Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Haddad diz que sites chineses praticam concorrência desleal

Para ministro, igualdade de condições entre empresas estrangeiras e do Brasil é ‘melhor’ para consumidor e economia. À GloboNews, Haddad disse que é preciso coibir contrabando.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (13) que algumas empresas chinesas de comércio eletrônico praticam “concorrência desleal” com companhias do Brasil ao burlar as regras de importação.

O ministro deu a declaração à GloboNews na China, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em visita ao país asiático.

“O que está se reclamando por parte de algumas empresas é que está havendo uma espécie de concorrência desleal por parte de alguns sites. Está sendo investigado e será coibido. Melhor que pode acontecer ao consumidor e economia brasileira é uma isonomia na concorrência”, declarou Haddad em Xangai.

Nesta semana, o governo informou que, para combater a sonegação de impostos, vai acabar com a isenção até US$ 50 para envios por pessoas físicas. Assim, todas as encomendas vão ser tributadas igualmente: em 60% do valor da mercadoria.

Coluna do Finfa

Entrega – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), entregou nesta quarta-feira (12), tablets para todos os alunos da rede municipal do 6° ao 9° ano, e notebooks para todos os professores, coordenadores e equipe de direção de toda rede municipal.“Posteriormente, iremos entregar os tablets do ensino infantil e do 1° ao 5° ano. No início de maio, entregaremos, dois kits de fardamentos para todos os alunos, incluindo um par de tênis e casaco. Entregaremos também no início de maio, os kits de material didático, além de adicionarmos uma merenda a mais, ficando duas merendas por turno para todos os alunos. Para finalizar as conquistas que anunciei hoje, comuniquei que esse ano, todos os funcionários da educação que não tiverem 10 faltas até a data do aniversário de Custódia (11 de setembro), irão receber novamente a gratificação de R$ 2.000,00 (dois mil reais)”, disse o prefeito Manuca.

Verificando e anunciando construção – O Prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa, acompanhado do Secretário Municipal de Infraestrutura, estiveram na Vila do Tigre para verificar a situação da sangria da barragem do Cascudo. “Está prevista a construção de uma nova passagem molhada que será realizada com urgência no local assim que o fluxo da água diminuir, visando melhorar a segurança dos moradores da região. A nossa equipe está comprometida em garantir a segurança e o bem-estar da população”, disse Delson.

Disse “Trago uma excelente notícia para os moradores dos distritos de Fátima e Sítio dos Nunes. Em uma nova tratativa com a Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco Simone Benevides, obtivemos a garantia que na próxima semana as parcelas serão pagas. Desta forma estaremos dando continuidade a construção das praças que é tão sonhados pela população dos dois distritos”.(Marconi Santana, prefeito de Flores)

Ouvir a secretária – A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa vai sugerir ao presidente da Casa, deputado Álvaro Porto, do PSDB, que a secretária estadual Ivaneide Dantas seja convidada a apresentar ao Legislativo as medidas tomadas para reforçar a segurança nas escolas do Estado. Motivada pelos ataques recentes ocorridos em São Paulo e Santa Catarina, a medida foi decidida pelo Colegiado durante reunião realizada nesta quarta-feira (12). Ao tratar do tema, por sugestão do deputado Romero Albuquerque, do União, o presidente da Comissão, Waldemar Borges, do PSB, afirmou que as medidas repressivas são necessárias, mas não suficientes, pois a raiz do problema é mais profunda.

Entregou – O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, entregou ontem (12), a revitalização de dois espaços importantes na história da cidade. “O Espaço Cultural Tancredo Neves e o Museu da Fábrica Caruá passaram por reformas que trouxeram melhorias importantes para as estruturas físicas desses locais que são marcantes para Caruaru. Além da preservação histórica cada espaço agora conta com elevadores e rampas que fazem com que possamos ter prédios históricos cada vez mais acessíveis”, disse o gestor caruaruense.

Abertura – A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, vai realizar nesta sexta-feira (14/04), a abertura dos Jogos Escolares – Fase Municipal, a partir das 9 horas, no Ginásio Poliesportivo Egídio Torres de Carvalho.

Atendendo – Equipes da 66ª Zona Eleitoral, estarão na próxima segunda-feira (17) atendendo eleitores de Iguaracy a partir das 8:30 horas na Secretaria Municipal de Educação na Avenida Júlio Câmara, e na terça-feira (18), no Distrito de Jabitacá, no Centro de Atividades Econômicas – CAE, também apartir das 8:30 horas. Serão ofertados os seguintesserviços: Alistamente eleitoral (primeira via do título de eleitor), transferência, revisão e impressão de multas.

