Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Celebrando maior investimento da história do Corpo de Bombeiros, governadora Raquel Lyra participa de cerimônia de entrega de condecoração da corporação

Em comemoração ao aniversário de 137 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), que será celebrado no próximo dia 20, a governadora Raquel Lyra participou da cerimônia de entrega da Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar para 58 personalidades, entre civis e militares, que se destacaram por contribuições à sociedade. O evento, que também contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause, foi realizado na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, nesta quinta-feira (17).

“Hoje estou prestigiando uma solenidade que confere uma medalha de mérito àqueles que têm contribuído para fazer uma instituição tão respeitada pelo povo de Pernambuco e pelo povo do Brasil. Quero agradecer a todos que fazem a corporação por estar nos apoiando a fazer o maior investimento da história do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, com investimentos dentro do Juntos pela Segurança em frota, compra de equipamentos e instrumentos de proteção individual”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Entre 2023 e 2024, o Governo do Estado já realizou o maior investimento da história do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, destinado à compra de equipamentos e infraestrutura. Com um total aproximado de R$ 26,2 milhões, destacam-se aquisições como 20 ambulâncias de autorresgate, 14 motos de salvamento aquático, assim como materiais essenciais para operações de mergulho, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndios. Foram adquiridos também Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como capacetes, roupas de aproximação e botas.

“Todos esses investimentos demonstram o esforço do Governo do Estado de Pernambuco em reestruturar o Corpo de Bombeiros com os melhores e mais modernos equipamentos, resultando no pronto e eficaz atendimento à população pernambucana”, destacou a secretária de Defesa Social em exercício, Dominique de Castro Oliveira.

O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli, agradeceu a todos que trabalham pela instituição. “Agradeço à governadora pela confiança depositada nesse trabalho, com novas sedes, viaturas e valorização dos homens, e por todos que se dedicam diariamente dentro da corporação. Durante mais de um século, nossa corporação tem sido um farol de esperança e segurança para os cidadãos pernambucanos, enfrentando desafios com bravura e determinação”, ressaltou.

Entre os agraciados com a medalha, estão o comandante militar do Nordeste, general de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro; o capitão de Mar e Guerra Carlos Frederico do Vale; os secretários estaduais da Casa Civil, Túlio Vilaça, de Administração, Ana Maraíza, de Defesa Social (em exercício), Dominique Oliveira, o chefe de gabinete da governadora, Eduardo Vieira, a administradora do Arquipélago de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa, além de tenentes, sargentos e majores de corporações do Estado.Participaram da solenidade os secretários estaduais Ana Maraíza (Administração), Dominique Oliveira (Defesa Social em exercício), Juliana Gouveia (em exercício da Mulher), Clóvis Ramalho (executivo de Defesa Civil), a administradora do Arquipélago de Fernando de Noronha, Thallyta Figueirôa, além do deputado estadual Eriberto Filho. O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Leite, também esteve presente.Fotos: Divulgação

Coluna do Finfa

Fenômeno nas eleições – Com o término das eleições municipais, constatei que houve uma grata surpresa para não dizer um fenômeno, que tem o significado de um acontecimento observável, particularmente algo especial, no resultado da eleição da cidade de Iguaracy.

O caso da jovem vereadora eleita Bruna Torres (PSD), 37 anos, mãe de duas filhas, que disputou sua primeira eleição e obteve um resultado avasalador sendo eleita a mais votada 791 votos o que equivale a 10,65%, a maior votação da história de Iguaracy para vereador.

Bruna teve uma diferença do segundo vereador mais votado de 247 votos.

Em visita a sede deste blog, Bruna relatou que plantou sua trajetória política, quando prestou serviço na Câmara de Vereadores por dois anos, usou um lema durante sua campanha ‘as mulheres e os jovens’, isso fez com que Bruna chegasse aos 791 votos sendo sua maioria na sede do município.

Bruna também afirmou que esta votação deve-se em especial a sua família e amigos, seus maiores incentivadores durante sua campanha, “sem a família junta e a população entendendo nossa mensagem, não teria jamais chegado a um número tão expressivo de votos, disso não tenho dúvida”, afirmou.

Bruna também disse que foi muita perseguida pelo machismo, mais que soube mostrar a população iguaraciense, que as mulheres tem um grande valor dentro da sociedade, como também os jovens.

Quero externar minha gratidão a todos os 791 votantes, que acreditou no meu projeto, e tenha certeza que não irei decepcionar, vamos lutar por espaço melhores para as mulheres e também para os jovens, estes precisam de uma notoriedade maior, com isso vamos lutar e conseguir objetivos positivos para a população iguaracienses”, concluiu Bruna.

Novo atendimento – A população de Brejinho agora conta com um ponto de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o órgão federal. A cooperação técnica facilita o acesso a diversos benefícios e serviços previdenciários, evitando que os moradores precisem se deslocar para outras cidades. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, na Rua João Lulu, ao lado do FUNPREBRE. “Esse novo órgão vai reforçar nosso compromisso em aproximar os serviços públicos da nossa população, especialmente para aqueles que dependem de benefícios assistenciais e previdenciários”, disse o prefeito Gilson Bento.

Já é candidata – Uma fonte da cidade de Tuparetama, em contato com este blogueiro, afirmou que a vereadora reeleita em primeiro lugar, Vandinha da Saúde, está candidata a Presidência da Câmara de Vereadores e já se colocando como candidata a vice-prefeita em 2028. “A parlamentar está muita apressada para seu futuro político, se lança candidata sabendo que o atual presidente Arlã Markson, faz um grande trabalho com os seus pares e poderá ser candidato a reeleição. É muita pretensão por parte da vereadora, sabendo que a oposição decide a eleição”, disse a fonte.

Marcaram presenças – No anuncio realizado pela Governadora de Pernambuco Raquel Lyra, ontem (16) em Recife, de mais R$ 6 bilhões em investimentos nas áreas de segurança hídrica e saneamento básico, dois gestores do Sertão do Pajeú, estiveram presentes, Zeinha Torres de Iguaracy e Marconi Santana de Flores.

Agenda – Nesta quinta-feira (17), às 15:30 horas, a governadora Raquel Lyra entrega a Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar, em comemoração aos 137 anos da corporação, para 58 personalidades, entre civis e militares, que se destacaram por contribuições à sociedade. Essa é a mais alta condecoração concedida pelo CBMPE, outorgada em ato pela chefe do Executivo, e simboliza o reconhecimento aos serviços prestados pelos homenageados à corporação e à sociedade pernambucana. Mais cedo, às 12:30 horas, a gestora participa de reunião-almoço na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) para tratar sobre novos anúncios a respeito do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF).

Você sabia – Que o prefeito de Santa Terezinha, Delson Lustosa (Podemos) foi reeleito com a maior votação proporcional do Sertão do Pajeú, e dois 09 (nove) vereadores eleitos o grupo do prefeito fez 08 (oito), a oposição elegeu somente 01.

Frase“Eu pensei que ele viesse falar o que iria fazer como prefeito, mas aproveitou o espaço do seu programa para mentir e fazer provocações ao nosso grupo”. (Deputado estadual Rodrigo Farias, rebatendo as declarações do prefeito eleito de Surubim, Cléber Chaparral, no programa Frente a Frente na última terça-feira)

Intervenção – Por unanimidade, a executiva nacional do União Brasil decidiu realizar uma intervenção no diretório estadual do partido em Pernambuco. A decisão foi formalizada nesta quarta-feira (16), em reunião em Brasília. Os novos rumos da legenda em Pernambuco serão anunciados em breve. “Importante decisão da executiva que sinaliza um novo momento em Pernambuco. Foi uma decisão por unanimidade, que reforça que nosso pedido tinha motivo justo. Agora é trabalhar pela construção para reestruturar o União em Pernambuco e buscar um entendimento comum para se criar um ambiente de paz e fortalecimento político”, avaliou Fernando Filho.

Disse“Do campo que a gente ocupa, ele foi o melhor reeleito. De lideranças jovens, o que está em mais ascensão no país. A votação ajuda. Muita gente o conheceu por ter ‘nevado’ no Carnaval. Mas não sabia que ele era bom prefeito. Com 78% dos votos, dá um carimbo de bom gestor, ainda mais num Brasil tão polarizado”. (Um nome muito próximo a João Campos, que pediu para não ser identificado, afirmando que o mesmo se tornou um pop star da esquerda neste segundo turno de disputas eleitorais)

Perguntar não ofende – Tem prefeito do Pajeú que ainda não entregou o cargo, mais já anda fazendo campanha para voltar em 2028?

