Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

GOVERNADOR DESTACA IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO ENTRE INSTITUIÇÕES PARA MELHOR PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

Com a palestra “A importância do diálogo entre as instituições”, o governador Eduardo Campos abriu, nesta segunda-feira (09/12), a Semana do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), cujo tema deste ano é o Direito à Qualidade de Vida. Eduardo classificou como fundamental o diálogo entre os poderes constituintes, e destacou o programa Pacto Pela Vida como exemplo dessa prática. “O Pacto Pela Vida é um caso de grande êxito, cujo papel do Ministério Público tem sido importantíssimo para as reduções na criminalidade em todo o Estado. É fundamental a integração dos esforços conjuntos para melhorar a prestação de serviço e seu resultado na vida das pessoas”, afirmou Eduardo Campos.
O governador creditou ainda à integração dos poderes a função de tornar a máquina pública mais dinâmica e próxima da população. “Os órgãos de controle dialogando simplificam a gestão, tornando-a mais eficiente e eficaz. O cidadão hoje não aceita mais a ideia do isolamento dos poderes públicos. Ele deseja o diálogo, quer ser parte das mudanças. A população quer saber dos resultados”, completou.
Procurador-geral do MPPE, Aguinaldo Fenelon, afirmou que se sente mais realizado em resgatar vidas do que em prender pessoas, ressaltando a prevenção como principal ferramenta também do Pacto pela Vida. “Melhor do que punir, é resgatar. Nossa luta é principalmente pela cidadania, a punição é a última medida. E esse trabalho de diálogo tem sido feito pelo Pacto pela Vida, que tem buscado a questão da cidadania”, frisou.

FEM ATENDE DEZ MUNICÍPIOS DO SERTÃO DO ARARIPE COM MAIS DE R$ 6,1 MILHÕES

Com investimentos da ordem de R$ 6,1 milhões, os dez municípios do Sertão do Araripe estão sendo atendidos pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). Os recursos, pertencentes ao Tesouro Estadual estão sendo distribuídos em 17 obras de infraestrutura em execução pelas prefeituras que possuem perfis voltados à melhoria da qualidade de vida das populações urbanas e rurais. Os beneficiados são: Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade. 
Entre as obras eleitas como prioritárias e que tiveram projetos apresentados e aprovados pelo Comitê Estadual de Apoio aos Municípios (CEAM) destacam-se a pavimentação de ruas em paralelepípedos graníticos, recuperação e construção de estradas vicinais, abatedouros, praças, creches, hospitais de 
pequeno porte, poços artesianos, iluminação pública e sistema de drenagem e esgotamento sanitário. Os recursos do FEM são geridos pela Secretaria de Planejamento e gestão e repassados às prefeituras que são responsáveis pela execução das obras.
São priorizados os projetos apresentados pelas prefeituras nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, segurança, e desenvolvimento social. Da Zona da Mata ao Sertão o Estado investiu aproximadamente de R$ 129,7 milhões em 437 planos de trabalho Já aprovados. O fundo foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Lei 14.921, de 11 de março de 2013, e soma R$ 228 milhões em recursos, direcionados a execução de obras que assegurem a melhoria do desenvolvimento econômico e social dos municípios 
pernambucanos e, consequentemente, ganhos na qualidade de vida da população.
A criação do FEM foi anunciada durante o encontro Juntos por Pernambuco, realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Gravatá, pelo governador Eduardo Campos. O encontro, organizado pelas secretarias da Casa Civil e Planejamento, reuniu prefeitos de todo o Estado. Os projetos aprovados têm os recursos liberado em quatro parcelas: a primeira, correspondente a 30% do total destinado para cada município, foi repassada em maio, e a segunda, também de 30%, após 60 dias. Já a terceira, de 20%, está condicionada a declaração do prefeito de aplicação dos recursos, e a quarta e última, de 20%, mediante a apresentação ao Governo do termo de finalização da obra.

