Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Álvaro Porto anuncia filiação ao MDB

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, anunciou, nesta terça-feira (10), que se desfilou do PSDB para se filiar ao MDB. O movimento faz parte do projeto do prefeito do Recife, João Campos, de fortalecer o MDB em Pernambuco. Decisão essa que já havia sido comunicada à direção nacional tucana desde a semana passada.

“Ingresso no MDB com o intuito de fortalecer um projeto político coletivo liderado pelo prefeito João Campos. Vou me somar aos demais companheiros que integram a sigla para fortalecer essa legenda que é uma referência nacional”, destacou Álvaro Porto.

Paulo Câmara toma posse na presidência do BNB com foco na ampliação do apoio aos pequenos negócios

O economista Paulo Câmara tomou posse nesta terça-feira, 10, como presidente do Banco do Nordeste (BNB), em cerimônia realizada na sede da instituição, em Fortaleza.

Durante a solenidade, o presidente destacou o papel estratégico do Banco no desenvolvimento regional e no apoio aos setores produtivos, especialmente aos micro e pequenos empreendedores. Segundo ele, a atuação da instituição continuará voltada à ampliação do crédito com foco na inclusão produtiva e no fortalecimento da economia do Nordeste e das demais áreas de atuação do Banco.

“Agradeço ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela confiança em nos permitir continuar contribuindo com um projeto de desenvolvimento que amplia oportunidades para milhões de brasileiros. O Banco do Nordeste está presente em todos os grandes projetos estruturadores da região e tem papel estratégico no apoio aos pequenos negócios, à agricultura familiar e na promoção da inclusão financeira”, afirmou.

Ao final da cerimônia, Paulo Câmara mencionou o desempenho alcançado pela instituição no último ano e projetou avanços para o próximo ciclo. “O Banco do Nordeste teve um desempenho muito expressivo em 2025, ampliando o crédito e fortalecendo sua presença junto aos setores produtivos da região. Vamos trabalhar intensamente para que 2026 seja ainda mais promissor, ampliando o alcance das nossas ações e contribuindo para gerar mais oportunidades de desenvolvimento no Nordeste”, concluiu.

Amupe anuncia Congresso inovador com novo formato e local

Antes realizado no Centro de Convenções, o evento agora parte para um local mais moderno

Tido como o maior encontro municipalista do Nordeste, o 9º Congresso Pernambucano de Municípios, que será promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) nos dias 27 e 28 de abril, será realizado em um novo lugar, no Recife Expo Center. Neste ano, o evento tem como tema ‘Inovação a Serviço da População’.

A mudança de local faz parte de uma adequação institucional necessária, com o intuito de proporcionar ainda mais conforto para os participantes e expositores da feira, que na última edição foram responsáveis pelas mais de 10 mil participações nos três dias de evento. “A Amupe está sempre buscando modernizar esse evento, que é o principal do calendário municipalista pernambucano. Essa modernização passa pelo bem-estar do congressista, que vê no Congresso uma oportunidade para adquirir e trocar conhecimento”, frisou o vice-presidente da Amupe, Pedro Freitas, que presidirá a Amupe durante o evento.

Outra novidade são as palestras com participação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal de Contas da União (TCU) que terão seus nomes divulgados em breve. A tarde do primeiro dia e todo o dia 28 serão dedicados às salas temáticas.

No segundo dia, a Amupe também promoverá a apresentação de 10 boas práticas municipais selecionadas pelo Programa Replica Boas Práticas, iniciativa que tem como objetivo reconhecer, divulgar e promover a troca de experiências nas gestões municipais de Pernambuco.

“Em breve as inscrições estarão abertas e seguirão gratuitas. Vocês podem esperar o maior congresso da história, principalmente no quesito qualidade de temas que serão debatidos. Cada sala temática foi construída em parceria com quem vive o dia a dia dos municípios. Espero cada um e cada uma de vocês neste dois dias de imersão”, enfatizou Pedro Freitas.

O Agente Secreto ganha exibição gratuita e inclusiva no Recife

Promovida pela Prefeitura do Recife, a sessão ocorreu no Teatro do Parque e contou com recursos de acessibilidade

Nesta terça-feira (10), o prefeito do Recife, João Campos, e o vice-prefeito, Victor Marques, acompanharam a exibição gratuita e inclusiva do filme O Agente Secreto, indicado ao Oscar, que ocorreu no Teatro do Parque, no bairro da Boa Vista.

