Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

DEPUTADO RODRIGO NOVAES REGISTRA DIA NACIONAL DOS CONSELHEIROS TUTELARES

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi à tribuna da Assembleia Legistiva (Alepe), na tarde de hoje (18), registrar o Dia Nacional dos Conselheiros Tutelares.

“A classe tem que ser reconhecida pela coragem, determinação e fortalecimento à causa das crianças e dos adolescentes”, ressaltou o parlamentar.

Novaes também ressaltou o Projeto de Lei nº 1525/13, de sua autoria, que propõe sobre a prorrogação dos mandatos dos conselheiros. O PL adapta a Legislação Estadual às alterações introduzidas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que aumentou de três para quatro anos o mandato dos conselheiros e unificou as eleições para o primeiro domingo de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO EMITE NOTA PARA IMPRENSA

O Governo do Estado de Pernambuco informa que um grupo técnico formado por vários secretários formulou e apresentou três propostas ao governador Eduardo Campos, sobre a reformulação que deverá ocorrer nas Secretarias de Estado. A decisão final será tomada pelo governador até esta quarta-feira (20/11), data em que o Projeto de Lei deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa de Pernambuco, e neste mesmo dia, será anunciado oficialmente o detalhamento da reformulação.

GOVERNO RECUPERA ESTRADAS E LEVA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL AO AGRESTE E SERTÃO

Dez rodovias consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social do Agreste e do Sertão e que passaram por obras de implantação, recuperação, duplicação e sinalização, vem sendo destacadas em conteúdos institucionais do Governo do Estado. Os dois vídeos, de 30 segundos cada, foram aprovados pelo secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, responsável pela coordenação a comunicação institucional do Governo.

As melhorias proporcionadas pelo recapeamento das estradas para quem trafega pelas rodovias estaduais que ligam Serra Talhada a São José do Egito (PE-320), Ibimirim a Floresta (PE-360), Floresta a Serra Talhada (PE-390) Salgueiro a Serrita (PE-507), Umari a Toritama (PE-090), Palmeirina a Poço Comprido (PE-187), Arcoverde a Itaíba (PE-270), além da construção dos trechos que ligam Dormentes a Lagoa (PE-635), Altinho a Ibirajuba (PE-149) e Jataúba a Congo (PE-160), divisa com a Paraíba, são resultado das reivindicações da população nos seminários Todos por Pernambuco, realizados em todas as regiões de desenvolvimento em 2011. Juntas representam mais de 590 quilômetros.

Entre 2011 e 2013, o Governo de Pernambuco investiu aproximadamente R$ 1,5 bilhão na recuperação, implantação e duplicação da malha rodoviária do Estado, permitindo a atração de investimentos industriais para municípios polo em todas as Regiões de Desenvolvimento (RD).
Assista ao vídeo da sua região.

DEPUTADO RODRIGO NOVAES PRESTIGIA EVENTOS DURANTE FINAL DE SEMANA

Foto: Júnior Finfa
O deputado Rodrigo Novaes (PSD) aproveitou o último final de semana para participar de eventos e visitar lideranças políticas e amigos no interior do Estado. 
O parlamentar esteve no sábado (16) em Custódia para prestigiar a Vaquejada do Parque Carolino Silva, em Floresta para reunião com amigos e, durante a noite, participou da Exposal, em Salgueiro.
Já no domingo (17), Novaes foi ao distrito do Ibó, em Belém do São Francisco, para visitar lideranças políticas e amigos.

GONZAGA PATRIOTA RECEBE NOTA DE AGRADECIMENTO DO SINDICATO DOS AGENTES DE TRÂNSITO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

O Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado de Pernambuco (SINDAT-PE) enviou, novamente, uma nota de agradecimento ao deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) pelo apoio prestado em defesa dos interesses da categoria.
A categoria destaca o apoio que o parlamentar tem dado aos projetos de interesse da classe.

