Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

6ª Bienal do Livro de Garanhuns será realizada entre os dias 16 e 20 de outubro

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com Andelivros, realiza entre os dias 16 e 20 de outubro a 6ª Bienal Internacional do Livro de Garanhuns. Além dos estandes de diversas editoras, o evento trará para o Agreste Meridional palestras com escritores, apresentações das escolas municipais, espetáculos infantis e música. A Bienal do Livro será realizada na Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

Com o tema “Protagonistas da educação: estudantes que inspiram”, esta edição faz uma homenagem a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino, que tem representantes que vem se destacando em vários setores.

Uma novidade para este ano é que além dos professores, profissionais administrativos que trabalham nas escolas e creches municipais que são contratados pela Secretaria Municipal de Educação receberão vouchers para compra de livros durante a Bienal do Livro. O investimento será de mais de 1 milhão e duzentos mil reais. Em breve, serão divulgadas informações sobre como será feita a retirada do vale.

“Nesta sexta edição a Prefeitura contempla, de forma inédita, todos os trabalhadores da educação com acesso à literatura de diversos gêneros, através dos vouchers. A leitura é componente importante em um processo de formação continuada e autoformação, que vem sendo pilar estruturante da Secretaria neste quadriênio”, afirmou a Secretária de Educação, Wilza Vitorino.

“Estamos levando para Garanhuns o maior evento literário que a cidade já viu. Serão disponibilizados exemplares de mais de 600 editoras, além de apresentações com Mundo de Kaboo, que é um verdadeiro fenômeno infantil na internet, e participação de renomados palestrantes, como o antropólogo, jornalista e escritor Ernesto Xavier”, disse Afonso carvalho, coordenador de eventos da Andelivros.

João Paulo Costa anuncia Audiência Pública que irá debater os problemas na prestação de serviços de telefonia celular, fixo e internet

As Comissões de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Pernambuco e da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais promoverá amanhã uma Audiência Pública sobre “Problemas na prestação de serviços de telefonia celular, fixo e internet”, às 14h, no Auditório Ênio Guerra, no quarto andar da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O Deputado João Paulo Costa, presidente de ambas comissões, reforçou o convite para esse importante debate.

“Faremos amanhã uma importante Audiência Púbica, através das Comissões de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de Pernambuco e da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, para debatermos os problemas na prestação de serviços de telefonia celular, fixo e internet. A conectividade é fundamental para o desenvolvimento social e econômico, sendo uma ferramenta indispensável tanto para o setor privado quanto para o público. No entanto, a falta de cobertura adequada, as frequentes quedas de sinal e o atendimento deficitário têm impactado diretamente a vida dos pernambucanos. Esse debate foi motivado por causa das constantes reclamações dos consumidores ao Procon Pernambuco”, explicou o Parlamentar.

A recente visita da Blitz da Telefonia Móvel em Pernambuco, acompanhada do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforça a importância e urgência desse debate no nosso estado. A blitz, que faz parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, o ConectaBR, busca garantir para os brasileiros a ampliação da cobertura, a melhoria da qualidade na prestação do serviço e a redução das desigualdades regionais.

“Nosso objetivo é que em conjunto com os órgãos que protegem o consumidor, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e as operadoras de telefonia, possamos encontrar soluções para esses problemas”, concluiu João Paulo Costa.

Pollyanna Abreu vai comandar os destinos de Sertânia nos próximos quatro anos

A eleição da cidade de Sertânia, teve a grande vitória da candidata oposicionista Pollyanna Abreu (PSDB), candidata da governadora Raquel Lyra, sua amiga do peito, que obteve 55,87% equivalente a 11.478 votos, derrotando a candidata do atual prefeito Ângelo Ferreira, a socialista Rita, que obteve 44,13%, o que equivale a 9.067 votos, com uma diferença de 2.411 votos.

A tucana Pollyanna Abreu, mostrou ao longo da sua campanha habilidade política para lutar com os problemas existentes durante a campanha, soube conduzir as articulações com maestria, e tentou resolver os problemas enfrentados ao longo da campanha com habilidade, construiu uma base sólida de apoio popular, proporcionando visibilidade e credibilidade, que diante disso tudo foi essencial para sua grande vitória.

