e a possibilidades de apoio à região do Pajeú. em especial a cidade de Santa Terezinha.

O encontro foi organizado e idealizado pelo terezinhense professor Vinícios Santos, que também contou com as presenças do chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Paraíba, Ederson Lucena, e do diretor técnico, Adroilzo Fonseca.

Coluna do Finfa

Recepcionou – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, recepcionou no último sábado (01), três prefeitos do Estado do Rio Grande do Sul, que vieram conhecer as experiências e cultura de Serra Talhada. “Após uma boa conversa na Prefeitura, visitamos a Creche Anny Karoline, no Bairro da Cohab, onde fomos recebidos pelo secretário de Educação, Erivonaldo Alves; a secretária executiva, Luana Fernandes; a gestora Mônica Remigio, além do colaboradores da creche. Mostramos um pouco do trabalho da gestão com a primeira infância e a infraestrutura do local. Também levamos os prefeitos Márcio Amaral, Jeferson Pires e Adriane Sherman, para conhecer o Museu do Cangaço. Apresentamos nossa cultura de perto, explicando toda a história, além de mostrar peças e documentos originais da época de Lampião”, pontuou a prefeita serratalhadense.

Promoveu – A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, através da Secretaria de Educação, promoveu uma caminhada pela conscientização do autismo.“O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo”, disse o prefeito Delson Lustosa.

Você sabia – Que a oposição de São José do Egito, têm problemas que precisam ser solucionados, para o futuro, se não vejamos: O Presidente da Câmara de São José do Egito, vereador João de Maria, é bolsonarista persuadido, já o ex-prefeito Romério Guimarães postou na sua rede social, que nunca vota em Bolsonarista. Não deixa de ser um problema a se resolver!

Disse “Iremos sim realizar concurso público em Afogados. É um compromisso que assumi com a população e que irei cumprir, assim como tantos outros compromissos que assumimos e que já colocamos em prática. Espero fazer o anúncio do edital ainda neste primeiro semestre de 2023″. (Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, comentando nota da Coluna do Domingão, sobre as dúvidas que foram levantadas sobre a realização do concurso público essa semana)

Assinou – A prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, assinou, na última sexta-feira (31), durante solenidade de inauguração do espaço “A Casa da Mulher”, no Bairro São Sebastião, o Edital de convocação de entidades da sociedade civil para composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A escolha dos membros será feita no dia 03 de maio de 2023, às 10h da manhã, na Casa dos Conselhos.O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi instituído pela Lei Nº 1.114, de 13 de fevereiro de 2015, mas nunca chegou, de fato, a ser formado e executar suas atribuições legais. A partir da assinatura do novo edital, os representantes da sociedade civil podem se candidatar a uma das vagas do conselho, conforme critérios estabelecidos no regulamento, disponível no site oficial, na aba da “Casa dos Conselhos”.

Jogos escolares – A Prefeitura de Custódia, através da Secretaria de Educação, realiza a XXVI edição dos Jogos Escolares 2023, a cerimônia de abertura, será na próxima segunda-feira (10), às 15 horas na Quadra da escoal Ernesto Queiroz, com a presença do prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca), vereadores, secretários municipais e a população custodiense.

Frase – “Estamos aqui para reafirmar que as mães, pais e as pessoas com autismo não estão sozinhas. Estamos entregando simbolicamente esta Carteira, que é o início, com a identificação, o censo e a construção da Política Estadual para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista para atender essas famílias com mais segurança e dignidade”.(Governadora Raquel Lyra)

Coisas da política egipciense – Uma fonte me afirmou, que o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, recebeu um telefonema de um político que se arrependeu de fazer oposição a sua gestão e queria ir em sua residência. Segundo a fonte, o prefeito respondeu: na prefeitura eu lhe recebo qualquer hora, que é a minha obrigação, mas em minha casa, só meus amigos.

Perguntar não ofende – Quando vai acontecer a eleição da UVP?

Atual gestão da UVP desrespeita decisão do TJPE

Desrespeitando a determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que por meio do Desembargador Bartolomeu Bueno, decidiu suspender a Assembleia que se realizaria no dia 03 de abril de 2023 para a eleição da Diretoria e Conselho Fiscal da União dos Vereadores de Pernambuco – UVP, por ilegalidade no processo eleitoral, o Presidente e candidato a reeleição do órgão deu continuidade ao processo, mesmo a justiça determinando seu cancelamento.

Na manhã deste domingo (02), enquanto acontece a programação do Congresso Estadual da UVP em Araripina, simpatizantes da chapa deram início a uma lista de frequência, sem cabeçalho informando o motivo das assinaturas, a fim de realizarem a eleição no dia de hoje, antecipadamente, desrespeitando a justiça e enganando os vereadores presentes.

