Press "Enter" to skip to content

Posts published by “Junior Finfa”

José de Sá Maranhão Júnior (Júnior Finfa), nasceu em Afogados da Ingazeira-PE, trabalhou no Blog do Magno, sendo o fotógrafo oficial, cobrindo as eleições de 2008 e 2010. No Blog do Sertão, atuou como repórter e fotógrafo, realizando um trabalho de inovação, sendo bastante elogiado nos meios de comunicações.

Inscrições para o Prêmio de Jornalismo do TCE-PE terminam sexta-feira (11)

Termina na próxima sexta-feira (11) o prazo para inscrições no Prêmio Inaldo Sampaio de Jornalismo, promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no hotsite do concurso. Podem concorrer os trabalhos veiculados na imprensa pernambucana no período de um de janeiro a 11 de outubro de 2024, nas categorias videojornalismo, radiojornalismo, e webjornalismo ou jornalismo impresso.

O concurso tem como objetivo reconhecer o trabalho jornalístico e premiar reportagens que tenham colaborado para o controle externo, o controle social, a gestão pública e a cidadania em Pernambuco.

Os três primeiros colocados de cada categoria receberão R$6 mil, R$3 mil e R$1 mil, respectivamente.

A comissão julgadora será formada por representantes do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco, e da Diretoria de Comunicação do TCE-PE. O julgamento levará em conta a qualidade das fontes e informações, a profundidade da abordagem, e o caráter inovador e criativo da matéria.

A divulgação dos vencedores está prevista para o dia 26 de novembro.

Coluna do Finfa

Mais votados – Os prefeitos, Delson Lustosa de Santa Terezinha e Luciano Torres da Ingazeira, foram os que obtiveram maior percentual nas eleições de domingo no Sertão do Pajeú. Delson obteve 85,61% dos votos e Luciano obteve 76,86%.

Mais disputada – A eleição da cidade das tradições, Tabira foi a mais apertada da região do Pajeú, com Flávio Marques vencendo a atual prefeita Nicinha Melo. Flávio obteve 9.310 votos com 51,82% e NIcinha teve 8.657 votos, 48,18% dos votos, uma frente de 653 votos.

Com João Campos – O vereador eleito pelo Partido Social Democrático – PSD do Recife, Júnior Bocão, fez questão de marcar presença na inauguração da Praça “Criançada na Rua” e vias requalificadas no Jordão, junto com o prefeito João Campos, um dia após os resultados da eleição. A alegria era contagiante.

Sem sucesso – No maior colégio eleitoral do Pajeú, a cidade de Serra Talhada, não conseguiram êxito no pleito do último domingo os vereadores de mandato: Vaninho da Saúde, Nailson Gomes, Gin Oliveira, André Terto e Antônio da Melancia.

Votação baixa – Mesmo com uma votação abaixo dos 300 votos, alguns candidatos a vereador conseguiram se eleger no Sertão do Pajeú. O candidato com a menor votação foi Dorneles da cidade de Ingazeira, com 209 votos e Eusébio de Jericó da cidade de Triunfo, que conseguiu 210 votos. Em seguida vem Ronaldo Delfino de Brejinho, 251 votos, Dejaci Cabelinho de Santa Terezinha, com 262 votos, Galega Professora da Quixaba, teve 279 votos, Paulinho CLP de Iguaracy, 282 votos, Lorrany Moura de Calumbi, 284 votos, Neta de Riqueta de Solidão, 289 votos e Natan Fontes de Santa Cruz da Baixa Verde, teve 297 votos.

Eleito – O ex-goleiro do Afogados FC, Wallef o “Goleiro de Boné”, foi eleito vereador da sua cidade natal, São José do Calçado, localizada na região sul do Espírito Santo. Nas eleições municipais, realizadas neste domingo, o “Goleiro de Boné” recebeu 194 votos e foi eleito pelo partido Republicanos.

Cravou – A pesquisa do Instituto Data Trends, divulgada no blog na última quinta-feira (03), na disputa para prefeito da cidade de Santa Terezinha, bateu com os números.

Situação eleitoral do Pajeú – Após os resultados do último domingo, a composição para 2025/2028, ficou assim definida. O PSB elegeu 06 prefeitos (Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Itapetim, Carnaíba, Flores e Solidão), Republicanos elegeu 03 prefeitos (Brejinho, São José do Egito e Santa Cruz da Baixa Verde), PSDB 03 (Tuparetama, Iguaracy e Luciano Bonfim), PT 02 (Tabira e Serra Talhada), Avante 02 (Quixaba e Calumbi) e o Podemos 01 Santa Terezinha.

Perguntar não ofende – Já tem vereador no Pajeú, pronto para aderir o prefeito eleito no último domingo?

O jogo de 2026 começa agora e Raquel entra em campo com força eleitoral em todas as regiões”, afirma o Mendonça Filho

O deputado federal, Mendonça Filho, reafirmou a avaliação feita no dia da eleição, durante debate na rádio Jornal, de que a governadora Raquel Lyra sairia muito forte desta eleição. “O resultado superou as expectativas. Dos 184 prefeitos eleitos, 123 foram apoiados pelo Governo, entre os quais Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana e segundo maior colégio eleitoral do estado, e Caruaru, o maior do interior”, afirmou. “Até agora só tinha um time em campo. Se engana quem acha que o jogo de 2026 está jogado. Está começando e Raquel Lyra entrou na partida com força eleitoral e com um time de peso”, destacou Mendonça.

A vitória da governadora em Caruaru, sua terra natal, com a reeleição de Rodrigo Pinheiro já no primeiro turno, na avaliação de Mendonça, reafirmou sua liderança e força política. “Basta observar os movimentos em campo. Raquel tem sensibilidade, sabe jogar e mexe as peças com habilidade e competência”, afirmou, lembrando que no interior a governadora tem prefeitos em municípios importantes. Entre os 123 prefeitos eleitos, Raquel conta com os de Salgueiro, no Sertão, Bezerros e Belo Jardim, no Agreste e Catende e Palmares na Mata Sul.

Mendonça ressalta, ainda, que o PSDB, partido da governadora, teve um crescimento exponencial nesta eleição, saindo de 05 para 32 prefeituras. Enquanto, o PSB, principal partido de oposição do seu Governo, caiu de 53 prefeituras para 31, perdendo redutos eleitorais históricos como Surubim, Sertânia e Arcoverde. “A governadora tem trabalhado muito e, agora, começa a colher os frutos, com ampla recuperação de imagem do Governo no interior. Está fazendo muita obra de estrada, abastecimento de água e entregas no interior em todas as áreas”, afirmou.

]Ao analisar o resultado das eleições, Mendonça avalia que Raquel Lyra conquistou ótimo resultado na Região Metropolitana com a eleição de seis dos 14 municípios, como Jaboatão, Moreno Igarassu, Itamaracá, Araçoiaba e Itapissuma. Em Olinda e Paulista, grandes colégios eleitorais, os candidatos apoiados por Raquel tem grande chance de vitórias. “Em 2026 o Governo chegará forte, com entregas relevantes na saúde, educação, infraestrutura como estradas e abastecimento de água. Quem acreditar numa aparente hegemonia da oposição na região metropolitana em 2026 está muito enganado”, provocou.

Homicídio cancela Festa da Vitória em Tabira

Uma morte no centro de Tabira cancelou a Festa da Vitória, que celebraria a conquista do candidato Flávio Marques, segundo o Blog do Nill Júnior.

Segundo informações preliminares, a pessoa detida matou um senhor a facadas. Imagens fortes nas redes sociais mostram tentativas de reanimar o homem, em vão.

A vítima foi identificada como Frânklin Pereira da Silva, 30 anos, era natural de Afogados da Ingazeira, mas residia no Riacho do Gado.