DEPUTADO JOÃO PAULO DECLARA QUE AFOGADOS DA INGAZEIRA RECEBEU MUITO DO GOVERNO FEDERAL E PATRIOTA NÃO TEM O QUE RECLAMAR

As críticas feitas pelo Presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), durante encontro com prefeitos em Gravatá, não deixaram satisfeito o deputado federal João Paulo-PT. Patriota disse que o encontro foi inócuo, porque não debateu um novo pacto federativo e a PEC 37 que aumenta em 2% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Falando a uma Rádio de Serra Talhada, João Paulo disse ser uma ingratidão muito grande de Patriota mudar de repente de discurso assim, pois a prefeitura dele foi muito beneficiada pelo Governo Federal.(Anchieta Santos)

ADIAMENTO

Por causa de sua agenda nacional, Eduardo Campos cancelou a visita que faria a São José do Egito no final do mês passado para autorizar a restauração da PE-275 que liga Sertânia à cidade de Brejinho, inaugurar a Escola Técnica Estadual Célia Siqueira e formalizar a doação ao município do Hospital Menino Jesus que pertencia ao ex-deputado José Marcos (PR). (Fogo Cruzado)

PTB E PT PREGAM UNIDADE EM TORNO DE DILMA

Na visita que fez à festa de Nossa Senhora da Conceição neste domingo (08), logo no início da manhã, o senador Armando Monteiro destacou a importância da unidade entre PT e PTB no Estado para fortalecer o projeto de reeleição da presidente Dilma Rousseff. A defesa foi feita em sintonia com as declarações dadas pelo presidente estadual do PT, deputado federal Pedro Eugenio, pelo senador Humberto Costa (PT) e pelo deputado federal João Paulo (PT) durante um café da manhã com lideranças comunitárias no Morro da Conceição, no Recife.

Para Armando, independente de como os partidos irão marchar no ano que vem,  existe uma compreensão entre PT e PTB do objetivo maior que deve ser perseguido,  que é a reeleição da presidente Dilma . “Estamos aqui juntos porque nossas energias estão convergindo.  Vamos fazer um dialogo fraterno, e ao final nós vamos encontrar o melhor caminho, sem ansiedade, sem pressa. Temos a consciência de que nós temos que caminhar juntos”, afirmou.

Ainda segundo Armando, um dado importante que precisa ser comemorado é o fato do PT ter chegado ao final do ano recomposto. “Porque qualquer projeto que se situe neste nosso campo só vai poder ter êxito com o PT unido. Pelo que o PT representa, pela sua força, pela sua história, pelo peso e pela densidade de seus quadros. Então ver agora o PT reunificado, ou pelo menos pacificado, é muito importante para o êxito deste projeto”, afirmou

Em suas falas, os deputados federais João Paulo e Pedro Eugênio reforçaram que a estratégia maior do PT é reeleger Dilma. João Paulo  falou inclusive da possibilidade de composição com  o PTB. “Nós vamos ajustar, criar uma unidade no partido e ver qual é a melhor tática para atingir os objetivos estratégicos, que é a reeleição de Dilma. E acho que hoje o partido sinaliza numa composição  com o PTB, com uma possibilidade grande do apoio à candidatura de Armando. Ou outro cenário que seja também combinado com Armando, um cenário combinado com o PT local e o PT nacional”, disse o ex-prefeito do Recife.

O senador Humberto Costa também destacou a importância da união para fortalecer o projeto da reeleição de Dilma. “A nossa grande união aqui é para que a gente possa deixar cada vez mais claro para o nosso povo tudo  o que foi conquistado e tudo o que ainda há por se conquistar.  Dizer inclusive quem fez estas conquistas.  Nós vamos trabalhar e vamos estar todos unidos aqui em torno da candidatura da presidente Dilma. Em relação ao nosso Estado eu creio que no momento certo, adequado, nós vamos conversar”, finalizou.

Armando, Humberto, João Paulo e Pedro Eugênio subiram juntos o Morro da Conceição e assistiram a uma missa celebrada pelo padre Luciano Rodrigues. Logo em seguida, participaram de um tradicional café da manhã oferecido pela líder comunitária Helena Lopes. Foram acompanhados pelo ex-vereador Josenildo Sinésio (PTB), que tem atuação no Morro da Conceição, pelo deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), pelo prefeito de Igarassu, Mario Ricardo (PTB), pelo vereador de Paulista, Edmilson do Pagode (PTB), pelo vereador de Olinda, Marcelo Santa Cruz (PT) e pelos vereadores do Recife, Jurandir Liberal (PT) e Antônio Luiz Neto (PTB).

