Segue até este domingo (13/10), no Espaço Multicultural Dona Mira, que fica na Comunidade Quilombola do Estivas, em Garanhuns (PE), a formação “Mulheres Quilombolas Rumo à COP-30”. O ciclo formativo é promovido pelo Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC) e pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). A ação tem o intuito de fortalecer lideranças quilombolas de todo o Nordeste para ampliar o debate sobre mudanças climáticas, além de propor soluções visando a Conferência das Nações Unidas em 2025.
Em sua abertura, nessa sexta (11/10), o evento foi iniciado com o acolhimento e apresentação das mulheres participantes, que em seguida entoaram cânticos que representam o histórico de lutas das mulheres quilombolas. O tema “Política Climática Internacional e COP 30: caminhos para incidência efetiva” foi debatido em grupo, com a condução da advogada, pesquisadora, educadora popular e ativista pelos direitos humanos e socioambientais, Lídia Lins.
A partir de suas experiências no território do Ibura, em Recife, a facilitadora trouxe uma visão sobre o entendimento e articulação das mulheres no combate às injustiças climáticas, ao racismo ambiental e na luta pelos direitos humanos. “Discutir a política climática de maneira local ou internacional tem que passar por um lugar onde as pessoas que são diretamente atingidas pelos efeitos da crise possam discutir essa política, avaliar, propor e fiscalizar. Então uma formação como essa é importante, porque ela vai possibilitar que essas mulheres possam construir instrumentos para fazer uma incidência efetiva e qualificada nestes espaços”, aponta Lídia.
Neste sábado (12/10), durante o segundo dia de formação, a agenda discutiu “Soluções para a crise climática baseadas no capital: como reconhecer ameaças e oportunidades”, com a mediação da Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Julia Stefany. A aula passou por pontos como o mercado de carbono e negociações que envolvem diversos atores a nível nacional e internacional. “Trazer essa pauta tão complexa em um ambiente como um quilombo, em que pessoas são diretamente impactadas é muito importante. Eu trouxe aqui qual o propósito daquelas pessoas que estão lá em cima e o que elas querem com as comunidades, e da mesma forma elas vão estar em um ambiente internacional no próximo ano levando o seu propósito”, completa Julia.
A liderança da Comunidade Quilombola Campo Grande, do município de Santa Terezinha (BA), Janaína Neri, falou sobre a experiência e importância do encontro. “É muito importante estar aqui em Pernambuco, neste momento de discussão climática. Nós enquanto comunidades tradicionais já sentimos essas mudanças e transformações no clima no nosso dia a dia. As regiões rurais e urbanas sentem de maneira diferente. A questão da falta d’água, por exemplo, a gente sente diferente do que a cidade; a construção de cisternas depende de uma política pública. A gente precisa realmente se capacitar, e se fortalecer enquanto coletivo, sempre focando na instrução nessas formações”, completou.
O ciclo formativo continua amanhã, com o último tema que será abordado: “Programa de Proteção para Defensores de Direitos Humanos e Acordo de Escazú: Proteção para as defensoras da terra e território”. Todos os temas foram definidos em conjunto com as lideranças quilombolas. Em até um mês após o ciclo formativo as participantes deverão apresentar um plano de ação em incidência política baseado nos tópicos abordados durante os encontros.
“A gente escolheu Garanhuns por causa da estrutura que o quilombo oferece e também por causa das parcerias que temos aqui. Temos a parceria com a CONAQ, que é essa organização nacional que reúne diversos quilombos pelo Brasil e aqui em Garanhuns temos algumas dessas entidades filiadas. E essa formação é algo que vamos fazer por todo o país, nas cinco regiões, começando aqui pelo Nordeste. Temos cada vez mais o clima sendo pautado e a gente sabe da importância de as discussões chegarem na política climática internacional, para que elas possam se interiorizar e se localizar nos territórios. Então a nossa meta é instrumentar as participantes com esse conhecimento e partir disso, fazer com que elas possam reivindicar seus direitos também nessa plataforma internacional, falando de racismo ambiental, das vivências delas enquanto mulheres de povos tradicionais e levando as suas demandas”, finaliza Anne Heloíse, que atua como Coordenadora do eixo de Educação Climática do CBJC.

Na manhã deste sábado (12), o vereador eleito Adelmo das Antenas (PSDB) reuniu-se com o prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques (PT), o vice-prefeito Marcos Crente (PSB) e o deputado federal Carlos Veras (PT), para discutir o futuro da cidade e debater ações prioritárias para a nova gestão. Entre os temas abordados, Adelmo destacou a importância de fortalecer o Conselho Tutelar com a aquisição de um novo veículo, a implementação de transporte 100% gratuito para os estudantes universitários e a criação de um abrigo para animais, além da luta pela construção de uma casa de passagem.
A governadora Raquel Lyra e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinaram, nesta sexta-feira (11), o termo de compromisso para repasse de R$ 50 milhões do governo federal destinados à obra da quarta e última etapa de restauração do molhe de abrigo do Porto de Suape, localizado no município de Ipojuca. A intervenção está orçada em R$ 123 milhões, sendo R$ 73 milhões oriundos do Estado. A obra começa na próxima terça-feira (15) e faz parte de um conjunto de iniciativas para reforçar a segurança do complexo portuário.

