Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Coluna do Finfa

Amanhã – A Amupe realiza nesta terça-feira (18) a Assembleia Extraordinária da nova diretoria no Auditório da AMUPE. Confira a pauta: às 9 horas, Abertura da Assembleia, pela Presidente Márcia Conrado; às 9:15  horas, Programa Digitaliza Brasil Nill Júnior e Tarcisio Silva Asserte Seja/Digital; às 9:30 horas, Apoio à não extinção da Funasa Helena Magalhães Porto Lira, Representante da Funasa; às 9:45 horas, Formalização da parceria, AMUPE/Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), Rafael Tenório – Presidente do CAU/PE, às 10 horas, Sistema Nacional de Cultura e a Lei Paulo Gustavo: Transferências de recursos para os municípios, Lindivaldo Junior (Junior Afro) – Diretor do Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura, às 10:30 horas, Comissão de Assuntos Municipais da ALEPE e o apoio aos Municípios, deputado estadual José Patriota, às 11 horas, Segurança nas Escolas, Tadeu Alencar Secretário Nacional de Segurança Pública/Ministério da Justiça (virtual), às 11:30 horas, Reajuste do Piso do Magistério, Recursos de Emenda Parlamentar Federal para a Primeira Infância, com a Presidente Márcia Conrado; 12 horas, Projeto DesenvolvePE – Convênio Amupe/Sebrae, Rosineide Gonçalves – Supervisora do Projeto DesenvolvePE; às 12:30 horas, Encaminhamentos e encerramento, com a Presidente Márcia Conrado. Pauta: Convidados (as) das 14:00 às 16:00, Oficina sobre o Sistema Nacional de Cultura e o financiamento de projetos através da Lei Paulo Gustavo, Lindivaldo Junior (Junior Afro) Diretor do Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura Natália Melo – Coordenadora de Assistência Técnica para Estados e Municípios, do Ministério da Cultura.

Vistoriando – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, esteve no último sábado (15)acompanhada da primeira dama,Mary Delanea, vistoriando as obras da Academia da Saúde e o pavimento das Ruas Valdemir Cavalcante Nunes e Maria Eleonora Mendes, no distrito de Jabitacá. “As duas obras são emendas do Deputado Federal, Renildo Calheiros, que em breve, virá a Iguaracy para juntos inaugurarmos essas obras que melhoram o bem estar da população de Jabitacá”, disse o prefeito Zeinha.

Cria – A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE) cria no Espaço Ciência um ambiente para exposições de novas tecnologias convergentes e habilitadoras. Chamado de Espaço Ciência 4.0, o ambiente vai disponibilizar equipamentos makers e de robótica, como controladores, sensores e simuladores, além de experimentos de inteligência artificial e outros. O intuito é que os visitantes do Museu possam se familiarizar com as diferentes inovações desenvolvidas no Estado. O laboratório será inaugurado no próximo dia 18 de abril, às 9h, na Galeria 1 do Espaço Ciência.

Você sabia – Que quem vai assumir a vaga do vereador Didi de Quimtibu, será o suplente Gilberto de Belchior.

Disse “Chegar às audiências públicas depois de cumprir um rito de quase 2 anos com ampla e democrática participação popular, participar de inúmeras reuniões de trabalho, 16 reuniões comunitárias, quatro setoriais, diversas reuniões virtuais, e ver a minuta do Projeto de Lei do Plano Diretor, que vai nortear o desenvolvimento de Afogados da Ingazeira, quase concluída foi emocionante. Durante esse tempo, desde a escolha da empresa de assessoria, perseguimos a excelência na qualidade e na seriedade do Projeto. Parabéns Afogados, minha terra!”. (Fernando Moraes, Coordenador da Revisão do Plano Diretor e de Defesa Civil)

Decretou – O Prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), no uso das atribuições, decretou luto oficial por três dias, em virtude do falecimento do vereador  Sr.  Erunides Pereira da Silva – Didi de Quitimbu, no município de Custódia/PE.

