Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

João Campos reúne time de peso e faz grande caminhada no Alto Santa Terezinha

Prefeito e candidato à reeleição mobilizou multidão em ato prestigiado por ministro de Lula, deputados federais, estaduais e outras lideranças

Na noite desta segunda-feira (23), o prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), e o candidato a vice, Victor Marques (PCdoB), lideraram mais uma caminhada pelas ruas da capital pernambucana. Desta vez, o ato de campanha ocorreu no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte, levando o entusiasmo do time da Frente Popular para mais uma região marcada por entregas da Prefeitura do Recife, a exemplo do Compaz Governador Eduardo Campos, equipamento que integra uma rede de cidadania fortalecida na gestão do prefeito.

A caminhada foi prestigiada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e por outros componentes do União Brasil, partido que compõe a Frente Popular, a exemplo do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, do deputado federal Fernando Filho e do deputado estadual licenciado e secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho. Também marcaram presença os deputados federais Felipe Carreras (PSB) e Eriberto Medeiros (PSB), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), candidatos a vereadores e vereadoras e outras lideranças.

Depois de conversar com moradores e comerciantes, João Campos fez um discurso nas proximidades do Compaz, destacando o equipamento como um símbolo da cidadania nas periferias da cidade. “Aqui é um local simbólico. Estamos ao lado do primeiro Compaz do Recife, o Compaz Governador Eduardo Campos. É uma política pública que nasceu no Recife e que inspirou tanta gente no Brasil. Aqui está o lado de quem trabalha, luta e constrói. Sempre que o Recife precisou, pôde contar com a gente. Vamos seguir trabalhando, juntando as pessoas, pedindo apoio, ajuda e voto para fazermos juntos uma grande vitória”, discursou.

O ministro Celso Sabino lembrou a atuação de João Campos no período em que ambos foram deputados federais juntos e destacou a liderança do prefeito à frente da capital pernambucana. “Quando você decidiu ser o prefeito do Recife, nós sabíamos que seria um grande professor e que ia abrir uma grande escola pra todos nós, jovens políticos. Esse ato aqui tem cheiro da vitória e não é qualquer vitória, não. Agora é voto a voto, todo dia virando mais um, virando mais dois, porque Recife vai mostrar para o Brasil como é que se faz uma bela campanha e como é que se dá continuidade a uma bela administração”, declarou.

Governo de Pernambuco publica licitação para dragagem do Rio Beberibe e inicia obras do Morar Bem – Reforma no Lar em Peixinhos

O Governo de Pernambuco publicou o edital para a contratação de uma empresa de consultoria de engenharia que será responsável pela atualização do projeto de dragagem e desassoreamento do Rio Beberibe, em Peixinhos, Olinda. A obra vai combater os constantes alagamentos na área provocados em dias de chuva forte. Além disso, já estão em andamento as primeiras obras do programa Morar Bem – Reforma no Lar nas primeiras casas da localidade.
 
“São duas ações que vão ajudar a transformar a região de Peixinhos e adjacências, preservando o Rio Beberibe e reforçando o combate às enchentes que tanto afetam aquela população. Além disso, iniciamos a pavimentação e esgotamento sanitário e a reforma de mais de 160 moradias nas comunidades Cabo Gato e Condor, entregando dignidade às pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
O processo de dragagem do Rio Beberibe será totalmente financiado com recursos do Estado, num montante previsto de R$ 84 milhões, como uma das contrapartidas do programa Periferia Viva, do governo federal, que vai trazer mais de R$ 353 milhões em obras para Pernambuco.
 
A dragagem do Rio Beberibe consiste na remoção de sedimentos acumulados no leito do rio, essencial para o controle de enchentes, melhoria da qualidade da água e preservação ambiental. A urbanização complementa o trabalho de infraestrutura, ao garantir melhorias nas margens e no entorno da área que sofre com constantes alagamentos.
 
“Com esses recursos, vamos fazer a dragagem, a urbanização da bacia do Beberibe, a retirada de famílias de áreas de risco de enchentes e vamos construir habitacionais para abrigar 700 famílias que hoje vivem em situação de vulnerabilidade”, disse a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes. 
 
No caso do programa Morar Bem – Reforma no Lar, o Governo do Estado está investindo R$ 8,6 milhões na região para dar apoio financeiro de até R$ 18 mil na requalificação de casas, incluindo assistência de arquitetura e engenharia, para que 600 famílias melhorem suas casas. Em Peixinhos, a primeira fase engloba 161 casas. A construtora Potenza iniciou os trabalhos em quatro casas.
 
Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), os técnicos da empresa estão iniciando as obras das casas e ajustando a logística com os moradores. O objetivo é informar às famílias que os trabalhos começaram, de forma que elas se organizem para receber os operários. Este primeiro lote de obras tem previsão de entrega para janeiro.
 
O Morar Bem é o primeiro programa de habitação de interesse social de Pernambuco e o Reforma no Lar é uma de suas modalidades, que visa atuar nas inadequações habitacionais que compõem o déficit habitacional de Pernambuco.

João Campos reforça compromisso com a desburocratização do ambiente de negócios

Em sabatina na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, o prefeito João Campos (PSB) reforçou o compromisso com a desburocratização do ambiente de negócios na cidade. O candidato à reeleição falou de feitos de sua gestão que vêm simplificando procedimentos, a exemplo da lógica autodeclaratória em processos de licenciamento e da diminuição do tempo médio de abertura de empresas.

“Tínhamos um tempo médio de mais de 100 horas para a abertura de uma empresa. Conseguimos reduzir para menos de três horas e fazer a integração dos sistemas de abertura de novos negócios. Do ponto de vista da administração pública, isso é um símbolo do espírito de facilitação, de partir da boa-fé do cidadão e do empreendedor”, explicou João Campos, destacando seu compromisso permanente com o estímulo ao setor. “Estive aqui há quatro anos em uma sabatina como candidato e algumas vezes no exercício do mandato de prefeito buscando construir parcerias que estivessem presentes na rotina da cidade”, completou.

O prefeito também destacou que o Recife saiu de menos de 200 para cerca de 800 atividades classificadas como de baixo risco nos últimos anos, medida que é importante para facilitar a operação de diversos segmentos econômicos, já que empresas desse grupo são dispensadas de processos de licenciamento municipal para iniciar a atividade e de custos na emissão dessas licenças.

“A gente conseguiu fazer com que diversas atividades sejam reposicionadas na escala de risco de funcionamento. A gente faz uma dispensa de licenciamento prévio, para facilitar a abertura de novos negócios, e direcionamos a força de trabalho de fiscalização e de licenciamento para aquelas que têm médio e alto risco. Com isso, a gente saiu de algo em torno de 200 CNAEs [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] para hoje ter quase 800 CNAEs que são dispensados de licenciamento prévio e partindo para uma lógica autodeclaratória”, disse João Campos, citando ainda o licenciamento tácito, que ocorre se não houver manifestação do poder público dentro dos prazos, como ação que estimula a celeridade do serviço público na lógica do cidadão.

O prefeito também elencou como compromissos para um segundo mandato a remissão de dívidas de imóveis no Centro mediante ato de compra ou venda ou alvará para fins de retrofit e a troca de adicional construtivo para empreendedores imobiliários que fizerem moradias naquela parte da cidade, medidas que buscarão incentivar a regeneração urbana da área central do Recife. Também destacou programas como Protec e Embarque Digital, que serão fortalecidos nos próximos anos para seguir garantindo a formação de mão de obra qualificada para atuar nas áreas do mercado de trabalho mais demandadas na capital pernambucana.

“Quando a gente faz um programa de formação técnica, de curso profissionalizante e de curso superior, fazendo diálogo com o mercado de trabalho para entender quais são as demandas para a gente formar capital humano, e a gente coloca mais de R$ 50 milhões nessa área, a gente mostra que ou o Recife entende a necessidade de formação de capital humano, ou não teremos competitividade. E esse caminho começa na creche e vai até o primeiro emprego, e em cada área dessa a gente busca ter um dever de casa bem-feito. Isso demanda muita gestão e capacidade de execução”, declarou.

