Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

Programa Moradia Legal chegou a Custódia

Aconteceu ontem (10), na Quadra da Creche Marlene Feitosa, em Custódia, através do Programa Moradia Legal, a entrega de escrituras definitivas para regularizar a posse de imóveis de famílias de baixa renda, em parceria entre Tribunais de Justiça (TJPE) e Prefeitura de Custódia, para os moradores do Bairro Miguel Arraes (Mutirão).

O prefeito Manoel Messias, a vice-prefeita, vereadores, secretários municipais, marcaram presenças, além dos representantes do TJPE, Drª Fernanda Pessoas Chuahy de Paula, Juíza Coordenadora Geral do Núcleo de Regularização e Demandas Judiciais Fundiárias (NUREF – Moradia Legal) do TJPE, Sara Lima, Ângela Camarotti, Eduardo Vaz, Eunice Pinheiro de Sousa Ferreira e Bianca Rocha.“O Programa Moradia Legal vem transformar o sonho da casa própria em realidade documental, com a escritura vocês terão segurança jurídica É mais que um documento, a garantia da dignidade e o futuro da suas famílias”, disse o prefeito Manoel Messias.

Câmara do Recife realiza reunião solene pelos 10 anos da Rede Compaz

Equipamentos funcionam em seis territórios estratégicos do Recife

A Câmara Municipal do Recife realiza, nesta sexta-feira (13), uma reunião solene em comemoração aos 10 anos do Centro Comunitário da Paz (Compaz), equipamento público que se consolidou como uma das principais políticas de promoção da cidadania e da cultura de paz na cidade. A solenidade acontece por meio do Requerimento nº 791/2026, de autoria do vereador Luiz Eustáquio.

Criado com o objetivo de ampliar o acesso da população a direitos fundamentais, atividades educativas, culturais e esportivas, o Compaz se tornou referência na promoção da convivência comunitária e na prevenção da violência nos territórios onde está presente.

Durante a sessão, serão condecoradas pessoas que representam o impacto da política pública no cotidiano da população e no funcionamento da Rede Compaz. Entre os nomes laureados está o secretário de Cidadania e Cultura de Paz do Recife, Túlio Arruda, responsável pela coordenação da estratégia que integra atendimentos, programas sociais e ações de mediação de conflitos nas unidades da rede.

Também serão agraciados o professor Vicente Deodato, a funcionária Tereza Marinho e a usuária Maria de Fátima da Silva, representando educadores, servidores e cidadãos que vivenciam diariamente os espaços do Compaz.

Para o secretário Túlio Arruda, a celebração marca não apenas uma data simbólica, mas o reconhecimento de uma política construída a partir da presença da gestão municipal nos territórios. “O Compaz mostra que é possível enfrentar a violência ampliando oportunidades e fortalecendo a cidadania. São espaços que aproximam assistências públicas da população e ajudam a transformar realidades”, destaca.

A programação da solenidade também contará com a exibição de um vídeo institucional sobre a trajetória do equipamento e com uma apresentação do grupo Raízes Percussivas, formado por integrantes do Compaz Leda Alves, evidenciando o papel da cultura e da participação comunitária nas ações desenvolvidas pela rede.

Política pública de cidadania e cultura de paz
Atualmente, a Rede Compaz reúne unidades distribuídas em seis territórios estratégicos do Recife e desenvolve atividades nas áreas de educação, cultura, esporte, qualificação profissional, mediação de conflitos e acesso a direitos, atendendo milhares de pessoas todos os meses.

Felipe Carreras leva prefeitos a ministro e reforça pedido de apoio federal às cidades afetadas

Nesta terça-feira (10), o deputado federal Felipe Carreras voltou a se reunir em Brasília com o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para reforçar a necessidade de apoio federal aos municípios do Agreste de Pernambuco atingidos pelas fortes chuvas.

A agenda contou com a presença do prefeito Sivaldo Albino, de Garanhuns; da prefeita Rivanda Freire, de Jupi; do prefeito Erivaldo Chagas, de Lajedo; além do deputado estadual Cayo Albino. Durante o encontro, as lideranças apresentaram um panorama atualizado dos impactos causados pelas chuvas e reforçaram as principais demandas das cidades afetadas.

O Ministro Waldez Góes reafirmou o compromisso do Governo Federal, garantindo que não faltarão recursos e ajuda humanitária para atender os municípios prejudicados e viabilizar as ações de recuperação.

Além das demandas apresentadas pelos prefeitos presentes, Felipe Carreras também levou ao ministro as necessidades de outros municípios impactados pelas chuvas, como Cachoeirinha e Bonito, reforçando a importância de uma atuação rápida e coordenada para minimizar os danos causados pelo período chuvoso.