Na campanha vitoriosa, Pollyanna contou com apoio dos ex-prefeitos Guga Lins, Sinval Siqueira, seis ex vice-prefeitos, entre eles Antônio Dantas, Jalvacir Dantas, Vino Veras, e do atual vice-prefeito Antônio Almeida, além de empresários locais.O grupo da prefeita eleita, teve a vitória de oito vereadores dos treze vereadores eleitos, tendo uma maioria esmagadora da Casa José Severo de Melo, foram eleitos pela Coligação: Vando do Caroá, Junhão Lins, Doia, Patrícia de Júnior do Posto, André Gijio, Luiz Abel, Damião Silva e Rielson de Algodão, contou ainda com uma leva de deputados e políticos que lhe apoiaram, Kaio Maniçoba, Luciano Duque, Joãozinho Tenório, Clodoaldo Magalhães, o ministro André de Paula, o ex-senador e ministro Armando Monteiro, além do Presidente Estadual do Podemos, Marcelo Gouveia.

Pollyana tem uma trajetória empresarial muito bem sucedida, com competência tem administrado suas empresas com eficiência, que gera empregos e contribui para o desenvolvimento econômico e social de Sertânia. Agora ela quer fazer o sucesso das suas empresas, com sua administração transparente para com todos sertanienses, mostrando sua capacidade de gerir os destinos de sua terra, demonstrando uma altivez para os próximos quatro anos.

Sileno Guedes fortalece mandato com eleição de aliados em 20 municípios

Além de contribuir para que o PSB tenha obtido o maior número de prefeitos eleitos em Pernambuco e tenha contabilizado cerca de 1,4 milhão de votos em todos os municípios do estado este ano, o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, também celebra o aumento de suas bases parlamentares. O deputado viu a eleição de prefeitos aliados no Recife, em Panelas, em Primavera, em Escada, em Água Preta, em Angelim e em João Alfredo, além de vereadores na capital e em Olinda, Paulista, Goiana, Cupira, Ferreiros, Joaquim Nabuco, Nazaré da Mata, Vicência, Jurema, Amaraji, Panelas, São Caetano, São Vicente Férrer e Tacaimbó.

Para Sileno, esse resultado consolida um trabalho de base e diálogo construído ao longo de 2023 e no primeiro semestre deste ano. “Como parceiro da trajetória política desses candidatos e candidatas, eu vislumbro no mandato que exercerão a partir de 2025 a oportunidade de ver concretizados os princípios e valores que defendemos, principalmente os que se referem à justiça social e à busca por uma vida digna para todas as pessoas. Então, estamos muito realizados com a força dessa parceria e parabenizo também aqueles que, independentemente de não terem conseguido o objetivo almejado nas urnas, disputaram bravamente as eleições e continuarão sendo vozes importantes em seus municípios”, avaliou Sileno.

Coluna do Finfa

Reunião com Evandro – Em contato ontem com este blogueiro, o prefeito eleito de São José do Egito, Fredson Brito, confirmou que esteve na manhã desta terça-feira (08), na Prefeitura Municipal, onde teve uma reunião com o prefeito Evandro Valadares e o Secretário Paulo Jucá. “Foi muito boa a conversa, democrática, fui procurar eles e pedir uma transição tranquila”, disse Fredson.

Ressaca da campanha 1 – Um membro do governo municipal de Afogados da Ingazeira, em conversa com este blogueiro ontem (08), afirmou que após o prefeito reeleito Sandrinho Palmeira, afirmar na Rádio Pajeú, que vai mudar seu secretariado, já tem secretário municipal com uma pulga atrás da orelha. “Será que alguns secretários se acham imexíveis? concluiu a fonte.

Ressaca de campanha 2 – Esta mesma fonte afirmou também, que na reta final da campanha teve secretário municipal, fazendo campanha explícita para candidatos a vereador, inclusive chamando subordinados a sua sala para saber em que votaria para vereador. Quando recebi uma negativa, só faltava engolir o mesmo vivo. “Isso é prática de secretário autoritário, prepotente e arrogante e pensando que é o manda chuva”, disse a fonte.