“A gente tem uma chance muito grande de ter a maior premiação de cinema mundial, que é o Oscar, vindo para a nossa cidade através do Agente Secreto. Você ter uma sessão acessível, com audiodescrição, libras e acessibilidade para cadeirantes é muito importante para garantir que todos possam assistir a esse filme histórico e ter acesso democrático à cultura”, afirmou o prefeito João Campos.

Por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a sessão contou com recursos de acessibilidade que ampliam e democratizam a cultura. Os recursos inclusivos foram disponibilizados de forma conjunta, sem a necessidade do uso de dispositivos individuais.

“A ideia era que a gente fizesse um grande dia da inclusão com a maior torcida, inclusive em linha reta, para o Oscar. Aqui a gente oferece uma sessão que ela é acessível em todos os sentidos, tanto pela acessibilidade, pela audiodescrição e libras, quanto pela inclusão das pessoas da nossa rede, porque aqui temos pessoas em situação de rua, pessoas que fazem parte das nossas casas de acolhimento, pessoas atendidas nos nossos Centro de Convivência da Pessoa Idosa”, ressaltou o secretário municipal de Direitos Humanos e Juventude, Diogo Stanley.

A sessão de cinema incluiu audiodescrição, detalhando cenários, expressões faciais, roupas e ações ocorridas no longa; interpretação em LIBRAS, além de legendas descritivas na tela. Dessa forma, pessoas cegas, surdas, com deficiências intelectuais, pessoas sem deficiência e o público 60+ conseguiram acompanhar o filme juntos.

“É uma oportunidade muito grande que a prefeitura está oferecendo pra toda a população do Recife, especialmente para as pessoas com deficiência. Uma sessão oferecida com acessibilidade, autodescrição… Para a gente é muito importante, principalmente esse filme que está indicado ao Oscar. É um direito nosso fazer parte da cultura e do lazer e eu estou muito feliz com essa oportunidade. Só agradecer à Prefeitura da cidade do Recife”, contou Arenilde Duque, mulher cadeirante e assistida pela Prefeitura do Recife.

Os beneficiados foram aqueles acompanhados pelos serviços das secretarias de Direitos Humanos e Juventude, de Assistência Social e Combate à Fome, de Saúde e da Rede Compaz. A iniciativa teve parceria com a Vitrine Filmes e a Com Acessibilidade Comunicacional.

Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Secretaria de Saúde realiza ação em São Pedro após alagamentos

Equipes da Vigilância Ambiental combatem focos de arboviroses e conscientizam moradores sobre a leptospirose

Na manhã desta quarta-feira (4), as equipes da Secretaria de Saúde de Garanhuns, através da Vigilância Ambiental, realizaram uma ação no distrito de São Pedro, fortemente atingido pelas chuvas nas últimas semanas. Diante dos alagamentos sofridos pela cheia do Rio Canhoto, os agentes de combate às endemias e veterinários do Centro de Controle Ambiental (CCA) promoveram um mutirão para redução de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

“O objetivo é prevenir as zoonoses que costumam se instalar nesses casos. Utilizamos a borrifação residual, a UBV (técnica conhecida como fumacê) e a busca em todas as residências por focos. Com isso, prevenimos e evitamos que os mosquitos se espalhem, provocando doenças como a dengue”, explica o coordenador de Vigilância Ambiental, Pedro Sobral.

A prevenção da leptospirose também foi foco das ações promovidas em São Pedro. A doença é transmitida através da urina contaminada dos ratos e requer atenção especial em situações de enchentes e alagamentos. Para isso, os veterinários do CCA realizaram visitas às famílias atingidas, oferecendo orientações e esclarecimentos sobre as medidas necessárias.

Prefeitura de Garanhuns presta apoio à população de São Pedro

Devido ao grande volume de chuvas e aos alagamentos na região, o prefeito Sivaldo Albino anunciou, nesta terça-feira (3), o pagamento de Auxílio Municipal Emergencial (AME) no valor de R$ 5 mil a mais de 200 famílias atingidas pelas águas. As equipes da Prefeitura de Garanhuns atuam desde as primeiras horas da enchente na limpeza, avaliação de riscos, reparos na infraestrutura e amparo aos afetados.