O deputado destacou que a reunião dá continuidade às articulações iniciadas desde os primeiros registros das fortes chuvas na região, quando passou a manter contato direto com prefeitos e ministros para garantir suporte imediato às cidades

Prefeitura de Arcoverde transforma praça em grande mobilização de cuidado e serviços para mulheres com o “Arcoverde por Elas”

A Prefeitura de Arcoverde transformou a Praça da Bandeira em um grande espaço de acolhimento, serviços e valorização feminina com a realização da ação “Arcoverde por Elas”, nesta terça-feira (10). A iniciativa reuniu seis secretarias municipais e mobilizou um grande público em uma tarde dedicada especialmente às mulheres arcoverdenses, com atendimentos, orientações, atividades culturais e ações voltadas ao fortalecimento dos direitos e da cidadania.

A programação integrou as atividades do Mês da Mulher e teve como objetivo ampliar o acesso das arcoverdenses às políticas públicas do município. Durante o evento, foram oferecidos serviços de saúde, orientações jurídicas e sociais, emissão de documentos, apoio ao empreendedorismo, além de atividades de autocuidado, dança e apresentações culturais, criando um ambiente de integração, informação e fortalecimento da rede de proteção às mulheres.

A secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, destacou o caráter inovador da iniciativa e a união das secretarias para fortalecer o atendimento às mulheres. “Foi uma tarde incrível, com grande participação das mulheres arcoverdenses. A integração das secretarias mostra o compromisso da gestão em criar espaços de cuidado, informação e valorização para todas”, afirmou.

O prefeito Zeca Cavalcanti ressaltou a importância da ação para ampliar o acesso das mulheres aos serviços públicos e fortalecer as políticas voltadas ao público feminino. “O ‘Arcoverde por Elas’ representa respeito, cuidado e valorização das mulheres da nossa cidade. Reunimos serviços, informação e acolhimento em um só espaço, reforçando o compromisso da gestão com a cidadania e com a qualidade de vida da nossa população”, destacou.

Caruaru recebeu mais de 80 novos médicos residentes para reforçar rede municipal de saúde

A Prefeitura de Caruaru realizou, na última segunda-feira (9), no auditório do Centro Universitário Uninassau, o acolhimento oficial de mais de 80 profissionais que irão atuar na rede municipal de saúde por meio de 13 programas de residência multiprofissional e uniprofissional.

Os programas são desenvolvidos em parceria com instituições como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e Uninassau, contemplando áreas como Saúde da Família, Enfermagem Obstétrica, Medicina de Família e Comunidade e Psiquiatria.

Durante o mês de março, os residentes participarão de uma programação de integração com treinamentos e apresentações sobre o funcionamento da Rede Municipal de Saúde. O evento também contou com uma homenagem aos preceptores da rede municipal, responsáveis por acompanhar a formação dos profissionais ao longo dos dois anos de residência.

A iniciativa fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) em Caruaru, ampliando a qualificação dos serviços e a integração entre ensino e assistência à população.

“A residência é fundamental para a formação de profissionais qualificados e também para fortalecer o atendimento à população. Caruaru tem se consolidado como um importante campo de formação em saúde, unindo ensino e prática dentro do SUS”, destacou o secretário de saúde de Caruaru, Matheus Neves.

Obras do Hospital da Criança do Recife entram na fase final

Com 60 leitos e estrutura inédita na rede municipal, a unidade será referência em cuidado integral à infância e ampliará o acesso ao atendimento pediátrico especializado, com assistência 100% custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

As obras do Hospital da Criança do Recife (HCR) Antônio Carlos Figueira, principal equipamento de saúde em construção na capital pernambucana, atingiram cerca 90% de execução e têm entrega prevista para o primeiro semestre de 2026. A unidade está sendo erguida na Avenida Recife, no bairro de Areias, e recebeu investimento superior a R$ 200 milhões, provenientes do Ministério da Saúde e da Prefeitura do Recife. Nesta quarta-feira (10), o prefeito João Campos, ao lado do vice-prefeito Victor Marques, vistoriou o canteiro de obras para acompanhar o avanço dos serviços.

Durante a visita, o prefeito reforçou a importância da unidade para ampliar o atendimento especializado às crianças da cidade. “É um hospital dedicado exclusivamente às crianças do Recife, pensado para garantir cuidado e acolhimento. Teremos inclusive espaços ao ar livre para que as crianças e suas famílias tenham um ambiente mais humanizado durante o atendimento”, afirmou.

