Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA INVESTIMENTOS PARA JOVENS AGRICULTORES

O governador Eduardo Campos participou, na tarde desta sexta-feira (17/01), do 3º Congresso Nacional da Juventude Camponesa. Durante o evento, o chefe do Executivo estadual assinou Ordem de Serviço para obras de irrigação, abastecimento de água e assistência técnica de cultivos orgânicos para o Sertão e Agreste.

As intervenções fazem parte do Projeto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar para Jovens Agricultores. Serão beneficiados os municípios de Iguaraci, Santa Terezinha, Tuparatema e São José do Egito, no Sertão do Pajeú; e Tupanatinga, Caetés e Garanhuns, no Agreste Meridional. Os investimentos são da ordem de R$ 707,6 mil. “Essa é mais uma ação em favor de quem vive no campo, da juventude, ajudando na recuperação desse duro período de estiagem e do futuro dessa região”, destacou o governador.

Eduardo agradeceu a escolha de Pernambuco como sede do encontro e ressaltou que o futuro do Brasil passa pelo diálogo com a juventude de todas as regiões. “A construção de um futuro melhor não há de ser feita sem ouvir a juventude das periferias, os jovens do campo. Por isso, é muito bom ver jovens de todos os recantos do País reunidos aqui em Pernambuco, com um olhar para o futuro, querendo construir uma sociedade que possa falar de outros valores além do consumismo habitual. Valores como a educação, o respeito às diferenças”, afirmou o governador.

O 3º Congresso Nacional da Juventude Camponesa segue vai até o domingo (19/01), no Parque de Exposições do Cordeiro. Quase 1.500 jovens estiveram presentes, incluindo Índios de tribos pernambucanas e paraibanas. O evento foi organizado pela Pastoral da Juventude Rural, ligada à Igreja Católica. (Fotos: Aluisio Moreira/SEI)

PROJETO SÃO FRANCISCO INICIA AS ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO ITINERANTE NAS ZONAS RURAL E URBANAS

A partir de segunda-feira (20), técnicos do Projeto de Integração do Rio São Francisco vão reiniciar uma nova campanha de atividades de ‘Comunicação Itinerante’. A ação ocorrerá nas comunidades da zona rural e urbana ao longo de 17 municípios por onde o empreendimento está em construção nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. A campanha tem objetivo de aproximar a população do projeto, que vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 cidades no Nordeste.

A ‘Comunicação Itinerante’ na zona rural será realizada em três etapas, com visitas domiciliares para identificar previamente os possíveis transtornos que decorrem do avanço da obra nas localidades. Em seguida, os técnicos farão o nivelamento das informações coletadas junto às áreas. A ação também prevê reuniões nas comunidades, com a participação de representantes do Ministério da Integração Nacional, empresas supervisoras e população local.
Nos encontros serão apresentadas informações gerais do Projeto do São Francisco e dos programas ambientais em execução. Durantes as reuniões também serão respondidos questionamentos e dúvidas coletadas durante as visitas de mobilização, além das medidas a serem adotadas pelas empresas construtoras, a fim de mitigar os impactos percebidos pelos moradores.

No primeiro ano de execução, a ‘Comunicação Itinerante’ atendeu mais de 1,5 mil moradores da zona rural. Em 2014, estão previstas visitas a 57 localidades, sendo 38 situadas ao longo do Eixo Norte, entre os municípios de Cabrobó, Salgueiro, Verdejante, em Pernambuco; Jati, Brejo Santo, Mauriti, no Ceará; e em São José de Piranhas, na Paraíba. Já no Eixo Leste serão atendidas 19 localidades, entre os municípios de Custódia, Betânia, Sertânia, Floresta, em Pernambuco, e a cidade de Monteiro, na Paraíba.

