Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Serra Talhada será sede da maior feira de caprinos e ovinos do Brasil em 2025

Após concorrer com três capitais, a cidade de Serra Talhada foi escolhida como sede da etapa nacional da maior feira de caprinos e ovinos do Brasil, chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper). O anúncio, feito na última sexta-feira (11) e coloca o município como o primeiro de Pernambuco a sediar o evento. A conquista é resultado de um projeto apresentado pelo vice-prefeito Márcio Oliveira e pela secretaria de Agricultura.

Ao vencer Salvador, Maceió e Teresina, Serra Talhada foi escolhida graças ao fortalecimento contínuo da caprinovinocultura local, consolidado em eventos como a Serra Expoberro, realizada em 2023, e através de recebimento de prêmios como o ‘Prefeitura Empreendedora’ do Sebrae Pernambuco, no quesito de empreendedorismo rural, com o projeto ‘Caprino-ovinocultura: um negócio de sucesso”.

“O trabalho do nosso vice-prefeito Márcio Oliveira foi reconhecido, e é com muita alegria que recebemos essa conquista. Apresentamos todas as condições necessárias para pleitear o evento e fomos escolhidos. Será um momento importante para Serra Talhada e para o desenvolvimento do setor em nossa região”, afirmou a prefeita do município, Márcia Conrado.

Com a expectativa de reunir criadores de diversas regiões do país, a etapa nacional promete movimentar a economia local e ampliar as oportunidades de negócios para produtores e comerciantes. “A feira consolida o município como um polo estratégico para a caprinovinocultura, contribuindo para o desenvolvimento da região e o fortalecimento do setor no Nordeste”, frisou o vice-prefeito Márcio Oliveira.Fotos: Igor Luigi

Coluna do Finfa

No Palácio – O prefeitos eleito de Tuparetama, Diógenes Patriota, esteve reunido com o Secretário da Casa Civil do Estado de Pernambuco, Túlio Vilaça, para discutir importantes investimentos que irão continuar a impulsionar o desenvolvimento de Tuparetama a partir de janeiro, quando iniciaremos nossa gestão à frente da prefeitura. “A parceria com o governo estadual é fundamental, vamos garantir recursos e melhorias em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura, fortalecendo o nosso município e proporcionando mais qualidade de vida para a nossa população”, disse Diógenes.

Anunciou – A prefeita eleita de Sertânia, Pollyanna Abreu (PSDB), anunciou oficialmente ontem (14), sua equipe de transição. O anúncio foi feito no programa Fala Sertânia, da Rádio Sertânia FM. Para coordenar a equipe, Pollyanna nomeou o advogado Estevan Lins que já protocolou o documento junto ao gabinete do prefeito Ângelo Ferreira. Veja toda equipe de transição: Celestino de Barros – Advogado, Salviano Rufino – Bacharel em direito e funcionário público, Helena Laet – Advogada, Henrique Brasiliano – Advogado, Paulo César – Advogado, Luiz Abel – vereador eleito e Bancário, Ciro Galindo – Auditor Fiscal aposentado, Joana Peixinho Garcia Cordeiro – Médica, Antônio Almeida – Engenheiro Agrônomo, Luciano Flávio Filho – Engenheiro, Eveline Schoer – Arquiteta e Luiz Xavier – Contador.

Vota no candidato do partido – Em entrevista a uma emissora de rádio de Afogados da Ingazeira ontem (14), o vereador reeleito César Tenório (PSB), confirmou que vai votar no candidato do seu partido para a Presidência da Câmara de Vereadores. No momento o PSB tem três postulantes, os vereadores Vicentinho, Reinaldo Lima e Raimundo Lima.

Oferecendo – A Prefeitura de Caruaru, em parceria com o Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH) e a Gerência de Esportes e Lazer da Secretaria de Educação (Seduc), anuncia a abertura das inscrições, a partir desta segunda-feira (14), para aulas de capoeira voltadas a jovens de 10 a 16 anos. A iniciativa busca promover esporte, cultura e integração social entre os participantes. As aulas acontecerão no auditório do CIDH às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 10h, com vagas limitadas. A participação é gratuita, sendo necessário que a inscrição seja feita presencialmente, no Centro Integrado de Direitos Humanos, das 8h às 17h, com a presença do responsável do participante.