Desde a determinação do juiz, todos que compõem a chapa do presidente Leo do Ar estão com seus telefones desligados, evitando que sejam notificados sobre a determinação, embora os mesmos já tenham conhecimento da determinação judicial. Todas essas manobras tem um único objetivo: burlar a eleição.

Nas redes sociais circulam vídeos e áudios de vereadores questionando o teor de tal lista de frequência revoltados pela forma como a atual equipe candidata à reeleição têm trabalhado para permanecer nos cargos.

Ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula tem agenda em Pernambuco de 03 à 06 de Abril

O Ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula, estará em agenda oficial no Estado de Pernambuco, inicia nesta segunda-feira (03), pela cidade do Recife, passando por algumas cidades interioranas, encerrando na próxima quinta-feira (06).

Confira a agenda oficial

04 de abril de 2023 – Terça-Feira:

10h00 às 12h00 – Reunião na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Pauta: Pesca artesanal e impactos do derramamento de óleo no litoral.

Participantes:
– André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura
– Cristiano Ramalho, Secretário Nacional de Pesca Artesanal;
– Lázaro Medeiros, Chefe de Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos.

Local: Auditório Denis Bernardes – CCSA, Campus Recife UFPE.

12h00 às 14h00 – Almoço na Universidade Federal de Rural de Pernambuco – UFRPE

Participantes:
– André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura
– Flávia Lucena, Secretária Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa;
– Cristiano Ramalho, Secretário Nacional de Pesca Artesanal;
– Lázaro Medeiros, Chefe de Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos.
– Hellen Cristina Gomes Moya Araujo, Coordenador-Geral de Registro da Pesca e Aquicultura;
– Catarina Cardoso Melo, Coordenadora Geral de Pesquisa da Pesca e Aquicultura;
– Monica de Holanda Cavalcanti, Coordenadora Geral de Cadeias Produtivas, Fomento e Inovação;
– Erina Batista Gomes – Coordenadora-Geral de Territórios e Integração de Políticas Públicas

Local: Restaurante Universitário da UFRPE

14h00 às 16h00 – Encontro com pescadores artesanais de Pernambuco.

Participantes:

– André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura
– Cristiano Ramalho, Secretário Nacional de Pesca Artesanal;
– Lázaro Medeiros, Chefe de Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos.

Local: Salão Nobre da UFRPE.

16h30 às 17h30 – Reunião com o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz.

Participantes:
– André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura
– Cristiano Ramalho, Secretário Nacional de Pesca Artesanal;
– Lázaro Medeiros, Chefe de Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos.

Local: Secretaria – Av. Gen. San Martin, 1371 – San Martin, Recife – PE

17:30 – Reunião com Joaquim Neto, Presidente do IPA e equipe técnica

Participantes:
– André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura
– Cristiano Ramalho, Secretário Nacional de Pesca Artesanal;
– Lázaro Medeiros, Chefe de Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos.

Local: Secretaria – Av. Gen. San Martin, 1371 – San Martin, Recife – PE

05 de abril de 2023 – Quarta-Feira:

10h00 ao 12h00 – Evento de Despesca do Projeto Peixe na Mesa:

Participantes:
– André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura
– Cristiano Ramalho, Secretário Nacional de Pesca Artesanal;
– Lázaro Medeiros, Chefe de Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos.

Local: Assentamento de Boa Vista – Prefeitura do Bom Jardim – PE

15h00 às 17h00 – Reunião com Lideranças Políticas Locais e Pescadores Artesanais dos municípios que compõem a Barragem de Botafogo – Lagoa do Carro; Limoeiro; Feira Nova; Lagoa do Itaenga e Glória di Goitá:

Participantes:

– André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura
– Cristiano Ramalho, Secretário Nacional de Pesca Artesanal;
– Lázaro Medeiros, Chefe de Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos.

Local: Mirante da Barragem de Lagoa de Lagoa do Carro-PE.

06 de abril de 2023 – Quinta-Feira:

09h00 às 10h30 – Visita às Colônias de Pescadores no Município de Olinda com o Prefeito Lupércio Carlos:

Local: Bairro Amaro Branco.

11h00 às 14h00 – Visita às instalações da empresa Noronha Pescados Empanados.

Participantes:
– André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura
– Cristiano Ramalho, Secretário Nacional de Pesca Artesanal;
– Lázaro Medeiros, Chefe de Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos.

Local: Avenida Mascarenhas de Morais, 1571 – Imbiribeira – Recife/PE.