A partir deste ano, o programa prevê a inclusão da zona urbana, como proposta de ampliar o público que já é atendido pela ‘Comunicação Itinerante’. Os municípios localizados em áreas diretamente afetadas pelas obras do São Francisco receberão o ‘Espaço São Francisco’. No local, montado com tenda, cadeiras, mesas e banners, a população da zona urbana poderá conhecer de perto o maior empreendimento de infraestrutura hídrica do país, que levará água a 12 milhões de brasileiros. A população também poderá se informar sobre os resultados obtidos na execução dos 38 Programas Básicos Ambientais, além de receber kits informativos sobre o Projeto.

O ‘Espaço São Francisco’ também visitará escolas públicas e particulares daqueles municípios. Nas instituições, os técnicos apresentarão o Projeto de Integração do Rio São Francisco por meio de vídeos institucionais e outras mídias.

Programa Ambiental

O Programa Ambiental de Comunicação Social do Projeto São Francisco é considerado o de maior abrangência em relação ao público atingido e aos impactos associados ao empreendimento, levando em consideração todos os municípios que constitui a Área de Influência Direta (AID). O principal objetivo é promover um relacionamento construtivo entre o empreendedor e os diferentes setores sociais envolvidos direta ou indiretamente com o Projeto, garantindo o acesso antecipado às informações relacionadas ao empreendimento e às atividades necessárias à sua implantação.

Comunicação Itinerante

Criada em 2011, a ‘Comunicação Itinerante’ faz parte das ações do Programa de Comunicação Social, do Projeto Básico Ambiental (PBA). Ela foi idealizada para atender as demandas da população residente ao longo dos 500 metros do traçado do canal. A iniciativa garante aos moradores acesso a informações sobre a instalação e evolução da obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

PERNAMBUCO JÁ TRABALHA COM 53 NÚCLEOS DE ESTUDOS DE GÊNERO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Escolas de Referência no Ensino Médio (Erens) e Institutos de Ensino Superior (IES) devem iniciar o ano letivo com 53 Núcleos de Gêneros e Enfrentamento da Violência contra a Mulher em atividade do Sertão à Região Metropolitana do Recife. O programa, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher com o apoio da Secretaria de Educação, estima à implantação de mais vinte núcleos de estudos até o final deste ano. A principal proposta dos grupos de estudo, que reúnem profissionais e estudantes, é a promoção de ações educativas que posam gerar uma nova consciência de valorização da mulher, promovendo mudanças na relação entre alunos e alunas dentro e fora do ambiente educacional. Os núcleos estão distribuídos atualmente em 30 municípios.
Para isso, os núcleos contam com uma série de atividades incluindo estudos e pesquisas, cursos de extensão, debates, fóruns, palestra, campanhas de enfrentamento à violência doméstica e familiar, além de assegurar apoio e parcerias com projetos que tratem de temas relacionados à desigualdade de gênero. Em muitos casos são organizadas feiras, exposições e workshops dentro das próprias unidades escolares, envolvendo, não apenas os alunos, mas a comunidade na qual elas estão inseridas.
A SecMulher iniciou um ciclo de oficinas com representantes dos núcleos de Estudos de Gênero dos Erems e de Instituições de Ensino Superior – IES. A primeira delas ocorreu recentemente em Recife e reuniu mais de cem participantes. O evento buscou aprofundar o conhecimento sobre as temáticas de gênero e enfrentamento da violência contra a mulher e promover a troca de informações entre os participantes levando-os a refletir sobre o processo histórico-cultural e as influências no desenvolvimento das relações entre homens e mulheres. 
Os resultados obtidos desde a implantação dos primeiros núcleos de gênero têm sido tão positivos, segundo a secretária da Mulher, Cristina Buarque, que a ideia é instituir um curso de pós-graduação em estudo de gênero no Estado. Além disso, são realizados periodicamente palestras, debates e a formação de grupos de trabalho, enfocando temas como: Gênero e Violência contra a Mulher, e Gênero e Raça. A previsão é de sejam realizados outros ciclos de oficinas, sempre promovendo debates dentro da temática: gênero e direitos humanos, políticas públicas de gênero, entre outras.

