Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

GOVERNADOR EMPOSSA NOVOS SECRETÁRIOS

O governador Eduardo Campos deu posse aos seis novos secretários estaduais na manhã desta sexta-feira (03/01), em cerimônia realizada na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco. Os nomeados são João Bosco de Almeida (Infraestrutura), Adailton Feitosa (Turismo), Bernardo D’Almeida (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos) e Murilo Guerra (Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo). Completam o time Marcelo Canuto e Alessandro Carvalho, efetivados em Cultura e Defesa Social, respectivamente.

Eduardo agradeceu o empenho dos secretários que deixaram o Governo e deu as boas vindas aos que iniciam sua missão, “para nos ajudar nessa tarefa de continuar o trabalho, um trabalho que entende a importância do diálogo, que sabe respeitar as diferenças, que sabe ouvir a população”, disse. “Temos de entregar em 2014 muitas ações que começamos, fazer andar cronogramas, fiscalizar o que está sendo feito. Temos de manter o foco no trabalho, nas entregas a serem feitas”, orientou o governador.

Quem falou em nome dos novos integrantes foi João Bosco, que já comandou a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (que foi incorporada à pasta de Transportes na nova reforma administrativa) na gestão de Eduardo. “Temos de assumir o compromisso de atuar com esforço redobrado para que todos os objetivos e metas pactuados por esse governo com o povo pernambucano sejam alcançados”, destacou Bosco, relatando diversas ações a serem concluídas este ano, como as barragens de Serro Azul, Igarapeba e Gatos.

O ex-secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, fez o discurso representando o time que deixou as pastas do Governo. O Termo de Posse assinado pelo governador complementa a reforma administrativa anunciada em novembro e publicada no Diário Oficial do Estado no segundo dia do ano. Prestigiaram ainda a composição do novo secretariado o vice-governador João Lyra Neto, os deputados federais Sérgio Guerra e Severino Ninho, além de outros secretários.

ENTREGA DE CARGOS NO GOVERNO DO ESTADO NA PAUTA DOS PETISTAS

Quase três meses depois de decidir entregar os cargos no governo estadual, o PT deverá retomar a discussão sobre o tema. A presidente estadual deputada Teresa Leitão disse que o assunto entrará em pauta na próxima reunião do diretório, que está marcada para o próximo dia 18. Uma das prioridades da dirigente será determinar o cumprimento da decisão, que foi tomada em meados de outubro. Já nas gestões municipais onde o PT participa dos governos do PSB, a escolha ficará por conta do diretório local.

“Essa é uma pendência da direção anterior. Não houve nenhum recurso dessa decisão, então vamos buscar o seu cumprimento. A nível estadual, as direções vão analisar se vale a pena continuar, se haverá constrangimento. Nós podemos dar uma recomendação, mas não vamos intervir. Aparentemente, todo mundo (prefeitos) vai apoiar Eduardo. Podem ter situações diferentes, como Olinda, onde o vice-prefeito é do PT e o prefeito é do PCdoB e não sabemos como eles vão ficar”, afirmou. Teresa Leitão disse que não concordou com a decisão de entregar os cargos no Recife e Paulista, pois nos dois caso houve intervenção.

Estima-se que o PT tenha entre dez a 12 cargos de confianças na gestão de Eduardo Campos (PSB). Nessa conta, estão inclusos apenas nomes que ocupam cargos de direção ou segundo escalão, como é o caso de Oscar Barreto, secretário-executivo de Agricultura. Considerado mais socialista que petista, Oscar entregou uma carta de demissão ao governador Eduardo Campos alguns dias após a decisão do partido, mas não saiu da gestão alegando que Campos ainda não aceitou sua saída.

Neste mês de janeiro, Teresa Leitão estará dedicada às decisões do partido. Segundo ela, haverá uma reunião – ainda sem data marcada – com a bancada petista na Assembleia Legislativa para traçar os novos rumos do PT no Legislativo. “Estamos na oposição desde que Eduardo saiu do governo Dilma”, frisou. Está previsto para este mês o anúncio da Executiva, que será formada por 18 membros.(Jumariana Oliveira-JC)

CONSELHEIRO VALDECIR PASCOAL ASSUME COMANDO DO TCE

Em uma cerimônia simples, que teve a presença do ministro aposentado do TCU, Marcos Vinicius Vilaça, o conselheiro Valdecir Pascoal assumiu hoje a presidência do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco para o biênio 2014-2015. A posse ocorreu ontem (02), durante uma sessão especial do Pleno que contou com a participação de todos os conselheiros e da procuradora geral do Ministério Público de Contas, Eliana Maria Lapenda de Moraes Guerra.

