Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

João Campos faz caminhada no Alto José Bonifácio e destaca entregas em áreas de morro

O Alto José Bonifácio, na Zona Norte do Recife, foi o cenário de mais uma caminhada promovida pela Frente Popular nesta campanha eleitoral. Na noite desta segunda (16), sob a liderança do prefeito João Campos (PSB), ao lado do candidato a vice na chapa, Victor Marques (PCdoB), uma multidão percorreu as ruas do bairro, demonstrando entusiasmo crescente em meio a uma maratona de passeatas que, nos últimos dias, já passou por locais como Roda de Fogo, Coque, Caçote, Brasília Teimosa e Ibura.

João Campos conversou com moradores e comerciantes e reforçou propostas de campanha. “Esse foi o maior arrastão que o Alto José Bonifácio já viu. E aqui firmo alguns compromissos com vocês. A gente fez três obras por dia em áreas de morro no nosso mandato e vamos seguir fazendo obras de escadarias, corrimão, geomanta, barreira, obras do Programa Parceria, iluminação. Faltam 20 dias para as eleições, e cada dia que vai chegando mais perto vai me dando ainda mais vontade de ser mais uma vez prefeito. Que bom que somos favoritos, mas eleição se ganha no dia. Até o dia 6, é trabalho, trabalho, trabalho e vitória”, afirmou.

Moradora do Alto José Bonifácio, a cuidadora de idosos Rebênia Vicente da Paixão, 34 anos, acompanhou o ato de campanha de João Campos junto com a sobrinha, Fernanda Vitória, 14, que tem autismo. Ela citou o Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, dizendo que a sobrinho é muito bem atendida no local e também elencou obras de infraestrutura promovidas pela Prefeitura do Recife e que são vivenciadas na rotina do bairro.

“Realmente estou vendo as obras que ele fez. Principalmente barreira e as de creche. E no Compaz Eduardo Campos, tenho uma sobrinha autista, tem um atendimento diferenciado para crianças autistas e todo benefício lá pra eles. Falo isso porque a gente é beneficiada diretamente. Entre os outros candidatos, não vi nada que fizeram. Ele é um dos melhores prefeitos que o Recife já teve. Todo mundo é João aqui em casa”, declarou

Márcia e Faeca cumprem agenda na zona rural de Serra Talhada

A candidata à reeleição para a prefeitura de Serra Talhada, Márcia Conrado, dedicou o domingo, 15 de setembro, a uma intensa agenda de compromissos, especialmente na zona rural. Ao lado de Faeca Melo, Márcia visitou eleitores e reforçou o seu compromisso com o desenvolvimento da capital do xaxado.

O dia começou com o “Café das Arretadas”, evento organizado pelo grupo Arretadas do Sertão, que reuniu mulheres para discutir temas relacionados ao empoderamento feminino, ao lado da candidata a vereadora Vera Gama.

“Esse contato mais próximo com o povo é o que me dá ainda mais força para seguir transformando nossa Serra”, destacou Márcia Conrado. “A energia e o carinho que recebo em cada local me emocionam e reforçam nosso compromisso de avançar cada vez mais juntos”, frisou.

No Riacho do Bode, Márcia foi recebida por Gilliard, candidato a vereador, enquanto na Fazenda Surubim o anfitrião foi Helano Peixoto, também postulante a uma vaga na câmara.

No Assentamento Virgulino, a reunião contou com a presença de Sandra, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), onde foram discutidos temas relacionados à agricultura familiar e aos direitos dos assentados.

Para encerrar o dia, a candidata levou o “Rolê M13” ao Poço da Cerca, em Serrinha, onde foi acolhida com muita animação pela comunidade local. Da Assessoria

Em nota, Pedro Alves anuncia que não participará do debate da Pajeú

O candidato a prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, da coligação “O Trabalho Continua”, anunciou que não participará do debate eleitoral promovido pela Rádio Pajeú, previsto para a próxima quarta-feira (18). A decisão foi comunicada por meio de uma nota oficial divulgada pela sua assessoria de comunicação.

Segundo a nota, a escolha foi tomada após uma “análise criteriosa do cenário atual”, considerando que o ambiente não tem se mostrado adequado para um “diálogo construtivo sobre as propostas e soluções que Iguaracy verdadeiramente necessita”.

A assessoria destacou que, durante a campanha, “temos presenciado ataques pessoais que desvirtuam a essência do debate público”, prejudicando a troca respeitosa de ideias que a população espera.

