Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Rua Tinindo promove melhorias em duas vias na Imbiribeira

Programa inclui entrega da Rua Almeida Júnior e assinatura de ordem de serviço para obras na Rua Engenho Camboinha

O prefeito do Recife, João Campos, assinou neste sábado (7), junto com o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, a Ordem de Serviço para o início das obras de requalificação da Rua Engenho Camboinha, no bairro da Imbiribeira. Na mesma agenda, também foi entregue a requalificação da Rua Almeida Júnior, ambas contempladas pelo Programa Rua Tinindo. Sob responsabilidade da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), as intervenções incluem implantação de nova rede de drenagem e pavimentação, melhorando a circulação de pessoas e o escoamento das águas pluviais e trazendo mais conforto e qualidade de vida para moradores e frequentadores da área.

Durante a ocasião, o prefeito João Campos destacou o trabalho da gestão para melhorar as ruas da cidade. “A gente não vai parar de fazer obra. Até que todas as ruas estejam calçadas no bairro, a prefeitura vai seguir trabalhando. É terminando uma e começando outra. Contem comigo, porque a gente vai continuar avançando e trabalhando muito juntos”, afirmou o prefeito do Recife.

O trecho contemplado da Rua Engenho Camboinha possui uma extensão total de 216 metros. A obra compreende a execução de 937,34 m² de pavimento em intertravado, 210,14 m² de passeios também em intertravado e drenagem com 206,69 metros de canaleta em concreto. A intervenção terá início no dia 9 de março e previsão de conclusão em seis meses. O investimento total previsto é de R$ 643.577,13.

O deputado federal Pedro Campos, que atuou na destinação de recursos para o projeto, também esteve presente. “Fico muito feliz de ser parceiro nessa iniciativa. Temos destinado recursos para obras e projetos importantes da prefeitura, defendendo os interesses do povo do Recife lá em Brasília”, afirmou o deputado federal Pedro Campos.

Já a entrega da Rua Almeida Júnior contempla uma extensão total de 164,53 metros, com 603,67 m² de pavimento em paralelepípedo e implantação de 334,90 metros de meio-fio, além de 163,50 metros de canaleta em concreto. O investimento foi de R$ 403.464,67. As obras tiveram início em 10 de setembro e foram concluídas em 27 de fevereiro deste ano.

Uma das moradoras mais antigas da Rua Almeida Júnior, Marta Bispo da Silva, conta que frequentemente a via passava por alagamentos. “Em dia de chuva a água corria direto na porta da gente. Ficava alagada e era muita sujeira. Mas agora está uma bênção de Deus. O nosso prefeito veio e realizou esse sonho. É a coisa mais maravilhosa do mundo e a gente está muito feliz”, contou Marta.

RUA TININDO – As obras do Programa Rua Tinindo já foram concluídas em cerca de 180 ruas e tiveram serviços de pavimentação e drenagem iniciados em mais de 31 vias, distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores.

Avanços na saúde de Garanhuns: Felipe Carreras visita obras do Hospital de Amor e do Hospital Municipal

O deputado federal Felipe Carreras esteve em Garanhuns, neste sábado (07), para acompanhar importantes obras na área da saúde do município. Ao lado do prefeito Sivaldo Albino, do deputado estadual Cayo Albino, do vice-prefeito Eraldo Ferreira e dos vereadores Johny Albino, Alcindo Correia, Bruno Taveira, Darliane de Natalício, Fabiana Zoobi, Juca Viana, Leleu Andrade, Luizinho Roldão, Luiza da Saúde, Marcos de Zaqueu, Nelma Carvalho, Matheus Martins e Professor Cláudio, o parlamentar visitou o local onde está sendo construído o Hospital de Amor e o Hospital municipal Antônio Carlos Figueira.

As duas unidades estão com obras em ritmo acelerado e representam um grande avanço para a estrutura de saúde de Garanhuns, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a rede pública para oferecer mais qualidade e acesso à população.

O Hospital de Amor, referência nacional no tratamento oncológico humanizado, chega a Garanhuns como um marco para toda a região do Agreste, ampliando o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer. Já o Hospital Municipal Antônio Carlos Figueira representa um passo decisivo para fortalecer a assistência hospitalar do município, ampliando serviços e garantindo mais resolutividade para a rede de saúde.

A parceria entre a gestão municipal e o deputado Felipe Carreras tem sido fundamental para impulsionar novos investimentos na cidade. O parlamentar é o deputado federal que mais destinou recursos por meio de emendas na história de Garanhuns, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do município e ações que fortalecem diversas áreas fundamentais.