Retornou – O vice-prefeito eleito de Iguaracy, Marquinhos Melo, retornou nesta segunda-feira às suas funções como Secretário Municipal de Administração.  Marquinhos acompanhou toda a trajetória da campanha eleitoral com o prefeito eleito Dr. Pedro Pedro Alves. “Agora, com a vitória nas urnas e o retorno ao cargo na prefeitura, vamos continuar ajudando o prefeito Zeinha Torres na sua reta final da gestão, e continuar a colaborar a partir de janeiro com a gestão do nosso novo prefeito Dr. Pedro Alves, na implementação de projetos e iniciativas que ofereçam mais desenvolvimento para Iguaracy”, disse Marquinhos.

Você sabia? – Que o prefeito eleito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael (Republicanos), que venceu o atual prefeito Irlando Parabólicas (PSD), com uma diferença de 1.461 votos, na sua coligação ‘Esperança Renovado’, com os partidos  REPUBLICANOS / PRD / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FÉ BRASIL(PT/PC do B/PV), só elegeu 04 (quatro) vereadores, Valéria de Leque Brás, Roberto da Paz, Professor Daozinho e Natan Fontes, contra 05 (cinco) do grupo do prefeito derrotado.

Na capital – O prefeito de Flores, Marconi Santana, tem agenda em Recife desta terça-feira até a próxima sexta-feira (18). Em contato com este blogueiro, Marconi confirmou que terá várias audiências em órgãos estaduais, federais e com parlamentares. “Precisamos acelerar nossos compromissos até o final da nossa gestão, para que a partir de janeiro nosso prefeito eleito Giba, e o nosso grupo político continue avançando nas pautas positivas para todos os florenses”, pontuou Marconi.

Definiu – O prefeito eleito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (Podemos), já definiu a equipe que irá comandar a transição de governo junto à administração do prefeito Wellington Maciel (MDB). Segundo a Folha das Cidades, são quatro pessoas atuando na transição: Dr. Pedro Melchior, na área jurídica, lidera o grupo. Miguelito Júnior, responsável pela coleta das informações contábeis, ao lado da ex-tesoureira dos governos Zeca, Jucineide Melo, e o engenheiro César Augusto, responsável pelos dados dos convênios de obra da Prefeitura.

Perguntar não ofende – Quantos secretários municipais novos serão nomeados pelo prefeito reeleito de Afogados da Ingazeira?

Estudantes da UFPE apresentam projetos inovadores para o Recife nas áreas de Mobilidade Urbana, Empreendedorismo, Cultura e Políticas para Mulheres

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, em parceria com o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn – UFPE), concluiu mais uma importante iniciativa do programa UniverCidade, lançado em maio deste ano e que visa estreitar a colaboração entre o setor público e as Instituições de Ensino Técnico e Superior. A iniciativa Sala de Portas Abertas à Cidade (Sala PAC) proporcionou aos estudantes do CIn a oportunidade de desenvolver soluções tecnológicas para desafios reais enfrentados pelo Recife.
A Sala de Portas Abertas à Cidade (Sala PAC) levou o Banco de Oportunidades (https://inovacaoaberta.recife.pe.gov.br/lista-de-bos/) para o ambiente acadêmico, conectando a Prefeitura com as mentes inovadoras da universidade. Ao longo de quatro meses, e utilizando a metodologia de Problem Based Learning (PBL), os alunos criaram soluções para áreas de grande relevância, como Mobilidade Urbana, Empreendedorismo, Cultura e Políticas para Mulheres.

