Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

CÔRTE REAL PRESTIGIA ENTREGA DE CASAS DO MINHA CASA MINHA VIDA EM GARANHUNS

A convite do parceiro e prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) estará na cidade nesta sexta-feira (10), para prestigiar, às 10h, a entrega de 496 unidades habitacionais aos garanhunenses.

Mais de 1.900 pessoas serão beneficiadas, pelo Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida com a entrega dos Condomínios Residenciais Manoel Camelo I e II, localizado na Cohab II. O empreendimento, destinado a famílias com renda de até R$ 1,6 mil (Faixa I), recebeu o investimento total de R$ 20 milhões, com recursos do Fundo do Arrendamento Residencial (FAR).

“É um prazer participar da entrega e poder ver de perto o sonho da casa própria sendo realizado por milhares de pessoas de Garanhuns. Uma parceria entre a prefeitura e a Caixa que ficará para sempre marcada na vida dessas pessoas”, disse Côrte Real.

Habitacional – Localizado no Loteamento Manoel Camelo – Quadras X e C2, o empreendimento é composto por 496 apartamentos, com área privativa de 43,88m², divididos em 2 quartos, sala, banheiro, cozinha, área de serviço e 01 vaga de garagem. O custo médio das unidades é de R$ 41 mil.

Os empreendimentos possuem ainda, 15 apartamentos adaptados para portadores de necessidades especiais (PNE), com área maior para possibilitar o giro de 360 graus da cadeira de rodas, além de portas e janelas adaptadas. Atendendo às exigências de qualidade do PMCMV, o residencial é equipado com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e disponibilidade de acesso ao transporte público.

GOVERNO DO ESTADO DÁ INÍCIO À CONSTRUÇÃO DA UPAE DE CARPINA

A Mata Norte pernambucana vai ganhar uma Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE). Nesta quinta-feira (09/01), o governador Eduardo Campos esteve em Carpina, onde assinou a ordem de serviço para construção de uma UPAE no município. O investimento é de R$ 12,2 milhões e vai beneficiar 253 mil pessoas da região. “Essa unidade vem em auxílio de muitas pessoas que precisam, e faz parte de um planejamento. Se você é eleito, é para se aproximar dos problemas que afetam o povo”, afirmou o governador, explicando que a saúde é apontada como “o problema número um” nas pesquisas de opinião pública.

A unidade vai ficar estrategicamente às margens da BR-408, especificamente no quilômetro 64. Do total investido, R$ 4,5 milhões são para compra de equipamentos de ponta para realização de consultas em dermatologia, cardiologia e oftalmologia. Há ainda as especialidades de endocrinologia, otorrinolaringologia, urologia, nefrologia e gastronomia. Para Eduardo, as especialidades vêm completar o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. “É mais um estágio na construção de uma saúde pública, elevando para um outro patamar a saúde em Pernambuco”, disse o governador.

Já o secretário da Saúde, Antonio Carlos Figueira, destacou o papel da UPAE. “Ela vem preencher essa importante lacuna, organizar essa parte que mais o Sistema Único de Saúde precisa, a média complexidade”, ressaltou Figueira.

A UPAE Carpina terá capacidade para realizar 79 mil consultas por ano, além de 190 mil exames complementares. Atualmente, já estão em funcionamento as unidades especializadas de Caruaru, Garanhuns e Petrolina.

ALIADOS SAEM EM DEFESA DE EDUARDO CAMPOS

Aliado dos petistas, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) criticou a nota publicada anteontem no perfil oficial do PT no Facebook. De férias na França, o parlamentar afirmou que não leu o texto, mas soube da repercussão por meio dos jornais e classificou a mensagem como “uma coisa de mau tom e nível baixo”. Para ele, esta não é a forma correta de fazer o debate político.

Na opinião de Armando Monteiro, no entanto, a publicação não partiu de lideranças petistas. “Só posso imaginar que foi uma obra de alguma figura despreparada para o debate ou alguém que fez para prejudicar o próprio PT, porque isso não serve ao partido”, comentou.

No fim do ano passado, sem sinalização de apoio de Eduardo Campos à pré-candidatura a governador de Armando Monteiro, o PTB rompeu a aliança estadual com o PSB. O parlamentar já avisou que estará no palanque de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

Principal liderança do PCdoB – partido integrante da base aliada do governo federal –, o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, preferiu minimizar o teor da nota do PT. Disse que a expectativa da legenda é que a eleição deste ano seja marcada por um debate sobre os problemas do Brasil e não se restrinja a questões pessoais.