Para realizar doação de donativos, como roupas e calçados, a população pode procurar o Cras São Pedro ou o Creas Garanhuns (Rua Napoleão Galvão, 123).

Encantos de Natal e Festival de Inverno de Garanhuns são reconhecidos como manifestações da cultura nacional

Projetos de Lei Nº 2586/2024 e 2587/2024 seguem agora para sanção presidencial

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou o reconhecimento do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e do Encantos de Natal como manifestações da cultura nacional. Os Projetos de Lei Nº 2586/2024 e Nº 2587/2024 de autoria do deputado federal Felipe Carreras seguem agora para sanção presidencial.

O relator das matérias no Senado, o senador Humberto Costa, destacou a importância dos eventos para a produção artística e para o fortalecimento da economia criativa da região, ressaltando o impacto cultural e social que ambos promovem ao longo dos anos.

Realizado anualmente, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é reconhecido como um dos maiores eventos multiculturais do Brasil, reunindo em sua programação música, teatro, dança, artes visuais, literatura e diversas outras expressões artísticas. Desde 2024, o festival passou a ser integralmente executado pela Prefeitura de Garanhuns, após o processo de municipalização, consolidando uma nova fase de gestão, planejamento e fortalecimento da cultura local.

Já o Encantos de Natal reafirma o potencial turístico do município ao transformar Garanhuns em um grande espetáculo visual e cultural durante o fim de ano. Com a duração ampliada pela atual gestão, o evento chega a quase 80 dias de programação e, neste ano, será realizado mais uma vez em conjunto com a Casa do Artesão, ampliando oportunidades para toda a cadeia produtiva local. A iniciativa impulsiona o turismo, projeta a cidade nacionalmente e fortalece o comércio, posicionando o calendário de eventos como um importante vetor de desenvolvimento econômico e cultural.

Para o prefeito Sivaldo Albino o reconhecimento consolida o protagonismo cultural do município no cenário nacional. “Esse é um reconhecimento que nos enche de orgulho e reforça a importância de Garanhuns no mapa cultural e turístico do Brasil. O Festival de Inverno e o Encantos de Natal são mais do que eventos: são políticas públicas que geram emprego, renda e oportunidades para nossa gente. Esse avanço mostra que investir nos eventos também é investir no desenvolvimento da cidade”, destacou.

A secretária de Cultura e Turismo, Sandra Albino, também ressaltou a importância estratégica da aprovação. “O reconhecimento como manifestação da cultura nacional valoriza a história construída por tantos profissionais, sejam eles produtores, equipes técnicas, artesãos e toda a população ao longo de décadas. É uma conquista coletiva que fortalece nossa identidade cultural e amplia ainda mais as possibilidades de captação de recursos, parcerias e projeção nacional para Garanhuns”, afirmou a secretária.

Com a aprovação na Comissão de Educação e Cultura, as propostas seguem agora para sanção presidencial, etapa final para que o reconhecimento se torne oficial. A medida reforça o papel de Garanhuns como um dos principais polos culturais do Nordeste e do Brasil.

Famílias atingidas pelas enchentes no Distrito de São Pedro receberão auxílio emergencial da prefeitura no valor de R$ 5 mil

Anúncio foi feito pelo prefeito Sivaldo Albino em reunião com a comunidade. Valor será pago ainda no mês de março

Mais de 200 famílias que moram às margens do Rio Canhoto, no Distrito de São Pedro, em Garanhuns, tiveram prejuízos financeiros, além da preocupação com as chuvas e enchentes dos últimos dias, que castigaram várias cidades do interior de Pernambuco. As equipes da prefeitura, principalmente Defesa Civil, Obras e Serviços Públicos, e Assistência Social estiveram na linha de frente, desde as primeiras horas, mesmo de madrugada, com avaliação de riscos, limpeza, recolhimento de lixo e entulhos, e também já oferecendo o amparo, cestas básicas, colchões, cobertores, etc.