As quatro soluções desenvolvidas foram recentemente apresentadas à equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e estão sendo cuidadosamente avaliadas. São elas: Escudo Rosa, iniciativa que visa conscientizar mulheres sobre como denunciar violência de forma rápida e eficaz; Posso Abrir Aí, que é uma ferramenta que auxilia micro e pequenos empreendedores na escolha do local ideal para seus negócios; outra iniciativa é o Teatro Em Cena, que é um sistema de agendamento e gestão dos teatros municipais, promovendo o uso otimizado desses espaços culturais e, por fim, o ConectaMob, um dashboard para auxiliar gestores de Mobilidade Urbana na tomada de decisões estratégicas, melhorando o fluxo e gestão do transporte na cidade.

“Essas soluções refletem o potencial inovador das universidades para impactar diretamente a vida dos recifenses, demonstrando o quanto a colaboração entre academia e poder público pode gerar transformações positivas”, ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Figueiredo.

Embora o Banco de Oportunidades esteja em constante evolução, essa relação entre Academia e Prefeitura do Recife já gerou frutos tangíveis, como o Observatório Econômico do Recife, desenvolvido por estudantes da Faculdade SENAC em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Esse projeto é um exemplo claro de como a Prefeitura do Recife tem sido uma ponte eficaz entre o conhecimento acadêmico e a implementação prática. Estamos comprometidos em fomentar essa colaboração e abertos a novas parcerias para fortalecer o ecossistema de inovação da cidade”, destaca Rafael Figueiredo. Além do CIn, instituições como a Faculdade SENAC, UNIAESO e a Universidade Federal Rural de Pernambuco já participaram de iniciativas semelhantes dentro do UniverCidade, ampliando ainda mais o impacto do programa.

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação anuncia investimentos para reduzir as desigualdades regionais

Nesta quarta-feira, 16 de outubro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), lançarão um pacote de investimentos para fortalecer a infraestrutura de inovação e pesquisa, com foco nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O evento acontecerá às 10h30, no auditório da ABC, no Rio de Janeiro.

O evento reforça a parceria entre as instituições para o fortalecimento e desenvolvimento da ciência nacional. Em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), serão anunciadas com a Chamada Universal e a expansão dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), serão lançados dois editais: o Pró-Infra Regional, voltado ao fortalecimento da infraestrutura de pesquisa do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e o edital MCTI/FINEP/FNCT-Verde Amarelo/Parques Tecnológicos, também voltado para corrigir as assimetrias existentes no país em termos de ambientes de inovação.

Participarão do evento a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão.

Gleide Ângelo em caminhada com João Campos e Vinicius Castello em Olinda

A ação foi a primeira agenda dos socialistas João Campos, prefeito reeleito do Recife, e da deputada estadual Delegada Gleide Ângelo em apoio ao candidato do PT, Vinicius Castello, para o segundo turno eleitoral em Olinda. A concentração aconteceu na Praça da Convenção e seguiu pelas ruas do centro comercial de Águas Compridas. Mesmo sendo uma noite de segunda-feira, pós expediente comercial, uma multidão acompanhou, eufórica, a caminhada.

“O movimento desta noite nos mostra que estamos no caminho certo, porque uma eleição se ganhas nas ruas, abraçando o sentimento dos homens e das mulheres. E estou aqui, ao lado do meu prefeito reeleito, João Campos, e do meu futuro prefeito de Olinda, Vini Castello, vendo esse projeto popular e social ganhar cada vez mais força. Meus prefeitos são jovens e comprometidos com verdadeiros projetos para nossas cidades. E os dois trabalham pela defesa e pelo cuidado do povo. Vamos seguir nesse caminho, que vai ser o caminho da vitória de cada cidadão e cidadã de Olinda e de Recife — cidades irmãs que vão prosperar ainda mais juntas!!”, defendeu a Delegada.

Em sua fala, Vinicius reconheceu a importância das alianças políticas neste momento e anunciou a criação de um Compaz na cidade como uma das medidas basilares de seu Plano de Governo. “Eu vou trabalhar para que Olinda volte a ser referência nacional e internacional não apenas por um modelo de gestão, mas principalmente por ter o povo novamente como protagonista. A gente precisa dessa união de forças para cuidar do povo da periferia, para cuidar dos mais pobres. E é por isso que apoios e parcerias como as de João e da Delegada Gleide são tão importantes”.

