Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Governo de Pernambuco, atraés da SEDEPE, lança Programa Conecta e Avança Mulher

Iniciativa reúne palestras, feira de economia solidária, capacitações e serviços voltados ao fortalecimento da autonomia feminina e ao acesso das mulheres ao mercado de trabalho

Com uma programação voltada à qualificação profissional, geração de renda e bem-estar das mulheres, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), promove durante o mês de março o Programa Conecta e Avança Mulher.

A iniciativa reúne palestras, feira de economia solidária, orientações profissionais e atividades formativas com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres ao mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo feminino.

A programação acontecerá ao longo do mês e busca conectar mulheres a serviços, orientações e oportunidades que contribuam para o desenvolvimento profissional e a autonomia econômica. As atividades também promovem espaços de troca de experiências e fortalecimento do protagonismo feminino.

Entre os serviços disponibilizados estão atendimentos da Casa do Trabalhador e da Casa da Trabalhadora, além de orientações sobre empreendedorismo, formalização de negócios e acesso a crédito por meio da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGE).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Emmanuel Fernandes (Manuca), o programa reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a ampliação das oportunidades para as mulheres.
“O Programa Conecta e Avança Mulher foi pensado para aproximar as mulheres das oportunidades de trabalho, qualificação e empreendedorismo. Nosso objetivo é fortalecer a autonomia feminina e ampliar o acesso das mulheres às políticas públicas que incentivam o desenvolvimento profissional e a geração de renda”, destacou o secretário.

A Casa da Trabalhadora é um dos equipamentos centrais da iniciativa e atua como espaço de acolhimento, orientação e apoio às mulheres que buscam inserção ou recolocação no mercado de trabalho. O local oferece suporte por meio de orientação profissional, encaminhamento para vagas de emprego e acesso a informações sobre qualificação e empreendedorismo.

A secretária executiva de Trabalho e Qualificação, Tatiana Ferraz, ressalta que a iniciativa também busca ampliar o acesso à informação e às oportunidades de capacitação.
“Essa programação foi pensada para oferecer conhecimento, orientação e oportunidades para que as mulheres possam se desenvolver profissionalmente e ampliar suas possibilidades no mercado de trabalho. É uma forma de fortalecer o protagonismo feminino e incentivar a autonomia econômica das mulheres”, afirmou.

Além da oferta de serviços, o programa também contará com atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional das participantes.

Programação
* 11 de março – Feira da Economia Solidária – A partir das 9h;
* 12 de março – Palestra: Mercado de Trabalho para Mulheres – Com Fernando Joaquim de Santana – Das 10h às 12h;
* 13 de março – Palestra: Conhecer para Prevenir: o Papel da Musculatura Íntima na Saúde Feminina – Com as fisioterapeutas Bruna Gominho, Elizabeth Bezerra, Juliana Bonanni e Wiliane Gomes – Das 10h às 12h;
* 18 de março – Análise de Coloração Pessoal: como usar as cores ao seu favor – Com Manuela Pulina (Senac) – Das 10h às 12h
* 19 de março – Maquiando-se com a Mary Kay – Com Fabiana Galvão – Das 10h às 12h.

Diogo Moraes garante que Alepe “não está atrapalhando Pernambuco”

Por Alex Fonseca/Folha PE

O deputado estadual Diogo Moraes (PSDB) afirmou, nesta segunda-feira (9), que a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) “não está atrapalhando” o estado. Para Moraes, a narrativa de que a oposição estaria deixando o estado parado, com o impasse da Lei Orçamentária Anual (LOA), é falsa e enfatizou que os deputados têm aprovado projetos de interesse do governo. A declaração foi dada em entrevista concedida à Rádio Folha 96,7 FM.

“A Casa Joaquim Nabuco não está atrapalhando Pernambuco. (…) A gente só está exercendo aquilo que a Constituição do Brasil nos pede: legislar, fiscalizar, assessorar e fazer o que tem que ser feito. Então, nada de atrapalhar”, disse, acrescentando que Pernambuco “não está parado”.