Para amenizar a dor e as perdas, o prefeito Sivaldo Albino decretou situação de emergência de 90 dias no distrito, e em reunião na tarde desta terça-feira (03) anunciou a liberação do Auxílio Municipal Emergencial (AME) no valor de R$ 5 mil, a ser pago ainda no mês de março, para as famílias que tiveram seus imóveis atingidos, com danos materiais relevantes (mobiliários, utensílios domésticos, de uso pessoal, etc) cadastradas no CRAS São Pedro. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município está responsável por cadastrar as famílias beneficiadas, com previsão de passar de 200 famílias beneficiadas, e investimento que deve passar de R$ 1 milhão. Os decretos de emergência e de implantação do auxílio foram assinados na reunião desta terça-feira e entregues ao presidente da Câmara de Vereadores, Johny Albino, e ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça da casa legislativa, Alcindo Correia, para que possam ser analisados e votados em regime de urgência urgentíssima. Na reunião desta tarde, o prefeito esteve acompanhado pelo vice-prefeito Heraldo Ferreira, todo o secretariado e vereadores, além das lideranças do distrito.

“Muita gente se aproveita destes momentos difíceis para querer aparecer politicamente, vieram até dar água e marmita, depois desapareceram de novo. Não é assim que se resolve, é com respeito à população e trabalho de verdade. Através da Assistência estamos dando atenção às famílias. Nossa equipe de Obras está em São Pedro diuturnamente para recuperar a infraestrutura destruída pelas enchentes. Através de nossa equipe de planejamento estamos estudando como resolver definitivamente este problema, e aí só tem dois caminhos ou se tira o rio ou as casas que estão de forma perigosa às margens do Rio Canhoto.” – Falou o prefeito Sivaldo Albino, insinuando que somente com um projeto de construção de casas populares, com recursos federais, poderá dar solução aos ribeirinhos, tirando esta população das margens do rio.

AUXÍLIO MUNICIPAL EMERGENCIAL

“As chuvas e a enchente este ano foram à noite, o que fez com que as perdas das famílias fossem maiores. Sabemos que não é fácil uma reabilitação familiar numa residência após se perder muita coisa, por isto, resolvemos decretar a emergência no Distrito, e mais, voltar a conceder o Auxílio Emergencial, com recursos próprios do município, e chegamos junto à Procuradoria e Secretaria de Finanças ao valor de R$ 5 mil por família atingida, um valor que deve garantir a recuperação também da comunidade, mostrando que a gestão está atenta às necessidades, por uma questão de dignidade, e que vai ter impacto direto e positivo na qualidade de vida dessas pessoas, das famílias e de todo o distrito.” – Encerrou o prefeito.

Fotos: Wedson Gonçalves

Recife celebra aniversário de 489 anos com ampla programação gratuita

Celebrações começam amanhã (11) e só acabam no dia 29 de março, com várias alternativas de lazer, que vão de espetáculo inédito do grupo Magiluth ao Festival de Jazz do Recife, shows com nomes como Dudu Nobre, Rael, Chico Chico, Sandra Sá e Mariana Aydar, além de exibição da cerimônia do Oscar, que promete arrepiar de emoção todas as pernas cabeludas recifenses. 

No próximo dia 12 de março, a capital pernambucana completa 489 anos de história e memória, celebração e resistência, tradições e revoluções. Para comemorar, a Prefeitura do Recife preparou uma programação tão diversificada e comprida quanto a lista de predicados da cidade. No total, duas dezenas de eventos gratuitos irão animar munícipes e turistas ao longo do mês. Extensa programação inclui salto de paraquedistas, concertos da Orquestra e da Banda Sinfônica e o Recife Frevo Festival, entre outras opções.

Entre as atividades oferecidas nos espaços culturais e públicos da cidade, terão opções para todo gosto, idade, referência e preferência artística, como apresentações musicais, passeios turísticos, espetáculo do renomado grupo teatral Magiluth, feira Maré Cultural, além de exibição a céu aberto da cerimônia da entrega com Oscar, com direito a muito frevo e muita torcida pelo filme Agente Secreto. Vai ser coisa de cinema!

Intervenções urbanas, apresentações culturais, atrações tradicionais e ações de valorização do patrimônio também convidam recifenses e visitantes a ocuparem os espaços públicos e celebrarem a história, a cultura e a identidade da capital pernambucana.

