Iniciativa reúne palestras, feira de economia solidária, capacitações e serviços voltados ao fortalecimento da autonomia feminina e ao acesso das mulheres ao mercado de trabalho
Com uma programação voltada à qualificação profissional, geração de renda e bem-estar das mulheres, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), promove durante o mês de março o Programa Conecta e Avança Mulher.
A iniciativa reúne palestras, feira de economia solidária, orientações profissionais e atividades formativas com o objetivo de ampliar o acesso das mulheres ao mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo feminino.
A programação acontecerá ao longo do mês e busca conectar mulheres a serviços, orientações e oportunidades que contribuam para o desenvolvimento profissional e a autonomia econômica. As atividades também promovem espaços de troca de experiências e fortalecimento do protagonismo feminino.
Entre os serviços disponibilizados estão atendimentos da Casa do Trabalhador e da Casa da Trabalhadora, além de orientações sobre empreendedorismo, formalização de negócios e acesso a crédito por meio da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGE).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Emmanuel Fernandes (Manuca), o programa reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a ampliação das oportunidades para as mulheres.
“O Programa Conecta e Avança Mulher foi pensado para aproximar as mulheres das oportunidades de trabalho, qualificação e empreendedorismo. Nosso objetivo é fortalecer a autonomia feminina e ampliar o acesso das mulheres às políticas públicas que incentivam o desenvolvimento profissional e a geração de renda”, destacou o secretário.
A Casa da Trabalhadora é um dos equipamentos centrais da iniciativa e atua como espaço de acolhimento, orientação e apoio às mulheres que buscam inserção ou recolocação no mercado de trabalho. O local oferece suporte por meio de orientação profissional, encaminhamento para vagas de emprego e acesso a informações sobre qualificação e empreendedorismo.
A secretária executiva de Trabalho e Qualificação, Tatiana Ferraz, ressalta que a iniciativa também busca ampliar o acesso à informação e às oportunidades de capacitação.
“Essa programação foi pensada para oferecer conhecimento, orientação e oportunidades para que as mulheres possam se desenvolver profissionalmente e ampliar suas possibilidades no mercado de trabalho. É uma forma de fortalecer o protagonismo feminino e incentivar a autonomia econômica das mulheres”, afirmou.
Além da oferta de serviços, o programa também contará com atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional das participantes.
Programação
* 11 de março – Feira da Economia Solidária – A partir das 9h;
* 12 de março – Palestra: Mercado de Trabalho para Mulheres – Com Fernando Joaquim de Santana – Das 10h às 12h;
* 13 de março – Palestra: Conhecer para Prevenir: o Papel da Musculatura Íntima na Saúde Feminina – Com as fisioterapeutas Bruna Gominho, Elizabeth Bezerra, Juliana Bonanni e Wiliane Gomes – Das 10h às 12h;
* 18 de março – Análise de Coloração Pessoal: como usar as cores ao seu favor – Com Manuela Pulina (Senac) – Das 10h às 12h
* 19 de março – Maquiando-se com a Mary Kay – Com Fabiana Galvão – Das 10h às 12h.

Por Alex Fonseca/Folha PE
A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, entregou, nesta segunda-feira (9), a mais nova escola em tempo integral da Rede Municipal de Ensino. Localizada no Viana e Moura, a EFITI Pacífico Carlos Zoby atenderá estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Durante a cerimônia, foi anunciado que a escola receberá uma quadra poliesportiva e uma Sala Azul.


Nesta segunda-feira (09), o deputado federal Felipe Carreras recebeu o título de cidadão de Jupi, em sessão solene realizada na Câmara Municipal. A homenagem reconhece os serviços prestados e a parceria do parlamentar com o município, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.
Na tarde desta segunda-feira (9), a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu, acompanhou o andamento da segunda etapa das obras do novo campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no município. A visita contou com a presença do reitor da instituição, Alfredo Gomes, do vice-reitor Moacir Cunha e do diretor do Centro Acadêmico do Sertão, Severino Martins.
A Prefeitura de Salgueiro abriu nesta segunda-feira, 9, as inscrições para a 2ª Corrida Mulheres em Movimento, com o tema “Mulher cidadã e consumo consciente”. O evento será realizado no dia 29 de março, com expectativa de superar o sucesso da 1ª edição, que ocorreu em 30 de março de 2025.
A Comunidade do Bode, na Zona Sul do Recife, recebeu, nesta segunda-feira (9), um conjunto de ações do Governo de Pernambuco voltadas à melhoria das condições de moradia, à regularização fundiária e à ampliação do acesso da população a serviços públicos. Durante a agenda, a governadora Raquel Lyra inaugurou o primeiro espaço comunitário do programa PE na Comunidade, iniciativa que leva atendimentos e orientações sobre políticas públicas diretamente para dentro das comunidades, além de realizar a entrega de 145 títulos de regularização de imóveis e de 87 casas reformadas por meio do programa Morar Bem Pernambuco.




Entre as medidas anunciadas estão a ampliação da rede de atendimento especializado, ações de formação e o envio de um projeto de lei para garantir oportunidades de trabalho a mulheres vítimas de violência

O senador Fernando Dueire foi homenageado nesta segunda-feira (09) com o título de cidadão de Macaparana, município da Mata Norte pernambucana. Após a solenidade realizada na Câmara Municipal Dr. Benjamim Mariz, o parlamentar também recebeu o apoio de seis prefeitos da região da Mata Norte à sua reeleição ao Senado Federal.
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), segue fortalecendo a rede hospitalar para o enfrentamento da Sazonalidade dos Vírus Respiratórios. Nesta segunda-feira (09/03), foram abertos mais 18 leitos pediátricos, sendo 8 de enfermaria, no Hospital Otávio de Freitas (HOF), no Recife, e 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), no Memorial Hospital de Goiana. Todos estão disponíveis para a Central de Regulação de Leitos do Estado.