Ministros Silvio Costa Filho e Rui Costa, ao lado do governador Jerônimo, anunciam nova hidrovia do São Francisco

O ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, anunciou na manhã desta segunda-feira (23), em Salvador, investimentos de mais de R$ 6 bilhões para obras do Porto de Ilhéus e de Salvador, para o aeroporto de Barreiras e a construção e expansão de duas hidrovias no estado; essa última ação com rebatimento positivo também para o estado de Pernambuco porque facilitará o escoamento da produção dos portos pernambucanos. O anúncio foi feito ao lado do também ministro Rui Costa, da Casa Civil, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

De acordo com Silvio Costa Filho, o impacto positivo das novas hidrovias será observado também na produção de portos em estados vizinhos da Bahia como Pernambuco e Ceará. O ministro deu como exemplo o escoamento da fruticultura de Petrolina, no Sertão do São Francisco pernambucano, para portos na Bahia. E também de terminais portuários cearenses para os baianos. O projeto está sendo encaminhado e será executado pela Infra SA. Os recursos para a intervenção serão captados junto à Eletrobrás.

“O Nordeste tem um déficit histórico com o modal de navegabilidade. Isso terá um impacto fundamental entre o escoamento da produção nos estados do Nordeste brasileiro, sobretudo, Pernambuco e Ceará. Vai ajudar muito na redução do custo logístico. A gente quer, dessa forma ampliar, esses investimentos em hidrovias no Brasil. Essa será a primeira hidrovia do Nordeste brasileiro, que dialoga com a sustentabilidade, com agenda ambiental e com o escoamento da produção integrando os nossos estados na agenda do desenvolvimento portuário brasileiro”, destacou Silvio Costa Filho.

Os empreendimentos anunciados na agenda da Bahia contam com recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e do Fundo da Marinha Mercante (FMM). Também estiveram presentes na cerimônia de anúncio os secretários nacionais de Portos, Alex Ávila, de Aviação Civil, Tomé Franca, de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, e do diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Antônio Gobbo.

“Hoje é um dia muito importante, estamos com a ordem de serviço, de R$ 50 milhões, para a conclusão definitiva do aeroporto de Barreiras. Este aeroporto vai fortalecer o turismo de negócios, de lazer e dar início ao plano de fortalecimento da aviação do estado da Bahia. Estamos, aqui, cuidando de aeroportos fundamentais para o estado, que ajudarão no desenvolvimento da região”, afirmou o ministro.

Silvio Costa Filho destacou também a assinatura de convênios com o Fundo da Marinha Mercante, para a construção e ampliação de hidrovias. “Ao final, serão mais de R$ 6 bilhões de investimentos, que vão gerar mais de sete mil empregos diretos, e mais indiretos, que serão fundamentais para o desenvolvimento da Bahia.”

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, elogiou o trabalho do ministro Silvio Costa Filho à frente do Ministério de Portos e Aeroportos e comemorou os investimentos feitos na Bahia. “Hoje é o dia da materialização do fortalecimento dos portos da Bahia. O ministro Silvio, com seu dinamismo, apresentou ao presidente Lula a proposta de utilizar até 30% do valor do fundo da marinha mercante para financiar os portos do país, aqueles que precisam de apoio para alavancagem, e assim está sendo destinado”.

Rui Costa comemorou, ainda, a abertura de 180 novos mercados no mundo para o Brasil, e a maior possibilidade de tráfego marítimo. “Os investimentos em infraestrutura retornaram ao país.”

Obras
No evento, foi anunciado o início das obras de dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus, que devem garantir profundidade de -10m para acesso aos navios, mantendo a agenda comercial do local. O valor do empreendimento é de R$ 20 milhões e está em fase de homologação.

O ministro também entregou as obras de dragagem do Porto de Aratu, com investimentos de R$ 50 milhões, da CS Portos, e as obras de adequação da pavimentação da retroárea do ancoradouro do Porto de Salvador. O empreendimento recebeu um reforço com concreto armado para aumentar a capacidade de suporte da pavimentação e modernização do sistema elétrico. Os investimentos são de R$ 16,71 milhões e a conclusão da obra está prevista para dezembro deste ano.

Costa Filho anunciou ainda a licitação das obras do aeroporto de Barreiras. Estão previstas a reforma e ampliação da pista de pouso e decolagem (PPD), do pátio de aeronaves e da Taxiway (pista de taxiamento do aeroporto, que permite que as aeronaves rodem para o terminal ou pista), construção do Novo Terminal de Passageiros e aquisição e instalação de equipamentos e execução de serviços complementares.

O empreendimento vai receber, por meio do Novo PAC, um aporte no valor de R$ 50 milhões, com recursos 100% da União, sem contrapartida. O prazo estimado para conclusão das obras é de oito meses.

