Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Parque Linear do Rio Pina transforma área antes ocupada por palafitas em espaço de lazer e dignidade

Novo espaço público transforma a paisagem do Pina, promove dignidade e beneficia cerca de 12 mil moradores

A Prefeitura do Recife entregou, nesta sexta-feira (27), a primeira etapa do Parque Linear do Rio Pina, no bairro do Pina, Zona Sul da cidade. Com investimento de R$ 5,2 milhões, o novo espaço representa uma mudança histórica em uma área antes ocupada por palafitas e habitações precárias, levando mais qualidade de vida, lazer e dignidade para cerca de 12 mil moradores de seis comunidades da região. O prefeito João Campos participou da entrega.

“A gente está falando de uma área que tinha mais de 400 palafitas e que agora as famílias estão no habitacional Encanta Moça. Estamos investindo 30 milhões de reais na organização dessa área, ressignificando a imagem do rio e fazendo um parque linear. Aquela área onde havia muitas palafitas agora já recebe a primeira etapa do Parque do Pina”, contou o prefeito João Campos.

As obras, executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), integram um amplo processo de requalificação urbana na Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Encanta Moça/Pina, que reúne as comunidades Areinha, Encanta Moça, Bode I e II, Beira Rio/Pina e Jardim Beira Rio. Iniciadas em 2024, as intervenções foram desenvolvidas em diálogo com os moradores e contemplam infraestrutura completa, incluindo contenção em muro gabião, reflorestamento do mangue, terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização, iluminação, paisagismo e acessibilidade.

Na área da Vila Icapuí, entregue nesta sexta-feira, a urbanização abrangeu mais de 5 mil metros quadrados. O parque linear conta com campo de areia com alambrado, píer, pista de cooper e três quiosques. O espaço também dispõe de áreas de piquenique e contemplação, espaço de leitura, redário, mesas, bancos e lixeiras. Foram instalados postes de iluminação pública em aço, implantado paisagismo com grama e arborização, além do reflorestamento do mangue. Os muros receberam grafitagem e a pavimentação foi executada com piso intertravado.

“A comunidade pediu vários equipamentos. Um desses são estabelecimentos comerciais, pequenos quiosques para ter um comércio, um picolé, um caldinho, algum alimento no parque. Há também uma demanda dos pescadores, então estamos colocando píeres e, na última etapa, vai haver uma área de manutenção de barcos. Também haverá uma área para comercialização de pescados, principalmente mariscos. Tem muita gente que mora aqui e vive do marisco, do sururu”, completou o prefeito.

Ainda neste primeiro semestre, a gestão municipal deve entregar as próximas etapas do Parque Linear do Rio Pina, que incluirão ciclovia, parques infantis, academias ao ar livre e estacionamento. Ao todo, estão sendo requalificados 800 metros das margens do rio, entre a Vila Icapuí e o viaduto da Via Mangue, com investimento total de R$ 29,5 milhões.

“Tem áreas aqui no Recife que chegaram a ser ocupadas cinco, seis vezes. Tiram as palafitas, mas, se não fizer nada no local, voltam outras famílias, às vezes de fora do Recife, para uma moradia precária. Então, quando a gente garante a moradia e faz uma nova área pública, um parque, esse espaço passa a ser definitivo para as pessoas brincarem, praticarem atividade física e conviverem. É isso que a prefeitura tem feito e a gente convida vocês a aproveitarem”, disse o prefeito do Recife.

A requalificação da área foi viabilizada após a retirada de mais de 400 palafitas. As famílias que viviam em condições precárias foram reassentadas nos habitacionais Encanta Moça I e II ou beneficiadas com indenização e auxílio-moradia.

“Eu estou muito grata por essa praça nova que foi feita. É bem importante para os moradores e estamos todos felizes e gratos por essa mudança, que faz toda a diferença na vida da população. É só motivo de agradecer”, afirmou Keila, moradora do Pina.

