Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

EDUARDO E DILMA: “CARA A CARA” APÓS O ROMPIMENTO EM AFOGADOS DA INGAZEIRA

 
Presidente Dilma: viagem ao Pajeú deve ser confirmada nos próximos dias

Na próxima quinta-feira (21), é provável que o governador Eduardo Campos (PSB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) protagonizem o primeiro encontro após os socialistas decidirem entregar os cargos no governo federal e assumirem uma postura “independente” no Congresso Nacional, com uma visita da petista a Pernambuco.
No tempo entre a saída do governo e o novo “cara a cara”, o governador Eduardo Campos ainda firmou uma aliança com a ex-senadora Marina Silva (PSB), cacifando sua candidatura ao Palácio do Planalto no próximo ano. Se as agendas conjuntas que ocorreram este ano já tiveram ambiente acirrado, com troca de recados, quando o voo solo do presidente nacional do PSB ainda era uma especulação, o novo encontro das duas lideranças – Dilma e Eduardo – promete ser uma prévia da eleição do próximo ano.
Integrantes da equipe precursora do governo federal estiveram no Estado nesta semana para checar as obras que podem ser inauguradas pela presidente Dilma Rousseff. Constam na lista trecho da Adutora do Pajeú que leva água até o município de Afogados da Ingazeira, no Sertão pernambucano, e a engorda da praia de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Parte da primeira obra foi inaugurada por Dilma Rousseff em uma das duas visitas ao Estado feitas este ano, em Serra Talhada, no Sertão, em março deste ano.
Naquela ocasião, a presidente foi recebida em um reduto do PT, do prefeito Luciano Duque. Afogados da Ingazeira, no entanto, é governada por José Patriota, que, além de ser socialista, comanda a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e já disparou diversas críticas contra o governo federal por causa da redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – repasse da União para as cidades –, o que pode ser mais um fator para aumentar a temperatura do encontro.
Parte dos recursos para fazer a Adutora do Pajeú e a obra da engorda vêm do governo federal. O discurso velado contra Eduardo Campos que a presidente e integrantes do seu governo usam é os investimentos feitos pelos governos do PT no Estado. Eduardo Campos defende uma “novo forma de fazer política e administrar o Brasil”. No encontro de quinta-feira, cada um demonstrará sua arma.(Gabriela López)

ÂNGELO FERREIRA PARTICIPA DE ANÚNCIO DE IMPLANTAÇÃO DE SINAL 3G

O deputado estadual  Ângelo Ferreira participou ontem (15) da solenidade que marcou o anúncio da parceria entre o governo de Pernambuco e a Telefônica Vivo que levará sinal 3G de internet para 125 vilas, distritos e povoados pernambucanos até a metade de 2014 num investimento de R$ 36 milhões. As estimativas são de que até 500 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com a chegada de infraestrutura de voz e dados.

A parceria implantará de telefonia celular em 125 distritos de 97 municípios de Pernambuco. Diversas vilas e povoados serão beneficiados, entre elas está Rio da Barra, no município de Sertânia.

Também receberão o sinal 3G as localidades de São Vicente (Itapetim), Riacho do Meio (São José do Egito), Jabitacá (Iguaraci), Santa Rita (Tuparetama), Socorro (Alagoinha), Santo Antônio (Pedra), Carneiro e Guanumbi (Buíque), Ibitiranga (Carnaíba), Curral Novo (Águas Belas), São Caetano do Navio (Betânia), Maravilha (Custódia), Conceição das Crioulas e Umãs (Salgueiro) e Jatuíca (Santa Cruz da Baixa Verde).
Até o final deste ano, o compromisso assumido pela empresa, única habilitada na primeira etapa, é atender 16 localidades, em 31.03.14 mais 44 localidades e até 30.06.14 as 65 restantes.

Além do sinal de celular, haverá internet grátis para um determinado ponto que será operado pela prefeitura local ou uma associação ou cooperativa que serão responsáveis  pelo ambiente físico e com a instalação de 10 computadores.