“É importante destacar que são dois partidos que fazem parte do mesmo campo de forças. Não podemos permitir que as alianças de caráter eleitoral – uma realidade no Brasil hoje – possam terminar com uma relação política de mais de uma década”, ponderou Siqueira.

A publicação foi um “prato cheio” para o presidente nacional do PPS – que integra a oposição ao PT e já anunciou apoio à candidatura de Eduardo Campos a presidente –, o deputado federal Roberto Freire (SP), provocar os petistas. “Será que o PT tem pesquisa interna que mostra Eduardo Campos começando a incomodar a reeleição de Dilma? Daí as patéticas e agressivas notas?”, escreveu, no seu perfil no Twitter. Ele classificou a postagem como “arrogante” e uma “demonstração de desespero”. (Bruna Serra e Gabriela López-JC)

EDUARDO CAMPOS SE LANCARÁ NA 2ª METADE DE FEVEREIRO

A pré-candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República será lançada oficialmente na segunda metade de fevereiro. O presidente nacional do PSB discutirá o local onde o evento será realizado no encontro que a legenda promoverá, em parceria com os militantes do Rede Sustentabilidade, no próximo dia 17, no Recife. A capital pernambucana, inclusive, pode ser palco do maior passo já dado pelo gestor pernambucano na sua carreira política. No entanto, São Paulo e Brasília também são cogitadas como opções.
O perfil do evento de lançamento da candidatura presidencial socialista também estará na pauta do encontro Recife. Eduardo quer discutir elementos, como o conteúdo que será apresentado na ocasião, inclusive, através do site do PSB. Há a ideia de que o PSB possa fazer uma presentação de seu postulante, mas contemplando algumas das alianças celebradas até o momento.
Ainda não haveria definição sobre a possibilidade de anunciar a ex-senadora Marina Silva (PSB-AC) como a vice na chapa encabeçada por Eduardo Campos. Na última semana, correu a informação de que a ex-ministra teria aceitado a missão após o PSB recuar da aliança em São Paulo que estava sendo construída com o PSDB, do governador  Geraldo Alckmin. Marina teria defendido o nome da deputada Luíza Erundina (PSB) como a representante socialista na disputa paulista.
AGENDA
O evento do PSB/Rede no Recife também definirá o modelo de agenda que o governador Eduardo Campos irá cumprir no início de 2014. O gestor, inclusive, rejeitou convites para dar palestras nos Estados Unidos, na próxima semana, para poder promover esse encontro, que deverá ser o mais importante da legenda na construção de seu projeto presidencial.
ALIANÇAS
No encontro, PSB/Rede voltarão a discutir as alianças regionais que estão sendo fechadas pelas duas representações. O perfil de algumas, que acabam despontando como divergências entre os grupos, serão tratadas de formas diferenciadas. A ideia é que os militantes possam evitar constrangimentos onde os blocos escolham caminhos distintos.

PEDRO CORRÊA JÁ ESTÁ DETIDO EM CANHOTINHO

O ex-deputado federal pernambucano Pedro Corrêa (PP) já se encontra preso no Centro de Ressocialização do Agreste, no município de Canhotinho, a 223 quilômetros do Recife. Transferido do Centro de Observação e Triagem Professor Everaldo Lima (Cotel), em Abreu e Lima, onde estava desde o dia 27 de dezembro, Corrêa foi levado ao presídio semiaberto de Canhotionho, onde ingressou às 13h40 desta quarta-feira (8), por quatro agentes comandados pelo coronel Cliton Paiva, da secretaria de Ressocialização.
Pedro Corrêa foi levado dentro de uma Sprinter, que seguia outro carro – um Gol. Os agentes não pararam os veículos antes de ingressarem no presídio. Repórteres que aguardavam na frente não tiveram contato com o ex-deputado.
Ex-presidente nacional do PP, Pedro Corrêa foi condenado a sete anos e dois meses de prisão, pelo Supremo Tribunal Federal (STF),  no processo do mensalão. Ele se entregou à Polícia Federal no dia 5 de dezembro, em Brasília, ficando detido ­-­ junto com outros condenados no mensação – no Complexo Penitenciário da Papuda.
Depois, no último dia 27, foi transferido para o Cotel, onde aguardou a definição do local onde cumprirá a pena.
A penitenciária de Canhotinho, a que o próprio Pedro Corrêa manifestou o desejo de ficar, segundo pessoas próximas, fica a 115 quilômetros de Brejo da Madre de Deus, município onde Pedro Corrêa tem residência – uma fazenda.
O centro de ressocialização tem capacidade ara 400 presos, mas atualmente contra com 1.153 detentos. Pedro Corrêa deve ficar numa área reservada para presos concessionados, onde ficam alojados ex-servidores públicos e presos que têm bom comportamento. Ele deve dividir uma cela com outro detento.
Pedro Corrêa é médico e espera conseguir permissão para trabalhar no período de cumprimento da pena.