Hidrovias
Com a aprovação de empréstimos com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) para hidrovias, será feita a construção do Terminal de Uso Privativo Bamin, no Porto Sul, em Ilhéus. O TUP faz parte do Projeto Integrado Pedra de Ferro, que conta ainda com a Mina Pedra de Ferro, em Caetité, e com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL I). O terminal vai receber investimentos de R$ 4,59 bilhões do Fundo.

Já a terceira fase do projeto de expansão do terminal do Tecon Salvador vai receber o total de 942,43 milhões do Fundo da Marinha Mercante. As obras vão garantir a construção da nova retroárea do terminal, que será contido, na sua interface com o cais, por meio de uma cortina de estacas de prancha metálicas.

“Sob orientação do presidente Lula e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, a gente tem acelerado as obras portuárias em todo Brasil tendo em vista o crescimento do país. Hoje, nós assinamos, por meio do Fundo da Marinha Mercante, investimentos cerca de R$ 6 bilhões que serão aplicados em atividades portuários.

Governadora Raquel Lyra celebra investimento de R$ 2 bilhões com instalação da primeira indústria de e-metanol do Brasil no Porto de Suape

O Estado de Pernambuco vai receber a primeira indústria de produção de e-metanol do Brasil, a ser instalada no Complexo Industrial Portuário de Suape. O contrato foi firmado entre o Governo do Estado e a empresa European Energy, nesta segunda-feira (23), durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, a governadora Raquel Lyra assinou o termo e anunciou a instalação da planta em Suape, numa área de 10 hectares, com estimativa de R$ 2 bilhões em investimentos. A chegada da companhia marca mais um passo para o desenvolvimento de uma economia limpa em Pernambuco e tem previsão de gerar 250 empregos diretos e mais 15 mil indiretos.
“A atração de um investimento deste volume representa um grande diferencial competitivo para Pernambuco. Iremos sediar a indústria da European Energy em razão da nossa posição geográfica, da oportunidade que existe no Porto de Suape, da geração de biocombustível e do potencial de produção de energia eólica e solar, em Pernambuco e no Nordeste como um todo. Então o Governo de Pernambuco dialoga com a economia do futuro para gerar emprego para a nossa população durante a construção do empreendimento e depois do funcionamento, posicionando Pernambuco de maneira pioneira na produção de e-metanol”, ressaltou Raquel Lyra.
 
Quando estiver em funcionamento, serão 40 postos fixos de trabalho, com efeito multiplicador na cadeia de fornecedores locais. Pelo cronograma estabelecido, o projeto básico será apresentado até 30 de abril de 2025, e as obras terão início seis meses depois, com a concessão das licenças ambientais.
O Deputy CEO da European Energy, Jens-Peter Zink, afirmou que a instalação da planta em Pernambuco faz parte da estratégia global da empresa. “Este projeto faz parte de nossa estratégia de internacionalização. Trazemos a expertise dinamarquesa no desenvolvimento, construção e operação de projetos de descarbonização. Acreditamos que o país reúne todas as condições para consolidar-se como protagonista na transição energética mundial”, enfatizou.
 
As obras terão início em outubro do próximo ano, e a unidade começa a funcionar em julho de 2028 no terreno localizado nas proximidades do Estaleiro Atlântico Sul. Também conhecido como metanol verde, o e-metanol é obtido de fontes renováveis e livre de emissões poluentes, sobretudo quando é produzido a partir de uma matriz de hidrogênio verde.
Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, os investimentos em energia verde correspondem ao compromisso firmado pela atual gestão. “A chegada da European Energy valida a nossa estratégia de transição energética e atração de investimentos na cadeia do hidrogênio verde. Estamos focados nos empreendimentos que têm viabilidade no presente, compromisso real firmado e capacidade de atrair novos negócios da mesma cadeia produtiva”, disse.
 
O projeto idealizado pela European Energy para Suape seguirá o modelo da moderna planta que está sendo comissionada na Dinamarca, um dos países mais sustentáveis do continente europeu. A estimativa é de que 100 mil toneladas de e-metanol sejam movimentadas por ano no atracadouro pernambucano, o sexto porto público mais movimentado do Brasil.
O diretor-presidente do Complexo de Suape, Marcio Guiot, pontua que este é um marco importante para o setor. “O anúncio de hoje marca um divisor de águas para Pernambuco e para o Complexo de Suape. É um investimento de porte que consolida a política de descarbonização do território, para ofertar ao mercado marítimo combustível de fontes limpas, com impacto bastante positivo no transporte de carga por navios. A planta da European Energy vai projetar Suape para um novo patamar de desenvolvimento sustentável. É um grande passo para a consolidação do nosso porto no país e no mundo”, comemorou.
 