Veja a íntegra da nota:
DE: SINDAT-PE
Ao: Dep. Gonzaga Patriota PSB/PE
AGRADECIMENTO
O SINDAT-PE em nome dos Agentes de Trânsito de todo o Estado de Pernambuco agradecemos o apoio que tem dado aos projetos de interesse da Categoria, agradecemos por ter nos recebido em seu Gabinete em Brasília neste mês de novembro de 2013, onde atendeu aos pedidos dos representantes dos Agentes de trânsito de todo o Brasil, colocando um voto em separado contrário ao Projeto de Lei de nº 5805/2013 que da inclui os Guardas Municipais no CTB e assim lhe dando poderes para atuar na fiscalização de Trânsito, o que é inconstitucional e prejudica a categoria dos Agentes de Trânsito que é competente para exercer esta atividade, conforme parecer do DENATRAN de 2006.
Agradecemos também pelo compromisso de também apresentar voto em separado contrário ao Projeto de lei 1332/2003, retirando deste projeto os incisos VI e XIX que também prejudica o desenvolvimento da categoria dos Agentes de Trânsito no Brasil.
Agradecemos também o compromisso de apresentar voto em separado contrário ao parecer do Relator Alexandre Leite PT/SP do Projeto 3624/2008, apensado ao PL 4408/2008, que versa sobre o porte de arma aos Agentes de Trânsito em Serviço, onde em seu relatório disse ser Inconstitucional o porte de armas aos Agentes de Trânsito, onde sabemos que esse fundamento não se sustenta, pois outras categorias que necessitam do porte de arma possuem o direito de portar em serviço, mas que não constam na Constituição.
Certo de contar com nosso apoio para que continue nos apoiando e mantendo um bom trabalho em defesa da população e de Pernambuco.

Jair Fidelis – Diretor de sindicalização
Carlos Cesar – Diretor de Imprensa

REFORMA DE EDUARDO VAI JUNTAR SECRETARIAS E CRIAR PASTA DE INFRAESTRUTURA

Depois de adiantar em rede nacional de televisão que faria cortes na estrutura da administração estadual, o governador-presidenciável Eduardo Campos (PSB) decidiu não participar do anúncio de reestruturação da máquina estadual. A estratégia é não estimular a repercussão negativa da medida, vista como eleitoreira pela oposição e setores da sociedade.
O anúncio – previsto para esta segunda-feira (18) – será de responsabilidade dos secretários de Planejamento, Fred Amâncio, e de Administração, Décio Padilha.
As mudanças devem atingir ao menos cinco secretarias. Cultura, Esportes, Articulação Social e Regional e Recursos Hídricos devem ser fundidas, e a secretaria Especial da Copa, extinta.
A secretaria de Esportes, que está sob a tutela de Ana Cavalcanti (PP), deverá ser abrigada na pasta de Educação, atualmente comandada por Ricardo Dantas.
Cultura, que até então esteve nas mãos dos petistas, deverá ser incorporada à secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem à frente Márcio Stefanni, também comandante do Complexo Portuário de Suape.
De caráter eminentemente político, a secretaria de Articulação Social e Regional deve ser dividida entre a Casa Civil – com Tadeu Alencar – e governo, de Milton Coelho.
As pastas de Transportes e Recursos Hídricos se transformarão em única, com o nome de secretaria de Infraestrutura, e permanecerá chefiada pelo atual secretário de Transportes, o ex-petista Isaltino Nascimento, hoje no PSB.
O neosocialista estará ainda mais prestigiado, já que a nova pasta será uma das mais fortes da gestão, não apenas pela concentração de recursos, mas principalmente pela capilaridade.
Todas as mudanças, entretanto, só passarão a vigorar a partir de janeiro. Na última terça (12), uma reunião entre o governador e o vice, João Lyra Neto, afinou as mudanças.
O mês de dezembro será totalmente dedicado a fazer acomodação daqueles aliados que não são detentores de mandatos eletivos, caso da secretária de Esportes, Ana Cavalcanti; do secretário de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, e do secretário especial da Copa, Ricardo Leitão.
O projeto que modifica a estrutura administrativa estadual segue imediatamente após o anúncio para a apreciação da Assembleia Legislativa, em regime de urgência. (Bruna Serra-JC)