CAMPOS JÁ COMUNICOU

Eduardo Campos, quando decide atribuir missão eleitoral a aliado, vai direto ao assunto. Na última segunda, antes de embarcar para Washington, bateu o martelo em mais uma decisão referente à corrida às urnas deste ano: a candidatura, a deputado federal, do secretário Aldo Santos (foto).

Sinalizações já existiam, mas o governador chamou o auxiliar para comunicar e sacramentou a entrada do titular da Agricultura no páreo. Pelos dados da pasta, há cerca de dois milhões de pernambucanos habitando o campo, a zona rural.

Aldo Santos, que atuou na comissão da seca na gestão Miguel Arraes, lida com movimentos como Fetape, MST, Fetraf, Asa, Pescadores, Quilombolas. A articulação dele tornou-se interessante para Campos. Hoje, não existe um representante desse setor na Câmara Federal.(Folha Política)

NOVA OPOSIÇÃO A EDUARDO CAMPOS NA ASSEMBLEIA PROCURA UM LÍDER

Reformuladas as forças na Assembleia Legislativa de Pernambuco e o desafio da nova bancada de oposição agora é encontrar um líder. Apesar do grupo contar com quatro partidos – DEM, PT, PTB e PMN – o certo é que o cargo ficará com um petista ou com um petebista, mas as opções são restritas. A escolha esbarra, principalmente, em dois fatores: falta de vontade de alguns dos cotados em assumir a posição e pouca desenvoltura de outros nomes.

A oposição conta com 10 deputados, mas como a ocupação do cargo se restringe ao PT e PTB, o número é reduzido para oito. Destes, pelo menos três foram previamente descartados. Dois, apesar de “bons de tribuna e argumentação” prefeririam ficar de fora. A deputada Teresa Leitão (PT) dificilmente aceitaria o desafio, porque acaba de assumir a presidência estadual do PT e tem destinado cada minuto que pode a construir uma unidade no partido para as eleições de outubro próximo. Ao lado dela estaria, o ex-vice líder de governo, Silvio Costa Filho (PTB), este por ter pertencido à cúpula governista na Casa, até o mês passado.

O deputado Odacy Amorim (PT) também poderia estar descartado por desinteresse, uma vez que recusou, em momento anterior, assumir a vice-liderança oposicionista. Ele saiu do PSB para o PT em 2012 e, no ano passado, chegou a ter cogitado o retorno para o grupo socialista. Há de se contar, ainda o deputado Júlio Cavalcanti (PTB), que seria colocado à parte pela “pouca experiência”, conforme afirma uma fonte legislativa em reserva. Cavalcanti também peca quando o assunto é oratória, qualidade fundamental para quem pretende ser a “voz” da oposição em um momento tão delicado, isto é, às vésperas de uma eleição.

O petebista, porém, não está sozinho nessa dificuldade. As outras opções da bancada, que são Manoel Santos (PT) e Adalberto Cavalcanti (PTB), poderiam levar “ponto de corte” pelo mesmo motivo. Em reserva, outro deputado comenta que, diante de tantos “poréns” da bancada, acabariam por ir para a final apenas Augusto César-foto (PT) e Sérgio Leite (PT). Ambos com experiência, bom trânsito na Casa e facilidade de comunicação. Pesa contra eles, no entanto, o fato de acumularem outras funções na Assembleia.

De acordo com o novo regimento, não pode ser líder de bancada quem tenha liderança partidária, como é a situação do petebista, nem presidência de comissão, o que ocorre com o petista. Assim, é possível que a escolha gere uma reorganização de funções. Todos esses fatores serão considerados em uma reunião do grupo agendada para a próxima semana, quando também entrará em pauta a estratégia a ser adotada nos próximos meses.

