Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

EM NOTA, SÉRGIO GUERRA AFIRMA QUE ALIANÇA ENTRE PSDB E PSB ESTÁ DE ACORDO COM ORIENTAÇÃO DE AÉCIO NEVES

Presidente do PSDB em Pernambuco, o deputado federal Sérgio Guerra utilizou uma nota para rebater o artigo do deputado estadual Betinho Gomes, também tucano, publicado pelo Blog de Jamildo neste domingo (12), que propunha a revisão da aliança da legenda com o PSB após as declarações do presidente nacional do partido e presidenciável, Aécio Neves, de que os tucanos poderiam lançar o líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Daniel Coelho, como candidato a governador.

Segundo o deputado federal, “não há dissonância entre a aliança do PSDB e o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com o presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves”. Na nota, ele também afirma que a aliança ainda não envolve o lançamento de candidaturas e que os dois partidos devem dialogar levando em consideração os palanques no Estado e em Minas Gerais, terra de Aécio.
A candidatura de Daniel ao governo era defendida por alguns setores do PSDB, inclusive por Betinho, para se contrapor a candidatura do Palácio Campo das Princesas. Com o anúncio da união entre as duas legendas, feito por Sérgio Guerra no final de 2013, a opção foi tida como abortada. Em entrevista à Rádio JC News, o próprio Coelho afirmou que deve disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de outubro próximo.
Betinho renunciou ao cargo de secretário-geral do PSDB pernambucano após a entrada do partido no governo. O imbróglio surgiu, principalmente, porque Guerra fez o anúncio à imprensa antes de comunicar às lidernças tucanas de oposição. No início deste ano, Murilo Guerra assumiu a Secretaria do Trabalho e Caio Mello o comando do Detran, na reforma no secretariado realizada pelo governador Eduardo Campos (PSB).

Leia a nota divulgada pela Direção do PSDB:
O PSDB de Pernambuco, através de seu presidente deputado federal Sérgio Guerra, esclarece que não há dissonância entre a aliança do PSDB e o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com o presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves (MG), pois no momento tal parceria não passou por discussão sobre formação de chapa ou de candidaturas.

Nem caberia o tema neste momento. Essa é uma matéria a ser tratada no futuro.

Em momento oportuno, essa questão será discutida entre os dois partidos de forma a não criar dificuldades em Minas e em Pernambuco.

Para finalizar, a posição adotada pela diretoria estadual do PSDB-PE está em total sintonia com o diretório nacional do partido.
Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB

EX-CANDIDATOS “LOTADOS” NA PREFEITURA DO RECIFE

Ex-candidatos a vereador que não conseguiram uma cadeira na Câmara do Recife circulam hoje pelos corredores da sede da Prefeitura. Ocorre que pelo menos 12 nomes que disputaram as eleições de 2012 foram alojadas, em cargos comissionados, na equipe do prefeito Geraldo Julio (PSB), eleito com a sustentação de 14 legendas.

Procurada pelo JC, a Prefeitura não informou o número exato de ex-candidatos com cargos em comissão, mas confirmou uma lista levantada pela reportagem, feita com base em confrontamento de dados do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e do Portal da Transparência do município.

Conforme portarias publicadas no Diário Oficial, os ex-candidatos ocupam cargos de gerentes, coordenadores, gestores, assessores especiais e chefia de gabinetes. Este último é o caso de Geovane da Silva – conhecido como Vânio –, na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, e Paulo Roberto, na Secretaria de Governo e Participação Social.

Entre os 12 nomes levantados, sete atuam na Secretaria de Governo e Participação Social, do titular Sileno Guedes. Os demais estão distribuídos entre as pastas de Planejamento e Gestão, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Empresa de Urbanização do Recife (URB) e Segurança Urbana.

Esta última abriga Jarbas Filho, herdeiro do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). A retomada da aliança do peemedebista com o governador Eduardo Campos (PSB) – responsável por lançar Geraldo Julio candidato a prefeito –, marcou a eleição de 2012 no Recife. Jarbinhas, como é conhecido, é gerente de Articulação Comunitária desde setembro.

Segundo o Portal da Transparência, os salários dos ex-candidatos variaram no último mês de novembro entre R$ 2.300 e R$ 8.100, aproximadamente.

Dois deles não fizeram parte oficialmente da coligação de Geraldo Julio na campanha: João Agostinho (PHS) e Isaias Bastos (PT). Ambos integraram partidos da aliança costurada pelo senador e então candidato a prefeito Humberto Costa (PT).

De acordo com o secretário de Governo e Participação Social, Sileno Guedes, as nomeações de ex-candidatos não significam acomodação política. “Tivemos um conjunto de quase 500 candidatos a vereador que participaram da Frente Popular, em 2012, e têm alguns deles que estão trabalhando na administração. Mas não há posicionamento de que tem que contemplar. O critério (para as contratações) foi aptidão em cada área”, minimizou o secretário.

