Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Em encontro com artistas, João Campos destaca ações para o EduCultura

Entre os eixos do programa está a formação cultural de professores, a integração de mestres da cultura nesta formação e na sala de aula com os alunos, e a criação de um Festival cultural e educacional na rede de ensino do Recife

O candidato à reeleição para a Prefeitura do Recife, prefeito João Campos (PSB), reuniu-se nesta terça-feira (24) com artistas e representantes de diversos segmentos da cultura da cidade, em um encontro que reforçou a importância da área para o desenvolvimento social e econômico da capital pernambucana. O ato, realizado no Comitê da Frente Popular, contou com a participação de pessoas ligadas a diversas formas da arte e teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a gestão municipal e o setor cultural para os próximos quatro anos. O candidato a vice-prefeito na coligação, Victor Marques (PCdoB), também participou do evento. João aproveitou o encontro para anunciar o EduCultura e outros compromissos.

“A gente assumiu a Prefeitura em um momento difícil, na pandemia, e a gente sabia que tinha que fazer o dever de casa. A cultura foi um dos setores que mais sofreu. Trabalhei firme no que estava ao nosso alcance para a área, mas estou aqui hoje para reafirmar aquilo que precisa ser feito. Assumir um compromisso com vocês”, disse João. Vamos criar o Programa EduCultura, com base em três eixos. Um é a formação cultural para nossos professores, o outro é a integração de mestres da cultura, de diversas áreas da cultura, na participação desta formação dos nossos professores e também da presença desses mestres dentro da escola pública municipal. E, por último, a criação de um Festival cultural e educacional para a participação de toda a rede”, acrescentou.

No palco do evento, representando as diversas áreas da cultura, falaram Nivaldo Junior, Fabiana Pirro, Carla Valença, Lucas dos Prazeres, Caio Braz, Luna Vitrolira e Maestro Spok, entre outros. Ainda durante o encontro, João Campos garantiu a requalificação de espaços e equipamentos de cultura, destacou a importância da cultura como ferramenta de transformação social e geração de renda, citando exemplos como o Carnaval, do São João e do Ciclo Natalino, que movimentam a economia da cidade e atrai turistas do mundo todo. “E tudo isso que a gente vem apresentar a vocês será na base do diálogo, da conversa com vocês”, acrescentou.

Também presente ao encontro, o candidato a vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB), destacou a importância da cultura como força transformadora e reforçou o compromisso da gestão com o setor. “Essa grande reunião com os fazedores e fazedoras de cultura, além de um momento político muito importante para nossa campanha, reflete o caminho que a gente trilhou para chegar até aqui,  com a contribuição de cada um e de cada uma que veio aqui hoje. João, você conseguiu fazer um time que teve a capacidade de ouvir. Eu acredito na capacidade que a Cultura tem de transformar e dar pertencimento a quem vive na cidade e a quem está no território. E vocês terão em mim mais um canal na Prefeitura, alguém que estará com a porta sempre aberta para vocês”, disse Victor Marques.

Participaram ainda a ministra Luciana Santos, a senadora Teresa Leitão (PT), o deputado estadual Waldemar Borges (PSB), secretários municipais, candidatos a vereador, lideranças comunitárias, entre outros.

Zirleide Monteiro deixa disputa em Arcoverde

Do Blog Falando Francamente

Após quatro candidatos a vereador do Partido Progressista renunciarem às suas candidaturas, hoje (24) foi a vez da ex-vereadora Zirleide Monteiro abrir mão de sua candidatura à Câmara de Arcoverde.

A decisão deve provocar uma implosão da legenda devido ao não cumprimento da Lei das Cotas de gênero previsto pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que exige que partidos assegurem o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidaturas de cada sexo.

No início da tarde desta terça-feira, a ex-vereadora esteve no Cartório Eleitoral da 57ª Zona, quando assinou seu pedido de renúncia à candidatura pela chapa do Partido Progressista.

Segundo fontes, ela disse discordar da forma como a campanha do PP vinha sendo conduzida na cidade, sem apoio da legenda quanto ao fundo eleitoral e o privilégio que algumas candidaturas estavam tendo.

Com a saída de Zirleide Monteiro da disputa eleitoral, agora o Partido Progressista fica apenas com os candidatos masculinos: Everaldo Lira, Paulinho Wanderley, Bolinho, Jarbas Oliveira e Romero Pacheco. Sem a presença feminina na chapa, agora o PP torna-se inviável legalmente para disputar o pleito de 6 de outubro próximo.

