Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

EM ABRIL COMEÇA A GESTÃO JOÃO LYRA EM PERNAMBUCO

Com o anúncio oficial do governador Eduardo Campos (PSB) para saída do governo do Estado, no dia 4 de abril, para disputar o mandato de presidente da República, foi automaticamente marcada a data para início da gestão João Lyra Neto (PSB) no Estado. O vice-governador terá o desafio de dar continuidade à bem avaliada administração de Eduardo Campos, ao mesmo tempo em que será cobrado para deixar sua marca – fator que o poderá ajudar numa eventual candidatura a governador, em 2014, caso seja o nome do PSB, como deseja.

O futuro governador tem dito que sua gestão será de continuidade à do antecessor. A afirmação representa a postura ponderada e cautelosa que ele vem adotando. É um dos pré-candidatos do PSB ao Palácio das Princesas que se movimenta mais silenciosamente. Aguarda os comandos de Eduardo Campos, que avisou: iniciará as conversas sobre a escolha do postulante no próximo mês.

João Lyra já poderia ter começado a dar passos públicos rumo ao pleito de 2014. Tem 28 títulos de cidadão de municípios pernambucanos a receber, por exemplo, mas ainda não compareceu a um evento, diferente de outros que também desejam ser o escolhido do governador, a exemplo do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho.

Segundo interlocutores, não faz parte da estratégia de João Lyra se antecipar. Candidatos tidos como independentes já receberam recados públicos do governador, criticando a pressa para decidir sobre 2014. Com isso, o ainda vice vem seguindo um script baseado em não ser o foco dos holofotes.

Sobre a transição, ele garante que será um processo “natural”, pela relação de “confiança e cumplicidade” que mantém com o governador. “Não tenho nenhuma preocupação. Vou concluir um mandato que é dele (de Eduardo Campos). Ele terá de sair do governo, tem direito de escolher uma data”, considerou, ontem, em entrevista ao JC, após uma reunião de aproximadamente cinco horas com Eduardo Campos sobre questões administrativas e políticas.

Desde 2006 João Lyra é vice-governador. Este ano, após uma série de desgastes internos com o PDT, ingressou no PSB.

CAIO MÁRIO MELO E EVANDRO COTADOS

Como a coluna antecipou, no dia 25 de outubro, o PSDB, ontem, após driblar resistências internas, tornou público ingresso da legenda na base do governo Eduardo Campos. Como previsto, os tucanos vão ocupar os espaços abertos na administração pelo PTB. Na reforma administrativa realizada recentemente, o governador manteve intactas as pastas de Trabalho e Qualificação e a presidência do Detran, já no intuito que consolidar a aproximação com o tucanato. Ainda não se bateu o martelo nos nomes, mas há expectativa de que o escolhido para o Detran seja Caio Mário Melo, secretário de Saúde de Camaragibe, e ligado a Guerra. Para a pasta de Trabalho e Qualificação Profissional, ventila-se o nome de Evandro Avelar, que já presidiu o PSDB-PE, mas é secretário da Prefeitura de Jaboatão. Sérgio Guerra pode ter uma conversa, ainda hoje, com Campos. E, como a coluna registrou, ontem, os tucanos devem farão parte das mudanças no secretariado a serem anunciadas pelo governador. 
Por: Renata Bezerra – Folha Política

EDUARDO CAMPOS ANUNCIA QUE DEIXARÁ GOVERNO DE PERNAMBUCO EM ABRIL 2014

A assessoria de imprensa do Governo de Pernambuco informou, na tarde desta segunda-feira (30), que o governador e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, deixará o cargo no dia 4 de abril do próximo ano. A data foi estabelecida pela legislação eleitoral para aqueles que serão candidatos nas eleições de 2014. Campos afirmou que partirá para “uma nova fase do projeto nacional socialista”.

O governador fez o anúncio durante uma entrevista por telefone à Rádio Cultura de Palmares, município da Mata Sul do Estado, onde foram entregues 707 casas da Operação Reconstrução nesta segunda.