Há mais de uma versão sobre o crime, nenhuma confirmada oficialmente.

O autor foi preso por homens da PM, com apoio da Guarda Municipal de Tabira, e encaminhado à Delegacia da cidade.

Diante do clima, a organização e o candidato Flávio Marques decidiram cancelar a festa, que aconteceria ao som de um trio elétrico.

 

Prefeitura do Recife entrega Praça “Criançada na Rua” e vias requalificadas no Jordão

Um espaço urbano pensado para atender às necessidades de crianças e seus cuidadores. Essa foi a premissa do projeto viário desenvolvido pela Prefeitura do Recife nas ruas Silva Jardim e 22 de Agosto, no bairro do Jordão, Zona Sul da capital, e entregue à população nesta segunda-feira (7) pelo prefeito João Campos. As intervenções incluem a criação da Praça “Criançada na Rua”, além da implantação de pavimentação, drenagem, arborização e sinalização viária, visando aumentar a segurança e tornar o trajeto escolar mais agradável e lúdico.

“Primeiro viemos aqui ver como fica quando chovia e as crianças tinham que passar. Entramos na escola, conversamos com a equipe e fomos fazer a vistoria”, compartilhou o prefeito João Campos. “A ideia era fazer só uma rua, mas vimos que do lado também tava precisando. Depois, percebemos que sobrava espaço para uma praça e uma escadaria”, contou o gestor sobre a ideia do projeto, que se tornou possível graças à rede da Fundação Bloomberg, na qual Recife é parceira. “Precisávamos escolher uma rua para reforma viária. Decidimos trazer essa tecnologia para cá, o Jordão”, acrescentou.

O projeto considerou as vulnerabilidades e necessidades da comunidade, com foco especial nas crianças, visando tornar as ruas mais seguras, confortáveis e agradáveis para todos. A execução envolveu a participação de diversos órgãos, como a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), o Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), além das secretarias de Meio Ambiente e de Primeira Infância. A iniciativa contou ainda com o apoio da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI), através do Programa Streets for Kids (Ruas para Crianças).

Para Taciana Ferreira, presidente da CTTU, a formação de colaborações foi fundamental ao trazer o projeto à realidade. “É um trabalho que foi feito em parceria, não só as internas com a Prefeitura, mas também a GDCI, que é um órgão que dá todos os parâmetros para que a gente possa fazer isso”, disse. “Aqui é um local onde tem escola, residências, e essa mudança foi pensada nas crianças e seus cuidadores, para que a criança possa se sentir cada vez mais segura”, afirmou, ainda, sobre a importância do projeto.

Até o início de 2024, as ruas Silva Jardim e 22 de Agosto não contavam com  pavimentação, sistema de drenagem e espaços adequados para brincadeiras e caminhadas. Com três escolas localizadas na região, a CTTU estimou que, nos horários de pico, cerca de 1.200 pedestres, principalmente crianças, circulam pelas vias. Segundo levantamentos da autarquia, 90% das crianças vão a pé para as escolas, e 78% dos cuidadores não se sentiam seguros em permitir que elas brincassem nas proximidades, expressando o desejo por uma redução na velocidade dos veículos nas ruas ao redor.

Com base nesses dados e visando aumentar a segurança viária na área, a gestão municipal implementou medidas para controlar a velocidade dos veículos, como a instalação de chicanes, um design urbano que faz os carros trafegarem em zigue-zague, forçando a desaceleração. Como a maioria dos pedestres são crianças e seus cuidadores, a velocidade máxima permitida nas vias foi fixada em 20 km/h. Já no trecho da Avenida Maria Irene, entre as ruas 22 de Agosto e Silva Jardim, a velocidade máxima foi regulamentada em 30 km/h.

