Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

APROVADOS DOIS NOVOS PROJETOS DA VEREADORA ALINE MARIANO

A vereadora do Recife, Aline Mariano (PSDB), conseguiu aprovar mais dois projetos na Câmara Municipal. O primeiro é a lei que estabelece a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais e de prestações de serviços a disporem etiquetas, preços, informações, e demais referências aos produtos de forma visível, com letras compatíveis com a fácil leitura, inclusive por idosos e deficientes visuais.A lei pretende assegurar a pessoas com deficiência ou limitação visual a fácil leitura de preços, informações e referências de produtos – dados que podem influenciar a decisão de compra.O outro é a lei que determina a obrigatoriedade dos estabelecimentos financeiros dotados de porta de segurança de travamento eletrônico por presença de detectores de metais, de oferecer aos usuários unidades de porta volumes para que pertences possam ser guardados na área externa da agência. O principal objetivo da lei é evitar possíveis constrangimentos causados pelo detector de metais.(Rádio Vivo)

GOVERNO DE PERNAMBUCO VAI AJUDAR NA RECUPERAÇÃO DO CENTRO CULTURAL LIA DE ITAMARACÁ

O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, comprometeu-se na reconstrução do Centro Cultural Estrela de Lia, localizado na Praia das Jaguaribe, em Itamaracá, que desabou, na última quinta-feira em virtude das fortes chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife. Lia foi recebida na tarde de ontem (13), na Sede Provisória do Governo de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda, pelo secretário de Cultura, Marcelo Canuto, e pelo secretário executivo de Articulação Política da Casa Civil, Yves Ribeiro. 

O centro, criado pela própria cirandeira em 2006, funciona como um espaço de encontros culturais, recebendo, além da tradicional Ciranda de Lia, um leque de atividades socioculturais gratuitas, a exemplo de oficinas de percussão e de confecção de instrumentos, cerâmica artesanal e shows de artistas locais, entre outros. No final do ano passado, Lia foi reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado de Pernambuco.
De acordo com o secretário de Cultura, Marcelo Canuto, já foi destacado um engenheiro para realizar uma avaliação no local e presentar um projeto que resgate o espaço que Lia utiliza para suas apresentações e outras atividades socioculturais. “Recuperar esse espaço é mais que uma obrigação do Governo do Estado por tudo que Lia de Itamaracá representa no cenário cultural pernambucano”, afirmou.

AS SAÍDAS PARA JOÃO LYRA

Político de uma só palavra, sério e ortodoxo no trato da coisa pública, o vice-governador João Lyra Neto será retilíneo e não mudará seu comportamento nem sua postura política diante do governador Eduardo Campos quando assumir o mandato tempão em 4 de abril, mesmo que não venha a ser escolhido candidato da base governista.

Quem garante é o marqueteiro Marcelo Teixeira, da Makplan, que tem com o vice uma estreita relação de amizade e familiar. Experiente estrategista político, Teixeira tem uma opinião diferenciada em relação ao noticiário sobre o futuro de Lyra.

No seu entender, o vice-governador está diante de quatro cenários que se apresentam indefinidos, mas que hoje são reais. O primeiro, que não faz muito o perfil de Lyra, seria adotar o estilo do ex-governador José Ramos.

Na condição de presidente da Assembleia, Ramos assumiu o mandato tampão do ex-governador Roberto Magalhães apenas para cumprir tabela, de forma que chegou a disputar um mandato de deputado sem sucesso, sendo obrigado a viver um autoexílio no Sertão como criador de bode.

Teixeira acha que outra opção de Lyra seria repetir a façanha de Carlos Wilson, vice de Arraes, que governou 11 meses com autonomia e estilo próprio. Terceira alternativa lembrada pelo marqueteiro seria João Lyra optar por não assumir o Governo e disputar a eleição proporcional, para não ficar sem mandato.

Neste caso, o mandato tampão de nove meses seria exercido pelo presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa (PDT), de temperamento e estilo antagônicos ao de Lyra, equação que poderia mais dissipar do que somar os chamados votos de opinião pelo perfil conservador do pedetista.

Por fim, Teixeira acha que a quarta e última opção seria o vice-governador ser apoiado à reeleição por Eduardo. Esta, entretanto, é uma alternativa que não depende de Lyra, mas única e exclusivamente do governador.