Ao abrir a sessão, a ainda presidente Teresa Duere agradeceu a presença do ministro Marcos Vilaça “no último dia de minha gestão”, exaltando em breves palavras a sua “correção, competência e lealdade”. Em seguida ela passou a palavra para o novo presidente, que agradeceu a confiança nele depositada pelos colegas conselheiros para dirigir o órgão pelos próximos dois anos.

Também foram empossados os conselheiros Carlos Porto (na vice-presidência), Marcos Loreto (na Corregedoria), Dirceu Rodolfo (na direção da Escola de Contas), João Campos (na chefia da Ouvidoria), Ranilson Ramos (na presidência da Primeira Câmara) e Teresa Duere (na presidência da Segunda Câmara).

A procuradora geral do Ministério Público de Contas, Eliana Lapenda de Moraes Guerra, também fez uso da palavra para desejar boa sorte ao novo presidente, que estava acompanhado pela esposa Dalva e as filhas Bárbara e Beatriz.

COLETIVA – O conselheiro e novo presidente do TCE, Valdecir Pascoal, disse ontem (020, em sua primeira coletiva de imprensa que quem administra de fato o órgão, independente de quem esteja na presidência, “é o nosso Plano Estratégico”. Ele admitiu que será “um desafio” estar à frente do TCE pelos próximos dois anos, pois esta é a primeira vez que um conselheiro oriundo da área técnica assume a presidência do Tribunal.

Pascoal ingressou no órgão em 1991, por concurso público, como auditor das contas públicas, e em seguida passou em um novo concurso para o cargo de auditor substituto. Foi nesta condição que ele chegou ao cargo de conselheiro.

Ele reafirmou que suas prioridades nos próximos dois anos são melhorar a qualidade das auditorias, deixando-as em padrão internacional, aperfeiçoar a comunicação com a sociedade e desenvolver programas através da Escola de Contas para dar mais assistência aos pequenos municípios. (Gerência de Jornalismo (GEJO)

DEFINIÇÃO DE NOME ATÉ FEVEREIRO

Formalizadas as mudanças no seu secretariado, o governador Eduardo Campos tem outra missão a cumprir: definir o nome do PSB que concorrerá a sua sucessão. E a escolha deve se dar até fevereiro. Evitar a demora nessa decisão tem a ver com barrar a sensação de favoritismo do adversário, o pré-candidato ao Governo do Estado, Armando Monteiro Neto. O fato de o petebista estar “solto” no interior não está passando batido por socialistas e aliados. Tem pesquisa qualitativa sendo realizada – mais uma, já que o governador é bem chegado a essas consultas. Dessa última amostra, pode sair o direcionamento a ser adotado. A posição do eleitor deve guiar a opção do governador, que, no entanto, já tem alguma ideia pré-concebida. Há aliado apostando que o candidato a sucessão de Campos deve ser uma alternativa capaz de “envelhecer Armando”. Em outras palavras, na bolsa de apostas, está na frente um nome “jovem” na política em relação ao histórico de Armando.
Por: Renata Bezerra – Folha Política

TAMPÃO

O vice-governador foi previamente consultado sobre todas as mudanças feitas no 1º escalão do governo estadual. E teve o bom senso de dizer que não haverá “governo João Lyra Neto” e sim a “continuidade” do governo Eduardo Campos. Agirá diferente de Carlos Wilson (PT) e Mendonça Filho (DEM), que tentaram dar “cara própria” às suas respectivas gestões. (Fogo Cruzado)

QUATRO DEPUTADOS ESTADUAIS RETORNARÃO À ASSEMBLEIA NESTA SEXTA-FEIRA

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa-foto (PDT) vai interromper suas férias em Itamaracá para dar as boas vindas, nesta sexta-feira, aos parlamentares que estão de volta à Casa após terem sido exonerados do governo Eduardo Campos.

