Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

JARBAS PEDE SUSPENSÃO DE MUDANÇAS QUE PREJUDICAM MORADORES DO SERTÃO DO ARARIPE

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) pediu ao governo federal que suspenda as mudanças feitas no projeto Canal do Sertão, que faz parte da obra da transposição do São Francisco.

Ele disse que o novo projeto reduz o trajeto do canal, deixando de fora municípios do Sertão do Araripe – em Pernambuco – que eram contemplados pelo projeto original, de 2005.

Jarbas Vasconcelos explicou que essa região tem algumas das terras mais férteis do estado e abriga o polo gesseiro, que gera 90 mil empregos direitos e indiretos.

Para continuar se desenvolvendo, o polo precisa de água, o que poderia ser garantido pelo Canal do Sertão. Isso não acontecerá, porém, se as mudanças forem mantidas, alertou o senador.

“Nunca é tarde para corrigir um erro, pois não é justo que a população do Araripe tenha suas expectativas frustradas. Espero sinceramente que o governo da presidente Dilma não frustre a expectativa de todas essas pessoas que esperavam os benefícios sociais e, sobretudo econômicos, do chamado Canal do Sertão para os municípios do Araripe”, afirmou Jarbas.

Composta por dez municípios, a região do Sertão de Araripe tem uma população superior a 300 mil habitantes, dos quais mais de 140 mil vivem na área rural.(Agência Senado)

GOVERNO AMPLIA ATENDIMENTO A USUÁRIOS DE DROGAS

O Governo de Pernambuco triplicou os investimentos no Programa de Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus Familiares (Atitude), passando de R$ 5 milhões para R$ 15 milhões em três anos. As ações, que se desenvolvem em quatro modalidades distintas – acolhimento e apoio, acolhimento intensivo, atitude nas ruas e aluguel social –, já atenderam 4,7 mil dependentes químicos desde 2011, sendo dois mil apenas entre janeiro e novembro deste ano.

Atualmente, o serviço beneficia usuários de crack – responsáveis por 98% dos atendimentos – e outras drogas nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana; Caruaru, no Agreste; e Floresta, no Sertão. Os trabalhos são realizados por uma equipe multiprofissional, compota por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais e estão integrados a outras políticas públicas ligadas às áreas de saúde, educação e esportes, o que o tornou um referencial para o país no combate ao uso de entorpecentes.

Entre as modalidades trabalhadas está o Atitude acolhimento e apoio, que consiste na oferta de casas de passagem, com funcionamento 24 horas, sendo um espaço de acolhida para os usuários e familiares. A capacidade é de 30 atendimentos durante o dia e 10, no período da noite. Já o Atitude acolhimento intensivo é um espaço de proteção integral e intensivo, também com funcionamento 24 horas, para os dependentes químicos com vínculos familiares e comunitários rompidos. O tempo de estadia varia de um a seis meses, de acordo com o perfil do usuário. A unidade possui capacidade de receber 30 pessoas.

O Atitude modalidade nas ruas proporciona uma intervenção psicossocial e socioassistencial aos usuários, em especial àqueles em situação risco, de forma itinerante em espaços não convencionais, como praças, escolas, bares, ruas e nas próprias comunidades. Os atendimentos são feitos por três carros adaptados com uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiro e educadores, que realiza atividades em diversas áreas consideradas críticas. Cada unidade móvel acompanha até 50 pessoas.

Por fim, o Atitude aluguel social tem como proposta disponibilizar moradia alugada ou acolhimento em repúblicas para os usuários, após o período de superação da crise durante o período de recuperação. A iniciativa espera contemplar 100 usuários inicialmente, além de seus entes mais próximos. A permanência máxima nas casas ou repúblicas é de seis meses.

GONZAGA PATRIOTA PARABENIZA PREFEITO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA PELAS CRÍTICAS AO GOVERNO FEDERAL

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) parabenizou o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, pelas críticas feitas ao Governo Federal durante o encontro de prefeitos de Pernambuco, em Gravatá, Agreste pernambucano.
“Gostaria de externar ao prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da Amupe, José Patriota, meus efusivos cumprimentos pela coragem de destacar a inoperância do Governo Federal com os municípios pernambucanos. Pernambuco não suporta mais promessas”, disse Gonzaga.
 José Patriota (PSB) criticou o desapego do Governo Federal em relação aos municípios pernambucanos com a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o pouco investimento federal para ajudar os municípios que sofrem com a “pior seca do Nordeste”.
Aplaudido pelos presentes, José Patriota cobrou um maior entendimento entre os municípios e o INSS e solicitou o aumento de 12% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Ainda em seu discurso, Patriota enalteceu o Fundo Estadual para os Municípios, anunciado por Eduardo Campos durante o encontro com os prefeitos realizado no inicio deste ano, também em Gravatá.