Entregando – Nesta terça-feira (18), o prefeito de Flores, Marconi Santana, estará na sede da Secretaria de educação, realizando a entrega dos certificados, e kit de ferramentas para os alunos que concluíram o curso de qualificação profissional de manutenção de motor de moto.

Assinam – O Presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara (foto), e o Presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, assinam, hoje às 11 horas, um convênio no valor de R$ 895 mil para oferecer bolsa permanência a 250 estudantes em situação de vulnerabilidade social e que participam do Programa Embarque Digital.

Comprometida – O Governo Municipal de Santa Terezinha, está comprometida em aprimorar a atenção à saúde da pessoa idosa e, para isso, uma grande equipe participou da qualificação da Atenção Primária em Saúde em Serra Talhada. Essa iniciativa é resultado da parceria entre a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária em Saúde (COPID) e o Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (DGero/UFSCar), que buscam fortalecer os cuidados com os idosos e garantir sua melhor qualidade de vida.“Ao se engajar nessa qualificação, Santa Terezinha reforça seu compromisso com a promoção de um atendimento humanizado e especializado para a população idosa, oferecendo aos profissionais de saúde a capacitação necessária para lidar com as demandas específicas desse grupo”, disse o prefeito Delson Lustosa.

Perguntar não ofende – O PT perdeu a indicação do Superintende da Codevasf em Pernambuco?

Morre vereador de Custódia Didi de Quimtibu

Faleceu neste domingo no Hospital do Imip, em Recife, o vereador de Custódia, Erunides Pereira da Silva o ‘Didi de Quitimbu’, aos 62 anos, que estava em tratamento de saúde. Didi foi eleito em 2020 na oposição ao prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca), mais ultimamente fazia parte do grupo político do prefeito Manuca.

O corpo ainda não tem hora prevista para chegar, o velório e o sepultamento que deve acontecer nesta segunda-feira, Aguardem mais informações.

Viva Guararapes comemora aniversário levando cultura e lazer ao Centro do Recife

O domingo (16) foi marcado por uma programação muito especial e afetiva para as famílias recifenses no Viva a Guararapes. O prefeito João Campos esteve no local e aproveitou para reforçar a importância de ações que valorizam a cidade. “Estamos completando, hoje, um ano de Viva a Guararapes, uma iniciativa da prefeitura em conjunto com diversas secretarias. É bom demais a gente ver a nossa cidade sendo ocupada, sendo vivida e sendo construída pelas pessoas. É o primeiro ano, mas a gente tem certeza que vai daqui para melhor, consolidando essa ação e tantas outras que valorizam nossa gente. Parabéns especial a todo mundo que trabalha para viabilizar essa grande festa”, afirmou. A programação segue até às 17h.

O Viva Guararapes foi a primeira grande ativação cultural do Programa Recentro, da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife com apoio do Gabinete do Centro do Recife, e comemora um ano de existência do projeto, que nasceu para atrair os recifenses e visitantes para esta icônica região do centro, parte da memória afetiva de gerações e que abriga importantes edificações e paisagens históricas e culturais.

A dona de casa Flávia Silva, de 27 anos, que é mãe de Elis, de 3 anos, frequenta o Viva Guararapes desde a primeira edição com a filha e ressaltou a programação e organização do evento. “Sempre que tem, eu venho. Tem atividades específicas para as crianças e a minha filha adora. É muito bonito, divertido, animado e, sobretudo, eu percebo que aqui há muita segurança. Assim, dá pra a gente aproveitar muito mais tranquila”, disse.

Entre as novidades desta edição, houve a Oficina Afetiva de “Um Ano de Emoções”, onde os participantes tiveram a oportunidade de demonstrar seu amor pelo Recife confeccionando corações, que serão acompanhados de mensagens de amor à cidade. Uma exposição fotográfica com a retrospectiva das edições do evento ao longo de um ano também foi montada no Polo Instagramável.