Frase “Não sei nem se esse documento de 800 páginas fala sobre isso. Vou até dar uma folheada para ver se tem algum capítulo específico que fala sobre a falta de merenda”. (Deputado estadual Sileno Guedes, líder do PSB na Assembleia Legislativa (Alepe),criticando do atual governo em atacar a gestão anterior enquanto se omite na resolução de problemas em áreas que eram referência, como a educação)

Realizou – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria Municipal de Saúde por meio da equipe Nasf e UBS I – SEDE realizou nesta quarta -feira (12), PSE na Escola Municipal Argemiro Ferreira Veras nas turmas do 5°ano A e B. Segundo a Secretária Fabiana Torres, foram realizadas na ocasião: Avaliação antropométrica; Avaliação de acuidade visual (Teste de snelle), Avaliação auditiva; Verificação de situação vacinal; Avaliação Bucal; Escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

Perguntar não ofende – O ex-prefeito de Triunfo João Batista será o candidato do atual prefeito nas eleições de 2024?

Prefeito Sandrinho recebe representantes de instituições Holandesas de colaboração internacional

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, recebeu esta semana representantes de dois organismos Holandeses de cooperação Internacional: o Idh, que atua no fomento à produção e comércio sustentáveis, e a Fundação Laudes, que financia e apoia ações de cooperação.

A Prefeitura de Afogados está formando parcerias com as duas instituições buscando apoio, sobretudo, a iniciativas junto à agricultura familiar e ações de desenvolvimento sustentável. O objetivo da visita a Afogados foi dar sequência à estruturação de um programa de desenvolvimento territorial em Afogados e no Pajeú. O Cariri Paraibano será outra região do Nordeste beneficiada com os acordos de colaboração e fomento.

A delegação foi composta por Heleen Bulckens – gerente da unidade de negócios têxteis e materiais (IDH); Grazielle Cardoso – coordenadora do programa territórios sustentáveis do Semiarido (IDH) Daniele Torezzan – gerente de comunicação (IDH); Giovana Baggio – secretaria executiva do programa territórios sustentáveis do Semiarido (IDH) e Mariana Chammas – gerente de projetos da Fundação Laudes no Brasil. Além do Prefeito Sandrinho, a visita foi acompanhada pelo vice-prefeito, Daniel Valadares, e pelo assessor especial, Elias Silva.

“A visita foi importante para podermos ver em campo o que está sendo construído aqui, as potencialidades, os projetos que a prefeitura de Afogados já vem desenvolvendo, como o Farmácia viva e o projeto de reuso de água. A equipe ficou muito impressionada com o que já está acontecendo aqui. E esperançosos de que poderemos ajudar a trazer e apoiar outras iniciativas,”destacou Grazielle Cardoso.

Presidente da Câmara de Tabira cumpre promessa e devolve R$ 150 mil para calçamento de rua

Cumprindo promessa que havia feito anteriormente, o presidente da câmara de vereadores de Tabira devolveu aos cofres do município a quantia de R$150 mil reais para calçamento de uma rua no município.

Mesmo sem obrigação legal, a nova gestão da tem feito parceira com o poder executivo e já havia devolvido recursos para compra de 30 colchões para casa de apoio.

“Estamos fazendo uma gestão diferente, com apoio de todos os pares e mostrando que com zelo ao dinheiro público e uma forma nova de gestão o município vai ganhar muito mais daqui pra frente” frisou o presidente.

Marconi Santana comemora retomada das obras de construção de praças

Em agenda administrativa no Recife, Marconi Santana (prefeito de Flores), esteve na tarde desta quarta-feira (12.04), com Simone Benevides. No novo encontro com a titular da pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, o gestor de Flores compartilhou a boa notícia, que os trabalhos de construção das praças dos distritos de Sítio dos Nunes e Fátima serão retomados.

“Em uma nova tratativa com Simone Benevides – Secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, obtivemos a garantia de que na próxima semana as parcelas das praças serão pagas”; disse Marconi, acrescentando:

“Desta forma estaremos dando continuidade à construção destes dois equipamentos, tão sonhados pela população dos dois distritos”, completou o prefeito de Flores.

Quando prontos, os equipamentos vão oferecer aos moradores, playground, jogos de barras, simulador de remo, bicicletário, área infantil e fonte com chafariz em uma área de construção de intervenção de mais de 1.266,24 m².

Lula chega a Xangai, primeira parada da visita à China

Petista participa da posse da ex-presidente Dilma Rousseff à frente do banco dos Brics. Em Pequim, ele terá reunião com presidente chinês Xi Jinping.

g1 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quarta-feira (12) a Xangai, primeira parada de sua visita à China. O avião de Lula pousou no aeroporto da cidade por volta das 22h30 desta quarta, no horário local, 11h30 no horário de Brasília.