Indagado sobre o percentual do eleitorado que não o conhece, Campos afirmou na entrevista que “haverá tempo” de percorrer todo o Brasil. “Temos a clareza de que neste País de dimensões continentais, que é muito grande, nós ainda temos um desconhecimento muito grande. Eu sou conhecido em Pernambuco, mas fora de Pernambuco nós só vamos vencer esse desconhecimento quando o debate da TV e do rádio for iniciado”, disse.

Eduardo Campos finalizou comentando que “ganhou o ano de 2013 com muito trabalho e determinação”. “Vamos entrar em 2014 para ganhar 2014, com muito trabalho, ânimo e fé no futuro”, apontou.(Do G1 PE)

EDUARDO DISCUTE NOMES PARA REFORMA COM JOÃO LYRA E SÉRGIO GUERRA

A escolha dos nomes para compor a reforma do secretariado estadual só deverá ser anunciada na próxima quinta-feira (2), primeiro dia útil de 2014. Com desencontros nas agendas, o governador Eduardo Campos e o vice João Lyra Neto, ambos do PSB, ainda não acertaram as indicações para as pastas de Turismo e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Nesta segunda (30), os dois deverão se encontrar para fechar os nomes que vão compor as secretarias. Também está previsto um encontro com o presidente estadual do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra, que deverá indicar nomes para compor a gestão estadual. Como está prevista a participação do governador, nesta segunda (30), em agendas em municípios da Zona da Mata (Palmares e Timbaúba), o anúncio ficaria mesmo para a quinta.
Se a definição do nome de João Bosco de Almeida para ocupar a Secretaria de Infraestrutura aconteceu sem maiores dificuldades, o mesmo não se aplica à escolha dos substitutos das pastas de Turismo, ocupada pelo Partido da República (PR), e de Desenvolvimento Social, que é do próprio PSB. Eles vão se reunir para definir quem assume as duas pastas, uma vez que, a secretaria de Articulação Social e Regional, até então ocupada pelo deputado Aluísio Lessa, deve ficar sob a tutela do secretário de Governo, Milton Coelho (PSB).
Já o PSDB ficará com as vagas que eram da cota do PTB até outubro: Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e a presidência do Detran. Esses postos estão sendo ocupados por interinos.
Até então, a discussão aponta para a escolha dos atuais secretários executivos. Nos bastidores circula a informação de que o nome do PR deve ser indicado apenas por Alberto Feitosa. Desde que as relações entre o atual secretário e o deputado estadual Sebastião Oliveira foram estremecidas pela disputa do espólio do deputado federal Inocêncio Oliveira, o secretário começou atuar de forma mais independente na gestão. 
O executivo da secretaria é Adailton Feitosa. Já a deputada estadual Laura Gomes, que comanda a secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem quatro executivos, que atuam por área temática. A única certeza é que a pasta continuará nas mãos do PSB.
Como passará a comandar o Estado em abril, quando Eduardo Campos deixará o posto, João Lyra Neto tem sido amplamente consultado nas decisões. Os nomes que estão sendo discutidos passam por sua avaliação. A especulação é que outra dificuldade para definir os escolhidos é o momento correto para a saída daqueles secretários que devem disputar vagas na Câmara dos Deputados, a exemplo de Tadeu Alencar, chefe da Casa Civil; Danilo Cabral, secretário das Cidades e Milton Coelho, secretário de Governo. Todos também na bolsa de apostas para suceder o próprio Campos.
O redesenho da máquina estadual prevê também a nova Secretaria de Infraestrutura, que ficará com as atribuições hoje designadas às pastas de Transportes e Recursos Hídricos e Energéticos. A pasta de Esportes será agora de responsabilidade da Educação e o Gabinete do Governador englobará a Secretaria da Casa Militar e também a Assessoria Especial.
A Secretaria da Copa permanece em atividade até 31 de junho de 2014, quando, com o final da competição, deixará de existir. As mudanças serão iniciadas no dia 2 de janeiro, primeiro dia útil após o recesso de fim de ano. A Assembleia Legislativa aprovou sem dificuldades o projeto enviado pelo executivo com o novo organograma.