Antes de Zirleide, renunciaram às candidaturas o ex-secretário de Saúde, Isaac Sales; a ex-secretária Executiva de Saúde, Telma Jeane; Junior Mendes e Nayara Siqueira. Todos disputavam uma vaga na Casa James Pacheco pela legenda progressista, mas alegaram falta de apoio partidário para prosseguirem com a campanha. A renúncia não tem volta legal, é fato consumado.

 

Alepe anuncia vacância de cadeira e dá posse ao suplente Júnior Matuto

O Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, comunicou ao Parlamento, nesta terça-feira (23.09), em sessão plenária, a vacância do cargo de deputado estadual ocupado pelo ex-deputado José Patriota, falecido no último dia 17.09.2024. Em seguida, convocou o suplente para ocupar a vaga.

Após a sessão, o Presidente da Alepe deu posse ao suplente de Deputado Estadual Junior Matuto, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

O encaminhamento da Presidência da Alepe se deu a partir de requerimento formulado pelo PSB, reivindicando a convocação do suplente Junior Matuto. A solicitação socialista se fundamenta no fato de o suplente Davi Muniz ter se desfiliado, espontaneamente, da agremiação partidária.

No requerimento, o PSB ressalta que, conforme entendimento pacífico do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o mandato parlamentar pertence ao partido político pelo qual o candidato Davi Muniz fora eleito.

O pedido da sigla socialista foi apresentado nesta terça-feira, 24/09/2024, véspera da reunião em que a comunicação da vacância seria feita ao plenário.

Diante da solicitação do PSB, o presidente Álvaro Porto encaminhou o requerimento à Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa, que apresentou parecer opinando pelo acolhimento das razões expostas pela legenda socialista.

A Procuradoria Geral ratificou o entendimento do TSE no sentido de que, conforme a jurisprudência pátria, o mandato parlamentar pertence ao partido político pelo qual o candidato fora eleito, e que, no caso em concreto, houve, de fato, o pedido de desfiliação do suplente Davi Muniz, que ingressou nos quadros do PSD.

Além disso, a Procuradoria ressalta que, nos autos do Recurso Ordinário Eleitoral n.º 1150 (0600569-66.2023.6.17.0000), através do qual o suplente Davi Muniz buscava obter o direito de assumir a vaga ocupada pelo Deputado Jarbas Filho, em virtude da desfiliação partidária deste, o TSE já tinha se posicionado contrariamente ao pleito de Davi Muniz.

Através de decisão da lavra do eminente Ministro Raul Araújo, em acompanhamento ao parecer do Vice Procurador Geral Eleitoral, o TSE se manifestou expressamente a respeito da condição do suplente Davi Muniz, adotando o entendimento de que “ao se desfiliar do PSB, partido pelo qual figurou como primeiro suplente (condição que lhe confere mera expectativa de direito de eventualmente exercer o mandato), Davi Bernardo Muniz se desqualificou para assumir a titularidade do cargo em caso da necessidade de suplência”.

Assim, acolhendo o parecer da Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa, e em respeito ao já deliberado pela colenda Justiça Eleitoral, o Presidente Álvaro Porto realizou a convocação do suplente de Deputado Estadual Junior Matuto para tomar posse e ocupar a vaga aberta em decorrência do lamentável passamento do ex-deputado José Patriota.

Missa de Sétimo Dia de José Patriota

A Associação Municipalista de Pernambuco convida a todos para a Missa de Sétimo Dia de José Coimbra Patriota Filho, presidente de honra da Amupe. A cerimônia acontecerá nesta, terça-feira, 24 de setembro, a partir das 19h, na Igreja Matriz de Casa Forte – Rua Gerônimo de Albuquerque, 256, Recife – PE

Exatta: Rita tem 42,25% e Pollyanna, 41,75%

Quadro configura empate técnico

Com apenas duas candidatas na disputa, o município de Sertânia registrou um empate técnico nas intenções de voto.

É o que apontam os dados levantados pelo Instituto Exatta Estratégia e Pesquisa, divulgados em parceria com o Diário de Pernambuco.

Na simulação estimulada, quando são apresentados os nomes das candidatas, Rita (PSB) aparece à frente com 42,25%, enquanto Pollyanna Abreu (PSDB) soma 41,75%. A diferença de apenas 0,5% entra na margem de erro de 4,9% para mais ou para menos.

Brancos e nulos somam 4,75%, e 11,25% não sabem ou não responderam.