PLANO DE QUEIROZ É CONCLUIR O MANDATO

O prefeito de Caruaru, José Queiroz, finalmente rompeu o silêncio e afastou a possibilidade de se candidatar a vice-governador no próximo ano na chapa que será encabeçada pelo senador Armando Monteiro. Seu nome circula no PTB com desenvoltura por ser líder político na maior cidade do interior do Estado e presidente de um partido (PDT) que poderia agregar dois minutos de TV ao candidato a governador. Além disso, foi precisamente de Caruaru que saíram os vices de Miguel Arraes (Jorge Gomes), Joaquim Francisco (Roberto Fontes) e Eduardo Campos (João Lyra Neto). Natural, portanto, que o nome do prefeito tenha sido cogitado pela força política de Caruaru no contexto estadual, mas ele descarta a candidatura. O seu projeto e o do vice Jorge Gomes é concluir o mandato em 2016 e pendurar as chuteiras. Até porque já têm herdeiros políticos definidos: o deputado Wôlney Queiroz e o vereador Marcelo Gomes, respectivamente. (Por: Inaldo Sampaio)

GOVERNADOR ABRE 72ª EDIÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS E PRODUTOS DERIVADOS

O governador Eduardo Campos abriu oficialmente a 72ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, maior do Norte-Nordeste, neste domingo (17/11). O evento, que segue até o próximo dia 24, acontece no Parque de Exposições Professor Antônio Coelho, no bairro do Cordeiro, no Recife. Além da tradicional mostra de animais, acontecem os julgamentos, leilões, vendas de animais e de equipamentos, além de cursos e atrações culturais. “Este ano, a Exposição está bem mais forte do que nos últimos. Estamos no recomeço da retomada da agropecuária, mesmo sabendo do momento ainda muito duro, depois de três anos seguidos de estiagem”, disse o governador, que visitou stands e cumprimentou o público presente.
Para esta edição, os investimentos giram em torno dos R$ 2 milhões. São cinco mil animais em exposição, dois mil empregos diretos gerados e a expectativa de movimentar R$ 35 milhões em negócios. Cerca de 500 mil pessoas são esperadas nos oito dias de evento. Eduardo Campos ressaltou a entrada gratuita do evento, iniciativa de sua gestão frente ao Governo do Estado. “Muitas crianças antes não podiam entrar na Exposição e ficavam lá na frente, porque suas mães não tinham condições de pagar duas, três entradas. Hoje, tenho a alegria de ver tantos pais e mães aproveitando a exposição para passear com seus filhos”, destacou.
O presidente da Associação dos Criadores de Pernambuco, Emanoel Rocha, lembrou que é o momento de enfrentar a estiagem com trabalho. “Esta Exposição, que é a maior do segmento na região Norte/Nordeste e que já foi a segunda do País, é uma oportunidade de mostrar nosso trabalho. Ela reflete toda a pujança pernambucana no setor agropecuário”, frisou.
A Exposição é realizada numa parceria entre a Associação dos Criadores de Pernambuco (ACP) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. (Fotos: Aluisio Moreira/SEI)