Polícia Federal assumirá caso Jandyson Henrique

Já episódio em motel será desmembrado e investigado pela Polícia Civil 

Quase duas semanas após o episódio que culminou com a queda do agora ex-secretário municipal  de finanças de Afogados da Ingazeira, Jandyson Henrique,  o Blog do NIll Júnior, buscou saber como está e a quem caberão as investigações.

Na madrugada de 4 de outubro,  o ex-secretário de Finanças da gestão Sandrinho Palmeira, Jandyson Henrique, foi levado por Policias Militares à Delegacia de Polícia, após denúncia anônima sobre suposto crime de corrupção eleitoral.

Segundo informações da Polícia Militar confirmadas pela Polícia Civil, dentro do veículo de Jandyson foram encontrados em uma mochila R$ 35 mil em espécie, além de R$ 240 mil em notas fiscais de abastecimento e tickets de autorização para abastecimento de valores entre R$ 10 e R$ 40.

O caso começou a ser desvendado após uma confusão em um motel da cidade com Jandyson, duas mulheres e dois homens. Jandyson foi ferido com relativa gravidade por dois homens no estabelecimento.

Agora, a investigação do suposto crime eleitoral ficará a cargo da Polícia Federal em Caruaru, por ser sua atribuição. Passadas as eleições, eles presidem o caso.

Mas todo o processo já foi remetido da Polícia Civil à Polícia  Federal .

Já a tentativa de homicídio por arma branca será desmembrada e ficará a cargo da Delegacia de Afogados da Ingazeira.

Outra vertente é a notícia crime protocolada na Polícia Federal pela Coligação União Pelo Povo.  A partir dela e a depender do resultado do inquérito,  a Coligação de Danilo Simões vai avaliar medidas na Justiça Eleitoral . A Coligação não descarta a depender do desfecho o pedido de cassação da chapa Sandrinho e Daniel Valadares. Já a Frente Popular diz estar tranquila e ciente de que não houve crime eleitoral da Coligação ou candidatos.

Águas de Pernambuco: governadora Raquel Lyra entrega sistema que regulariza abastecimento no bairro de Brasília Teimosa e áreas do entorno, beneficiando cerca de 75 mil pessoas

Moradores do bairro de Brasília Teimosa e entorno, no Recife, passam agora a contar com abastecimento de água nas torneiras diariamente. Após a conclusão de uma obra para implantação de novas redes e troca de tubulações antigas, a governadora Raquel Lyra, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, anunciou, nesta quarta-feira (16), os novos benefícios para a população. Além de melhorar o abastecimento em Brasília Teimosa, as obras contemplam, também, moradores do Complexo RioMar, no Pina, e uma área da comunidade do Bode, atendendo cerca de 75 mil pessoas nessas regiões. Para as intervenções, foram investidos R$ 1,7 milhão do Governo do Estado, com execução da Compesa. A entrega faz parte do programa Águas de Pernambuco, lançado nesta quarta, pela manhã, pela governadora.

“Garantimos acesso à água para todo o bairro de Brasília Teimosa, que sofria com o rodízio. O que nós fizemos foi permitir agora a água frequente, sete dias por semana para essa população, beneficiando não só Brasília Teimosa, mas um reforço de água em áreas do bairro do Pina e na comunidade do Bode. Tudo isso é fruto do investimento que nós já garantimos através do programa Águas de Pernambuco, para que possamos oferecer à nossa população um lugar melhor para se viver”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Para a vice-governadora Priscila Krause, esse é um momento de celebração. “Hoje tivemos anúncio de R$ 6,1 bilhões em investimentos de água e esgotamento sanitário espalhados pelo Estado inteiro. No dia desse anúncio, uma entrega robusta teria que ser feita em Brasília Teimosa, um bairro da cidade do Recife que tem uma história de luta e resistência”, ressaltou a gestora.

A confeiteira Raphaela Cunha, de 37 anos, mora em Brasília Teimosa desde que nasceu e já está sentindo a diferença no abastecimento da água. “Eu estava vivendo de rodízio de água e prejudicava muito, porque eu trabalho com bolos e preciso sempre ficar lavando meus equipamentos. Agora, com água na torneira todo dia, eu otimizo meu tempo e ganho qualidade de vida”, contou a moradora.