LOA
O deputado também relembrou o impasse da Lei Orçamentária Anual (LOA) e afirmou que a disputa teria sido solucionada se a governadora Raquel Lyra (PSD) não tivesse feito, segundo ele, vetos inconstitucionais.

Ele negou, ainda, a versão dos governistas de que houve descumprimento de um acordo prévio para votar o texto e garantiu que os vetos teriam sido apreciados caso tivessem seguido o rito.

“A gente disse que votaria os vetos, mas os vetos constitucionais. Não um veto inconstitucional. Então, quando o veto vem de forma errônea (…) fica essa guerra de narrativa, mas a verdade é uma só”, afirmou.

Construção
O deputado afirmou que ainda avalia por qual partido deverá ser candidato à reeleição. Eleito pelo PSB, Diogo Moraes mudou para o PSDB no ano passado, durante o processo de articulação para tentar instalar a CPI da Publicidade.

O parlamentar relatou que recebeu um chamado do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), para fortalecer a oposição, mas que avaliará qual caminho é melhor para fortalecer a provável candidatura do prefeito do Recife, João Campos (PSB), para o governo.

“Nós estamos conversando com Álvaro (Porto) e com todo o conjunto da Frente Popular. A nossa missão é ajudar a Frente Popular a eleger João Campos governador de Pernambuco”, revelou.

Ano eleitoral
Diogo Moraes avaliou, ainda, como será o ritmo de trabalho da Assembleia Legislativa no ano eleitoral. Para o deputado, há mudanças importantes, tendo em vista que muitos deputados estarão atendendo as bases no interior do estado.

“São deputados que realmente têm um trabalho mais intensificado no interior, com os prefeitos e associações. São agendas que são cumpridas durante a semana e que, geralmente, não dá tempo de chegar (à Alepe)”, disse.

Prefeitura de Garanhuns inaugura 6ª escola em tempo integral no Viana e Moura

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, entregou, nesta segunda-feira (9), a mais nova escola em tempo integral da Rede Municipal de Ensino. Localizada no Viana e Moura, a EFITI Pacífico Carlos Zoby atenderá estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Durante a cerimônia, foi anunciado que a escola receberá uma quadra poliesportiva e uma Sala Azul.

A inauguração contou com as presenças do Deputado Federal Felipe Carreras, Deputado Estadual Cayo Albino, vereadores e representantes de instituições no município. O investimento para a construção da unidade foi de cerca de R$ 2 milhões e meio. “A gente vê o carinho imenso em tudo e percebe que a educação está em primeiro lugar. Quero agradecer a todos os envolvidos”, afirmou Juliana Godoi, mãe de um estudante matriculado na unidade de ensino.

“Entregamos a primeira escola em tempo integral em 2022. Esta é a sexta da Rede Municipal e a primeira escola municipal do Viana e Moura. Temos visto o quanto o ensino em tempo integral tem contribuído para o desenvolvimento das crianças e adolescentes de Garanhuns. Aqui são servidas cinco refeições diariamente, além de projetos como o Sabadou na Escola. Em breve também vamos construir uma quadra poliesportiva para os estudantes”, declarou o prefeito Sivaldo Albino.

A unidade contará ainda com uma Sala Azul, que será implantada em breve. O espaço é voltado para estudantes com neurodivergências, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo um ambiente acolhedor e estruturado para a redução da sobrecarga sensorial.

“Garanhuns tem sido referência em diversos indicadores educacionais. Hoje somos o 2º município de Pernambuco com mais matrículas em tempo integral no Ensino Fundamental. Seguimos trabalhando para oferecer ensino de qualidade e continuar avançando”, destacou a secretária de Educação, Wilza Vitorino.