Estão de volta os deputados Isaltino Nascimento (PSB), Aluísio Lessa (PSB), Laura Gomes (PSB) e Alberto Feitosa (PR).

A volta deles acarretará a saída dos suplentes Ossésio Silva (PRB), Isabel Cristina (PT), Sebastião Rufino (PSB) e José Humberto Cavalcanti (PTB).

GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS ANUNCIA NOVOS SECRETÁRIOS

O governador Eduardo Campos concluiu, nesta quinta-feira (02/01), a reformulação do secretariado estadual que atuará no ano de 2014. No início da semana, Eduardo sancionou o projeto da reforma administrativa, que já havia sido aprovado na Assembleia Legislativa, reduzindo o número de secretarias e enxugando a máquina pública.

A nova Secretaria de Infraestrutura, oriunda da fusão das antigas pastas de Transportes e de Recursos Hídricos e Energéticos, será comandada pelo engenheiro elétrico João Bosco de Almeida. Após presidir por dois anos a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Bosco retorna à gestão estadual, na qual foi secretário de Recursos Hídricos e Energéticos e acumulou a presidência da Compesa. Também na pasta de Infraestrutura, Almir Cirilo foi nomeado secretário-executivo de Coordenação.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos terá como titular Bernardo d’Almeida, que vinha atuando como de secretário-executivo de Gestão na Secretaria de Planejamento. Para a Secretaria de Turismo, o governador designou como titular Adailton Feitosa, então secretário-executivo da mesma. Por sua vez, Ana Cavalcanti atuará como secretária-executiva de Esportes na Secretaria de Educação e Esportes.

EFETIVAÇÕES – O governador Eduardo Campos confirmou ainda as efetivações de Marcelo Canuto e Alessandro Carvalho como titulares das pastas de Cultura e Defesa Social, respectivamente. Desde o final do ano passado, os dois vinham respondendo pelos órgãos. Durante esse período, Canuto acumulou a função de secretário-executivo da Casa Civil.

A Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo será comandada pelo advogado Murilo Guerra, que já foi superintendente do Sebrae em Pernambuco. Para o Detran, foi nomeado Caio Mello, que vinha atuando como secretário de Saúde de Camaragibe.

As nomeações serão publicadas no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (03/01).

PERFIL DOS NOVOS SECRETÁRIOS

SECRETARIA DE CULTURA
Secretário: Marcelo Canuto
Profissão: Advogado
Nascido no Recife, Marcelo Canuto Mendes, 49 anos, é formado em Direito pela UFPE. Iniciou sua carreira pública como oficial de gabinete da Secretaria de Imprensa de Pernambuco, no segundo Governo de Miguel Arraes (1987-1990). Foi chefe de gabinete da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes durante o período de intervenção estadual no município (1988) e diretor do Departamento de Relações com os Poderes Municipais da Secretaria de Governo de Olinda a partir de 1989. Foi gerente-geral da Secretaria de Projetos Especiais no terceiro Governo de Miguel Arraes (1995-1998). No Governo Eduardo Campos, respondeu pela Gerência Geral de Gestão da Secretaria Especial de Articulação Social do Estado (2007-2010), pasta da qual passou a ser o secretário em  março de 2010. Desde 2001, foi nomeado secretário-executivo de Relações Institucionais e Articulação Parlamentar da Casa Civil, tendo entre suas atribuições o acompanhamento das ações desenvolvidas pelo Estado na área da Cultura. Assumiu interinamente, por diversas ocasiões, a titularidade da Casa Civil, tendo ainda acumulado, entre janeiro de 2012 e junho de 2013, a Secretaria-Executiva de Articulação Política da referida pasta. Em outubro de 2013, foi designado para responder pela Secretaria de Cultura.

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL
Secretário: Alessandro Carvalho
Profissão: Delegado federal
Natural de Salvador (Bahia), o Delegado Federal Alessandro Carvalho Liberato de Mattos, 40 anos, exerceu o cargo de Delegado Regional Executivo da Superintendência da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Norte, chefiou as Delegacias de Polícia Federal em Juazeiro (Bahia) e em Foz do Iguaçu (Paraná), além de ter sido Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado  e Delegado Regional Executivo da Superintendência da Polícia Federal no Estado da Bahia, dentre outros cargos assumidos na Polícia Federal, na qual ingressou em 1999. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia, foi advogado Cível e Comercial. Exerceu o cargo de secretário-executivo de Defesa Social em Pernambuco desde julho de 2010, vindo a responder pela pasta desde dezembro de 2013.