De origem dinamarquesa, a corporação tem operações de geração renovável, solar e eólica, consolidadas em Pernambuco e na Paraíba, além de um portfólio de ativos em desenvolvimento. “A planta de metanol verde de Suape reforça nossa importante parceria com o Governo de Pernambuco e consolida a atuação da empresa no setor de combustíveis renováveis. O projeto expandirá nosso portfólio no estado, onde já realizamos investimentos em ativos de geração renovável. Não é por acaso que escolhemos Recife como sede da empresa no país”, disse o vice-presidente da European Energy para América Latina, Thiago Arruda.
 
A European Energy já estabeleceu parceria com a empresa A. P. Moller-Maersk, também de origem dinamarquesa, para abastecimento dos novos navios da holding à base de e-metanol. A holding é uma das maiores companhias de transporte marítimo do mundo e, por meio de sua subsidiária APM Terminals, está construindo um novo terminal de contêineres em Suape, que será o primeiro 100% eletrificado da América Latina. Em obras desde fevereiro de 2024, a nova planta deverá começar a operar no segundo semestre de 2026, prevendo investimentos de R$ 1,6 bilhão.
Fundada em 2004, a European Energy dispõe de 23 escritórios espalhados em 18 países, contando com 813 colaboradores de 43 nacionalidades. No Brasil, a empresa tem dois projetos operacionais no Nordeste: o Complexo Eólico Ouro Branco e Quatro Ventos, nos municípios pernambucanos de Macaparana e Poção, com capacidade de produzir 94 MW; uma planta solar em Coremas, na Paraíba, de 93 MW, e diversos projetos solares e eólicos em desenvolvimento em outros estados do Brasil.
 
Participaram do evento o secretário estadual Fernando Holanda (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, o diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial de Suape, Arthur Neves, e o empresário Eduardo Monteiro.

Sileno Guedes recebe homenagem pela destinação de recursos ao Hospital de Câncer

Deputado encaminhou R$ 100 mil em emendas parlamentares para contribuir com a aquisição de insumos

O deputado Sileno Guedes (PSB) recebeu, nesta segunda-feira (23), uma homenagem do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), no Recife. A honraria foi um reconhecimento à contribuição do político com a melhoria dos serviços da unidade de saúde, materializada na destinação de R$ 100 mil em emendas parlamentares. Uma placa comemorativa foi descerrada e será afixada no local como forma de dar transparência para pacientes e funcionários sobre a origem e o uso desses recursos públicos.

Sileno, que é vice-presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), tem feito um mandato atuante nessa área. Uma das iniciativas é a Blitz da Saúde, série de fiscalizações que já passou por hospitais públicos como o Agamenon Magalhães e o Otávio de Freitas, no Recife, e o Regional Dom Moura, em Garanhuns. Outra frente de trabalho é a destinação de recursos para instituições públicas e filantrópicas. A emenda de Sileno para o HCP, por exemplo, já teve programação financeira aprovada pelo Governo de Pernambuco e será utilizada na aquisição de insumos para o hospital.

“Este momento simboliza o esforço que a direção do hospital faz para que esta instituição permaneça e preste melhores serviços. E é muito importante essa forma transparente com que essa solenidade é feita para que todos possam perceber isso. Fico feliz de participar desse esforço coletivo e coloco meu mandato à disposição, assumindo o compromisso de continuar prestando a nossa colaboração. E cada cidadão pode conhecer a grandeza deste trabalho e se envolver na ajuda a esse hospital”, afirmou Sileno.

A cerimônia foi conduzida pelo superintendente geral do HCP, Sidney Neves, e também teve a participação de outros membros da bancada do PSB na Câmara dos Deputados e na Alepe.

Promotor afirma que existem fatos que podem causar a cassação das candidaturas de Irlando e Eliete em Santa Cruz da Baixa Verde.

Promotor afirma que existem fatos que podem causar a cassação das candidaturas de Irlando e Eliete em Santa Cruz da Baixa Verde.

O parecer do Ministério Público destacou na Ação de investigação judicial eleitoral por abuso de poder econômico e político: “Não há dúvida de que os fatos, objeto da AIJE, se comprovados, são graves e tem o potencial de cassar o registro de candidatura e declarar a inelegibilidade dos representados.”