A escola recebe o nome de Pacífico Carlos Zoby, proprietário das terras onde hoje está localizado o Conjunto Habitacional Viana e Moura. Nascido em 4 de outubro de 1910, filho de imigrantes sírios, Pacífico Carlos Zoby dedicou-se à agricultura, cultivando lavouras de café, melancia e algodão, além de atuar como pecuarista, contribuindo para o fortalecimento da bacia leiteira da região.

Felipe Carreras recebe título de cidadão de Jupi e anuncia investimentos para implantação de Academia da Saúde no município

Nesta segunda-feira (09), o deputado federal Felipe Carreras recebeu o título de cidadão de Jupi, em sessão solene realizada na Câmara Municipal. A homenagem reconhece os serviços prestados e a parceria do parlamentar com o município, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.

A solenidade contou com a presença da prefeita Rivanda Freire, do vice-prefeito Lêdson Liberato, além de secretários, vereadores, colaboradores da prefeitura e lideranças, que prestigiaram o momento de reconhecimento ao trabalho do deputado.

Felipe Carreras agradeceu a honraria e destacou o orgulho de passar a ser oficialmente cidadão jupiense. O parlamentar ressaltou a importância da parceria com a gestão municipal e reafirmou o compromisso de seguir trabalhando pelo progresso da cidade.

“Receber o título de cidadão de Jupi é uma honra gigantesca. Esse reconhecimento aumenta ainda mais a minha responsabilidade com o povo de Jupi. Podem ter certeza de que vamos continuar trabalhando e fazendo ainda mais pelo desenvolvimento do município”, afirmou o deputado.

Durante a cerimônia, o deputado também anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil para a implantação de uma Academia da Saúde no município, que será instalada no Centro Esportivo Henrique Patriota. O equipamento vai fortalecer as ações de promoção da saúde, incentivando a prática de atividades físicas e contribuindo para mais qualidade de vida, bem-estar e prevenção de doenças para a população de Jupi.

Felipe Carreras também destacou o trabalho realizado em parceria com a prefeita Rivanda Freire e sua equipe, ressaltando que a união de esforços entre os poderes tem permitido avanços importantes para a cidade.

Prefeita assina ordem de serviço de R$ 28,5 milhões para segunda etapa do CAS

Na tarde desta segunda-feira (9), a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu, acompanhou o andamento da segunda etapa das obras do novo campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no município. A visita contou com a presença do reitor da instituição, Alfredo Gomes, do vice-reitor Moacir Cunha e do diretor do Centro Acadêmico do Sertão, Severino Martins.

Também participaram vereadores, professores da universidade e o engenheiro responsável pela obra. A nova estrutura está sendo construída no bairro Vila do Ferro Velho e integra a ampliação do Centro Acadêmico do Sertão.

O campus contará com novos prédios, salas de aula e laboratórios, destinados ao funcionamento dos cursos já existentes Licenciatura em História, Gestão Pública, Engenharia Ambiental e Engenharia de Recursos Hídricos além da implantação de novas graduações, como Medicina Veterinária e Medicina.

A obra integra investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A segunda etapa está orçada em cerca de R$ 28 milhões e tem previsão de execução de aproximadamente um ano e meio.

Segundo a prefeita Pollyanna Abreu, o investimento fortalece o desenvolvimento regional e amplia as oportunidades para a população.

“Estamos acompanhando de perto uma obra que representa desenvolvimento para Sertânia e toda a região. Além de gerar empregos durante a construção, a expansão da universidade amplia o acesso à educação pública de qualidade e abre novas perspectivas para os jovens do nosso município”, destacou.

Com a ampliação do Centro Acadêmico do Sertão, a expectativa é de que o investimento total ultrapasse R$ 50 milhões, fortalecendo a economia local e consolidando Sertânia como polo regional de educação superior.

Abertas as inscrições para a 2ª Corrida Mulheres em Movimento de Salgueiro

A Prefeitura de Salgueiro abriu nesta segunda-feira, 9, as inscrições para a 2ª Corrida Mulheres em Movimento, com o tema “Mulher cidadã e consumo consciente”. O evento será realizado no dia 29 de março, com expectativa de superar o sucesso da 1ª edição, que ocorreu em 30 de março de 2025.