Considerando apenas os votos válidos do cenário estimulado, Rita registra 50,03%, contra 49,7% de Pollyanna Abreu.

Em outro cenário estimulado, desta vez apresentando também o nome dos candidatos a vice, Rita aumenta a diferença, somando 44,5%, contra 40,25% de Abreu. No entanto, os dados ainda revelam empate técnico. Brancos e nulos somam 5,25%, e 10% não sabem ou não responderam.

A pesquisa, contratada pelo Diário de Pernambuco, foi realizada entre os dias 08 e 11 de setembro de 2024, quando foram entrevistados 400 eleitores, o que assegura uma margem de erro de 4,9% para mais ou para menos, com um nível de confiança estimado em 95%, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE 01354/2024.

A soma dos percentuais poderá ultrapassar 100%, em virtude do arredondamento ocorrido no processamento eletrônico do SPSS – Statistical Package for Social Sciences ou Múltiplas Respostas para a Pergunta.

Espontânea

No cenário espontâneo, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Pollyanna toma a frente, sendo citada por 40,25% dos entrevistados, enquanto Rita foi lembrada por 38,75%. Com a margem de erro, os dados seguem apontando empate técnico.

Outros nomes que não participam do pleito também foram citados, como o atual prefeito  ngelo Ferreira (2,75%); Paulo Henrique (0,5%); Diana (0,25%); e Gilson (0,25%).

4,25% dos entrevistados declararam voto nulo ou branco, e 17% não sabem ou não responderam.

Rejeição

Pollyanna Abreu é o nome mais rejeitado pelos entrevistados, com 40,25%, enquanto Rita aparece com 38,75% – mais um empate técnico. 10% dos entrevistados não rejeitam nenhum candidato. 12,75%% não sabem ou não responderam.

Atual gestão

De acordo com a pesquisa, 61,6% dos entrevistados aprovam a gestão do prefeito  ângelo Ferreira. 32,1% desaprovam seu governo. 20,8% apontaram que o mandato foi regular, e 2,8% não souberam responder.

A governadora Raquel Lyra (PSDB) tem a aprovação de 52,8% dos eleitores de Sertânia, e é rejeitada por 33,8%. 13,5% não souberam responder.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 83,8%, com 13,5% desaprovando seu terceiro governo. 2,8% não souberam responder.

Dr. George confirma vinda de Pedro Campos para São José do Egito

O deputado federal por Pernambuco, Pedro Campos tem agenda confirmada para São José do Egito, nesta quarta (25). Será a primeira vez nesta campanha eleitoral que um nome de peso do partido participará de evento público, na Terra da Poesia.

Pedro Campos já esteve com George em alguns encontros, porém, dessa vez o deputado participará de uma caminhada no Bairro Borja, na noite de quarta, junto ao candidato do seu partido Dr. George, sua vice Roseane, candidatos a vereador e lideranças locais.

O evento está programado para as 19 horas e deverá reunir toda militância e a população em geral, reforçando o apoio ao nome de George, nesta reta final de campanha. Da Assessoria

DataTrends: Eduarda Gouveia lidera com 33% dos votos válidos em Carpina

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada nesta terça-feira (24/09), mostra a candidata Eduarda Gouveia, liderando a disputa pela eleição da Prefeitura de Carpina.

Na pesquisa espontânea, Eduarda Gouveia e Joaquim Lapa aparecem empatados com 23% das intenções de voto, contra 13% de Aldinho Botafogo, 12% de Bruno Ribeiro e 1% de Sandra Ramos. Não sabe/não respondeu 28%.

Na estimulada, Eduarda Gouveia sobe para 29%, seguida por Joaquim Lapa com 26%, Aldinho Botafogo com 17%, Bruno Ribeiro com 15% e Sandra Ramos com 2%. Brancos e nulos 4%. Não sabe/não respondeu 7%.

Em votos válidos, Eduarda Gouveia tem 33%, Joaquim Lapa 29%, Aldinho Botafogo 19%, Bruno Ribeiro 17% e Sandra Ramos com 2%.

Potencial de Voto de Aldinho Botafogo – Votaria com certeza (19%), poderia votar (12%), não votaria de jeito nenhum (58%), não conhece suficiente (6%) e não sabe ou não respondeu (5%).

Potencial de Voto de Bruno Ribeiro – Votaria com certeza (16%), poderia votar (15%), não votaria de jeito nenhum (59%), não conhece suficiente (5%) e não sabe ou não respondeu (5%).