“SOMOS MELHORES DO QUE APARENTAMOS”, AFIRMA PASCOAL EM DISCURSO DE POSSE

“Ouso dizer que, mesmo diante das imperfeições institucionais, imanentes a todas as entidades públicas e privadas, nós, Tribunais de Contas, somos melhores do que aparentamos”, disse ontem o conselheiro Valdecir Pascoal ao assumir, solenemente, a presidência do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

A solenidade foi prestigiada pelo governador Eduardo Campos e esposa, Renata Campos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jovaldo Nunes, o procurador geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, o senador Jarbas Vasconcelos, o conselheiro e vice-presidente da Atricon, Thiers Montebello, o ministro José Múcio Monteiro (TCU), o prefeito em exercício do Recife, Luciano Siqueira, os conselheiros aposentados Ruy Lins de Albuquerque, Severino Otávio Raposo Monteiro e Roldão Joaquim dos Santos, além de várias outras autoridades.

Diversos deputados estaduais, federais, secretários de estado e membros do Ministério Público e da advocacia também marcaram presença na sessão, que teve apenas dois discursos: do próprio Pascoal e do conselheiro que o saudou, Carlos Porto de Barros. Este último historiou a trajetória de vida do novo presidente e foi bastante aplaudido após o encerramento de sua oração. A sessão foi aberta pela conselheira Teresa Duere, que presidiu o TCE até o último dia 02. Ela frisou ser aquele um “dia histórico” porque o primeiro auditor de carreira que ascendeu ao cargo de presidente estava sucedendo a primeira mulher a fazer parte do Conselho e a sentar naquela mesma cadeira.

Referência – Pascoal disse em seu discurso que, comparado a outros Tribunais de Contas, “o TCE-PE exerce uma atuação fiscalizadora que também é referência e exemplo”. Nada obstante, acrescentou, “procuraremos avançar no quesito qualidade e agilidade das nossas auditorias, buscando convergir, cada vez mais, para os padrões internacionais recomendados pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), entidade reconhecida e com status especial junto à ONU”.

Para a execução desse trabalho, disse ele, o TCE fará uso intensivo da tecnologia da informação, de modelos que levem em conta o risco e a relevância, a inteligência e o controle preventivo equilibrado e ágil, que é aquele que concilia de maneira racional o “tempo da gestão” e o “tempo do controle”. E procurará manter parcerias com outros órgãos de controle a exemplo da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, do TCU e de outros Tribunais de Contas Estaduais e Municipais, “sem esquecer o Poder Judiciário, em especial a Justiça Eleitoral, parceira fundamental para a efetividade da ‘Lei Ficha Limpa’ e, consequentemente, para a melhoria da qualidade da gestão e da democracia brasileira”.

Compreensão – Em outro trecho do seu discurso, o novo presidente do TCE assegurou que saberá lidar com as dificuldades por que passam no momento os municípios pernambucanos, de modo a ajudá-los a encontrar saídas para superar a crise fiscal. “Asseguro que aqueles gestores públicos de boa fé, que, não tenho dúvidas, são a grande maioria, notadamente aqueles vinculados às instituições menos estruturadas, podem contar com um Tribunal parceiro, que saberá compreender as dificuldades dos contextos econômicos e federativos e ajudar a encontrar a melhor solução, clareando os labirintos legais e burocráticos com a luz da razoabilidade e a lanterna do educador”, garantiu.

No entanto, o conselheiro deixou claro, que essa mesma “mão parceira” não será estendida àquela minoria de gestores que, deliberadamente, procurarem agir “ao arrepio da lei e do interesse público”. “A estes que se valem do poder público em benefício próprio e que praticam o pecado capital da corrupção, o mais grave da sagrada ‘Tábua Republicana’, muitas vezes com a cumplicidade de agentes privados”, alertou, “a eles digo que fiquem cada vez mais preocupados, pois estaremos trabalhando dia e noite para responsabilizá-los com firmeza e de forma exemplar”, finalizou.