NOVA PRAÇA – Em dezembro, a Prefeitura do Recife entregou o primeiro equipamento da primeira etapa do Parque Linear do Rio Pina: uma nova praça localizada entre a Via Mangue e o 19º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco. Para essa fase, foram investidos R$ 2,6 milhões, resultando na urbanização de uma área de quase 6 mil metros quadrados, com intervenções voltadas ao lazer, esporte e convivência. O espaço conta com quadra, arquibancada, mesas, bancos e lixeiras, além de brinquedos infantis, mesa para futevôlei e um palco com tatame destinado a apresentações de capoeira e outras manifestações culturais.

INVESTIMENTOS NO PINA – A transformação integra um conjunto mais amplo de ações da Prefeitura do Recife no bairro do Pina, que somam R$ 223,2 milhões em investimentos. Entre as obras já concluídas estão a primeira etapa do Parque Governador Eduardo Campos, os habitacionais Encanta Moça I e II, o Compaz Leda Alves e a transformação de uma passarela em biblioteca pública digital. Também estão em andamento a construção dos setores restantes do parque e de uma nova creche. O conjunto dessas ações beneficia diretamente mais de 170 mil pessoas.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife | Imagens aéreas: Ivison Gambarra/Prefeitura do Recife

“Pernambuco fez-se pátria e gritou pelos valores de independência, liberdade, democracia e justiça”, celebrou a governadora Raquel Lyra durante a cerimônia da Data Magna do Estado

“Há 209 anos, na Revolução 1817, Pernambuco fez-se pátria e gritou pelos valores de independência, liberdade, democracia e justiça. E isso faz muito parte daquilo que é o coração e o sentimento do nosso povo, que tem a ver com nosso chão e, sobretudo, com os valores de luta e coragem que o povo pernambucano traz”. Com essas palavras, a governadora Raquel Lyra celebrou a Data Magna do Estado, durante cerimônia, nesta sexta-feira (6). Contando com a presença da vice-governadora Priscila Krause, de secretários estaduais e demais autoridades, o gesto relembra a Revolução Pernambucana 1817.
 
Em frente ao Palácio do Campo das Princesas, a gestora recebeu as continências regulamentares, foi apresentada à Guarda de Honra e realizou a revista da tropa. “Estamos celebrando aqueles que vieram antes de nós, lutando as mesmas lutas, por mais democracia, justiça, por um governo que chegue verdadeiramente na vida daqueles que mais precisam. Que possamos honrar o legado e as tradições daqueles que colocaram a sua vida em favor do povo pernambucano”, completou Raquel Lyra.
 
Como homenagem aos mártires da Revolução, foi refita a entrega de flores no Monumento aos Revolucionários, localizado na Praça da República. Durante o evento, a chefe do Executivo estadual recebeu a medalha da Amizade Maçônica do Grande Oriente de Pernambuco. A honraria foi entregue pelo Grão Mestre Estadual, Geraldo Luciano de Lira Costa e simboliza o reconhecimento por trabalhos solidários e laços fraternais com a entidade. As bandeiras do Brasil, de Pernambuco e da Insígnia do Governo foram hasteadas pela governadora e sua vice, Priscila Krause, e pelo comandante do Comando Militar do Nordeste (CMNE), General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, respectivamente.
 
HISTÓRICO – Instituída pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2017, a Data Magna celebra o momento em que o Estado se tornou uma República independente durante 75 dias. “A Data Magna é a própria identidade pernambucana. Nela, comemoramos a Revolução de 1817, quando Pernambuco ficou independente de Portugal, com um forte senso de liberdade que é uma marca do nosso Estado”, comentou a  a ex-deputada e propositora do Projeto de Lei, Terezinha Nunes.
 
Estiveram presentes no evento os secretários estaduais, João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca), Ivete Lacerda (Esportes), Juliana Gouveia (Mulher), Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar), Gilson Monteiro (Educação), Eduardo Vieira (Chefe de Gabinete), Joanna Figueirêdo (Justiça, Direitos Humanos e Prevenção a Violência), Ana Maraíza (Administração), Túlio Vilaça (Casa Civil), Alessandro Carvalho (Defesa Social) e Yanne Teles (Criança e Juventude).
 