Com largada na Academia das Cidades, a partir das 6h, a prova terá percurso de 5 km, nas categorias Mulher em Movimento (de 18 a 35 anos), Mulher Cidadã (36 a 49 anos) e Mulher Empoderada (mais de 50 anos).

As campeãs de cada faixa etária receberão R$ 500 mais troféu. Quem ficar em 2° lugar, ganha R$ 300 mais troféu, e em 3°, R$ 200 mais troféu. As participantes que concluírem a corrida em 4° ou 5ª lugar receberão troféu e as demais competidoras serão agraciadas com medalha.

Podem participar do evento, que celebra a força, a saúde e o protagonismo feminino, mulheres nascidas em Salgueiro ou com domicílio eleitoral no município. As inscrições devem ser feitas através do formulário abaixo:

Faça a sua inscrição – clique aqui.

Na Comunidade do Bode, governadora Raquel Lyra inaugura o PE na Comunidade, entrega novos 145 títulos de propriedade e 87 casas reformadas

A Comunidade do Bode, na Zona Sul do Recife, recebeu, nesta segunda-feira (9), um conjunto de ações do Governo de Pernambuco voltadas à melhoria das condições de moradia, à regularização fundiária e à ampliação do acesso da população a serviços públicos. Durante a agenda, a governadora Raquel Lyra inaugurou o primeiro espaço comunitário do programa PE na Comunidade, iniciativa que leva atendimentos e orientações sobre políticas públicas diretamente para dentro das comunidades, além de realizar a entrega de 145 títulos de regularização de imóveis e de 87 casas reformadas por meio do programa Morar Bem Pernambuco.

“Hoje a gente inaugura aqui no Bode o PE na Comunidade, onde vamos poder orientar as pessoas sobre os serviços prestados pelo Estado, como a emissão de alguns documentos e o acesso a políticas públicas. Estamos fazendo também a entrega de mais 145 títulos de propriedade, garantindo segurança jurídica e dignidade para essas famílias. Aqui também chegamos a quase 300 casas reformadas por meio do programa Reforma no Lar, melhorando as condições de moradia”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

Presente na agenda, a vice-governadora Priscila Krause destacou a importância das entregas realizadas e da presença da gestão estadual na comunidade. “Entregas como essa mostram a atuação do Governo de Pernambuco nas periferias do Recife. Aqui, podemos enxergar mudanças de verdade acontecendo na vida das pessoas, com ações que chegam para garantir mais dignidade e acesso a serviços”, pontuou.

Além da Comunidade do Bode, o PE na Comunidade também foi lançado em outras duas comunidades: Jardim Monte Verde, entre Recife e Jaboatão dos Guararapes, e Roda de Fogo, na Zona Oeste do Recife. A população vai poder contar com serviços como emissão e consulta do NIS, Carteira de Pessoa Idosa, segunda via do CPF, recuperação da senha GOV.BR, inscrição no programa Mães de Pernambuco. Os espaços já começam a funcionar a partir desta terça-feira (10), com horários das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. “É uma estratégia da gente trazer serviços públicos para perto da população. Quando precisar, é só o morador procurar o espaço, que terá no local um assistente social e um psicólogo”, afirmou o secretário executivo de Periferias de Pernambuco, Pedro Ribeiro.

Na mesma ocasião, a governadora realizou a entrega de 87 unidades habitacionais reformadas na Comunidade do Bode, por meio do programa Morar Bem Pernambuco, na modalidade Reforma no Lar, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Com esta etapa, a comunidade passa a contar com 262 unidades habitacionais finalizadas e entregues à população. O investimento nas reformas pode chegar a até R$ 18 mil por imóvel.