TERESA LEITÃO: “OPINIÃO DE FALCÃO NÃO É DETERMINANTE”

“Rui Falcão (presidente nacional do PT) pode ter externado uma opinião, que vamos considerar, mas não é determinante para tomarmos decisão aqui.” A presidente do PT em Pernambuco e deputada estadual, Teresa Leitão, usou estas palavras para avisar que o Diretório estadual tem autonomia para escolher um caminho diferente do entendimento da cúpula nacional no que diz respeito à eleição deste ano.
Petistas discutem o melhor posicionamento na disputa para o governo do Estado: lançar candidato próprio – posição sustentada por algumas lideranças locais – ou ingresso no palanque do senador Armando Monteiro Neto (PTB). O trabalhista já se colocou ao lado da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), após romper aliança com o governador-presidenciável Eduardo Campos (PSB).
Questionada sobre a possibilidade de uma intervenção da direção nacional, como houve em 2012, Teresa Leitão avalia que o processo de condução das discussões que ela pretende fazer não possibilitará imposições. “Vamos caminhar em sintonia com a nacional. O que houve em 2012 nos ensinou”, avalia.
Na reunião do Diretório Estadual sábado (18), a dirigente vai propor que uma conversa com Rui Falcão seja uma das primeiras ações da comissão que será formada para coletar informações sobre o cenário político.
Na última eleição municipal, sem consenso entre lideranças locais e acumulando uma série de desgastes públicos, o PT nacional impôs o nome do senador Humberto Costa para disputar a Prefeitura do Recife e o partido acabou derrotado, após doze anos. O racha que a legenda ainda está cicatrizando é um dos argumentos sustentados por algumas lideranças ao apontar inviabilidade de o partido para lançar candidato próprio.

GONZAGA PATRIOTA VOLTA A AFIRMAR QUE MINHA CASA, MINHA VIDA É PROGRAMA ELEITOREIRO

O deputado federal Gonzaga Patriota voltou a afirmar, durante entrevista ao Programa Frente a Frente do jornalista Magno Martins, que o programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal é usado de forma eleitoreira.
“Eu quero deixar bem claro que defendo o Programa Minha Casa, Minha Vida. O que não pode é usá-lo como estão fazendo. A presidente anuncia três milhões de casas. Agora, fazer com que dinheiro? O dinheiro do FGTS dos trabalhadores? Hoje, se 10% dos trabalhadores resolverem sacar o fundo de garantia não terá dinheiro para esse pessoal. O programa Minha Casa, Minha Vida se tornou uma fonte de problemas e fraudes”, alertou.

E completou: “Outra coisa também é a Caixa Econômica, um órgão tão importante, está usando o dinheiro das pessoas nesse programa eleitoreiro da presidente. Em Petrolina, por exemplo, o sorteio é realizado e ninguém sabe o resultado e até hoje, lamentavelmente, nada foi apurado. O programa deveria ser executado, não com o dinheiro do povo e da poupança, mas com o dinheiro do Tesouro Nacional”, declarou.

Patriota também questionou os preços abusivos da gasolina em Pernambuco.
“Eu não sei onde estão o PROCON e o Ministério Público, que às vezes exigem tantas coisas e não observam os preços abusivos que esses postos de gasolina estão cobrando. O litro de gasolina na capital pernambucana deveria ser no máximo R$ 2,80, mas está ultrapassando os R$ 3,00. Em Petrolina o litro de gasolina está chegando a R$ 3,30. Isso é um absurdo!”, disse.

PACTO PELA VIDA RECEBE MAIS UM PRÊMIO INTERNACIONAL

Responsável pela redução dos índices de criminalidade no Estado de Pernambuco, o Programa Pacto Pela Vida, criado em 2007, recebeu mais uma premiação internacional. Nesta quarta-feira (15/01), o governador Eduardo Campos esteve na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos, onde recebeu o Prêmio Governante: A Arte do Bom Governo. O Pacto Pela Vida foi premiado na categoria Governo Seguro: Boas Práticas em Prevenção do Crime e da Violência.