Também compareceram o senador Fernando Dueire, os deputados estaduais, João Paulo, Wanderson Florêncio, João de Nadegi, Romero Sales Filho e Antônio Moraes. O comandante da Polícia Militar de Pernambuco, Ivanildo Torres, o comandante do Corpo de Bombeiro, Francisco Cantarelli, o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro e o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra também acompanharam. Ainda presentes, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Fernando Cerqueira e o presidente do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), João Paulo Xavier.
 
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom.

PRD lança Karina Paiva como pré-candidata à Câmara Federal

A federação PRD/Solidariedade anunciou nesta sexta (06/03) o nome de Karina Paiva como pré-candidata à Câmara Federal. Esposa do ex-deputado estadual Clovis Paiva, ela disputou a última eleição a Prefeitura de Ribeirão, onde recebeu uma votação expressiva.

Na disputa por uma vaga na Câmara, Karina passa a ser o principal nome da Federação PRD/Solidariedade na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

A chegada de Karina fortalece a ala feminina da chapa do PRD, que vem sendo estruturada por Josafá Almeida, presidente estadual do partido e prefeito São Caetano, uma das principais lideranças do partido no estado.

Com a nova filiação, o partido amplia sua articulação na região e segue reforçando sua base para as eleições. Nos próximos dias o PRD também recebe a filiação do deputado federal Luciano Bivar, movimento que pode fortalecer ainda mais o projeto político da sigla.

Em solenidade de abertura do 90º Coptrel, governadora Raquel Lyra ressalta trabalho das instituições em defesa da democracia e da participação de mulheres

Na noite desta quinta-feira (5), a governadora Raquel Lyra prestigiou, no Tribunal de Justiça de Pernambuco, a solenidade de abertura da 90ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel). Em seu discurso, a chefe do Executivo Estadual falou sobre a relevância das eleições para a democracia brasileira, ressaltando o papel das instituições na garantia de um processo legal e a importância da vigilância permanente contra as violências políticas de gênero.

“Penso que neste momento precisamos discutir o futuro, em qual país e sob quais bases queremos que as próximas gerações cresçam, e que verdadeiramente a democracia possa existir. Os que escolheram estar aqui tem como motivação acreditar na força da nossa gente e das nossas instituições. O que eu desejo é que possamos fazer na eleição um grande exemplo, com decisão consciente de escolher aqueles que nos representarão, com pluralidade e garantia de respeito às mulheres. Fico à disposição como cidadã e governadora para apoiar aquilo que for necessário para que tenhamos uma Justiça Eleitoral mais forte”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Até o sábado, os representantes dos Tribunais Regionais Estaduais (TREs) se reúnem na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), localizada na Ilha Joana Bezerra, Recife, para as reuniões de trabalho. Devem ser discutidos pelo Colégio tópicos como inovação, gestão, segurança do processo eleitoral, qualidade do atendimento à sociedade e as novas resoluções que vão orientar as Eleições Gerais de 2026.

Na cerimônia de abertura, o presidente do Coptrel e presidente do TRE Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Contar, falou sobre a preparação para as eleições. “Sem um Judiciário imparcial, não há como falar em democracia, e tampouco em Estado Democrático de Direito. Vamos juntos trabalhar em prol da construção de uma campanha eleitoral pacífica, elevada e esclarecedora. Que façamos a revolução das ideias, da política e da sociedade brasileira”, registrou.

Presidente do TRE-PE, o desembargador Fernando Cerqueira, destacou a importância dos Tribunais Regionais Eleitorais na manutenção da democracia. “Estamos a sete meses do maior evento cívico das Américas neste ano, e um dos maiores do planeta. O mundo está de olho em nosso processo eleitoral, e um evento dessa magnitude requer muito planejamento, disciplina, dedicação e amor à causa da democracia. Esta reunião acontece inspirada nesses valores”, afirmou.

Estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Francisco Bandeira de Mello, o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, além de representantes de TREs de diferentes estados brasileiros.

Entrega do Parque Linear do Rio Pina

A Prefeitura do Recife realiza, nesta sexta -feira (6), às 11 horaa, a entrega da primeira etapa do Parque Linear do Rio Pina, na Vila Icapuí, no bairro do Pina, Zona Sul da cidade. O novo espaço público integra o processo de urbanização de uma área antes ocupada por palafitas, levando mais qualidade de vida, lazer e dignidade para moradores da região.

