Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Mulheres Quilombolas Rumo à COP-30: Empoderamento e justiça climática para as comunidades estão entre os debates dos primeiros dias de formação

Segue até este domingo (13/10), no Espaço Multicultural Dona Mira, que fica na Comunidade Quilombola do Estivas, em Garanhuns (PE), a formação “Mulheres Quilombolas Rumo à COP-30”. O ciclo formativo é promovido pelo Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC) e pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). A ação tem o intuito de fortalecer lideranças quilombolas de todo o Nordeste para ampliar o debate sobre mudanças climáticas, além de propor soluções visando a Conferência das Nações Unidas em 2025.

Em sua abertura, nessa sexta (11/10), o evento foi iniciado com o acolhimento e apresentação das mulheres participantes, que em seguida entoaram cânticos que representam o histórico de lutas das mulheres quilombolas. O tema “Política Climática Internacional e COP 30: caminhos para incidência efetiva” foi debatido em grupo, com a condução da advogada, pesquisadora, educadora popular e ativista pelos direitos humanos e socioambientais, Lídia Lins.

A partir de suas experiências no território do Ibura, em Recife, a facilitadora trouxe uma visão sobre o entendimento e articulação das mulheres no combate às injustiças climáticas, ao racismo ambiental e na luta pelos direitos humanos. “Discutir a política climática de maneira local ou internacional tem que passar por um lugar onde as pessoas que são diretamente atingidas pelos efeitos da crise possam discutir essa política, avaliar, propor e fiscalizar. Então uma formação como essa é importante, porque ela vai possibilitar que essas mulheres possam construir instrumentos para fazer uma incidência efetiva e qualificada nestes espaços”, aponta Lídia.

Neste sábado (12/10), durante o segundo dia de formação, a agenda discutiu “Soluções para a crise climática baseadas no capital: como reconhecer ameaças e oportunidades”, com a mediação da Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Julia Stefany. A aula passou por pontos como o mercado de carbono e negociações que envolvem diversos atores a nível nacional e internacional. “Trazer essa pauta tão complexa em um ambiente como um quilombo, em que pessoas são diretamente impactadas é muito importante. Eu trouxe aqui qual o propósito daquelas pessoas que estão lá em cima e o que elas querem com as comunidades, e da mesma forma elas vão estar em um ambiente internacional no próximo ano levando o seu propósito”, completa Julia.

A liderança da Comunidade Quilombola Campo Grande, do município de Santa Terezinha (BA), Janaína Neri, falou sobre a experiência e importância do encontro. “É muito importante estar aqui em Pernambuco, neste momento de discussão climática. Nós enquanto comunidades tradicionais já sentimos essas mudanças e transformações no clima no nosso dia a dia. As regiões rurais e urbanas sentem de maneira diferente. A questão da falta d’água, por exemplo, a gente sente diferente do que a cidade; a construção de cisternas depende de uma política pública. A gente precisa realmente se capacitar, e se fortalecer enquanto coletivo, sempre focando na instrução nessas formações”, completou.

O ciclo formativo continua amanhã, com o último tema que será abordado: “Programa de Proteção para Defensores de Direitos Humanos e Acordo de Escazú: Proteção para as defensoras da terra e território”. Todos os temas foram definidos em conjunto com as lideranças quilombolas. Em até um mês após o ciclo formativo as participantes deverão apresentar um plano de ação em incidência política baseado nos tópicos abordados durante os encontros.

 “A gente escolheu Garanhuns por causa da estrutura que o quilombo oferece e também por causa das parcerias que temos aqui. Temos a parceria com a CONAQ, que é essa organização nacional que reúne diversos quilombos pelo Brasil e aqui em Garanhuns temos algumas dessas entidades filiadas. E essa formação é algo que vamos fazer por todo o país, nas cinco regiões, começando aqui pelo Nordeste. Temos cada vez mais o clima sendo pautado e a gente sabe da importância de as discussões chegarem na política climática internacional, para que elas possam se interiorizar e se localizar nos territórios. Então a nossa meta é instrumentar as participantes com esse conhecimento e partir disso, fazer com que elas possam reivindicar seus direitos também nessa plataforma internacional, falando de racismo ambiental, das vivências delas enquanto mulheres de povos tradicionais e levando as suas demandas”, finaliza Anne Heloíse, que atua como Coordenadora do eixo de Educação Climática do CBJC.