Ao todo, 12 Polos estiveram à disposição da população, com atrações circenses, karaokê, feira de sustentabilidade, brincadeiras para as crianças, esportes, patinação,  slackline, área Geek, espaço pet e para adoção de animais, gastronomia, economia criativa, espaço saúde, BiblioSesc e Oficina de Turbante, da Secretaria da Mulher.

No Polo Sebo, houve a Feirinha do Vinil, a Feirinha do Sebo e muito som com o DJ 440. Já o Polo Cultural e Artístico foi comandado pela mestre de cerimônia Drag Japa Sayuri Heiwa, com aulão de dança e apresentação dos cantores Allan Ka, Iran Carlos, Yago Santana e Forró de Maria e Nego Thor.

A aposentada Maria Sobral dos Santos, de 67 anos, aproveitou o Viva a Guararapes para, além de se divertir e espairecer, fazer alguns exames. “Vim olhar a minha pressão, e está tudo ok. Meu teste de glicose está todo ok. Fiquei feliz demais, já pulei e dancei um bocado”, afirmou. Além disso, ela considera o evento uma ótima forma de se divertir de forma econômica. “Eu gosto demais de vir pra cá, porque, além de uma animação sadia, é tudo gratuito. Nem sempre o idoso pode pagar um evento para se divertir, e quando vem para cá, a gente dança, curte, tira tudo da cabeça, relaxa e tá tudo ok”.  Fotos: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

Programa Chapéu de Palha inicia pagamentos dos beneficiários

O Governo de Pernambuco, através do Programa Chapéu de Palha, iniciou, na última sexta-feira (14), os pagamentos dos beneficiários da modalidade fruticultura irrigada. Neste momento, estão sendo pagas duas parcelas iniciais referentes aos meses de março e abril. Os demais pagamentos seguirão de acordo com o calendário do Bolsa Família.
 
“O Governo do Estado de Pernambuco continua cumprindo o seu compromisso com o programa Chapéu de Palha, seguindo o cronograma normal, que já vem sendo feito desde o início do ano, para garantir renda às pessoas que mais precisam, em especial nesse momento da entressafra”, disse o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques Santos.
 
Essa iniciativa disponibilizará cerca de R$ 1,6 milhão e beneficiará mais de 4.000 trabalhadoras e trabalhadores cadastrados na região do Sertão do São Francisco. Em 2023 serão destinados mais de R$ 40 milhões para o pagamento das bolsas, capacitações e educação no campo.
 
Chapéu de Palha
O programa tem o propósito de minimizar os impactos do desemprego ocasionado pelos períodos de entressafra em todas as regiões do estado. O público-alvo são trabalhadoras e trabalhadores da cana-de-açúcar, fruticultura irrigada e, também, as pescadoras e pescadores artesanais.

Governo de Iguaracy faz reunião para traçar metas de segurança nas escolas municipais

Devido aos últimos acontecimentos de violência em escolas e creches no País, o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, esteve no auditório da Secretaria de Educação, onde foi realizada uma reunião para discutir as medidas preventivas para dar mais segurança a rede municipal de educação.

“Ficou definido as medidas de segurança que serão implementadas em toda a rede municipal de ensino a partir da próxima segunda feira no município de Iguaracy, afirmou o prefeito Zeinha. A reunião contou com as presenças do secretário de Administração, Marcos Melo, da Secretária de Educação, Rita de Cássia e profissionais da educação,

Vereador de Tuparetama denuncia descaso do grupo Neoenergia

Segue nota do vereador Joel Gomes (PSB), enviada no fim da manhã desta sexta-feira à redação do Blog do Finfa:

Em Tuparetama/PE o cliente com o código 7040285177, Senhor José Silvio Palmeira de França, classificado como consumidor de Baixa Renda, inesperadamente teve sua Fatura 03/2023 com Consumo de 1.031 Quilowatt-hora (kWh), com valores de R$ 978,25. Ocorre que em 31/03 (sexta-feira) foi substituído o medidor pela CELPE e a fatura fora entregue em 03/04(segunda-feira), sendo que hoje, 14/04 – o medidor registra 00029 quilowatt/hora.

