Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Para enfrentar violência contra a mulher, Prefeitura do Recife lança ferramenta com Inteligência Artificial

A ClarIA utiliza dados e históricos de violência contra a mulher para impedir novos casos de feminicídio, atuando a partir da atenção básica e contando com um Guia de atendimento para os profissionais de saúde do município

No mês das mulheres, a Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Secretaria da Mulher, lança duas ferramentas para fortalecer a prevenção e a assistência às mulheres vítimas de violência atendidas nas unidades da Atenção Básica. Uma delas é o uso da inteligência artificial, a ClarIA, para identificar possíveis vítimas de violência e emitir um alerta para profissionais médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais das equipes multidisciplinares (E-Multi). A mensagem chegará por meio do Prontuário Eletrônico das Unidades Básicas de Saúde, durante o atendimento à usuária. A outra ferramenta é O Guia Prático de Atenção às Mulheres em Situação de Violência no Recife, um documento direcionado aos profissionais de saúde da rede municipal, com objetivo de aprimorar a identificação, acolhimento, condução clínica e psicossocial, encaminhamento e notificação dos casos. Nesta segunda-feira (9), o prefeito João Campos realizou uma reunião de apresentação da ferramenta com secretários e parceiros da gestão que estão envolvidos nesta iniciativa.

“A ClarIA faz uma análise preditiva, com base em informações da saúde, observando se há um risco da mulher que está sendo atendida na saúde estar em uma situação de violência que ainda não foi notificada. Essa inteligência artificial vai começar a ser utilizada e as equipes serão treinadas em todas as unidades de saúde do Recife. A gente começou de forma piloto, mas agora, em abril, já vamos chegar a 23 unidades e 519 profissionais. Toda a rede será contemplada até o mês de julho. Enquanto tiver muito feminicídio e a mulher estiver em risco na cidade, a gente tem que trabalhar”, contou João Campos.

O uso da IA surgiu a partir de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Sesau, Vital Strategies, organização internacional de saúde pública, e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em um projeto pioneiro, o recurso tecnológico analisou registros de atendimentos de 16 mil mulheres vítimas de violência e atendidas nas Unidades de Saúde da Família do município, ao longo de 10 anos. Com o cruzamento de informações do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), foi possível identificar sinais de violência e também padrões de adoecimento e comportamento para as vítimas. Uma estatística chamou a atenção: nos 90 dias que antecedem uma grave agressão ou mesmo um feminicídio, elas procuram mais as unidades de saúde, alegando questões de saúde mental.

“Foram analisados mais de 900 mil registros de mulheres da cidade nos últimos 10 anos de saúde e foi identificado que, cerca de 92 dias antes da violência, as vítimas tendem a buscar mais atendimentos de saúde, principalmente para tratamentos psicológicos, alegando quadros depressivos, ansiedade ou pânico. Há um tempo médio de 30 dias entre a notificação e o óbito. Ou seja, se nada for feito dentro desses 30 dias há um risco enorme de morte por feminicídio”, disse o gestor da Capital.

A Secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, destacou a importância de investir na Atenção Básica para identificar mais rapidamente possíveis vítimas de violência contra a mulher, oferecendo auxílio em tempo hábil e reduzindo as estatísticas de feminicídio. “Hoje, 75% das notificações de violência contra a mulher no Sinan são feitas pelos pronto socorros, enquanto 1% são feitas na Atenção Básica. Estamos trabalhando para mudar essa realidade, porque identificar precocemente, compreender o contexto, acolher e direcionar para a rede de apoio especializada podem fazer toda a diferença na vida delas, rompendo o ciclo de agressões e até mesmo o óbito”, explicou.

Antes de iniciar o processo de expansão dessa estratégia na Atenção Básica, três Unidades de Saúde da Família e uma equipe e-Multi do Distrito Sanitário I  integraram o projeto-piloto: Santo Amaro III, Santa Terezinha e Pilar, totalizando 62 profissionais capacitados. Na próxima etapa, neste mês de março, serão mais 21 unidades integradas à iniciativa, com total de 519 profissionais habilitados para o cuidado às mulheres vítimas de violência, entre médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde, além de três equipes E-Multi.