Adesão ao governo: Adelmo das Antenas discute demandas prioritárias com prefeito eleito Flávio Marques

Na manhã deste sábado (12), o vereador eleito Adelmo das Antenas (PSDB) reuniu-se com o prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques (PT), o vice-prefeito Marcos Crente (PSB) e o deputado federal Carlos Veras (PT), para discutir o futuro da cidade e debater ações prioritárias para a nova gestão. Entre os temas abordados, Adelmo destacou a importância de fortalecer o Conselho Tutelar com a aquisição de um novo veículo, a implementação de transporte 100% gratuito para os estudantes universitários e a criação de um abrigo para animais, além da luta pela construção de uma casa de passagem.

“Eu fui o segundo presidente da associação dos estudantes universitários em Tabira, e por coincidência, Flávio Marques foi o fundador e primeiro presidente. Sei que ele terá essa atenção especial com os estudantes e os demais compromissos que tratei. Por isso, estou assumindo o compromisso de aderir ao governo para garantir uma cidade melhor”, declarou Adelmo, que também afirmou que acompanhará o grupo votando no candidato à presidência da Câmara e fazendo parte da chapa governista.

Com a adesão de Adelmo, a base de apoio ao prefeito eleito contará com 7 vereadores dos 11 que compõem a Câmara. Além de Adelmo, a bancada governista inclui Socorro Veras, Kleber Paulino, Didi de Heleno, Dicinha do Calçamento, Eraldo Moura e Bebé de Aldo Santana.

O vice-prefeito Marcos Crente saudou a entrada de Adelmo no grupo governista: “É uma honra ter Adelmo das Antenas ao nosso lado, um vereador comprometido com o bem-estar de Tabira. Essa união reforça o nosso projeto de desenvolvimento para a cidade, com foco em ações que atendam diretamente às necessidades do povo.”

O deputado federal Carlos Veras também destacou a importância da aliança:
“Adelmo traz uma energia renovadora e uma visão sensível para causas tão essenciais como a dos estudantes e a proteção dos animais. Juntos, vamos trabalhar para garantir que essas demandas sejam atendidas.”

Já o prefeito eleito Flávio Marques reafirmou seu compromisso com as causas defendidas por Adelmo:
“Assumo o compromisso de lutar junto com Adelmo pelas causas que ele apresentou, como o transporte universitário gratuito, o abrigo para animais e o fortalecimento do Conselho Tutelar. Nosso governo será sensível às demandas dos estudantes, das crianças, dos adolescentes e dos mais vulneráveis. Tabira precisa de união para avançar, e é isso que estamos construindo.”

Governadora Raquel Lyra e ministro Silvio Costa Filho anunciam investimento de R$ 123 milhões para conclusão da recuperação do molhe do Porto de Suape

A governadora Raquel Lyra e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinaram, nesta sexta-feira (11), o termo de compromisso para repasse de R$ 50 milhões do governo federal destinados à obra da quarta e última etapa de restauração do molhe de abrigo do Porto de Suape, localizado no município de Ipojuca. A intervenção está orçada em R$ 123 milhões, sendo R$ 73 milhões oriundos do Estado. A obra começa na próxima terça-feira (15) e faz parte de um conjunto de iniciativas para reforçar a segurança do complexo portuário.

“Desde o início da nossa gestão nós temos feito um investimento muito importante no Porto de Suape. Essa é uma obra de extrema relevância. São R$ 123 milhões em investimentos. Agradeço ao ministro Silvio Costa Filho e ao presidente Lula por garantirem R$ 50 milhões do governo federal para realizar a recuperação do molhe. Essa intervenção garantirá a infraestrutura necessária às atividades portuárias com o objetivo de fazer o Porto de Suape crescer ainda mais, como todo o Estado de Pernambuco”, ressaltou Raquel Lyra.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o investimento torna o atracadouro pernambucano ainda mais competitivo e estratégico. “Essa obra dialoga diretamente com o plano estratégico de fortalecimento do Porto de Suape. Este porto deve crescer mais de 5% este ano e movimentar mais de R$ 20 bilhões em cargas. São mais de 20 mil empregos diretos, fora os indiretos. Então, este é um importante ativo do Estado de Pernambuco”, afirmou.