Potencial de Voto de Eduarda Gouveia – Votaria com certeza (29%), poderia votar (13%), não votaria de jeito nenhum (48%), não conhece suficiente (6%) e não sabe ou não respondeu (4%).

Potencial de Voto de Joaquim Lapa – Votaria com certeza (25%), poderia votar (12%), não votaria de jeito nenhum (54%), não conhece suficiente (4%) e não sabe ou não respondeu (5%).

Potencial de Voto de Sandra Ramos – Votaria com certeza (1%), poderia votar (2%), não votaria de jeito nenhum (52%), não conhece suficiente (32%) e não sabe ou não respondeu (13%).

Avaliação da Gestão – O governo do prefeito Manuel Botafogo é aprovado por 46% e rejeitado por 47% da população de Carpina. Não sabe/não respondeu 7%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-09870/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 20, 21 e 22 de setembro.

POOL DE VEÍCULOS – A Pesquisa DataTrends é divulgada por um pool de blogs composto por Alberes Xavier, Edmar Lyra, Edenevaldo Alves, FalaPE, Finfa, Giro Mata Norte, Silvinho, Roberto Gonçalves, Pernambuco Urgente, Roberto Almeida, Didi Galvão e Bocão.

Coluna do Finfa

Hoje – Nesta terça-feira (24) a candidata à reeleição Márcia Conrado, tem um encontro especial no Maria ‘s Concha, às 19 horas, com as mulheres serratalhadenses. “Será um momento para conversarmos de perto, em que vou compartilhar tudo o que já fizemos e o que ainda queremos fazer juntas. Como mulher, sei dos desafios que cada uma de nós enfrenta, e quero estar ao lado de vocês, ouvindo e construindo soluções. Vamos juntas? Conto com a presença e o carinho de cada uma de vocês para esse encontro tão importante”, escreveu Márcia nas suas redes sociais.

Reconhecimento – Eleito quatro vezes consecutivas, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) recebeu, na manhã desta segunda-feira, um reconhecimento pelos trabalhos em prol do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP). Ao lado de outros parlamentares estaduais e federais do PSB, Diogo foi homenageado com o descerramento de uma placa na sede da unidade hospitalar, localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife. Todos os deputados que apoiaram o hospital através de emendas parlamentares também terão uma placa afixada na parte interna do HCP.

Cassação de candidaturas – Promotor afirma que existem fatos que podem causar a cassação das candidaturas de Irlando e Eliete em Santa Cruz da Baixa Verde. O parecer do Ministério Público destacou na Ação de investigação judicial eleitoral por abuso de poder econômico e político: “Não há dúvida de que os fatos, objeto da AIJE, se comprovados, são graves e têm o potencial de cassar o registro de candidatura e declarar a inelegibilidade dos representados.” O processo de número 0600327-54.2024.6.17.0071 segue concluso para despacho do Juiz Eleitoral.

Na frente  – Nova pesquisa realizada pelo Instituto Conecta e divulgada com exclusividade pelo Blog Ponto de Vista, nesta segunda-feira (23/09) sobre a disputa pela Prefeitura de Custódia aponta larga vantagem de Manoel Messias sobre Luciara de Nemias. Levando em consideração os votos válidos no cenário estimulado, Manoel Messias  figura com 62% e Luciara com 38%. A pesquisa também aferiu a avaliação da gestão do prefeito Manuca. De acordo com o levantamento 64% aprovam a sua gestão, enquanto que 27% desaprovam. Não sabe/não respondeu 9%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE 03145/2024, ouviu 400 eleitores entre os dias 13 e 14 de setembro. O levantamento assegura um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 4,90%.

Encontro – A chapa governista de Itapetim, Aline e Chico de Laura, acompanhados do prefeito Adelmo Moura, candidatos a vereador e lideranças políticas, estarão nesta terça-feira (24), no Sítio Gameleira, para mais uma grande festa de apoio à nação 40. “A partir das 18:40 horas na casa de Nego e Fia, ao lado do Campo de Futebol de Neneco, teremos uma noite muito especial, para conversar com a nossa gente e reafirmar o nosso compromisso com a continuidade do progresso de Itapetim”, disse a candidata a prefeita Aline.
Frase“Quando você decidiu ser o prefeito do Recife, nós sabíamos que seria um grande professor e que ia abrir uma grande escola para todos nós, jovens políticos”. (Ministro do Turismo, Celso Sabino, ao participar ontem de caminhada pelas ruas da capital pernambucana, ao lado do prefeito e candidato à reeleição João Campos).