No desembarque, a comitiva do petista, que inclui o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi recebida pela ex-presidente Dilma Rousseff (foto abaixo).

Em Xangai, Lula participa da posse de Dilma Rousseff como presidente do banco do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A solenidade está marcada para quinta-feira (13).

Na sequência, Lula irá a Pequim para um encontro com o presidente da China, Xi Jinping, na sexta-feira (14). O petista também terá encontros com lideranças políticas e empresários. Na volta fará uma parada nos Emirados Árabes Unidos.

Coluna do Finfa

Audiência Pública – Após um amplo e democrático processo de escuta junto às comunidades rurais, aos bairros e às instituições da sociedade civil, a Prefeitura de Afogados realizará duas audiências públicas esta semana para apresentar à sociedade o resultado de todo esse trabalho.

“A audiência pública é o momento de apresentação e de escuta das sugestões, opiniões ou esclarecimento da proposta da minuta do Projeto de Lei que revisa o Plano Diretor de Afogados da Ingazeira. Por isso, convidamos a sociedade a se fazer presente. Será o momento para os ajustes finais do Novo Plano Diretor,” afirmou o coordenador do processo de revisão, Fernando Moraes.

As audiências acontecerão nesta quarta-feira e quinta-feira, 12 e 13 de Abril, no plenário da Câmara de vereadores de Afogados, com início previsto para 9 horas, abertas ao público.

Palestra – Nesta terça-feira(11) O Governo Municipal de Iguaracy,através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou em alusão a Semana Nacional da Doença de Chagas uma palestra educativa ministrada pela Coordenadora da Vigilância em Saúde, Isabel Pires e o Coordenador do Programa de Chagas, Milton Simões, na UBS Irajaí. Na oportunidade foram repassadas informações para identificação do vetor da doença, popularmente conhecido como Barbeiro, como também orientações de cuidados para afastar o vetor das residências. A equipe de Agentes de Endemias (ACE) de Iguaracy, além do grande trabalho que realizam diariamente no combate às arboviroses, também atuam de forma contínua no combate ao vetor da Chagas e também contra outras pragas que coloca em risco a saúde da comunidade.

Discagem emergencial escolar – A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) anunciou, nesta terça-feira (11), um canal telefônico criado exclusivamente para emergências escolares. O número é 197 e já está disponível para uso de pais, professores, alunos e gestores educacionais. Essa medida foi adotada após o alto volume de ameaças de ataques às unidades de ensino de todo o Brasil. A novidade foi anunciada através da delegada e responsável pela Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, durante uma reunião no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, onde autoridades do Governo de Pernambuco e integrantes da segurança pública, além de representantes das escolas públicas e privadas debateram o tema e medidas de prevenção e combate.

Inscrições abertas – Estão abertas as inscrições para o Programa Qualifica Ingazeira, que o Governo Municipal implementou para seus municípes. Os interessados deverão fazer suas inscrições na Sala do Empreendedor que está funcionando no antigo ponto do Banco Bradesco. “A profissionalização é muito importante para nossos ingazeirenses, onde tem maior facilidade para encontrar emprego. Além de “turbinar” o currículo, o ensino técnico ajuda a conhecer empresas e se posicionar melhor no mercado. Esses três pontos são essenciais na busca por um ótimo emprego”, disse o prefeito Luciano Torres.

Comemorou – Foi comemorado na cidade de Santa Terezinha, mais um aniversário da amada Cozinha Comunitária, Inácia Gomes Pereira., que são servidas diariamente 170 refeições gratuitas para as famílias carentes terezinhenses, promovendo o bem-estar e a união da nossa comunidade. “Não poderíamos estar mais orgulhosos dos resultados alcançados. Além de alimentar as pessoas do nosso querido município, criamos laços afetivos e momentos de convivência que levam sorrisos aos rostos de todos os envolvidos”, disse o prefeito Delson Lustosa.

Frase“Preciso informar que ontem fui vítima de racismo. Já tinha sido vítima de racismo velado, mas ontem isso aconteceu de forma escancarada. Quero dizer que isso não me abala, mas precisa ser denunciado. Sou negro e tenho orgulho da minha cor”.(Prefeito de Olinda Professor Lupércio, foi alvo de ataques racistas nas redes sociais)

Emitiu aota – A Secretaria Municipal de Educação de São José do Egito vem a público informar as comunidades escolares que não há motivos para pânico neste momento. Sabemos que o Brasil (Escola) está vivendo uma enxurrada de ameaças em relação a segurança dos estudantes e funcionários e isso deixa todos apreensivos e inseguros, mas todas as medidas cabíveis para oferecer, a maior segurança possível, estão sendo tomadas por esta secretaria. Informamos que já estamos orientando todos os funcionários sobre medidas emergenciais. Esta secretaria já está providenciando câmeras de segurança, detectores de metal e orientando os guardas escolares em relação a segurança dos prédios e das pessoas que lá se encontram. Esclarecemos ainda, que não há indícios de violência e/ ou ameaças em nossas escolas. Estamos também em conversa e ação junto a todos os envolvidos em segurança pública (Ministério Público, Polícia Militar e demais entidades de apoio aos nossos munícipes). Não nos apeguemos a tudo que se posta em redes sociais. Vamos fazer tudo que for possível para evitar o pânico da nossa rede. Pedimos a compreensão de todos.