GOVERNADOR DIZ QUE NÃO TEM ANSIEDADE PARA ESCOLHER SUCESSOR

O governador Eduardo Campos (PSB) não quis adiantar sua decisão sobre o nome dentre seu staff que será escolhido para sucedê-lo na disputa pelo governo do estado. O socialista também fez mistério sobre a possibilidade de seu partido votar contra os projetos do PT no Congresso Nacional, após a troca de farpas entre as duas legendas pelas redes sociais.

Na última quinta-feira, o líder do PSB na Câmara Federal, Beto Albuquerque, afirmou que a decisão do partido deve ser oficializada após o recesso parlamentar para “revidar” o tratamento nada amigável dispensado pelos petistas nos últimos dias. “Quem fala sobre a bancada é o líder (Beto Albuquerque). Eu não falo sobre isso”, disse o governador, minutos antes de participar do evento em Escada, na Mata Sul.

Ao ser questionado os possíveis nomes para sucedê-lo no governo, ele se limitou a dizer que não tem pressa. “Não tem ansiedade nenhuma, eu decido as coisas no tempo certo”, informou. Durante o discurso em Escada, o governador afirmou que muitos políticos que só sabem falar, mas não trabalham em favor da população.

“Não tem vento bom para quem não sabe aonde quer ir. Para aqueles que tem preguiça de trabalhar. Ninguém nunca me viu aqui em Escada, em Palmares ou na televisão, falando mal de quem quer que seja. O povo não quer ver briga, baixaria, o povo quer ver realização”, enfatizou.

A POLÍTICA NA VISÃO DE TADEU

Hábil no trato das palavras, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, que pelo cargo que ocupa costuma posicionar-se em nome do Governo do Estado e do próprio governador, fez análise, à coluna, ao seu modo diplomático, dos ataques desferidos pelo PT contra Eduardo Campos, no Facebook. Comparou o ato, “algo que, pelo visto, não foi sequer assumido pelo partido”, à “impropriedade tal como entrar de chapéu na igreja”. Na leitura de Tadeu, “política deve ser antes de tudo algo civilizatório, um embate de ideias, jamais descambar para desqualificação”. A forma como o PT tentou atingir o governador, na leitura dele, “não faz jus ao nível de política desenvolvido em Pernambuco”. Adianta logo, antes que se questione, que a “paz política”, expressão recorrente nas falas de Campos, “pode parecer um bordão fácil, mas é um postulado, um princípío, um valor”. Os termos empregados pelo PT, então, estão “fora do exercício da política”. Sútil, resume: “Há de se ter luvas para duelar”.

Por: Renata Bezerra – Folha Política

GOVERNO LANÇA PRIMEIRA ETAPA DO CONEXÃO CIDADÃ, QUE BENEFICIARÁ 125 DISTRITOS E POVOADOS PERNAMBUCANOS

Quinze distritos pernambucanos celebram importante passo no processo de inclusão digital. Nesta sexta-feira (10/01), o governador Eduardo Campos lançou simbolicamente, no Distrito de Frexeiras, em Escada, o Programa Conexão Cidadã, que leva o serviço de telefonia móvel e internet 3G ao Interior. Ao todo, o programa beneficiará 125 distritos e povoados que possuem mais de mil habitantes e não contam com sinal de operadora de celular e internet.

Em Frexeiras, mais de 6 mil habitantes passam a contar agora com os serviços com a inauguração da torre de telefonia móvel da Vivo. Por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o Governo do Estado investirá R$ 285 mil em créditos de ICMS. O município também ganhará um Espaço Conexão Cidadã, com dez computadores e acesso gratuito à Internet para a população com conexão de 20 megas da tecnologia 3G.

“Temos hoje esses 125 distritos e povoados, em pleno século XXI, sem acesso à telefonia. Precisamos quebrar esses isolamentos onde vivem quase 400 mil pernambucanos que precisam do acesso à informação. Daí a importância dessa entrega simbólica aqui em Frexeiras”, destacou o governador, explicando que os incentivos têm sido fundamentais para a chegada das empresas nesses lugares.

Cada um dos 125 lugares receberá uma torre de conexão e um Espaço Conexão Cidadã. O programa está recebendo um investimento de cerca de R$ 36 milhões do Governo do Estado. “Vamos garantir a milhares de pernambucanos excluídos o direito ao acesso à informação e à comunicação. Essa é uma decisão estratégica inclusive para o desenvolvimento de nosso Estado”, afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja.