Você sabia? – Que na cidade de Quixaba no Sertão do Pajeú, a oposição em 2020 não fez um vereador, agora foram eleitos dois vereadores, Elton da Gia e Galega Professora ambos do PSB.

Não chegaram – Em Iguaracy, três vereadores de mandatos não conseguiram reeleição, os vereadores governistas Manoel Olímpio, Fábio Torres e Juciano Gomes da oposição.Lançamento – No próximo dia 19 de outubro, o médico Edson Moura, estará realizando na cidade de Quixaba, o lançamento do Livro “Quixaba – Terra de Solidônio Pereira de Carvalho”. Será às 19 horas na Escola Solidônio Pereira de Carvalho. “O momento importante para a história da nossa querida Quixaba”, disse Dr. Edson.

Primeiro lugar – O prefeito de São Caitano, Josafá Almeida, foi o prefeito com maior índice percentual de votação no Estado de Pernambuco. Josafá (União), obteve 91,14% o que equivale a 22.155 votos, contra 8,86% 2.153 votos do seu concorrente Makoy (PcdoB).

Perguntar não ofende – Quem será o primeiro vereador (a), eleito de Afogados da Ingazeira, que vai lançar seu nome à Presidência da Câmara de Vereadores?

Transição energética: Brasil lidera programa mundial de descarbonização dos modais de transportes e mobilidade

Lei assinada pelo presidente Lula permite injetar investimentos de R$ 260 bilhões em energia limpa e sustentável

Ao sancionar a Lei do Combustível do Futuro, na manhã desta terça-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva insere o Brasil na liderança mundial do plano de descarbonização da matriz energética. Mais do que um avanço significativo no incentivo à pesquisa, produção e uso de energia sustentável, a nova legislação promove a mobilidade de baixo de carbono, que alinha desenvolvimento dos modais de transportes com respeito e responsabilidade ao meio ambiente. A assinatura da nova lei ocorreu em evento realizado na Base Aérea Brasileira com a presença dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e de demais autoridades do governo. A solenidade contou também com representantes de empresas públicas e privadas do setor de biocombustíveis, gás e energia elétrica.

A nova lei permite iniciativas importantes e traz diretrizes para o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis nos modais aéreo e marítimo do país. Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a assinatura do normativo é histórica para o país e mostra o quanto o Governo Federal está engajado em atingir as metas internacionais de redução das emissões de gases de efeito estufa, passo fundamental para preservar o meio ambiente, além de garantir a subsistência e aumentar a segurança alimentar e hídrica.

“O Brasil vai se transformar no maior líder mundial da transição energética. Sem dúvida alguma, um dos maiores exportadores do SAF. Vamos fortalecer a biodiversidade, o biocombustível, a sustentabilidade e a descarbonização. A agenda ambiental é uma prioridade do Governo Federal. Vamos, cada vez mais, colocar o Brasil no rumo certo e na agenda globalizada. O mundo quer investir, mas quer produzir, sobretudo, com sustentabilidade. E o nosso país é uma janela de oportunidades para receber investimentos de todo o mundo”, afirmou Costa Filho.

O presidente Lula falou sobre a contribuição da nova lei para o país no desenvolvimento da indústria e economia do país. “Vocês não têm a dimensão de como é que eu me sinto olhando para o mundo e dizendo: o Brasil é o país que vai fazer a maior revolução energética do planeta terra e não tem ninguém para competir em energia eólica, solar, hídrica. Nós temos um monte de gente preparada para não ficar dependente de ninguém. Quando a gente cria uma matriz energética, e a gente oferece ao mundo, aumenta a nossa responsabilidade. Hoje, a sanção dessa lei é uma demonstração de que nenhum de nós tem o direito de continuar não acreditando que esse país pode ser uma grande economia mundial”, finalizou.

