Últimas publicações do quadro “Pernambuco”
O deputado estadual Ângelo Ferreira participou ontem (15) da solenidade que marcou o anúncio da parceria entre o governo de Pernambuco e a Telefônica Vivo que levará sinal 3G de internet para 125 vilas, distritos e povoados pernambucanos até a metade de 2014 num investimento de R$ 36 milhões. As estimativas são de que até 500 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente com a chegada de infraestrutura de voz e dados.
A parceria implantará de telefonia celular em 125 distritos de 97 municípios de Pernambuco. Diversas vilas e povoados serão beneficiados, entre elas está Rio da Barra, no município de Sertânia.
Também receberão o sinal 3G as localidades de São Vicente (Itapetim), Riacho do Meio (São José do Egito), Jabitacá (Iguaraci), Santa Rita (Tuparetama), Socorro (Alagoinha), Santo Antônio (Pedra), Carneiro e Guanumbi (Buíque), Ibitiranga (Carnaíba), Curral Novo (Águas Belas), São Caetano do Navio (Betânia), Maravilha (Custódia), Conceição das Crioulas e Umãs (Salgueiro) e Jatuíca (Santa Cruz da Baixa Verde).
Até o final deste ano, o compromisso assumido pela empresa, única habilitada na primeira etapa, é atender 16 localidades, em 31.03.14 mais 44 localidades e até 30.06.14 as 65 restantes.
Além do sinal de celular, haverá internet grátis para um determinado ponto que será operado pela prefeitura local ou uma associação ou cooperativa que serão responsáveis pelo ambiente físico e com a instalação de 10 computadores.
Após uma articulação do senador Armando Monteiro (PTB), o ministro dos Transportes, Cesar Borges, autorizou o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a realizar obras de melhorias na BR-110, no trecho entre os municípios de Ibimirim e Petrolândia, em Pernambuco.
O ministro também autorizou a realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTA) para a pavimentação dos 71,6 quilômetros desse trecho, conhecido como Reta de Ibimirim. A obra é uma das principais reivindicações da população do Sertão pernambucano.
Com relação à duplicação do trecho de 80 quilômetros da BR-423, entre as cidades de São Caetano e Garanhuns, no Agreste, o Ministério dos Transportes informou que realiza a adequação do anteprojeto de licitação das obras. Após esse procedimento, o Ministério deverá publicar o edital de licitação no mês de março de 2014, sendo que o início das obras tem previsão para o dia 30 de julho, com conclusão em junho de 2016.
O comunicado ao senador foi feito nesta semana e atende a pleitos feitos por Armando. “As providências que o ministro Cesar Borges tomou são importantes, pois atendem a pleitos da população”, comemorou Armando.
Com maior oferta do que demanda no atendimento ao câncer de mama e do colo do útero, Pernambuco tem um novo desafio no combate a essas duas doenças: divulgar junto às mulheres a necessidade do exame preventivo. Nesse sentido, o Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira (14/11), o Seminário Estadual de Enfrentamento ao Câncer de Mama e do Colo do Útero, no Centro de Convenções. O governador Eduardo Campos fez a abertura do evento, que reúne profissionais de saúde, gestores e representantes das sociedades científica e civil organizada.
Eduardo realçou a importância de se investir na publicidade das ações de prevenção, uma vez que o estado já oferece os exames preventivos gratuitamente pelo SUS em ambos os casos. “Aqui, temos mais oferta de exames de mamografia e citopatológico do que procura. E a partir do momento em que a mulher fica sabendo que é um direito, que tem disponível e que é importante fazer na rotina, estabelece uma cultura de ter esse cuidado, que pode salvar muitas vidas”, defendeu o governador. “A cada quatro consultas de mamografia, uma fica esperando a chegada da mulher. A de citopatologia é até mais, quase a metade. De cada duas, uma fica vazia”, completou Eduardo.
Os cânceres de mama e de colo do útero são apontados como uma das principais causas de morte entre mulheres jovens no Brasil. Se feito o diagnóstico precocemente, a enfermidade tem alto índice de cura. “É fundamental o diagnóstico precoce, para que possamos obter a meta de 100% de cura nos casos de câncer do colo do útero, e de 90% nos de mama”, informou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira. Só em 2012, mais de R$ 2,4 milhões foram investidos na contratação de novos serviços para ampliar a oferta de exames de detecção do câncer do colo do útero. Este ano, já foram contratados dez novos serviços de mamografia, representando um acréscimo de 151.160 exames e um investimento de R$ 6,8 milhões.