“HÁ AÇODAMENTO NO PSB E ISSO PODE PREJUDICAR” DIZ MILTON COELHO

Um dos secretários mais próximos do governador Eduardo Campos (PSB), Milton Coelho é um homem de poucas palavras. Mas quase tudo o que diz, entretanto, é interpretado como uma reprodução fiel do pensamento do líder. Afinal, os dois convivem há três décadas. Nesta entrevista ao JC, Milton comenta a conjuntura nacional, defende a prioridade do projeto nacional do PSB e alerta colegas pré-candidatos ao governo de Pernambuco a ter mais cautela nesse momento. Confira a entervista:
JORNAL DO COMMERCIO – Existe a grande indagação de quem vai comandar o projeto (nacional do PSB), se o governador Eduardo Campos ou a ex-senadora Marina Silva…
MILTON COELHO – Você está falando de pesquisas. As sondagens apontam Marina com um percentual maior do que o governador, por questões objetivas: ela já disputou uma eleição nacional, obteve 20 milhões de votos. Ela teve, portanto, o processo de exposição intensa que uma eleição presidencial proporciona, e Eduardo não. Mas quando foi feita a aliança, ela mesma tratou de deixar bem claro qual era o papel dela na aliança. Ele (Eduardo) será o candidato. Nós estamos trabalhando para construir e consolidar essa candidatura.
JC – Pode ser a chapa Eduardo-Marina?
MILTON – O que foi discutido é que isso só será discutido em março ou abril. Agora você não pode começar – e aí vai ser um ponto mais adiante que é o reflexo dessa aliança aqui em Pernambuco –, nós não podemos começar pelo fim. Não podemos começar a discussão de um projeto nacional pela chapa completa. Essa chapa vai ser resultado e produto de todos os debates, da formulação de um pensamento, de um programa de governo. Fica estabelecido como premissa de que o candidato a presidente será Eduardo Campos. Nós trabalhamos com um projeto político que não é qualquer coisa, é governar o País mais importante da América do Sul, então não podemos ter tamanho grau de improviso que nos leve a, cinco meses antes da eleição, não saber quem vai liderar o projeto. Essa é uma definição básica e já está posta de forma muito clara para a sociedade brasileira.
JC – Nós sabemos que as pesquisas orientam as tomadas de decisão do governador Eduardo Campos. O que vai acontecer se elas indicarem que Marina tem preferência de maioria dos eleitores?
MILTON – Nós trabalhamos com pesquisas, mas também com objetivos estruturados. Eles significam que o PSB e o Rede e mais forças que venham a se agregar neste projeto terão que dar o espaço para que, em determinado momento, o nosso candidato apresente nas pesquisas o resultado que dele se espera. Nós temos segurança que isso vai acontecer no tempo, e o tempo não chegou ainda.
JC – Partindo para questão local, qual o reflexo da estruturação do projeto nacional na eleição em Pernambuco?
MILTON – Tancredo disse certa ocasião que tinha aprendido na vida que o caminho ficava muito mais fácil quando a gente, ao invés de ficar contra alguém ou alguma ideia, nós posicionássemos em favor de alguém ou de alguma tese. Eu vou me posicionar em favor de uma tese. Não é simples, tão pouco irrelevante o momento político que o PSB e Pernambuco vivem. É a primeira vez na história que uma liderança política local, a partir de Pernambuco, é colocado no centro de uma discussão sucessória nacional e no momento ímpar para o País: o pós-Lula, o fechamento de um ciclo. Pernambuco está aí colocado diante desse desafio de construir a candidatura de um pernambucano para presidir o Brasil. Então, essa é a prioridade. Não devemos correr o risco de nos deixar seduzir pelos desejos individuais e inverter a ordem das coisas. Nosso momento agora deve ser de dedicação integral à tarefa complexa de estruturar o projeto integral do governador.