Ao todo, a obra vai custar R$ 123 milhões, sendo R$ 50 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) e R$ 73 milhões, 59,73% do total, dos cofres estaduais. O processo licitatório já foi concluído e os serviços terão início na próxima terça-feira (15), com prazo de conclusão previsto para setembro de 2028.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, afirmou que as obras são fundamentais para ampliar a capacidade operacional do complexo. “A retomada de investimentos estruturadores no Porto de Suape é um dos fatores que estão puxando o crescimento da nossa economia e a geração de empregos. O aumento da capacidade operacional do porto é fundamental para expandir as possibilidades de futuros investimentos”, explicou.

A empresa vencedora do certame foi a construtora Venâncio, que recuperará 1,8 quilômetro da estrutura de pedra, que serve de barreira de proteção para os píeres onde são realizadas as operações de granéis líquidos (petróleo e produtos derivados), que representaram 68,9%, em 2023, da movimentação total de carga do porto. Nesse segmento, Suape ocupa a liderança nacional entre os portos públicos. O molhe serve de barreira de proteção contra a força das marés altas no porto externo.

Presente no evento, o senador Humberto Costa afirmou que o complexo representa um diferencial para o Estado. “Esses recursos garantidos pelos governos federal e estadual chegam para reforçar a vantagem competitiva que o Porto de Suape já possui. Este é um porto que tem segurança na navegabilidade e na atracação, oferecendo capacidade de competição com demais atracadouros. Então, parabenizo os entes da federação por se unirem para trabalhar pelo país e para Pernambuco”, declarou.

A exemplo das três últimas fases de serviços para reforço da estrutura do molhe, está prevista a colocação de blocos de pedra no local que variam de 300 quilos a 12 toneladas. A terceira etapa da obra, finalizada recentemente, recuperou um trecho de 940 metros que vinha sendo reforçado desde 2018, com a colocação de blocos de pedras que totalizaram um volume de 78.120 metros cúbicos, ao custo de cerca de R$ 68 milhões. Já na primeira e segunda fases, foram requalificados 260 metros da estrutura, ao custo de R$ 45,1 milhões.

“Essa importante obra se soma a outros projetos em andamento para potencializar o funcionamento dos nossos píeres e cais, a exemplo da dragagem do canal externo, que já foi concluída. Suape é um porto de águas abrigadas, com uma localização estratégica e infraestrutura adequada para estimular a atração de novas rotas e a atracação das maiores categorias de navios com capacidade máxima de carga”, pontuou o diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot.

Participaram do evento o secretário-chefe da Casa Militar de Pernambuco, coronel Hercílio Mamede; o secretário nacional de Portos, Alex Ávila; o secretário nacional de Aviação, Tomé Franca; o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém; o presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia; o deputado federal Ossésio Silva e a vice-presidente da OAB-PE e presidente da comissão de Direito Marítimo e Portuário, Ingrid Zanella.

Triste Realidade

Por: Celso Brandão

É grande, profunda e crônica a decepção com os políticos. Uma onda de descrédito com os políticos varre a nação. Somos herdeiros de uma cultura estrativista. Nossos colonizadores vieram para o Brasil com a intenção de tirar proveito. Rui Barbosa alertou para o perigo das ratazanas que mordiam sem piedade o erário público,
perdendo a capacidade de se envergonhar com isso. A maioria dos políticos se capitulam a um esquema de corrupção, de vantagens fáceis, de fisiologismo, nepotismo, enriquecimento ilícito, drenando as riquezas da nação, assaltando os cofres públicos e deixando um rombo criminoso nas verbas destinadas a atender às necessidades sociais. As campanhas milionárias já acenam e pavimentam o caminho da corrupção.

 

Secretário Nacional de Aviação Civil acompanha investimentos para Pernambuco

O Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, está no Recife para cumprir agenda junto à Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Governo de Pernambuco. Na manhã desta sexta-feira (11), foi recebido pelo secretário Diogo Bezerra para o acompanhamento dos investimentos em infraestrutura aeroportuária no estado. Na pauta, entregas recentes nos aeroportos de Recife e Petrolina, que somam mais de R$ 620 milhões em investimentos realizados através das concessões federais.