Diante de cobrança absurda de um consumo que nunca houve e em nenhum momento o cliente recebeu qualquer explicação, por ser o mesmo de Baixa Renda procurou o Posto de Atendimento Local, recebendo informações de que só resolveria seu problema com uma pessoa chamada Denis em Afogados da Ingazeira, ou seja, tendo o cliente que se deslocar 75km para ir e o mesmo para retornar, gastar recursos mesmo sendo pobre e com deficiência de locomoção e o pior: sem nenhum conhecimento tecnológico em telefonia móvel ou computação para contatar a empresa responsável.

Pormenorizando tamanha inconsequência dotada de total desprezo pelo cliente, nem o telefone lhes fora informado para que alguém o representasse e buscasse informação sobre o fato gerador que imputou ao mesmo tamanho disparate majorado na sua conta de Luz.

Sem nenhum esclarecimento que suprisse as dúvidas e sem um atendimento digno, conforme estampa o CDC e o próprio CPC, percebe-se o descaso e a falta de atenção a clientes que não dispõe de conhecimentos necessários para contestar tais absurdos, obrigando-os a procurar o poder judiciário para lhes proteger, mediante a Lei, de atos desagradáveis como o corte no fornecimento de energia elétrica.

Joel Gomes – Vereador pelo PSB, em Tuparetama

Coluna do Finfa

Inaugurando – O prefeito de Flores, Marconi Santana, estará inaugurando neste sábado (15), mais uma passagem molhada, no município, desta vez será no Sítio Alto de Pedra, região rural do Povoado de São João dos Leites. “Vamos oficializar a
entrega de mais uma passagem molhada, e o mais importante: Vamos fomentar ainda mais, o desenvolvimento social e econômico de toda região, com a garantia de um acesso rápido e seguro a BR-232, tão usada pelos moradores e produtores rurais que precisam se deslocar para Flores, e cidades vizinhas”, pontuou o prefeito Marconi.Atrás de recursos para o São João de Caruaru – Ao lado do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), o senador Humberto Costa (PT) se reuniu com representantes da Petrobras e da Caixa Econômica Federal, em Brasília. Na pauta, a busca de investimentos para o São João de Caruaru, um dos principais eventos do calendário cultural de Pernambuco e do Brasil. O evento movimentou R$ 558 milhões, somente no ano passado, e levou mais 3,2 milhões de pessoas à cidade. “É inegável a importância desse evento para o estado e um país como um todo. O São João de Caruaru é uma referência para todo o Brasil e até para o mundo, e isso ajuda a economia girar: desde a trabalhadora que vende a comida típica até a rede hoteleira, passando pelos artesãos do Alto do Moura e os artistas e outros trabalhadores da cultura envolvidos no evento”, afirmou o senador.

Deixa dia 30 – O Presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), André Campos (foto), vai deixar o cargo no próximo dia 30 de Abril, segundo este blogueiro foi informado. André deverá ser substituído por Felipe Valença que é uma indicação de Guilherme Cavalcanti, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

Frase“Nessa semana estamos comemorando a chegada dos primeiros valores destinados à conclusão das obras da Adutora do Agreste no atual governo. Temos a oportunidade e compromisso do governo federal de que não faltarão recursos para concluir a obra no espaço de tempo mínimo possível”.(Secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo, sobre a chegada de R$ 50 milhões transferidos no último dia 6 de abril pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para a aceleração das obras da primeira etapa da Adutora do Agreste, que beneficiarão 23 municípios do interior de Pernambuco)