O FUTURO DE PERNAMBUCO DEPENDE DE MAIS INVESTIMENTOS FEDERAIS E ESTADUAIS, DEFENDE ARMANDO MONTEIRO

O futuro de Pernambuco depende do aprofundamento e da ampliação das parcerias entre o Estado e o governo federal. Na opinião do senador Armando Monteiro, só será possível manter o crescimento da economia estadual nos próximos anos se houver a chegada de mais investimentos federais.
“Temos uma agenda desafiadora pela frente. E por isso Pernambuco não pode ficar enredado em divisões circunstanciais. O que Pernambuco precisa é de mais governo federal, de mais governo estadual, de maior e mais efetiva integração com os municípios, para que possamos avançar concretamente”, defende. 
Armando Monteiro avalia que Pernambuco tem um conjunto de obras importantes para concluir ou começar a implantar. E essas obras, fundamentais para garantir mais crescimento econômico, dependem em grande medida dos investimentos federais. Além da Fiat, da Refinaria Abreu e Lima, do complexo petroquímico, dos estaleiros que compõem o polo naval, da Hemobras, o senador cita um conjunto de empreendimentos bancados sobretudo com recursos de Brasília. 
Na área de infraestrutura hídrica, lembra de exemplos como os R$ 500 milhões destinados ao Ramal de Entremontes; a duplicação da Adutora do Oeste; o Canal do Sertão; e o início da Adutora do Agreste. Além disso, cita a expectativa em relação à licitação da duplicação da BR 423 e as obras nas BRs 101, 104 e 408.
Na área metropolitana, Armando Monteiro fala ainda sobre os investimentos que estão sendo feitos no Rio Capibaribe, visando o transporte público de mais de 300 mil pessoas por mês, e a necessidade de R$ 2 bilhões para a construção do Arco Metropolitano – rodovia de 77 quilômetros que vai conectar o polo automotivo da Fiat, no Litoral Norte, ao Porto de Suape, no Litoral Sul. 
“Temos que reconhecer que Pernambuco mudou de patamar nos últimos anos. Mas isso foi fruto do trabalho de todos, do governo federal e do governo do Estado, que valorizou essa parceria com o governo federal, com uma ação competente e proativa do governador Eduardo Campos”, ressalta Armando.

CONEXÃO TOTAL LIGA SERTÃO AO LITORAL DE PERNAMBUCO

O projeto Conexão Total, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC) para ligar o Cais do Sertão a outras regiões do Estado, do Brasil e do mundo, está a todo vapor. O primeiro município já está conectado: Salgueiro, no Sertão Central, a 528 quilômetros do Recife. Artesões do couro, produtores musicais e músicos do município participaram, no último dia 21, de oficinas em Olinda para ajudar na criação e na gestão de negócios. De 10 a 14 deste mês, Exu, no Sertão do Araripe, terra do Rei do Baião Luiz Gonzaga, receberá outras duas oficinas.

As oficinas com o pessoal de Salgueiro aconteceram em um hotel em Olinda, sob a responsabilidade dos consultores Marcos Suassuna e Fábio Silva. Antes, os participantes tiveram a oportunidade de visitar pontos de economia criativa para entender o seu funcionamento. Fizeram visitas ao Cais do Sertão e ao PortoMídia, no Recife, e à Casa do Cachorro Preto, em Olinda. “Estamos buscando compreender a realidade do município para que a conexão seja feita da melhor forma possível”, disse Suassuna durante o evento.

Nego do Mestre, com o seu oito baixos, foi um dos representantes da ala dos músicos de Salgueiro durante as oficinas. Ele explicou que desde cedo a música faz parte de sua vida. “Eu sempre ficava perto das rodas de sanfona”, contou.

Uma roda de sanfona, inclusive, fará parte das atividades que marcarão a abertura oficial do Cais do Sertão, no próximo dia 13, data em que se comemora o encerramento das festividades pelo centenário do Rei do Baião. Enquanto o equipamento abre suas portas ao público, no Recife, uma roda de sanfona acontecerá simultaneamente em Salgueiro.

O Cais do Sertão possui 7.500 metros quadrados de área construída e está instalado no local do antigo Armazém 10 do Porto do Recife. A partir da obra de Gonzaga e utilizando os mais inovadores recursos expositivos e tecnológicos, o espaço proporcionará aos visitantes uma experiência de imersão no universo do sertão nordestino.