O processo de número 0600327-54.2024.6.17.0071 segue concluso para despacho do Juiz Eleitoral.

Márcia Conrado celebra avanços na zona rural e promete mais desenvolvimento

A prefeita e candidata à reeleição, Márcia Conrado, teve mais um domingo especial na zona rural de Serra Talhada, com agendas movimentadas por diversas comunidades. Acompanhada de seu vice, Faeca Melo, e de lideranças locais, Márcia iniciou as atividades em Cacimbinha, onde conversou com moradores e ouviu de perto as demandas da população.

“É sempre muito bom voltar a essa região e ser acolhida de forma tão calorosa pelo povo. Isso me motiva a continuar cuidando bem da nossa cidade e trabalhando para desenvolver ainda mais Serra Talhada, sempre em parceria com a nossa população”, declarou a prefeita durante o evento.

Márcia destacou as conquistas já alcançadas no distrito de Caiçarinha, como a pavimentação de sete ruas e a reforma da Escola Imaculada Conceição, além de reforçar seu compromisso de continuar investindo no desenvolvimento da zona rural. Segundo a prefeita, a parceria com os moradores é fundamental para o crescimento contínuo da região e de todo o município.

DataTrends: Luciano Torres alcança 88% dos votos válidos e lidera com destaque em Ingazeira

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada nesta segunda-feira (23), mostra o prefeito candidato a reeleição, Luciano Torres, liderando com expressiva vantagem na disputa pela reeleição Prefeitura de Ingazeira.

Na pesquisa espontânea, Luciano Torres aparece com 81% das intenções de voto, contra 11% de Alcineide Professora. Não sabe/não respondeu 8%.

Na estimulada, Luciano Torres aponta 81%, seguido por Alcineide Professora com 11%. Brancos e nulos 3% e não sabe/não respondeu 5%.

Em votos válidos, Luciano Torres tem 88% e Alcineide Professora 12%.

Potencial de Voto de Alcineide Professora – Votaria com certeza (11%), poderia votar (4%), não votaria de jeito nenhum (79%), não conhece o suficiente (5%) e não sabe ou não respondeu (1%).

Potencial de Voto de Luciano Torres – Votaria com certeza (81%), poderia votar (4%), não votaria de jeito nenhum (13%), não conhece o suficiente (1%) e não sabe ou não respondeu (1%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Luciano Torres é aprovado por 90% e rejeitado por 7% da população de Ingazeira. Não sabe/não respondeu 3%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-08909/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 17 e 18 de setembro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Waldemar intensifica campanha em Amaraji, Tracunhaem e Machados no final de semana

O deputado federal Waldemar Oliveira turbinou campanhas em três municípios no final de semana participando de eventos como caminhadas e comícios reunindo grande número de pessoas apoiando os candidatos aliados.

Em Amaragi, candidato a prefeito, Araújo, do Avante, mobilizou uma multidão em uma caminhada que se transformou em comício, onde apoiadores seguiram em um ato que consolidou a força da campanha de Araújo. O evento tingiu as ruas de Amaraji de laranja, cor símbolo do candidato, reforçando o entusiasmo da população local.

Na Mata Norte, em Tracunhaem, o deputado Waldemar, ao lado do presidente do Avante, Sebastião Oliveira e do candidato a prefeito pelo PSB, Belarmino Vasques (Belo) fizeram a cor azul tomar conta em uma caminhada de 5 km pelas ruas da cidade culminando com um grande comício que teve a participação da chapa dos candidatos a vereadores do 40.

Na região das bananas, em Machados, foi ao lado do candidato a reeleição, Juarez da Banana que o deputado participou também de caminhada de 4 km pelas ruas e em seguida falou para a população em cima da carroceria de um caminhão acompanhado do deputado estadual Jarbas Filho. Waldemar relata que ficou muito animado com o desempenho dos candidatos aliados e que vem mais maratona por aí.

“Estou muito feliz por estar novamente ao lado do povo que vem consolidando nossos aliados como preferenciais na disputa dos municípios. Nesta reta final vamos acelerar nossa caminhada para visitar o maior número de cidades possível e alavancar a candidatura dos nosso prefeitos, tando do Avante, como dos partidos aliados”, destacou Waldemar Oliveira.