Entre os destaques da programação está a instalação do novo letreiro “RECIFE”, no Marco Zero, entregue pela Prefeitura no dia 12 de março, data oficial do aniversário da cidade. O equipamento substitui a estrutura anterior e renova um dos cenários mais emblemáticos da capital. Mais do que um cartão-postal, o Marco Zero representa um ponto de encontro entre passado e presente e segue como palco de celebrações e registros que atravessam gerações.

Dias 11 e 12, 24 e 25/03 – Concertos da Orquestra Sinfônica do Recife

Em grande estilo, a programação estreia no palco do Teatro de Santa Isabel, com o início da temporada 2026 de concertos oficiais da Orquestra Sinfônica do Recife. Serão duas apresentações gratuitas, nos dias 11 e 12 de março, a partir das 20h, com regência do maestro José Renato Accioly.

O repertório será festivo e caprichado, celebrando o Recife e seus ritmos, o também aniversariante de março Chico Science e o cinema feito em Pernambuco. No programa, que será apresentado nas duas noites, estarão as músicas “Alvorada”, de Carlos Gomes, “Cangaço de Vida e Morte”, de Paulo Arruda, “Fantasia Asa Branca”, de Hilson Costa, “Suíte Brasil S.A.”, de Mateus Alves, “Suíte Nação Zumbi”, de Chico Science, e “Recife, Cidade Lendária”, de Capiba, com arranjos de Kidbone”, além da aclamada música tema do filme “Agente Secreto” e da trilha do filme “Bacurau”, ambas compostas também por Mateus Alves.  Os ingressos são distribuídos gratuitamente, a partir das 10h do dia de cada apresentação, no site https://ingressossantaisabel.recife.pe.gov.br/, e na bilheteria do Santa Isabel, a partir das 19h. A Orquestra volta a se apresentar nos dias 24 e 25 de março, com novo repertório.

Dias 12 e 14/03 – Recife Frevo Festival 

Em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Recife Frevo Festival sobe, no próximo dia 12 de março, ao palco do Teatro do Parque, celebrando as mulheres, tradicionais maestros e novos arranjos do frevo. Com acesso gratuito e ingressos distribuídos a partir das 18h, a programação terá início às 19h, com duas orquestras em evidência: a do maestro Edson Rodrigues e a Orquestra de Bolso, representando e congraçando duas gerações do frevo. A Orquestra de Bolso irá se apresentar acompanhada pelas vozes de e talentos de Jota Michiles, Nailson Vieira, Laís Senna e Isadora Melo e Rafael Marques. Também subirá ao palco o projeto Duo Frevo, de César Michiles e Romero Medeiros, além dos alunos da Companhia de Dança da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges. O festival recebe ainda intervenções artísticas da dançarina, pesquisadora e passista Inaê Silva e, no encerramento, o público poderá conferir, na parte externa do teatro, o projeto multimídia Enigma do Frevo, de DJ Dolores.

Já no dia 14 (sábado), o festival promove sua etapa formativa no Paço do Frevo, também com acesso gratuito. A programação inclui a Roda de Diálogo “O Frevo é Delas: Tradição, Mercado e Inovação em Movimento”, reunindo mulheres que atuam na música, na dança e na circulação do gênero para discutir ancestralidade, mercado, renovação estética e os desafios de manter o frevo ativo para além da sazonalidade. Antes da roda, o público assiste à performance “Olindina”, de Rebeca Gondim.

Dia 15/03 – Exibição de Kleber Mendonça no Cine Apipucos, Apresentação da Orquestra Cidadã e Festival Nova Brasil

No Parque Apipucos, em parceria com o projeto Cine Apipucos, a partir das 16h30, tem documentário que emociona, comédia para dar aquela risada boa, dramas potentes e até um especial com os curtas de Kleber Mendonça Filho para quem ama as histórias do nosso Recife. É aquele esquema: garantir o melhor lugar e curtir a telona ao ar livre. Depois segue com apresentação dos Guerreiros do Passo, das 20h30 às 21h, e termina no tapete vermelho da cerimônia do Oscar, que será transmitida até a meia-noite. Os intervalos serão embalados pela discotecagem infalível do DJ Pepe Jordão.

