Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

WALDEMAR BORGES DESTACA AÇÕES DO PRIMEIRO ANO DA GESTÃO GERALDO JULIO

O deputado Waldemar Borges destacou ontem (04.02) o resultado da pesquisa Vox Populi, que revela a popularidade dos gestores de oito capitais brasileiras, ao discursar na tribuna da Assembleia Legislativa.  “Quero dizer da nossa satisfação ao constatar que a gestão do prefeito Geraldo Júlio é a segunda melhor do Brasil. Geraldo, que teve 51% dos votos, hoje tem 82% de aprovação, portando 30% que votaram em outros dizendo que aprovam essa gestão”, disse.

O parlamentar também ressaltou que o resultado atesta a aprovação dos recifenses em relação às políticas públicas implementadas pela gestão. O deputado informou que Geraldo Julio investiu cerca de 530 milhões de reais, no ano passado, em áreas como mobilidade, ordenamento urbano, saúde, educação e segurança.  “Em apenas um ano, Geraldo Júlio investiu R$ 64 milhões na educação e R$ 40 milhões na saúde. Entre outras ações, o prefeito do Recife nomeou 406 novos professores; reformou 100 escolas e creches; assinou ordem de serviço para a construção de três CMEIs; está construindo o Hospital da Mulher e já entregou a primeira Upinha 24h no Morro da Conceição e está construindo mais três”, relatou.

O líder do Governo ainda citou, entre outras ações, a requalificação de 68 Unidades de Saúde da Família, as reformas das maternidades Barros Lima, Arnaldo Marques e Bandeira Filho; a nomeação de 867 profissionais de saúde; a redução em 26,7% da violência no Recife; o recapeamento de 100 ruas e avenidas; a substituição de paralelepípedos em 56 vias e a troca de 632 placas de concreto; a recuperação de 18,89 km de passeios públicos (calçadas) e de 31 espaços públicos, entre praças, parques, quadra e academias da cidade. “Em 2013 ainda foi realizada a pavimentação e drenagem de cerca de 70 ruas; o monitoramento em 20 mil localidades, o reordenamento no entorno de mercados públicos e criada a Ciclofaixa de Turismo e Lazer”, elencou.

“Enfim, a cidade está sendo cuidada. O Recife voltou a ser um espaço onde as pessoas socializam, convivem. A cidade deixou de ser um ambiente apenas inóspito para ser um ambiente usufruído pelo recifense que hoje vai às ruas, se sente mais seguro, vê uma prefeitura que toma conta do espaço coletivo, vê o controle urbano funcionar, vê a pavimentação nas ruas”, disse o parlamentar.

Borges concluiu seu pronunciamento enfatizando sua certeza de que a população do Recife acertou ao eleger Geraldo Julio. “Essa gestão tem tudo a ver com o acerto do projeto liderado por Eduardo Campos em Pernambuco. Tenho certeza que um projeto como esse, a maneira desta frente liderada pelo PSB governar, comprometida com a maioria da população, comprometida com a eficácia, com a eficiência na gestão, cobrando resultados, essa forma de governar vai durar ainda muito tempo. As pessoas estão vendo os resultados desses ganhos nas suas vidas. A população está dizendo isso através de pesquisas, seja em nível municipal ou estadual. Amanhã, certamente também dirá em nível nacional”, concluiu.

DEFESA CIVIL DO ESTADO PROMOVE CURSO PARA CIDADES DA MATA SUL

Objetivo do Governo é qualificar 40 agentes para que possam estar preparados para desenvolverem ações de prevenção e resposta a desastres Gestores, Coordenadores e Agentes Municipais de Defesa Civil dos 24 municípios que compõe a Zona da Mata Sul participam a partir de hoje (04) do Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC) promovido pela Casa Militar de Pernambuco, através da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil). O curso será realizado até a quinta-feira, das 8h às 18h, no auditório 
da Câmara de Vereadores de Escada e integra o cronograma de ações preventivas da Codecipe para a Operação Inverno 2014.
O COPDC é realizado anualmente. “Nosso objetivo é qualificar os agentes de defesa civil, especialmente porque sempre ocorre substituição de pessoal nos municípios. A ideia é preparar o efetivo das cidades para que estejam aptos a desenvolver ações de prevenção e, quando ocorrer, medidas de resposta que minimizem os efeitos de desastres”, explicou o chefe da Casa Militar coronel Mário Cavalcanti, que esteve presente na abertura do curso.
Durante três dias, serão ministradas noções básicas sobre as ações de defesa civil, como as atribuições nas diferentes esferas de governo de acordo com a legislação vigente, funcionamento da política nacional, conceitos, manuais, fases de atuação em situações de desastres. Ao final do curso, cada município deve apresentar o esboço de um plano de contingência, elaborado a partir do que aprenderam.
Só na Mata Sul serão qualificados 40 agentes de defesa civil. Participarão representantes dos municípios de Água Preta, Amaraji, Barreiros, Barra de Guabiraba, Belém de Maria, Bonito, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sairé, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu. Até março, a Casa Militar realizará cursos semelhantes para as cidades da Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Agreste e Sertão.

