
A Capela de São Sebastião, localizada em Algodões, distrito de Sertânia, no Sertão de Pernambuco, realizará uma Missa Solene em homenagem ao Centenário da morte do Doutor José da Rocha Carvalho, às 19h, da próxima quinta-feira (27). O evento acontecerá exatamente no dia em que ele faleceu, em 27 de março de 1925. Ele foi o primeiro médico a instalar-se naquela região, uma figura importante para a época, levou a medicina para os que mais precisavam.
No início de 1917, o Doutor José da Rocha Carvalho chega em Algodões, devido às ameaças e perseguições sofridas durante o processo da Hecatombe de Garanhuns. Foi em Algodões onde viveu seus últimos anos de vida. Seu empenho foi fundamental para que a Capela de São Sebastião fosse construída e inaugurada, em 1922, para a alegria dos moradores.
Em Algodões, ele ergueu sua residência e, por meio dos seus incansáveis esforços, construiu o primeiro posto de saúde do Sertão, que passou a dar assistência médica às pessoas mais carentes daquela região, onde muitas vezes dispensava seus próprios honorários. Contraiu tuberculose, motivo do seu falecimento, enquanto cuidava de pacientes que estavam com a doença, mas nunca recusou atendê-los. Foi sepultado no cemitério Parque das Lágrimas, em Algodões, e, em sua homenagem, recebeu uma rua com o seu nome.
Doutor José da Rocha Carvalho era conhecido por ser prestativo, realizava a medicina com cuidado e atendia seus pacientes com uma escuta atenta. Seus diversos trabalhos sociais em Algodões, o colocam com destaque na história médica, social e cultural de Sertânia, um importante município do Estado. Histórias como essas inspiram e tocam pessoas para o trabalho social e seu impacto positivo na vida dos que mais precisam. Viva Doutor José da Rocha Carvalho, viva Algodões, viva Sertânia, viva o povo e a história.