“Esse projeto é diferenciado em relação à infraestrutura social. Ele é completo, viemos iniciando com o básico, que é a implantação da pavimentação, da rede de drenagem e a melhoria da qualidade de vida”, contou Marília Dantas, secretária de Infraestrutura do Recife. “Só que além disso a gente insere a participação das pessoas para poder fazer um projeto que as crianças usem. Não é simplesmente de mobilidade urbana, a gente pensa também no convívio, no lazer”, disse a gestora, sobre o papel da criançada na execução das obras.

Além disso, as faixas de rolamento foram construídas mais estreitas para ampliar as calçadas, que agora abrigam espaços para brincadeiras e mobiliário urbano. Foram instaladas duas faixas de pedestres elevadas e um platô, estrutura que nivela a calçada com a pista, proporcionando mais acessibilidade nas travessias. Entre os elementos lúdicos, destacam-se pinturas coloridas no chão que indicam o caminho para as escolas, além de jogos como amarelinha, alfabeto, pule e pontue, tornando o trajeto mais divertido para as crianças.

Bancos e árvores também foram instalados para garantir sombreamento e maior conforto térmico nas áreas de espera das entradas e saídas das escolas. Com a requalificação das duas vias, a circulação entre as ruas Silva Jardim e 22 de Agosto passará a funcionar como um binário, ou seja, cada uma terá uma faixa de rolamento com fluxos de veículos em sentidos opostos. Assim, quem vem da Avenida Maria Irene poderá acessar a Rua Silva Jardim e retornar à mesma avenida pela Rua 22 de Agosto.

A diferença já pode ser vista no rosto dos pais, cuidadores e responsáveis, e também no barulho animado das crianças ao correrem em volta da praça, em meio à brincadeiras de escorrego e pequenas partidas de futebol. “Foi uma coisa muito boa porque essa rua era muito esburacada. Nos dias de chuva não conseguíamos nem trazer os alunos para a escola”, afirmou Lourdes Francisca da Silva, 37 anos, mãe de Sofia e Lorena, de 10 e 9 anos, respectivamente, ambas alunas da Escola Pastor José Munguba Sobrinho. Sobre o espaço de lazer, ela ainda brincou: “todos os dias quando larga, eu costumo dizer que a gente tem um contrato na praça porque assim que saem da escola, eles já ficam aqui e curtem bastante.”

Juntos pela Segurança: Pernambuco reduz em 19,3% os casos de homicídios em setembro, quinto mês consecutivo de queda no índice

O resultado, apresentado durante a reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança, compara os dados com o mesmo mês do ano passado

Pernambuco apresentou, pelo quinto mês consecutivo, redução no índice de Mortes Violentas Intencionais (MVIs). O mês de setembro registrou uma queda de 19,3% no número de homicídios em relação ao mesmo período do ano passado, saindo de 321 para 259 casos. Setembro de 2024 também teve o menor índice de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) dos meses de setembro dos últimos dez anos. O balanço das ocorrências foi detalhado durante a reunião de monitoramento do programa Juntos pela Segurança da noite desta segunda-feira (7), no prédio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), no Recife.

De acordo com a governadora Raquel Lyra, Pernambuco está realizando um trabalho intenso em defesa da segurança pública. “Estamos sempre acompanhando as ocorrências no Estado e trabalhando de forma empenhada para combater os crimes. Setembro foi mais um mês encerrado de forma positiva, refletindo o compromisso das forças de segurança em intensificar ações de prevenção e combate à criminalidade que foram pactuadas dentro do Juntos pela Segurança. Mesmo com os bons resultados, não vamos descansar, continuaremos com um trabalho intenso de estratégias para garantir proteção e paz social a todos os pernambucanos e pernambucanas”, destacou a gestora.

Conforme informações apresentadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS), os homicídios caíram 10,3% em agosto, 12,6% em julho, 6,7% em junho e 11,6% em maio, na comparação, em todos os casos, com os mesmos meses do ano passado. “Os números que temos visto nos últimos meses são um reflexo do esforço conjunto de nossas Forças. A redução de crimes mostra que estamos no caminho certo. Vamos seguir trabalhando com dedicação para garantir um Pernambuco mais seguro e tranquilo”, pontuou o titular da SDS, Alessandro Carvalho.

