Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

PREFEITO DE ALTINHO CASSADO PELA JUSTIÇA

O Juiz Eleitoral Titular da 48ª Zona, Dr. José Adelmo Barbosa da Costa Pereira, proferiu neste dia 05 de fevereiro, um sentença eleitoral em que condenou o atual Prefeito de Altinho Aílson Oliveira e seu Vice Marcos Sampaio, a perda dos seus cargos eletivos.
A sentença baseou-se em laudos periciais do Instituto de Criminalística, em que demonstram ser forjado o atentado ocorrido durante o pleito eleitoral de 2012, com o objetivo de criar um estado mental na população.
Chamou atenção a sentença por dois aspectos:
O primeiro foi a riqueza dos detalhes dos laudos que indicaram ser forjado o suposto atentado, com a efetiva participação do então candidato e atual prefeito cassado.
E o segundo aspecto é o fato de que o Presidente da Câmara assume de imediato o comando da Prefeitura Municipal porque, segundo a sentença do Juiz, nesse tipo de crime o prefeito pode até recorrer para o Tribunal Regional Eleitoral, no entanto em querendo, recorrerá fora do cargo.
Altinho amanhecerá com o novo Prefeito Mauro das Associações.

HUMBERTO REÚNE CAIXA E TIMES PERNAMBUCANOS

Os clubes de futebol de Pernambuco abriram uma grande oportunidade de patrocínio que pode ajudá-los a sanear as finanças e reforçar as equipes. A pedido do senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, o presidente do banco, Jorge Hereda, recebeu, nesta quarta-feira (05), os dirigentes do Náutico, Santa Cruz e Sport para tratar do tema.

Humberto expôs a Hereda os problemas financeiros dos times do Estado e pediu que a área de marketing da Caixa avaliasse a possibilidade de estender o apoio que já oferece a alguns clubes do país também aos pernambucanos.

“São times extremamente representativos, que reúnem um grande número de torcedores, mas que hoje estão numa situação muito difícil para enfrentarem os campeonatos”, esclareceu Humberto.

O presidente da Caixa ressaltou o interesse do banco pelo Estado, pontuando que “Pernambuco é um centro muito importante”. A CEF exige, no entanto, que todos os times tenham Certidão Negativa de Débitos (CND) para o início de qualquer negociação dessa natureza. Ou seja, não poderá receber qualquer tipo de patrocínio o clube que, por exemplo, for devedor do INSS.

Com objetivo de dar início às conversas, a Caixa convidou os times pernambucanos para, a partir da semana que vem, participar de reuniões isoladas, onde a situação de cada clube será avaliada individualmente.

“Ficamos muito satisfeitos com esse primeiro encontro. Precisamos avançar no patrocínio para sair do ponto onde estamos”, afirmou o presidente do Náutico, Glauber Vasconcelos.

JARBAS VASCONCELOS DESISTE DE CONCORRER È REELEIÇÃO AO SENADO

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) desistiu de concorrer à reeleição. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) por meio de um comunicado oficial à imprensa. O peemedebista, em cerca de 40 linhas, fez um pequeno balanço de suas atividades políticas e do atual cenário político, mas não diz as razões que o levaram à decisão. Na mesma nota, Jarbas sugeriu o nome do deputado federal Raul Henry para compor a chapa majoritária do PSB. O senador está em Brasília desde segunda-feira (3), quando o Congresso Nacional retomou as atividades.

“Tenho um tremendo orgulho em ter contribuído para que o nosso estado vivesse o atual momento de mudança de parâmetros, de desenvolvimento econômico e de recuperação do nosso papel histórico de protagonismo no cenário nacional. Desse caminho virtuoso não podemos nos desviar um centímetro sequer”, afirmou o senador na nota.

Jarbas lembrou as razões que o levaram a se reaproximar do governador Eduardo Campos (PSB) e apoiar os socialistas na disputa pela Prefeitura do Recife. Disse que o Recife “enfrentava um momento de turbulência e dificuldades, cujos tristes reflexos ainda hoje podemos perceber por toda a cidade” e que as eleições deste ano guardam semelhanças com as de 2012. “O modelo adotado pelo PT à frente da Presidência da República dá sinais evidentes de esgotamento, com a economia acumulando números e desempenhos negativos; e a população demonstrando nas ruas que deseja e quer mudar a cena política nacional”, criticou.