Ao reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa, o mundo combate de forma mais intensa as alterações climáticas extremas e impactos observados nos últimos tempos. Para capitanear esse processo de desaceleração do aquecimento global, o Brasil, como uma das uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, lança programas essenciais que estão sendo adotadas nos demais países. Com a nova lei, as políticas públicas do setor de transportes vão gerar investimentos de R$ 260 bilhões para o país, evitando a emissão de mais de 705 milhões de toneladas de gás carbono (CO2) até 2037.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, indicou que o combustível do futuro coloca o Brasil na dianteira da nova economia. Ela destacou que esse novo marco também garante mais investimentos no campo e mais empregos ao povo brasileiro. “A gente sempre escutou falar que o Brasil é o país do futuro, que seremos uma potência mundial. Mas o brasileiro sabe mais que ninguém que para crescer a gente tem que ralar muito. hoje, com muito suor e trabalho, estamos plantando uma nova semente. A semente do combustível do futuro”, avaliou.

Benefícios sem fronteiras

A lei aprovada institui uma série de benefícios ao país na transição energética para destravar os projetos de produção do novo combustível do futuro. Entre as ações está a implementação do Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV). Uma das iniciativas beneficiadas com esse plano é o projeto piloto primeira planta de produção de petróleo sintético para fabricação de combustível sustentável para aviação, lançado em junho deste ano pelo ministro Costa Filho. O projeto foi instalado na unidade de biodigestão da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), como principal fonte de carbono para a produção dos hidrocarbonetos, grupo de substâncias orgânicas que possuem apenas carbono e hidrogênio em sua constituição.

O ProBioQAV consiste em estabelecer metas de redução de emissões para as empresas aéreas domésticas. Esse plano deve ser cumprido pelas companhias por meio da utilização de SAF, sigla em inglês para Combustível Sustentável de Aviação. De acordo, o objetivo é tornar o modal aéreo mais sustentável, de modo a diminuir em 1%, até 2027, a emissão de gases de efeito estufa. Até 2037 a redução deve alcançar 10%.
O crescimento da indústria de SAF no Brasil tem potencial para reduzir os custos associados à descarbonização do transporte aéreo, além de contribuir para o crescimento do parque industrial de combustíveis renováveis no país. Atualmente, existem cerca de sete projetos de produção para o curto prazo anunciados no Brasil, que somam mais de R$ 21 bilhões em investimentos. As principais matérias-primas utilizadas são a cana-de-açúcar, a soja, a macaúba, a palma e a gordura animal.

Demanda global

Segundo o relatório produzido pelo Comitê de Proteção Ambiental da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), até 2050, a utilização de SAF pode responder por uma redução nas emissões de CO2 entre 41% e 55%. Aqui no país, a Lei do Combustível do Futuro visa permitir incentivos de políticas públicas, como abertura de novas linhas de crédito para projetos de produção de SAF e a criação de um fundo garantidor para implementar ações que vão garantir uma sociedade mais consciente e sustentável às práticas ligadas ao meio ambiente.

Danilo comemora votação e diz que é muito desigual disputa contra a máquina

Candidato também afirmou que é ‘gravíssimo” episódio envolvendo ex-secretário de Finanças. “Foi abandonado. Ele não agiu sozinho”.

O candidato da União Pelo Povo, Danilo Simões (PSD) foi o convidado do Debate das Dez da Rádio Pajeú desta terça (08). Segundo o Blog do Nill Júnior,  em linhas gerais, o candidato comemorou a votação que obteve em Afogados da Ingazeira, com 42,39% dos votos, ou 9.609 nominalmente.

Reafirmou o que já dissera em sua rede social: que esse resultado o credencia para seguir como líder da oposição na cidade.

Danilo reafirmou que buscou uma campanha propositiva, apresentando uma alternativa para Afogados da Ingazeira, sem necessariamente ter que ser agressivo, respondendo uma pergunta sobre a estratégia adotada na campanha.

Uma das queixas do candidato foi em relação à falta de espaço para apresentar suas propostas  em algumas associaçõers rurais, cujos responsáveis estavam “instrumentalizados” a serviço do governo. Danilo disse ser uma disputa muito desigual. Também que a partir dos erros apontados da gestão, quando começou a pré-campanha, o governo passou a imprimir um outro ritmo, mas de forma açodada, como no caso do asfaltamento, que disse ter sido feito às pressas e sem planejamento.