Liberou – O Ministério da Justiça publicou um edital que libera R$ 150 milhões para ampliar rondas e criar ações para melhorar a segurança nas escolas, por meio do Programa Nacional de Segurança nas Escolas. A medida foi oficializada em Diário Oficial, nesta quarta-feira (12).

Disse “Prometemos e entregamos uma programação digna do Maior e Melhor São João do Mundo! 60 dias de festa pra ninguém botar defeito, com atrações para todos os gostos e públicos. O falecido marido da governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB), que foi prefeita de Caruaru, será um dos homenageados no tradicional São João de Caruaru 2023. Fernando Lucena faleceu em outubro de 2022, após sofrer um infarto, aos 44 anos. Fernando era apaixonado pela zona rural”.(Prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro)

Perguntar não ofende – A Prefeitura de Afogados da Ingazeira irá resolver o problema da Avenida Manoel Borba, denunciado por comerciantes ontem neste blog?

Governadora Raquel Lyra entrega Diagnóstico da Situação do Governo de Pernambuco ao Ministério Público do Estado

O Diagnóstico da Situação do Governo de Pernambuco, relatório com mais de 800 páginas que foi elaborado nos primeiros 100 dias da nova gestão, foi entregue pela governadora Raquel Lyra ao procurador-geral de Justiça do Estado, Marcos Antônio Matos de Carvalho, na sede do Ministério Público de Pernambuco, na tarde desta terça-feira (11). Ontem, o documento foi entregue, também em mãos, aos presidentes da Assembleia Legislativa (Alepe) e do Tribunal de Contas do Estado. O objetivo é compartilhar com os órgãos de controle os indicadores econômicos e sociais de interesse público que foram agrupados no documento.

“A lei de transição de mandatos, construída em parceria com o Ministério Público e o Tribunal de Contas, prevê que a gente entregue um profundo diagnóstico aos órgãos de controle até três meses após o início do governo. Esse é o momento mais desafiador da história de Pernambuco. Encontramos problemas em diversas áreas, que vão desde a infraestrutura até a entrega de serviços de saúde. Então estamos noticiando ao Ministério Público para trabalhar com transparência e garantir que a solução chegue na vida da população”, afirmou Raquel Lyra.

De acordo com o procurador-geral de Justiça do Estado, a partir do relatório, o MPPE poderá acompanhar os temas que competem ao órgão. “Eu acho que é um documento muito importante que o governo está entregando aos órgãos de controle. É um diagnóstico de como o Estado foi recebido para se ter uma projeção para os próximos anos da administração. O Ministério Público, como um dos órgãos de controle do Estado, também vai se debruçar sobre esse diagnóstico para verificar a sua parte na nossa área de atuação”, indicou Marcos Antônio Matos de Carvalho.

O relatório garante maior transparência à população pernambucana, demonstrando, por exemplo, o desequilíbrio nas contas públicas registrado pelo déficit primário de R$ 567 milhões no ano passado. Com base no Relatório Resumido da Execução Orçamentária da Sefaz, as despesas aumentaram R$ 9,18 bilhões (22%) somente no ano de 2022, enquanto as receitas cresceram R$ 7,15 bilhões (16%).

O diagnóstico permitirá, ainda, que o gasto público ganhe mais eficiência, destravando obras prioritárias para Pernambuco. Como exemplo, estão as mais de 400 obras paralisadas, na ordem de R$ 5 bilhões, como a Adutora do Agreste, o Corredor Leste-Oeste do BRT, os Habitacionais Dancing Days/Sítio Grande, as barragens da Zona da Mata Sul e o Complexo Penitenciário de Araçoiaba, apontados no documento com base em dados da Secretaria da Controladoria Geral do Estado.

Participaram da reunião o subprocurador-geral de Justiça em Assuntos Institucionais, Renato da Silva Filho; o subprocurador-geral de Justiça em Assuntos Administrativos, Hélio José de Carvalho Xavier; o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, José Paulo Cavalcanti Xavier Filho; a coordenadora de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Ana Carolina Paes de Sá Magalhães e a assessora técnica da Procuradoria-Geral de Justiça, Delane Barros de Arruda Mendonça.

Fotos: Janaína Pepeu