Após receber a visita da governadora na sua casa, uma das beneficiadas, Cassiane Rodrigues, de 44 anos e moradora da comunidade há 40 anos, agradeceu pela reforma da casa, que teve revestimento de piso, pintura, reboco e instalação de novas portas. “Estou muito grata. É um alívio diário com essa reforma”, frisou a moradora. “Essas reformas trazem, sem dúvida, uma grande melhoria de qualidade de vida das pessoas, que recebem uma casa totalmente reformada, garantindo o direito à moradia”, comentou o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira.

TÍTULOS DE PROPRIEDADES – Além disso, a governadora garantiu a 145 moradores a regularização imobiliária de suas casas, totalizando 209 títulos já concedidos na comunidade. A regularização da planta da Comunidade do Bode é realizada em conjunto com a Superintendência do Patrimônio da União em Pernambuco, o Tribunal de Justiça e os cartórios. Para Adelino Queiroz, de 62 anos e morador da comunidade desde 1980, a entrega da escritura imobiliária significa dignidade. “O Governo está dando o direito para as pessoas que realmente compraram sua terra. Isso facilita a vida de todos nós”, frisou.

A regularização é realizada pela Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart). “Hoje a gente alcança a marca de mais de 200 famílias beneficiadas com o título de propriedade. Isso faz o imóvel valer mais, faz a pessoa ter segurança jurídica e dignidade para a vida das pessoas”, afirmou o presidente da Perpart, Francisco Amaral.

Acompanhando a agenda da governadora, o deputado estadual João Paulo Lima afirmou que a Comunidade do Bode vive um dia histórico. “Tudo que vocês construíram até hoje, agora é constituído pela lei. Quando você entrega um título de posse você entrega dignidade para o povo”, disse o parlamentar. Já a vereadora do Recife Flávia de Nadegi, ressaltou os investimentos realizados pela gestão. “A grande obra do Governo de Pernambuco é cuidar das periferias”, disse.

Acompanharam também a agenda a secretária Ivete Lacerda (Esportes); o secretário executivo de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos Gervasio; a coordenadora de regularização e demanda judiciais do TJPE, Fernanda Pessoa; além de vereadores e lideranças locais.

Pacote de ações da Prefeitura do Recife amplia rede de proteção e fortalece políticas públicas para mulheres

Entre as medidas anunciadas estão a ampliação da rede de atendimento especializado, ações de formação e o envio de um projeto de lei para garantir oportunidades de trabalho a mulheres vítimas de violência

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta segunda-feira (9), um pacote de ações em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. O conjunto de medidas inclui novas políticas públicas de prevenção à violência, ampliação da rede de atendimento, fortalecimento institucional da Secretaria da Mulher e iniciativas de formação e acolhimento. Durante reunião ao lado de secretárias e autoridades políticas, o prefeito João Campos também anunciou, em primeira mão, o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal para garantir oportunidades de trabalho a mulheres vítimas de violência em contratos firmados pela Prefeitura.

O prefeito destacou a importância da nova legislação e de outras medidas estruturantes anunciadas pela gestão. “A gente sanciona hoje a lei aprovada na Câmara que cria o programa de formação e fortalece as políticas para as mulheres. Também celebramos a nomeação de mais de 40 profissionais do primeiro concurso público da Secretaria da Mulher, a criação de uma ouvidoria específica e a abertura, ainda neste mês, de um novo SER Clarice na Zona Norte”, afirmou João Campos.

A nova legislação sancionada institui a Política Municipal “Recife pela Vida das Mulheres”, que estabelece diretrizes permanentes e integradas para a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher, além de promover a autonomia e o empoderamento econômico.

A norma também cria o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas Integradas para a Mulher e estrutura o Sistema Municipal de Promoção dos Direitos da Mulher, fortalecendo a governança e a articulação entre diferentes áreas da gestão municipal.

Entre os anúncios também está a ampliação da rede de atendimento com um novo equipamento da rede municipal, o SER Clarice – Zona Norte, ampliando a capilaridade da Rede Clarice Lispector e reforçando o atendimento especializado às mulheres em situação de violência. Com a nova unidade, o município ampliou em oito vezes o número de locais de atendimento desde 2021.