CRONOGRAMA – Além de Frexeiras, o Conexão Cidadão já chegou em Tupaoca (no município de Aliança), Bizarra (Bom Jardim), Umari (Bom Jardim), Carapotós (Caruaru), Gonçalves Ferreira (Caruaru), Fátima (Flores), Ponta de Pedras (Goiana), Tejucopapo (Goiana), Ibiranga (Itambém), Urucuba (Limoeiro), Umburetama (Orobó), Cimbres (Pesqueira), Maniçoba (São Caetano) e Pirituba (Vitória de Santo Antão).

Até março de 2014, outras 45 localidades serão beneficiadas pelo Conexão Cidadã. As outras 65 receberão o benefício até junho, completando a lista de 125 vilas e distritos que terão acesso à conexão de voz e dados da operadora.

EM ESCADA, GOVERNADOR AUTORIZA CONSTRUÇÃO DA 15ª UPAE

O Governo do Estado amplia mais uma vez o seu compromisso com a área da saúde. O governador Eduardo Campos assinou, nesta sexta-feira (10/01), a Ordem de Serviço para o início das obras da Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) de Escada, na Mata Sul pernambucana. Trata-se da 15ª unidade autorizada pelo Estado, das quais três já foram entregues.

“Estamos regionalizando 15 equipamentos como esse para atender essa demanda das especialidades. Ainda tem muita coisa a ser feita, o desafio da saúde é muito grande. Mas é um passo muito importante. São dois equipamentos em um só tempo que vão deixar em outro patamar a saúde da região. Queremos seguir melhorando, mudando a vida das pessoas para melhor”, destacou o governador.

Com investimentos de R$ 13,9 milhões em obras e compra de equipamentos, a UPAE beneficiará cerca de 290 mil habitantes, de 10 municípios da Região (Amaraji, Cortês, Escada, Gameleira, Primavera,Ribeirão, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré). A unidade realizará, anualmente, 79 mil consultas médicas e 190 mil exames. As obras da UPAE de Escada devem ficar prontas ainda em 2014.

A UPAE de Escada contará com ambulatório de especialidades médicas com consultas em áreas como cardiologia, urologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, entre outras. Além disso, terá um moderno centro de diagnósticos, onde serão realizados exames laboratoriais, oftalmológicos, de raio-x, endoscopia, ultrassonografia audiometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, holter, endoscopia, etc. O prazo de execução da obra é de seis meses.

REDE – As UPAEs são ferramentas fundamentais para solucionar um dos principais calos da saúde pública, que é a baixa oferta de consultas e exames especializados. Com todas as 15 unidades em funcionamento, o Governo do Estado espera amenizar as dificuldades que os moradores do interior precisam enfrentar pra conseguir consultas com especialistas.

As três primeiras UPAEs já foram entregues nos municípios de Garanhuns, Petrolina e Caruaru. Além de Escada, a Mata Sul também vai ganhar uma unidade no município de Palmares. As demais unidades serão erguidas em Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Belo Jardim, Carpina, Goiana, Limoeiro, Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada.

CONSELHEIRO RANILSON RAMOS VISITA OBRA DA PE-51

O conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco, Ranilson Ramos, juntamente com os técnicos do Núcleo de Engenharia (NEG) do TCE, Conrado Montenegro,Tobias Azevedo e Noemi Falcão, realizou nesta quinta-feira (09), visita técnica à obra da PE 51, no Município de Ipojuca. O objetivo foi observar, in loco, o andamento das obras de implantação e pavimentação da rodovia que liga os distritos de Porto de Galinhas e Serrambi, no litoral Sul do Estado.

De acordo com a técnica de inspeção de obras, Noemi Falcão, os trabalhos que estão sendo acompanhados, por meio de uma Auditoria Especial, instaurada pelo conselheiro Ranilson Ramos, já se encontram em fase de finalização.

Com uma extensão de 6,8 km, a via receberá um investimento da ordem de R$ 11,2 milhões e beneficiará tanto a população, como as indústrias, o comércio e o polo turístico. “Sem dúvida é uma obra muito importante para o turismo pernambucano, por se tratar de uma região litorânea de grande opção para veranistas e visitantes. Portanto estamos empenhando todos os esforços para que a construtora responsável entregue a rodovia, até o final de fevereiro, ainda, no período de verão” ressaltou o conselheiro.

Acompanharam também a agenda, o ex-secretário estadual de Turismo, Alberto Feitosa e o atual, Adaílton Feitosa, o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana e a sua secretária de infraestrutura, Érica Luna.

