Home » Pernambuco » Recife sedia Aula Magna do Programa Embarque Digital

Recife sedia Aula Magna do Programa Embarque Digital

A Prefeitura do Recife, em parceria com o Porto Digital, realizou nesta terça-feira (25) a Aula Magna de abertura da oitava turma do Programa Embarque Digital, com o tema “Inteligência Artificial: desafios e oportunidades em carreiras de tecnologia”. Nesta edição, serão oferecidas duas mil novas vagas, com 250 estudantes contemplados nesta primeira fase. O evento, realizado a partir das 14h no Cineteatro do Parque, tem como objetivo apresentar aos alunos os impactos e possibilidades que a Inteligência Artificial traz para o mercado de trabalho e a sociedade.

“É sempre especial pra mim participar da Aula Magna do Embarque Digital, um programa inclusivo que oferece 2 mil vagas 100% custeadas pela Prefeitura do Recife. Fico muito feliz de ter ajudado a construir essa iniciativa, que tem o diferencial de aproximar o mercado de trabalho dos estudantes de escolas públicas e da periferia, garantindo oportunidades reais. Hoje, mais de 50% dos participantes são pretos e pardos, e a presença feminina é mais que o dobro da média nacional. Isso significa formar profissionais que, com seu primeiro salário, podem superar a renda de toda a família por meio da educação”, destacou o prefeito João Campos.

A palestra principal foi conduzida por Tanci Simões, especialista em design educacional e adoção de tecnologias na educação. Além de dar as boas-vindas aos alunos, a apresentação estimulou reflexões sobre o papel da IA no desenvolvimento técnico, social, político e relacional, além das oportunidades de carreira no setor.

O evento contou ainda com a presença do secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e do próprio prefeito. A participação dessas autoridades reforça a importância do Embarque Digital e seu papel na formação de talentos na área de tecnologia.

“O programa entra agora no segundo ciclo de bolsas, com 250 novos beneficiados e mais 250 no meio do ano. Em quatro anos, teremos mais de 4 mil bolsas concedidas. Ficamos felizes com o sucesso da iniciativa, que já apresenta alta taxa de empregabilidade entre os jovens formados”, afirmou o secretário Fred Amâncio.

Carolina Albuquerque, 19 anos, foi uma das alunas presentes na Aula Magna. Ela vai cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIC e destacou a importância do programa em sua trajetória. “O Embarque Digital me oferece a oportunidade de fazer um curso superior com qualidade, algo que não seria possível na minha realidade. Estou muito feliz e motivada para embarcar nesse mundo da tecnologia”, disse.

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, ressaltou o impacto do programa na qualificação dos estudantes e na competitividade do Recife. “Esse projeto é fundamental para aqueles que não conseguiram ingressar em universidades públicas, garantindo acesso a cursos de tecnologia em instituições particulares, com bolsas integrais e auxílio para transporte. Com isso, o Recife passa a ter quase o dobro de estudantes nessa área em comparação com outras capitais, fortalecendo o ecossistema local e atraindo grandes empresas”, afirmou.

Além da palestra, a programação incluiu debates e momentos de integração entre os participantes, promovendo uma troca de ideias sobre o futuro da Inteligência Artificial e sua influência no mercado de trabalho. A Aula Magna se consolidou como uma oportunidade para que estudantes e profissionais acompanhem as principais discussões sobre tecnologia e inovação, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema digital do Recife e a formação de novos talentos.


Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *