Em comemoração ao aniversário de 137 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), que será celebrado no próximo dia 20, a governadora Raquel Lyra participou da cerimônia de entrega da Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar para 58 personalidades, entre civis e militares, que se destacaram por contribuições à sociedade. O evento, que também contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, foi realizado na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, nesta quinta-feira (17).
“Hoje estou prestigiando uma solenidade que confere uma medalha de mérito àqueles que têm contribuído para fazer uma instituição tão respeitada pelo povo de Pernambuco e pelo povo do Brasil. Quero agradecer a todos que fazem a corporação por estar nos apoiando a fazer o maior investimento da história do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, com investimentos dentro do Juntos pela Segurança em frota, compra de equipamentos e instrumentos de proteção individual”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Entre 2023 e 2024, o Governo do Estado já realizou o maior investimento da história do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, destinado à compra de equipamentos e infraestrutura. Com um total aproximado de R$ 26,2 milhões, destacam-se aquisições como 20 ambulâncias de autorresgate, 14 motos de salvamento aquático, assim como materiais essenciais para operações de mergulho, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndios. Foram adquiridos também Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como capacetes, roupas de aproximação e botas.
“Todos esses investimentos demonstram o esforço do Governo do Estado de Pernambuco em reestruturar o Corpo de Bombeiros com os melhores e mais modernos equipamentos, resultando no pronto e eficaz atendimento à população pernambucana”, destacou a secretária de Defesa Social em exercício, Dominique de Castro Oliveira.
O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli, agradeceu a todos que trabalham pela instituição. “Agradeço à governadora pela confiança depositada nesse trabalho, com novas sedes, viaturas e valorização dos homens, e por todos que se dedicam diariamente dentro da corporação. Durante mais de um século, nossa corporação tem sido um farol de esperança e segurança para os cidadãos pernambucanos, enfrentando desafios com bravura e determinação”, ressaltou.
Entre os agraciados com a medalha, estão o comandante militar do Nordeste, general de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro; o capitão de Mar e Guerra Carlos Frederico do Vale; os secretários estaduais da Casa Civil, Túlio Vilaça, de Administração, Ana Maraíza, de Defesa Social (em exercício), Dominique Oliveira, o chefe de gabinete da governadora, Eduardo Vieira, a administradora do Arquipélago de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa, além de tenentes, sargentos e majores de corporações do Estado.
Participaram da solenidade os secretários estaduais Ana Maraíza (Administração), Dominique Oliveira (Defesa Social em exercício), Juliana Gouveia (em exercício da Mulher), Clóvis Ramalho (executivo de Defesa Civil), a administradora do Arquipélago de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa, além do deputado estadual Eriberto Filho. O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Leite, também esteve presente.Fotos: Divulgação

Fenômeno nas eleições – Com o término das eleições municipais, constatei que houve uma grata surpresa para não dizer um fenômeno, que tem o significado de um acontecimento observável, particularmente algo especial, no resultado da eleição da cidade de Iguaracy.

Já é candidata – Uma fonte da cidade de Tuparetama, em contato com este blogueiro, afirmou que a vereadora reeleita em primeiro lugar, Vandinha da Saúde, está candidata a Presidência da Câmara de Vereadores e já se colocando como candidata a vice-prefeita em 2028. “A parlamentar está muita apressada para seu futuro político, se lança candidata sabendo que o atual presidente Arlã Markson, faz um grande trabalho com os seus pares e poderá ser candidato a reeleição. É muita pretensão por parte da vereadora, sabendo que a oposição decide a eleição”, disse a fonte.
Agenda – Nesta quinta-feira (17), às 15:30 horas, a governadora Raquel Lyra entrega a Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar, em comemoração aos 137 anos da corporação, para 58 personalidades, entre civis e militares, que se destacaram por contribuições à sociedade. Essa é a mais alta condecoração concedida pelo CBMPE, outorgada em ato pela chefe do Executivo, e simboliza o reconhecimento aos serviços prestados pelos homenageados à corporação e à sociedade pernambucana. Mais cedo, às 12:30 horas, a gestora participa de reunião-almoço na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) para tratar sobre novos anúncios a respeito do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF).
Você sabia – Que o prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa (Podemos) foi reeleito com a maior votação proporcional do Sertão do Pajeú, e dois 09 (nove) vereadores eleitos o grupo do prefeito fez 08 (oito), a oposição elegeu somente 01.
Já episódio em motel será desmembrado e investigado pela Polícia Civil
Moradores do bairro de Brasília Teimosa e entorno, no Recife, passam agora a contar com abastecimento de água nas torneiras diariamente. Após a conclusão de uma obra para implantação de novas redes e troca de tubulações antigas, a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, anunciou, nesta quarta-feira (16), os novos benefícios para a população. Além de melhorar o abastecimento em Brasília Teimosa, as obras contemplam, também, moradores do Complexo RioMar, no Pina, e uma área da comunidade do Bode, atendendo cerca de 75 mil pessoas nessas regiões. Para as intervenções, foram investidos R$ 1,7 milhão do Governo do Estado, com execução da Compesa. A entrega faz parte do programa Águas de Pernambuco, lançado nesta quarta, pela manhã, pela governadora.