“Essa é uma excelente notícia para quem atua na prevenção e no enfrentamento da violência contra a mulher. A Prefeitura do Recife inova ao incorporar a tecnologia como ferramenta estratégica de prevenção. A partir do momento em que a Secretaria de Saúde identifica, notifica e encaminha essa mulher para os serviços da Rede Clarice, que é a rede municipal de enfrentamento à violência contra a mulher, fortalecemos a atuação integrada e conseguimos chegar mais cedo, de forma mais ágil e qualificada”, afirmou a secretária da Mulher, Glauce Medeiros.

A Secretaria da Mulher participará diretamente da capacitação dos profissionais de saúde para garantir que a ferramenta de inteligência artificial seja utilizada de maneira correta e eficaz na identificação de possíveis casos de violência. A formação irá orientar quais são os fluxos corretos de encaminhamento para a Rede Clarice. O objetivo é assegurar que cada etapa, da identificação ao atendimento especializado,  aconteça de forma ética, responsável e integrada, garantindo acolhimento qualificado e proteção às mulheres.

GUIA E TELECONSULTORIA – Alertados, por meio do o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC e-SUS), de que determinada usuária é uma possível vítima de violência, os profissionais da Atenção Básica, rede formada pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidade Básicas Tradicionais (UBTs), direcionarão o cuidados para uma assistência adequada. E é para isso que está sendo lançado o Guia Prático de Atenção às Mulheres em Situação de Violência no Recife.

 
Com 45 páginas, o manual descreve sinais clínicos, psicossomáticos e sociais que podem indicar situações de violência, inclusive quando não são verbalizadas pela mulher, e também organiza os fluxos da Rede de Atenção à Saúde do Recife, detalhando os serviços da atenção básica e especializada, além dos equipamentos de referência no atendimento às mulheres em situação de violência. Nos anexos, o documento orienta sobre a notificação compulsória, detalhando o correto preenchimento da ficha de notificação de violência interpessoal e autoprovocada.
 
Esse material está disponível para todos de forma digital, na biblioteca virtual da Escola de Saúde Pública do Recife, no perfil @saudedorecife e também no próprio sistema de prontuário eletrônico, o PEC e-SUS. Além do Guia, os profissionais da rede contarão com o suporte de teleconsultorias da Saúde Digital do Recife. Por meio do Conecta Zap (81-99117-1407) ou ligando para o (81) 3355-7420, os profissionais poderão tirar dúvidas com médicos e enfermeiros capacitados sobre como proceder em relação a casos suspeitos.
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Articulação de Marconi Santana garante R$ 2,7 milhões para infraestrutura em Flores

FLORES – Em uma manhã de segunda-feira marcada por avanços históricos, o município de Flores deu um passo decisivo na modernização de sua infraestrutura urbana. Através da gestão e articulação direta de Marconi Santana junto ao Governo de Pernambuco, a cidade assegurou o investimento de R$ 2,7 milhões para a pavimentação de quase 50 ruas e a construção da Praça dos Eucaliptos.

A viabilização do montante é fruto do diálogo constante entre Marconi e a governadora Raquel Lyra, reforçando a parceria entre o município e o estado para acelerar obras de impacto social. Com a assinatura das ordens de serviço, a gestão municipal inicia um cronograma que transforma a realidade de diversos bairros, eliminando problemas históricos de lama e poeira.

O Prefeito Gilberto destacou que a união política tem sido a chave para o progresso local: “A competência de Marconi Santana em articular recursos junto à governadora Raquel Lyra permite que Flores siga como um canteiro de obras, entregando dignidade e novos cartões-postais, como será a Praça dos Eucaliptos”.

O projeto da nova praça, situada estrategicamente em frente ao Cemitério Municipal, integra o plano de valorização urbanística da cidade, elevando a autoestima da população e consolidando a agenda de desenvolvimento que marca esta segunda-feira.

Ex-prefeito Bal de Mimoso e vereador Niel de Mimoso declaram apoio ao deputado federal Felipe Carreras em Pesqueira

O deputado federal Felipe Carreras recebeu, nesta segunda-feira (09), o importante apoio político do ex-prefeito de Pesqueira, Bal de Mimoso, e do vereador Niel de Mimoso, fortalecendo o grupo político que vem se consolidando no município.

Para Bal de Mimoso, o apoio ao parlamentar se dá pela confiança na sua atuação municipalista e pelo compromisso com os municípios do Agreste pernambucano. “Felipe é reconhecido em todo Agreste como um deputado federal muito atuante e que sempre honra os compromissos que assume com a população das cidades onde é votado. É o perfil ideal para o grupo político que fazemos parte”, destacou.

Felipe Carreras agradeceu o gesto de confiança e ressaltou a importância da união de forças em favor do desenvolvimento de Pesqueira. “Recebo esse apoio com muita alegria e responsabilidade. Bal e Niel têm história, trabalho e representatividade na cidade. Seguimos unidos, somando forças com o delegado Rossine, Dr. Peixoto e sua família, vereadores e importantes lideranças políticas que acreditam no diálogo, na união e no trabalho sério para construir um futuro cada vez melhor para Pesqueira”, ressaltou.

A chegada das duas lideranças reforça a construção de um grupo político cada vez mais unido em torno de um projeto de desenvolvimento para o futuro de Pesqueira.

Prefeitura do Recife promove sessão inclusiva do filme O Agente Secreto

Exibição gratuita ocorrerá no Teatro do Parque nesta terça-feira (10), às 9h30, e contará com recursos de acessibilidade

Ampliando o acesso das pessoas com deficiência à cultura e ao lazer no município, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, vai promover uma sessão inclusiva do filme brasileiro indicado ao Oscar, O Agente Secreto. A exibição gratuita ocorrerá nesta terça-feira (10), às 9h30, no Teatro do Parque, no bairro da Boa Vista. Os recursos inclusivos serão disponibilizados de forma conjunta, sem a necessidade do uso de dispositivos individuais.

Durante a sessão de cinema, haverá audiodescrição, detalhando cenários, expressões faciais, roupas e ações ocorridas no longa; interpretação em LIBRAS, além de legendas descritivas na tela. Dessa forma, pessoas cegas, surdas, com deficiências intelectuais, pessoas sem deficiência e o público 60+ poderão acompanhar o filme juntos. 

“Garantir acesso à cultura também é uma forma de promover cidadania. Ao realizar uma sessão inclusiva de cinema, com recursos de acessibilidade disponíveis para todos no mesmo ambiente, a Prefeitura do Recife reforça o compromisso de que pessoas com deficiência, pessoas idosas e toda a população possam compartilhar experiências culturais com autonomia, respeito e inclusão”, comentou o secretário municipal de Direitos Humanos e Juventude, Diogo Stanley. 

Os beneficiados serão aqueles acompanhados pelos serviços das secretarias de Direitos Humanos e Juventude, de Assistência Social e Combate à Fome, de Saúde e da Rede Compaz. A iniciativa tem parceria com a Vitrine Filmes e a Com Acessibilidade Comunicacional. A classificação indicativa é 16 anos.

Serviço:

Sessão inclusiva do filme O Agente Secreto

Data: Terça-feira (10)

Horário: 9h30

Local: Teatro do Parque – Rua do Hospício, 81, Boa Vista

Entrada: Gratuita

Classificação indicativa: 16 anos

FOTOS: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Salgueiro gerou 241 vagas de emprego em janeiro, revelam dados do Caged

Números consolidados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente pelo Governo Federal, revelam que Salgueiro iniciou 2026 com mercado de trabalho aquecido. O município gerou 241 novas vagas de emprego com carteira assinada em janeiro, resultando em saldo positivo de 50 vagas, quando se subtrai 191 desligamentos.

Os setores que mais geraram empregos formais foram os de Serviços (saldo positivo de 27), Construção (saldo positivo de 25) e Indústria (saldo positivo de 3). Já o Comércio teve saldo negativo de menos cinco vagas. Os dados reafirmam a força do município como um importante polo de serviços na região e demonstram como o setor de construção avança a cada mês.

Atualmente Salgueiro tem estoque de 7.450 trabalhadores com carteira assinada. Os números estão em constante crescimento, após o município finalizar 2025 com saldo positivo entre as admissões e demissões e registrar a expressiva quantidade de novas vagas no primeiro mês de 2026.

Felipe Carreras visita Lajedo e acompanha obras de pavimentação ao lado do prefeito Erivaldo Chagas

O deputado federal Felipe Carreras esteve neste domingo (08) no município de Lajedo para acompanhar de perto o andamento de obras de pavimentação em diversas ruas da cidade. A agenda foi realizada ao lado do prefeito Erivaldo Chagas e contou também com a presença dos vereadores Adilson Feitoza, Adelson Enfermeiro, Evandro Couto e Dinho Santos.

Durante a visita, o grupo percorreu ruas que estão recebendo pavimentação nos bairros Socorro, Novo e Aldemario Braga. As intervenções fazem parte de um conjunto de obras que vêm sendo executadas em diferentes regiões do município, com recursos destinados pelo deputado Felipe Carreras em parceria com a prefeitura.

As obras têm como objetivo melhorar a mobilidade urbana, garantir mais segurança no tráfego e oferecer mais qualidade de vida para a população, beneficiando diretamente moradores que há anos aguardavam por melhorias na infraestrutura das ruas.

A agenda também reforçou o compromisso da parceria entre o deputado Felipe Carreras e o prefeito Erivaldo Chagas em continuar destinando recursos e acompanhando de perto ações que promovam desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população de Lajedo.

Programa Parceria entrega mais uma obra de contenção de encosta em Água Fria

Intervenção em rip rap e alvenaria armada garante mais segurança para os moradores da Rua das Barreiras; desde 2021, a Prefeitura do Recife já concluiu 5.229 obras do programa, beneficiando mais de 11 mil famílias

Neste domingo (8), os moradores da Rua das Barreiras, no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, ganharam segurança e qualidade de vida com a entrega de mais uma obra realizada pelo Programa Parceria. A intervenção, que usa a técnica do rip rap com alvenaria armada, recebeu investimentos de R$ 31,7 mil e protege duas famílias residentes na altura do número 155, cobrindo uma área de 42,25 m2. Desde 2021, 11.095 famílias foram beneficiadas pelas 5.229 intervenções do Parceria entregues pela atual gestão municipal. Além disso, há outras 395 obras em andamento, beneficiando 626 famílias.

Durante a entrega, o prefeito João Campos destacou a importância de obras que beneficiem mulheres e a participação delas nos projetos. “A gente tem um recorde de sempre priorizar as mulheres, desde o programa de escritura da prefeitura, o Parceria, A Casa é Sua o Casa Sem Barreiras, sempre priorizando as mulheres. Isso para a gente é muito importante. Por isso é especial, porque não foi só a casa das mulheres, mas também foi feito pelas mulheres”, disse o prefeito do Recife.

Uma das quatro moradoras da residência, Cíntia Rodrigues, contou que viviam apreensivos e bastante assustados, com medo que uma tragédia ocorresse: “Quando o meu muro caiu foi um desespero muito grande, eu não sabia o que fazer. Aí veio a Prefeitura e eles disseram que eu podia parar a obra que eu tinha começado, porque agora era com eles. Falaram e cumpriram, com a glória do Senhor. O material quem me deu foi a Prefeitura, não gastei um real com o material e quem me ajudou foi a minha família”, disse Cíntia.

Com o novo muro, a beneficiada pelo Programa Parceria conta que pode dormir em paz: “Agora com a obra nova consigo dormir mais tranquila e dormir mais, porque antes eu via a hora do muro cair, mas graças a Deus, hoje eu estou muito feliz com a obra”, disse a moradora.

O Programa Parceria foi desenvolvido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), e fornece projeto, material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra como contrapartida. Os serviços incluem tratamento das encostas com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes).

“Fomos chamados e quando chegamos foi constatado que a casa estava em uma situação com grau de risco elevadíssimo. A solução que foi indicada foi o Parceria. A gente fez um projeto de cerca de R$ 31 mil, e a gente executou todo o projeto. Entramos com o projeto de engenharia, todo o material e um acompanhamento técnico, enquanto a população entrou com a mão de obra. Com o Parceria, a gente conseguiu realmente fazer uma redução drástica do risco, e hoje, estamos fazendo essa entrega com toda a felicidade do mundo, porque a família agora pode dormir com tranquilidade”, afirmou o Coronel Cássio Sinomar, secretário da Defesa Civil.

Em 2022, o Programa Parceria conquistou reconhecimento internacional quando foi premiado com o Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que é considerada a premiação mais prestigiada de habitação sustentável do mundo. A iniciativa reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação, destacando a situação das pessoas que vivem na pobreza ou que foram deslocados de seus territórios.

“Dia da mulher e nós estamos aqui em Água Fria inaugurando essa obra do Parceria, que foi construída junto com Cíntia, proprietária da casa. Em nome dela eu quero parabenizar todas as mulheres do Recife e contar essa história de luta, dedicação, trabalho e que inspira muita gente. Vamos seguir trabalhando pelo Recife.”, concluiu o prefeito da cidade do Recife.

INVESTIMENTOS – Com a Ação Inverno 2025, a Prefeitura do Recife bateu um novo recorde e realizou o maior investimento da história para proteção da cidade. Foram destinados R$ 322,9 milhões em recursos municipais para viabilizar um pacote de obras estruturadoras, incluindo intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios na Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.

Em Olinda, governadora Raquel Lyra anuncia obras de R$ 1,4 milhão de contenção de encostas e reforma do Santuário Mãe Rainha

A iniciativa irá restaurar local que recebe os romeiros, oferecendo maior infraestrutura ao Santuário

Garantindo segurança e preservação do patrimônio religioso e turístico de Olinda, a governadora Raquel Lyra autorizou, neste domingo (8), a abertura de licitação para serviços de recuperação da encosta e reforma estrutural da tenda dos peregrinos do Santuário Mãe Rainha, em Ouro Preto. Com investimento de R$ 1,4 milhão do Governo do Estado, a intervenção irá mitigar riscos de deslizamento e requalificar os espaços de uso coletivo. O edital de licitação será publicado na próxima edição do Diário Oficial do Estado.

“Fomos procurados por aqueles que fazem o Santuário Mãe Rainha para que a gente pudesse cuidar da encosta, diante dos riscos de deslizamento que essa área sofre. Hoje, autorizamos o edital de licitação para garantir a preservação do morro, a estabilização do solo e a reforma das estruturas que acolhem diversas pessoas em seu momento de peregrinação e manifestação da sua fé. Agradeço a parceria com a Arquidiocese de Olinda e Recife, que tem feito um trabalho em conjunto conosco em diversas reformas estruturais em nossas igrejas”, ressaltou Raquel Lyra.

A chefe do Executivo estadual acompanhou a missa conduzida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. Após a solenidade, a gestora ainda visitou o local onde acontecerão as obras. Neste domingo, o Santuário Mãe Rainha recebeu a programação da IV Romaria dos Terços dos Homens (THMR), com um público de 4 mil pessoas.

