Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Deputada Socorro Pimentel pede urgência na implantação da Adutora de Negreiros

A luta pela implantação da Adutora de Negreiros no Sertão pernambucano tem sido pauta constante do mandato da deputada estadual Socorro Pimentel. Na tarde de ontem (15), durante a Reunião Plenária na Alepe, a parlamentar voltou a abordar o tema. No discurso, a deputada pediu urgência na execução dessa obra, que tem potencial de abastecer toda a região do Araripe.

“A Adutora de Negreiros é uma peça-chave para garantirmos a segurança hídrica e as condições necessárias de um desenvolvimento sustentável para o Araripe e essa obra não pode mais esperar. É preciso que priorizemos e agilizemos sua execução, para que os benefícios cheguem o mais rápido possível à população”, defendeu Socorro Pimentel.

Ainda em sua fala, a parlamentar explicou que a iniciativa prevê a ampliação do Sistema Adutor do Oeste a partir da Barragem Negreiros, em Salgueiro, com potencial comprovado para levar água à região do Araripe e beneficiar mais de 400 mil sertanejos das cidades de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade.

“A Adutora de Negreiros vai, sim, ser uma realidade. Para isso, seguiremos trabalhando, cobrando e reunindo esforços para esse feito. Eu acredito e confio no compromisso da governadora Raquel Lyra com o nosso povo e juntas vamos fazer história. Serei a deputada que lutou pela vida, pela saúde e que fez com que a água chegasse nas casas dessas famílias”, finalizou.

João Campos visita Haddad em Brasília para discutir economia do Recife

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), participou de reunião com o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) e o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, nesta terça-feira (15), em Brasília.

Segundo o prefeito, o encontro tratou das metas fiscais da capital pernambucana e do cenário econômico nacional, além de reforçar a parceria para o novo mandato.

“Foi uma visita de cortesia, para agradecer a ele, que sempre manifestou apoio e entusiasmo com nossa caminhada no Recife. E poder tratar de pautas de trabalho relativas à operação de crédito com o Banco Interamericano, com a Caixa Econômica Federal, com as metas fiscais do município, já que fazemos parte de um plano de ajuste de equilíbrio fiscal há pouco mais de dois anos”, disse João Campos à imprensa.

Fredson cumpre agenda com senador Humberto Costa e solicita recursos para São José do Egito

Nesta terça-feira, 15 de outubro, o prefeito eleito de São José do Egito, Fredson Brito, teve uma reunião importante com o senador Humberto Costa (PT), em Recife. Fredson aproveitou a oportunidade para apresentar demandas essenciais para o município e solicitou o apoio do senador em projetos prioritários.

Durante o encontro, Fredson destacou a necessidade de investimentos em saúde e infraestrutura. “Solicitei ao senador Humberto Costa recursos para a construção de uma UPA e também para a revitalização dos canais do Ipiranga e do bairro São Borja, obras fundamentais para melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou Fredson.

Humberto Costa garantiu seu compromisso em colaborar com a nova gestão de Fredson e com o desenvolvimento de São José do Egito. “Estamos juntos com Fredson nessa jornada. Ele pode contar com meu apoio total para garantir os recursos necessários e trazer mais investimentos para o município”, declarou o senador.

A reunião sinaliza o fortalecimento de parcerias importantes para o futuro de São José do Egito, com foco em melhorar os serviços públicos e a infraestrutura da cidade.

Juntos pela Segurança: feminicídios caem 72,7% em Pernambuco no mês de setembro

O estado de Pernambuco encerrou o último mês de setembro com uma queda significativa nos casos de feminicídio. Na comparação com o mesmo período do ano passado, foram contabilizados menos 72,7% casos deste tipo de crime. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Defesa Social (SDS). No início de outubro, a governadora Raquel Lyra já havia anunciado a redução em 19,3% no número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) também em setembro, o quinto mês consecutivo de diminuição do indicador em 2024. Os casos de MVI passaram de 321 em 2023 para 259 em setembro de 2024.

“Essa redução no número de feminicídios registrados no mês passado mostra o compromisso das forças de segurança do Estado na proteção de todas as pernambucanas, de todas as regiões. Não podemos admitir que mais nenhuma filha deste chão seja assassinada pelo fato de ser mulher. A prioridade do Juntos pela Segurança é devolver a paz social que durante muito tempo foi retirada dos cidadãos e cidadãs dessa terra. O trabalho está apenas começando”, declarou a governadora Raquel Lyra. Em setembro de 2023 foram contabilizados 11 feminicídios em Pernambuco. Em setembro de 2024 esse número caiu para três.