Pesquisas para divulgar – Nesta quarta-feira (25) o Blog do Finfa, divulga com exclusividade às 10 horas, os números da pesquisa Data Trends, sobre a corrida eleitoral nas cidades de Cabrobó e Brejinho. As pesquisas foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral com os números PE-09515/2024 – PE-06549/2024, respectivamente. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%.

Você sabia? – Que o candidato a vereador pela oposição de Brejinho, Palito de Zuadinha (Solidariedade), anunciou oficialmente sua desistência da corrida eleitoral e declarou apoio a reeleição do prefeito Gilson Bento. A decisão foi celebrada no palco do grande comício realizado neste último domingo, dia 22 de setembro, no povoado de Lagoinha.

Disse“São duas ações que vão ajudar a transformar a região de Peixinhos e adjacências, preservando o Rio Beberibe e reforçando o combate às enchentes que tanto afetam aquela população. Além disso, iniciamos a pavimentação e esgotamento sanitário e a reforma de mais de 160 moradias nas comunidades Cabo Gato e Condor, entregando dignidade às pessoas”. (Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, após publicação do edital para a contratação de uma empresa de consultoria de engenharia que será responsável pela atualização do projeto de dragagem e desassoreamento do Rio Beberibe, em Peixinhos, Olinda)

Visitou deputado – O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, esteve ontem no escritório do deputado federal majoritário no seu município, Renildo Calheiros. “Venho agradecer pelas várias obras em nosso município, em especial aos calçamentos que estão em andamento, também conversamos sobre assuntos de interesse do nosso município”, disse Zeinha.

Perguntar não ofende – Por que têm pessoas que nesse período eleitoral mudam seu comportamento habitual?

Albérico Rocha denuncia abandono da Academia das Cidades da Cohab em Iguaracy

Nesta segunda-feira (23), o candidato a prefeito de Iguaracy, Albérico Rocha (PSB), utilizou suas redes sociais para denunciar o estado de abandono da Academia das Cidades, localizada no bairro Cohab. No vídeo divulgado, Albérico lamenta a situação de descaso com um dos maiores parques públicos da cidade, ressaltando a importância histórica do espaço e a falta de manutenção pela atual gestão.

“Estamos aqui na Academia das Cidades, um dos maiores parques de Iguaracy. Na inauguração dessa academia, tivemos a presença de pessoas ilustres, como o nosso eterno governador Eduardo Campos, que nos presenteou, através da Secretaria das Cidades, com esse empreendimento. Na época, foi feito para valorizar o bairro da Cohab, trazendo um equipamento público como esse para oferecer à população o que tínhamos de melhor”, afirmou Albérico no vídeo.

Ele destacou que o parque, que conta com pista de cooper, mesas de recreação e uma quadra, deveria ser um ponto de encontro e lazer para a população, mas atualmente se encontra em estado de abandono. “Infelizmente, o que vemos aqui é um abandono: vidro quebrado, plástico jogado e frases escritas nas estruturas. O local foi entregue ao descaso, até a quadra, que tivemos tanto cuidado em construir”, criticou.

Albérico também expressou sua decepção com a falta de zelo com um equipamento público que poderia estar servindo para tirar jovens das drogas e oferecer um espaço seguro para práticas esportivas. “Dói no coração ver que o equipamento que poderia estar sendo tão aproveitado está entregue às drogas e às pichações”, afirmou.

O candidato ainda fez um apelo para a mudança da situação, reforçando a necessidade de resgatar o compromisso com o desenvolvimento de Iguaracy. “Para que isso mude, é preciso resgatar o PSB. Nesses últimos oito anos, o que foi feito aqui em Iguaracy, com certeza, teve a mão do PSB. E, desta vez, quem está representando esse número sou eu. Peço o apoio de vocês, para juntos fazermos essa mudança e termos mais respeito com os equipamentos públicos”, concluiu.Da Assessoria

Pernambuco é anunciado como primeiro território a participar de laboratório da ONU em investimentos internacionais verdes e justos

Anúncio foi feito no último fim de semana, durante Cúpula do Futuro, graças à maturidade dos projetos governamentais pernambucanos em transição energética

O estado de Pernambuco tornou-se o primeiro e único território do mundo a participar do laboratório de transição energética verde e justa da Organização das Nações Unidas (ONU). O Case Pernambuco para o “Finance for Just and Green Energy Transition Laboratory” (FJGET-LAB, na sigla em inglês) foi lançado neste sábado (21), em Nova Iorque (EUA), durante evento da ONU – Summit of the Future (Cúpula do Futuro da ONU). O convite é um reconhecimento da efetividade das ações para Transição Energética Verde e Justa desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco.