PT DÁ NOVO ULTIMATO AOS GOVERNISTAS

A Comissão Executiva do PT de Pernambuco decidiu fechar definitivamente o cerco contra os filiados que ainda ocupam cargos no governo Eduardo Campos (PSB), quatro meses após o Diretório decidir deixar a base de sustentação socialista. Em reunião nessa segunda-feira, ficou acertada a realização de um mapeamento dos petistas que permanecem na gestão. Eles receberão por correspondência a resolução de que precisam sair das funções dentro de 15 dias.

Na próxima reunião, prevista para o dia 17, a Executiva definirá as medidas a serem tomadas por quem continuar no governo. Pelo regimento do partido, é previsto advertência, suspensão e expulsão.

“Vamos proceder com mais precisão em relação à gestão passada (do deputado federal Pedro Eugênio): vamos identificar onde estes quadros estão e dar aos ocupantes deles a responsabilidade desta decisão e um protagonismo. Não adianta você decidir (deixar os cargos) e as pessoas ficarem sabendo disso pela imprensa”, pontuou a presidente regional da legenda e deputada estadual, Teresa Leitão.

O constrangimento de ainda possuir quadros no governo socialista ficou maior desde o fim do mês passado, quando o deputado petista Sérgio Leite assumiu a liderança da oposição na Assembleia Legislativa (Alepe) no lugar de Daniel Coelho (PSDB), cujo partido aderiu ao governo. Eduardo Campos é pré-candidato a presidente, contra a reeleição de Dilma Rousseff (PT) e tem disparado constantemente críticas à União. Um dos filiados com cargos na administração é o presidente do PT do Recife, Oscar Barreto, secretário-executivo de Agricultura.

A reunião da Comissão Executiva também aprovou a realização de um evento em homenagem aos 34 anos do partido. Uma plenária com militantes, representantes de sindicatos e associações está marcada para o próximo dia 10, em local ainda não definido.

No evento, será feito o pré-lançamento da campanha de Dilma Rousseff. Não está prevista a vinda da petista nem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Também será pedida a anulação da Ação Penal 470 – que trata do escândalo do mensalão – julgada ano passado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou petistas como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

CAMPOS CONVERSOU COM JARBAS NO FIM DE SEMANA

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), se encontrou com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) neste fim de semana. Em entrevista, após pronunciamento na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na tarde de ontem (3), ele foi questionado sobre o encontro entre os dois, mas não quis dar muito detalhes sobre o que foi tratado.

“Estive com o senador Jarbas nesse fim de semana, conversamos sobre vários assuntos, inclusive política”, disse. No entanto, ele disse que não tinha “nada a adiantar” sobre o que foi tratado no encontro. Campos também revelou que a sucessão estadual está “tranquila”.

Jarbas era cotado como um dos primeiros a ser procurados pelo socialista para tratar de sucessão estadual. Além do peemedebista, um dos nomes apontados pelo governador como um dos primeiros a ser consultado é o do vice-governador João Lyra Neto (PSB), que assumirá o cargo de governador assim que Campos deixar o Governo.

CARGOS DO PSDB NO DETRAN

Foram empossados no Detran dois liderados políticos de Sérgio Guerra (PSDB): o ex-prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Leandro Duarte, no cargo de assessor especial e o ex-vice de Paulista, Duffles Pires (foto), na Coordenadoria de Articulação Municipal.(Folha Política)

PSDB RACHADO OFICIALMENTE. DANIEL, BETINHO E TEREZINHA PERMANECEM NA OPOSIÇÃO A EDUARDO CAMPOS

Agora é oficial. O PSDB-PE está rachado e ninguém tasca.

Na tarde desta segunda-feira (04.02), três dos seis deputados estaduais do partido confirmaram que permanecem na oposição ao governo de Eduardo Campos.

Posicionam-se contrariamente à decisão do PSDB pernambucano que aderiu à base da gestão do socialista em dezembro.