O projeto contempla urbanização de mais de 5 mil metros quadrados, com implantação de campo de areia com alambrado, píer, pista de cooper, quiosques, áreas de convivência, espaço de leitura, redário, paisagismo e iluminação pública, além de ações de reflorestamento do mangue. A iniciativa faz parte de um conjunto de intervenções estruturadoras na ZEIS Encanta Moça/Pina. O prefeito João Campos participa da entrega.

Governadora Raquel Lyra anuncia pacote de ações e investimentos para fortalecer políticas públicas para mulheres em Pernambuco

Foram anunciados editais para pesquisas, convênios com Organizações da Sociedade Civil, festival de empreendedorismo feminino e entre outros ações

Dando início à programação do mês internacional da Mulher, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (5), um pacote de ações e investimentos estruturantes em prol das mulheres pernambucanas. Na cerimônia, realizada no Palácio do Campo das Princesas, a chefe do Executivo estadual assinou convênios com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para projetos de promoção dos direitos das mulheres e lançou o Festival de Empreendedorismo Feminino, iniciativa itinerante que percorrerá 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco. Além disso, a gestora anunciou um pacote de editais de R$ 4,6 milhões voltado ao fortalecimento de startups e pesquisas inovadoras conduzidas por mulheres no Estado, entre outras ações.

“Dar início à programação do mês da Mulher com ações concretas como essas mostra o compromisso do nosso governo em fortalecer políticas públicas que garantam mais direitos, oportunidades e autonomia para as pernambucanas. Estamos investindo no empreendedorismo feminino, incentivando a inovação liderada por mulheres e apoiando projetos que promovem cidadania e desenvolvimento em todas as regiões do Estado. É política pública de verdade sendo construída por um governo que, pela primeira vez, é liderado por mulheres”, ressaltou a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause.

Durante a solenidade, foi anunciado um pacote de editais que destina R$ 4,6 milhões ao fortalecimento de inovação em Pernambuco, são eles: Pernambucanas Inovadoras, Pró-Startups Mulheres que Inovam e Compet Mulheres. Ao todo, as três iniciativas poderão beneficiar mais de 50 projetos de startups e pesquisadoras pernambucanas.

A coordenação dos editais será feita pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). “Esse olhar da gestão estadual tem feito a diferença para as mulheres pernambucanas. Nos últimos três anos, Pernambuco vem construindo uma trilha consistente de empreendedorismo feminino. Esses editais fazem parte de uma política pública consistente. Além disso, lançaremos, em maio deste ano, um edital voltado para mães cientistas. Quando as mulheres inovam, Pernambuco cresce”, destacou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro.

Também foram assinados os Termos de Convênio do Chamamento Público, formalizando parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). De acordo com a Secretaria da Mulher, cada instituição receberá R$ 70 mil para executar projetos voltados à promoção dos direitos das mulheres, fortalecimento da autonomia econômica e desenvolvimento de iniciativas sociais em diferentes regiões do Estado.

“Este é um conjunto de ações que fortalece a rede de proteção, amplia oportunidades e garante que as políticas públicas cheguem, de fato, à vida das mulheres pernambucanas. Estamos apoiando projetos sociais, incentivando o empreendedorismo e levando serviços, informação e orientação para todas as regiões do Estado”, destacou a secretária da Mulher, Juliana Gouveia.

Além disso, foi lançado o Festival de Empreendedorismo Feminino, iniciativa itinerante que percorrerá as 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco, reunindo empreendedoras, artesãs, agricultoras familiares e trabalhadoras da economia solidária em espaços de exposição, comercialização e formação, e as Caravanas das Mulheres, estratégia que levará orientação jurídica, atendimento psicossocial, qualificação profissional e informações sobre políticas públicas aos municípios pernambucanos, com 12 edições previstas já para o mês de março. A gestora estadual também assinou o decreto que institui Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento às Violências contra as Mulheres (NEGs) nas instituições públicas e privadas de ensino de Pernambuco, abrangendo o Ensino Fundamental II, o Ensino Médio e a Educação Profissional.