O resultado de CVPs no mês passado foi de 3.421 casos, sendo o melhor setembro dos últimos dez anos. A maior queda de ocorrências entre as regiões pernambucanas foi no Sertão, com uma redução de 22,5%. Em seguida, esteve o Agreste, com uma diminuição de 19,3% no mesmo indicador, sempre em comparação com o mesmo período do ano passado.

Outro dado relevante de setembro é a redução de 21,8% nos roubos a ônibus, com 43 ocorrências registradas, em comparação aos 55 casos do mesmo período do ano anterior.

Participaram da reunião os secretários Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais) e Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização). Também acompanharam o encontro o comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres; o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Renato Leite; o gerente-geral de Polícia Científica, Fernando Benevides, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Cantarelli.

Flávio Marques é eleito prefeito de Tabira

Com mais de 600 votos na frente, Flávio Marques é eleito prefeito de Tabira. O petista derrotou a atual prefeita e candidata à reeleição Nicinha de Dinca por 51,82% dos votos válidos, somando 9.310 registros. O vice-prefeito eleito é Marcos Crente (PSB).

Com esse resultado, o advogado, de 34 anos, torna-se o gestor mais jovem da história do município.

Ao receber a notícia da vitória, o povo tabirense tomou as ruas do centro da cidade e segue comemorando até esta segunda-feira(7) e deve encerrar o dia com uma grande carreata.

“Serei prefeito de todos os tabirenses, daqueles que votaram em nosso projeto e igualmente daqueles que não votaram. Estamos aqui para unir o povo tabirense e reconstruir nosso município, começando essa reconstrução pelo cuidado com o povo”, afirmou Marques.

Além de sair vitoriosa para o Executivo, a Coligação Coligação “A Mudança se Faz com Todas as Forças” elegeu 6 dos 11 vereadores, inclusive, a mais bem votada, Socorro Veras (PT) com 1.491 votos. Além da petista, a bancada de vereança de eleitos da base de FM são Didi de Heleno (PT), Dicinha do Calçamento (PT), Kleber Paulino (PSB), Eraldo Moura (PSB) e
Bebé de Aldo (Solidariedade).

O projeto Flávio Marques-prefeito e Marcos Crente -vice reúne a maior frente política que o município já compôs, formada pelos partidos REPUBLICANOS, PT, PCdoB, PV, PSB, SOLIDARIEDADE, PSOL, REDE, PDT, AGIR, AVANTE, PSD, MDB e PODE. Essa aliança inclui ainda o apoio do deputado estadual Doriel Barros, deputado federal Carlos Veras, dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão e Fernando Duere e do presidente Lula.

Zeca Cavalcanti vai comandar Arcoverde pela terceira vez

Com 7.578 votos de vantagem (quase 20%) sobre a segunda colocada, o ex-deputado federal e ex-prefeito em dois mandatos (2005-2008/2009-2012), Zeca Cavalcanti, conquistou a volta à prefeitura de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, aclamado pelo povo. E com um título a mais: a partir de janeiro de 2025, Zeca será o primeiro político a ser três vezes prefeito de Arcoverde.

Zeca Cavalcanti e seu candidato a vice, o presidente da Câmara, Siqueirinha, confirmaram as expectativas de votos previstas nas pesquisas eleitorais. Na véspera da eleição, a previsão era de uma vitória com cerca de 20% de vantagem sobre a segunda colocada, a ex-prefeita Madalena Britto. Quando as urnas foram apuradas, a vantagem se tornou real, com Zeca alcançando 23.091 votos (59,17%) contra 15.513 votos (39,75%) de Madalena.