Segundo informações da assessoria de Daniel Coelho, “apesar de o PSDB ter deixado formalmente a oposição na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais Daniel Coelho – ex-líder da bancada de oposição –, Betinho Gomes e Terezinha Nunes vão continuar ocupando o espaço pertencente aos oposicionistas na Casa”.

O anúncio da decisão ocorreu durante o início dos trabalhos legislativos no ano de 2014.

A assessoria de Daniel informou que, “sempre que os parlamentares decidirem, por exemplo, discursar, a solicitação de inscrição no plenário será feito via bancada de oposição – e não de governo, como seria possível”.

Ainda de acordo com as informações da assessoria, Daniel diz que está deixando a liderança de oposição, mas que não pretende mudar em nada sua postura.

“Continuarei tendo uma posição crítica em relação ao governo do Estado, sempre que achar necessário”, afirmou.

Vale ressaltar que o PSDB estadual já tinha adiantado que o partido estaria no palanque do candidato de Eduardo ao governo do estado.

No entanto, o presidenciável do PSDB, Aécio Neves, já afirmou que a decisão de ter ou não candidato próprio em Pernambuco só ocorrerá em maio.

E que Daniel pode ser o nome para uma eventual chapa da legenda.

Pois agora, os deputados que já vinham se mostrando incomodados com a falta de diálogo interno e se queixando que adesão foi feita sem barganha – como se fosse um favor do PSB – decidiram assumir que não concordam com o ocorrido.

Se fosse apenas um nome a discordar seria mais fácil para o comando do partido isolar o descontente. Mas um trio ganha status de bloco e pode fazer barulho.

De quebra, reforçam o discurso do PSDB nacional e podem dar algum fôlego à pré-candidatura de Aécio em Pernambuco. (Blog Josué Nogueira)

GOVERNADOR AGRADECE APOIO DO PODER LEGISLATIVO

A Assembleia Legislativa de Pernambuco iniciou as atividades de 2014 nesta segunda-feira (03/02), com uma mensagem proferida pelo governador Eduardo Campos, que fez um balanço das ações de sua gestão e pontuou desafios para os próximos anos. Eduardo agradeceu pelo apoio do Poder Legislativo ao seu governo e desejou um ano de grandes debates no Parlamento pernambucano.

“Vim agradecer o apoio da Assembleia Legislativa durante o ano de 2013, que nos possibilitou vencer um ano especial, cheio de desafios, desde a estiagem, a redução de repasses, até o ritmo de crescimento mais lento do Brasil. E pudemos ter resultados positivos. O Estado avançou, foi o ano em que Pernambuco mais investiu, batemos metas em diversos setores. Estou certo de que vamos continuar contando com esse ambiente de solidariedade, que não anula a divergência, mas constrói sinergia, uma visão em torno do bem comum”, afirmou o governador.

Em seu discurso, além de uma análise da conjuntura macroeconômica, Eduardo destacou os avanços conquistados nas áreas da saúde, segurança pública, educação e infraestrutura. “A crise de 2008 começou a nos afetar significativamente desde 2011. Os Estados e municípios foram fortemente penalizados em suas receitas. Ainda assim, mantivemos nossa trajetória fime, sem desvio de rota. Em sete anos, dobramos o valor de nosso PIB, e até 2019 poderemos dobrar de novo”, ressaltou, destacando os investimentos privados e públicos como fundamentais nesse processo.

Na educação, o governador destacou que hoje Pernambuco tem “a maior rede de ensino integral do País”, maior até que os Estados da região mais rica do Brasil, no caso os do Sudeste. Na segurança pública, frisou o reconhecimento internacional do Pacto pela Vida, premiado pela ONU e pelo BID. Na área de ciência e tecnologia, comparou os investimentos em 2006, na ordem dos R$ 2,6 milhões, com os R$ 50 milhões investidos em 2013, beneficiando mais de 1.140 estudantes com bolsa de mestrado e doutorado.