O reitor do Santuário Mãe Rainha, padre Filipe Araújo, lembra que o espaço que originalmente recebe os peregrinos está fechado há dois anos. “A tenda é um espaço muito importante para acolher melhor os peregrinos e está sem uso desde 2024. Esse espaço é fundamental para o Santuário. Hoje, recebemos com grande alegria esse presente do Governo do Estado, dando mais segurança para o Santuário e milhares de peregrinos”, disse o sacerdote.

A iniciativa irá garantir a recuperação de áreas de risco, dando maior estabilidade e melhorando as condições de uso do espaço público e de interesse coletivo, como explica a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes. “Temos um risco geológico de deslocamento de terra, o que compromete a segurança das pessoas que transitam no Santuário que, além de ser um local de fé, é também um local cultural. Essa é uma ação faz parte do pacote de obras que o Governo do Pernambuco tem feito em várias encostas em todo o Estado”, detalhou.

As intervenções terão o período de quatro meses e incluem a estabilidade do terreno, instalações elétricas, drenagem e diversas outras melhorias físicas, como construção de muretas e telhamento metálico. “É uma obra muito importantes para Olinda, mas também para Pernambuco e o Nordeste, porque esse espaço recebe romeiros de diferentes locais. Tivemos um problema sério da encosta do Santuário e o Governo do Estado, demonstra sensibilidade e cuidado com o povo de Pernambuco e seus visitantes”, pontuou o deputado estadual Antônio Moraes, que acompanhou o evento.

O peregrino Rubens Gonçalves, de 62 anos, participa das missas no Santuário Mãe Rainha há 30 anos e celebrou o anúncio das intervenções. “Essa é uma grande obra. É preciso ser feito o serviço de contenção da encosta e depois reconstruir a tenda, isso gera um custo enorme. Com o suporte do Governo do Estado, nós vamos conseguir realizar esse sonho”, comentou.

Estiveram presentes a secretária da Mulher, Juliana Gouveia, os secretários executivos Daniella Brito (Imprensa), José Pereira (Casa Civil), Igor Cadena (Casa Civil), o prefeito de Olinda em exercício, Chiquinho, além de vereadores e lideranças locais.

Recife lança Clara IA, tecnologia pioneira para identificar precocemente mulheres em risco de violência e feminicídio

Ferramenta de inteligência artificial passa a atuar na Atenção Básica para apoiar profissionais de saúde na detecção de sinais de violência; iniciativa integra política prioritária da Prefeitura do Recife para prevenção, acolhimento e proteção das mulheres

No mês dedicado às mulheres, a Prefeitura do Recife dá um passo inovador no enfrentamento à violência de gênero com o lançamento da Clara IA, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida para identificar precocemente possíveis vítimas de violência e feminicídio atendidas nas unidades da Atenção Básica. A iniciativa reforça a prevenção como eixo central da política municipal de proteção às mulheres e amplia a capacidade da rede pública de saúde de reconhecer sinais de risco antes que a violência se agrave.

A nova tecnologia integra um conjunto de estratégias que fortalecem o cuidado às mulheres no sistema público de saúde, entre elas o Guia Prático de Atenção às Mulheres em Situação de Violência no Recife, documento elaborado para qualificar a atuação dos profissionais da rede municipal no acolhimento, condução clínica e psicossocial, encaminhamento e notificação de casos.

A Clara IA atua analisando dados clínicos e históricos registrados nos sistemas de saúde e, ao identificar indícios compatíveis com situações de violência, emite um alerta para médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais das equipes multidisciplinares (E-Multi). A notificação aparece diretamente no Prontuário Eletrônico das Unidades Básicas de Saúde, durante o atendimento à usuária, permitindo que a equipe direcione o cuidado com maior atenção, sensibilidade e capacidade de intervenção.

O nome da ferramenta faz referência à Rede Clarissa, iniciativa da Prefeitura do Recife dedicada ao atendimento e à proteção de mulheres vítimas de violência, simbolizando a integração entre inovação tecnológica e políticas públicas de cuidado, acolhimento e defesa dos direitos das mulheres.