A governadora Raquel Lyra comemorou o reconhecimento internacional. “Para nós, do Governo de Pernambuco, sustentabilidade é coisa séria e uma das nossas prioridades. Queremos crescer economicamente, mas de forma ambientalmente consciente. Recebemos esse anúncio com a alegria de quem está trilhando o caminho certo para entregar um estado muito melhor às futuras gerações”, afirmou.

“No último sábado, consolidamos Pernambuco como único estado no mundo a participar do primeiro Laboratório da ONU de finanças sustentáveis para a transição energética justa e verde (FJGET-LAB) a nível global. Esta iniciativa promete alavancar o nosso processo de atração de investimentos para a promoção dessa nova economia regenerativa em Pernambuco”, pontuou Ana Luiza Ferreira, secretária estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas).

O FJGET-LAB é uma iniciativa que reúne agências da ONU (UNCDF e PNUD), bancos multilaterais e nacionais de desenvolvimento (BID, Banco Mundial, BNDES), fundos soberanos, governos nacionais, universidades e think thanks, com o objetivo de criar novas arquiteturas financeiras que possam reduzir riscos e facilitar o investimento privado de forma ágil e em larga escala dentro do eixo de transição energética verde e justa. O evento está sendo apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS) e Blend Institute.

O laboratório foi idealizado especialmente para a América Latina e Caribe, que concentram boa parte do potencial de produção energética renovável no mundo. No entanto, a região enfrenta desafios significativos na expansão destes investimentos, devido à falta de quadros estruturados para financiamento justo e verde.

Os investimentos globais em tecnologias de transição energética atingiram um máximo recorde de US$ 1,3 trilhões em 2022, mas é necessário muito mais para atingir as metas do Acordo de Paris, estabelecido em 2015. Para que o aquecimento global cresça até 1,5°C, como prevê a meta, os investimentos anuais deverão quadruplicar.

“Queremos trazer esses investimentos para Pernambuco e por isso estamos com o braço de capital para o desenvolvimento da ONU (UNCDF), além de outras organizações internacionais. O Case Pernambuco será estudado por essas instituições para mobilizar finanças privadas a investir em projetos que acelerem o processo de transição energética, sobretudo fazendo com que esse processo cada vez mais fomente desenvolvimento econômico e social para o nosso Estado”, afirmou o secretário-executivo de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec), Guilherme Sá.

Dentro do escopo do FJGET-LAB, haverá quatro objetos de investimentos distintos: Indústrias verdes; Indústrias Correlatas e de Apoio; Condições de Fatores Habilitantes (infraestrutura, energia, logística, trabalho, etc); e Condições para Desenvolvimento Territorial.

Até 2027, o modelo piloto pernambucano fornecerá uma espécie de base crítica para desenvolver uma solução financeira global replicável e ampliada para permitir essa transição justa e verde também em outros territórios.

MULHERES NAS FINANÇAS – A comitiva pernambucana que está em Nova Iorque (EUA) também foi incumbida de representar o estado no lançamento da Plataforma Global de Mulheres Líderes em Finanças Verdes e Justas (Women in Finance – Global Leaders Platform), evento paralelo à Cúpula do Futuro.

A governadora Raquel Lyra foi convidada a participar como palestrante na primeira sessão do diálogo de alto nível do evento, mas devido a compromissos previamente agendados, não compareceu. Ela enviou como representante oficial a secretária Ana Luiza Ferreira.

A iniciativa é liderada por mulheres líderes em finanças globais e que desenvolvem projetos para acelerar o financiamento de políticas de transição justa e climática com igualdade de gênero em escala.

Os principais objetivos desta plataforma são reconhecer as contribuições de mulheres líderes em finanças climáticas e de desenvolvimento, lançar um chamado à ação para promover uma ampla gama de soluções financeiras que apoiem os países em desenvolvimento na implementação de uma transição energética justa e verde, com foco na equidade de gênero.

Compõem a delegação de Pernambuco a secretária Ana Luiza Ferreira; o secretário-executivo Guilherme Sá (Sdec); a secretária-executiva da Secretaria de Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri), Rayane Aguiar; a secretária-executiva de Sustentabilidade, Karla Godoy (Semas); e o secretário-executivo de Meio Ambiente, Walber Santana (Semas).