WALDEMAR BORGES VISITA SAIRÉ E PARTICIPA DA ABERTURA DO 1º FESTIVAL DA LARANJA

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges, participou na tarde da última quinta-feira (14.11) da abertura oficial do 1º Festival da Laranja de Sairé, que aconteceu no Clube Municipal, no Centro da cidade. Na ocasião, o secretário estadual de Agricultura, Aldo Santos, assinou Ordens de Serviço para construção de sistemas simplificados de abastecimento d’água para a região.
O deputado falou para os agricultores, comerciantes e a população da cidade sobre o significado do evento para Pernambuco. “Este evento não é só um grande festival, no qual o prefeito Fernando Pergentino conseguiu reunir cabeças brilhantes como a do nosso ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, de secretários, prefeitos. É uma união mais forte. É a união de uma nova geração, de uma nova mentalidade que tem dado resultados em Pernambuco. Que não faz milagre, que não vende mágica, mas que consegue gerar resultados e melhorar a vida do povo”, ressaltou.
A convite do prefeito Fernando Pergentino, o parlamentar caminhou pelas ruas da cidade, onde acontece o Festival da Laranja até o próximo domingo (17.11). Eles cumprimentaram e conversaram com a população e visitaram as instalações da festa.
O evento contou ainda com as presenças dos prefeitos de Bezerros, Severino Otávio (Branquinho) e de Camocim de São Félix, Uilson França. 

ESTADO LEVA ACESSO AOS SERVIÇOS DE TELEFONIA E INTERNET 3G PARA POVOADOS NO INTERIOR PERNAMBUCANO

O Programa Pernambucano de Inclusão Sociodigital – Conexão Cidadã, que vai disponibilizar os serviços de telefonia e internet 3G para mais de 1,5 milhão de pessoas residentes em 125 vilas e povoados do Interior do Estado, já começa a ser implantado em dezembro – e terá outras duas etapas, sendo concluído em junho de 2014. O lançamento do programa foi feito nesta sexta-feira (15/11), pelo governador Eduardo Campos, na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções. Na ocasião, foi celebrada parceria de cooperação técnica com a Telefônica/Vivo – responsável pela prestação do serviço. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 36 milhões no projeto.
Para o governador, o programa traz valores fundamentais como democracia e cidadania. “Não se pode negar o direito à informação e deixar, sobretudo, mais de 500 mil pessoas da Zona Rural largados no século XIX. Porque isso é reproduzir um padrão de desigualdade, ao invés de legar uma justiça de acesso à cidadania. Ao lado da telefonia móvel, teremos a possibilidade do link com a internet, um ganho imensurável à informação, à educação e à comunicação em geral”, defendeu Eduardo.
O Conexão Cidadão prevê a criação de “Espaços de Conexão Cidadã”, que serão abastecidas com uma conexão de 20 Megas da tecnologia 3G da empresa Vivo. Esse espaços ficarão localizados em pontos gerenciados pelas administrações municipais e de acesso gratuito à população. O secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, comemorou a parceria com a Vivo. “O governador sempre nos cobrava, nas reuniões de monitoramento, uma  saída para tirar esses localidades do isolamento. Hoje, vemos aqui mais que um programa, e sim uma política pública estruturada, que atende aos interesses da população”, disse.
O presidente da Vivo, Antonio Carlos Valente, definiu o programa como “um grande empreendimento para a empresa, sobretudo por gerar uma possibilidade de conectividade e de inclusão para toda a população pernambucana”. “Com esse projeto, nós poderemos oferecer para todas as pessoas que estão no Estado, inclusive no Recife, a segurança de terem, em qualquer lugar de Pernambuco, o mesmo serviço que possuem nas cidades grandes e médias. Hoje, já temos a maior rede de terceira geração (3G) de Pernambuco, com 91 municípios cobertos. Queremos cada vez mais chegar mais potentes e com serviços mais baratos”, discursou o presidente.
CRONOGRAMA – O sinal da Vivo chegará às 15 primeiras localidades contempladas até o dia 31 de dezembro deste ano. São elas: Tupaoca (no município de Aliança), Bizarra (Bom Jardim), Umari (Bom Jardim), Carapotós (Caruaru), Gonçalves Ferreira (Caruaru), Frexeiras (Escada), Tejucopapo (Goiana), Ponta de Pedras (Goiana), Ibiranga (Itambém), Urucuba (Limoeiro), Umburetama (Orobó), Cimbres (Pesqueira), Maniçoba (São Caetano), Pirituba (Vitória de Santo Antão) e Fátima (Flores).
Até março de 2014, será a vez de mais 45 localidades se conectarem; e, até junho, as outras 65, completando a lista de 125 vilas e distritos que terão acesso à conexão de voz e dados da operadora.

ARMANDO CONSEGUE MELHORIAS PARA ESTRADAS NO AGRESTE E SERTÃO

Após uma articulação do senador Armando Monteiro (PTB), o ministro dos Transportes, Cesar Borges, autorizou o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a realizar obras de melhorias na BR-110, no trecho entre os municípios de Ibimirim e Petrolândia, em Pernambuco.