Danilo diz que teria aceitado ainda mais tranquilamente o resultado se o jogo fosse jogado limpo, mas que a vitória ocorreu fora das regras. “O que houve claramente foi o uso da máquina. Se a Justiça entender que deve cassar a chapa, é uma decisão da justiça. Mas os indícios mostram no minimo um privilégio de quem está no poder”, citando contratações temporárias, direcionamento de cargos, de contratações, de ônibus, dentre outras críticas.

Também disse que o gestor foi evasivo ao falar de mudanças na equipe. “Fica claro que dificilmente vai se desvincular dessas pessoas que estão nas entranhas do poder da Frente Popular, politicamente, como coordeandores políticos, quer seja como empresários com contratos com a prefeitura”.

Também chegou a dizer que as mudanças esperadas como a disciplinamento do trânsito não vão ocorrer no tempo esperado porque o prefeito não ter perfil de líder.

Sobre o episódio envolvendo o ex-secretário Jandyson Henrique, disse ter peticionado acesso ao inquérito, e que a Coligação fez notícia crime para a Polícia Federal para apurar o crime eleitoral e que deve assumir o inquérto. “São fatos gravíssimos que denotam uso da máquina”. E seguiu: “o Secretário que tem o cofre da prefeitura estar de posse de dinheiro vivo  e notas de abastecimento que somam R$ 240 mil em trinta dias é gravíssimo. Dizer que ele agiu por conta própria? Com que interesse? Nós temos informações que as notas estão em nomes de secretários e candidatos a vereador. Não vou me antecipar porque está sendo investigado”.

Danilo disse que o ex-secretário foi abandonado, porque tenho certeza que ele não agiu sozinho. Agiu por orientação de alguém. Disse que o valor é praticamente o que sua campanha recebeu do partido. E que vai ingressar com novo pedido de investigação na Justiça Eleitoral.

Prefeito Rodrigo Pinheiro parabeniza vereadores eleitos de Caruaru: “Relação será marcada pelo diálogo”

Reeleito com 52,8% do total dos votos válidos, em números reais 102.198 sufrágios, o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB) aproveitou esta terça-feira (08), para parabenizar a todos os 23 vereadores eleitos, nestas eleições municipais 2024, que irão exercer mandato na Câmara Municipal de Vereadores, pelos próximos quatro anos.

Durante o contato por telefone com os eleitos, Rodrigo frisou a parceria e o bom trânsito que planeja estabelecer, com o novo quadro de legisladores, durante a sua próxima gestão.

“Sempre pautei a minha relação com todos os vereadores de Caruaru, por meio do diálogo, para que nossa Caruaru continue seguindo no rumo certo e avançando em todos os seus setores. E será desta forma também que atuaremos no próximo governo. O mais importante é cuidarmos de todos os caruaruenses”, destacou Rodrigo Pinheiro.

Na ocasião, o prefeito reeleito ainda telefonou parabenizando a todos os candidatos para Câmara, que não atingiram o quociente partidário necessário para se eleger, mas que obtiveram expressiva votação. “A todos o meu respeito e gratidão pela parceria em prol do melhor por Caruaru. Continuaremos trabalhando juntos!”, acrescentou Pinheiro.

Governadora Raquel Lyra prestigia inauguração de nova fábrica em Pernambuco, que deve gerar mais de 300 empregos

A governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, participaram, nesta terça-feira (8), do início das operações da Oggi Sorvetes, a maior rede de franquias de sorvetes do Brasil. A fábrica, instalada no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, é a primeira da marca no Nordeste. Com investimentos de R$ 200 milhões, o empreendimento gera atualmente 259 ofertas de emprego e até o final do ano deve ultrapassar 300 colaboradores de forma direta, com a expectativa de produzir aproximadamente 50 milhões de litros de sorvete por ano. 
 
“A fábrica da Oggi Sorvetes acaba de se instalar em Pernambuco com a projeção de dobrar tudo o que eles fabricam no Brasil, a partir desta unidade. Isso é sinônimo de prosperidade e geração de emprego no nosso estado, que hoje figura como o terceiro maior do país em novas oportunidades. De janeiro do ano passado até o momento, já criamos mais de 94 mil postos de trabalho”, destacou a governadora ao ressaltar os dados do Novo Caged, divulgados no mês passado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Pernambuco alcançou, no último mês de agosto, a maior geração de empregos do Nordeste, com 18.112 novas carteiras assinadas no período. O resultado é o terceiro maior do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
O local, antiga fábrica da marca Zeca’s, foi reformado por completo e ganhou novos equipamentos importados, de última geração, que proporcionam uma produção mais eficiente. Além da proximidade com o público do Nordeste, a marca também está olhando para a criação de novos produtos, na perspectiva do consumidor nordestino. A proposta é que, nos próximos meses, conforme a expansão da rede, sejam lançados sabores regionais, destacando a diversidade de ingredientes e os sabores da região.
 
