Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Dr. Pedro Alves, Marquinhos Melo, Zeinha Torres e Dessoles juntos em encontro de lideranças políticas

No último sábado, dia 21 de setembro, a cidade de Tuparetama foi palco de um importante encontro político promovido pelo ex-senador Armando Monteiro, do Podemos. O evento, realizado na chácara do prefeito Sávio Torres, reuniu diversas lideranças políticas da região, destacando a importância da união e do diálogo entre os representantes.

Entre os participantes, esteve o candidato a prefeito pela coligação “O Trabalho Continua”, Dr. Pedro Alves, do PSDB, que compareceu acompanhado de seu vice, Marquinhos Melo. O atual prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, também do PSDB, e o ex-prefeito de Iguaracy Francisco Dessoles (PSDB) marcaram presença no encontro. Dessoles expressou seu apoio à candidatura de Dr. Pedro Alves e Marquinhos Melo, reforçando a união em prol do desenvolvimento de Iguaracy. O presidente estadual do PSDB, Fred Loyo, também esteve presente no evento, que se mostrou extremamente proveitoso para todos os envolvidos.

Os participantes aproveitaram a oportunidade para discutir estratégias e fortalecer laços políticos em prol do das eleições de 6 outubro. Além das conversas produtivas, o evento também foi registrado em fotos que capturaram a cordialidade e o espírito colaborativo entre as lideranças presentes.Da Assessoria

DataTrends: Múcio Angelim lidera com 57% dos votos válidos em Parnamirim

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada nesta segunda-feira (23/09), mostra o candidato Múcio Angelim liderando a disputa pela eleição da Prefeitura de Parnamirim.

No levantamento espontâneo, Múcio Angelim aparece com 37% das intenções de voto, contra 33% de Nininho Carvalho. Não sabe/não respondeu 30%.

Na estimulada, Múcio Angelim alcança 50%, contra Nininho Carvalho 37%. Não sabe/não respondeu 9%. Brancos e nulos 4%.

Em votos válidos, Múcio Angelim tem 57% e Nininho Carvalho tem 43%.

Potencial de Voto de Múcio Angelim – Votaria com certeza (47%), poderia votar (7%), não votaria de jeito nenhum (34%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (11%).

Potencial de Voto de Nininho Carvalho – Votaria com certeza (38%), poderia votar (3%), não votaria de jeito nenhum (47%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (11%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Nininho Carvalho é aprovado por 39% e rejeitado por 48% da população de Parnamirim. Não sabe/não respondeu 1%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-00205/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 16, 17 e 18 de setembro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Coluna do Finfa

Hoje – O Blog do Finfa, divulga com exclusividade nesta segunda-feira (23) às 10 horas, os números da pesquisa Data Trends, sobre a corrida eleitoral na cidade Mãe do Pajeú, Ingazeira. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-08909/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 17 e 18 de setembro.

Carreata e comício – O prefeito e candidato a reeleição de Santa Terezinha, Delson Lustosa, ao lado do seu vice-prefeito Dada de Adeval, candidatos a vereadores participaram de uma grande carreata pelas ruas da cidade e depois comício no antigo Pátio do João Pedro. O evento reuniu apoiadores e militantes. No comício, cada candidato a vereador teve três minutos para falar sobre suas propostas e anunciar seus números.

Realizam – A chapa governista Dr. Pedro Alves e o vice Marquinhos Melo, realizaram no último sábado (21), um grande evento de sua campanha na comunidade da Caatingueira, atraindo uma grande multidão e mostrando o forte apoio da população, especialmente da juventude. O prefeito Zeinha Torres, esteve presente e ao lado de Dr. Pedro e Marquinhos, agradeceram publicamente o apoio do ex-prefeito Dessoles e Rogério Lins (MDB) durante a campanha. Os jovens presentes demonstraram entusiasmo e apoio às propostas dos candidatos.

Porta porta e arrastão – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca) ao lado do Ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula, participram do porta porta e arrastão que seus candidatos Messias do Dnocs e Anne Lira, realizam na Vila da Cohab. “Quero em meu nome e de todas as lideranças políticas que compõem o grupo de situação, agradecer a toda a militância e também a todos que nos ajudaram a realizar um porta a porta, junto com um arrastão que diante da quantidade de pessoas presentes, se transformou em um grande comício”, disse Manuca.

