Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Márcia Conrado assina convênio com a Caixa para início das obras do residencial Lorena I

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, assinou nesta sexta-feira, 18 de outubro, um convênio com a Caixa Econômica Federal que marca o início das obras do Residencial Lorena I, com a construção de 150 novas residências na cidade. A expectativa é que as obras comecem já na próxima segunda-feira, 21, e deverão ser concluídas em 24 meses pela empresa J3 Incorporações, Engenharia e Construção, vencedora da licitação.

“Estamos olhando para todos, inclusive para os mais vulneráveis. Nosso governo enxerga aqueles que antes eram invisíveis. Estar aqui hoje e anunciar a construção de uma obra como essa é fruto de muito trabalho conjunto. O povo de Serra Talhada agradece ao deputado federal Fernando Monteiro e ao presidente Lula pela conquista”, afirmou a prefeita Márcia Conrado durante o anúncio do convênio, destacando o compromisso da gestão em promover moradia digna para quem mais precisa.

O Residencial Lorena I faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, regulamentado pela Lei 14.620/2023, e terá investimento total de R$ 19,5 milhões. Cerca de R$ 3 milhões foram destinados à desapropriação do terreno com recursos próprios do município. As unidades habitacionais atenderão famílias com renda mensal de até R$ 2.640,00, observando critérios locais como residência mínima de cinco anos, recebimento de benefícios sociais e comprovação de núcleo familiar monoparental.

Também participaram da reunião a secretária de Obras, Gabriella Pereira, e representantes da Caixa Econômica Federal: Bruno Souza, superintendente em exercício da Rede; Vinícius Almeida, superintendente de Governo; Lenilson Santos, superintendente executivo de Varejo; e Wavell Modesto, gerente-geral da agência de Serra Talhada, além de representantes da empresa contratada para executar a obra.

Prefeita Aninha da Ferbom aposta em união política para reconstruir Nazaré da Mata

A nova gestora do executivo municipal, participou, na noite desta sexta-feira (18), de uma reunião com oito dos 13 vereadores eleitos para a Câmara Municipal. O encontro teve como proposta tratar da reconstrução econômica, política, social e ambiental do município, além da votação para nova presidência da Câmara Municipal Joaquim Nabuco

A prefeita eleita Aninha da Ferbom (PSDB), primeira mulher a ser eleita para governar o município de Nazaré da Mata a partir de 1º de janeiro de 2025, reuniu-se na noite desta sexta-feira (18) com oito dos 13 vereadores eleitos para a Câmara Municipal, dando continuidade a um processo de escuta ativa para alinhar as demandas prioritárias da cidade. O encontro, que contou com a participação do ex-prefeito de Nazaré da Mata e gerente geral da Casa Civil do Governo do Estado, Nado Coutinho, e do prefeito de Paudalho, Marcello Gouveia (Pode), presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), é considerado fundamental na busca pela reconstrução econômica, política, social e ambiental do município.

Participaram do encontro os vereadores Neco do Conselho (PSB), Afonso do Conselho (Avante), João de Aninha (Pode), Edson (PSDB), Gideão da Kombi (Avante), Van da Internet (União) e Rex Muçambê (Mobiliza), que foi representado por seu irmão, o ex-vereador Bi Muçambê. Os vereadores Adjair Pereira (PSB), Son da Saúde (PL), Nino Filho (Solidariedade), Joaquim de Fabinho (PL) e Dani Dani (Mobiliza) não participaram da reunião, mas a prefeita já adiantou que pretende conversar com eles em breve para garantir o diálogo com todos. O vereador Delegado Thiago (PSDB) também não pôde comparecer devido a compromissos previamente agendados.

O diálogo com os novos parlamentares nazarenos encerra uma semana intensa de compromissos da nova gestora. Ao longo dos últimos dias, a prefeita Aninha participou de reuniões na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para tratar de melhorias no abastecimento de água da cidade, uma das principais demandas da população. Além disso, a prefeita coordenou a instalação da Comissão de Transição Política, que visa garantir uma passagem de governo organizada e eficiente, com foco na continuidade de projetos essenciais.