Apresentados – O município de Serra Talhada teve dois projetos aprovados no XIII Congresso Estadual do COSEMS/PE, que foi encerrado ontem 13 de abril em Gravatá, no Agreste Pernambucano. Os projetos apresentados pelo município de Serra Talhada na 5ª Mostra Pernambuco Aqui Tem SUS têm os seguintes temas: “Uma experiência de gestão: descentralização de serviços para unidades de saúde da família”, apresentado pelo enfermeiro Robert Renner Souza Nascimento, da unidade de saúde IPA/Fazenda Nova, e “Atenção Psicológica aos Profissionais da Atenção Básica: Impactos Pós-Pandemia Covid-19”, apresentado pelo cirurgião dentista Carlos Eduardo Pereira.

Visitou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura,esteve visitando as obras de conclusão do calçamento complementar da Rua José Soares e da pavimentação completa da Rua Kátia Silene Pereira Batista, ambas no Distrito de Piedade do Ouro. “O nome da rua Kátia Silene é uma homenagem à filha do nosso grande amigo Dora, que reside no local e ficou feliz demais com o calçamento, aliás, todos os moradores ficaram muito satisfeitos com as obras. É o trabalho da nossa gestão, melhorando a qualidade de vida da população nos quatro cantos do município”, disse o gestor itapetinense.

Palestra – Os tristes ataques recentes em escolas no nosso País nos mostram a necessidade de medidas de prevenção e conscientização, para protegermos nossos pequenos e oferecermos um ambiente escolar seguro e acolhedor. Por isso, que o Governo Municipal de Santa Terezinha-PE, convidou a Polícia Militar, para realizar uma palestra educativa na Escola José Paulino de Siqueira, visando orientar e informar alunos, professores e funcionários sobre medidas de segurança e prevenção de incidentes. Segundo o prefeito Delson Lustosa, a Guarda Civil está fazendo a segurança da escola municipal, e a Polícia Militar, estará fazendo patrulhamentos nos arredores, para garantir ainda mais proteçãoa todos os memebros da educação terezinhense.

Você sabia – Que o prefeito da cidade de Petrolândia, Fabiano Marques, está realizando o maior Programa de Pavimentação Asfáltica da história do município, serão mais de 50 ruas e avenidas asfaltadas.

Disse “A entrega de hoje teve uma ligação especial para mim. Foi na Vila Canaã, em Passarinho, numa área de luta pela terra e pela moradia que Doutor Arraes e Dom Hélder atuaram lá atrás, ao lado dos moradores. No local, a Prefeitura do Recife realizou serviços de contenção, estabilização e drenagem de encosta, além de pavimentação e construção de escadarias, obras que vão beneficiar diretamente 63 famílias que moram nas ruas Santa Clara e Bom Jesus. E até o fim do ano entregaremos mais serviços de encosta e drenagem na área, nas ruas Compositor Edgard Moraes, Cabo Hermito de Sá, Arapoema, Maurilândia e Dionísio Cerqueira. A Ação Inverno tá moendo pra trazer mais proteção e noites tranquilas para os recifenses”.(Prefeito João Campos).

Perguntar não ofende – Os problemas do Polo Moveleiro de Afogados da Ingazeira, já foram resolvidos ?

 

Novo Plano diretor: audiências públicas debateram o futuro de Afogados da Ingazeira

As duas últimas audiências públicas antes do envio do projeto do plano diretor à câmara de vereadores foram bastante participativas. Elas aconteceram nos dias 12 e 13 de Abril, no plenário da câmara municipal.

Na abertura, presenças do Prefeito Sandrinho Palmeira, vice-prefeito Daniel Valadares, vereadores Rubinho do São João, Raimundo Lima, César Tenório e Douglas eletricista, além do ex-prefeito de Afogados, Totonho Valadares, representantes do CREA, Rotary Club, construtores, comunidades rurais e conselhos urbanos.