Agenda – Nesta segunda-feira (23), em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, às 14 horas, a governadora Raquel Lyra e o deputy CEO da European Energy, Jens-Peter Zink, assinam o contrato que oficializa a chegada ao Complexo Industrial Portuário de Suape da primeira indústria de produção de e-metanol do Brasil. Também conhecido como metanol verde, o e-metanol é obtido de fontes renováveis e livre de emissões poluentes, sobretudo quando é produzido a partir de uma matriz de hidrogênio verde. Serão investidos R$ 2 bilhões no empreendimento, que estima gerar 250 empregos diretos e cerca de 15 mil indiretos.

Setembro Verde – Dezenas de caminhantes marcaram presença, em prol da doação de órgãos, neste domingo (22/09), na caminhada alusiva à campanha Setembro Verde: “Seu Sim, uma Nova História”. Em sua primeira edição, a iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Central de Transplantes do Estado (CT-PE), teve o objetivo de sensibilizar a população para a importância da doação – o Estado possui, atualmente, cerca de 3.600 pacientes listados à espera de um órgão para viver de forma saudável após o transplante. A caminhada percorreu cerca de três quilômetros, nesta manhã de domingo, contemplando a Praça das Graças, na zona Oeste do Recife. O economista Ricardo Rêgo, que fez transplante de fígado há cerca de oito anos, marcou presença no ato e destacou que uma doação mudou sua vida. “É muito importante que as famílias se conscientizem. Eu tenho duas datas de nascimento, eu nasci num primeiro momento, gestado pela minha mãe, e num segundo momento salvo por uma equipe de transplantes. O novo órgão fez com que eu renascesse. O sim salva vidas, o sim é salvador”, disse.

Perguntar não ofende – Até o final da campanha haverá uma grande novidade na política de São José do Egito?

Nicinha Melo e Djalma das Almofadas realizaram grande comício na Cohab e Tsunami azul invadiu as ruas de Tabira

Na noite deste domingo (22), Tabira foi tomada por uma onda de apoio à reeleição da prefeita Nicinha Melo e de seu candidato a vice, Djalma das Almofadas. Com o apoio da coligação Juntos Para o Trabalho Continuar e os candidatos a vereadores da chapa, um grande bate papo foi realizado no Bairro COHAB, marcando mais um importante momento da campanha.

Desde as primeiras horas da tarde, o “tsunami azul” já se fazia presente pelas ruas e bairros de Tabira. A militância, vestida de azul e empunhando bandeiras, se reuniu em diferentes pontos da cidade, em especial na Rua Antônio Pereira Amorim, que foi o ponto de partida da caminhada rumo ao comício.

A caminhada pelas ruas foi marcada pela animação e otimismo dos apoiadores, que vibravam ao som dos jingles de campanha e expressavam seu apoio a Nicinha e Djalma, reconhecendo o trabalho realizado pela atual gestão. O evento demonstrou a força e organização da campanha, que mobilizou um grande número de pessoas e trouxe à tona o entusiasmo da população em relação à continuidade dos projetos e ações já iniciadas.

Ao chegar à COHAB, Nicinha Melo, ao lado de Djalma das Almofadas e dos candidatos a vereadores, subiu ao palco sob fortes aplausos e gritos de apoio. Em seu discurso, Nicinha destacou as conquistas de seu governo e reforçou o compromisso com o futuro de Tabira, prometendo dar continuidade ao trabalho em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.

Djalma, por sua vez, enfatizou a importância da união e da continuidade dos projetos iniciados pela gestão de Nicinha, destacando que a parceria entre eles será fundamental para avançar ainda mais nas transformações que a cidade precisa.

O comício encerrou em clima de festa, com a militância azul ainda mais motivada para os próximos dias de campanha. As ruas de Tabira, tingidas de azul, foram testemunhas de uma noite que ficará marcada na memória dos moradores e reforçou que o povo de Tabira quer que o trabalho continue. Da Assessoria

Na abertura dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), governadora Raquel Lyra destaca o papel do esporte como ferramenta de formação cidadã

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) desembarcaram em Pernambuco pela primeira vez e a abertura do evento, neste sábado (21), na Arena de Pernambuco, contou com a participação da governadora Raquel Lyra. A maior competição esportiva educacional do país acontece em vários locais do Recife, além do estádio em São Lourenço da Mata, de 20 de setembro a 3 de outubro. Ao abrir o evento, a governadora ressaltou a importância do esporte como ferramenta para formação dos cidadãos.
 