Foram implantados quase 2 mil metros de novas redes. A obra partiu da Avenida Engenheiro José Estelita, passando pela Ponte Paulo Guerra, até chegar a Brasília Teimosa. A parte mais complexa das intervenções foi executada na ponte, quando foram substituídos 470 metros de tubos. “As equipes trabalharam de forma intensa para que as tubulações pudessem ser instaladas e agora temos um momento importante como esse de ver as pessoas felizes”, disse o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

Com a conclusão de toda a obra, técnicos da Compesa promoveram ajustes operacionais nas redes de distribuição dos bairros, um trabalho essencial para garantir o benefício à população, que agora conta com água diariamente. Uma atividade de pesquisa social está sendo realizada na área para acompanhar a chegada da água. Cerca de 200 imóveis já foram visitados e o retorno dos moradores às equipes tem sido positivo.

“Além de melhorar o abastecimento de água todos os dias, nós melhoramos a pressão da água. E para que a água chegasse até aqui, a Compesa instalou uma nova adutora embaixo da Ponte Paulo Guerra. Ficamos dois meses em teste e só sossegamos quando a água chegou em todos os espaços de Brasília Teimosa”, registrou o presidente da Compesa, Alex Campos.

Ao todo, os trabalhos ocorreram durante cinco meses, no período noturno, devido à complexidade das intervenções e em função do tráfego intenso durante o dia no local. O deputado estadual João Paulo parabenizou a governadora e toda a equipe do governo e disse que “com essa intervenção, pode-se compreender a importância da água”.

ÁGUAS DE PERNAMBUCO – Mais cedo, nesta quarta-feira pela manhã, a governadora Raquel Lyra instituiu o programa Águas de Pernambuco, com investimentos que somam cerca de R$ 6,1 bilhões, para melhoria do abastecimento e esgotamento sanitário em todas as regiões do estado. Entre algumas ações que serão executadas no programa estão a obra da Barragem Gatos, no município de Lagoa dos Gatos, na Mata Sul; a ordem de serviço para atualização do projeto da Barragem Barra de Guabiraba, no município de mesmo nome, no Agreste; e a abertura de licitação para a obra Adutora de Negreiros, que vai levar água da transposição do Rio São Francisco para o Sertão do Araripe.

CENTRO DA MULHER – Após a entrega da obra de água, a governadora visitou o Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago, em Brasília Teimosa. O espaço é de formação para o fortalecimento, produção de conhecimento e empoderamento das mulheres do Recife e Região Metropolitana. Em 2023, a parceria entre Estado e município na coordenação do Centro não foi renovada. Desde então, em junho de 2023, o espaço é de competência do Estado através da Secretaria da Mulher de Pernambuco.

Estiveram presentes no evento a secretária da Mulher em exercício, Juliana Gouveia; o prefeito de Vicência, Guiga Nunes; e os vereadores do Recife Davi Muniz e Doduel Varela. Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Agricultores familiares direcionaram 15% dos financiamentos para mecanização no campo

O Banco do Nordeste (BNB) financiou, entre julho de 2023 e junho deste ano, cerca de R$ 1,3 bilhão em mecanização no campo. Os valores foram contratados por agricultores familiares dentro do Plano Safra 2023-2024 para aquisição de tratores e outros equipamentos de pequeno porte.

Segundo o superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural do BNB, Luiz Sérgio Farias Machado, os recursos representam 15% de todo o crédito liberado pelo Banco nesse Plano Safra e demonstram uma percepção de evolução na prática da agrícola familiar. “A mecanização e tecnificação no campo reconhecidamente geram aumento de produtividade e mudança nas características do trabalho em campo e por consequência geração maior de renda e de melhoria da qualidade de vida dos agricultores e seus familiares. Além disso, essa mecanização aumenta a produção sustentável de alimentos”, afirma.

O Plano Safra 2023-2024 foi o primeiro a destinar recursos específicos para aquisição de máquinas e de equipamentos agrícolas. A maior parte dos financiamentos foi para equipamentos de pequeno porte, entre eles houve 233 tratores para pequenas propriedades. Esse tipo de maquinário, explica Luiz Sérgio, é de fácil manuseio e possui configurações adequadas à realidade dos pequenos empreendimentos da agricultura familiar. Para estimular a mecanização no campo, o Banco do Nordeste está divulgando a linha de financiamento em eventos com agricultores familiares e enviando agentes de crédito do Agroamigo às comunidades rurais.