O desenvolvimento da Clara IA resulta de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, a Vital Strategies, organização internacional de saúde pública, e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em um projeto pioneiro, a ferramenta analisou registros de atendimento de 16 mil mulheres vítimas de violência atendidas nas Unidades de Saúde da Família do município ao longo de dez anos.

A análise, combinada ao cruzamento de dados do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), permitiu identificar não apenas sinais diretos de violência, mas também padrões de adoecimento e comportamento frequentemente associados às vítimas. Um dado chamou a atenção dos pesquisadores: nos 90 dias que antecedem uma agressão grave ou mesmo um feminicídio, muitas dessas mulheres procuram com maior frequência os serviços de saúde, frequentemente relatando questões relacionadas à saúde mental.

A descoberta reforça o papel estratégico da Atenção Básica como espaço privilegiado para a identificação precoce de situações de risco e para a interrupção do ciclo da violência.

“Hoje, 75% das notificações de violência contra a mulher no Sinan são realizadas pelos prontos-socorros, enquanto apenas 1% ocorre na Atenção Básica. Estamos trabalhando para transformar essa realidade, porque a identificação precoce, a compreensão do contexto, o acolhimento qualificado e o encaminhamento para a rede especializada podem fazer toda a diferença na vida dessas mulheres, contribuindo para romper o ciclo de violência e até evitar desfechos fatais”, explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Antes da expansão da estratégia para outras unidades da Atenção Básica, a Clara IA foi testada em um projeto-piloto no Distrito Sanitário I, envolvendo três Unidades de Saúde da Família -Santo Amaro III, Santa Terezinha e Pilar -!além de uma equipe E-Multi. Ao todo, 62 profissionais foram capacitados para atuar na identificação e no acolhimento de possíveis vítimas.

A partir deste mês de março, a iniciativa será ampliada para mais 21 unidades de saúde, totalizando 541 profissionais habilitados para o cuidado às mulheres em situação de violência, entre médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde, além de três equipes E-Multi.

Guia e teleconsultoria fortalecem o cuidado na rede
Quando a Clara IA identifica sinais compatíveis com situações de violência e gera um alerta no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC e-SUS), os profissionais da Atenção Básica – formada pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas Tradicionais (UBTs) – passam a contar também com instrumentos técnicos para conduzir o atendimento de forma mais qualificada.

Um desses instrumentos é o Guia Prático de Atenção às Mulheres em Situação de Violência no Recife, material de referência para os profissionais da rede municipal. Com 45 páginas, o documento reúne orientações detalhadas sobre sinais clínicos, psicossomáticos e sociais que podem indicar situações de violência — inclusive quando não são verbalizadas pela mulher.

O guia também organiza os fluxos da Rede de Atenção à Saúde do Recife, detalhando os serviços da atenção básica e especializada, bem como os equipamentos de referência para atendimento às mulheres em situação de violência.

O documento apresenta orientações sobre notificação compulsória, incluindo instruções para o correto preenchimento da ficha de notificação de violência interpessoal e autoprovocada.

O material está disponível em formato digital na biblioteca virtual da Escola de Saúde Pública do Recife, no perfil @saudedorecife e também integrado ao próprio sistema de prontuário eletrônico, o PEC e-SUS.

Além do guia, os profissionais da rede municipal também contarão com o suporte de teleconsultorias da Saúde Digital do Recife. Por meio do Conecta Zap (81 99117-1407) ou pelo telefone (81) 3355-7420, será possível tirar dúvidas com médicos e enfermeiros capacitados sobre a condução de casos suspeitos.

Com a implementação da Clara IA e das novas ferramentas de apoio ao cuidado, Recife consolida o enfrentamento à violência contra a mulher como uma política pública prioritária, apostando na inovação, na qualificação dos profissionais e na integração da rede de proteção para salvar vidas, interromper ciclos de violência e garantir às mulheres da cidade um atendimento cada vez mais humano, seguro e resolutivo.