De acordo com a SDS, as forças de segurança do Estado também prenderam 2.614 pessoas em flagrante delito no último mês, entre suspeitos de homicídios, roubos, violência doméstica e tráfico de entorpecentes. Além disso, 451 armas foram apreendidas. Esses resultados estão ligados, em grande medida, à atuação coordenada e integrada da Força-Tarefa (FT) Crimes Patrimoniais, criada em dezembro do ano passado, com o objetivo de intensificar o combate a esses tipos de delitos em todo o Estado. Desde seu lançamento, a FT tem se concentrado em áreas estratégicas, resultando em redução nos índices.

Em setembro, os crimes de roubos de cargas, coletivos e veículos tiveram queda de 26,5%, 21,8% e 7,1%, respectivamente, quando comparado ao nono mês do ano passado. Além disso, os celulares subtraídos tiveram uma redução de 4,7%. Os dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) revelam, ainda, que o mês de setembro de 2024 registrou 3.463 casos de Crimes Violentos Patrimoniais (CVPs), sendo o melhor setembro dos últimos dez anos neste indicador. Neste período, o ano de 2016 teve o setembro com o maior número de CVPs da série histórica, registrando 9.941 roubos.

Os roubos de cargas diminuíram de 34 (set/2023) casos para 25 (set/2024) registros. Os roubos a coletivos reduziram de 55 (set/2023) para 43 (set/2024) ocorrências. No mesmo período, os roubos de veículos diminuíram de 1.033 (set/2023) casos para 959 (set/2024), destacando-se que, do total de veículos subtraídos, 673 veículos foram recuperados, o que equivale a 44,6%. Ainda em setembro deste ano, 4.235 celulares foram furtados e roubados contra 4.444 (set/2023). As forças de segurança recuperaram 8.807 aparelhos nos primeiros nove meses de 2024.

“Essa diminuição da criminalidade é atribuída ao trabalho preventivo e à presença mais ostensiva das forças de segurança nos locais que são apontados pelo monitoramento das manchas criminais. A FT Crimes Patrimoniais investe em tecnologia e inteligência, utilizando ferramentas para identificar padrões e comportamentos criminosos. Essa abordagem permite uma resposta mais ágil e eficaz, contribuindo para a queda contínua dos índices de roubos. A colaboração com a comunidade também tem sido um pilar importante, através das denúncias e informações dadas”, pontuou a secretária de Defesa Social em exercício, Dominique de Castro Oliveira.

Sileno cobra que Governo do Estado inaugure escola pronta há dois anos em Lagoa de Itaenga

O deputado Sileno Guedes (PSB) cobrou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa (Alepe), que o Governo de Pernambuco entregue as instalações da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Tristão Ferreira Bessa, em Lagoa de Itaenga, na Mata Norte. A unidade de ensino teve a construção concluída no fim de 2022, mas, apesar de quase dois anos terem se passado, a atual gestão ainda não inaugurou o equipamento, que vem se deteriorando por falta de uso e manutenção.

Imagens divulgadas pelo parlamentar nas redes sociais mostram o prédio principal e a quadra esportiva erguidos, mas com mato tomando as áreas externas. Durante a cobrança em sessão plenária, o deputado foi informado por membros da base governista que a dificuldade no local seria referente ao fornecimento de energia elétrica, mas replicou indicando não ser razoável que, em quase dois anos de gestão, o Governo Raquel Lyra não tenha priorizado a resolução de um problema burocrático que poderia levar mais qualidade no ensino a mais de mil alunos que, hoje, usam estruturas precárias.

“É mais um exemplo do descaso da gestão da governadora Raquel Lyra com a educação. Estou me referindo à EREM Tristão Ferreira Bessa, que tem instalações entregues prontas se deteriorando por falta de uso e mais de mil estudantes espalhados por diversas unidades. É importante o secretário de Educação chegar lá e determinar a abertura dessa escola, porque o que a gente quer é que os estudantes, os professores e os servidores possam ter acesso a esse equipamento”, afirmou Sileno.

Campeonato Itapetinense de Futebol está de volta em grande estilo

A emoção do futebol retorna a Itapetim com o maior Campeonato Itapetinense de Futebol de todos os tempos. A abertura oficial do torneio será no próximo sábado, 19 de outubro, às 17h, marcando o início de uma competição que promete agitar o esporte do Ventre imortal da poesia.

Com 24 equipes competindo e mais de 600 participantes, o campeonato conta com uma premiação que ultrapassa 10 mil reais. As partidas acontecerão no recém-revitalizado Estádio “O Maxixão”, que agora possui um gramado de qualidade, iluminação de LED e diversas melhorias para jogadores e torcedores.