O ministro também autorizou a realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTA) para a pavimentação dos 71,6 quilômetros desse trecho, conhecido como Reta de Ibimirim. A obra é uma das principais reivindicações da população do Sertão pernambucano.

Com relação à duplicação do trecho de 80 quilômetros da BR-423, entre as cidades de São Caetano e Garanhuns, no Agreste, o Ministério dos Transportes informou que realiza a adequação do anteprojeto de licitação das obras. Após esse procedimento, o Ministério deverá publicar o edital de licitação no mês de março de 2014, sendo que o início das obras tem previsão para o dia 30 de julho, com conclusão em junho de 2016.

O comunicado ao senador foi feito nesta semana e atende a pleitos feitos por Armando. “As providências que o ministro Cesar Borges tomou são importantes, pois atendem a pleitos da população”, comemorou Armando.

ESTADO LANÇA CAMPANHA VISANDO FORMAR CULTURA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

Com maior oferta do que demanda no atendimento ao câncer de mama e do colo do útero, Pernambuco tem um novo desafio no combate a essas duas doenças: divulgar junto às mulheres a necessidade do exame preventivo. Nesse sentido, o Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira (14/11), o Seminário Estadual de Enfrentamento ao Câncer de Mama e do Colo do Útero, no Centro de Convenções. O governador Eduardo Campos fez a abertura do evento, que reúne profissionais de saúde, gestores e representantes das sociedades científica e civil organizada.

Eduardo realçou a importância de se investir na publicidade das ações de prevenção, uma vez que o estado já oferece os exames preventivos gratuitamente pelo SUS em ambos os casos. “Aqui, temos mais oferta de exames de mamografia e citopatológico do que procura. E a partir do momento em que a mulher fica sabendo que é um direito, que tem disponível e que é importante fazer na rotina, estabelece uma cultura de ter esse cuidado, que pode salvar muitas vidas”, defendeu o governador.  “A cada quatro consultas de mamografia, uma fica esperando a chegada da mulher. A de citopatologia é até mais, quase a metade. De cada duas, uma fica vazia”, completou Eduardo.

Os cânceres de mama e de colo do útero são apontados como uma das principais causas  de morte entre mulheres jovens no Brasil. Se feito o diagnóstico precocemente, a enfermidade tem alto índice de cura. “É fundamental o diagnóstico precoce, para que possamos obter a meta de 100% de cura nos casos de câncer do colo do útero, e de 90% nos de mama”, informou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira. Só em 2012, mais de R$ 2,4 milhões foram investidos na contratação de novos serviços para ampliar a oferta de exames de detecção do câncer do colo do útero. Este ano, já foram contratados dez novos serviços de mamografia, representando um acréscimo de 151.160 exames e um investimento de R$ 6,8 milhões.

Durante o evento, o governador ainda informou que “o Governo do Estado tem o compromisso de garantir, em até 90 dias após o diagnóstico, o atendimento indicado pelos médicos para o enfrentamento dessas doenças”. Para tanto, além do Seminário e das peças publicitárias, o Estado prevê, até 2014, outra ampliação dos exames de mamografia, com a contratação de novos serviços. Atualmente, Pernambuco conta com 89 serviços de mamografia na rede pública e conveniada de saúde, além de ter implantado, desde 2010, sete serviços de Cirurgia de Alta Frequência (CAF) nos hospitais regionais do Estado para o tratamento de mulheres com diagnóstico de lesões precursoras do câncer do colo do útero.

A  mobilização social também envolve as secretarias municipais, que, por sua vez,  procurarão associações, sindicatos, cooperativas e igrejas para reforçar a divulgação. “Há uma questão cultural machista muito forte aqui no Nordeste, mas que tem que ser superada. Para romper de vez com isso, precisaremos do envolvimento dos profissionais de saúde, para fazer os exames já no primeiro atendimento, nas unidades básicas de saúde. Vou, inclusive, pessoalmente, a partir de segunda-feira (18/11), percorrer todas as regionais de saúde do Sertão realçar a importância dessa mobilização”, pontuou Figueira.

O número anual de óbitos por câncer do colo do útero, em mulheres residentes no Estado, passou de 194 em 2002, para 258 em 2011, representando um aumento de 24,80%; enquanto o número anual de óbitos por câncer de mama passou de 367 em 2002, para 569 em 2011 – um aumento de 35,51%. A população feminina do Estado de Pernambuco é de 4.635.364 mulheres.