Plano Safra 2024-2025
O Banco do Nordeste está operando um total de R$ 10,3 bilhões para agricultura familiar no atual Plano Safra 2024/2025, que segue até junho do próximo ano. O valor está R$ 1,8 bilhão maior do que o disponibilizado no período anterior, o equivalente a 18% de aumento.

Presidente Lula e ministro Silvio Costa Filho anunciam R$ 47 milhões para reforçar segurança na Ponte Newton Navarro, em Natal (RN)

Os recursos da União, por meio do Novo PAC, vão permitir a construção de defensas para garantir mais segurança durante as manobras das embarcações

Ponte Newton Navarro, em Natal (RN), será revitalizada com investimento de R$ 47 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O valor será utilizado para obras de construção dos Dolfins de Proteção dos Pilares (defensas) do vão navegável. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante cerimônia de entrega de investimentos no estado.

O valor destinado à Ponte Newton Navarro visa garantir mais segurança nas operações de aproximação das embarcações durante as manobras. As obras serão realizadas nos apoios 17 e 18 da ponte, que dá acesso ao Porto de Natal. A ação faz parte de uma parceria entre o Ministério de Portos e Aeroportos e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A assinatura do contrato para a execução da obra  está prevista para dezembro deste ano. As melhorias devem ser iniciadas em janeiro de 2025 e têm conclusão estimada para junho de 2026.

O evento em Natal foi comandado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também anunciou investimentos em saneamento básico, abastecimento de água, contratação de 400 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, e a construção de mais de 2 mil cisternas em 24 municípios do Estado.

“No Brasil, nenhum outro governo federal fez tantos investimentos no Nordeste do Brasil”, afirmou o presidente Lula, que lembrou da obra de transposição do Rio São Francisco, uma obra histórica no país. Durante o evento, Lula disse ainda que os recursos para a região são uma questão de justiça e de igualdade. “Todos os recursos que investimos aqui são pela democracia, pela civilidade, para dar chances aos estados e municípios de crescer e progredir”.

Silvio Costa Filho comemorou poder voltar ao Rio Grande do Norte para entregar todos os investimentos que estão sendo feitos pelo governo federal. “O presidente Lula está fazendo o maior volume de investimentos da história do Estado. Isso mostra o comprometimento do governo com o Rio Grande do Norte”. E ressaltou que esse é um trabalho coletivo e que, graças a isso, é possível entregar os investimentos necessários. “Estamos, hoje, anunciando as defensas da Ponte Newton Navarro, que é muito importante. Investimentos de quase 50 milhões, que vão ajudar na melhoria logística e na operação do porto, fazendo com que possamos receber navios maiores, melhorando a manobrabilidade e ajudando no escoamento da produção.”

Atualmente, há proibições para manobras noturnas de navios no período das 18h às 5h no porto, o que gera aumento de custo para os clientes. Com as defensas, será possível a circulação de embarcações de maior porte e em qualquer horário. A Ponte Newton Navarro foi inaugurada em novembro de 2007. Ela é o principal ponto de acesso entre as zonas Leste e Norte da cidade e tem 55 metros de altura em seu vão central e aproximadamente 1,8 km de extensão. A estrutura sobre o rio Potengi liga a Praia do Forte à Praia da Redinha.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, também destacou em sua fala a importância das obras para levantar as defensas na ponte Newton Navarro. “As defensas da ponte vão sair, sim! A importância delas é, em primeiro lugar, segurança que vão trazer, além do aumento de mobilidade do canal. Também vai potencializar o desenvolvimento do turismo, que é uma das atividades econômicas mais promissoras que temos aqui no Rio Grande do Norte”, afirmou a governadora.

O ministro Silvio Costa Filho falou também sobre os próximos investimentos que serão feitos na área de portos e aeroportos pelo governo Federal. “Em quatro anos, o presidente Lula vai investir quase R$ 400 milhões no porto do Rio Grande do Norte, em dragagens, em terminais, no plano logístico, para melhorarmos a infraestrutura do local. O Porto Verde de Caiçara do Norte, que pode se transformar em um dos maiores complexos portuários do Brasil. Esse porto é importante para o governo e vamos acelerar esse processo”, afirmou.

Amupe e Caixa discutem financiamento do FGTS para infraestrutura nos municípios

Com o objetivo de discutir alternativas de acesso a recursos e investimento para os municípios pernambucanos, o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 16 de outubro, com a equipe técnica da Caixa Econômica Federal.