Com relação a isso, o experiente marqueteiro avalia que o governador, que argumenta muito bem, pode até afastar Lyra do páreo por outros motivos, nunca o de que ele é político de carreira e não se encaixaria no novo que vem sendo pregado por aí.

“O pau que dá em Chico também dá em Francisco”, brinca Teixeira, para reforçar a tese de que o não político também arrastaria o governador para a jaula dos leões ao transportar essa discussão para o plano presidencial.

“Se a escolha recaísse em técnicos e não políticos, a rigor o governador também estaria fora da disputa presidencial. Ele teria que colocar Tadeu para governador e Paulo Câmara para presidente, porque ele é um político de carreira”, explica.

Por: Magno Martins

PPS EXPULSA VEREADOR JAJÁ

Após a conclusão do processo administrativo e parecer do Conselho de Ética, a Direção Estadual do Partido Popular Socialista de Pernambuco (PPS-PE) decidiu, em reunião extraordinária, nesta segunda-feira (13), expulsar de seus quadros, o vereador Jailson Soares de Oliveira Batista, Jajá, da cidade de Caruaru, no Agreste  Pernambucano. Jajá é suspeito de participar, junto com outros nove vereadores do município, de um esquema de corrupção para a aprovação de lei sobre o projeto do BRT (Bus Rapid Transport).

No dia 18 de dezembro de 2013, dez dos 23 vereadores de Caruaru foram presos pela polícia civil durante a “Operação Ponto Final”. Os parlamentares são suspeitos de cobrar propina para a aprovação de projetos do Poder Executivo encaminhados à Casa. De acordo com a polícia, os suspeitos tentavam extorquir R$ 2 milhões. Uma das votações colocadas em suspeição foi a do empréstimo de R$ 250 milhões para a instalação do BRT (Bus Rapid Transport), uma das prioridades do PAC Mobilidade para o município. A Justiça determinou a suspensão da sessão que aprovou o empréstimo.

GONZAGA PATRIOTA DEFENDE MINHA CASA, MINHA VIDA, MAS PEDE MAIS RIGOR NA FISCALIZAÇÃO DO PROGRAMA

Em entrevista concedida a Rádio CBN Recife, nesta segunda-feira (13), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) comentou sobre o Programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida. O deputado defendeu o Programa, mas alertou para as irregularidades que vem ocorrendo em vários municípios brasileiros e citou Petrolina como exemplo. “O programa tem todo o nosso apoio, mas, infelizmente, já recebemos várias denúncias que as casas do programa não estariam chegando aos mais necessitados e que os beneficiados seriam pessoas com uma boa situação financeira” declarou Patriota.
O parlamentar também afirmou que em Petrolina estão usando o Programa do Governo Federal para fazer politicagem. “Está sendo feita politicagem no município de Petrolina, pelo coordenador pernambucano da campanha de Dilma, que é o prefeito Dr. Júlio Lóssio. Denuncias são muitas no Ministério Público e a gente não ver sequer as respostas desses desmandos que estão acontecendo em Petrolina e, com certeza, em outros municípios brasileiros”, desabafou Gonzaga.

Para o socialista é preciso mais rigor na fiscalização do Programa Minha Casa, Minha Vida, porque ele é financiado com o dinheiro do FGTS dos trabalhadores brasileiros.

“É preciso rever os critérios, para  que os contemplados realmente mereçam morar nas casas. Precisamos também de um maior rigor na fiscalização das etapas de construção, para garantir um imóvel de qualidade”, defendeu.

De acordo com Patriota, no final do ano passado, o governo da presidenta Dilma Rousseff  fez uma redução drástica no superávit primário e, para isso, teve que cancelar projetos importantes de desenvolvimento econômico e social, atingindo, principalmente, a região Norte e Nordeste do Brasil.

GONZAGA PATRIOTA TEM FINAL DE SEMANA COM MÚLTIPLAS AÇÕES

Depois de participar, na última sexta feira, da colação de grau de sua nora, Gabriella Cheguevara, do curso de medicina da Universidade Baiana, em Salvador, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), paraninfou, no sábado (11), a 4ª turma de formandos em direito pela Facesf – Faculdade de Ciências Sociais de Belém do São Francisco.