Apesar da decisão de não comparecer, o comunicado ressaltou o respeito pela imprensa local, em especial pela Rádio Pajeú e pelo âncora Nil Júnior. “Reiteramos nosso profundo respeito pela imprensa local, em especial pela Rádio Pajeú e seu âncora Nill Júnior, que sempre conduziram os debates com imparcialidade e profissionalismo”, afirma a nota.

No entanto, a campanha de Dr. Pedro Alves argumenta que, “diante das circunstâncias e da postura adotada pela oposição”, o debate não seria uma “oportunidade legítima” para a apresentação das propostas do candidato.

“Tememos que se tornaria um palco para animosidades e ofensas, desviando a atenção do que realmente importa: o bem-estar da população de Iguaracy”.

A coligação também criticou o tom que a oposição sinalizou adotar no evento, afirmando que, ao invés de discutir o futuro da cidade, o objetivo seria “atacar e desrespeitar” o candidato, conhecido por sua “conduta pacífica, serena e de respeito inclusive aos adversários”.

A nota ainda ressaltou que o candidato tem sido alvo de “ataques infundados e ofensivos”, mas que “mantém seu compromisso inabalável com a verdade e o respeito ao processo democrático”.

Nesse contexto, a equipe jurídica já está adotando medidas legais, com a instauração de ações cíveis e criminais, “para que os responsáveis por essas agressões respondam perante a justiça”.

Segundo a nota, esses ataques não apenas “ferem sua honra”, mas também “ofendem todos aqueles que acreditam em um debate ético e responsável”.

Por fim, a coligação agradeceu à Rádio Pajeú pelo convite e destacou a importância do espaço para a troca de ideias. “Temos plena confiança de que este espaço continuará sendo fundamental para a troca de ideias que tanto valorizamos”, conclui a nota.

A campanha de Dr. Pedro Alves reforçou que, em momentos mais apropriados, estará disposta a participar de debates que promovam o respeito e a apresentação de propostas concretas para o futuro de Iguaracy.

A Rádio Pajeú informou através de sua Central de Radiojornalismo que se reserva ao direito de só informar a ausência de um dos debatedores, no momento da abertura do Debate. Regra, inclusive, informada aos candidatos previamente.

Hospital Barão de Lucena inicia reavaliação de pacientes ostomizados

O Hospital Barão de Lucena (HBL), no Recife, iniciou nesta segunda-feira (16/09) os atendimentos ambulatoriais visando à reavaliação dos pacientes ostomizados. As consultas, realizadas por cirurgião oncológico, buscam identificar os pacientes aptos para reconstrução de trânsito – cirurgia que permite a remoção da ostomia e a devolução para o paciente de um trânsito intestinal habitual. Durante este mês de setembro, 12 pacientes serão avaliados para definição de conduta, neste primeiro dia de atendimento quatro deles já passaram pela consulta com o especialista. O serviço espera ampliar os atendimentos no mês de outubro, com a oferta de mais vagas e dias dedicados a esta finalidade.

Um paciente ostomizado é aquele que passou uma intervenção cirúrgica – abertura de orifício na região abdominal, chamada de estoma – para possibilitar uma saída para produção de urina e/ou fezes.

Avaliação ambulatorial será baseada na doença que levou à confecção da ostomia, na possibilidade de reversão ou não dessa ostomia, e possibilitará a realização dos exames necessários para cirurgia de reversão (exames pré-operatórios de imagem, avaliação cardíaca e laboratorial), caso seja essa a definição da conduta médica. Caso haja a indicação para o procedimento de reconstrução, o paciente será inserido no mapa de cirurgia oncológica, conforme preenchimento de critério para reconstrução.

“Deve ser lembrado ainda que, mesmo que a pessoa com estomia apresente boa adaptação, a reversão da cirurgia é desejada e esperada. As pessoas com estomia temporária, ou seja, que têm a possibilidade de reverter a estomização, devem ser avaliadas e incentivadas a buscar pelo procedimento, uma vez que a celeridade em realizar a reversão oportunamente oferece benefícios para a qualidade de vida da pessoa, nos aspectos físicos, psicológicos e sociais, destaca a representante do HBL junto ao Programa de Ostomizados, Marcela Santos.

Os pacientes que passarão por essas consultas de reavaliação estão sendo contactados pelo Barão de Lucena através do cadastro hospitalar. Os pacientes acompanhados junto ao Programa de Ostomizados também passarão por recadastramento em novo sistema integrado estadual, com atualização dos dados que também servirá para o direcionamento para esse segundo momento – reavaliação de ostomia.