Realizado pela Prefeitura de Itapetim, por meio da Diretoria de Esportes, o evento esportivo promete ser uma grande celebração do esporte, trazendo entretenimento e movimentando a economia local.

Sudene recebe comunidade científica nordestina e articula contribuições para o combate à desertificação e efeitos da seca

Buscando inserir a caatinga e o semiárido brasileiro no debate internacional de combate aos efeitos da seca e da desertificação, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) recebeu o seminário “Contribuições da comunidade científica brasileira para a temática de combate à desertificação”, realizado nesta terça-feira (15) na sede da Autarquia. A iniciativa é parte dos preparativos para a participação do Brasil na COP16 em Riad, capital da Arábia Saudita, entre os dias 2 e 13 de dezembro.

O evento no Recife reuniu especialistas, centros de pesquisa, universidades, representantes do governo e instituições financeiras e teve como um dos seus focos o desenvolvimento de soluções científicas e tecnológicas para mitigar os efeitos da desertificação no semiárido brasileiro. Os pesquisadores debateram propostas para subsidiar a delegação brasileira na reunião internacional, que marca o 30º aniversário da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), um fórum crucial para discutir estratégias globais de recuperação de terras degradadas.

Coordenador de estudos e pesquisas da Sudene, o economista José Farias destacou a importância de articular ações coordenadas entre governo, academia e sociedade civil para enfrentar a desertificação. “Buscamos criar parcerias com os atores deste cenário, reunindo instituições em prol da redução dos impactos das mudanças climáticas. Além disso, a Sudene tem atuado para dar apoio aos estados e municípios para efetivar as políticas públicas de combate à desertificação. Mobilizar conhecimento e tecnologia para promover o desenvolvimento sustentável na região é um dos nossos principais compromissos”, afirmou.

Entre os temas debatidos no seminário realizado na sede da Sudene, estiveram articulação científica, tecnologias sociais, incorporação de conhecimento das comunidades tradicionais e compreensão das dinâmicas demográficas que afetam o semiárido brasileiro. Outra questão apontada pelos especialistas diz respeito à criação de mecanismos de financiamento que estimulem cadeias produtivas voltadas à neutralização da degradação da terra e dos biomas.

Os participantes do evento se comprometeram a redigir uma nota técnica que será submetida aos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e das Relações Exteriores como documento oficial a ser apresentado junto à COP 16. A produção deverá destacar a importância de ampliar o diálogo entre os diversos setores da sociedade e a comunidade internacional para enfrentar os desafios impostos pela desertificação, além de trazer intervenções específicas para as particularidades do semiárido nordestino, que representa 12% do território nacional. Em janeiro deste ano, um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) identificou, pela primeira vez, características do clima árido no Brasil, na Bahia.

O correspondente científico do Brasil na UNCCD, Aldrin Perez, classificou o movimento de articulação científica como um processo urgente para atender o processo de restauração dos biomas suscetíveis aos efeitos críticos da desertificação, como a caatinga. “Sinto que o nosso chamado foi acolhido internacionalmente. Os cientistas brasileiros precisam de um papel protagonista neste cenário, agindo de forma organizada para estimular o diálogo com as comunidades que vivem nestes territórios”, comentou o pesquisador, que integra a equipe do Instituto Nacional do Semiárido.

Além de debater a participação brasileira na COP 16, o seminário debateu os compromissos do país com a convenção da ONU. O organismo é um acordo internacional que relaciona o meio ambiente e o desenvolvimento com a gestão sustentável da terra. Existem 196 países signatários, além da União Europeia. De acordo com o grupo, dados de 2022, até 40% dos territórios globais estão ameaçados pela desertificação, impactando diretamente o PIB mundial e o aumento da duração das secas. Para o semiárido brasileiro – onde a degradação da terra afeta quase 26 milhões de brasileiros residentes neste território – o combate ao avanço destes efeitos torna-se um dos pilares para garantir a sustentabilidade da região.

Serra Talhada será sede da maior feira de caprinos e ovinos do Brasil em 2025

Após concorrer com três capitais, a cidade de Serra Talhada foi escolhida como sede da etapa nacional da maior feira de caprinos e ovinos do Brasil, chancelada pela Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper). O anúncio, feito na última sexta-feira (11) e coloca o município como o primeiro de Pernambuco a sediar o evento. A conquista é resultado de um projeto apresentado pelo vice-prefeito Márcio Oliveira e pela secretaria de Agricultura.