Imagem – O conselheiro reconheceu também que por mais que o TCE-PE tenha avançado nos últimos anos é sempre possível fazer mais. “Ainda somos uma instituição pouco conhecida e compreendida” disse ele, o que a obriga a continuar lutando para dialogar melhor com a sociedade. “Ouso dizer que, mesmo diante das imperfeições institucionais, imanentes a todas as entidades públicas e privadas, nós, Tribunais de Contas, somos melhores do que aparentamos. E precisamos deixar claro para o cidadão, especialmente para aquela grande maioria que não nos conhece de perto, que os resultados de nossas ações, seja no exercício do papel de fiscalizador/julgador, seja no papel de orientação, estão diretamente relacionados à sua vida cotidiana”, afirmou.

Direção – Também foram empossados na mesma sessão os conselheiros Carlos Porto (na vice-presidência), Marcos Loreto (na Corregedoria), Dirceu Rodolfo (na direção da Escola de Contas), João Campos (na chefia da Ouvidoria). Ranilson Ramos (na presidência da Primeira Câmara) e Teresa Duere (na presidência da Segunda Câmara).

BASE DE EDUARDO BRIGA POR VAGA NO CHAPÃO PARA A ASSEMBLEIA

As 98 vagas para candidatos a deputado estadual disponíveis no chapão que será comandado na eleição deste ano pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), estão mais disputadas que vestibular para o curso de Medicina – tradicionalmente o mais procurado. Com uma base inchada por 17 partidos, o governo já começou a desenhar quem serão os escolhidos do socialista na disputa deste ano, movimentação que está causando muita ciumeira nos bastidores do Palácio do Campo das Princesas.

A prioridade, como era de se imaginar, ficará com o próprio PSB, que pretende ampliar em três ou quatro integrantes a sua representatividade na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Atualmente, 18 dos 49 deputados estaduais são socialistas. Os outros 16 de partidos da base governista ocupam 21 vagas, enquanto a oposição – atualmente formada por PT, PTB, PMN e DEM – ocupa dez cadeiras.

Nos planos da Executiva estadual do PSB, o chapão deverá reforçar as principais lideranças por região do Estado, o que servirá, principalmente, para turbinar a candidatura do sucessor de Eduardo, bem como a chapa majoritária. Desde o ano passado, a cúpula do PSB está fazendo um levantamento de quem são os principais políticos de cada região, com e sem mandato, cujo potencial é de chegar ao Legislativo estadual e ainda arrancar votos para o candidato a governador do PSB.

O desembarque do PSDB no governo do Estado detonou uma briga que já vinha sendo semeada. Os tucanos foram recebidos como mais um partido para dividir a base e dificultar a composição da chapa estadual. Ficou a compreensão de que o governador – e não a cúpula dos partidos – terminará por selecionar quem de cada sigla disputará as 66 vagas disponíveis para homens e as 32 para mulheres no chapão. O cálculo que se enquadra dentro das recomendações da lei eleitoral, que determina 30% de vagas femininas.

Designado para dialogar com os partidos, finalizando a composição estadual, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, rechaça a versão de que estaria havendo disputa entre as legendas. “Vamos fechar esse entendimento até março e explorar essa fórmula de candidatura por região. O PSB vem fazendo seu mapeamento, assim como os demais partidos”, assegurou.

JARBAS
Prevendo uma eleição disputada para deputado federal, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) disse ser a favor do chapão estadual. “Não tenho receio em relação ao chapão estadual porque eu busquei isso quando eu era governador, não é? Para mim seria um incoerência”, afirmou o peemedebista.

O senador disse ainda que as conversas sobre a sua reeleição se limitam ao ambiente partidário. “O governador me reiterou que quer conversar, eu disse a ele que estou o mês todo aqui e que se ele quiser – ou individualmente ou em reunião – é só me avisar”, destacou.

PEDRO CORRÊA IRÁ PARA PENITENCIÁRIA DE CANHOTINHO

O juiz da 1º Vara de Execuções Penais, Luiz Gomes da Rocha Neto, acaba de anunciar, em coletiva de imprensa, que o ex-deputado Pedro Corrêa será transferido do Cotel para a penitenciária de Canhotinho (Agreste Meridional), onde cumprirá os seus sete ano e dois meses de prisão imposto pelo Supremo Tribunal Federal  (STF), no julgamento do mensalão (Ação Penal 470), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Como cumprirá pena no regime semiaberto, o ex-deputado trabalhará prestando serviços médicos ao município de Santa Cruz do Capibaribe, também no Agreste pernambucano. O emprego foi oferecido pelo prefeito do município, Edson Vieira (PSDB). Corrêa terá remuneração de R$ 5 mil mensais pela atividade, que será desenvolvida em uma unidade do Programa da Saúde da Família (PSF).