O vice-prefeito Victor Marques também acompanhou a vistoria e ressaltou a complexidade das etapas finais de construção da unidade hospitalar. “A obra está na reta final, concentrada agora nos acabamentos e na instalação dos equipamentos. Um equipamento hospitalar exige uma estrutura muito complexa e, em breve, estará pronto para ampliar e qualificar o atendimento às crianças do Recife”, disse.

Considerado o maior projeto público em execução no município, o hospital é uma das iniciativas mais estruturantes para a saúde infantil em Pernambuco e atenderá exclusivamente crianças e adolescentes do Recife, com assistência totalmente custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade terá 12 mil metros quadrados de área construída, 60 leitos, sendo 50 de enfermaria e 10 de UTI, e oferecerá cuidado integral em 15 subespecialidades pediátricas, entre elas Pediatria, Neuropediatria, Psiquiatria Infantil, Ginecologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Psicologia e Odontopediatria.

Coordenadas pela Secretaria de Projetos Especiais (SEPE), as obras avançam atualmente para a fase de acabamento do prédio, após a conclusão da estrutura principal. Nesta etapa, estão sendo instalados os sistemas essenciais para o funcionamento do hospital. Além disso, seguem em andamento os serviços nas áreas externas, com implantação de acessos, estacionamento e paisagismo.

A secretária de Projetos Especiais, Marília Dantas, explicou que os trabalhos agora se concentram nas instalações técnicas e nos ajustes finais do prédio. “Estamos na fase final da obra. Neste momento, os esforços estão voltados para os acabamentos, instalações e preparação do equipamento para funcionamento, incluindo climatização, gases medicinais, instalações elétricas e serviços de acessibilidade”, destacou. Segundo ela, também estão em andamento a pintura, a instalação de forros e revestimentos, além da execução das áreas externas e da limpeza técnica dos ambientes, preparando o hospital para as etapas de testes e organização.

Projetada para oferecer atendimento integral à saúde infantil, a unidade reunirá consultórios de especialidades médicas, centro de diagnóstico, bloco cirúrgico, enfermarias e UTI pediátrica, além de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Tipo III. O hospital contará ainda com espaços voltados à humanização do cuidado, como brinquedoteca, escola hospitalar e áreas de convivência destinadas a pacientes e acompanhantes.

TERAPIAS ESPECIALIZADAS – Um dos grandes diferenciais do HCR será o Centro TEA/Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI), voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com deficiência temporária ou permanente, transtornos do neurodesenvolvimento e condições neurodivergentes. O espaço terá capacidade para cerca de 1.800 atendimentos mensais e contará com equipe multiprofissional formada por neuropediatras, psiquiatras infantis, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais, garantindo terapias contínuas e sistemáticas.

O núcleo também abrigará o primeiro espaço de equoterapia em um hospital público do Nordeste, prática que utiliza o cavalo como facilitador terapêutico para estimular o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social de crianças e adolescentes. A iniciativa, construída a partir de escutas da gestão municipal com mães atípicas do Recife, incorpora uma prática amplamente utilizada em países desenvolvidos.

DIAGNÓSTICO – Outra inovação será o Centro de Diagnóstico Integral (CDI), criado para reduzir filas e ampliar o acesso de crianças e adolescentes a exames e consultas especializadas. O espaço reunirá 18 especialidades médicas e oito áreas multiprofissionais, com capacidade para mais de 8.600 atendimentos mensais e 35 mil procedimentos diagnósticos por mês, o equivalente a mais de 420 mil exames por ano. O complexo também contará com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Tipo III, responsável por mais de 2.700 atendimentos mensais.

EDUCAÇÃO – A unidade contará ainda com uma Escola Hospitalar, localizada no terceiro andar, garantindo a continuidade do processo de aprendizagem de crianças e adolescentes durante a internação. O serviço visa assegurar o direito à educação e fortalecer o modelo de cuidado integral adotado pela unidade.

Governo do Estado investe mais de R$ 593 mil em equipamentos de ponta para Hospital Belarmino Correia

O Hospital Regional Belarmino Correia (HRBC), unidade de referência da XII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco (XII Geres), recebeu um importante conjunto de equipamentos do Governo do Estado para o fortalecimento da assistência hospitalar prestada à população. O investimento, na ordem de R$ 593 mil, visa ampliar a capacidade de atendimento e melhorar a qualidade do cuidado, garantindo maior segurança aos pacientes e melhores condições de trabalho para as equipes de saúde.

Entre os equipamentos recebidos, destacam-se as incubadoras neonatais, fundamentais para o cuidado intensivo de recém-nascidos; os monitores multiparâmetros, que permitem o acompanhamento contínuo dos sinais vitais dos pacientes; e os Focos de Teto, essenciais para ambientes cirúrgicos e procedimentos clínicos.