“Nós, como a capital do esporte educacional brasileiro durante esses dias, estamos de braços abertos para os jovens atletas do país. Temos plena convicção de que com os nossos estudantes participando de jogos como esses, junto com a educação, estamos formando cidadãos melhores. Temos em Pernambuco um dos maiores programas de incentivo ao esporte do Brasil, com ações como  o Time Pernambuco, o Bolsa Atleta e o Bolsa Técnico, que fomentam o esporte de alto rendimento. Ao mesmo tempo, nas nossas escolas, temos incrementado os recursos destinados à prática esportiva”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Os JEBs reúnem milhares de alunos/atletas com idades entre 12 e 14 anos, de todos os estados brasileiros. A delegação de Pernambuco é composta por 357 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, a maior do país na competição.
 
A estudante Júlia Furtado, de 14 anos, é do município de Petrolina, Sertão de Pernambuco, e está competindo no vôlei. “Esta é a primeira vez que estou participando dos jogos. Conseguimos chegar até aqui, acho que foi uma conquista muito grande pra gente, que veio de um colégio de Petrolina”, contou a atleta.
 
“Quero agradecer ao público e à governadora Raquel Lyra, que há mais de um ano demonstrou interesse em Pernambuco sediar este evento. É de uma satisfação imensa ter os JEBs com mais de oito mil participantes de forma direta, sendo quase seis mil atletas. Pernambuco hoje é o centro do mundo do esporte escolar”, destacou o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho. 
 
Ao todo, serão 17 sedes que receberão modalidades dos JEBs, como o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por exemplo. Os jogos são voltados para as categorias masculino e feminino, com idades de 12 a 14 anos, nas modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas. São 18 modalidades disputadas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.
 
O secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Pedro Henrique Cordeiro, representou o Ministério do Esporte. “Os jogos escolares são a porta de entrada para o esporte de alto rendimento no Brasil e em qualquer parte do mundo. Pernambuco está comprovando o sucesso da escolha da realização dos JEBs aqui”, afirmou. O secretário-executivo de Esportes do Estado, Luciano Leonidio, ressaltou que “o Estado de Pernambuco entende que o esporte é um importante veículo de educação”.
 
Os JEBs são uma grande competição esportiva nacional organizada anualmente pela CBDE, com apoio do Ministério do Esporte, além da parceria do Governo de Pernambuco nesta edição. O certame tem como objetivo principal promover a prática esportiva entre estudantes de todo o Brasil, incentivando a competição saudável, valorizando a educação e a integração social entre os participantes. A competição ainda é uma seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados na cidade de Bucaramanga, na Colômbia.
 
Acompanharam o evento os secretários estaduais de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, e da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede. O deputado federal Ossesio Silva, o deputado estadual Renato Antunes e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, também estiveram na solenidade de abertura. 

João Campos lidera carreata de mais de 25 quilômetros em 10 bairros da Zona Norte do Recife

Ato de campanha passou por dez bairros, em percurso marcado por entregas da gestão do prefeito e candidato à reeleição

Mais de 25 quilômetros, dez bairros percorridos e diversas entregas de gestão em todas as partes do caminho. Esse foi o tamanho da carreata liderada pelo prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), e pelo candidato a vice, Victor Marques (PCdoB), na manhã deste domingo (22), na Zona Norte da cidade. O ato coroou um fim de semana que já havia sido marcado pela intensidade das agendas do sábado (21) e abriu em ritmo acelerado a penúltima semana da campanha eleitoral no Recife.

“Hoje, aqui ao lado de Victor, dos nossos vereadores e deputados, serão mais ou menos 25 quilômetros, percorrendo diversas áreas aqui da nossa Zona Norte. Vamos subir e descer ladeira, falar com o povo e afirmar o nosso compromisso com o Recife”, declarou o prefeito, pouco antes da partida da carreata, que teve concentração na Avenida da Recuperação, na Guabiraba.

Com o início do ato, João Campos e o time da Frente Popular seguiram em direção a bairros como Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Córrego do Jenipapo, Macaxeira, Nova Descoberta, Vasco da Gama, Morro da Conceição e Alto José do Pinho, finalizando na Mangabeira. No trajeto, o prefeito passou por localidades beneficiadas por obras de contenção de encostas, por unidades de saúde requalificadas, por creches implantadas nos últimos quatro anos e por outras entregas de sua gestão.

No sábado, João Campos já havia realizado uma caminhada no Ibura, onde anunciou novos compromissos para melhorar a mobilidade na área. Depois, seguiu em carreata pelos bairros do Curado, Totó, Jardim São Paulo, Estância, Areias, Ipsep e Imbiribeira, completando um percurso de mais de 14 quilômetros entre as zonas Oeste e Sul da capital pernambucana.