O acompanhamento da obra de requalificação do aeroporto de Serra Talhada também esteve em pauta. Com mais de R$ 14 milhões investidos através de convênio com a Secretaria Nacional de Aviação Civil, o equipamento tem papel estratégico no desenvolvimento do sertão pernambucano, reforçando o potencial logístico da Capital do Xaxado.

O aeroporto de Caruaru também foi abordado. Prioridade para o ministro Silvio Costa Filho e para governadora Raquel Lyra, o projeto está sendo concluído pelo Governo do Estado e a prefeitura de Caruaru está finalizando a desapropriação de algumas áreas remanescentes. Os recursos, que estão na casa dos R$ 150 milhões, estão garantidos através de convênio que será celebrado ainda este ano entre o Governo Federal e o Governo do Estado.

Além disso, o secretário Tomé Franca fez uma prévia apresentação de um programa de investimentos privados nos aeroportos regionais que pode contemplar os aeroportos regionais de Pernambuco.

Prefeitura do Recife celebra dia das crianças na Comunidade do Bem

A Prefeitura do Recife celebra o Dia das Crianças na Comunidade do Bem, bairro da Imbiribeira, no próximo sábado (12), com uma grande festa na Avenida Sul, das 14h às 17h. O evento, que reunirá aproximadamente 600 meninos e meninas, contará com diversas atividades de recreação, como pintura de rosto, futebol de sabão, guerra de cotonete, cama elástica, piscina de bolinha e basquete digital. Haverá também a presença de super-heróis, totem de fotos, recreadores, circo, orquestra de frevo e oficina de educação ambiental. Serão distribuídos picolés e lanches. A iniciativa é coordenada pelo Programa Promorar.

O Caminhão da Primeira Infância da Secretaria de Educação estará presente e a Secretaria de Saúde participará da ação oferecendo vacinação e distribuição de escovas de dentes para promover cuidados com a higiene bucal.

“Esse dia especial celebra as crianças e ao mesmo tempo marca o início de um novo capítulo para a Comunidade do Bem, com as obras de urbanização que transformarão a região”, explicou Beatriz Menezes, secretária executiva do ProMorar Recife.

COMUNIDADE DO BEM – A Prefeitura do Recife, através do Programa Promorar, vai investir mais de R$ 34 milhões nas obras de urbanização e infraestrutura na Comunidade do Bem. Entre os projetos em andamento, destaca-se o primeiro centro Arrecifes da Cidadania, um espaço integrado para diálogo contínuo com a população local. Além disso, a Unidade de Saúde da Família (USF) da Comunidade do Bem já está com obra avançada e deverá ser concluída até o final do ano. A unidade oferecerá atendimento médico, de enfermagem e odontológico dentro do modelo de atenção da Estratégia de Saúde da Família.

Também será construída uma creche com capacidade para atender 246 crianças e um novo habitacional com 556 apartamentos. “O projeto de transformação social da Comunidade do Bem reafirma o compromisso da Prefeitura do Recife em promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população, com foco na resiliência urbana”, concluiu Beatriz Menezes.

Coluna do Finfa

Candidatos  – Uma fonte da Frente Popular de Afogados da Ingazeira em conversa com este blogueiro, afirmou que o que não falta é nome para Presidência da Câmara de Vereadores, após o vereador Vicentinho dizer na última quarta-feira na Rádio Pajeú que será candidato. Agora surgiram os nomes de Raimundo Lima, Reinaldo Lima, Douglas Eletricista e Gal Mariano. “Como será que o prefeito Sandrinho vai conseguir desatar este nó”. Ele terá autonomia para resolver?, concluiu a fonte.

Visitou – O prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques (PT), publicou nas suas redes sociais a visita que fez ao juiz de direito da Comarca de Tabira, Dr. João Paulo Lima dos Santos. O encontro contou também com a presença dos advogados Klênio Pires e Laudicéia Rocha.