Presente na solenidade,a deputada estadual Débora Almeida, ressaltou a importância dos investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco. “A vontade política de fazer faz muita diferença nessa gestão estadual. Esses investimentos em política pública para as mulheres só mostra o quanto essa gestão é comprometida com todos”, disse. Já o prefeito de Glória do Goitá, Jaime Lima, afirmou que o Estado vem investindo em todas as áreas. “É desse jeito que se faz política pública e é isso que a gente tem visto nos últimos três anos em Pernambuco. Um Estado que evolui constantemente”, pontuou.

Representando os pesquisadores que serão beneficiados com os investimentos em pesquisas, Maria Danielly, pesquisadora do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), afirmou que quando se pensa em inovação e saúde, é possível projetar o futuro da sociedade. “Se não fossem esses investimentos, por meio do Inovape, não seria possível chegar onde chegamos. Pernambuco pode ser considerado um país da inovação”, frisou.

MAIS AÇÕES – A solenidade também incluiu o anúncio de duas corridas voltadas à promoção da saúde e bem-estar das mulheres: no dia 15 de março, em Sertânia, no Sertão do Moxotó, e no dia 22 de março, em Limoeiro, no Agreste Setentrional. O pacote também contempla o lançamento do site Mulheres Empreendedoras, plataforma digital com busca por município e segmento que amplia a visibilidade de negócios liderados por mulheres no Estado: https://empreendemulher.pe.gov.br/.

Acompanharam a solenidade os secretários Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Ana Maraíza (Administração), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Yanne Teles (Criança e Juventude), Gilson Monteiro (Educação) e e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais); o deputado Henrique Queiroz Filho; os prefeitos Fátima Borba (Cortês), Duguinha Lins (São Joaquim do Monte) e Pité (Quipapá); assim como, a diretora-presidente da Arena de Pernambuco, Michelle Collins, a diretora-presidente interina da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberta Andrade; Socorro Cavalcanti e Carlos Fritzen, reitores da Universidade de Pernambuco e Universidade Católica de Pernambuco, respectivamente, marcaram presença, e o vereador do Recife, Agora é Rubem.

Governadora Raquel Lyra lança “Várias Vozes, um só Hino” com releituras do Hino de Pernambuco em múltiplos ritmos

O projeto integra o Pernambuco Meu País, política pública permanente de cultura e turismo do Governo do Estado e faz parte das comemorações da Data Magna

Valorizando um dos maiores símbolos do Estado, a governadora Raquel Lyra lançou, nesta quinta-feira (5), o projeto “Várias Vozes, um só Hino”. A iniciativa propõe uma releitura contemporânea do Hino de Pernambuco em diferentes ritmos, preservando integralmente a letra e o caráter oficial da composição. Lançado na véspera da celebração da Data Magna, o projeto reforça sua conexão com o calendário cívico do Estado.

“Nosso Hino fala muito sobre quem somos, nosso sentimento de pernambucanidade, territorialidade e a força da nossa cultura. Com o lançamento do “Várias Vozes, um só Hino”, vamos trabalhar a autoestima do povo pernambucano e garantir que a nossa gente fale sobre a nossa cultura e história, nos novos ritmos e nos antigos. Isso é extraordinário. Tudo isso, às vésperas da Data Magna que celebra a Revolução Pernambucana de 1817”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A ação reedita a campanha realizada durante a gestão do governador Jarbas Vasconcelos, em 2002. O projeto busca valorizar o Hino do Estado, ampliando o alcance de um dos principais símbolos cívicos de Pernambuco através de uma linguagem conectada à diversidade cultural estadual.

A vice-governadora Priscila Krause comandou a apresentação do projeto e destacou a importância da iniciativa”. “O projeto fortalece nossa pernambucanidade, levando ao nosso povo o sentimento de pertencimento e aproximando os símbolos da nossa cultura a todos os pernambucanos”, disse a gestora.

O projeto reunirá releituras em diversos ritmos, com artistas de forte representatividade territorial e reconhecimento artístico, como Nena Queiroga (frevo), Maestro Duda (orquestra de frevo), Gerlane Lops (samba), Lia de Itamaracá (ciranda), Mago de Tarso (trap), Priscila Sena (brega), Joyce Alane (pop), Mundo Livre S/A (manguebeat), Maciel Salu (maracatu), Petrúcio Amorim (forró) e a Orquestra Sinfônica do Recife (versão sinfônica).