Obras da segunda etapa do Parque Governador Campos entram na fase final

Novos setores vão ampliar as opções de esporte, lazer e convivência no equipamento

As obras da segunda etapa do Parque Governador Eduardo Campos, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, estão na fase final. A etapa contempla a implantação de dois novos setores voltados ao esporte, ao lazer e à convivência da população. Neste sábado (7), o prefeito do Recife, João Campos, esteve no local para vistoriar o andamento dos trabalhos.

“Reta final de realização da obra para poder inaugurar muito em breve esse parque que vai ser extraordinário para a cidade. Aqui vai ter o maior parque molhado da cidade, vai ter pista de Cooper, área de skate, pump track, quadra poliesportiva, espaço para piquenique. Será uma grande área da cidade devolvida às pessoas”, disse o prefeito João Campos.

As intervenções são coordenadas pela Secretaria de Projetos Especiais (SEPE). Com quase 25 mil metros quadrados, o setor dedicado ao esporte e ao lazer contará com duas quadras, áreas cobertas, pista de caminhada e brinquedos, ampliando as opções para públicos de diferentes idades.

“A segunda etapa do Parque Eduardo Campos é mais voltada para esporte e lazer, além da área de convivência para a população. Uma das grandes novidades é o parque molhado, que que foi uma das solicitações realizadas pela população durante a escuta ativa na elaboração dos projetos. Hoje a obra já tem cerca de 80% executada e a previsão de entrega é no final do mês de abril”, contou a Secretária de Projetos Especiais, Marília Dantas.

Já o segundo setor, com cerca de 24 mil metros quadrados, funcionará como principal entrada do parque e contará com um pórtico de acesso. O espaço reunirá ciclovia, pista de caminhada, parques infantis com brinquedos inclusivos, Parcão, parque aquático e área em homenagem ao governador Eduardo Campos. Também estão previstos bicicletário, quiosques, bancos e novas áreas verdes.

O projeto completo prevê ainda o plantio de mais de 1.200 árvores, ampliando as áreas verdes e contribuindo para o conforto térmico da região. Com investimento total de R$ 120 milhões, o parque será um dos maiores da cidade, fortalecendo as opções de lazer, esporte e bem-estar da população.

“A gente também tem um desafio, porque aqui é uma área árida, era uma pista de pouso e não tinha árvores. Então a gente está plantando árvores adultas para garantir que a sombra chegue mais rápido”, contou o prefeito.

A primeira etapa do equipamento foi entregue em dezembro do ano passado e conta com parque infantil, pista de caminhada, espaço memorial e fontes com jatos d’água. A obra integra um conjunto de investimentos da Prefeitura do Recife no Pina, que somam R$ 223,2 milhões.

“Essa obra é muito especial e muito em breve vai estar aberta para toda a população poder aproveitar o Parque Eduardo Campos”, concluiu o prefeito do Recife.

Entre as intervenções já entregues estão os habitacionais Encanta Moça 1 e 2, o Compaz Leda Alves e a transformação de uma antiga passarela em biblioteca pública digital. Também seguem em andamento os demais setores do parque e a construção de uma nova creche. Ao todo, as iniciativas beneficiam mais de 170 mil pessoas.

Deputado Felipe Carreras visita obras e reforça parceria para investimentos em saúde e educação em Cachoeirinha

O deputado federal Felipe Carreras cumpriu agenda em Cachoeirinha neste sábado (07), para visitar obras e acompanhar o andamento de projetos nas áreas de saúde e educação, ao lado do prefeito André Raimundo, do vice-prefeito Geraldo de Cabanas, dos vereadores Euclides Raimundo, Gilvania de Geraldo de Cabanas e Genilson de Geraldo Dentista, além de outras lideranças locais.

Um dos principais pontos da agenda foi a visita ao Hospital Municipal, onde o prefeito apresentou ao parlamentar o bloco cirúrgico da unidade. O espaço, implantado na gestão do ex-prefeito Roberto Raimundo, permaneceu desativado por vários anos.

Agora, com trabalho e articulação, será devolvido à população totalmente equipado e modernizado. A reestruturação do espaço está sendo viabilizada por meio de recursos destinados pelo deputado Felipe Carreras em parceria com a gestão municipal. O investimento já foi pago e a expectativa é de que, em breve, o equipamento esteja em pleno funcionamento, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a rede pública de saúde do município.