“Esse investimento é um marco importante para o Hospital Belarmino Correia, que é referência em saúde para a Região. Com esses equipamentos, vamos poder oferecer um atendimento mais seguro e de qualidade para nossos pacientes”, afirma Cynthia Ferreira Lima, diretora do HRBC.

O investimento do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), reforça a equidade do SUS e uma saúde mais próxima de quem vive no interior. “Esses equipamentos vão melhorar significativamente a nossa capacidade de atendimento, especialmente em áreas críticas como a maternidade. É um grande ganho para a população da Região”, complementa Cynthia.

O hospital também recebeu equipamentos importantes para o dia a dia, como condicionadores de ar, beliches para repouso de funcionários, laringoscópios, aspiradores cirúrgicos, entre outros instrumentos que melhoram as condições de trabalho e a qualidade do atendimento do HRBC.

Garanhuns inicia oferta de Implanon pela rede municipal de saúde

A Prefeitura de Garanhuns iniciou a oferta do novo método contraceptivo oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conhecido como Implanon. O implante subdérmico de longa duração é reconhecido como um dos mais eficazes e pode ser acessado nas Unidades Básicas de Saúde. O Implanon é indicado para mulheres de 14 a 49 anos que não desejam engravidar.

Neste primeiro momento, a oferta do Implanon está vinculada às atividades de capacitação dos profissionais médicos. Cerca de 50 mulheres de todo o município vão receber os implantes durante as atividades. “Nas últimas semanas, os médicos das Unidades Básicas de Saúde passaram por diversas formações para aplicação do Implanon. Durante o mês de março, todas as UBSs devem iniciar a aplicação e avaliação para o público geral”, comenta a diretora de Atenção à Saúde, Sweney Herculano.

Na primeira leva, o município recebeu 511 dispositivos, que serão disponibilizados para toda a população. Para acessar o serviço, é necessário procurar a UBS de referência, portando RG, CPF e Comprovante de Residência, e solicitar o agendamento. A capacidade de aplicação deve ser ampliada com o envio de novas remessas pelo Ministério da Saúde.

O Implanon é um método contraceptivo seguro e altamente eficaz, com duração de até três anos. O implante é inserido sob a pele do braço e funciona com a liberação de hormônio de forma contínua, impedindo a ovulação. O procedimento é simples, rápido e gratuito.

Audiência pública em Arcoverde marca avanço do projeto de duplicação da BR-232 e melhorias na mobilidade da cidade

Arcoverde sediou, nesta terça-feira (10), a audiência pública para apresentação do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da duplicação da BR-232. O encontro contou com a presença da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, além de autoridades estaduais, municipais e representantes da sociedade civil para discutir o projeto que prevê a duplicação da rodovia no trecho entre São Caetano e Arcoverde, primeira etapa da ampliação que seguirá até Serra Talhada.

Durante a audiência, foram apresentados os detalhes técnicos do projeto e do processo de licenciamento ambiental da obra. A duplicação do trecho entre São Caetano e Arcoverde é considerada estratégica para melhorar a mobilidade, reduzir o tempo de viagem, aumentar a segurança na rodovia e fortalecer a ligação entre o Agreste e o Sertão pernambucano.

O prefeito Zeca Cavalcanti destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional. “Estamos recebendo a vice-governadora em Arcoverde para discutir uma obra que representa um novo momento para a nossa região. A duplicação da BR-232, especialmente nesse trecho entre São Caetano e Arcoverde, vai melhorar a mobilidade, facilitar o transporte e impulsionar o desenvolvimento do Sertão”, afirmou.

Zeca também ressaltou a parceria com o Governo de Pernambuco para viabilizar o projeto. “A governadora Raquel Lyra, junto com a vice-governadora Priscila Krause, tomou a iniciativa de estruturar esse projeto e garantir os recursos para que essa obra avance. É um passo importante para fortalecer a infraestrutura e trazer mais oportunidades para Arcoverde e toda a nossa região”, destacou.

Álvaro Porto anuncia filiação ao MDB

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto, anunciou, nesta terça-feira (10), que se desfilou do PSDB para se filiar ao MDB. O movimento faz parte do projeto do prefeito do Recife, João Campos, de fortalecer o MDB em Pernambuco. Decisão essa que já havia sido comunicada à direção nacional tucana desde a semana passada.

“Ingresso no MDB com o intuito de fortalecer um projeto político coletivo liderado pelo prefeito João Campos. Vou me somar aos demais companheiros que integram a sigla para fortalecer essa legenda que é uma referência nacional”, destacou Álvaro Porto.