Também marcaram presença na caminhada o candidato a vice-prefeito, Celso Muniz Filho, a ministra de Ciências, Tecnologia e Informação, Luciana Santos, o deputado federal Eriberto Medeiros e o atual vice-prefeito olindense Márcio Botelho, além de diversos vereadores eleitos e suplentes das duas cidades.

Coluna do Finfa

Participou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, participou no último sábado (12), de um encontro  para celebrar a retomada das obras da Adutora do Pajeú, ligando Itapetim a Desterro-PB. “A obra será executada pelo Dnocs, através da Ankara Engenharia, e vai beneficiar também os Sítios Mocambo, Maurício e Raposa, na zona rural de Itapetim. O encontro contou com a presença da nossa prefeita eleita, Aline Karina, do nosso vice-prefeito Chico, do atual prefeito e do prefeito eleito de Desterro, Sinhô e Tiago, respectivamente, além do vereador Júnio Moreira e do secretário de Agricultura, Ednaldo”, disse o gestor itapetinense.

 

Realizou – O Governo Municipal da Ingazeira, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social realizaram a Semana do Bebê no CRAS. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Fabiana Torres, essa ação é uma iniciativa que tem como objetivo priorizar o direito à sobrevivência da criança até os 06 anos de idade. Na ocasião foi realizado Palestra sobre Aleitamento Materno com as enfermeiras da UBS-I e UBS-II.

Com a minoria – O candidato oposicionista Fredson Brito (Republicanos), venceu as eleições na capital da poesia, São José do Egito, mas o candidato derrotado George Borja (PSB), fez a maioria na Câmara de Vereadores 08 x 05. Hoje Fredson conta com Aldo da Clipsi, Albérico Tiago, Daniel Siqueira, Vicente de Vevéi e Damião de Carminha. Estão na oposição ao prefeito eleito, Adeílton de Bráz, Romerinho Dantas, Patrícia de Bacana, Fernanda de Flávio Jucá, Beto de Marreco, Tadeu do Hospital, Luiz de Raimundo e Gerson Sousa.

Você sabia? – Que a cidade de Exu no Sertão do Araripe, teve uma das disputas mais acirradas do Estado. A candidato Júnior Pinto (PSDB) teve 11.693 votos, 51,18% dos votos válidos, enquanto seu adversário Genário Aquino (PSB), obteve 11.152 votos, 48,82% dos votos válidos, uma diferença de 541 votos.

Assina –  O prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, assina nesta segunda-feira (14), a partir das 11 horas, em seu gabinete no Palácio Celso Galvão, as Ordens de Serviço para início das obras da ampla reforma do Parque Euclides Dourado, da construção da nova praça da Ceaga, reforma e ampliação da Escola Municipal Abílio Camilo Valença, no Viana e Moura, e construção da escola CMEI Miguel Arraes (Miguelzinho) no Parque Fênix.

Frase“No período das eleições municipais em Afogados da Ingazeira, o que mais existe são pessoas hipócritas. Que segundo a Bíblia, o hipócrita é alguém que finge ser algo que não é para receber reconhecimento ou sair lucrando”. (Um cidadão afogadense,  em conversa com este blogueiro, revoltado algumas pessoas que mudam completamente seu comportamento durante as eleições)

Já mudou – No último sábado (12), o vereador eleito de Tabira, Adelmo das Antenas (PSDB), anunciou seu ingresso ao grupo do prefeito eleito Flávio Marques (PT). “Assumo o compromisso de lutar junto com Adelmo pelas causas que ele apresentou, como o transporte universitário gratuito, o abrigo para animais e o fortalecimento do Conselho Tutelar. Nosso governo será sensível às demandas dos estudantes, das crianças, dos adolescentes e dos mais vulneráveis. Tabira precisa de união para avançar, e é isso que estamos construindo”, disse o prefeito eleito.

Intensificando a campanha – O candidato do PT à Prefeitura de Olinda, Vinicius Castello, aproveitou o movimento do domingo no Sítio Histórico da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade para fazer uma caminhada ao lado da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, da senadora Teresa Leitão e vereadores. Nesta segunda (14), o petista receberá a visita de João Campos, que fará uma caminhada em Águas Compridas. Estava prevista uma minicarreata, mas foi feita a alteração por uma questão de logística.

Perguntar não ofende – Até quando a COMPESA vai maltratar os afogadenses com a falta constante de água?

Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira, morre aos 73 anos

Por g1 SP e GloboNews — São Paulo

Uma das mentes mais criativas do país, o publicitário e escritor Washington Olivetto morreu neste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Ele é o criador de personagens como o “Garoto Bombril” e de campanhas como a do primeiro sutiã (leia mais abaixo).

Há quatro meses o publicitário estava internado no Hospital Copa Star para tratar uma infecção pulmonar. Segundo a assessoria de Olivetto, ele morreu por volta das 17h15 de pneumonia e choque séptico, que provocou a falência múltipla dos órgãos.

A morte foi confirmada pelo hospital. “O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, informou a unidade em nota.

Nesta segunda-feira (14), o corpo será transportado de avião para São Paulo e será velado em uma cerimônia restrita a amigos e familiares. O local e o horário ainda não foram divulgados.

Descendente de italianos, Olivetto nasceu em setembro de 1951 na capital paulista, onde foi criado pela mãe, uma dona de casa, e o pai, vendedor de tintas.

Morre Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira, aos 73 anos

Aos 17 anos, entrou para o curso de publicidade da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). No ano seguinte, iniciou sua trajetória profissional como redator de uma agência publicitária.

Ainda em seu primeiro ano de atuação no mercado, conquistou um dos prêmios mais importantes para os profissionais da área, o Leão de Bronze do Festival de Publicidade de Cannes.

No final da década de 70, já experiente no ramo da publicidade, criou o “Garoto Bombril”, personagem clássico da propaganda brasileira e um de seus maiores feitos.

Mais tarde, em 1987, ele lançou outra campanha premiada, que se tornou marca da publicidade da época: a do Primeiro Sutiã, para a Valisère, em que uma adolescente comprava sua primeira peça íntima e que tinha como mote “O primeiro sutiã a gente não esquece”. Em entrevistas, Olivetto sempre disse que esta foi uma campanha “emblemática”.

Durante a carreira de sucesso, recebeu diversas estatuetas e homenagens, que foram desde títulos em universidades a menções em músicas de Jorge Ben Jor — “Alô, Alô W/Brasil”, diz o trecho em referência à empresa de Olivetto.

Em sua trajetória, também se descobriu autor, escrevendo oito obras sobre a própria carreira e peças publicitárias que havia criado.

Em 2017, se mudou para Londres, no Reino Unido, mas vinha ao Brasil com certa frequência para participar de palestras.

A fama internacional também teve lado negativo. Em 2001, foi sequestrado perto de sua casa, em Higienópolis, na região central de São Paulo, por um grupo de chilenos e argentinos, que planejaram a ação ao longo de 10 meses. Somente após 53 dias, Olivetto se viu livre do cativeiro.

Simão Durando e DNIT inauguram e liberam trânsito no viaduto BR-407

O primeiro trecho da duplicação da BR-407, em Petrolina, o viaduto localizado na rotatória da Gontijo, foi concluído e liberado para a população, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, em parceria com a prefeitura. A partir de agora, os motoristas poderão utilizar a estrutura para locomoção, agilizando o trânsito e assegurando mais segurança. Além do viaduto, também foi liberado o trânsito pela ponte do Riacho das Porteiras.

O complexo liberado teve um investimento de R$ 34,3 milhões. Foram executados serviços de infraestrutura, mesoestrutura e de superestrutura da Obra de Arte Especial (OAE), aterro com terra armada, terraplenagem, pavimentação e sinalização, além da instalação de dispositivos de segurança e proteção como defensas metálicas e barreiras de concreto.

Em visita ao local para a liberação do trânsito, junto ao direitor do DNIT, Anderson Lima, o prefeito Simão Durando destacou que essa é uma das maiores obras de infraestrutura e mobilidade urbana do Nordeste. A duplicação atenderá um importante eixo de ligação entre os estados do Piauí, Bahia e Pernambuco.

Quando estiver concluída a duplicação contará com 11 km de extensão por meio de um investimento de R$ 122 milhões. O projeto estruturante prevê a duplicação das pistas desde a descida do viaduto dos Barranqueiros, que dá acesso à ponte Presidente Dutra, seguindo até 2 km após a estátua do Burrinho. Ainda será feita a requalificação da rotatória do Posto Asa Branca e a construção das vias marginais.

“Essa é uma obra pela qual batalhamos muito com nossa força política, a maior obra de mobilidade da história de Petrolina. Esse trecho liberado vai possibilitar mais mobilidade e fluidez no trânsito dessa região, beneficiando bairros como Cohab VI, João de Deus, Gercino Coelho e tantos outros. Isso aqui é força política, é trabalho, é Petrolina crescendo cada vez mais”, destacou Simão Durando.

Mulheres Quilombolas Rumo à COP-30: Empoderamento e justiça climática para as comunidades estão entre os debates dos primeiros dias de formação

Segue até este domingo (13/10), no Espaço Multicultural Dona Mira, que fica na Comunidade Quilombola do Estivas, em Garanhuns (PE), a formação “Mulheres Quilombolas Rumo à COP-30”. O ciclo formativo é promovido pelo Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC) e pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). A ação tem o intuito de fortalecer lideranças quilombolas de todo o Nordeste para ampliar o debate sobre mudanças climáticas, além de propor soluções visando a Conferência das Nações Unidas em 2025.

Em sua abertura, nessa sexta (11/10), o evento foi iniciado com o acolhimento e apresentação das mulheres participantes, que em seguida entoaram cânticos que representam o histórico de lutas das mulheres quilombolas. O tema “Política Climática Internacional e COP 30: caminhos para incidência efetiva” foi debatido em grupo, com a condução da advogada, pesquisadora, educadora popular e ativista pelos direitos humanos e socioambientais, Lídia Lins.

A partir de suas experiências no território do Ibura, em Recife, a facilitadora trouxe uma visão sobre o entendimento e articulação das mulheres no combate às injustiças climáticas, ao racismo ambiental e na luta pelos direitos humanos. “Discutir a política climática de maneira local ou internacional tem que passar por um lugar onde as pessoas que são diretamente atingidas pelos efeitos da crise possam discutir essa política, avaliar, propor e fiscalizar. Então uma formação como essa é importante, porque ela vai possibilitar que essas mulheres possam construir instrumentos para fazer uma incidência efetiva e qualificada nestes espaços”, aponta Lídia.

Neste sábado (12/10), durante o segundo dia de formação, a agenda discutiu “Soluções para a crise climática baseadas no capital: como reconhecer ameaças e oportunidades”, com a mediação da Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Julia Stefany. A aula passou por pontos como o mercado de carbono e negociações que envolvem diversos atores a nível nacional e internacional. “Trazer essa pauta tão complexa em um ambiente como um quilombo, em que pessoas são diretamente impactadas é muito importante. Eu trouxe aqui qual o propósito daquelas pessoas que estão lá em cima e o que elas querem com as comunidades, e da mesma forma elas vão estar em um ambiente internacional no próximo ano levando o seu propósito”, completa Julia.

A liderança da Comunidade Quilombola Campo Grande, do município de Santa Terezinha (BA), Janaína Neri, falou sobre a experiência e importância do encontro. “É muito importante estar aqui em Pernambuco, neste momento de discussão climática. Nós enquanto comunidades tradicionais já sentimos essas mudanças e transformações no clima no nosso dia a dia. As regiões rurais e urbanas sentem de maneira diferente. A questão da falta d’água, por exemplo, a gente sente diferente do que a cidade; a construção de cisternas depende de uma política pública. A gente precisa realmente se capacitar, e se fortalecer enquanto coletivo, sempre focando na instrução nessas formações”, completou.