Ao vencer Salvador, Maceió e Teresina, Serra Talhada foi escolhida graças ao fortalecimento contínuo da caprinovinocultura local, consolidado em eventos como a Serra Expoberro, realizada em 2023, e através de recebimento de prêmios como o ‘Prefeitura Empreendedora’ do Sebrae Pernambuco, no quesito de empreendedorismo rural, com o projeto ‘Caprino-ovinocultura: um negócio de sucesso”.

“O trabalho do nosso vice-prefeito Márcio Oliveira foi reconhecido, e é com muita alegria que recebemos essa conquista. Apresentamos todas as condições necessárias para pleitear o evento e fomos escolhidos. Será um momento importante para Serra Talhada e para o desenvolvimento do setor em nossa região”, afirmou a prefeita do município, Márcia Conrado.

Com a expectativa de reunir criadores de diversas regiões do país, a etapa nacional promete movimentar a economia local e ampliar as oportunidades de negócios para produtores e comerciantes. “A feira consolida o município como um polo estratégico para a caprinovinocultura, contribuindo para o desenvolvimento da região e o fortalecimento do setor no Nordeste”, frisou o vice-prefeito Márcio Oliveira.Fotos: Igor Luigi

Coluna do Finfa

No Palácio – O prefeitos eleito de Tuparetama, Diógenes Patriota, esteve reunido com o Secretário da Casa Civil do Estado de Pernambuco, Túlio Vilaça, para discutir importantes investimentos que irão continuar a impulsionar o desenvolvimento de Tuparetama a partir de janeiro, quando iniciaremos nossa gestão à frente da prefeitura. “A parceria com o governo estadual é fundamental, vamos garantir recursos e melhorias em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura, fortalecendo o nosso município e proporcionando mais qualidade de vida para a nossa população”, disse Diógenes.

Anunciou – A prefeita eleita de Sertânia, Pollyanna Abreu (PSDB), anunciou oficialmente ontem (14), sua equipe de transição. O anúncio foi feito no programa Fala Sertânia, da Rádio Sertânia FM. Para coordenar a equipe, Pollyanna nomeou o advogado Estevan Lins que já protocolou o documento junto ao gabinete do prefeito Ângelo Ferreira. Veja toda equipe de transição: Celestino de Barros – Advogado, Salviano Rufino – Bacharel em direito e funcionário público, Helena Laet – Advogada, Henrique Brasiliano – Advogado, Paulo César – Advogado, Luiz Abel – vereador eleito e Bancário, Ciro Galindo – Auditor Fiscal aposentado, Joana Peixinho Garcia Cordeiro – Médica, Antônio Almeida – Engenheiro Agrônomo, Luciano Flávio Filho – Engenheiro, Eveline Schoer – Arquiteta e Luiz Xavier – Contador.

Vota no candidato do partido – Em entrevista a uma emissora de rádio de Afogados da Ingazeira ontem (14), o vereador reeleito César Tenório (PSB), confirmou que vai votar no candidato do seu partido para a Presidência da Câmara de Vereadores. No momento o PSB tem três postulantes, os vereadores Vicentinho, Reinaldo Lima e Raimundo Lima.

Oferecendo – A Prefeitura de Caruaru, em parceria com o Centro Integrado de Direitos Humanos (CIDH) e a Gerência de Esportes e Lazer da Secretaria de Educação (Seduc), anuncia a abertura das inscrições, a partir desta segunda-feira (14), para aulas de capoeira voltadas a jovens de 10 a 16 anos. A iniciativa busca promover esporte, cultura e integração social entre os participantes. As aulas acontecerão no auditório do CIDH às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 10h, com vagas limitadas. A participação é gratuita, sendo necessário que a inscrição seja feita presencialmente, no Centro Integrado de Direitos Humanos, das 8h às 17h, com a presença do responsável do participante.

Retornou – O vice-prefeito eleito de Iguaracy, Marquinhos Melo, retornou nesta segunda-feira às suas funções como Secretário Municipal de Administração.  Marquinhos acompanhou toda a trajetória da campanha eleitoral com o prefeito eleito Dr. Pedro Pedro Alves. “Agora, com a vitória nas urnas e o retorno ao cargo na prefeitura, vamos continuar ajudando o prefeito Zeinha Torres na sua reta final da gestão, e continuar a colaborar a partir de janeiro com a gestão do nosso novo prefeito Dr. Pedro Alves, na implementação de projetos e iniciativas que ofereçam mais desenvolvimento para Iguaracy”, disse Marquinhos.