Em seguida, afirmou que o PMDB de Pernambuco decidiu apoiar a candidatura de Eduardo à Presidência da República e também o nome indicado pelo PSB para concorrer à sucessão do governador. Jarbas disse que já comunicou a decisão ao partido e ao socialista e, como coordenador do PMDB para conduzir as dicussões sobre as eleições deste ano, sugeriu o nome de Raul Henry para representar a legenda na chapa majoritária da Frente Popular.

O senador chegou a afirmar várias vezes que gostaria de renovar o mandato. O PMDB, em reunião do diretório estadual, decidiu que a prioridade do partido seria a candidatura à reeleição de Jarbas. Mas o senador repensou sua posição nos últimos dias. A desistência do senador ocorreu depois de conversas com aliados, como o governador Eduardo Campos (PSB) no último fim de semana.

“Pretendo continuar na vida pública, dando minha contribuição para as práticas, as teses e os pensamentos que considero os mais adequados para colocar o Brasil entre as nações mais prósperas do mundo”, encerrou a nota.

JARBAS VASCONCELOS DESISTE DE CONCORRER È REELEIÇÃO AO SENADO

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) desistiu de concorrer à reeleição. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) por meio de um comunicado oficial à imprensa. O peemedebista, em cerca de 40 linhas, fez um pequeno balanço de suas atividades políticas e do atual cenário político, mas não diz as razões que o levaram à decisão. Na mesma nota, Jarbas sugeriu o nome do deputado federal Raul Henry para compor a chapa majoritária do PSB. O senador está em Brasília desde segunda-feira (3), quando o Congresso Nacional retomou as atividades.

“Tenho um tremendo orgulho em ter contribuído para que o nosso estado vivesse o atual momento de mudança de parâmetros, de desenvolvimento econômico e de recuperação do nosso papel histórico de protagonismo no cenário nacional. Desse caminho virtuoso não podemos nos desviar um centímetro sequer”, afirmou o senador na nota.

Jarbas lembrou as razões que o levaram a se reaproximar do governador Eduardo Campos (PSB) e apoiar os socialistas na disputa pela Prefeitura do Recife. Disse que o Recife “enfrentava um momento de turbulência e dificuldades, cujos tristes reflexos ainda hoje podemos perceber por toda a cidade” e que as eleições deste ano guardam semelhanças com as de 2012. “O modelo adotado pelo PT à frente da Presidência da República dá sinais evidentes de esgotamento, com a economia acumulando números e desempenhos negativos; e a população demonstrando nas ruas que deseja e quer mudar a cena política nacional”, criticou.

Em seguida, afirmou que o PMDB de Pernambuco decidiu apoiar a candidatura de Eduardo à Presidência da República e também o nome indicado pelo PSB para concorrer à sucessão do governador. Jarbas disse que já comunicou a decisão ao partido e ao socialista e, como coordenador do PMDB para conduzir as dicussões sobre as eleições deste ano, sugeriu o nome de Raul Henry para representar a legenda na chapa majoritária da Frente Popular.

O senador chegou a afirmar várias vezes que gostaria de renovar o mandato. O PMDB, em reunião do diretório estadual, decidiu que a prioridade do partido seria a candidatura à reeleição de Jarbas. Mas o senador repensou sua posição nos últimos dias. A desistência do senador ocorreu depois de conversas com aliados, como o governador Eduardo Campos (PSB) no último fim de semana.

“Pretendo continuar na vida pública, dando minha contribuição para as práticas, as teses e os pensamentos que considero os mais adequados para colocar o Brasil entre as nações mais prósperas do mundo”, encerrou a nota.

EM GRAVATÁ, GOVERNO DO ESTADO INAUGURA A 26ª ESCOLA TÉCNICA

Pernambuco ganha sua 26ª Escola Técnica Estadual (ETE). Na manhã desta quarta-feira (05/02), o governador Eduardo Campos inaugurou a ETE Professor José Luiz de Mendonça, em Gravatá, no Agreste Central. A solenidade marcou a abertura do ano letivo da rede estadual. Seguindo os moldes das demais escolas já entregues, a unidade gravataense recebeu investimentos de R$ 8,3 milhões e começa o ano com 510 alunos matriculados nos cursos de Redes de Computadores e Hospedagem.