Neste domingo (12), depois de visitar a sua matriarca política orocoense, Maria Bezerra, Gonzaga Patriota se reuniu, em café da manhã, com o seu grupo político de Orocó, no Balneário de Zé Padre, onde se fizeram presentes vários amigos e correligionários do deputado sertanejo, dentre eles, o ex-prefeito Sérgio Clementino, o vereador Galego de Abílio e lideranças políticas, como Hélio Soares, Robinho, Nelson Ferraz, João de Demar, Carlinho do Hospital, Osman Lopes, a professora Analice Amorim, dentre muitos outros.

Nessa confraternização as lideranças políticas trataram do encaminhamento de vários problemas que se arrastam sem fim naquele município, a exemplo das quatro pequenas adutoras para o abastecimento dos Assentamentos a poucos quilômetros do rio São Francisco e do Programa Sorridente, que ainda não chegou a Capital das Ilhas.

Em Santa Maria da Boa Vista Gonzaga Patriota se reuniu com a prefeita Eliane Costa, com o vereador peemedebista Beneditinho, representando o vice-prefeito Gualberto, que se encontra no Rio de Janeiro, em busca de parcerias empresariais para os boavistanos, e com os vereadores, Paulo Jericó, Nildo Abelha e Juninho de Joaquim Rodrigues. Presentes também todos os secretários municipais e várias lideranças políticas, encabeçadas por Rogério Júnior, ex-prefeito do município.

Na pauta, além de ações do deputado pernambucano para Santa Maria da Boa Vista, a exemplo da concretização dos projetos e Adutoras Garça, Safra e Redenção; da Linha Verde que vai ligar a sede do município a Caraíba Velha, pela margem do rio; da recuperação da rodovia que liga a BR 428 a PE 555, em Urimamã, passando pelo Projeto Fulgêncio.

Na ocasião, Patriota defendeu a unidade dos partidos da base de apoio ao governador Eduardo Campos. “Da mesma forma que apoiei Eliane Costa, à prefeitura de Santa Maria da Boa Vista, porque o candidato do meu partido não era confiável, não vou aceitar que nenhum membro do PSB boavistano, apoie candidatura que não seja da base socialista”, disso Gonzaga Patriota aos presentes na reunião de ontem.

Gonzaga Patriota terminou este domingo na comemoração do aniversário dos 70 anos do seu amigo Ernesto, em Petrolina.

PERNAMBUCO APRESENTA REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS PELO SÉTIMO ANO CONSECUTIVO

O programa Pacto Pela Vida, implantado pelo Governo de Pernambuco em 2007, registrou, pelo sétimo ano consecutivo, uma redução de 7,6%, em 2013, na comparação com 2012, na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que mede o número de homicídios e latrocínios por 100 mil habitantes. Desde sua criação, o Pacto Pela Vida reduziu em 39,10% a taxa de CVLI’s, o que significa um total de 7.899 vidas salvas em sete anos. Ao alcançar sete anos consecutivos de queda na criminalidade, o Estado é o único do Nordeste que apresenta declínio nos índices de violência. O mesmo acontecendo com o Recife, única capital nordestina a reduzir os índices de homicídios.
Na análise dos dados por município, apenas em 2013, a capital pernambucana apresentou uma queda de 24,7% na taxa de homicídios e obteve 140 dias sem ocorrência de assassinatos. Na tabulação dos números nos últimos sete anos, Recife atingiu um patamar de redução de 60,88%. Para colaborar na redução da violência, a gestão municipal, após receber sugestões de vários setores da sociedade, lançou, no último mês de julho, o Pacto pela Vida do Recife, primeiro plano municipal de segurança pública do Brasil. Também foram instaladas 40 câmeras de videomonitoramento, em 13 bairros da cidade, reforçando a segurança em praças, parques e nas proximidades de escolas municipais.
Além dos vários municípios que diminuíram seus índices de CVLI, 13 cidades pernambucanas não registraram nenhum homicídio durante todo o ano de 2013. São eles: Salgadinho, Brejinho, Solidão, Buenos Aires, Calumbi, Frei Miguelinho, Granito, Ibirajuba, Ingazeira, Poção, Santa Filomena, Triunfo e Verdejante. O distrito de Fernando de Noronha também não registrou homicídios no ano passado. Pela primeira vez na história, Pernambuco celebrou um dia inteiro sem que fosse registrada uma única morte violenta. O fato aconteceu em 29 de abril, quando os 184 municípios do Estado zeraram os índices contabilizados pelo Pacto Pela Vida.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, atribuiu os resultados à decisão política do governador Eduardo Campos de ter optado pela criação efetiva de uma política de segurança pública e Defesa Social para o Estado. “Com a decisão, buscamos conhecer quais eram os problemas que levavam à violência e, a partir de um diagnóstico, investimos na complementação do efetivo, na integração entre os órgãos operativos da SDS e em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público e outros setores da sociedade civil.