Disse – “Quero agradecer a todos vocês que fizeram história junto comigo. Cada um de vocês, cada voto, cada palavra de apoio, cada gesto de confiança, foi essencial para essa vitória que não é minha, mas nossa. São 12 mil corações que batem pelo nosso município, que acreditam no futuro e que têm esperança em dias melhores. A vocês, meu mais profundo obrigado! Essa caminhada só começou, e saibam que seguirei firme, com responsabilidade e dedicação, para transformar São José do Egito no lugar que todos nós sonhamos. Conto com vocês para construir, juntos, essa nova história! Vamos em frente, com esperança e amor por nossa terra”.(Prefeito eleito de São José do Egito, Fredson Brito, em suas redes sociais)

Você sabia? – Que de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o momento, Pernambuco conta com 179 eleitos e eleitas, pois três municípios estão com os resultados sub judice – quando ainda será analisado se os candidatos mais votados poderão assumir o cargo; e em duas cidades haverá segundo turno da  Neste pleito, 28 mulheres foram eleitas gestoras municipais, de um total de 86 candidaturas femininas que concorreram ao cargo. Duas estão no Sertão do Pajeú, a atual prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado que foi reeleita e a primeira mulher eleita prefeita de Itapetim, Aline Karina (PSB).

Concurso – O prazo para se inscrever de graça no concurso dos Correios termina nesta sexta-feira (11). Têm direito à isenção do pagamento candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e doadores de medula óssea. Os demais interessados devem pagar uma taxa de inscrição, que é de R$ 39,80 para o cargo de nível médio (carteiro) e R$ 42 para as vagas de nível superior. Nesse caso, as inscrições vão até 28 de outubro.

Frase“A verdade é que o PSB de Pernambuco e o prefeito João Campos mostraram a grande liderança nas eleições 2024”. (Deputado estadual e líder da oposição na Alepe, Diogo Moraes)

Reconhecido – O fotógrafo garanhuense Thomas Ravelly, de 26 anos, tem se destacado entre os profissionais da cidade, com uma carreira que começou em 2015. Atuando na cobertura de campanhas políticas, ele acompanha de perto o dia a dia do prefeito Sivaldo Albino e também cobre eventos fora da esfera política. Ravelly já foi reconhecido com um voto de aplauso na Câmara Municipal de Garanhuns e teve suas imagens publicadas na imprensa nacional. Seu trabalho continua relevante, mesmo em uma época em que os vídeos predominam nas redes sociais, mostrando seu talento e dedicação à fotografia.

Perguntar não ofende – O candidato a deputado estadual do PSB no Pajeú em 2026, deverá ser o atual prefeito de Itapetim Adelmo Moura, como a imprensa está divulgando?

PSB comemora número de prefeitos eleitos em Pernambuco

Mesmo na oposição à atual gestão do Governo de Pernambuco, o PSB  elegeu o maior número de prefeitos e prefeitas no estado.

Ao todo, foram 31 candidaturas vitoriosas, ante 30 do PSDB, partido da governadora Raquel Lyra, que tem um resultado sub judice em Joaquim Nabuco, na Mata Sul, não considerado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Com esse número de prefeituras sob seu comando a partir de 2025, incluindo o Recife, que reelegeu o prefeito João Campos (PSB) com a maior votação da história da cidade, o PSB segue como maior força política do estado e governa o maior número de eleitores”, diz o partido em nota.

Além de vencer no Recife, o PSB obteve vitórias em São Lourenço da Mata, Garanhuns e Panelas, com mais de 70% da preferência do eleitorado. O partido ganhou ainda em Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Água Preta, Altinho, Angelim, Betânia, Bonito, Capoeiras, Carnaíba, Cumaru, Ferreiros, Flores, Frei Miguelinho, Iati, Ingazeira, Itacuruba, Itapetim, João Alfredo, Lagoa Grande, Machados, Mirandiba, Primavera, Ribeirão e São José do Belmonte. Solidão e Dormentes tiveram candidaturas únicas, do PSB, e com eleição confirmada no domingo (6). Em Paulista, o partido disputará o segundo turno.