Itapetim: Evento de campanha de Aline e Chico reúne multidão e presta homenagem ao deputado José Patriota

A campanha da Frente Popular de Itapetim, liderada por Aline e Chico e com o apoio do prefeito Adelmo Moura, realizou na noite deste sábado (21) mais uma edição da “Tribuna dos Homens e das Mulheres”, que reuniu uma multidão vestida de amarelo na Praça Poeta Rogaciano Leite.

O encontro foi marcado por uma homenagem ao deputado José Patriota, falecido na última terça-feira (17). Patriota, apoiado pelo prefeito Adelmo Moura, foi lembrado com carinho e respeito durante o evento.

Os homens se reuniram na casa de Adelmo Chupinha, enquanto as mulheres se encontraram na casa de Nevinha de Bata. Ambos os grupos se uniram em um grande arrastão, que teve como ponto de encontro a igreja e seguiu em direção ao Centro da cidade, onde a Praça Poeta Rogaciano Leite foi tomada pela Nação do 40, em um clima de muita alegria e apoio à futura prefeita, Aline.

A candidata a prefeita, Aline, reforçou seu compromisso com a continuidade do trabalho e do progresso de Itapetim. A presença do prefeito Adelmo Moura, juntamente com os candidatos a vereador e outras lideranças, reforça a união e a força da chapa. O deputado federal Felipe Carreras também esteve presente no evento, declarando seu apoio à candidatura de Aline e reafirmando seu compromisso com as melhorias para o município.

A expressiva participação popular nos eventos, demonstra o desejo dos itapetinenses de seguir em frente com Aline e Chico, caminhando para uma grande vitória no dia 06 de outubro.

Nos braços do povo, Márcia tem sábado intenso na zona rural. Rolê M13 foi para Tauapiranga

A candidata para a reeleição em Serra Talhada, Márcia Conrado, realizou nesse sábado, 21 de setembro, uma série de visitas a comunidades da zona rural, onde foi recebida com carinho e apoio pela população. A comitiva passou em Várzea Grande, onde se encontrou com os amigos Pessival Gomes e Beto de Lau, e continuou em Tauapiranga, onde visitou o comércio local e conversou com moradores.

“Eu venho da zona rural, de Bernardo Vieira, e conheço de perto as dificuldades de cada comunidade. É por isso que o meu compromisso de continuar investindo na zona rural é inegociável. Já fizemos muito, mas sei que ainda há muito a fazer. Vamos seguir com obras de infraestrutura, como a melhoria das estradas, e com a ampliação dos sistemas simplificados de abastecimento de água. A zona rural tem força, e juntos vamos avançar ainda mais para garantir qualidade de vida para quem mais precisa”, destacou Márcia Conrado.

Entre as realizações recentes da gestão, Márcia destacou o investimento na recuperação de estradas, os 15 sistemas simplificados de acesso à água entregues em sua gestão, além das 224 cisternas construídas com o apoio do governo federal, fruto de uma parceria com o presidente Lula. “Essas cisternas estão transformando a vida de muitas famílias, garantindo o acesso à água potável e mais autonomia para os moradores da zona rural”, ressaltou a prefeita.

A gestora também esteve nas comunidades de Conceição do Meio e Conceição do Baixo, acompanhada de lideranças locais. A agenda do dia foi encerrada com o Rolê M13, em Tauapiranga, ao lado de Marília Arraes, onde Márcia Conrado reafirmou o compromisso de seguir investindo no desenvolvimento da zona rural. “É o carinho de cada um de vocês que me motiva a trabalhar cada vez mais. Vamos continuar avançando juntos, sempre buscando o melhor para Serra Talhada e todas as suas comunidades”, concluiu a prefeita.

Deputado Felipe Carreras participa de grandes atos políticos no Agreste e Sertão de Pernambuco

Neste final de semana, o deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE) esteve presente em uma série de agendas no interior de Pernambuco, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento dos municípios e sua parceria com as gestões locais. O deputado tem se destacado por sua atuação firme na destinação de recursos que promovem melhorias e impactam diretamente a vida da população.

Em Garanhuns, o deputado participou da maior caminhada da Frente Popular, com o prefeito Sivaldo Albino, o vice Eraldo Ferreira, Cayo Albino e outras lideranças, que arrastou uma verdadeira multidão pelas ruas da cidade. O ato demonstra o forte engajamento e a confiança da população nos projetos que têm sido construídos em parceria com o prefeito Sivaldo Albino e o deputado. A caminhada simbolizou o apoio à reeleição de Sivaldo e seu vice Eraldo Ferreira, consolidando Felipe Carreras como um importante aliado do município.