Você sabia? – Que o prefeito eleito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael (Republicanos), que venceu o atual prefeito Irlando Parabólicas (PSD), com uma diferença de 1.461 votos, na sua coligação ‘Esperança Renovado’, com os partidos  REPUBLICANOS / PRD / Federação BRASIL DA ESPERANÇA – FÉ BRASIL(PT/PC do B/PV), só elegeu 04 (quatro) vereadores, Valéria de Leque Brás, Roberto da Paz, Professor Daozinho e Natan Fontes, contra 05 (cinco) do grupo do prefeito derrotado.

Na capital – O prefeito de Flores, Marconi Santana, tem agenda em Recife desta terça-feira até a próxima sexta-feira (18). Em contato com este blogueiro, Marconi confirmou que terá várias audiências em órgãos estaduais, federais e com parlamentares. “Precisamos acelerar nossos compromissos até o final da nossa gestão, para que a partir de janeiro nosso prefeito eleito Giba, e o nosso grupo político continue avançando nas pautas positivas para todos os florenses”, pontuou Marconi.

Definiu – O prefeito eleito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti (Podemos), já definiu a equipe que irá comandar a transição de governo junto à administração do prefeito Wellington Maciel (MDB). Segundo a Folha das Cidades, são quatro pessoas atuando na transição: Dr. Pedro Melchior, na área jurídica, lidera o grupo. Miguelito Júnior, responsável pela coleta das informações contábeis, ao lado da ex-tesoureira dos governos Zeca, Jucineide Melo, e o engenheiro César Augusto, responsável pelos dados dos convênios de obra da Prefeitura.

Perguntar não ofende – Quantos secretários municipais novos serão nomeados pelo prefeito reeleito de Afogados da Ingazeira?

Estudantes da UFPE apresentam projetos inovadores para o Recife nas áreas de Mobilidade Urbana, Empreendedorismo, Cultura e Políticas para Mulheres

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, em parceria com o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn – UFPE), concluiu mais uma importante iniciativa do programa UniverCidade, lançado em maio deste ano e que visa estreitar a colaboração entre o setor público e as Instituições de Ensino Técnico e Superior. A iniciativa Sala de Portas Abertas à Cidade (Sala PAC) proporcionou aos estudantes do CIn a oportunidade de desenvolver soluções tecnológicas para desafios reais enfrentados pelo Recife.
A Sala de Portas Abertas à Cidade (Sala PAC) levou o Banco de Oportunidades (https://inovacaoaberta.recife.pe.gov.br/lista-de-bos/) para o ambiente acadêmico, conectando a Prefeitura com as mentes inovadoras da universidade. Ao longo de quatro meses, e utilizando a metodologia de Problem Based Learning (PBL), os alunos criaram soluções para áreas de grande relevância, como Mobilidade Urbana, Empreendedorismo, Cultura e Políticas para Mulheres.

As quatro soluções desenvolvidas foram recentemente apresentadas à equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e estão sendo cuidadosamente avaliadas. São elas: Escudo Rosa, iniciativa que visa conscientizar mulheres sobre como denunciar violência de forma rápida e eficaz; Posso Abrir Aí, que é uma ferramenta que auxilia micro e pequenos empreendedores na escolha do local ideal para seus negócios; outra iniciativa é o Teatro Em Cena, que é um sistema de agendamento e gestão dos teatros municipais, promovendo o uso otimizado desses espaços culturais e, por fim, o ConectaMob, um dashboard para auxiliar gestores de Mobilidade Urbana na tomada de decisões estratégicas, melhorando o fluxo e gestão do transporte na cidade.

“Essas soluções refletem o potencial inovador das universidades para impactar diretamente a vida dos recifenses, demonstrando o quanto a colaboração entre academia e poder público pode gerar transformações positivas”, ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Figueiredo.

Embora o Banco de Oportunidades esteja em constante evolução, essa relação entre Academia e Prefeitura do Recife já gerou frutos tangíveis, como o Observatório Econômico do Recife, desenvolvido por estudantes da Faculdade SENAC em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “Esse projeto é um exemplo claro de como a Prefeitura do Recife tem sido uma ponte eficaz entre o conhecimento acadêmico e a implementação prática. Estamos comprometidos em fomentar essa colaboração e abertos a novas parcerias para fortalecer o ecossistema de inovação da cidade”, destaca Rafael Figueiredo. Além do CIn, instituições como a Faculdade SENAC, UNIAESO e a Universidade Federal Rural de Pernambuco já participaram de iniciativas semelhantes dentro do UniverCidade, ampliando ainda mais o impacto do programa.