O presidente estadual do PSB, deputado Sileno Guedes, avalia esse resultado como fruto de um trabalho de base feito ao longo de todo o ano passado e no primeiro semestre deste ano. O dirigente afirma ainda que o fato de o partido seguir sendo a maior força política no estado, mesmo fazendo oposição à governadora, é uma demonstração de que a maior parte da população pernambucana aprova o jeito PSB de governar e deu essa resposta nas urnas.

“O nosso partido tem a maior bancada estadual, a maior bancada federal, vai continuar tendo o maior número de prefeitos do estado e tem o prefeito do Recife, João Campos, que se consolida como uma grande liderança que vai nos orientar a conduzir o partido nos próximos anos”, declarou Sileno.

Prefeitos(as) eleitos(as) pelo PSB em 2024

1 – Abreu e Lima – Flávio Gadelha (reeleito)

2 – Afogados da Ingazeira – Sandrinho Palmeira (reeleito)

3 – Agrestina – Josué Mendes (reeleito)

4 – Água Preta – Miruca (reeleito)

5 – Altinho – Marivaldo Pena

6 – Angelim – Caíque

7 – Betânia – Bebe Água

8 – Bonito – Dr. Ruy

9 – Capoeiras – Nêgo do Mercado (reeleito)

10 – Carnaíba – Berg Gomes

11 – Cumaru – Zeneide Medeiros

12 – Dormentes – Corrinha de Geomarco

13 – Ferreiros – Zé Roberto (reeleito)

14 – Flores – Gilberto Ribeiro

15 – Frei Miguelinho – Lindonaldo da Farinha

16 – Garanhuns – Sivaldo Albino (reeleito)

17 – Iati – Camila Souza

18 – Ingazeira – Luciano Torres (reeleito)

19 – Itacuruba – Juninho Cantarelli

20 – Itapetim – Aline Karina

21 – João Alfredo – Zé Martins

22 – Lagoa Grande – Catharina Garziera

23 – Machados – Juarez da Banana

24 – Mirandiba – Dr. Evaldo

25 – Panelas – Ruben Lima

26 – Primavera – Jeyson Falcão

27 – Recife – João Campos

28 – Ribeirão – Carol Jordão

29 – São José do Belmonte – Vinicius Marques

30 – São Lourenço da Mata – Vinicius Labanca

31 – Solidão – Mayco da Farmácia

2º turno

Paulista – Junior Matuto

BNB destaca importância da energia limpa do Nordeste impulsionar um desenvolvimento socialmente justo

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, destacou a liderança da região na produção de energia sustentável e a importância desse potencial impulsionar um crescimento econômico com justiça social, durante o IV Fórum Debate Desenvolvimento, realizado nesta quinta-feira, 10, em Fortaleza. O evento, promovido em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), reuniu representantes do Sistema Nacional de Fomento e dos governos federal e estadual para discutir “O financiamento à transição justa e o potencial do Nordeste brasileiro”.

Câmara revelou que o Banco do Nordeste já aplicou mais de R$ 37 bilhões em projetos de energia solar e eólica nos últimos anos e frisou que o hidrogênio verde está no centro das estratégias de descarbonização da matriz produtiva regional, com diversos protocolos de intenção de investimentos já em curso. “O processo de descarbonização só terá impacto positivo se for economicamente viável, socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável”, ressaltou.

Além das energias renováveis, o evento abordou mudanças climáticas, parcerias financeiras e oportunidades para negócios sustentáveis.

Durante o fórum, foi firmado um acordo de cooperação entre a ABDE e a organização Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), visando promover o financiamento de projetos para aumentar a resiliência e sustentabilidade das cidades brasileiras. A ICLEI atua em mais de 130 países, fomentando políticas de baixo carbono e desenvolvimento urbano sustentável.

Para Márcia Maia, diretora da ABDE e presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte, entre os diversos desafios que a transição energética apresenta está o de garantir que as populações sejam devidamente consultadas, não sejam afetadas substancialmente e possam usufruir dos resultados econômicos produzidos por aqueles setores. A transição deve ser justa com as populações implicadas territorialmente em projetos de energias renováveis”, finaliza.

O evento também contou com a participação de Paulo Simplício, da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD); e Joaquim Rolim, consultor de energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), entre outros especialistas.

Coluna do Finfa