15h00 às 17h00 – Reunião com a empresa Carapitanga Indústria de Pescados do Brasil Ltda:

Pauta:
– Reabertura do comércio exterior com a União Europeia referente à espécie de camarão produzida por esta empresa, o Litopenaeus vannamei, que está excluída do rol de produtos comercializáveis desde 2018 neste centro;
– Abertura do comércio do Litopenaeus vannamei com a China, uma vez que o Brasil não possui habilitação para exportação dessa espécie de camarão com o país citado.

Participantes:
– André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura
– Cristiano Ramalho, Secretário Nacional de Pesca Artesanal;
– Lázaro Medeiros, Chefe de Assessoria de Assuntos Parlamentares e Federativos;
– Marcelo Varela, Sócio Diretor;
– Pedro Duque, Sócio Diretor;
– Murielle Chetrit, Diretora de Comércio Exterior.

Local: Rua José Alves Bezerra, 125, Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes

Prefeitura do Recife vai beneficiar os bairros de Passarinho e Torrões com obras de pavimentação e drenagem

Os moradores dos bairros de Passarinho e Torrões receberam uma ótima notícia neste sábado (1º). A Prefeitura do Recife vai dar início às obras de pavimentação e drenagem nas ruas 1ª Travessa Chagas Ferreira e Leila Félix Karam, levando mais conforto e dignidade para quem reside nessas localidades. As intervenções vão melhorar as condições de circulação tanto de veículos quanto de pessoas, além do sistema de escoamento das águas das chuvas. O prefeito do Recife, João Campos, esteve nas duas vias, para anunciar as obras, nesta manhã.

“Hoje é um dia de alegria e festa, um dia de realizar um sonho. Em várias ruas que a gente tem ido, vemos que as pessoas tinham uma expectativa grande em relação a quando teriam essa oportunidade. A gente está aqui hoje porque vamos tirar a obra do papel e ela vai virar uma realidade, pois não se brinca com a esperança das pessoas. Assim como estamos fazendo aqui, estamos fazendo na cidade toda, daqui a pouco vamos para Rua Félix Karam, Vietnã”, disse o gestor municipal na 1ª Travessa Chagas Ferreira, Passarinho. “Outra coisa: essas obras não vão ter a história de paralisação dos serviços porque faltou o dinheiro. Os recursos já estão garantidos”, acrescentou. As obras fazem parte do Programa Rua Tinindo que vai beneficiar cerca de 150 ruas, nos próximos dois anos, em um investimento de cerca de R$ 120 milhões. As intervenções terão início já nesta segunda-feira (3) e serão concluídas em aproximadamente quatro meses.

A 1ª Travessa Chagas Ferreira, em Passarinho, receberá pavimentação em paralelepípedos em uma extensão de 154,67 metros, que compreendida o trecho entre a Avenida Chagas Ferreira e a Rua Engenheiro Avidos (correspondendo a uma área de 487,54 m²). Serão implantados 174,47 metros de tubulação de drenagem; 71,51 metros de canaletas; 14 caixas coletoras com gavetas; 512,01 m² de passeios públicos; e 338,09 metros de meio fio. O valor investido será de R$ 920.919,06. A diretora de escola Iara Jane Gomes, 52 anos, mora na 1ª Travessa Chagas Ferreira há sete anos e contou que está feliz com a novidade. “A situação é muito ruim aqui, muita lama e poeira, mas hoje é dia de comemorarmos. A rua toda está em gratidão pela iniciativa da Prefeitura. Foram muitos anos aguardando isso e agora estamos aqui recebendo esse maravilhoso presente. Fiz questão de agradecer pessoalmente ao prefeito”, disse.

Na Rua Leila Félix Karam, na comunidade Vietnã, Torrões, a pavimentação também será em paralelepípedos em uma extensão de 540,07 metros, compreendida entre as ruas Dr. Antônio Correia de Oliveira e Salomas (correspondendo a uma área de 3226,91 m²). Serão implantados 957,94 metros de canaletas; oito caixas coletoras com gavetas; 1888,52 m² de passeios públicos; e 1067,23 metros de meio fio. O valor investido será de R$ 1.914.836,02.

Para a empregada doméstica Amanda Soares, 28 anos, este sábado é um dia de alegria para ela, para a família e para os vizinhos. “Eu moro aqui na Rua Leila Félix Karam há 15 anos, mas a minha sogra mora há mais de 40 anos aqui. A rua hoje vive cheia de lama, as canaletas ficam entupidas e as crianças têm que colocar os pés na água suja antes de irem para a escola. Agora que a obra vai começar, vai ser maravilhoso, vai ser bem melhor. Eu disse ao prefeito que essa Prefeitura é nota 10,  vejo que ela está mudando o Recife”, opinou ela. FOTOS: Wagner Ramos / PCR.