A prefeita destacou que essa reunião foi apenas o início de uma série de conversas com o Legislativo, e que pretende estender o diálogo a todos os vereadores, reforçando a importância de trabalhar em conjunto. “Ninguém faz nada sozinho. E na política não é diferente. Estamos tendo, inicialmente, uma primeira reunião. Mas já propus que quero conversar com os outros vereadores. A união faz a força, e juntos, sem dúvidas, Nazaré da Mata seguirá mais forte. Estou otimista para começar o nosso governo, ao lado desta câmara municipal, que vem com sangue novo. Pessoas com sonhos e desejos por uma cidade melhor. É disso que estamos precisando: um olhar para o futuro, com a determinação de cada um”, afirmou Aninha.

A prefeita ressaltou ainda que a prioridade agora é garantir que os projetos voltados ao desenvolvimento da cidade avancem, especialmente em áreas que necessitam de reconstrução. “Passou-se as eleições. Precisamos olhar para as demandas do nosso povo. Temos muitos projetos importantes para serem realizados em nossa Nazaré da Mata, e vamos precisar que a Câmara reconheça a necessidade e aprove nossos projetos”, completou.

A eleição para a presidência da Câmara Municipal está marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, em votação aberta, durante o ato de posse dos vereadores eleitos. O vereador escolhido, juntamente com a Mesa Diretora — composta pelo primeiro e segundo secretários —, assumirá o comando da Casa Joaquim Nabuco por dois anos, com a possibilidade de antecipação ou renovação do mandato, conforme prevê o Estatuto da Câmara.

O encontro reforçou o compromisso da prefeita em construir uma base de apoio sólida no Legislativo Municipal, considerada essencial para a viabilização dos projetos que visam o desenvolvimento de Nazaré da Mata. A reunião também sinalizou o esforço do Executivo em estreitar os laços com os novos vereadores, muitos deles estreantes no mandato, reforçando uma gestão colaborativa e com foco no futuro do município.

Os cinco vereadores que não estiveram na reunião ainda não se manifestaram oficialmente. No entanto, espera-se que a prefeita Aninha continue com o diálogo nas próximas semanas, buscando incluir todos nas discussões sobre o futuro da cidade.

“Nos somos a renovação com experiência e compromisso” diz Ingrid Zanella durante lançamento da chapa

“O nosso projeto é coletivo, inclusivo, com democracia. Nós somos a renovação com compromisso. A gente tem propósito, tem missão, defendemos as prerrogativas. Vamos continuar lutando contra a precarização do trabalho na advocacia pernambucana”. Assim, emocionada mas firme, Ingrid Zanella se dirigiu para a multidão que ocupou o Restaurante Catamaran, no Cais de Santa Rita, nesta sexta-feira (18) para comemorar o lançamento oficial da chapa Renovação Experiente que vai disputar a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco – OAB/PE.

Cerca de 1 mil advogados do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana participaram do evento que lançou Ingrid Zanella e Schamkypou Bezerra para os cargos de presidente e vice da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco – OAB/PE. O encontro reuniu a atual diretoria e ex-presidentes, além dos candidatos que completam a chapa.

Ingrid ainda fez questão de agradecer o apoio do presidente Fernando Ribeiro. “É um líder que não poupou esforços. Esse é um momento nosso, da advocacia pernambucana. A gente vai fazer história de forma coletiva, a advocacia está no rumo certo. A nossa chapa é Renovação Com Experiência, sim. Nossa Ordem é inclusiva, quem quiser trabalhar é só chegar”, disse.

O encontro foi aberto pelo presidente da OAB/PE, Fernando Ribeiro, que destacou a presença das representações das seccionais do interior. ” A participação de vocês nesse encontro é o reconhecimento do nosso trabalho. A gente tem trabalhado para melhorar e aproximar a OAB de toda a advocacia de Pernambuco, levando serviços e avanços para todas as regiões. Por isso não podemos parar”, comentou.

Renovação Experiente
Inscrita no processo eleitoral, a chapa Renovação Experiente escolheu o número 100 para a disputa das eleições, programadas para o dia 18 de novembro. Ingrid também é apoiada pelo atual presidente, Fernando Ribeiro, que tem o respeito e um alto índice de aprovação na advocacia do Estado.