Outro destaque foi a convocação da segunda chamada do concurso público da Secretaria da Mulher, realizada no dia 5 de março, que garantiu a nomeação de 26 novas servidoras efetivas para recomposição do quadro funcional.

Somadas às 21 profissionais já empossadas, a iniciativa totaliza 47 novas integrantes, fortalecendo de forma estruturante a política municipal de promoção e defesa dos direitos das mulheres. O certame é pioneiro no Brasil por ser o primeiro concurso público específico para atender a Secretaria da Mulher.

*Formação para prevenção da violência*

Também integra o pacote de ações a publicação do decreto que institui o Programa de Formação para Prevenção da Violência Doméstica e Sexista e Promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens.

A iniciativa tem foco em educação cidadã, fortalecimento comunitário e disseminação de práticas preventivas, ampliando o alcance das estratégias de enfrentamento à violência contra a mulher.

*Ouvidoria da Mulher e cartilha de prevenção*

Como parte das ações transversais, a Secretaria da Mulher, em parceria com a Controladoria Geral do Município, lançou a Cartilha de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual.

A gestão municipal também anunciou a implantação da Ouvidoria da Mulher, um canal especializado voltado ao atendimento qualificado e ao encaminhamento de demandas relacionadas aos direitos das mulheres. O serviço contará com atendimento presencial, pelo sistema oficial de ouvidoria e por meio de um número 0800 exclusivo.

*Projeto de lei para geração de oportunidades*

Outra novidade anunciada pelo prefeito do Recife foi o envio de um novo projeto de lei à Câmara Municipal para garantir oportunidades de trabalho a mulheres que sofreram violência. A proposta prevê a reserva de vagas em contratos firmados pela Prefeitura com empresas terceirizadas.

Ao apresentar a iniciativa, João Campos destacou que a autonomia financeira é um dos caminhos para romper ciclos de violência. “A proposta é garantir que, nos contratos municipais de limpeza, terceirização e construção, haja espaço para mulheres que foram vítimas de violência, para que elas tenham renda e novas oportunidades”, afirmou.

A secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, ressaltou que a iniciativa integra um conjunto de políticas que buscam fortalecer a proteção e a autonomia das mulheres. “Esse projeto de lei está sendo elaborado para ser encaminhado à Câmara e prevê um percentual de vagas para mulheres em situação de violência na contratação de empresas que prestam serviço à Prefeitura. É mais uma medida para fortalecer a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher no município”, destacou.

Senador Dueire recebe título de cidadão de Macaparana e apoio de prefeitos da Mata Norte

O senador Fernando Dueire foi homenageado nesta segunda-feira (09) com o título de cidadão de Macaparana, município da Mata Norte pernambucana. Após a solenidade realizada na Câmara Municipal Dr. Benjamim Mariz, o parlamentar também recebeu o apoio de seis prefeitos da região da Mata Norte à sua reeleição ao Senado Federal.

Participaram do evento e declararam apoio ao senador os prefeitos Pedro Freitas, de Aliança; Marcone dos Santos, de São Vicente Férrer; Armando Pimentel, de Itambé; Paquinha, de Macaparana; Éder Walter, de Vicência; e Albino Silva, de Condado. A articulação desses apoios contou com a atuação do deputado estadual Antonio Moraes.

O título foi proposto pela vereadora Maria do Socorro Nascimento Silva e aprovado por unanimidade. A entrega foi feita pelo prefeito Paquinha, que ressaltou a parceria do senador com o município.“ Dueire sempre caminhou ao lado de Macaparana. Atento às nossas necessidades, contribuiu de forma decisiva para a conquista de recursos que hoje representam avanços reais para a nossa gente. Essa homenagem simboliza o reconhecimento e a gratidão do nosso povo”, declarou o prefeito.