ATRASO NA OBRA DA TRANSPOSIÇÃO CAUSA PERDA A EMPRESAS

A lentidão na abertura dos canais de transposição do rio São Francisco causou prejuízo a empresários de cidades que tiveram a economia aquecida pela migração de milhares de trabalhadores no auge das obras, de 2007 a 2011.

Reportagem da Folha publicada há duas semanas mostrou que as obras, após meses de paralisação, estão sendo retomadas aos poucos. No trajeto, há concreto rachado, remendos e mato alto.

Nesses municípios, empresários investiram em negócios, como restaurantes e hotéis, confiando na manutenção do ritmo das obras e na mudança da realidade local graças à oferta de água.

Nenhum deles esperava, no entanto, que as obras seriam paralisadas tão rapidamente e por tanto tempo. Em alguns lugares, o serviço ficou parado por mais de ano.

As obras dos dois canais da transposição começaram em 2007 e deveriam ter acabado no ano passado. O governo federal afirma que concluirá o serviço em 2015.

Projetos básicos imprecisos exigiram a realização de novas licitações, renegociação de contratos e interrupção do serviço por parte das empreiteiras. Os únicos trechos prontos são dois lotes realizados pelo Exército.

Quando prontos, os canais levarão água do rio São Francisco a quatro Estados (Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte).

Em Custódia (PE), José Pedro de Melo, 58, tinha 15 quartos em seu hotel. Investiu R$ 3 milhões, chegou a 97 apartamentos, construiu cozinha industrial, padaria e uma venda. Hoje, só consegue ocupar 50% de seu empreendimento. Parte da clientela são romeiros com destino a Juazeiro do Norte (CE).

Pelas ruas de Custódia, placas de “aluga-se” preenchem postes e fachadas. A prefeitura estima em 300 os imóveis fechados sem que os donos consigam alugá-los.

A comerciante Solange Santana, 43, mudou-se para um imóvel menor para alugar por R$ 1.500 a casa mobiliada de quatro quartos. “Não consigo alugar. Estou tendo dificuldade porque as pessoas saíram [da cidade].”

A arrecadação de ISS no município atingiu R$ 11 milhões no auge das obras. Agora não chega a R$ 100 mil. Na prefeitura, cerca de 300 funcionários foram demitidos.

Em Floresta (PE), a administração também cogita demitir e reduzir salários. O Ministério da Integração Nacional diz estar retomando as obras, e que isso deve reaquecer as economias locais.

Quem perdeu o emprego com a paralisação também tenta retomar a carteira assinada nos canteiros de obras.

RETOMADA
O encarregado de concretagem Nivaldo de Santana, 41, trabalhou na transposição em Sertânia (PE) de 2009 a 2012. Sem emprego, mudou-se para São Paulo. Viu na retomada das obras a oportunidade de voltar para casa.

“Trabalhar aqui é melhor porque fico com minha família”, disse Santana, ao lado de outras cerca de 50 pessoas que aguardavam, sob o sol, a oportunidade de tentar uma vaga na retomada de um dos eixos da obra.(Folha de São Paulo)
 

PERNAMBUCO TERÁ PLANO DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

O governador Eduardo Campos participa nesta segunda-feira (09/12), às 16 horas, da abertura da Conferência Estadual de Conivência com o Semiárido no Teatro Beberibe do Centro de Convenções. O encontro reunirá representantes da sociedade civil, dos conselhos municipais de desenvolvimento rural, do poder público municipal e estadual, sindicatos, associações e comunidades para a elaboração do Plano Estadual de Convivência com o Semiárido, o primeiro do País.
Os delegados foram eleitos nas cinco conferências regionais, que reuniram mais de mil participantes. No total, foram promovidos cinco encontros nas regiões dos Sertões Central, do São Francisco, do Araripe, de Itaparica, do Moxotó e do Pajeú, além dos Agrestes Meridional, Central e Setentrional, envolvendo os 122 municípios que compõem o semiárido pernambucano.
O Governo do Estado instituiu a Política Estadual de Convivência com o Semiárido por meio da Lei Nº 14.922/2013, publicada em março deste ano, sendo Pernambuco pioneiro em estabelecer diretrizes para a implantação de políticas públicas permanentes para conviver com os longo períodos de estiagem. A Lei tem como base o incentivo a políticas públicas pelo estado e municípios, à universalização do acesso à água, o monitoramento climático, a educação para a convivência com o semiárido, estruturação fundiária, assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares e melhoria genética da pecuária leiteira. 