Foi apresentado à Amupe a atração desses investimentos por duas vias: através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) uma alternativa conhecida pelos prefeitos e prefeitos, e do Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS) uma modalidade de empréstimo ainda pouco explorada pelos gestores que possui uma taxa de juros menor, na casa dos 6%, contratação em até 2 dias e que pode ser usado em infraestrutura.

Para a Caixa, o presidente da Amupe, frisou a urgente necessidade em capacitar as gestões na captação de recursos por meio dessa alternativa. “Muitos prefeitos enfrentam dificuldades em acessar as ferramentas do banco pela dificuldade e burocracia. Trazer a Caixa para conversas, formações, aproxima os gestores públicos de alternativas como essa que o FGTS proporciona, com uma taxa de juros menor que a do Finisa, e que o prefeito pode usar diretamente em obras estruturadoras”, frisou Gouveia ao colocar a Amupe a disposição para ser a intermediadora no processo.

Pela Caixa, participaram da reunião a superintendente Nacional do FGTS, Cintia Lima, o superintendente da Rede Recife, Marcelo Maia, a superintendente Executivo Governo Recife, Cláudia Oliveira, a gerente Nacional do FGTS, Kátia Smidt e o gerente de Centralizadora FGTS, Francisco Ayrton. Pela Amupe, além do presidente Marcelo Gouveia, a secretária executiva Gorette Aquino, o gerente administrativo/financeiro José Mário e a coordenadora técnica, Ana Nery também participaram do momento.

Coluna do Finfa

Mais votadas – No Sertão do Pajeú, as mulheres mostraram força nas eleições 2024, com uma presença marcante nas casas legislativas, sendo mais votadas em algumas cidades. A campeã de votos foi a vereadora reeleita de Tuparetama, Vandinha da Saúde do Podemos, que foi primeiro lugar com 910 votos o equivalente a 13,76%, Adriana de Agenor do PSB da cidade de Solidão, teve 11,60%, 546 votos; Bruna Torres do PSD, foi majoritária em Iguaracy, que teve 791, 10,65%, em Flores a majoritária foi a vereadora reeleita Jeane Lucas do PSB, que teve 1.038 votos 8,39%; em Tabira, Socorro Veras do PT, foi majoritária com 8,43%, 1.491 votos, Alice Conrado do PSD em Serra Talhada, foi majoritária 2.132 votos 4,33%.

Novidade política em Carnaíba – Em Carnaíba, a novidade da eleição foi Marinho Cassiano. O dentista, candidato pela primeira vez, surpreendeu a todos obtendo 452 votos e se elegendo vereador pelo Município. Com propostas principalmente voltadas à área da saúde, ao fortalecimento do comércio, e com o olhar atento para a juventude e a cultura, Marinho conseguiu reunir um bom público de eleitores, fazendo uma campanha inteligente e  propositiva. O bom trânsito entre os jovens e o fato de ser bem quisto no Município lhe renderam uma boa votação principalmente na sede, tendo sido bem votado também em Roça de Dentro e em Ibitiranga, terra do seu avô, o ex-prefeito Manoel de Louro. Marinho é filho do ex-prefeito Zé Mario Cassiano e da ex-primeira-dama Marluce Freire, e promete um mandato propositivo e em diálogo com a população, despontando como uma jovem liderança.

Reconheceu cumprimento – A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) realizou nesta terça-feira (15) a análise do processo referente ao Termo de Ajuste de Gestão (TAG) firmado entre a Corte e a Prefeitura Municipal de Custódia. O relator do processo, conselheiro Rodrigo Novaes, destacou que o TAG foi estabelecido com o objetivo de adequar as instalações físicas e a infraestrutura das unidades de ensino da rede pública municipal, abrangendo o exercício financeiro de 2022.De acordo com o julgamento, a Primeira Câmara decidiu, por unanimidade, que o município de Custódia, representado pelo prefeito Emmanuel Fernandes de Freitas Gois (Manuca), cumpriu integralmente as exigências estabelecidas no Termo de Ajuste de Gestão.

Novo modus operandi – Em conversa com este blogueiro, um membro do grupo do prefeito eleito de Tabira, Flávio Marques, confirmou que a transição terá uma novidade na cidade das tradições. Segundo a fonte a transição será por segmentos, exemplos: saúde, educação, agricultura, etc. “Neste novo modus operandi, haverá equipes designadas pelo prefeito eleito, para trabalhar em cada área da gestão”, concluiu a fonte.