A agenda também incluiu uma visita ao terreno onde será construída uma nova creche na cidade, obra viabilizada por meio do Novo PAC. O equipamento vai ampliar a oferta de vagas na educação infantil e garantir mais estrutura para o atendimento às crianças de Cachoeirinha.

A comitiva também esteve no bairro Tancredo Neves, onde está sendo construída uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), por meio de recursos do Novo PAC. A obra vai fortalecer a atenção básica no município, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.

Auto Viação Progresso mantém 92 linhas diárias entre Recife e Caruaru

A ligação entre Recife e Caruaru segue com uma das maiores ofertas de horários do transporte rodoviário da região. São 92 horários diários, com saídas das 05h30 às 23h, oferecendo diferentes opções de serviço ao longo do dia.

A operação segue em fase de ajustes e organização, com reforço da frota sempre que possível. Veículos que realizam viagens noturnas e que ficam disponíveis durante o dia, após manutenções e revisões preventivas, também são utilizados para apoiar a operação da linha curta.

A renovação de frota também faz parte do planejamento e depende dos prazos de fabricação das montadoras.

Transporte regular é compromisso com segurança, continuidade do serviço e evolução constante.

Missão de Suape ao Sudeste Asiático reforça novas oportunidades para Pernambuco

Por Waldemar Oliveira, Deputado Federal /Avante

Quero registrar a importância da missão internacional realizada pelo Complexo Industrial Portuário de Suape ao Sudeste Asiático, entre os dias 14 e 28 de fevereiro, com agendas em importantes centros logísticos e econômicos da região, como Singapura, Malásia e Indonésia.

A iniciativa representa um passo relevante para aproximar Pernambuco e o Brasil de uma das regiões mais dinâmicas da economia mundial. A ASEAN reúne mais de 670 milhões de pessoas e concentra um mercado estratégico para comércio, investimentos e cooperação internacional.

Como presidente da Frente Parlamentar Mista Brasil-ASEAN, acompanho de perto os esforços para ampliar essa aproximação entre o Brasil e os países do Sudeste Asiático. Iniciativas como a missão de Suape ajudam a transformar esse diálogo em oportunidades concretas para o desenvolvimento econômico e logístico do nosso país.

Durante a agenda, foram firmados memorandos de entendimento com operadores do Porto de Klang, na Malásia, um dos maiores hubs portuários do mundo, prevendo cooperação técnica e estudos para a criação de rotas marítimas diretas entre Suape e o Sudeste Asiático. Essa iniciativa pode reduzir custos logísticos, diminuir o tempo de transporte das cargas e ampliar a competitividade das exportações brasileiras. 

A missão também abriu espaço para diálogo com operadores logísticos, instituições financeiras e fundos de investimento interessados em infraestrutura e projetos estratégicos, fortalecendo as possibilidades de atração de capital internacional para Pernambuco. 

Quero fazer um agradecimento especial ao presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, pela liderança e pela visão estratégica de fortalecer a presença de Pernambuco no cenário internacional.

Quando Parlamento, instituições e setor produtivo atuam de forma articulada, conseguimos abrir novos caminhos para o comércio exterior, atrair investimentos e posicionar o Brasil de forma cada vez mais competitiva no cenário global.

Seguiremos trabalhando para ampliar essas pontes entre o Brasil e o Sudeste Asiático, fortalecendo uma agenda de cooperação que pode gerar oportunidades concretas para Pernambuco e para todo o país.

O Fenômeno Marconi: após estremecer Arcoverde, pré-candidato desce hoje em Iguaracy

Quem acompanhou a movimentação política em Arcoverde ontem não teve dúvidas: Marconi Santana (pré-candidato a deputado estadual) virou a chave e subiu o tom da pré-campanha. O projeto “Conversando com o povo, ouvindo Pernambuco” não foi apenas uma reunião de escuta; foi um “termômetro” que explodiu. O auditório lotado, com gente acompanhando cada palavra, mostrou que a força de Marconi transbordou o Pajeú e agora irriga o Moxotó com uma aceitação que poucos nomes conseguem reunir hoje no estado.

Lideranças, vereadores, o comércio e o campo — todos em uma só voz. Marconi provou que tem trânsito livre em diversos espaços e que sua mensagem de descentralização e gestão eficiente está “furando a bolha”. Ele deixou de ser uma aposta regional para se consolidar como um fenômeno de massas que atrai olhares atentos até mesmo do Palácio, no Recife.