O ciclo formativo continua amanhã, com o último tema que será abordado: “Programa de Proteção para Defensores de Direitos Humanos e Acordo de Escazú: Proteção para as defensoras da terra e território”. Todos os temas foram definidos em conjunto com as lideranças quilombolas. Em até um mês após o ciclo formativo as participantes deverão apresentar um plano de ação em incidência política baseado nos tópicos abordados durante os encontros.

 “A gente escolheu Garanhuns por causa da estrutura que o quilombo oferece e também por causa das parcerias que temos aqui. Temos a parceria com a CONAQ, que é essa organização nacional que reúne diversos quilombos pelo Brasil e aqui em Garanhuns temos algumas dessas entidades filiadas. E essa formação é algo que vamos fazer por todo o país, nas cinco regiões, começando aqui pelo Nordeste. Temos cada vez mais o clima sendo pautado e a gente sabe da importância de as discussões chegarem na política climática internacional, para que elas possam se interiorizar e se localizar nos territórios. Então a nossa meta é instrumentar as participantes com esse conhecimento e partir disso, fazer com que elas possam reivindicar seus direitos também nessa plataforma internacional, falando de racismo ambiental, das vivências delas enquanto mulheres de povos tradicionais e levando as suas demandas”, finaliza Anne Heloíse, que atua como Coordenadora do eixo de Educação Climática do CBJC.

Adesão ao governo: Adelmo das Antenas discute demandas prioritárias com prefeito eleito Flávio Marques

Na manhã deste sábado (12), o vereador eleito Adelmo das Antenas (PSDB) reuniu-se com o prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques (PT), o vice-prefeito Marcos Crente (PSB) e o deputado federal Carlos Veras (PT), para discutir o futuro da cidade e debater ações prioritárias para a nova gestão. Entre os temas abordados, Adelmo destacou a importância de fortalecer o Conselho Tutelar com a aquisição de um novo veículo, a implementação de transporte 100% gratuito para os estudantes universitários e a criação de um abrigo para animais, além da luta pela construção de uma casa de passagem.

“Eu fui o segundo presidente da associação dos estudantes universitários em Tabira, e por coincidência, Flávio Marques foi o fundador e primeiro presidente. Sei que ele terá essa atenção especial com os estudantes e os demais compromissos que tratei. Por isso, estou assumindo o compromisso de aderir ao governo para garantir uma cidade melhor”, declarou Adelmo, que também afirmou que acompanhará o grupo votando no candidato à presidência da Câmara e fazendo parte da chapa governista.

Com a adesão de Adelmo, a base de apoio ao prefeito eleito contará com 7 vereadores dos 11 que compõem a Câmara. Além de Adelmo, a bancada governista inclui Socorro Veras, Kleber Paulino, Didi de Heleno, Dicinha do Calçamento, Eraldo Moura e Bebé de Aldo Santana.

O vice-prefeito Marcos Crente saudou a entrada de Adelmo no grupo governista: “É uma honra ter Adelmo das Antenas ao nosso lado, um vereador comprometido com o bem-estar de Tabira. Essa união reforça o nosso projeto de desenvolvimento para a cidade, com foco em ações que atendam diretamente às necessidades do povo.”

O deputado federal Carlos Veras também destacou a importância da aliança:
“Adelmo traz uma energia renovadora e uma visão sensível para causas tão essenciais como a dos estudantes e a proteção dos animais. Juntos, vamos trabalhar para garantir que essas demandas sejam atendidas.”

Já o prefeito eleito Flávio Marques reafirmou seu compromisso com as causas defendidas por Adelmo:
“Assumo o compromisso de lutar junto com Adelmo pelas causas que ele apresentou, como o transporte universitário gratuito, o abrigo para animais e o fortalecimento do Conselho Tutelar. Nosso governo será sensível às demandas dos estudantes, das crianças, dos adolescentes e dos mais vulneráveis. Tabira precisa de união para avançar, e é isso que estamos construindo.”