O Barão de Lucena é considerado um serviço especializado para o acompanhamento desses pacientes. Atualmente, 3 mil pacientes estão cadastrados junto ao Programa de Ostomizados. Outros 465 pacientes ostomizados são acompanhados em Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) e mais 252 no Hospital Regional do Agreste (HRA).

Na última quarta-feira (11/09), a unidade recebeu as primeiras 2.630 bolsas de ostomia. Nos próximos dias o serviço irá receber mais insumos para suprir a necessidade de quatro grupos de ostomizados que necessitam de material mais específico.

Outra medida anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) é a elaboração de um aplicativo para o atendimento das demandas desses pacientes de forma célere e com maior proximidade. Essa ferramenta facilitará o cadastro e distribuição adequada de bolsas para cada paciente, com previsão de utilização para este mês de setembro.

Deputado Felipe Carreras visita Santa Cruz do Capibaribe e participa do arrastão “Decola 55” em apoio à candidatura de Helinho Aragão

O deputado federal Felipe Carreras esteve em Santa Cruz do Capibaribe neste domingo (15) para cumprir uma série de agendas importantes. Ao lado do prefeito Fábio Aragão, Carreras visitou obras no município que estão sendo realizadas com recursos destinados através do seu mandato. Essas intervenções, frutos de uma sólida parceria entre o deputado e a gestão municipal, têm contribuído para o desenvolvimento da cidade.

O deputado também prestigiou a etapa da Liga Nordeste de Motocross, um evento que movimentou a cidade, atraindo competidores e amantes do esporte. O esporte, sempre apoiado por Carreras, tem sido uma importante ferramenta de inclusão social e de promoção da saúde e lazer para os moradores.

Encerrando sua passagem pela cidade, Felipe Carreras participou do arrastão “Decola 55”, evento de apoio à candidatura de Helinho Aragão para prefeito, com Flávio Pontes como vice. O evento, que tomou as ruas da cidade, mostrou o desejo da população em continuar avançando com o progresso que a gestão atual tem trazido para Santa Cruz do Capibaribe. A multidão acompanhou com entusiasmo, mostrando que a campanha está crescendo cada vez mais.

“É muito gratificante ver de perto o quanto Santa Cruz do Capibaribe está se transformando. Com o trabalho sério de Fábio Aragão, estamos construindo uma cidade melhor, que não para de crescer. Agora, com Helinho Aragão e Flávio Pontes, Santa Cruz vai continuar decolando rumo a um futuro ainda mais promissor”, destacou o deputado Felipe Carreras.

Também estiveram presentes nas agendas o deputado estadual Diogo Moraes, o secretário de esporte do município, Gabriel Pontes, e o representante do Ministério do Empreendedorismo em Pernambuco, José Augusto Maia.

Crônica de Ademar Rafael

ALTO CUSTO

Em recente conversa sobre as eleições de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos ouvi as seguintes frases: “Os partidos ‘Y’ e ‘Z’ deram R$ 800 mil para campanhas de dois municípios, os demais estão esperando a distribuição das siglas para alavancarem as ações de campanha”; “O deputado federal deu R$ 300 mil para campanha, acho muito pouco”; “No município ‘X’ estão distribuindo R$ 200 reais pra cada eleitor, tem eleitor que já recebeu tal valor de mais de um candidato”; ”Bem feito, na relação com políticos desonestos os eleitores precisam usar as mesmas armas” .

Frases parecidas são escutados por todos os municípios do país. O que mudam são os valores, os nomes do doadores e o quantitativo das agremiações partidárias que fizeram o famoso ”racha”. Ora se os fatos são normais porque então merecem destaque em nosso diálogo de hoje?

Entendemos que a aceitação dessas práticas sem questionamentos é, sem dúvida, um dos fatores que colocaram a atividade política no lamaçal. O formato de financiamento das campanhas, sem qualquer transparência ou critérios defensáveis e a compra x venda de votos sem qualquer penalidade aos respectivos atores é o retrato fiel do sistema eleitoral brasileiro.

Não é segredo para ninguém que a doutrina jurídica brasileira acata a tese de que o costume é uma fonte de direito. Se este costume é legal ou ilegal isto é detalhe, depende de quem aplica. Caso os benefícios nos alcancem
tudo perfeito, se nos prejudicar reclamamos baixinho pois no momento seguinte podemos mudar o nível do julgamento.