Sem tempo para descanso e surfando na onda de entusiasmo de Arcoverde, Marconi Santana desembarca hoje, sábado, em Iguaracy. O encontro está marcado para as 17h, na Chácara de Sales de Tião e Silvaneide.

A expectativa na cidade é de mais uma demonstração de força. Iguaracy, vizinha de sua base histórica, deve reafirmar o que o estado inteiro já começa a perceber: Marconi Santana está construindo uma candidatura “pé no chão”, unificando os Sertões e mostrando que, para quem quer um deputado presente e com coragem para fazer diferente, o nome está posto e a caminhada está apenas ganhando fôlego.

Governo de Pernambuco realiza 1º Festival de Empreendedorismo no Cais do Sertão

O Primeiro Festival de Empreendedorismo Feminino de Pernambuco acontece de 08 a 10 de março, no Cais do Sertão , reunindo empreendedorismo, cultura, formação e valorização do trabalho das mulheres pernambucanas. Com entrada gratuita , o evento convida o público a conhecer iniciativas lideradas por mulheres que movimentam a economia criativa e os pequenos negócios em todo o estado.

Promovido pela Secretaria da Mulher de Pernambuco , o festival conta com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) , em parceria com a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) , ampliando as oportunidades de formação, qualificação e acesso a serviços para mulheres empreendedoras .

Ao longo dos três dias, o público poderá visitar feira de artesanato, praça de alimentação, tenda cultural e espaço de serviços, além de participar de oficinas, desfiles de moda autoral e apresentações culturais que celebram a força e a criatividade das mulheres pernambucanas.

Entre os destaques da programação estão as atividades formativas do Qualifica PE Empreendedorismo, iniciativa da SEDEPE em parceria com o SEBRAE. As capacitações acontecem no Centro Cultural do Cais do Sertão e abordam temas importantes para quem deseja iniciar ou fortalecer um negócio.

A programação inclui a oficina “Fotografia para vender na internet”, no dia 08 de março, às 14h, com duração de três horas. No dia 09 de março, serão realizadas duas palestras: “Instagram básico: primeiros passos”, às 10h, e “Marketing estratégico no digital”, às 14h. Já no dia 10 de março, a formação segue com as palestras “Empreendedorismo feminino”, às 10h, e “Organize suas finanças pessoais”, às 14h. As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo site www.sedepe.pe.gov.br

Pollyana Abreu promete reconstruir ponte e alfineta Ângelo: não durou 6 meses

A prefeita de Sertânia, Pollyana Abreu, esteve na Maniçoba, onde a ponte feita acabou cedendo com as chuvas e deixando famílias isoladas.

“Com as chuvas de volta, a gente não podia esperar. Já estamos aqui colocando as pedras para recuperar a estrada e garantir a passagem do povo”, disse. No vídeo ela questiona a qualidade da obra, feira na gestão Ângelo Ferreira. “Não durou seis meses”, reclamou.

Abreu prometeu: “E pode ter certeza, em breve vamos fazer a ponte definitiva, do jeito que tem que ser”.Blog NIll Júnior

Mercado Cultural Casa Rosa celebra mulheres com programação especial na Data Magna de Pernambuco

O feriado da Data Magna de Pernambuco, celebrado nesta sexta-feira (6), foi marcado por uma programação especial no Mercado Cultural Casa Rosa, que recebeu atividades com forte presença feminina. No palco, o público acompanhou os shows de Edilene Lira e Dayse Rosa, que comandaram a tarde com repertório de forró.

A data também contou com a participação da Feira da Mulher Empreendedora, que teve a comercialização de acessórios, bolos e doces produzidos por mulheres. Outra atração que movimentou o espaço foi o Flash Day, com tatuagens a preços acessíveis realizadas pelo estúdio Utopia Tattoos.

A visitante Thaís Silva veio com um grupo de amigas e destacou a experiência de conhecer o local. “É a minha primeira vez na Casa Rosa, eu sou de Olinda e costumo vir para Caruaru mais no São João. Fui muito bem acolhida aqui, estou adorando a programação só de mulheres e pretendo voltar mais vezes”, afirmou.

A programação segue durante o final de semana. No sábado (7), a partir das 13h, sobem ao palco Henrique Ferraz e, na sequência, Barthô e Banda. Já no domingo (8), também a partir das 13h, as apresentações ficam por conta de Jonata Chaves e Guilherme Topado.