A secretária de Cultura, Cacau de Paula, ressaltou a importância da iniciativa para aproximar a população da identidade cultural do estado. “Dessa forma, nosso Hino chegará em diversas pessoas e, através do projeto, faremos com que nosso povo se sinta parte da nossa história, cantando nosso Hino e tendo orgulho do que é nosso”, ressaltou.

O lançamento do projeto teve início com o Cortejo dos Brincantes do Marco Zero ao Cais do Sertão, com apresentações de passistas de frevo, bandas marciais, grupos de cavalo-marinho, bacamarteiros e quadrilhas juninas. A cerimônia contou ainda com as participações dos cantores Nena Queiroga e Petrúcio Amorim.

A cantora Nena Queiroga, que passará a interpretar o Hino no ritmo do frevo, destacou a emoção de participar do projeto. “Sou apaixonada por esse Hino. Ele é muito bonito e a gente se sente mais pertencente ao nosso Estado quando o cantamos”, afirmou. Já o cantor Petrúcio Amorim, que interpreta o Hino no ritmo do forró, disse: “Estou profundamente emocionado, pois o Hino de Pernambuco, além de sua beleza inegável, possui letra e melodia marcantes. Sinto grande honra ao ver os pernambucanos interpretando o hino do nosso Estado. É um orgulho imenso”, destacou.

A iniciativa do Governo de Pernambuco é realizada por meio da secretária de Cultura, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), em parceria com a secretaria de Educação que trabalhará uma ativação pedagógica com interpretação livre do Hino de Pernambuco pelos alunos da Rede Estadual através da produção de vídeos. As melhores gravações serão selecionadas pelas 16 Gerências Regionais de Ensino (GRE) do Estado.

O presidente da Empetur, Eduardo Loyo, destacou a oportunidade de demonstrar a cultura do Estado. “Através dele, vamos mostrar ao Brasil nossa cultura, levando nosso sentimento de pernambucanidade para cada vez mais manifestar as potencialidades de Pernambuco” pontuou. A presidente da Fundarpe, Renata Borba, complementou. “Ao reunir artistas de diferentes linguagens em torno de um símbolo cívico tão significativo, promovemos um encontro entre tradição e contemporaneidade”, concluiu.

Durante o mês de março, os artistas estarão no estúdio do Conservatório Pernambucano de Música para gravar as versões, que devem ser disponibilizadas nas plataformas de músicas em abril. Além do lançamento digital, o projeto prevê distribuição e circulação em escolas da rede estadual, bibliotecas, rádios comunitárias, Pontos de Cultura e plataformas digitais, com materiais de apoio e recursos de acesso facilitado, como QR Codes.

Presente no evento, o senador Fernando Dueire destacou a força do Hino. “Essa canção tem tudo a ver com a nossa autoestima, com a coragem pernambucana e com a nossa vontade de fazer acontecer. O Governo do Estado tem resgatado esse sentimento de pertencimento”, afirmou. O deputado estadual Jarbas Filho também esteve presente. “Este é um dia de muita emoção. Com essa iniciativa, o Governo do Estado reforça nossa identidade e nossos valores culturais”, pontuou.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Fabricio Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico); o prefeito de Macaparana, Paulo Barbosa; o deputado estadual Antônio Moraes; o ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos; além da ex-deputada estadual Terezinha Nunes.

Salgueiro recebe Carreta da Mulher Pernambucana pela 2ª vez

Iniciativa do Governo de Pernambuco, através do programa Cuida PE Mulher, a Carreta da Mulher Pernambucana chegou a Salgueiro pela 2ª vez em parceria com a prefeitura. Os atendimentos da unidade móvel começaram nesta quinta-feira, 5, e seguem até sábado, 7, na Praça da Academia das Cidades.

No local, as mulheres do município podem ter acesso a exames de mamografia, ultrassom de mama, colposcopia, biópsia do nódulo de mama guiada por ultrassom, biópsia de lesão de colo de útero, além de consultas com mastologista e ginecologista, vacinação e inserção de DIU.