A chapa que completa a diretoria é integrada por Maximiano José Correia Maciel Melo, indicado para o cargo de secretário-geral; Cláudio Soares de Oliveira Ferreira, secretário-adjunto; Manoele Alves dos Santos, tesoureira; e Darlyson Antonio Torres, tesoureiro-adjunto.

Já a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco – ESA-PE receberá o reforço de Carlos Barros, na diretoria geral; e Tallyta Bione, na vice.

O Conselho Federal, recebeu as indicações de Fernando Jardim Ribeiro Lins, Bruno de Albuquerque Baptista e Cláudia Adriana de Alcântara. Para o comando da Caixa de Assistência dos Advogados – Caape foram indicados Pedro da Silveira Fernandes, presidente; Allan Michel Pereira Sá, vice-presidente; e Ana Maria Firmino, secretária-geral. Também foram indicados para o Conselho Federal Fernando Luiz Buarque de Lacerda Filho, Laudicéia Rocha de Melo e Shynaide Mafra Holanda Maia.

Prefeitura promove Atende Recentro para orientar proprietários e investidores do Centro do Recife

Evento, que chega a sua 2ª edição, é gratuito e ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro, das 14h às 19h, no salão de eventos da CasaCor, localizado no Edf. Palazzo Itália, no bairro do Recife. Interessados devem ser inscrever através do Sympla

Atendimento personalizado, desburocratização de licenças e alvarás, negociação de débitos e oportunidade de receber incentivos fiscais são algumas das ações que a Prefeitura do Recife, através da 2ª edição do Atende Recentro, proporcionará a proprietários de imóveis e investidores do Centro. O evento ocorrerá nos próximos dias 22 e 23 de outubro, das 14h às 19h, no salão de eventos da CasaCor, localizado no Edf. Palazzo Itália, no bairro do Recife. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo  https://www.sympla.com.br/atende-recentro__2680025 .

A iniciativa, coordenada pelo Gabinete do Centro, envolve diversas secretarias e órgãos como a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento, Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC), Secretaria de Finanças e Procuradoria Geral do Município e outros órgãos do município. Na edição deste ano, o Atende Recentro também contará com a participação de parceiros como o 1º Cartório de Imóveis, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), SEBRAE-PE e o IPHAN.

Durante os dois dias, equipes da Prefeitura do Recife estarão disponíveis para compartilhar informações técnicas sobre os imóveis do Centro da cidade e, assim, destravar obstáculos que muitas vezes impõem desafios para a recuperação, ocupação e operações de empreendimentos nos bairros do Recife, Santo Antônio e São José. Desde 2021, a gestão municipal efetuou a concessão de licenciamentos para mais de 350 empreendimentos de pequeno a grande portes. Ao todo, já foram aproximadamente 400 milhões investidos pela iniciativa privada no Centro do Recife. Ao todo, 86 empreendimentos já foram contemplados com a Lei do Recentro com Incentivos Fiscais.

Segundo a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, o Atende Recentro será uma grande oportunidade para tanto o proprietário de imóveis, quanto para o investidor, de perceber que a Prefeitura do Recife é um agente facilitador para a atração de negócios. “São muitos os serviços oferecidos no Atende Recentro e o prefeito João Campos está empenhado em dar nova vida ao Centro, a prova disto é não só o volume de investimentos que está sendo feito como também a concessão de benefícios fiscais para os donos dos imóveis”, afirmou.

Maria Arraes é homenageada por apoio ao Hospital de Câncer

Na manhã desta sexta-feira (18/10), a deputada federal Maria Arraes foi homenageada pelo Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) em reconhecimento ao seu apoio à instituição. A parlamentar destinou R$ 200 mil em emendas parlamentares para insumos e serviços hospitalares, fundamentais para a manutenção do atendimento a pacientes oncológicos. Durante a cerimônia, realizada nas dependências do hospital, Maria Arraes recebeu uma placa de agradecimento por seu compromisso e parceria com o HCP.

“O Hospital de Câncer desenvolve um trabalho essencial em um dos momentos mais delicados da vida das pessoas. É nossa prioridade garantir que essa instituição tão importante do nosso Estado possa prestar assistência à nossa população, principalmente a quem mais precisa”, destacou a deputada ao receber a placa.