GOVERNO DO ESTADO DIVULGA CALENDÁRIO ANUAL DE PAGAMENTOS DOS SERVIDORES

O Governo de Pernambuco divulga mais uma vez o calendário anual de pagamento dos servidores do Estado. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário de Administração, Décio Padilha, nesta segunda-feira (13/01), em solenidade realizada na Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções de Pernambuco. O pagamento está previsto para os últimos dias úteis de cada mês, e a folha anual está orçada em R$ 8,2 bilhões.

Para Eduardo, a medida traz mais tranquilidade e poder de planejamento aos 222 mil servidores do Estado. “Faz parte de um esforço que fizemos desde o primeiro ano de Governo em favor do servidor. Quando chegamos, conseguimos colocar o pagamento para dentro do mês e, inicialmente, colocar o calendário para os seis meses seguintes. Desde o ano passado, conseguimos fazer o calendário do ano inteiro, que é o que estamos fazendo agora”, disse o governador.

Dos 222 mil servidores, 135 mil são ativos (representando 62% da folha), 59 mil aposentados (27%) e 26 mil pensionistas (12%). Atualmente, o comprometimento da Receita Corrente Líquida com despesas com pessoal é de 44,6%. A meta é que em 2014 esse percentual seja reduzido para 44,4%. “Apesar do cenário macroeconômico adverso, Pernambuco se mantém equilibrado e consegue fazer esse anúncio, demonstrando uma organização nas contas.  As famílias vão poder se programar, a margem de risco de erro é zero”, garantiu Décio Padilha.

Os aposentados e pensionistas de todos os órgãos estaduais recebem no antepenúltimo dia útil de cada mês. Para os servidores ativos da Secretaria de Educação e do Conservatório Pernambucano de Música, os salários serão pagos no penúltimo dia. No último dia do mês será efetuado o pagamento dos servidores dos demais órgãos e entidades estatais.

Segue abaixo o calendário completo.

PETISTAS ATENTOS AOS PASSOS DE JOÃO PAULO

A repactuação de forças no Partido dos Trabalhadores em Pernambuco previa o esforço coletivo para que fossem adotadas posições institucionais nos temas caros à legenda, especialmente, envolvendo a corrida sucessória deste ano.

Sendo assim, a movimentação do deputado federal João Paulo Lima e Silva para se cacifar na busca por uma vaga na chapa majoritária que eventualmente o PT venha a comandar ou compor é vista com ressalva por uma parcela dos filiados. Nesta segunda-feira, o ex-prefeito terá um encontro em São Paulo com o presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão.

A reunião dará a largada nos debates que permeiam a escolha pela candidatura própria ou pela composição com o senador Armando Monteiro Neto (PTB), opção preferencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff.

Mas, o Diretório estadual da legenda ainda não se reuniu para iniciar qualquer conversa sobre o assunto, o que só acontecerá no próximo sábado (18). A antecipação do deputado foi interpretada por lideranças do partido como um avanço de sinal.

João Paulo tem seu nome especulado para disputar a vaga de senador da República em casos de composição e de governador se o PT optar pela candidatura própria. A deputada estadual Teresa Leitão, presidente do partido em Pernambuco, não foi convidada a participar a reunião. O senador Humberto Costa também deve se reunir esta semana com Rui Falcão.

O Diretório estadual reúne seus 50 integrantes no sábado para iniciar o debate pela análise da conjuntura política e só após essa primeira etapa abrir discussões sobre uma eventual candidatura própria.