“Essa será a lei que fará a diferença no ordenamento urbano da cidade, no disciplinamento do seu crescimento, no planejamento de suas atividades produtivas. Foram meses de consultas e debates com a sociedade, ouvindo a população e os diversos segmentos. Que o novo plano diretor possa dar o norte para a construção de uma cidade ainda mais pujante e desenvolvida,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira.

A apresentação técnica ficou por conta de Selomar Breda, do ITCO, organismo com 18 anos de experiência na condução de processos de criação e revisão de planos diretores. No processo de construção foram realizadas diversas reuniões comunitárias, nos bairros e zona rural (16 ao todo), reuniões setoriais, além da participação da sociedade através de ferramentas digitais, como o link no site da Prefeitura.

Segundo Fernando Moraes, coordenador do processo de revisão do Plano Diretor, todas as observações e contribuições feitas pelos participantes durante as audiências foram anotadas em ata para discussão do grupo de coordenação do plano diretor e possível acréscimo ao documento.

Os segmentos que não participaram das audiência e quiserem contribuir podem encaminhar suas contribuições para o e-mail: defesacivilafingazeira@gmail.com Todas serão avaliadas pelo grupo gestor e a empresa de assessoria (ITCO). O prazo final para colaboração é de até 5 dias úteis, a contar da última audiência, ocorrida ontem (13).

Após esse prazo, o documento final seguirá para a apreciação e aprovação pela câmara de vereadores de Afogados.

Preço do GNV terá queda de 20% em Pernambuco

O GNV ficará 20% mais barato em Pernambuco a partir de 1º de maio. A redução beneficia diretamente os 91,8 mil motoristas do Estado que têm veículos convertidos para o combustível – a grande maioria deles taxistas e profissionais de aplicativos, que usam o carro como fonte de renda. A queda média do preço do gás natural, para todos os segmentos (como o industrial, comercial e residencial), será de 19,4%. A distribuição do produto em Pernambuco é feita pela Copergás – Companhia Pernambucana de Gás, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

A alteração nas tarifas em Pernambuco ocorre trimestralmente, em fevereiro, maio, agosto e novembro, sempre no dia 1º do mês. A redução nos valores das tarifas, agora em maio, torna-se mais relevante quando se observa que é a segunda consecutiva no ano. Em 1º de fevereiro passado, o preço do GNV no Estado caiu 14,8%, e o gás natural (em média, no conjunto dos segmentos), 14,4%.

O valor das tarifas reflete a variação do dólar e do barril de petróleo, e é proveniente do preço médio ponderado do gás natural comercializado pelas empresas supridoras da Copergás, que hoje são três: a Petrobras, a Shell e a New Fortress. Com diversidade de supridores, a Companhia não fica submetida aos valores de uma só, ganhando mais flexibilidade na definição dos preços.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, destacou o impacto que a queda nas tarifas terá para as diversas atividades que consomem o gás natural. “Em um cenário onde há elevação de preços em diversos setores, uma redução dessa dimensão, de 20%, tem um forte impacto positivo”, afirmou ele. “Reduz custos de produção, fortalece a competitividade e contribui para gerar renda. Tudo isso na trilha de uma economia de baixo carbono, que é característica do gás natural”, concluiu Guilherme.

O presidente da Copergás, André Campos, ressaltou a oportunidade de os pernambucanos terem um gás natural mais barato. “Em qualquer circunstância, o GNV já é mais vantajoso em comparação com os outros combustíveis. É mais econômico, é seguro e menos poluente. Com uma redução de 20%, suas vantagens ficam ainda maiores”, disse André. “E o benefício será geral, porque a diminuição da tarifa será praticamente a mesma nos outros segmentos. A indústria de Pernambuco e o comércio de Pernambuco têm à disposição uma fonte de energia fundamental para a competitividade de suas atividades”, completou.

A Copergás possui, hoje, cerca de 76 mil clientes, da capital ao Sertão, incluindo residências, indústrias, comércio e postos com GNV