Festival Nova Brasil: Também no dia 15, a partir das 16h, no Cais da Alfândega, acontece o Festival Nova Brasil, realizado em parceria com a Prefeitura do Recife, reunindo artistas de diferentes gerações, estilos, regiões e trajetórias num encontro único. Com apresentação do artista Lucas Mamede, o evento receberá grandes nomes da música, como Dudu Nobre, Luciana Mello, Rael, Vitor Kley, Almério, Martins, Chico Chico, Sandra Sá, Mariana Aydar e Jorge Vercillo, além de uma atração surpresa selecionada para emocionar o público. O acesso será gratuito.

Orquestra Cidadã: O Recife será ainda convidado a celebrar seu aniversário em uma de suas paisagens mais cativas: o rio. A partir das 16h30, a Orquestra Cidadã realiza a quarta edição de seu concerto sobre as águas, em frente ao pier do Parque das Graças, confirmando a programação que já virou tradição e sinônimo de festa na cidade. No repertório, músicas clássicas e populares, executadas pelo grupo de cordas e percussão da Orquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã.

Dia 22 – Paraquedistas no Pina 

Mantendo uma tradição já consolidada no calendário da cidade, a demonstração de paraquedismo volta a acontecer no bairro do Pina. O treinamento da equipe está previsto para o dia 21 de março e o salto oficial ocorre no dia 22, às 10h, reunindo moradores e turistas para acompanhar o espetáculo aéreo.

Dia 25/03 – Concerto Banda Sinfônica

Também abrindo a temporada 2026 de concertos gratuitos, a Banda Sinfônica do Recife subirá ao palco do Teatro do Parque, no próximo dia 25 de março, sob a regência do maestro Fabiano André. A apresentação começa às 20h e os ingressos serão distribuídos gratuitamente, na bilheteria do teatro, a partir das 19h.

O repertório contará com sete peças, começando por “Silverado”, de Bruce Broughton, seguida do medley cinematográfico “Little Mermaid”, com as músicas mais conhecidas da animação: “Under the Sea”, “Kiss the Girl”, “Part of Your World”. Serão tocadas ainda “Isso Aqui é o que é”, de Ari Barroso, com a participação da solista Amanda Cabral. A noite termina com quatro medleys. O primeiro, “Chorus LINE”, contará com músicas de Marvin Hamlisch e Edward Kleban. O segundo será dedicado aos sucessos do Coldplay, incluindo “A Sky of Stars”, “Clocks”, “The Scientist” e “Viva La Vida”. O repertório celebrará ainda clássicos das bandas Jackson 5 e ABBA.

Dias 28 e 29 – Maré Cultural na Rio Branco 

No coração do Bairro do Recife, a maior e mais consolidada feira pública de artesanato desembarca no Boulevard da Rio Branco. A iniciativa movimenta o centro do Recife com atividades artísticas gratuitas e incentivo ao comércio local.

Dia 28/03 – Espetáculo O Cão (Grupo Magiluth)

Resultado da colaboração inédita entre dois dos mais celebrados grupos teatrais do país, o espetáculo “O Cão” reúne as verves, identidades cênicas e talentos dos grupos Clowns de Shakespeare (RN) e Magiluth (PE). A peça, que lança luz sobre a questão do trabalho precário e o lugar do trabalhador no Brasil contemporâneo, na América Latina e no mundo, fará sua estreia recifense no Teatro de Santa Isabel, às 20h, depois de passar pelas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

O projeto nasceu de uma pesquisa sobre o Brasil contemporâneo, suas contradições, afetos e resistências, com foco na questão do trabalho precário em suas diversas facetas. No enredo, um grupo de trabalhadores de eventos, entre cerimonialistas, técnicos de som e luz, cenógrafos, produtores e seguranças, após trabalharem ininterruptamente por 48 horas, para viabilizar e produzir a posse do recém-eleito líder da jovem república do Lácio, recebe uma notícia que interrompe toda a programação e os coloca em uma situação de extremo estresse e submissão aos interesses de pessoas poderosas, cujas motivações lhes são incompreensíveis.

Dias 28 e 29 – Festival de Jazz do Recife 2026

Encerrando a programação comemorativa, o Recife recebe o Festival de Jazz do Recife 2026, nos dias 28 e 29 de março, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. Com apresentações gratuitas, o evento reúne artistas locais, nacionais e internacionais e presta homenagem ao maestro Edson Rodrigues.