Durante o evento, o governador ainda informou que “o Governo do Estado tem o compromisso de garantir, em até 90 dias após o diagnóstico, o atendimento indicado pelos médicos para o enfrentamento dessas doenças”. Para tanto, além do Seminário e das peças publicitárias, o Estado prevê, até 2014, outra ampliação dos exames de mamografia, com a contratação de novos serviços. Atualmente, Pernambuco conta com 89 serviços de mamografia na rede pública e conveniada de saúde, além de ter implantado, desde 2010, sete serviços de Cirurgia de Alta Frequência (CAF) nos hospitais regionais do Estado para o tratamento de mulheres com diagnóstico de lesões precursoras do câncer do colo do útero.
A mobilização social também envolve as secretarias municipais, que, por sua vez, procurarão associações, sindicatos, cooperativas e igrejas para reforçar a divulgação. “Há uma questão cultural machista muito forte aqui no Nordeste, mas que tem que ser superada. Para romper de vez com isso, precisaremos do envolvimento dos profissionais de saúde, para fazer os exames já no primeiro atendimento, nas unidades básicas de saúde. Vou, inclusive, pessoalmente, a partir de segunda-feira (18/11), percorrer todas as regionais de saúde do Sertão realçar a importância dessa mobilização”, pontuou Figueira.
O número anual de óbitos por câncer do colo do útero, em mulheres residentes no Estado, passou de 194 em 2002, para 258 em 2011, representando um aumento de 24,80%; enquanto o número anual de óbitos por câncer de mama passou de 367 em 2002, para 569 em 2011 – um aumento de 35,51%. A população feminina do Estado de Pernambuco é de 4.635.364 mulheres.
Premiado internacionalmente e adotado já em outros estados da federação, o Programa Mãe Coruja, do Governo de Pernambuco, recebeu mais uma honraria ontem (13/11): a Medalha do Mérito Nilo Coelho, a mais alta comenda concedida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O governador Eduardo Campos e a primeira-dama Renata Campos participaram da solenidade de premiação, na sede da corte.
A medalha é conferida a pessoas físicas ou jurídicas que tenham se distinguido e contribuído para a “criação, desenvolvimento, aprimoramento da instituição, ou ainda que, pelos seus serviços ou méritos excepcionais tenha se tornado merecedoras da distinção”. A honraria foi entregue à primeira-dama, que coordena o Programa Mãe Coruja, pelas mãos do conselheiro Ranilson Ramos.
“É uma alegria ver o reconhecimento, por parte do Tribunal de Contas do Estado, de um programa que hoje é lei.Temos um programa de Estado que, de fato, tem feito a diferença na vida de muita famílias”, disse Renata Campos, ao relembrar que o governador Eduardo Campos transformou o programa na Lei de N° 13.959, de 15 de dezembro de 2009.
O Mãe Coruja Pernambucana tem como objetivo garantir a atenção integral às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e de seus filhos até os cinco anos de idade, além de estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família. Implementado em 2007, o programa tem conseguido reduzir os índices de mortalidade materna e infantil em Pernambuco e também melhorado os indicadores sociais através de ações intersetoriais e articuladas que envolvem sete secretarias estaduais, que desenvolvem ações em quatro eixos principais: saúde, educação e desenvolvimento social e assistência.
Atualmente, o Mãe Coruja está presente em 12 regionais que atendem 103 municípios do Estado que apresentavam coeficiente de mortalidade infantil acima de 25 para cada mil nascidos vivos. Hoje, o programa contabiliza mais de mil mulheres cadastradas e cerca de 40 mil crianças acompanhadas. Cada canto Mãe Coruja instalado em território pernambucano conta com dois profissionais para cadastrar e acompanhar as gestantes e seus filhos. Além da implantação e equipagem dos Cantos Mãe Coruja, o programa investe também na estruturação de equipamentos para utilização nas maternidades por meio de convênios com os municípios.
A solenidade contou com a participação da presidente do TCE, conselheira Teresa Duere, e de todos os conselheiros da corte de contas, além de personalidades do meio jurídico. Além do Programa Mãe Coruja, o secretário Djalmo Leão, titular da Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco, também foi agraciado com a honraria.
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges, destacou na tribuna, na tarde desta quarta-feira (13.11), os números apontados pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP que revelam avanços no sistema educacional de nosso estado. “Pernambuco é hoje o estado que tem a maior média de hora-aula diária do Brasil. São 5,3 horas/aula em média, graças a maior rede de escolas integrais do país. A média brasileira é de 4,7 hora-aula”, revelou.