Inicialmente, havia a expectativa de que Pedro Corrêa fosse transferido para a Penitenciária Agrícola de Itamaracá (PAI). Mas, devida à péssima conversação da unidade, familiares do ex-deputado ingressaram com um pedido para que ele pudesse cumprir pena em uma penitenciária com menos problemas estruturais, como a de Canhotinho.

A transferência para a penitenciária do município agrestino foi confirmada após o ex-deputado e sua família comprovarem renda e residência no município vizinho de Brejo da Madre de Deus.

Entretanto, a decisão do juiz Luiz Gomes da Rocha Neto poderá ser revogada pelo Supremo, uma vez que o presidente da corte máxima da Justiça brasileira, Joaquim Barbosa, precisa dar o aval para a transferência.

ALGEMAS
A família do ex-deputado Pedro Corrêa poderá recuar de sua pretensão inicial de processar os policiais que decidiram algemar o ex-parlamentar durante a sua transferência de Brasília, onde se apresentou à Justiça, até o Recife. Os familiares de Corrêa alegavam que a ação era desnecessária e feria o estatuto do idoso. Eles vão avaliar a questão no futuro.

EM DEFESA DE SÉRGIO GUERRA, TEREZINHA NUNES DIZ QUE CRÍTICAS SÃO INJUSTAS

Contrária à aliança do seu partido, o PSDB, com o PSB, do governador Eduardo Campos, a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) saiu em defesa do presidente do PSDB em Pernambuco, Sérgio Guerra, diante das críticas de que o dirigente antecipou o anúncio do apoio.

Para ela, as críticas dirigidas à forma como a divulgação da aliança foi feita, sem comunicar ao correligionários – embora todos já esperassem o ingresso na base socialista -, são “precipitadas” e “injustas”.

“Em primeiro lugar, porque a maioria do partido queria isso e expressou claramente sua preferência. Em segundo lugar, porque quem não desejava a aliança teve o direito de também expressar sua opinião, como foi o meu caso. Se nós – os contrários –  saímos derrotados no debate dentro da legenda, temos que nos curvar ao desejo da maioria e aceitar a decisão, como mandam as regras democráticas”, defendeu.

A tucana reconheceu que o presidente “pode ter errado” por não ter informado às lideranças o dia em que anunciaria a aliança, “mas isso não tira dele o mérito de manter, na terra de Lula, um partido de oposição em funcionamento e crescendo como tem acontecido com o PSDB”.

Segundo ela, a polêmica em torno da antecipação é “algo secundário” e o partido deve ficar unido para ajudar a viabilizar a vitória do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na eleição para presidente, em outubro.

FEM ATENDE 19 MUNICÍPIOS DO AGRESTE SETENTRIONAL COM MAIS DE R$ 18 MILHÕES

Com investimentos da ordem de R$ 18,2 milhões, os 19 municípios do Agreste Setentrional estão sendo atendidos pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). Os recursos liberados pelo Governo Estadual estão sendo distribuídos em 49 obras de infraestrutura em execução pelas prefeituras nas zonas urbanas e rurais. Os beneficiados são: Bom jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Vicente Ferrer, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes.
Entre as obras eleitas como prioritárias pelas prefeituras e que tiveram seus projetos aprovados pelo Comitê Estadual de Apoio aos Municípios (CEAM), coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), se destacam a pavimentação de ruas, recuperação e construção de escolas, praças, sistemas de drenagem e esgotamento sanitário, postos de saúde e requalificação urbana. Os recursos do FEM são geridos pela Secretaria de Planejamento e gestão e repassados às prefeituras que são responsáveis pela execução das obras.
A criação do FEM foi anunciada pelo governador Eduardo Campos durante o encontro Juntos por Pernambuco, realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Gravatá. O encontro, organizado pelas secretarias da Casa Civil e Planejamento e Gestão, reuniu prefeitos de todo o Estado. Os projetos aprovados têm os recursos liberado em quatro parcelas: a primeira, correspondente a 30% do total destinado para cada município, foi repassada em maio, e a segunda, também de 30%, após 60 dias. Já a terceira, de 20%, está condicionada a declaração do prefeito de aplicação dos recursos, e a quarta e última, de 20%, mediante a apresentação ao Governo do termo de finalização da obra.
Da Zona da Mata ao Sertão o Estado investiu aproximadamente de R$ 129,7 milhões em 437 planos de trabalho Já aprovados. O fundo foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Lei 14.921, de 11 de março de 2013, e soma R$ 228 milhões em recursos, direcionados a execução de obras que assegurem a melhoria do desenvolvimento econômico e social dos municípios pernambucanos e, consequentemente, ganhos na qualidade de vida da população.