“O Pacto Pela Vida é um programa que vai na direção de dar respostas a uma questão extremamente desafiadora, no Brasil e na América Latina. O crime entre as pessoas tem crescido nos últimos anos. Tínhamos uma situação muito dura em 2007. As estatísticas nos colocavam em primeiro lugar em homicídios no Brasil, tínhamos um número muito alto de violência contra a mulher. E a gente começou um diálogo com a sociedade, com a academia, operadores de polícia, as instituições, e fechamos o projeto. Ao longo desses sete anos, somos o único Estado que apresenta reduções, todos os anos, nos indicadores de criminalidade, e o Recife deixou de ser a Capital mais violenta do Brasil para ser a Capital mais segura do Nordeste brasileiro”, destacou o governador.

Desde a implantação do Pacto Pela Vida, Pernambuco apresentou redução de 33,4% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), enquanto em outros Estados esse índice só fez aumentar. O Pacto também proporcionou uma melhoria na responsividade do Estado, fruto da integração entre os atores envolvidos na política de segurança e prevenção da criminalidade.

Na mesma cerimônia, o Programa de Soluções Integradas da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) foi premiado na categoria Governo Inteligente: Melhoria dos Procedimentos Burocráticos para Cidadãos e Empresas. Implantado em 2008, o programa proporcionou um conjunto de soluções tecnológicas integradas para a tramitação objetiva, segura e desburocratizada de documentos para a abertura e fechamento de empresas. A ação constitui na unificação de 40 sistemas paralelos ao Sistema Integrado de Registro Mercantil (Siarco), dando maior agilidade à tramitação de documentos. Com isso, o o processo de abertura e de fechamento de empresas ficou mais simplificado e eficaz, reduzindo o tempo médio de regularização de 15 dias para apenas dois dias.

“O programa da Jucepe veio a melhorar o ambiente de negócios e trouxe uma racionalização da máquina pública. È uma aposta na governança inteligente, onde você faz o poder público trabalhar de maneira integrada, poupando a cidadania dos constrangimentos, da burocracia, dos controles que se repetem a cada etapa. São os mesmos documentos são pedidos às mesmas pessoas em vários lugares onde tudo é Estado, nos mais diversos níveis. Esse programa racionaliza isso, melhorando para o poder público, para o cidadão, para o meio ambiente, porque você deixa de usar um bocado de papel, e economiza, porque você faz a empresa em 48 horas”, explicou Eduardo, que viajou acompanhado dos secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social), Bernardo d’Almeida (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos) e Frederico Amâncio (Planejamento e Gestão).

PRÊMIO – O Prêmio Governante: A Arte do Bom Governo foi lançado pelo BID em julho de 2013, com o objetivo de identificar, documentar e disseminar experiências inovadoras em diferentes áreas da gestão pública nos governos, e teve uma grande recepção frente às administrações públicas. O BID recebeu 71 aplicações de 30 governos subnacionais, entre Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru e Chile.

Além das iniciativas de Pernambuco, também foram premiadas as experiências do Modelo Colima de Inovação Integral de Serviços em Benefício de Cidadãos e Empresas do Estado de Colima, no México; o Modelo do Centro Integral de Serviços do governo do Estado de Puebla, também no México; a Rede de Atendimento de Segurança Pública para enfrentar a violência doméstica e familiar no estado do Rio Grande do Sul; e o Programa Provincial Vínculos da Prevenção Social da Violência e de Delitos na Província de Santa Fé, na Argentina.

OBRAS DO FEM TOTALIZAM INVESTIMENTOS DE R$ 70,6 MILHÕES NO AGRESTE

Os 71 municípios que integram os agrestes Central, Meridional e Setentrional receberam cerca de R$ 70,6 milhões em recursos do Tesouro Estadual para a execução de obras de infraestrutura que assegurem a melhoria da qualidade de vida das populações das zonas urbanas e rurais da região. Os investimentos, provenientes do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), foram repassados às prefeituras que apresentaram projetos em áreas estratégicas, como destaque para a pavimentação de ruas, construção de sistemas de abastecimento de água, drenagem e saneamento básico, além da recuperação de escolas e unidades de saúde. Em todo o Agreste são mais de 153 obras estruturadoras em execução com recursos do FEM.