PERNAMBUCO SEDIARÁ JOGOS DA ALEMANHA E ITÁLIA NA COPA DO MUNDO

O vice-governador João Lyra Neto comemorou o resultado do sorteio das chaves para a Copa do Mundo do Brasil, ocorrido nesta sexta-feira (06/12), na Costa do Sauípe, na Bahia. As combinações promoveram o retorno das seleções da Itália e Japão à Arena Pernambuco, após a disputa da Copa das Confederações do ano passado, e ainda trouxeram Alemanha, Estados Unidos, Croácia e México.

“O sorteio nos deixou muito felizes, mas cientes de nossas responsabilidades. Pernambuco receberá grandes jogos na Copa do Mundo, como já ocorreu na Copa das Confederações do ano passado. Faremos nossa parte na competição, estamos certos de que o povo pernambucano participará com muito entusiasmo dos jogos e do clima da Copa”, destacou João Lyra, que representou o governador Eduardo Campos na cerimônia.

 Ficaram definidos ainda quatro dos cinco confrontos que serão realizados na Arena Pernambuco. O primeiro jogo será no dia 15 de junho, entre Costa do Marfim e Japão, pelo grupo C. Em seguida, Costa Rica e Itália se enfrentam pelo grupo D no dia 21 de junho. México e Croácia (que integram o grupo A junto com o Brasil) medem forças no dia 23 de junho. O último jogo da primeira fase será entre Alemanha e Estados Unidos, pelo grupo G.

A Arena Pernambuco sediará também uma partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo, no dia 29 de junho. O primeiro colocado do grupo D (que reúne Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália) enfrentará o segundo colocado do grupo C (entre Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão). A Copa do Mundo de 2014 começa no dia 12 de junho, com o jogo entre Brasil e Croácia, em São Paulo.

ELIAS GOMES DECLARA APOIO A FERNANDO BEZERRA COELHO

 O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, do PSDB, defendeu nesta sexta-feira (6/12), o nome do ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para candidato ao governo de Pernambuco em 2014. Mesmo lembrando que pertencem a legendas diferentes, Elias garantiu o seu apoio pessoal e classificou Fernando Bezerra como alguém preparado para ocupar qualquer cargo público no país.

“Sei que o seu partido ainda está discutindo (a sucessão), mas quero dizer que, independente de partidos, eu vejo com muito desejo que o seu nome possa ser indicado para disputar o governo do Estado”, disse Elias durante a entrega da medalha Vidal de Negreiros ao ex-ministro. O evento foi realizado numa casa de recepções em Piedade e atraiu mais de 300 pessoas no final da manhã. Elias, que é prefeito da segunda maior cidade de Pernambuco, lembrou que, ao assumir o ministério, Fernando Bezerra fez questão de lhe telefonar agendando uma reunião de trabalho. “Foi daí que nasceram as obras de encostas dos morros, que ajudaram a proteger centenas de vidas; e o projeto de engorda das praias de Jaboatão, uma ação que é hoje referência nacional. O ministro foi um parceiro fundamental nestas duas iniciativas que estão beneficiando milhares de pernambucanos”.

Fernando Bezerra agradeceu e disse ao prefeito que o momento é de trabalhar em sintonia em favor de Pernambuco, deixando de lado as desavenças e intrigas partidárias. “Não cabe mais a discussão sobre paternidade desta ou daquela obra. As obras são de todos, são dos pernambucanos”, enfatizou. Sobre o quadro político, o ex-ministro declarou que saía do encontro ainda mais animado para continuar trabalhando. “Nunca escondi a vontade de disputar o governo do meu estado. Fico feliz com a solidariedade e a demonstração de apoio de um líder político tão importante quanto Elias Gomes, eleito e reeleito prefeito de Jaboatão”.