O Banco do Nordeste (BNB) financiou, entre julho de 2023 e junho deste ano, cerca de R$ 1,3 bilhão em mecanização no campo. Os valores foram contratados por agricultores familiares dentro do Plano Safra 2023-2024 para aquisição de tratores e outros equipamentos de pequeno porte.
Os recursos da União, por meio do Novo PAC, vão permitir a construção de defensas para garantir mais segurança durante as manobras das embarcações
Com o objetivo de discutir alternativas de acesso a recursos e investimento para os municípios pernambucanos, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 16 de outubro, com a equipe técnica da Caixa Econômica Federal.
Mais votadas – No Sertão do Pajeú, as mulheres mostraram força nas eleições 2024, com uma presença marcante nas casas legislativas, sendo mais votadas em algumas cidades. A campeã de votos foi a vereadora reeleita de Tuparetama, Vandinha da Saúde do Podemos, que foi primeiro lugar com 910 votos o equivalente a 13,76%, Adriana de Agenor do PSB da cidade de Solidão, teve 11,60%, 546 votos; Bruna Torres do PSD, foi majoritária em Iguaracy, que teve 791, 10,65%, em Flores a majoritária foi a vereadora reeleita Jeane Lucas do PSB, que teve 1.038 votos 8,39%; em Tabira, Socorro Veras do PT, foi majoritária com 8,43%, 1.491 votos, Alice Conrado do PSD em Serra Talhada, foi majoritária 2.132 votos 4,33%.
Novidade política em Carnaíba – Em Carnaíba, a novidade da eleição foi Marinho Cassiano. O dentista, candidato pela primeira vez, surpreendeu a todos obtendo 452 votos e se elegendo vereador pelo Município. Com propostas principalmente voltadas à área da saúde, ao fortalecimento do comércio, e com o olhar atento para a juventude e a cultura, Marinho conseguiu reunir um bom público de eleitores, fazendo uma campanha inteligente e propositiva. O bom trânsito entre os jovens e o fato de ser bem quisto no Município lhe renderam uma boa votação principalmente na sede, tendo sido bem votado também em Roça de Dentro e em Ibitiranga, terra do seu avô, o ex-prefeito Manoel de Louro. Marinho é filho do ex-prefeito Zé Mario Cassiano e da ex-primeira-dama Marluce Freire, e promete um mandato propositivo e em diálogo com a população, despontando como uma jovem liderança.
Novo modus operandi – Em conversa com este blogueiro, um membro do grupo do prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques, confirmou que a transição terá uma novidade na cidade das tradições. Segundo a fonte a transição será por segmentos, exemplos: saúde, educação, agricultura, etc. “Neste novo modus operandi, haverá equipes designadas pelo prefeito eleito, para trabalhar em cada área da gestão”, concluiu a fonte.
Agenda – A governadora Raquel Lyra lança, nesta quarta-feira (16), às 10 horas, no Museu Cais do Sertão – Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Armazém 10, Recife, o programa Águas de Pernambuco. Com investimento de R$ 6,1 bilhões, a iniciativa está estruturada em quatro eixos: Segurança Hídrica; Abastecimento de Água; Coleta e Tratamento de Esgoto e Saneamento Rural. Durante a solenidade, a chefe do Executivo estadual vai assinar diversos atos para a realização de obras estruturadoras no Grande Recife e no interior. À tarde, às 16 horas, a gestora participa de um evento em Brasília Teimosa que marca o fim das obras para implantação de novas redes de água e troca de tubulações antigas que vão beneficiar o abastecimento do bairro, além do entorno do Complexo RioMar, no Pina, e da comunidade do Bode. Os serviços, realizados pela Compesa, custaram R$ 1,7 milhão.
A Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura, anunciou a programação oficial da 29ª edição da tradicional Festa de Nossa Senhora da Piedade, que acontece no Distrito de Piedade do Ouro. O evento, marcado para o dia 01 de novembro, promete agitar os forrozeiros com atrações de destaque na música regional e nacional.
A proposta, de autoria da atual ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi apresentada durante seu mandato como deputada federal por Pernambuco