Estão sendo investidos mais de R$ 29,4 milhões no Agreste Central, R$ 22,9 milhões no Agreste Meridional e R$ 18,2 milhões no Agreste Setentrional, atendendo a demanda de todas as cidades e algumas comunidades, distritos e povoados. O Fundo beneficia os 184 municípios pernambucanos e os investimentos totais chegam a R$ 129,7 milhões distribuídos entre 437 planos de trabalho municipais aprovados.
Todos os projetos enviados pelas prefeituras e aprovados pelo Comitê Estadual de Apoio aos Municípios (CEAM), terão o dinheiro liberado em quatro parcelas: a primeira, correspondente a 30% do total destinado para cada município, foi repassada em maio, e a segunda, também de 30%, após 60 dias. Já a terceira, de 20%, está condicionada a declaração do prefeito de aplicação dos recursos, e a quarta e última, de 20%, mediante a apresentação ao Governo do termo de término da obra. A gestão dos recursos do fundo está sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e as obras são executadas pelas prefeituras.
O FEM totaliza R$ 228 milhões em recursos do Governo do Estado. Foi criado através da Lei 14.921, de março de 2013, após ser anunciado pelo governador Eduardo Campos, durante o Seminário Todos por Pernambuco, realizado em fevereiro, no município de Gravatá. O fundo destina investimentos para ações e obras que tragam benefícios diretos à população e impulsionem o desenvolvimento econômico e social em todo o Estado, da Região Metropolitana do Recife ao Sertão.

INDICAÇÃO DE JOÃO FREIRE FOI DO PARTIDO, DIZ DANIEL COELHO

O deputado estadual Daniel Coelho negou participação na indicação do seu ex-secretário parlamentar para a Secretaria-executiva de Fomento ao Empreendedorismo. Segundo o deputado, João Freire recebeu o convite do partido e lhe comunicou a saída do gabinete. O tucano disse que não vê nenhum problema na ida de um auxiliar para o governo.

“Isso não gera nenhum problema para mim, ele tem participação no partido e optou por participar do governo. Cada um é livre para tomar a decisão que quer tomar. Estou tranquilo, isso não gera nenhum tipo de constrangimento”, afirmou.

O parlamentar disse que João Freire era um quadro técnico, já que no gabinete o jornalista atuava na área de fotografia e produção e edição de vídeos. O deputado contou que sua relação com o ex-secretário parlamentar teve início na eleição de 2012, quando Daniel Coelho foi candidato a prefeito do Recife e teve João como coordenador da campanha.

Segundo ele, o jornalista atuou na eleição com apoio do PSDB. “Como ele é da legenda, o partido apoiou e ele participou do processo. Ele entrou para vida partidária e se dispôs a colaborar com a eleição. Apesar de alegar que o ex-auxiliar não tem perfil político, Freire foi candidato a vereador em duas eleições (2004 e 2008). João Freire não atendeu às ligações da reportagem.

Sobre a possibilidade de continuar na liderança da oposição, Daniel afirmou que ainda não há posição fechada. Na semana passada, ele declarou que poderá desistir de continuar à frente da bancada oposicionista, mesmo tendo o apoio do PTB, do DEM e de alguns petistas. “Provavelmente devo sair, estou esperando as coisas se acertarem.

Dentro do PSDB também tem a vice-liderança”, comentou. O tucano afirmou que decidirá se vai permanecer ou não como líder da oposição até o final do mês. Até lá, ele deverá conversar com o presidente estadual do PSDB, o deputado Sérgio Guerra, responsável pela entrada do partido no governo.

Para Daniel Coelho, a saída da liderança da oposição não deverá influenciar na posição que o parlamentar vai assumir em relação ao governo. Segundo ele, a postura será a mesma que tomou nos três anos em que fez oposição ao governo Eduardo Campos (PSB).