Abertas as Inscrições para o II Seminário da Indústria Gráfica – Graphium Show

Estão abertas as inscrições para o II Seminário da Indústria Gráfica – Graphium Show, que será realizado dias 7 e 8 de novembro, na sede da Fiepe, no Recife, sob o tema “Construindo o amanhã, explorando o futuro da indústria gráfica”.

Promovido pelo Sebrae e Sindusgraf, com apoio da Fiepe, o seminário visa estimular a formação e capacitação de mão-de-obra, o empreendedorismo e apresentar as inovações tecnologias. A entrada é gratuita para profissionais e estudantes da área. Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/ii-seminario-da-industria-grafica—graphium-show__2565567

O evento conta com a participação e apoio de empresas de peso, tais como a Xerox, Duplicopy & Eurostar, Zênite Sistemas, Rio Branco, Mimaki, Papirus, Serilon, Nova Impressão e Vaz Curado Representações, além do apoio institucional da Fiepe – Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco.

Além disso, o Graphium Show conta com especialistas apresentando e compartilhando as principais tendências e inovações.

A programação inclui palestras técnicas, painéis de debate, networking e rodadas de negócios e rodada de créditos. “É uma oportunidade para compartilhar conhecimentos sobre os desafios e avanços do setor, além de refletir sobre as tendências e oportunidades da indústria da impressão gráfica no nosso estado”, destaca o presidente do Sindusgraf, Antônio Carlos Pereira da Silva.

Simultaneamente ao seminário, acontece uma exposição com as novidades de produtos e serviços voltados para a indústria gráfica, no Foyer térreo da Fiepe. O setor gráfico reúne mais de 560 empresas em Pernambuco, sendo 90% micro e pequenas empresas e 10% médias e grandes estabelecimentos, gerando 3400 empregos diretos.

Marconi Santana designa equipe para transição de governo

O atual prefeito de Flores, Marconi Santana (PSB), oficializou a designação dos servidores municipais que vão acompanhar o processo de transição de governo para a gestão do prefeito eleito, Gilberto Ribeiro, que assumirá o cargo para o mandato 2025-2028., segundo o Blogueiro Júnior Campos

Segundo o Blogueiro Júnior Campos, a portaria foi publicada em 16 de outubro de 2024 e segue as normas estabelecidas pela Resolução TCE-PE nº 027/2016 e pela Lei Complementar Estadual nº 260/2014, que determinam a necessidade de uma transição democrática e transparente.

O prefeito eleito, Gilberto Ribeiro, enviou o Ofício nº 001/2024, em 15 de outubro de 2024, solicitando a criação da Comissão de Transição de Mandato, conforme previsto na legislação.

Marconi Santana designou os seguintes servidores para repassar as informações necessárias à nova gestão:

• Claudia Limeira dos Santos – Secretária de Controle Interno;

• Renata Santana Monteiro – Secretária de Planejamento, Orçamento e Finanças;

• Francisco de Assis dos Santos – Secretário de Administração;

• Marlon José Pessoa de Paiva Santana – Assistente Financeiro do FUNPREF.

Esses servidores terão a responsabilidade de fornecer todos os dados, documentos e informações necessárias para que a equipe de transição de Gilberto Ribeiro possa planejar a execução dos projetos e programas de governo desde o início de seu mandato.

Coluna do Finfa

Eduardo e Lula da Fonte recebem Capitão Alencar, vereador eleito em Petrolina

Em reunião no Partido Progressistas os deputados federais Eduardo e Lula da Fonte (PP/PE) receberam o vereador eleito para o segundo mandato em Petrolina Capitão Alencar, que obteve 3.326 votos.

Em entrevista, o vereador falou sobre o objetivo do encontro e a importância do apoio dos deputados. “A parceria com Eduardo e Lula da Fonte será essencial para o nosso mandato em Petrolina. Por meio dos requerimentos, projetos e recursos viabilizados pelos deputados, vamos contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento da cidade, especialmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura”.