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS
Secretário: Bernardo d’Almeida
Profissão: Auditor da Fazenda de Pernambuco
Nascido no Recife e formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bernardo Juarez D’Almeida, 42 anos, é auditor tributário do Tesouro Estadual desde 1994, tendo exercido cargos de gerência na Secretaria da Fazenda, de onde é funcionário de carreira. Em 2008, ingressou no time do Governo de Pernambuco ao assumir a Gerência Geral de Ações Governamentais do Pacto pela Vida, cargo que ocupou até o final de 2010. Em janeiro de 2011, foi nomeado secretário executivo de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. Começou a trabalhar no Pacto pela Vida quando o então secretário de Planejamento e hoje prefeito do Recife, Geraldo Julio, assumiu a coordenação do Comitê Gestor do Pacto pela Vida. Ainda em 2011, a convite do então secretário de Planejamento e Gestão Alexandre Rebêlo, iniciou os trabalhos de construção dos Pactos pela Educação e pela Saúde.

SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA
Secretário: João Bosco de Almeida
Profissão: Engenheiro elétrico
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Bosco de Almeida, paraibano com título de cidadão pernambucano (2009), tem uma trajetória profissional ligada às áreas de educação, operação de sistemas elétricos, usinas hidroelétricas, gestão de redes de abastecimento de água, planejamento empresarial e desenvolvimento gerencial. Ex-seminarista, atuou inicialmente como professor de física. Servidor de carreira da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) há 40 anos, começou como estagiário e chegou a Diretor Administrativo, passando ainda pelos cargos de gerente do Serviço Regional de Manutenção de Campina Grande, gerente do Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso, diretor de operação e membro do Comitê de Planejamento Empresarial. Ainda na Chesf, atuou como instrutor e chefe do setor de treinamento, tendo colaborado com a especialização de inúmeros quadros da engenharia no Norte/Nordeste, em especial dos setores hídrico e elétrico. Atuou também em cargos executivos nos governo da Paraíba e de Pernambuco. Foi secretário de Infraestrutura no final da década de 1990, durante o terceiro Governo de Miguel Arraes de Alencar. Já no Governo Eduardo Campos, foi secretário de Recursos Hídricos e Articulação Regional, entre 2007 e 2010, período em que também acumulou a presidência da Compesa. No segundo mandato de Eduardo Campos, Bosco foi secretário de Recursos Hídricos e Energéticos no ano de 2011, quando deixou a gestão para assumir a presidência da Chesf, onde permaneceu até o final de 2013.

SECRETARIA DE TRABALHO, QUALIFICAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Secretário: Murilo Guerra
Profissão: Advogado
O advogado Murilo Guerra, 66 anos, é procurador do Estado e ocupou a Procuradoria-Geral Adjunta de Pernambuco no Governo Joaquim Francisco (1991-1994). Guerra também foi superintendente por do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE) por dois mandatos do Sebrae e já foi procurador-chefe da Fazenda.

SECRETARIA DE TURISMO
Secretário: Adailton Feitosa
Profissão: Auditor do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE)
Natural de Serra Talhada, Adailton Feitosa tem 42 anos. Formado em Direito pela UFPE, com especialização em gestão pública e controle externo pela UPE e mestrado em gestão pública pela UFPE. Ingressou como auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco em 1992, tendo exercido as funções de assessor do auditor Carlos Maurício, assessor do conselho Romeu da Fonte, inspetor de Surubim e de Garanhuns, diretor de controle municipal, coordenador de controle externo, diretor geral, assessor do conselheiro Marcos Loreto e chefe de gabinete da Presidência do TCE-PE. Em janeiro de 2012, entrou na Empetur, onde exerceu o cargo de diretor administrativo-financeiro e de vice-presidente até janeiro de 2013. Desde então, exercia o cargo de secretário-executivo de Turismo de Pernambuco. Também é professor de Direito da UniNassau.

GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA AUMENTO NO SALÁRIO DOS PROFESSORES

Professores da Rede Estadual de Ensino ganham reajuste de 8,32%. Nesta quinta-feira (02/01), o governador Eduardo Campos assinou Projeto de Lei estabelecendo o novo piso salarial, em cerimônia realizada na Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções de Pernambuco. O impacto financeiro é de quase R$ 144 milhões por ano na folha salarial.

A partir deste mês, os professores com formação em Magistério passarão a receber R$ 1.698,09. Já aqueles que possuem Licenciatura Plena terão remuneração de R$ 1.782,99, podendo alcançar, ao final da carreira, R$ 4.458,72. “Nada melhor do que começar o ano valorizando a educação, uma área que tem sido tratada em nosso governo com prioridade absoluta”, afirmou Eduardo, lembrando que já são 163 mil alunos em escolas de referência no Estado.

Desde 2007, os ganhos nos reajustes foram de 145,31% (Magistério) e 78,11% (Licenciatura Plena) a mais que a inflação do período. “O valor é calculado pelo Ministério da Educação e nós aplicamos todos os anos exatamente o que eles indicam. Só cinco Estados da Federação cumpriram o piso até hoje, e Pernambuco foi um deles”, afirmou o governador.

Para Eduardo, o futuro do País passa pelos investimentos em educação. “A educação é um desafio estratégico para a construção de um país mais equilibrado socialmente”, assegurou. O Projeto de Lei segue para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, e deverá ser votado a partir de fevereiro, com efeito retroativo ao dia 1º de janeiro.

REFORMA DO GOVERNO EDUARDO CAMPOS SERÁ ANUNCIADA NESTA QUINTA-FEIRA

Após críticas e recuos, o governador Eduardo Campos (PSB) anuncia amanhã a formação definitiva de seu novo governo, resultado da reforma administrativa anunciada em novembro durante participação do presidenciável em programa de TV transmitido nacionalmente. O projeto de lei que altera a estrutura do secretariado, aprovado no último dia 20 pela Assembleia Legislativa (Alepe), foi sancionado pelo governador na segunda-feira (30), longe dos holofotes da imprensa.
Em entrevista ontem ao chegar à Missa de Ação de Graças, em Casa Forte, Eduardo Campos disse que todos os nomes da nova estrutura estão definidos. Entretanto, interlocutores afirmam que, após a celebração, ele reuniu-se com o vice-governador João Lyra Neto para acertar os últimos detalhes.
Na conversa com a imprensa, o socialista ainda desconversou ao ser questionado se o anúncio de amanhã já contemplará os nomes indicados pelo PSDB, que estão de malas prontas para entrar no governo, ocupando os cargos deixados pelo PTB. “Vou falar disso na quinta (2)”, limitou-se a comentar.
Coube ao vice-governador, João Lyra Neto (PSB), responder ao questionamento de que a aliança com os tucanos pode colocar em dúvida o discurso de Eduardo Campos em torno da defesa da nova política e as críticas feitas por ele aos governos baseados em loteamento de cargos. 
“Eu acho que não se trata de loteamento, mas, sim, de aumentar nossa parceria de governo. Sérgio Guerra (presidente estadual do PSDB) é um companheiro que vem de mais de 20 anos, tem relação política e pessoal com o governador e com nós todos. Ele dará sua contribuição ao último ano de governo de Eduardo Campos”, declarou.

MARINALDO ROSENDO RENUNCIA PREFEITURA DE TIMBAÚBA AMANHÃ

O prefeito Marinaldo Rosendo (PSB), de Timbaúba, anunciou ontem, em entrevista a uma rádio do município da Mata Norte, que deixará o Executivo amanhã para disputar uma das vagas na Câmara dos Deputados, em 2014. Quem assume é o vice-prefeito e aliado político Júnior Rodrigues (PSB).
Mesmo podendo ficar no cargo até abril, Marinaldo resolveu antecipar a saída. Ele informou que a transmissão do cargo será feita em uma solenidade na Câmara de Vereadores, amanhã.
Na entrevista, o prefeito fez uma prestação de contas da gestão ao longo dos últimos cinco anos e agradeceu o apoio da população durante seu governo.
O socialista foi reeleito no município, em 2012, com 97% – 23.328 votos –, frente os 721 votos da adversária Socorro de Timbaúba (PSL).