O deputado também participou de uma grande carreata em Santa Terezinha, reafirmando seu compromisso com a cidade e o prefeito Delson Lustosa e o vice Dada de Adeval. Felipe Carreras já é parceiro em projetos e recursos da região local e juntos vão seguir trabalhando por mais.

Já em Itapetim, uma “onda amarela” tomou conta da cidade. As pessoas saíram de suas casas e fizeram uma linda festa pelas ruas ao lado do atual prefeito Adelmo Moura, da candidata à prefeita Aline Karina e vereadores. A parceria com o município se traduz em recursos direcionados para o esporte, saúde e infraestrutura, com o objetivo de impulsionar o crescimento da cidade.

Esses atos públicos foram mais do que eventos políticos: eles simbolizaram o forte laço entre Felipe Carreras, as gestões municipais e, sobretudo, a população. Carreras vai finalizar suas agendas pelo interior no município de Arcoverde, às 17h, com a candidata a prefeita Madalena Brito, o candidato a vice-prefeito Gilson Duarte e o deputado Diogo Moraes.

Danilo Simões promove grande carreata e comício com lideranças estaduais em Afogados da Ingazeira

Neste sábado (21), o candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira e líder da oposição, Danilo Simões (PSD), junto com seu vice, Edson Henrique (PP), reuniu milhares de apoiadores em uma mega carreata que percorreu as ruas da cidade e culminou no Comício Acelera 55, no bairro São Francisco. O evento contou com a presença de importantes lideranças políticas, como o deputado estadual Romero Sales Filho (União Brasil), o secretário executivo da Casa Civil de Pernambuco, Rubens Júnior, o presidente do PSDB-PE, Fred Loyo, e o ex-senador Armando Monteiro, todos reforçando o apoio à candidatura de Danilo.

A emoção tomou conta dos presentes, que, em uma demonstração de força e entusiasmo, acompanharam o trajeto a pé, de moto, carro e bicicleta, clamando por mudanças e reafirmando o desejo de uma nova gestão. O comício também foi marcado por um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do deputado estadual José Patriota, ocorrido no início da semana.

Durante os discursos, as lideranças presentes fizeram duras críticas à atual administração e reforçaram o compromisso de Danilo Simões em promover um governo voltado para as necessidades da população. Romero Sales Filho ressaltou que a cidade precisa de uma gestão que priorize o desenvolvimento: “Estamos na reta final. É hora de libertar Afogados de promessas não cumpridas e de obras paradas. Danilo tem as melhores propostas, mas precisamos da força deste povo aguerrido para trazer essa mudança”.

Rubens Júnior, representando a governadora Raquel Lyra, destacou que Danilo é o candidato apoiado pela governadora: “Quando perguntarem quem é o candidato da governadora, encha o peito e diga: Danilo Simões! No Palácio, as portas estarão sempre abertas para recebê-lo como prefeito de Afogados da Ingazeira”.

Fred Loyo reforçou a mensagem, desqualificando as dúvidas sobre o apoio da governadora: “Esse mimimi sobre quem é o candidato da governadora precisa acabar. O candidato é Danilo Simões, e não há outro. Ele representa a continuidade do que já foi feito de bom pela sua mãe, Dona Giza, e, com sua experiência, vai transformar Afogados”.

Armando Monteiro, por sua vez, trouxe palavras de apoio e confiança no potencial de Danilo: “Afogados precisa resgatar sua vocação de liderança. Danilo tem preparo, serenidade e capacidade para ser um grande gestor. Ele será um parceiro da governadora Raquel Lyra, e juntos farão uma gestão histórica para esta cidade”.

Edson Henrique, candidato a vice-prefeito, também destacou a importância de um governo que olhe para o povo e atenda às suas necessidades: “Afogados da Ingazeira está cansada de uma gestão que governa para poucos. Danilo trará a sensibilidade herdada de Orisvaldo e Dona Giza, cuidando das pessoas e colocando o povo no centro das decisões”.

Em seu discurso, Danilo Simões agradeceu o apoio das lideranças e reafirmou seu compromisso com uma gestão eficiente e voltada para o povo: “Nossa prioridade será cuidar das pessoas, garantindo saneamento, calçamento e oportunidades para os jovens. Vamos governar para todos, com responsabilidade e compromisso, como faz a governadora Raquel Lyra”.

O evento reforçou a força da campanha de Danilo Simões e a confiança das lideranças e da população de Afogados da Ingazeira em seu projeto de governo.Da Assessoria