Por: Celso Brandão
O Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, está no Recife para cumprir agenda junto à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Governo de Pernambuco. Na manhã desta sexta-feira (11), foi recebido pelo secretário Diogo Bezerra para o acompanhamento dos investimentos em infraestrutura aeroportuária no estado. Na pauta, entregas recentes nos aeroportos de Recife e Petrolina, que somam mais de R$ 620 milhões em investimentos realizados através das concessões federais.
A Prefeitura do Recife celebra o Dia das Crianças na Comunidade do Bem, bairro da Imbiribeira, no próximo sábado (12), com uma grande festa na Avenida Sul, das 14h às 17h. O evento, que reunirá aproximadamente 600 meninos e meninas, contará com diversas atividades de recreação, como pintura de rosto, futebol de sabão, guerra de cotonete, cama elástica, piscina de bolinha e basquete digital. Haverá também a presença de super-heróis, totem de fotos, recreadores, circo, orquestra de frevo e oficina de educação ambiental. Serão distribuídos picolés e lanches. A iniciativa é coordenada pelo Programa Promorar.
Candidatos – Uma fonte da Frente Popular de Afogados da Ingazeira em conversa com este blogueiro, afirmou que o que não falta é nome para Presidência da Câmara de Vereadores, após o vereador Vicentinho dizer na última quarta-feira na Rádio Pajeú que será candidato. Agora surgiram os nomes de Raimundo Lima, Reinaldo Lima, Douglas Eletricista e Gal Mariano. “Como será que o prefeito Sandrinho vai conseguir desatar este nó”. Ele terá autonomia para resolver?, concluiu a fonte.
Disse – “Quero agradecer a todos vocês que fizeram história junto comigo. Cada um de vocês, cada voto, cada palavra de apoio, cada gesto de confiança, foi essencial para essa vitória que não é minha, mas nossa. São 12 mil corações que batem pelo nosso município, que acreditam no futuro e que têm esperança em dias melhores. A vocês, meu mais profundo obrigado! Essa caminhada só começou, e saibam que seguirei firme, com responsabilidade e dedicação, para transformar São José do Egito no lugar que todos nós sonhamos. Conto com vocês para construir, juntos, essa nova história! Vamos em frente, com esperança e amor por nossa terra”.(Prefeito eleito de São José do Egito, Fredson Brito, em suas redes sociais)
Concurso – O prazo para se inscrever de graça no concurso dos Correios termina nesta sexta-feira (11). Têm direito à isenção do pagamento candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e doadores de medula óssea. Os demais interessados devem pagar uma taxa de inscrição, que é de R$ 39,80 para o cargo de nível médio (carteiro) e R$ 42 para as vagas de nível superior. Nesse caso, as inscrições vão até 28 de outubro.

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, destacou a liderança da região na produção de energia sustentável e a importância desse potencial impulsionar um crescimento econômico com justiça social, durante o IV Fórum Debate Desenvolvimento, realizado nesta quinta-feira, 10, em Fortaleza. O evento, promovido em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), reuniu representantes do Sistema Nacional de Fomento e dos governos federal e estadual para discutir “O financiamento à transição justa e o potencial do Nordeste brasileiro”.
Iniciou – Após as eleições, o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, tem pegado no serviço e anunciou o início do calçamento na saída para o Sítio Mucambo. Além da pavimentação, a obra também contará com calçada, melhorando tanto para o tráfego de veículos quanto para as pessoas que gostam de caminhar. “O trabalho continuará firme até dia 31 de dezembro. Vamos juntos melhorar cada vez mais a qualidade de vida do nosso povo”, disse o prefeito.

Antecipada – A Prefeitura de São José do Egito, informou que em virtude do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, que será celebrado neste sábado, dia 12 de outubro, a feira-livre que ocorre semanalmente no município foi antecipada para esta sexta-feira, dia 11. A alteração no cronograma tem como objetivo acomodar a comunidade local e permitir que todos possam desfrutar do feriado sem comprometer suas compras e atividades habituais.
Agenda – Nesta quinta-feira (10), às 11 horas, a governadora Raquel Lyra participa da formatura de turmas do Qualifica PE, programa de qualificação profissional e empreendedora da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) em parceria com o Sistema S (Senai, Senac e Sebrae).O evento será no Centro Cultural Cais do Sertão – Avenida Alfredo Lisboa, s/n°, Recife.
Novidade – O Blog Alyson Nascimento anuncia uma novidade importante para seus leitores: Alanny Veras fará parte da equipe de colunistas da “Reflexão do Dia”. “A amiga de longa data assume a vaga deixada pelas Monjas Carmelitas, que encerraram sua participação devido a outros compromissos”, disse o blogueiro. A coluna, que foi lançada em 23 de julho de 2023, oferece diariamente meditações sobre os textos bíblicos do dia, seguindo o calendário litúrgico da Igreja Católica.