Para Eduardo, investir na educação é o melhor caminho para o Brasil. “Temos um desafio no futuro e precisamos fazer uma aposta na educação para o País voltar a crescer. Apostar na educação vai fazer a economia melhorar, vai ajudar o País no rumo do desenvolvimento sustentável”, destacou o governador.

Com uma área total de 15.620 metros quadrados, sendo 6.180 metros quadrados de área construída, o espaço possui 12 salas de aula, seis laboratórios de informática e outras disciplinas, além de dois laboratórios específicos para os cursos técnicos. A escola dispõe ainda de auditório, biblioteca, quadra poliesportiva, refeitório, cantina e área de convivência.

 O secretário da Educação, Ricardo Dantas, explicou que a implantação das ETEs faz parte de um planejamento ainda da primeira gestão do governo. “Transformamos o planejamento em políticas públicas. Hoje, são 26 ETEs e vamos chegar a 40 até o fim do ano. Essa é a melhor oportunidade para que nossos jovens possam ser incluídos no processo de crescimento de Pernambuco. O que pode mudar o Estado é uma escola de qualidade, é o investimento em educação”, afirmou Dantas.

A ETE Gravatá deve atrair estudantes de municípios vizinhos, como Chã Grande, Pombos, Amaraji e Passira. O ato marcou ainda a volta as aulas para 670 mil estudantes da rede estadual de ensino. “Se tem uma obra que traz enorme satisfação de inaugurar é uma escola, lugar no qual podemos cultivar valores éticos, de fraternidade, de capacidade de servir, de respeito à liberdade e às diferenças”, ressaltou o governador.

EM GRAVATÁ, GOVERNO DO ESTADO INAUGURA A 26ª ESCOLA TÉCNICA

Pernambuco ganha sua 26ª Escola Técnica Estadual (ETE). Na manhã desta quarta-feira (05/02), o governador Eduardo Campos inaugurou a ETE Professor José Luiz de Mendonça, em Gravatá, no Agreste Central. A solenidade marcou a abertura do ano letivo da rede estadual. Seguindo os moldes das demais escolas já entregues, a unidade gravataense recebeu investimentos de R$ 8,3 milhões e começa o ano com 510 alunos matriculados nos cursos de Redes de Computadores e Hospedagem.

Para Eduardo, investir na educação é o melhor caminho para o Brasil. “Temos um desafio no futuro e precisamos fazer uma aposta na educação para o País voltar a crescer. Apostar na educação vai fazer a economia melhorar, vai ajudar o País no rumo do desenvolvimento sustentável”, destacou o governador.

Com uma área total de 15.620 metros quadrados, sendo 6.180 metros quadrados de área construída, o espaço possui 12 salas de aula, seis laboratórios de informática e outras disciplinas, além de dois laboratórios específicos para os cursos técnicos. A escola dispõe ainda de auditório, biblioteca, quadra poliesportiva, refeitório, cantina e área de convivência.

 O secretário da Educação, Ricardo Dantas, explicou que a implantação das ETEs faz parte de um planejamento ainda da primeira gestão do governo. “Transformamos o planejamento em políticas públicas. Hoje, são 26 ETEs e vamos chegar a 40 até o fim do ano. Essa é a melhor oportunidade para que nossos jovens possam ser incluídos no processo de crescimento de Pernambuco. O que pode mudar o Estado é uma escola de qualidade, é o investimento em educação”, afirmou Dantas.

A ETE Gravatá deve atrair estudantes de municípios vizinhos, como Chã Grande, Pombos, Amaraji e Passira. O ato marcou ainda a volta as aulas para 670 mil estudantes da rede estadual de ensino. “Se tem uma obra que traz enorme satisfação de inaugurar é uma escola, lugar no qual podemos cultivar valores éticos, de fraternidade, de capacidade de servir, de respeito à liberdade e às diferenças”, ressaltou o governador.

JARBAS VASCONCELOS ANUNCIA HOJE SUA POSIÇÃO SOBRE A CANDIDATURA AO SENADO

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) deve acabar com o suspense, nesta quarta-feira (5) sobre sua posição nas eleições deste ano. Até o fim desta tarde, o peemedebista vai divulgar uma nota à imprensa dizendo se concorrerá ou não à reeleição ao Senado. O PMDB, em encontro estadual realizado em Vitória de Santo Antão, em janeiro, afirmou que a prioridade do partido neste ano seria a candidatura de Jarbas à reeleição. O senador, no entanto, não oficializou sua posição, apesar de já ter afirmado várias vezes que gostaria de tentar renovar o mandato.

No último fim de semana, Jarbas teve uma conversa com o governador Eduardo Campos (PSB) sobre o cenário eleitoral e sobre a composição da chapa majoritária do PSB que concorrerá às eleições neste ano. Questionados, os dois não comentaram o conteúdo da conversa. Segundo informações de bastidores, Eduardo teria dito que a Jarbas que a vaga ao Senado pode ser dele, caso a vontade do senador seja concorrer à reeleição, mas ressaltou que não estará presente de forma constante na campanha estadual, porque estará dedicado à disputa presidencial.

Se o senador desistir de concorrer à reeleição, segundo especula-se, o PMDB continuaria a ocupar a chapa majoritária. O partido indicaria um nome do deputado federal Raul Henry para a vice.
Acompanhe também o Pernambuco.com pelo Twitter

ARMANDO CONVIDA PDT PARA COMPOR CHAPA EM PERNAMBUCO

O senador Armando Monteiro, presidente do PTB de Pernambuco, esteve nesta terça-feira (4) em Brasília, na sede do PDT nacional, para uma reunião com o presidente do partido, Carlos Lupi.

Armando foi ao encontro de Lupi oficializar o convite para que o PDT integre a chapa majoritária com o PTB nas eleições deste ano no Estado. No encontro, não se discutiu posição na chapa ou nomes que possam vir a ocupá-la. Essa discussão será feita mais adiante, com o conjunto de partidos aliados.

Segundo Armando, o convite foi feito porque o PDT é um aliado importante da presidente Dilma Rousseff (PT) no plano nacional e tem uma longa história de participação na vida política do Brasil. Além disso, o senador mantém laços antigos com o PDT, ao qual seu pai, o ex-ministro Armando Monteiro Filho, foi filiado durante anos, período em que construiu fortes vínculos com seu fundador, o ex-governador Leonel Brizola (1922-2004).

Carlos Lupi adiantou que discutirá o assunto com os dirigentes do PDT em Pernambuco e ressaltou a importância do fortalecimento do partido no Estado nas próximas eleições. “É importante o partido crescer e darmos visibilidade à legenda. Precisamos eleger um maior número de deputados. Tudo que for feito virá do debate”, concluiu.(Foto: Alexandre Albuquerque)

VOLTA ÀS AULAS TEM INAUGURAÇÃO DE ESCOLA TÉCNICO EM GRAVATÁ

Para os estudantes matriculados na rede estadual de ensino, esta quarta-feira (05/02) é dia de volta às aulas. Para marcar o início do calendário letivo, o governador Eduardo Campos inaugura a Escola Técnica Estadual (ETE) Professor José Luiz de Mendonça, em Gravatá, no Agreste pernambucano. A unidade oferece os cursos de Redes de Computadores e Hospedagem, e possui 510 estudantes matriculados.

O terreno da escola é de 15.620 metros quadrados, dos quais 6.180 metros quadrados são de área construída. O prédio possui 12 salas de aula, seis laboratórios de informática e outras disciplinas, além de dois laboratórios específicos para os cursos técnicos. A escola dispõe ainda de auditório, biblioteca, quadra poliesportiva, refeitório, cantina e área de convivência. O investimento foi de R$ 8,3 milhões.

SEBASTIÃO OLIVEIRA PÕE PÉ NA ESTRADA A PROCURA DE APOIO

De olho na Câmara Federal, onde deve suceder o seu guru Inocêncio Oliveira, o deputado Sebastião Oliveira (PR) foi a Sairé, na Zona da Mata, prestigiar o aniversário do vice-prefeito Natanael Ferreira (PP), numa festa que contou com a presença do prefeito Fernando Pergentino (PSB).(Rádio Vivo)