Assim sendo os custo das campanhas – visíveis e invisíveis, por dentro ou nos caixas dois, três… -, em cada pleito são maiores. Quem banca esse custo precisa reaver os valores investidos. Essa “ciranda do pecado” segue sua escalada sob o olhar inerte de um estado omisso e sócio do modelo. A união, os estados e os municípios desprovidos de recursos financeiros e de valores morais seguem em direção ao fundo do poço.

Coluna do Finfa

Apoio total – A chapa da Frente Popular da Ingazeira, Luciano Torres e Djalma do Minadouro, realizaram um evento na última sexta-feira (13), no centro da cidade, que contou com as presenças dos Senadores Humberto Costa (PT), Fernando Dueire (MDB) e dos deputados socialistas Lucas Ramos e Diogo Moraes. Na oportunidade eles concederam entrevista a este blogueiro, dando total apoio a referida chapa e referenciando aos ingazeirenses o trabalho do atual prefeito que é candidato a reeleição.

Você sabia? – Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde o início da campanha deste ano, cinco candidatos a vereador de Pernambuco faleceram, alguns antes mesmo de oficializarem suas candidaturas. Grande parte das mortes foi por causas naturais, segundo o Tribunal, exceto pelo caso do então candidato a vereador da cidade de Pombos, José Sebastião Silva. Filiado ao Republicanos, “Tião de Dois Leões”, como era popularmente conhecido, foi morto a tiros na cidade de Vitória de Santo Antão, em agosto. Além de Pombos, outros quatro candidatos à Câmara Municipal com registros nas seguintes cidades também faleceram: Paulista, Moreno, Itambé e Taquaritinga do Norte.

Frase“Aprovação da gestão João Campos, alcança superlativos 87%, o que significa que praticamente 9 em cada 10 eleitores recifenses aprovam o trabalho do prefeito”.(Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE)

Sintonia – Quem não imaginava, agora pode atestar, a sintonia de Dr. Pedro Alves e Marquinhos Melo em Iguaracy, chama a atenção da população. Realizando visitas em todo município sempre juntos, conversando com as pessoas, tendo um diálogo permanente, isso mostra que a escolha do prefeito Zeinha Torres foi acertada,  a dupla vive demonstrando durante toda a campanha eleitoral uma parceria mútua.

Construindo – O Governo Municipal de Itapetim, iniciou a grande obra do açude da comunidade Gavião, que vai beneficiar várias famílias. “Cada obra realizada reforça nosso compromisso em cuidar do nosso povo e melhorar continuamente a qualidade de vida da população itapetinense”, disse o prefeito Adelmo Moura.

Disse“Eu só tenho uma palavra para vocês, minha gente: gratidão. A energia de cada um de vocês no nosso comício foi contagiante. Agradeço muito por estarmos de mãos dadas nessa caminhada. Com a cabeça erguida, seguimos firmes, enfrentando qualquer desafio com o nosso trabalho. Vocês são a minha força e, com essa união, vamos ainda mais longe”.(Prefeita de Serra Talhada e candidata a reeleição Márcia Conrado)

Perguntar não ofende – A candidata a vereadora Bruna Torres, será a campeã de votos em Iguaracy?

João Campos junta multidão em caminhada e anuncia duplicação da Ladeira da Cohab

Evidenciando seu compromisso com as periferias, o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), anunciou, na manhã deste domingo (15), ações concretas para a melhoria da mobilidade na Cohab e no Ibura, na Zona Sul. A principal obra prevista para um segundo mandato é a duplicação da Ladeira da Cohab, acesso mais utilizado para chegar e sair da parte alta desses bairros. A notícia foi repassada pelo prefeito para uma multidão eufórica durante caminhada na região.

A obra terá 425 metros de extensão e contará com um investimento de R$ 5 milhões. Atualmente, a ladeira tem uma faixa de rolamento em cada sentido, totalizando sete metros de largura. Durante as intervenções, que serão detalhadas em breve, será implantada mais uma faixa em cada sentido, resultando em uma via duplicada, com quatro faixas e 12 metros de largura. O objetivo será aumentar a capacidade viária nesse logradouro, diminuindo as retenções no trânsito na entrada e saída desses bairros e melhorando as condições de trafegabilidade em um trecho sinuoso e com tráfego intenso do transporte público.