Exu – Entre os próximos dias 10 e 14, Exu receberá duas oficinas dentro do projeto Conexão Total, sendo uma voltada para a gastronomia e outra para o design de artesanato de couro. Diferentemente do que aconteceu com as oficinas de Salgueiro, as de Exu serão voltadas prioritariamente para a formação das pessoas. No dia 14, participantes de Salgueiro irão até Exu para, juntos, fazerem uma homenagem a Luiz Gonzaga.

Ao todo, o Conexão Total recebe um investimento de R$ 180 mil, já liberados por meio da Célula Executiva de Economia Criativa. “O projeto tem duas visões: a educativa e a de negócio. Estamos criando uma metodologia para utilizar os costumes dos artistas e torná-los mais rentáveis”, afirma a gerente de Economia Criativa da SDEC, Verônica Ribeiro.

PATRIOTA FALOU POR EDUARDO CAMPOS

O governador Eduardo Campos não foi ao encontro de prefeitos que se realizou ontem em Gravatá. Mas enviou para representá-lo o chefe da Casa Civil e pré-candidato à sua sucessão Tadeu Alencar. O secretário cumpriu o papel institucional. Ou seja, representou o Governo do Estado num evento promovido pelo Palácio do Planalto. O governador não tinha interesse de se encontrar com a ministra Ideli Salvati, que representou a presidente Dilma Rousseff. Mas poderia enviar para representá-lo o vice-governador João Lyra Neto. A opção, todavia, foi outra. Tadeu Alencar fez o “papel institucional” e o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, fez o “papel político”. Patriota disse na ocasião o que o governador gostaria de dizer se estivesse lá: que os municípios do Nordeste passam no momento por uma grande crise e que o único remédio é a aprovação da PEC 39/2013 que reajusta o FPM em 2%.

Por: Inaldo Sampaio

DEPUTADO RODRIGO NOVAES PRESTIGIA EVENTOS NO SERTÃO DURANTE FINAL DE SEMANA

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) aproveitou o último final de semana para participar de eventos e reuniões pelo sertão do Estado.
No sábado (30), o parlamentar participou de festa na zona rural de Cabrobó. O evento foi promovido pelo vereador Zé Nilson (PP) e contou com a presença dos vereadores da cidade Claudenor Novaes (PTB), Duda Caldas (PTB), Barná Russo (PSD), além do vereador de Belém do São Francisco, Quincas de Valdivino (PTB). 
Já no domingo, o deputado foi à Belém de São Francisco, pela manhã, prestigiar a tradicional Missa do Vaqueiro do município. Durante a tarde, Rodrigo esteve em Floresta, onde participou de reunião com banda musical formada por jovens. 

GONZAGA PATRIOTA TEM AGENDA INTENSA NO SERTÃO DE PERNAMBUCO

Durante o último final de semana, o deputado federal Gonzaga Patriota manteve mais uma intensa agenda de atividade parlamentar. O socialista participou de vários eventos no Sertão de Pernambuco.
Na sexta-feira (29), Patriota concedeu entrevista ao programa de Edenevaldo Alves, Petrolina FM, e ao programa de Francisco José, Grande Rio AM. Já em Cabrobó, o parlamentar se reuniu com Galego de Abílio, liderança política de Orocó e com o vereador Zé Nilson Novais para tratar dos problemas causados pela seca nessa região.
No sábado, em Serra Talhada, Gonzaga Patriota participou de dois grandes eventos. Pela manhã, acompanhado do líder político Rosimério de Cuca, o deputado esteve em uma reunião na Associação do Sítio Cacimbinha, onde residem mais de 300 famílias.
Na ocasião, representando as lideranças do Sítio Cacimbinha, o jovem agricultor Pedro Bezerra fez várias reivindicações, dentre elas, o retorno das F – 4000 que transportam os agricultores da zona rural para a cidade de Serra Talhada. Patriota comunicou que o transporte já está autorizado. Foram autorizados também mais carros-pipa para melhor atender à distribuição de água dos moradores do Sítio de Cacimbinha.
Em Caiçarinha da Penha, grande Distrito de Serra Talhada, após visitar o Vereador Agenor de Caiçarinha e muitas outras lideranças que comemoravam a Festa da Padroeira, bem como, as passagens molhadas ali edificadas com emendas de autoria do deputado Gonzaga Patriota, o parlamentar foi a Cachoeirinha, Distrito de Mirandiba. Lá, acompanhado de Getúlio Gondim, presidente do ITERPE – Instituto de Terras de Pernambuco, Gonzaga Patriota entregou títulos de terra a 42 famílias do Assentamento Várzea do Tiro.
No sábado (30), Gonzaga Patriota finalizou as atividades visitando a comunidade de São João dos Gaia, em Serra Talhada, onde foi recebido pelo vereador Edmundo Gaia e seus familiares, pelo Secretário de Agricultura de Serra Talhada, José Pereira de Souza, que representava o Prefeito Luciano Duque, numa das mais organizadas vaquejadas do Sertão pernambucano.