A abertura contará com um cortejo musical na Rua do Bom Jesus, às 15h, reunindo Móbile Jazz, Maracatu Nação Erê, Maracatu Leão Coroado e o Bonde – Bloco Carnavalesco Lírico. Ao longo da noite, o público poderá acompanhar encontros entre o jazz e o frevo, além de shows de artistas como Ana Cañas, Adriano Grineberg e Derico Sciotti, em tributo a Billie Holiday e Ray Charles, da cantora norte-americana Claudette King e de Rosa Passos com convidados.

No domingo (29), a programação continua com apresentações do Trio Corrente, Joabe Reis, Tia Carroll, Prado Brothers Band e o espetáculo “Fernando Anitelli Toca o Teatro Mágico”.

Zeca Cavalcanti recebe vice-governadora de Pernambuco e anuncia avanço da duplicação da BR-232 até Arcoverde após décadas sem projeto

Durante audiência pública sobre o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da duplicação da BR-232, realizada nesta terça-feira (10), em Arcoverde, foi destacado que, até 2023, não existia projeto estruturado para a continuidade da duplicação da rodovia após o município de São Caetano. A informação foi apresentada pela vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, ao explicar que o atual governo iniciou do zero a elaboração do projeto e o processo de licenciamento ambiental para viabilizar a obra que ligará o Agreste ao Sertão.

Segundo a vice-governadora, o último grande avanço na rodovia ocorreu há cerca de duas décadas, durante o governo de Jarbas Vasconcelos, quando foi executada a duplicação entre Recife e Caruaru. “Quando assumimos o governo, não havia estudo nem projeto para continuar a duplicação. Foi necessário começar do zero, estruturar o projeto e buscar os recursos para tornar essa obra possível”, afirmou. O plano prevê aproximadamente 264,9 quilômetros de duplicação, ligando São Caetano a Serra Talhada, com prioridade inicial para o trecho até Arcoverde.

Presente na audiência pública, o prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, destacou a importância da duplicação para o desenvolvimento do interior do estado e para a mobilidade regional. “Durante muitas eleições se falou em duplicar a BR-232, mas nada avançava porque não existia projeto. A governadora Raquel Lyra teve a coragem de começar do zero e transformar essa promessa em realidade. Para Arcoverde, é uma notícia extraordinária, porque essa primeira etapa chega até a nossa cidade”, afirmou.

O Prefeito também ressaltou que a ampliação da rodovia tem potencial para impulsionar o crescimento econômico do interior. “Depois da duplicação até São Caetano, aquela região deu um salto econômico. Agora Arcoverde e o Sertão entram nesse novo momento de desenvolvimento, com mais mobilidade, mais investimentos e mais oportunidades, graças à boa gestão da governadora Raquel Lyra para o nosso povo”, destacou.

Prefeitura de Garanhuns distribui nove toneladas de alimentos arrecadados no “Corre Garanhuns”

Mantimentos foram destinados aos Cras da sede e do distrito, além de famílias da Liberdade e Massaranduba, atendidas pelo AABB ComunidadeA Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou a entrega de nove toneladas de alimentos arrecadados durante o evento “Corre Garanhuns”. Os Cras Heliópolis, Várzea, Bela Vista, Magano, Boa Vista – incluindo anexo do Cras na Cohab 2 -, além das unidades de Iratama, Miracica, São Pedro e do Cras Quilombo, receberam os mantimentos ao longo do mês de fevereiro.“A ação reforça o compromisso firmado pelo Prefeito Sivaldo Albino de combater a insegurança alimentar em nosso município. Com essa arrecadação, ampliamos o alcance da distribuição e garantimos mais apoio às famílias que mais precisam”, ressalta a secretária de Assistência Social, Gorete Ferro. As famílias da Massaranduba e Liberdade que são atendidas pelo projeto AABB Comunidade, também foram contempladas com o recebimento dos alimentos.Cestas básicas – A SASDH destaca que as famílias atendidas pelas cozinhas comunitárias da Cohab 3 e da Duque de Caxias continuam sendo contempladas com s cestas básicas, distribuídas mensalmente desde dezembro.