O deputado estadual Antonio Moraes também destacou a atuação do senador e a importância da parceria com os municípios da região. “Fernando Dueire tem demonstrado sensibilidade e compromisso com as demandas da Mata Norte. É um senador presente. O que estamos fazendo hoje é uma soma de forças em favor de quem só ajuda as nossas cidades, o nosso estado”, afirmou.

Em seu discurso de agradecimento, o senador enfatizou o papel de Macaparana na Zona da Mata pernambucana e renovou seu compromisso com toda região. “Este título me honra profundamente e amplia minha responsabilidade com o município. Macaparana é exemplo da força e da dedicação do interior pernambucano. Reitero meu empenho em continuar buscando investimentos e ações que promovam desenvolvimento e novas oportunidades para toda região”, afirmou o senador pernambucano.

SES-PE amplia rede pediátrica com abertura de novos leitos de SRAG no estado

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), segue fortalecendo a rede hospitalar para o enfrentamento da Sazonalidade dos Vírus Respiratórios. Nesta segunda-feira (09/03), foram abertos mais 18 leitos pediátricos, sendo 8 de enfermaria, no Hospital Otávio de Freitas (HOF), no Recife, e 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), no Memorial Hospital de Goiana. Todos estão disponíveis para a Central de Regulação de Leitos do Estado.

Com mais esta ampliação, Pernambuco passa a contar com 61 leitos abertos, somente neste início de 2026, voltados ao atendimento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). No total, agora, a rede pública gerida pela SES-PE contabiliza 290 leitos especializados em SRAG.

A iniciativa integra o Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância, que orienta as ações da rede pública de saúde para o enfrentamento do aumento de casos de doenças respiratórias entre crianças, cenário que se intensifica entre os meses de março a agosto. A estratégia envolve o monitoramento contínuo de indicadores como solicitações e ocupação de leitos, além da vigilância dos vírus respiratórios em circulação.

A abertura dos 18 novos leitos faz parte do planejamento antecipado da SES-PE para ampliar a capacidade de resposta da rede estadual diante dos casos de SRAG, especialmente no público infantil.  Além dos novos leitos abertos, na última semana do mês de fevereiro, foram abertos 24 leitos de enfermaria voltados para o atendimento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), somente na rede própria. Esses leitos estão localizados nos hospitais Barão de Lucena (5), Jaboatão Prazeres (10), Geral de Areias (06), todos no Recife, e Regional Dom Moura (03), no município de Garanhuns.

A SES-PE, para reforçar o incremento de leitos, também contratualizou os primeiros leitos na rede complementar: no Hospital Vale do Una, em Palmares, onde há 10 leitos de UTI pediátricos, e no Centro Hospitalar Santa Maria, em Vitória de Santo Antão, com 9 leitos de enfermaria. A abertura na rede conveniada se junta aos novos 10 novos leitos de UTI no Memorial Hospital de Goiana.

“A abertura desses novos leitos faz parte do planejamento estratégico do Governo de Pernambuco para garantir que a rede esteja preparada para o aumento da demanda por atendimentos pediátricos neste período do ano. Estamos monitorando os indicadores de forma permanente e ampliando a oferta de leitos tanto na rede própria quanto na complementar, para assegurar assistência oportuna e qualificada às crianças que precisam de atendimento”, destacou o secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral da SES-PE, Anderson Oliveira.

A ampliação da assistência ocorre de forma integrada entre as áreas de regulação de leitos, assistência hospitalar, rede de urgência e emergência e vigilância epidemiológica, garantindo maior agilidade no atendimento e suporte à rede hospitalar durante o período sazonal.

Além da ampliação da rede assistencial, Pernambuco também reforça as estratégias de prevenção, com destaque para a vacinação de gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e a disponibilização do anticorpo monoclonal nirsevimabe para bebês prematuros e crianças com comorbidades elegíveis, medidas que contribuem para reduzir casos graves de bronquiolite e pneumonia na infância.