O deputado federal Eduardo da Fonte destacou a importância da atuação do Partido Progressistas no sertão e o compromisso com quem mais precisa. “O PP tem trabalhado de forma incansável para levar recursos e projetos que impactam diretamente a vida da população do sertão. Nossa prioridade é atender as demandas de quem mais precisa, e o apoio de lideranças locais, como o vereador Capitão Alencar, fortalece ainda mais nosso trabalho em prol do desenvolvimento de Petrolina e de toda a região”, ressaltou.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife é correalizadora do Hackathon Universitário durante o evento Universidia 2024

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife  (SECTI), estará presente no Universidia 2024, um dos principais eventos voltados para a disseminação de boas práticas em gerenciamento de projetos em Pernambuco. Organizado pelo PMI PE (Project Management Institute – Pernambuco), o evento será realizado nesta sexta-feira (18), das 8h às 17h, no Centro de Eventos Recife da FPS, situada à Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 4861, e ocorre paralelamente à XIV Conferência de Gestão, Projetos e Liderança 2024 que, por sua vez, acontecerá na sexta-feira e no sábado (18 e 19). As inscrições, destinadas exclusivamente a universitários, podem ser realizadas através do https://bit.ly/universidia2024.

Na ocasião, a SECTI será correalizadora do Hackathon Universitário, um dos momentos mais aguardados do Universidia. O Hackathon será realizado considerando desafios reais levantados pela Prefeitura do Recife, colocando os participantes frente a questões instigantes, como mobilidade urbana, sustentabilidade e inovação. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Figueiredo, será um dos jurados do Hackathon, junto com membros da equipe da SECTI, reforçando o compromisso da gestão municipal em fomentar a cultura de inovação e gestão de projetos nas comunidades acadêmicas e profissionais. Além disso, o secretário ainda ministrará palestra com o tema “Tripla Hélice de Inovação na Execução de Projetos para o Desenvolvimento Tecnológico, Econômico e Social”.

O Universidia visa oferecer aos participantes uma experiência de aprendizado, networking e desafios práticos, com foco em aprofundar os conhecimentos sobre a cultura do gerenciamento de projetos e o mercado de trabalho. O evento é voltado para estudantes de Pós-Graduação, profissionais juniores, interessados em inovação e empreendedorismo, membros de universidades e comunidade acadêmica e estudantil.

IX Congresso de Gestão, Projetos e Liderança

A Prefeitura do Recife está concorrendo ao “Prêmio Melhores do Ano” do PMI PE, que será anunciado no sábado (19), durante o IX Congresso de Gestão, Projetos e Liderança. A Prefeitura é finalista na categoria “Melhor Escritório de Projetos”, uma indicação que reflete a excelência na gestão e execução de projetos estratégicos para a cidade.

“Sermos finalistas no Prêmio Melhores do Ano é uma prova do trabalho dedicado que a Prefeitura do Recife, sob a liderança do prefeito João Campos, vem desenvolvendo para transformar a cidade através de práticas modernas e eficazes de gestão, por meio do trabalho do nosso Escritório de Parcerias Inovadoras. A iniciativa está gerando um impacto significativo, ao conectar a pesquisa acadêmica diretamente com as necessidades da administração pública. A participação nos eventos, seja como no Universidia ou como finalista no prêmio, reafirma o papel inovador da gestão municipal na busca por soluções que melhoram a vida dos recifenses”, destaca o secretário Rafael Figueiredo.

Além do prêmio, a SECTI trará ao evento uma palestra sobre fazejamento, um conceito centrado na “arte do fazer”, alinhado às boas práticas de gestão ágil de projetos. O gerente geral de Transformação Acadêmica, Rafael Toscano, abordará como essa abordagem vem gerando projetos de alto valor agregado não só para a cidade do Recife, mas também para o Brasil. Toscano enfatizará a importância do “fazer” como experiência viva e essencial para a transformação, ressaltando como essa cultura tem sido incorporada pela SECTI para entregar soluções inovadoras e impactantes.

O congresso é um dos principais eventos da área de gestão e projetos em Pernambuco, reunindo profissionais, especialistas e empresas para discutir as tendências e boas práticas do setor. O Prêmio Melhores do Ano será uma das premiações de destaque, reconhecendo as iniciativas mais bem-sucedidas em gestão de projetos no estado.