Mulheres a partir de 50 anos podem fazer o exame de mamografia por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. Para as demais faixas etárias os exames e consultas são feitos mediante agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), via Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE).

A Carreta da Mulher Pernambucano veio a Salgueiro pela primeira vez em agosto de 2025, quando ficou estacionada na Rua Otávio Leitinho, no Centro, e realizou vários atendimentos, reduzindo a fila de espera por exames no município.

IPA promove programação especial durante o mês de março com foco na valorização da mulher e no enfrentamento à violência de gênero

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realiza, ao longo de todo o mês de março, uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher. As atividades acontecerão na sede da instituição e serão voltadas à valorização das mulheres e à conscientização sobre o enfrentamento à violência de gênero.

A programação contará com palestras, rodas de conversa e ações direcionadas às servidoras, colaboradoras e ao público feminino.

A iniciativa reforça o compromisso do IPA com as políticas públicas de inclusão e proteção às mulheres, em sintonia com as diretrizes do Governo de Pernambuco, fortalecendo o enfrentamento à violência de gênero e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e segura para todas.

O presidente do IPA, Miguel Duque, destacou a importância da ação realizada pelo instituto.

“Março é um mês que nos convida à reflexão e à ação. Celebrar o Dia Internacional da Mulher é reconhecer a força, a competência e o papel transformador das mulheres na sociedade e, especialmente, no desenvolvimento do nosso estado. No IPA, convivemos diariamente com mulheres que são protagonistas no campo, na pesquisa, na assistência técnica e na gestão pública. Mas este também é um mês de posicionamento firme contra a violência de gênero. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, o Governo de Pernambuco tem fortalecido políticas públicas voltadas à proteção e à valorização das mulheres, e o IPA está alinhado a essa missão”, destacou.

Programação

10/03
10h – Roda de conversa: Saúde Mental da Mulher
Local: Sala 16 (1º andar)
Facilitadoras:
* Luiza Rique – Mestre em Psicologia e gestora da ONG GILU
* Taís Freitas – Estudante de Psicologia e voluntária da ONG GILU

15h – Palestra: Alimentação e Qualidade de Vida da Mulher
Local: Sala 16 (1º andar)
Facilitadora:
* Ilza Maria – Professora, sanitarista e assistente social

12/03
10h – Palestra: Coragem para prosperar: mentalidade, ação e resiliência no empreendedorismo
Local: Sala 16 (1º andar)

Vice-prefeito de Quipapá reafirma apoio a Gabriel e Álvaro Porto

Batista da Saúde declarou adesão à pré-candidatura de João Campos ao governo

O vice-prefeito de Quipapá, Batista da Saúde, reiterou, nesta quinta-feira (05.03), apoio à pré-candidatura de Gabriel Porto a deputado federal, à reeleição do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, e também à pré-candidatura do prefeito do Recife, João Campos, ao governo do estado.

A confirmação do apoio aconteceu durante encontro que reuniu, no Recife, o vice-prefeito, Gabriel, Álvaro e o ex-prefeito de Quipapá Alvinho Porto.

Na avaliação de Gabriel, a renovação da parceria com Batista é motivo de gratidão e evidencia a lealdade que a população de Quipapá tem dispensado ao grupo liderado pelo deputado Álvaro Porto.

“Recebo esse gesto com muita gratidão. Tenho um carinho especial por Batista e por todo o povo de Quipapá, que sempre nos acolheu com confiança e respeito”, disse.

“Seguiremos firmes, trabalhando e lutando por Pernambuco, sabendo reconhecer o crédito que recebemos e honrando o apoio de amigos e aliados tão importantes”, completou.

Para Álvaro Porto, a declaração de apoio de Batista da Saúde é resultado da parceria que vem sendo construída com a população de Quipapá desde 2015, a partir dos seus mandatos na Alepe.

“Temos atuado em favor de Quipapá sempre com a certeza de que esses laços nascidos por meio do diálogo e da disposição para atender às reivindicações do município, são sólidos e duradouros. Agradecemos a confiança de Batista em seguir junto conosco”, ressaltou.