“Nós vamos duplicar a Ladeira da Cohab, que vai ter quatro faixas. E sabe o que vai ter ao lado dela? O Parque Municipal do Ibura”, anunciou João Campos, citando outras obras de mobilidade previstas. “Fiz uma pesquisa aqui no Ibura e 70% das pessoas diziam que um dos maiores problemas era a mobilidade. E eu gosto de enfrentar problema. Então, a gente vai fazer muita obra de mobilidade aqui. Daqui para o fim do ano, a gente vai começar os pontilhões da Lagoa Encantada para fazer um binário lá. E vamos fazer uma pista de caminhada lá. Vamos fazer também uma rotatória na UR-2 e uma rotatória na Lagoa Encantada”, listou.

O prefeito ressaltou ainda que a atual gestão fez entregas expressivas nas periferias da cidade, que concentraram 70% de tudo o que foi investido pela Prefeitura em ações como as mil escadarias e 700 corrimãos implantados e as mais de quatro mil obras em áreas de morro. “Vocês me viram não no tempo de eleição, mas subindo e descendo ladeira, inaugurando obra. Vocês me viram no momento mais difícil da nossa cidade, chorando com as famílias do Ibura, mas, principalmente, fazendo a maior quantidade de obras da história da cidade. Vamos seguir trabalhando. Deixa a agonia para os adversários, que a gente tem é trabalho”, disse.

O candidato a vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB), também esteve na caminhada, ao lado de João Campos e de lideranças como a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), os deputados federais Pedro Campos (PSB) e Carlos Veras (PT) e candidatos a vereadores. Em seu discurso, Victor destacou o compromisso desse time com a região. “Nesses quatro anos, João esteve mais de cem vezes aqui na região do Ibura, na rua, falando com as pessoas e fazendo muitas entregas, como o Compaz, a UPAE, a Praça da Infância, obras de contenção de encostas e ampliação de vagas em creches, ações que estão mudando a vida de quem mora aqui. A gente só consegue fazer essa quantidade de entregas porque temos vocês ao nosso lado. E, nos próximos quatro anos, continuaremos aqui, junto com o povo do Ibura, porque nosso lugar é junto de vocês”, afirmou.

A dona de casa Cristiane Muniz de Queiroz, 51 anos, mora na Rua Piassabussu, beneficiada pelo programa Rua Tinindo, da gestão de João Campos. Ela acompanhou o ato de campanha animada com o anúncio de que mais obras vão chegar à região em um segundo mandato do prefeito. “Foi o único que fez alguma coisa pelo Recife. Tem respeito pela população. Faz 50 anos que moro aqui e só agora a rua está sendo calçada. A família toda está fechada com João”, declarou.

ARTE NA PRAÇA – Em seguida, o prefeito esteve na Praça de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, para participar do “Arte na Praça”, tradicional evento de manifestação de apoio da classe artística a candidaturas do PSB. Na ocasião, João Campos celebrou a presença de artistas da capital e de várias cidades de Pernambuco e reforçou seu compromisso com a cultura.

“Agradeço aos artistas, artesãos, a todos que aqui trouxeram as suas obras. A gente contou com uma turma muito massa, engajada, pessoas que estão aqui há muitos anos. Lembro que vim aqui em 2006, na campanha do meu pai ao Governo do Estado. Eu tinha 13 anos e acompanhei toda essa feira. E agora a gente está vindo fazer mais um evento e com uma representatividade muito grande. Eu agradeço a toda a cultura da nossa cidade e do nosso estado pelo engajamento e digo que vocês podem contar comigo. Gratidão a gente retribui com trabalho e com respeito a esse segmento tão importante”, declarou.

Iguaracy: em nota, coligação de Dr. Pedro nega ser contra te de pesquisa

A coligação “O Trabalho Continua” divulgou uma nota à população de Iguaracy para esclarecer informações a respeito de uma pesquisa que circulou no município na última semana. Segundo a coligação, a pesquisa em questão não foi contratada por eles.

De acordo com o registro oficial, a contratante da pesquisa é Edyrlandia Fabiola Ramos Amazonas, representante da empresa Agência Um, localizada no Cabo de Santo Agostinho-PE. A coligação ressaltou que essa pessoa é desconhecida pela comunidade local, levantando questionamentos sobre a legitimidade do levantamento realizado.

A nota ainda reafirma o compromisso da coligação com a transparência e a veracidade das informações. “Nosso foco é trabalhar pelo bem da nossa população, garantindo que todos tenham acesso a dados corretos e confiáveis”, diz o comunicado.

A coligação “O Trabalho Continua” concluiu a nota pedindo o apoio da população de Iguaracy na busca por uma campanha limpa e transparente, mantendo o compromisso com a verdade durante o processo eleitoral.