GOVERNO DO ESTADO LIBERA R$ 2,2 MILHÕES PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DE MATA ATLÂNTICA E CAATINGA

Pela primeira vez em Pernambuco foram assinados convênios para projetos de preservação ambiental e de desenvolvimento sustentável com recursos oriundos da compensação ambiental de grandes empreendimentos instalados no Estado. A assinatura dos convênios entre o Governo do Estado e as 
empresas totalizam R$ 2,2 milhões e ocorreu na manhã de hoje (3), na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
O evento, que contou com a apresentação de cinco projetos selecionados por meio de editais, tratam de iniciativas de restauração de áreas degradadas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e do monitoramento de plantas jovens de espécies nativas na Estação Ecológica de Caetés, no município do Paulista. A área Mata Atlântica estava destina a se transformar num aterro sanitário, mas a obra foi embargada na década de 1980, por iniciativa da Comunidade de Caetés I e de diversas associações ambientalistas.
O Governo do Estado, através da Lei nº 9.989/87, adquiriu a área de 157 hectares e definiu-a como Reserva Ecológica. No dia 29 de dezembro de 1998, a reserva passou para a categoria de manejo, através da Lei Estadual nº 11.622/98, sendo denominada de Estação Ecológica, o que permitiu sua abertura à visitação pública. 
Além de contribuir para proteção dos recursos hídricos, realização de atividades de educação ambiental e investigação científica, a Esec-Caetés também proporciona lazer à população local. A sua fauna e flora, típicas da Mata Atlântica que, em muitas regiões já desapareceu devido ao desmatamento e à especulação imobiliária, ainda abriga raros e significativos exemplares do bioma da região da floresta costeira.
Os projetos incluem, ainda, à regularização fundiária de imóveis existentes no Refúgio da Vida Silvestre (RVS) Matas do Sistema Gurjaú e estudos ambientais e socioeconômicos de áreas identificadas como prioritárias para a conservação do bioma Caatinga em Pernambuco. O evento foi coordenado pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, e o presidente da Agencia Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Carlos André Cavalcanti.
Para o secretário, a assinatura desses convênios é um marco inicial na consolidação do processo desencadeado pelo Governo Eduardo Campos no sentido de promover o desenvolvimento sustentável, buscando e firmando parcerias. “Vale ressaltar que todos esses convênios além dos recursos de compensação ambiental terão pioneiramente contrapartida de outras instituições”. (Com informações da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade-Foto: César de Almeida)

DESEMBARGADOR VIAJA E JULGAMENTO DE SILVIO COSTA FILHO É ADIADO

O julgamento do deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB), referente ao caso das notas frias, foi adiado para a próxima segunda-feira (10). Segundo informações do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a análise sobre o caso não pôde ser feita nesta segunda (3) porque o revisor do processo, desembargador José Fernandes de Lemos, precisou viajar para fazer um curso. O relator do caso é o desembargador Alexandre Assunção.

Pesa sobre Silvio Costa Filho a acusação de falsificação de documentos e peculato. Quando ainda era vereador do Recife, o deputado teria utilizado notas frias para comprovar gastos com o atividade parlamentar. O valor utilizado, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), foi de cerca de R$ 51 mil. Se condenado, Silvinho, como é conhecido, poderá pegar de dois a seis anos de prisão pelo crime de falsificação de documentos e mais dois até 12 anos se for comprovado o crime de peculato.
A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público de Pernambuco e recebida pela Corte Especial do TJPE em novembro de 2011, quando a Ação Penal foi instaurada. Além de Sílvio Costa, outros 25 nomes – vereadores e ex-vereadores recifenses – são investigados. Na relação consta os nomes, por exemplo, dos também deputados estaduais Gustavo Negromonte (PMDB), Daniel Coelho (PSDB), Eriberto Medeiros (PTC) e Francismar Pontes (PSB), todos ex-vereadores do Recife. O montante desviado pelos 26 envolvidos teria superado R$ 1 milhão.

PRONATEC AMPLIA AVANÇOS DO BOLSA FAMÍLIA, DEFENDE ARMANDO MONTEIRO

Defensor da capacitação profissional para o desenvolvimento do País e de Pernambuco, o senador Armando Monteiro (PTB) acredita que o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é um importante instrumento de acesso ao emprego para os beneficiários do Bolsa Família, que hoje atende a 14 milhões de famílias em todo Brasil.

Armando diz que o Bolsa Família deu a milhares de cidadãos, que antes viviam à margem da sociedade, a capacidade de iniciar um importante processo de emancipação. Para o senador, este ciclo será fortalecido com a formação profissional e o acesso ao emprego. “O país está em um momento de quase pleno emprego e aumento de massa salarial. Por isso, o Pronatec é uma grande oportunidade para aqueles que hoje recebem o Bolsa Família, mas que querem consolidar este processo de emancipação tendo acesso ao emprego”, defendeu. 

Criado em 2011 pelo Governo Federal, o Pronatec oferece cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, unidades de ensino do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Senat (Serviço Social do Transporte). (Crédito da foto: Alexandre Albuquerque / Divulgação)