O deputado informou que atualmente Pernambuco tem 160 municípios, incluindo Fernando de Noronha, com escolas de referência, com 110 mil estudantes nessas unidades de ensino. “Temos 260 escolas de referência e uma meta que vai ser batida de chegar a 300 escolas até 2014”, afirmou. A consequência dessa política de expansão do ensino integral é que os alunos de PE tem 12,7% a mais de hora/aula que a média nacional.
“Temos mais escolas integrais do que os dois estados mais ricos da federação juntos (Rio de Janeiro e São Paulo). Mais da metade das matrículas no ensino médio integral no Nordeste estão em Pernambuco e temos mais vagas no ensino médio integral que toda a região Sudeste”, enumerou.
O parlamentar disse que, segundo a Pesquisa da Fundação Itaú Social, 90% dos brasileiros consideram a educação integral necessária para as novas gerações. “É exatamente onde Pernambuco tem dado um exemplo ao Brasil”.
Borges afirmou que também houve avanços no que diz respeito à questão do abandono escolar. “Em 2007, Pernambuco tinha a segunda maior taxa de abandono do país. Vinte e quatro por cento dos estudantes pernambucanos abandonavam o Ensino Médio durante o ano escolar. Era quase um entre quatro alunos que abandonava a escola. Hoje este número é 8,4%. Uma queda de 65%. Temos uma taxa média de abandono inferior ao Nordeste e ao Brasil. Saímos da 26ª posição para a 5ª posição no ranking nacional”, destacou.
IDEB – Em relação ao IDEB, Waldemar Borges ressaltou que Pernambuco teve um crescimento no índice da rede estadual do ensino médio superior à média nacional de 2007 para 2011 com melhoria de 14,8%, enquanto no Brasil o avanço foi bem inferior com 6,3%. “Pernambuco é o segundo no ranking do IDEB do ensino médio do Nordeste e subiu cinco posições no ranking nacional entre 2007 e 2011. As metas sugeridas pelo MEC para o IDEB da rede estadual do ensino médio foram batidas em 2007, 2009 e 2011 pela rede estadual de PE”.
“A redução da tão preocupante taxa da evasão escolar tem a ver com a motivação dos alunos, seja pelas ferramentas tecnológicas que estão sendo disponibilizadas, seja por iniciativas como os cursos de língua estrangeira ou o Programa Ganhe o Mundo. São elementos que concorrem não só para melhorar a qualidade de nosso ensino, mas para torná-lo mais atrativo para os alunos em Pernambuco”, concluiu.
A Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase) ganhou mais uma unidade para recuperação e tratamento de jovens. Nesta quarta-feira (13/11), o governador Eduardo Campos inaugurou o Centro de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Case), em Vitória de Santo Antão. Outros cinco equipamentos nos mesmos moldes estão sendo instalados no Estado, totalizando um investimento de quase R$ 80 milhões. A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Criança e Juventude, Pedro Eurico, e do prefeito de Vitória, Elias Lira.
Com investimentos de 13,7 milhões, o novo centro tem uma área total de 26 mil metros quadrados, sendo 4,1 mil de área construída, com capacidade para abrigar até 72 adolescentes e jovens do sexo masculino. “Temos um desafio importante que é fechar a torneira da produção de jovens para esse equipamento. Espero um tempo novo, em que não se precise de um ambiente como esse. Enquanto isso, os seis centros são um passo importante para acolher a juventude que precisa reconstruir suas vidas”, disse o governador.
Além de seis casas com quatro dormitórios cada, o espaço abrigará uma escola estadual com duas salas de aula, um ambiente voltado ao aprendizado da informática e uma biblioteca. Eduardo apontou a educação como saída para o problema. “A evasão escolar é uma fábrica de clientes para a Funase. Estamos cheios de histórias dessas aqui. Pernambuco conseguiu reduzir a evasão escolar. O esse projeto pedagógico é fundamental porque queremos que esses jovens encontrem dentro de si suas potencialidades e talentos para recomeçarem suas vidas”, ressaltou.
O espaço conta ainda com duas salas para oficinas de formação no Case, três campos de areia, uma quadra coberta e espaço para encontros ecumênicos. Para o procurador-geral de Justiça do Estado, Aguinaldo Fenelon, esse estímulo à educação é fundamental. “Uma das maiores causas da violência neste País é a evasão escolar. São as crianças e jovens que abandonaram as escolas que precisam desses centros”, explicou Fenelon.