RINALDO FERRAZ COMEMORA ANIVERSÁRIO E GUILHERME UCHOA SE DIZ HONRADO POR TÊ-LO NOS QUADROS DO PDT

Com presenças políticas de peso em Pernambuco, familiares e amigos, o empresário Rinaldo Ferraz (PDT) comemorou seu aniversário de 45 anos, ontem (28.12), em sua chácara em Gravatá, no agreste. Cerca de 300 pessoas prestigiaram a comemoração que já é tradicional há mais de dez anos, embora este ano tenha tomado uma conotação mais política. Rinaldo Ferraz irá concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe) após as convenções de junho do próximo ano.
Por falar em Alepe, um grande destaque na festa foi o presidente da casa, o deputado estadual Guilherme Uchoa (PDT), acompanhado do prefeito de Timbaúba e pré-candidato a deputado federal, Marinaldo Rosendo (PSB). Presença também do ex-prefeito de Gravatá, Ozano Brito. Vereadores e caravanas de amigos e parentes vieram de várias partes do estado. Ao gosto da feijoada, bode, sarapatel e outros itens do cardápio regional, vários forrozeiros da região se revezaram para animar os convidados.
Sobre o projeto de Rinaldo Ferraz (PDT) vir a ser candidato nas eleições do próximo ano, o deputado Guilherme Uchoa (PDT) se mostrou bastante entusiasmado e teceu vários elogios ao aniversariante. “O rápido crescimento do apoio a Rinaldo não é uma surpresa para mim. Eu já esperava isso. Ele sempre foi uma reserva política não descoberta pelos políticos. O carisma, o trabalho cultural, o empresário bem sucedido tem as ferramentas para ser um bom gestor. Além disso, a cidade de Floresta está órfã de deputado estadual. Há muitos anos não existe representante da família Ferraz. E Rinaldo nos passa o sentimento de lealdade, vontade e compromisso com a região onde cresceu e tem seus familiares. Eu me sinto muito honrado de tê-lo no partido (PDT)”, comentou o presidente da Alepe.
O prefeito de Timbaúba e pré-candidato a deputado federal, Marinaldo Rosendo (PSB), garantiu total apoio a Rinaldo Ferraz na futura candidatura e campanha e se mostrou bastante otimista com o Projeto 2014. “Ele será eleito, com certeza. E mais, será um dos deputados mais votados em Pernambuco. Rinaldo é um exemplo de quem pauta sua vida empresarial no fomento à cultura, sobretudo ao forró pé de serra e de raiz. Ele representa renovação, educação. Pernambuco e a cultura só têm a ganhar e, isso, de forma distribuída no estado e não concentrada apenas na região metropolitana do Recife e no próprio Recife apenas”, avalia Rosendo.(Informações Cristiano Jerônimo)

COM DILMA ROUSSEFF, MS FLETANDO EDUARDO CAMPOS

Jarbas é elo de Eduardo com peemedebistas descontentes. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A. Press

Cotado para, mais uma vez, ficar com a vice na chapa de reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014, o PMDB fecha 2013 com movimentos que ratificam sua “pluralidade” de caminhos. Nos estados, o partido vem se posicionando de modo a firmar vínculos bem diferentes da aliança nacional. E o PSB é um dos que aparece como parceiro preferencial da sigla do vice-presidente da República, Michel Temer.

Em Pernambuco, a aliança fechada com os socialistas para a disputa da eleição da Prefeitura do Recife no ano passado, deve se estender para o plano estadual, o que também significa apoio extra-oficial à candidatura presidencial de Eduardo Campos. No Mato Grosso do Sul, os irmãos Nelson (ex-prefeito de Campo Grande) e Fábio Tradd (deputado federal), acenam para uma coligação com o PSB. No Piauí e no Ceará, pontes são construídas. Já no Rio Grande do Sul o flerte evoluiu para namoro e pode dar em casamento.