EDUARDO CAMPOS E LULA CABRAL RECEBERÃO, EM WASHINGTON, PRÊMIO DO BANCO INTERAMERICANO CONQUISTADO PELA JUCEPE

O governador Eduardo Campos e o presidente da Junta Comercial de Pernambuco, Lula Cabral, receberão, na próxima quarta-feira (15), do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, em Washington/DC (foto), o prêmio concedido à autarquia pela implantação do conjunto de sistemas e simplificação de procedimentos que vêm facilitando a vida do empresariado pernambucano.
Para Cabral, a premiação é fruto do trabalho e comprometimento de toda a equipe da Jucepe que não tem medido esforços no sentido de melhorar cada vez mais os serviços prestados  aos empreendedores que geram emprego e renda em Pernambuco.
O Coordenador Técnico da JUCEPE Philipe Jardelino da Costa avalia que o conjunto de soluções integradas que vem sendo implantado, tem provocado algum atraso no trâmite interno da JUCEPE, mas com um enorme ganho de tempo e simplificação de procedimentos “quando avaliado do ponto de vista da legalização plena”, que envolve todos os órgãos conveniados através da Redesim/PE.
        
Essa automação possibilita que, por meio do portal da Junta na Internet, o cliente possa obter os registros na Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Vigilância Sanitária sem a necessidade de deslocamentos até esses órgãos. “Com isso, o prazo de abertura de uma empresa já foi reduzido de três meses para nove dias e nossa meta é reduzir para apenas três dias até março”, afirmou o presidente.

A OPÇÃO JOÃO PAULO NAS COSTURAS DO PT

Principal cotado dentro do PT para disputar a sucessão estadual, o deputado federal João Paulo tem reunião prevista para hoje com o presidente nacional do partido, o deputado Rui Falcão (SP). Nos bastidores, a informação é de que o petista estaria dispoto a se colocar como uma alternativa para a disputa da vaga majoritária – seja o governo ou o Senado. João Paulo confirmou que vai se encontrar com o dirigente nacional, mas prefere insistir de que sua disposição é para a reeleição à Câmara Federal.

O encontro será na sede do PT, em São Paulo. Questionado, João Paulo disse que vai se “atualizar das questões nacionais” e tratar sobre o calendário do partido para este ano. O petista evita falar sobre cenários estaduais e afirma que vai seguir a determinação da Executiva nacional.

No PT, há quem defenda o apoio à candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB) ao governo estadual e outros que analisam a possibilidade de o partido lançar nome próprio, cenário que seria mais viável para um eventual segundo turno com o candidato do governador Eduardo Campos (PSB). Ficando Armando, o PT vai pleitear a vice ou o nome para senador.

A definição de como o PT ficará na eleição só deverá ser oficializada em meados de abril. Até lá, o nome do PSB já deve estar lançado, o que pode contribuir para o PT definir se a melhor estratégia é ter dois palanques apoiando a presidente Dilma Rousseff ou se aliar ao PTB.

TADEU ALENCAR E PAULO CÂMARA SÃO OS MAIS COTADOS NO PSB

Decidido a fechar a escolha de sua chapa majoritária estadual antes do Carnaval, o governador-presidenciável Eduardo Campos (PSB) está se dedicando a avaliar os correligionários que cumprem com louvor dois pré-requisitos considerados fundamentais: confiança e fidelidade. O perfil de um candidato mais político vem perdendo força frente à opção de um nome técnico.

Nesse cenário, cresceram nas últimas semanas os nomes de dois secretários: Tadeu Alencar, titular da Casa Civil, e Paulo Câmara, responsável pela secretaria de Fazenda. Ambos já vinham sendo cotados para a disputa mas uma pesquisa interna – que mostrou o interesse da população por um governador mais identificado com a gestão do que com a política – serviu para dar início ao processo, descartando alguns auxiliares.

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, e o secretário de Saúde, Antônio Figueira estão fora da lista na conjuntura atual.

Paulo Câmara, conforme informações de bastidor, conta com a simpatia da base partidária. Casado com uma prima de Eduardo Campos, além da ligação familiar, acompanhou o ex-governador Miguel Arraes de Alencar durante parte de sua vida pública. Apesar de dispor de menos traquejo político que os demais, é de total confiança do líder socialista.

Em entrevista à repórter Sheila Borges, da coluna Pinga-Fogo, ele afirmou que se for convidado para ser o representante do PSB na eleição, aceitará.

Já Tadeu Alencar tem a favor a função que desempenha desde 2011. São as atribuições da Casa Civil, entre outras: promover a articulação direta do Executivo com os demais Poderes e com os municípios, exercer a coordenação das atividades governamentais nos aspectos políticos, cívicos e de representação em nível estadual, regional e nacional. O secretário dialoga com prefeitos, deputados estaduais e federais, o que facilitaria a aceitação de seu nome.

Persistente, o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho segue se movimentando. Contudo, seu nome está sendo pensado para a vaga de Senado – a depender de como será encaminhada as negociações com o PMDB, já que o senador Jarbas Vasconcelos quer disputar a reeleição – ou para uma função nacional na campanha presidencial de Campos.

Quanto ao vice-governador João Lyra Neto – que a partir de abril assumirá o governo para um mandato de nove meses -, Eduardo entende que o momento é de reforçar a campanha para reeleger sua filha, a deputada estadual Raquel Lyra.(Bruna Serra-JC)