Disse“No momento em que sancionamos uma lei que transforma Eduardo em herói nacional, estamos dando uma contribuição para fazer com que aqueles que nasceram depois de nós possam conhecer outro tipo de político. Estamos enaltecendo as virtudes de um  homem que nasceu no berço da política e morreu defendendo as pessoas menos favorecidas e as pessoas pobres deste país. (…) Valeu a pena a passagem do Eduardo pelo Planeta Terra e pela política”. (Presidente Lula na cerimônia que incluiu oficialmente o ex-governador de Pernambuco e ex-ministro Eduardo Campos, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria)

Agenda – A governadora Raquel Lyra lança, nesta quarta-feira (16), às 10 horas, no Museu Cais do Sertão – Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Armazém 10, Recife, o programa Águas de Pernambuco. Com investimento de R$ 6,1 bilhões, a iniciativa está estruturada em quatro eixos: Segurança Hídrica; Abastecimento de Água; Coleta e Tratamento de Esgoto e Saneamento Rural. Durante a solenidade, a chefe do Executivo estadual vai assinar diversos atos para a realização de obras estruturadoras no Grande Recife e no interior. À tarde, às 16 horas, a gestora participa de um evento em Brasília Teimosa que marca o fim das obras para implantação de novas redes de água e troca de tubulações antigas que vão beneficiar o abastecimento do bairro, além do entorno do Complexo RioMar, no Pina, e da comunidade do Bode. Os serviços, realizados pela Compesa, custaram R$ 1,7 milhão.

Na Compesa – O prefeito de Flores, Marconi Santana, acompanhado do deputado estadual Joaquim Lira, estiveram ontem (15), em audiência com o Presidente da Compesa, Alex Campos. “Tivemos um debate inteiramente proveitoso, em que nossa demanda foi ouvida com atenção e fomos comunicados que logo mais a Compesa nos retornará com posicionamento e a devida solução na irregularidade de abastecimento nos Distritos de Fátima e Sítio dos Nunes”, disse o gestor floresnse.

Frase“Tem vereador eleito em Carnaíba, se achando o bam bam bam, ele abra os olhos para as cenas dos próximos capítulos”. (De um político carnaíbano)

Perguntar não ofende – O prefeito de Afogados da Ingazeira terá pulso para resolver a eleição da Presidência da Câmara de Vereadores?

Programação da 29ª Festa de Nossa Senhora da Piedade é divulgada pela Prefeitura de Itapetim

A Prefeitura de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura, anunciou a programação oficial da 29ª edição da tradicional Festa de Nossa Senhora da Piedade, que acontece no Distrito de Piedade do Ouro. O evento, marcado para o dia 01 de novembro, promete agitar os forrozeiros com atrações de destaque na música regional e nacional.

A partir das 20h, o público poderá curtir os shows de Magníficos, uma das bandas mais queridas do forró, Boy Vaqueiro e Doutorzin, em apresentações que ocorrerão em praça pública. A festa, que já é parte do calendário cultural do município, tem a expectativa de atrair moradores e visitantes, mantendo viva a tradição e garantindo o entretenimento para a juventude e toda população.

A realização é da Prefeitura de Itapetim, com a organização da Secretaria de Cultura, que mais uma vez se empenha para garantir um evento de qualidade e diversão para todos.

Senado aprova projeto de lei que institui o Dia Nacional do Maracatu

A proposta, de autoria da atual ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi apresentada durante seu mandato como deputada federal por Pernambuco

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei nº 2017-685, que institui o Dia Nacional do Maracatu, a ser comemorado anualmente em 1º de agosto. A proposta, de autoria da atual ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi apresentada durante seu mandato como deputada federal por Pernambuco.

O projeto visa valorizar e reconhecer a importância cultural do Maracatu, uma manifestação afro-brasileira que possui profundas raízes no estado de Pernambuco e é parte essencial da identidade cultural e histórica do país. O Dia Nacional do Maracatu também busca fortalecer a preservação e a divulgação dessa tradição que é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.

O texto segue para sanção do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Caso sancionado, o Dia Nacional do Maracatu será um marco para as celebrações por todo o país, contribuindo para a preservação deste tão importante festejo da cultural brasileira.