“O PMDB segue a realidade estadual. Não tem um centro. (A definição de alianças) É estado por estado”, avalia o deputado federal gaúcho Beto Albuquerque, um dos condutores das articulações nacionais da pré-candidatura do governador pernambucano. Segundo ele, as diferenças entre o PT e o PMDB do Rio Grande do Sul são irreconciliáveis. “Lá o nosso movimento tem como prioridade a candidatura presidencial. E o PSB estará no palanque que der exclusividade ao Eduardo Campos”, diz.

Segundo ele, além do PMDB, o PP está conversando com os socialistas. “No PP, temos a senadora Anamélia (que chegou a ser cogitada para a cabeça da chapa com respaldo do PP) e agora, finalmente, o PMDB disse que o (senador Ivo) Sartori, com quem, inclusive o PSB governou Caxias do Sul, pode ser o candidato. Tivemos aliança, conhecemos ele, que é um ótimo gestor. Então, a gente está conversando com o PMDB”, completa.

José Ivo Sertori, ex-prefeito de Caxias, é citado por aqui, terra de Eduardo, como nome praticamente certo no palanque presidencial do PSB do Rio Grande do Sul. O ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB), pré-candidato ao governo de Pernambuco, diz que Sartori já deixou claro que quer apoiar o pré-candidato socialista. O secretário geral do PMDB-PE, deputado federal Raul Henry, reforça a informação. “Ele (o ex-prefeito caxiense) diz que quer votar em Eduardo.”(Josué Nogueira – Diário de Pernambuco)

CAMPOS E GUERRA VÃO À MESA

Eduardo Campos e o presidente estadual do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra, almoçaram a sós, ontem, na sede do Governo do Estado, no Centro de Convenções. Dois assuntos em comum, pelo menos, eles têm para levar à mesa – um é a sucessão do governador e outro, a participação do PSDB na administração estadual do PSB. O ingresso do tucanato na base governista já é previsto há alguns meses. As secretarias de Qualificação Profissional e o Detran, espaços abertos pelo egresso do PTB da gestão, foram hipotecadas aos tucanos, que ainda aparam arestas, antes de bater o martelo na composição. Os tucanos querem reeleger Sérgio Guerra e Bruno Araújo e eleger Daniel Coelho para a Câmara Federal. Eduardo Campos tem como somar esforços ao trabalho já empreendido para este fim. A aliança com o PSDB no Estado não traz sequela ao projeto nacional. E, nacionalmente, o PSDB tem como colaborar com o PSB. Aécio Neves já declarou, inclusive, que pode apoiar Campos num 2º turno. (Folha Política)

