Foi finalizada nesta quarta-feira (4) a primeira Missão do Banco Mundial em 2026 de Apoio à Supervisão do Prosar – Projeto de Saneamento Rural de Pernambuco, idealizado e executado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (SRHS). A série de três dias de reuniões, que teve início na segunda-feira (2), aconteceu de forma híbrida, com participação de integrantes do banco e do Governo de Pernambuco. A programação teve o objetivo de apresentar as ações já executadas até aqui e alinhar as próximas etapas a serem desenvolvidas pelo Prosar.
As equipes discutiram temas como a gestão financeira e orçamentária do projeto, as licitações em andamento, os arranjos institucionais dos Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisars) – já implantados e em fase de estruturação – além de aspectos sociais, ambientais e processos de contratação. “Nós temos um conjunto grande de contratações que estão em andamento e que foram discutidas durante as reuniões. A missão tem como objetivo discutir e produzir consensos técnicos para o projeto andar de forma mais acelerada e começar a sair do papel na prática. Então, a cada seis meses a gente faz esse tipo de missão”, explicou o coordenador geral da Unidade de Gerenciamento do Prosar, Henrique Suassuna.
Ainda segundo Suassuna, esta agenda ocorre ordinariamente a cada seis meses e, desta vez, contou com a abertura do Secretário de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, a participação de representantes da SRHS, do Banco Mundial, da Apac, da Compesa,a Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) e da Secretaria de Administração do estado (SAD). Além das missões, o Banco Mundial promove acompanhamentos mensais das ações junto à equipe que opera a gestão do Prosar.
Sobre o Prosar – O Projeto de Saneamento Rural de Pernambuco é uma parceria entre o Governo de Pernambuco e o Banco Mundial que prevê investimentos de R$ 600 milhões em ações de saneamento rural – como a instalação de novos sistemas de abastecimento rural e a implantação de soluções de esgotamento sanitário, dentre outras iniciativas. Este é o primeiro contrato da instituição financeira com um estado brasileiro de investimento em ações de saneamento exclusivamente dedicadas à população rural. O projeto deve beneficiar cerca de dois milhões de pessoas em 105 municípios pernambucanos ao longo dos próximos sete anos. O contrato foi assinado em setembro de 2025, em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, com a presença da governadora Raquel Lyra.







A Prefeitura de Salgueiro, por meio da Diretoria de Transporte e Trânsito (DTTRANS), fez uma modificação na configuração do trânsito na região da Praça da Bomba, uma das áreas mais movimentadas da cidade. Seguindo uma tendência mundial, os semáforos da região foram substituídos por uma rotatória, tornando o fluxo de veículos mais fluido, sem prescindir da segurança.
O prefeito Zeca Cavalcanti assinou, nesta quarta-feira (04), a ordem de serviço para a retomada das obras da Escola Municipal Gumercindo Cavalcanti, em Arcoverde. A construção da unidade estava paralisada há dois anos, comprometendo o atendimento aos estudantes da rede municipal de ensino. Com a decisão da gestão municipal de destravar o projeto, a obra volta a avançar e passa a integrar o conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento da educação no município.
aprendizagem e ambiente adequado para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. A retomada da obra representa a recuperação de uma unidade de ensino importante que havia sido interrompida e que agora volta ao cronograma de execução.
Nesta quinta-feira (5), às 15h, a governadora Raquel Lyra lança, no Cais do Sertão, o projeto “Várias Vozes, um só Hino”. A iniciativa, que integra as celebrações da Data Magna, propõe uma releitura contemporânea do Hino de Pernambuco em diferentes ritmos por artistas locais.