JC – Essa movimentação política que o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho tem feito pode comprometer?
MILTON –  Estou defendendo uma tese. Estou me posicionando em tese. Nesse momento não devemos nos deixar seduzir pela aparente facilidade de disputar uma eleição com o conforto de ter um legado de governo que Eduardo Campos está deixando. Mas nós devemos nos preocupar com aquilo que é mais importante nesse instante: que é nos dedicar, todos, à complexa tarefa de organizar e acumular forças para que o projeto nacional do PSB, liderado pelo governador, seja vitorioso. Não é o momento de nomes. É um momento decisivo e que dele dependerá o sucesso ou não do nosso projeto. Nesse instante e depois de definido o projeto nacional. Veja que nós apenas iniciamos a discussão da nossa primeira aliança estratégica que é o Rede. Temos outras tarefas a cumprir para agregar as forças necessárias e vencer as eleições. E só depois, até como consequência do cumprimento dessas tarefas, devemos nos debruçar sobre a questão local. Essa discussão nacional é definidora da sucessão em Pernambuco, e não o contrário. O que nos preocupa neste instante é um certo açodamento e que já se discute abertamente até nome de vice. Eu sinto que há um certo açodamento e nós precisamos assentar os espíritos. Ter clareza do tamanho dos nossos desafios e para esses desafios que nós devemos dirigir as nossas energias.
JC – Esse açodamento pode prejudicar?
MILTON – Evidente. Acho que é uma inversão de ordem e toda inversão de ordem pode trazer consequências às nossas tarefas principais. Não se trata apenas de alguém ganhar ou perder, mas se trata de pôr em risco, de comprometer o principal em detrimento de uma questão que virá como consequência. Não foi à toa que uma das atitudes políticas mais importantes que Eduardo executou em Pernambuco foi construir a chamada paz pernambucana – evitar o excesso de pequenas disputas para que o Estado estivesse unido em função de um projeto nacional. Nós que temos a responsabilidade de conduzir, junto com ele (Eduardo), esse projeto não podemos nos atrapalhar embutindo no projeto nacional, fazendo eclodir pequenas disputas locais. Seria uma inversão da ordem. Isso diante do grande desafio que nós estamos colocados? Diante do desafio de fazer pela primeira vez na história uma liderança pernambucana se tornar o condutor de um processo político nacional. Esse é o nosso desafio. Cumprida essa tarefa, a disputa Pernambucana virá como consequência. Pode dispersar energias importantes. Eduardo sabe que ao mesmo tempo que você coloca o processo fora de ordem, coloca o governador numa situação bastante delicada, que é de ter a atribuição, além de tantas outras, e fazer parecer que ele está tirando do próprio colete um nome que será ungido por decisão individual dele.
JC – A atuação de alguns atores pode colocar, então, o governador numa situação delicada. Mas ele espera que os atores diminuam (as movimentações)? Ele vai dar os sinais?
MILTON – Acho que o governador é um político experimentado e saberá como conduzir o processo – que somente a ele cabe – e dar o desfecho no momento que ele entender que está maduro para isso, que acumulou na discussão o suficiente para isso. O que pode ter como efeito colateral dessa alteração de ordem das coisas é o desfecho que pode provocar uma desarrumação das nossas forças políticas. Mas reafirmo a confiança que todos nós do PSB temos na condução do governador Eduardo Campos e que ele saberá corrigir os rumos desse processo. O ideal é que nós, seus liderados, saibamos e tenhamos a capacidade de entender qual é o nosso desafio fundamental que, reafirmo, é a estruturação do projeto nacional.
JC – Então o governador é de fato candidato à Presidência e não ao Senado como alguns ainda avaliam?
MILTON – Ele foi amadurecendo essa posição ao longo do último ano. Inicialmente tinha demonstrado dúvidas, mas as manifestações do partido e da sociedade o deixaram confortável para se colocar como candidato a presidente. Estamos fazendo a construção de um projeto, temos um legado a apresentar ao povo e um bom programa de governo está sendo pensado para atender às demandas do povo brasileiro.
JC – O fato de Eduardo, disputando a Presidência, não poder estar muito presente na eleição do Estado como ocorreu no Recife, em 2012, o obriga a escolher um candidato que tenha mais condições políticas de exercer a função?
MILTON – Sem dúvidas será uma eleição diferente. Será no Estado uma eleição atípica, já que o governador não poderá estar presente o tempo todo como ocorreria se ele não estivesse disputando uma eleição presidencial. Mas o que de mais importante Eduardo deixa é um legado que vai alavancar a candidatura de quem seja o escolhido. Ele tem um conjunto de realizações que vai representar sua importância no governo de Pernambuco, destacando as conquistas nas áreas de saúde, educação e segurança pública, para citar alguns exemplos.
JC – Procede a informação de que ele pode deixar o governo antes do prazo, talvez em janeiro?
MILTON – De jeito nenhum ele sai do governo antes do prazo legal. O governador Eduardo Campos tem o entendimento de que seu governo vai até dezembro de 2014. Até abril ele vai continuar. Quem conhece Eduardo sabe que ele tem muito apreço pela gestão e isso é o que ele vai trabalhar para preservar até o último dia do seu mandato.

Por: Bruna Serra – Sheila Borges Jornal do Comércio

APOIO A DILMA

É por ser pernambucano que o deputado Eduardo da Fonte afirma que o PP tem de apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). O fato de o governador Eduardo Campos (PSB) estar no páreo não seria motivo para a mudança de lado. Diz que os governos petistas transformaram Pernambuco.
Quanto ao Governo Estadual, Eduardo da Fonte não nega e nem confirma que seu partido estará com o senador Armando Monteiro Neto (PTB). Alega que, por enquanto, só o petebista está lançado e que por isso não pode dizer simplesmente que apoiará alguém do PSB sem saber quem.(Folha Política)