PROGRAMA MÃE CORUJA É PREMIADO COM MEDALHA NILO COELHO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Premiado internacionalmente e adotado já em outros estados da federação, o Programa Mãe Coruja, do Governo de Pernambuco, recebeu mais uma honraria ontem (13/11): a Medalha do Mérito Nilo Coelho, a mais alta comenda concedida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O governador Eduardo Campos e a primeira-dama Renata Campos participaram da solenidade de premiação, na sede da corte.

A medalha é conferida a pessoas físicas ou jurídicas que tenham se distinguido e contribuído para a “criação, desenvolvimento, aprimoramento da instituição, ou ainda que, pelos seus serviços ou méritos excepcionais tenha se tornado merecedoras da distinção”. A honraria foi entregue à primeira-dama, que coordena o Programa Mãe Coruja, pelas mãos do conselheiro Ranilson Ramos.

“É uma alegria ver o reconhecimento, por parte do Tribunal de Contas do Estado, de um programa que hoje é lei.Temos um programa de Estado que, de fato, tem feito a diferença na vida de muita famílias”, disse Renata Campos, ao relembrar que o governador Eduardo Campos transformou o programa na Lei de N° 13.959, de 15 de dezembro de 2009.

O Mãe Coruja Pernambucana tem como objetivo garantir a atenção integral às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e de seus filhos até os cinco anos de idade, além de estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família. Implementado em 2007, o programa tem conseguido reduzir os índices de mortalidade materna e infantil em Pernambuco e também melhorado os indicadores sociais através de ações intersetoriais e articuladas que envolvem sete secretarias estaduais, que desenvolvem ações em quatro eixos principais: saúde, educação e desenvolvimento social e assistência.

Atualmente, o Mãe Coruja está presente em 12 regionais que atendem 103 municípios do Estado que apresentavam coeficiente de mortalidade infantil acima de 25 para cada mil nascidos vivos. Hoje, o programa contabiliza mais de mil mulheres cadastradas e cerca de 40 mil crianças acompanhadas. Cada canto Mãe Coruja instalado em território pernambucano conta com dois profissionais para cadastrar e acompanhar as gestantes e seus filhos. Além da implantação e equipagem dos Cantos Mãe Coruja, o programa investe também na estruturação de equipamentos para utilização nas maternidades por meio de convênios com os municípios.

A solenidade contou com a participação da presidente do TCE, conselheira Teresa Duere, e de todos os conselheiros da corte de contas, além de personalidades do meio jurídico. Além do Programa Mãe Coruja, o secretário Djalmo Leão, titular da Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco, também foi agraciado com a honraria.

LÍDER DO GOVERNO DESTACA NÚMEROS POSITIVOS DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges, destacou na tribuna, na tarde desta quarta-feira (13.11), os números apontados pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP que revelam avanços no sistema educacional de nosso estado. “Pernambuco é hoje o estado que tem a maior média de hora-aula diária do Brasil. São 5,3 horas/aula em média, graças a maior rede de escolas integrais do país. A média brasileira é de 4,7 hora-aula”, revelou.

O deputado informou que atualmente Pernambuco tem 160 municípios, incluindo Fernando de Noronha, com escolas de referência, com 110 mil estudantes nessas unidades de ensino. “Temos 260 escolas de referência e uma meta que vai ser batida de chegar a 300 escolas até 2014”, afirmou. A consequência dessa política de expansão do ensino integral é que os alunos de PE tem 12,7% a mais de hora/aula que a média nacional.

“Temos mais escolas integrais do que os dois estados mais ricos da federação juntos (Rio de Janeiro e São Paulo). Mais da metade das matrículas no ensino médio integral no Nordeste estão em Pernambuco e temos mais vagas no ensino médio integral que toda a região Sudeste”, enumerou.

O parlamentar disse que, segundo a Pesquisa da Fundação Itaú Social, 90% dos brasileiros consideram a educação integral necessária para as novas gerações. “É exatamente onde Pernambuco tem dado um exemplo ao Brasil”.

Borges afirmou que também houve avanços no que diz respeito à questão do abandono escolar. “Em 2007, Pernambuco tinha a segunda maior taxa de abandono do país. Vinte e quatro por cento dos estudantes pernambucanos abandonavam o Ensino Médio durante o ano escolar.  Era quase um entre quatro alunos que abandonava a escola. Hoje este número é 8,4%. Uma queda de 65%. Temos uma taxa média de abandono inferior ao Nordeste e ao Brasil. Saímos da 26ª posição para a 5ª posição no ranking nacional”, destacou.

