Entre os eixos do programa está a formação cultural de professores, a integração de mestres da cultura nesta formação e na sala de aula com os alunos, e a criação de um Festival cultural e educacional na rede de ensino do Recife
O candidato à reeleição para a Prefeitura do Recife, prefeito João Campos (PSB), reuniu-se nesta terça-feira (24) com artistas e representantes de diversos segmentos da cultura da cidade, em um encontro que reforçou a importância da área para o desenvolvimento social e econômico da capital pernambucana. O ato, realizado no Comitê da Frente Popular, contou com a participação de pessoas ligadas a diversas formas da arte e teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a gestão municipal e o setor cultural para os próximos quatro anos. O candidato a vice-prefeito na coligação, Victor Marques (PCdoB), também participou do evento. João aproveitou o encontro para anunciar o EduCultura e outros compromissos.
“A gente assumiu a Prefeitura em um momento difícil, na pandemia, e a gente sabia que tinha que fazer o dever de casa. A cultura foi um dos setores que mais sofreu. Trabalhei firme no que estava ao nosso alcance para a área, mas estou aqui hoje para reafirmar aquilo que precisa ser feito. Assumir um compromisso com vocês”, disse João. Vamos criar o Programa EduCultura, com base em três eixos. Um é a formação cultural para nossos professores, o outro é a integração de mestres da cultura, de diversas áreas da cultura, na participação desta formação dos nossos professores e também da presença desses mestres dentro da escola pública municipal. E, por último, a criação de um Festival cultural e educacional para a participação de toda a rede”, acrescentou.
No palco do evento, representando as diversas áreas da cultura, falaram Nivaldo Junior, Fabiana Pirro, Carla Valença, Lucas dos Prazeres, Caio Braz, Luna Vitrolira e Maestro Spok, entre outros. Ainda durante o encontro, João Campos garantiu a requalificação de espaços e equipamentos de cultura, destacou a importância da cultura como ferramenta de transformação social e geração de renda, citando exemplos como o Carnaval, do São João e do Ciclo Natalino, que movimentam a economia da cidade e atrai turistas do mundo todo. “E tudo isso que a gente vem apresentar a vocês será na base do diálogo, da conversa com vocês”, acrescentou.
Também presente ao encontro, o candidato a vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB), destacou a importância da cultura como força transformadora e reforçou o compromisso da gestão com o setor. “Essa grande reunião com os fazedores e fazedoras de cultura, além de um momento político muito importante para nossa campanha, reflete o caminho que a gente trilhou para chegar até aqui, com a contribuição de cada um e de cada uma que veio aqui hoje. João, você conseguiu fazer um time que teve a capacidade de ouvir. Eu acredito na capacidade que a Cultura tem de transformar e dar pertencimento a quem vive na cidade e a quem está no território. E vocês terão em mim mais um canal na Prefeitura, alguém que estará com a porta sempre aberta para vocês”, disse Victor Marques.
Participaram ainda a ministra Luciana Santos, a senadora Teresa Leitão (PT), o deputado estadual Waldemar Borges (PSB), secretários municipais, candidatos a vereador, lideranças comunitárias, entre outros.

Do Blog Falando Francamente
O Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, comunicou ao Parlamento, nesta terça-feira (23.09), em sessão plenária, a vacância do cargo de deputado estadual ocupado pelo ex-deputado José Patriota, falecido no último dia 17.09.2024. Em seguida, convocou o suplente para ocupar a vaga.



A Associação Municipalista de Pernambuco convida a todos para a Missa de Sétimo Dia de José Coimbra Patriota Filho, presidente de honra da Amupe. A cerimônia acontecerá nesta, terça-feira, 24 de setembro, a partir das 19h, na Igreja Matriz de Casa Forte – Rua Gerônimo de Albuquerque, 256, Recife – PE
Quadro configura empate técnico
O deputado federal por Pernambuco, Pedro Campos tem agenda confirmada para São José do Egito, nesta quarta (25). Será a primeira vez nesta campanha eleitoral que um nome de peso do partido participará de evento público, na Terra da Poesia.
Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada nesta terça-feira (24/09), mostra a candidata Eduarda Gouveia, liderando a disputa pela eleição da Prefeitura de Carpina.
Hoje – Nesta terça-feira (24) a candidata à reeleição Márcia Conrado, tem um encontro especial no Maria ‘s Concha, às 19 horas, com as mulheres serratalhadenses. “Será um momento para conversarmos de perto, em que vou compartilhar tudo o que já fizemos e o que ainda queremos fazer juntas. Como mulher, sei dos desafios que cada uma de nós enfrenta, e quero estar ao lado de vocês, ouvindo e construindo soluções. Vamos juntas? Conto com a presença e o carinho de cada uma de vocês para esse encontro tão importante”, escreveu Márcia nas suas redes sociais.
Reconhecimento – Eleito quatro vezes consecutivas, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) recebeu, na manhã desta segunda-feira, um reconhecimento pelos trabalhos em prol do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP). Ao lado de outros parlamentares estaduais e federais do PSB, Diogo foi homenageado com o descerramento de uma placa na sede da unidade hospitalar, localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife. Todos os deputados que apoiaram o hospital através de emendas parlamentares também terão uma placa afixada na parte interna do HCP.
Cassação de candidaturas – Promotor afirma que existem fatos que podem causar a cassação das candidaturas de Irlando e Eliete em Santa Cruz da Baixa Verde. O parecer do Ministério Público destacou na Ação de investigação judicial eleitoral por abuso de poder econômico e político: “Não há dúvida de que os fatos, objeto da AIJE, se comprovados, são graves e têm o potencial de cassar o registro de candidatura e declarar a inelegibilidade dos representados.” O processo de número 0600327-54.2024.6.17.0071 segue concluso para despacho do Juiz Eleitoral.
Encontro – A chapa governista de Itapetim, Aline e Chico de Laura, acompanhados do prefeito Adelmo Moura, candidatos a vereador e lideranças políticas, estarão nesta terça-feira (24), no Sítio Gameleira, para mais uma grande festa de apoio à nação 40. “A partir das 18:40 horas na casa de Nego e Fia, ao lado do Campo de Futebol de Neneco, teremos uma noite muito especial, para conversar com a nossa gente e reafirmar o nosso compromisso com a continuidade do progresso de Itapetim”, disse a candidata a prefeita Aline.
Você sabia? – Que o candidato a vereador pela oposição de Brejinho, Palito de Zuadinha (Solidariedade), anunciou oficialmente sua desistência da corrida eleitoral e declarou apoio a reeleição do prefeito Gilson Bento. A decisão foi celebrada no palco do grande comício realizado neste último domingo, dia 22 de setembro, no povoado de Lagoinha.
Nesta segunda-feira (23), o candidato a prefeito de Iguaracy, Albérico Rocha (PSB), utilizou suas redes sociais para denunciar o estado de abandono da Academia das Cidades, localizada no bairro Cohab. No vídeo divulgado, Albérico lamenta a situação de descaso com um dos maiores parques públicos da cidade, ressaltando a importância histórica do espaço e a falta de manutenção pela atual gestão.
Anúncio foi feito no último fim de semana, durante Cúpula do Futuro, graças à maturidade dos projetos governamentais pernambucanos em transição energética