PERNAMBUCO PROMOVE PRIMEIRO LEILÃO DE ENERGIA SOLAR DO PAÍS, QUE ATRAI INVESTIMENTOS DE R$ 597 MILHÕES

O Governo de Pernambuco realizou o primeiro leilão de energia solar do País. Nesta sexta-feira (27/12), o governador Eduardo Campos anunciou a contratação de 122,82 megawatts da energia proveniente do sol, o equivalente a seis vezes mais que o total de 20 megawatts produzido hoje no Brasil. O anúncio foi feito na Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Dos 34 projetos licitantes, seis foram contratados de empresas do Brasil, da Itália, da Alemanha, da China e da Espanha. Com o leilão, o preço médio de energia foi negociado a R$ 228,63, um deságio de 8,55% em relação ao preço inicial de R$ 250,00. “É o primeiro leilão de energia solar feito por um Estado brasileiro, e feito com grande êxito, e que vai resultar em investimentos de R$ 597 milhões”, destacou o governador, referindo-se ao investimento total das empresas.
A ideia é de se criar futuramente um cluster de energia solar, seguindo o caminho aberto pelas empresas de energia eólica. Com o cluster, a estimativa de geração de empregos diretos é na casa dos cinco mil. O prazo para a instalação das empresas é de 18 meses, gerando cerca de mil postos de trabalho durante as obras. As empresas funcionarão em Santa Maria da Boa Vista, Flores, Cabo de Santo Agostinho, Joaquim Nabuco e duas em Tacaratu. O contrato é de 20 anos.
“É fundamental que a gente faça esse tipo de investimento, que pode consolidar aqui um cluster de energia solar. Esse leilão aponta para um investimento de uma política que valoriza a energia solar, de energia renovável no País, ajudando no desenvolvimento sustentável do Brasil”, afirmou o governador. “Essa é a primeira vez que se contrata energia solar efetivamente por leilão no Brasil, e alcançando desde já resultados expressivos”, completou o secretário estadual de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo.(Fotos: Eduardo Braga/SEI)
Município
Empresa
Empreendimento
Megawatts
Santa Maria da Boa Vista
Sowitec Operacional Brasil (Alemanha)
São Francisco
30
Tacaratu
Enel Greenpower (Itália)
Fontes Solar I
5
Tacaratu
Enel Greenpower (Itália)
Fontes Solar II
5
Flores
Kroma Comercializadora de Energia Ltda (Brasil)
São Pedro e Paulo I
29,25
Cabo de Santo Agostinho
Cone Concierge S/A(Brasil)
Cone Energia
22,82
Joaquim Nabuco
Sun Premier Holding Participações Ltda(China/Espanha)
Força Verde Pernambuco Energia
29,75

REAJUSTE DE ATÉ 15% NA CONTRIBUIÇÃO DO SASSEPE

A Secretaria de Administração de Pernambuco e os servidores estaduais fecharam acordo para tentar salvar o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe). Agora, os 190 mil usuários precisarão contribuir com mais de seus salários. Isso porque a alíquota hoje única de 4,5% para todos os titulares irá variar de acordo com a faixa etária. A maior, de 5,2%, será para quem tem mais de 60 anos, 49.160 pessoas. Um reajuste de 15%. Somente a minoria, 907 usuários com idade abaixo dos 17 anos manterão os 4,5% de contribuição mensal (confira na arte acima).

As mudanças só devem começar a valer em março de 2014. A proposta só foi aceita pelos servidores porque o Estado se comprometeu a ampliar em R$ 500 mil sua contrapartida mensal, de R$ 5,4 milhões para R$ 5,9 milhões. Também haverá mudanças nas alíquotas dos dependentes, que são somadas às dos titulares. A menor, de 1% para os com idade abaixo de 17 anos, passará a ser de 1,15%. A maior, de 2,5%, para quem tem mais de 60 anos, subirá para 2,9%.

UM CRIME QUE AINDA ESTÁ MAL EXPLICADO

Só o fato de terem sido presos, por decisão judicial, 10 dos 23 vereadores de Caruaru, que é a maior cidade do interior de Pernambuco, é um escândalo político de grandes proporções. E se torna ainda maior quando o motivo alegado para as prisões foi a prática de crime de extorsão. Os 10 vereadores que passaram 10 dias na prisão teriam exigido propina do prefeito José Queiroz, no valor de 2 milhões, para aprovar um projeto de interesse da prefeitura. Até aí nada a contestar sobre a prisão dos ditos cujos. Mas o que deixa perplexa a opinião pública é que o prefeito não confirma ter sido extorquido por nenhum dos acusados. E daí se origina a seguinte pergunta: se o próprio prefeito não confirma a tentativa de extorsão que teria sido praticada pelos vereadores, algo está errado na condução deste processo. Se a Polícia diz ter provas para embasar os mandados de prisão deveria apresentá-las logo para pôr fim ao “disse-me-disse”.

Por Inaldo Sampaio