IDEB – Em relação ao IDEB, Waldemar Borges ressaltou que Pernambuco teve um crescimento no índice da rede estadual do ensino médio superior à média nacional de 2007 para 2011 com melhoria de 14,8%, enquanto no Brasil o avanço foi bem inferior com 6,3%. “Pernambuco é o segundo no ranking do IDEB do ensino médio do Nordeste e subiu cinco posições no ranking nacional entre 2007 e 2011. As metas sugeridas pelo MEC para o IDEB da rede estadual do ensino médio foram batidas em 2007, 2009 e 2011 pela rede estadual de PE”.

“A redução da tão preocupante taxa da evasão escolar tem a ver com a motivação dos alunos, seja pelas ferramentas tecnológicas que estão sendo disponibilizadas, seja por iniciativas como os cursos de língua estrangeira ou o Programa Ganhe o Mundo. São elementos que concorrem não só para melhorar a qualidade de nosso ensino, mas para torná-lo mais atrativo para os alunos em Pernambuco”, concluiu.

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA PRIMEIRO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO

A Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase) ganhou mais uma unidade para recuperação e tratamento de jovens. Nesta quarta-feira (13/11), o governador Eduardo Campos inaugurou o Centro de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Case), em Vitória de Santo Antão. Outros cinco equipamentos nos mesmos moldes estão sendo instalados no Estado, totalizando um investimento de quase R$ 80 milhões. A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Criança e Juventude, Pedro Eurico, e do prefeito de Vitória, Elias Lira.

Com investimentos de 13,7 milhões, o novo centro tem uma área total de 26 mil metros quadrados, sendo 4,1 mil de área construída, com capacidade para abrigar até 72 adolescentes e jovens do sexo masculino. “Temos um desafio importante que é fechar a torneira da produção de jovens para esse equipamento. Espero um tempo novo, em que não se precise de um ambiente como esse. Enquanto isso, os seis centros são um passo importante para acolher a juventude que precisa reconstruir suas vidas”, disse o governador.

Além de seis casas com quatro dormitórios cada, o espaço abrigará uma escola estadual com duas salas de aula, um ambiente voltado ao aprendizado da informática e uma biblioteca. Eduardo apontou a educação como saída para o problema. “A evasão escolar é uma fábrica de clientes para a Funase. Estamos cheios de histórias dessas aqui. Pernambuco conseguiu reduzir a evasão escolar. O esse projeto pedagógico é fundamental porque queremos que esses jovens encontrem dentro de si suas potencialidades e talentos para recomeçarem suas vidas”, ressaltou.

O espaço conta ainda com duas salas para oficinas de formação no Case, três campos de areia, uma quadra coberta e espaço para encontros ecumênicos. Para o procurador-geral de Justiça do Estado, Aguinaldo Fenelon, esse estímulo à educação é fundamental. “Uma das maiores causas da violência neste País é a evasão escolar. São as crianças e jovens que abandonaram as escolas que precisam desses centros”, explicou Fenelon.

GOVERNO LANÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO C NCER DE MAMA E DE COLO UTERINO

Ao longo dos últimos anos, o Governo de Pernambuco investiu no fortalecimento da rede de prevenção e controle do câncer de mama e do colo do útero, tendo como alvo principalmente as mulheres acima de 25 anos. Apesar da ampliação da rede de atendimento, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 2.190 novos casos de câncer de mama e 970 de câncer uterino poderão ser registrados no Estado até o final do ano. Na tentativa de reverter esse cenário, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, responsável pela comunicação institucional, aprovou a campanha publicitária que tem como carro-chave um vídeo de 60 segundo, intitulado “O que você diria se pudesse dar um último recado ela?”. Nele, são retratados depoimentos emocionados de pessoas que perderam familiares para a doença. O vídeo será exibido nos principais canais de televisão até o final do mês. 
Entre as diversas iniciativas de prevenção à doença, realizadas pelo Estado, foram criados programas de qualificação profissional e de descentralização e ampliação da rede de laboratórios que realizam exame de mamografia e de citopatológico cérvico-vaginal. Este último, permitindo um crescimento de 371,4 mil no volume de testes realizados anualmente. O Governo implantou, ainda, um serviço de Cirurgia de Alta Frequência (CAF) nos hospitais regionais do Estado, proporcionando um melhor atendimento nos caos onde são necessárias intervenções cirúrgicas. Assista ao vídeo.