GOVERNO DE PERNAMBUCO DECRETA LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS PELA MORTE DO GOVERNADOR DE SERGIPE MARCELO DÉDA

O Governo de Pernambuco decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do Governador de Sergipe, Marcelo Déda (53), vítima de câncer, na madrugada desta segunda-feira (02/12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Marcelo Déda teve a doença diagnosticada no ano passado e desde maio de 2013 estava internado para tratamento médico. O governador Eduardo Campos lamentou a morte do petista, que além de cidadão e homem público exemplar, foi um dos grandes amigos que fez ao longo da vida. “Em meu nome, no da minha família e de todos os pernambucos, venho manifestar meu pesar e solidariedade aos familiares, amigos e ao povo sergipano”, declarou. 

GOVERNO DO ESTADO AMPLIA ATENDIMENTO NA MATERNIDADE DO CISAM

O governador Eduardo Campos entregou, nesta segunda-feira (02/12), a nova Maternidade da Encruzilhada (Cisam), situada na Zona Norte do Recife. Com a intervenção, a capacidade de atendimento da unidade, que passou um ano fechada, foi ampliada em 50%. “Vamos ter 300 partos por mês sendo realizados aqui. Ou seja, 100 a mais do que eram feitos antes da reforma. Além disso, a nova estrutura conta com unidades de terapia intensiva, onde serão feitos os partos e as cesarianas nos quadros de maior risco”, destacou Eduardo.
Para a requalificação da maternidade, o Governo do Estado investiu cerca de R$15 milhões em obras de melhorias do espaço e aquisição de novos equipamentos. Outra iniciativa foi a realização de concurso público para o preenchimento de 117 novas vagas por profissionais da área de saúde, entre enfermeiros, fisioterapeutas, neonatologistas, tocoginecologistas e técnicos de enfermagem. “Esse foi um passo importante para que o Cisam volte a operar também como uma unidade de ensino, porque os futuros profissionais de saúde vão treinar e estudar aqui, com o auxílio dos que já têm mais experiência”, colocou o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja.
O governador ainda destacou os investimentos que estão em curso para a estruturação de uma rede de assistência no Estado, como a reabertura da maternidade de Jaboatão e as ações do Mãe Coruja no cuidado da saúde básica da mulher, além de construção de maternidades no interior do Estado, a exemplo das unidades de Petrolina e Ouricuri. “Os investimentos que estão sendo feitos na rede não só dão conta como superam o déficit histórico acumulado ao longo de um período de mais de  40 anos sem a abertura de novas unidades médicas em Pernambuco”, revelou Eduardo.
“Para sanar esse problema, encomendamos um estudo em que foi constatado um déficit de 500 partos de alto risco/mês. Aqui, serão resolvidos 100 deles. Enquanto não ficam prontas as unidades do Hospital da Mulher do Recife e de Caruaru, previstas para 2014, firmamos contratos com algumas unidades filantrópicas para prestarem este serviço, além de estarmos em constante ampliação e requalificação das unidades já existentes, como o Hospital Barão de Lucena, que entregamos um prédio anexo na semana passada”, explicou o governador.
A nova estrutura da Maternidade do Cisam conta com UTI materna com sete leitos, além da adequação da urgência obstétrica com a classificação de risco. O bloco cirúrgico e sala de parto foram todos reformados e requalificados de acordo com as normas da RDC 50, favorecendo uma melhor assistência ao parto natural e individualização dos leitos visando a privacidade das mulheres
MARCELO DÉDA – Antes de iniciar o evento de entrega da maternidade, Eduardo pediu que todos ficassem de pé para prestar homenagem ao governador de Sergipe, Marcelo Déda, que faleceu na madrugada desta segunda-feira (02/12), aos 53 anos, vítima de câncer. “Acompanhei a luta do governador Marcelo Déda contra a doença, e tive a oportunidade de presenciar seu exemplo de grandeza, de força e de coragem. Lamento profundamente sua partida não apenas como o cidadão e homem público exemplar que foi, mas também, e em grande medida, como um dos grandes amigos que fiz na vida. Em meu nome, de minha família e do Estado de Pernambuco, manifesto o pesar e a solidariedade a todos os familiares e amigos de Marcelo Déda e ao povo sergipano”, disse Eduardo.