Para instalação da planta em Pernambuco, a empresa recebeu incentivos do Programa de Desenvolvimento do Estado (Prodepe). “A Oggi Sorvetes chega revolucionando o mercado. Pernambuco é um bom lugar para se investir, e a gente não para de crescer. Só esse ano foram oito meses seguidos de crescimento do emprego e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e estamos só começando”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Guilherme Cavalcanti.
“Estamos gerando mais empregos, renda e trazendo novos investimentos para Pernambuco. Depois que essa fábrica estiver 100% funcionando, ela será a maior indústria de picolé e sorvetes do Brasil, estando localizada no nosso estado”, completou o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho.
 
De acordo com o socio-administrador da Oggi Sorvetes, Rodrigo Mauad, a chegada a Pernambuco potencializa o projeto da empresa em expandir o seu negócio pelo Brasil. “Achamos Pernambuco um estado muito estratégico para fazer essa ampliação. Fomos recebidos de braços abertos pelo Governo do Estado e nos sentimos muito acolhidos. Essa é nossa primeira unidade no Nordeste e, no prazo de dois a cinco anos, ela deve representar 50% do volume produzido pela Oggi Sorvetes”, concluiu.
 
Das 60 lojas comercializadas no Nordeste, quatro lojas já foram inauguradas em Pernambuco, nas cidades de Goiana, Escada e Recife. 
 
Para dar início às operações, cerca de 70 colaboradores da antiga fábrica foram recontratados pela Oggi Sorvetes. A empresa está com vagas abertas para os cargos de operador de sala de máquinas, operador de máquinas, entre outros. As pessoas interessadas devem acessar o site da empresa (https://oggisorvetes.com.br/) e fazer o cadastro gratuito para participar do processo seletivo.

Vereador morre antes de saber que foi reeleito em cidade do Piauí

Por Estadão Conteúdo

Vereador Geraldo Corado morre antes de saber que foi reeleito em cidade do Piauí – Foto: Reprodução/Instagram
O vereador de Sebastião Barros (PI) Geraldo Corado (MDB), conhecido como “Caceteiro”, reeleito neste domingo, 6, morreu minutos antes de saber o resultado oficial divulgado pela Justiça Eleitoral. Ele sofreu um enfarte quando voltava do município de Corrente para a cidade onde foi eleito, no Sul do Piauí. Corado foi o segundo vereador mais votado da cidade. Ele recebeu 289 votos, apenas quatro a menos do que o mais votado.

Geraldo Corado foi velado na noite de domingo e sepultado na manhã de segunda-feira, 7. Ele era mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em nota publicada em suas redes sociais, a equipe de Corado afirmou que a dedicação e o compromisso dele com a comunidade “jamais serão esquecidos”.

A Câmara Municipal de Sebastião Barros emitiu nota relembrando o trabalho do vereador. “Geraldo foi um dedicado professor e vereador em mandato, tendo sido reeleito poucos minutos antes de sua partida. Sua contribuição para a nossa comunidade será sempre lembrada”, diz a nota.

O candidato a prefeito pelo MDB, Ramiro Lobato, fez uma publicação exaltando o colega de partido. “Geraldo foi coordenador de diversas campanhas eleitorais, vereador em exercício e presidiu a Câmara Municipal no biênio 2021/2022. Ele foi reeleito hoje com 289 votos, um reflexo do carinho e respeito que a comunidade tinha por ele. Obrigado por toda a ajuda e pelos ensinamentos ao longo desta campanha, amigo. Você foi um vencedor e será sempre lembrado. Descanse em paz, Caceteiro!”, escreveu Lobato, que perdeu a eleição.