“A verdade é que lideramos de ponta a ponta. Desde a pré-campanha e ao longo de toda a Campanha oficial, ficamos sempre em primeiro lugar em todas as pesquisas, de todos os institutos. E a gente já sentia o clima nas ruas, a vontade do povo de Arcoverde de ter a gente de volta na prefeitura. Nesta reta final, consolidamos a vantagem e tivemos essa vitória maravilhosa”, disse Zeca.

Na comemoração da vitória, Zeca Cavalcanti reuniu uma multidão amarela na praça do Bandeirante, centro da cidade, confirmando o desejo da população de tê-lo de volta à prefeitura. “Agora é só agradecer ao povo e devolver essa confiança com um governo que coloque Arcoverde de novo no protagonismo regional. Mais do que isso, vamos agradecer a confiança da população com ações efetivas na Saúde, na Educação no Desenvolvimento Econômico, na Geração de Empregos, na Assistência Social, e todas as demais áreas, para melhorar, de fato, a qualidade de vida de nossa população”, concluiu Zeca Cavalcanti, prefeito eleito de Arcoverde.

Crônica de Ademar Rafael

TODOS PAGAM

Cada um tem uma resposta pronta – baseada na ciência, no senso comum e na ideologia -, para explicar os fatos motivadores dos fenômenos ambientais que têm provocado cheias e secas em áreas que não eram expostas e tais riscos climáticos.

Por ter residido na Amazônia, precisamente sul e sudoeste do Pará, sei dos danos causados pela agressão desenfreada ao meio ambiente. Muitos rios que conheci perenes na década de 1990 hoje secam entre três e quatro meses após o período de chuvas intensas. O mesmo ocorre com rios do Pantanal que vi permanentes na metade da década de 1980.

As queimadas para limpeza de pastagens e/ou provocadas por indivíduos descompromissados com a vida harmônica entre pessoas e natureza são expressão viva da degradação moral que a sociedade tem experimentado
nos últimos anos.

O poeta Sebastião Dias nos chamou atenção há mais de 20 anos sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Seu poema gravado por Fagner e outros cantores brasileiros sob o título “Súplica dos ecólogos” foi escutado por muitos como bela composição que é e poucos seguiram os conselhos do poeta potiguar.

Dele destacamos as duas primeiras estrofes: “Tombam árvores, morrem índios/queimam matas, ninguém vê/que o futuro está pedindo/uma sombra e não vai ter/pense em DEUS, alerte o mundo/pra floresta não morrer – Devastação é um monstro/que a natureza atropela/essas manchas de queimadas/que hoje vemos sobre ela/são feridas que os homens/fizeram no corpo dela…”

Uma coisa é imutável nesse assunto “alguns provocam os danos ambientais, todos pagam a conta de alguma forma.” Fugir dessa equação é impossível, ignorá-la é temeroso e negá-la é algo próximo da burrice.

Coluna do Finfa

Terminada as eleições confira os prefeitos eleitos no Sertão do Pajeú:

Em Itapetim, a candidata socialista Aline foi eleita 6.111 votos 62,12% dos votos, Anderson Lopes (PSDB) teve 3.726 votos, 37,88% do total.

Brejinho – O prefeito e candidato a reeleição Gilson Bento (Republicanos), teve 4.589 72,23% dos votos. Seu adversário Dr. Túlio (PSB), obteve 1.764, 27,77% dos votos.

Santa Terezinha – O prefeito e candidato a reeleição, Delson LUstosa (Podemos), teve 5.438 votos 85,61%, Neguinho de Danda (União), teve 914 votos 14,39%.

São José do Egito, o republicano Fredson Brito, foi eleito prefeito, com 10.523 votos correspondendo a 54,46% dos votos válidos, derrotando Dr. George Borja (PSB), que alcançou 8.799 votos, ou 45,54%.

Tuparetama, o candidato Diógenes Patriota (PSBD), foi eleito com 3.619 votos, 53,64%, Danilo Augusto (Avante), teve 3.078 votos 45,62% e Ivaí Cavalcanti (PT), teve 50 votos, 0,74%.

Tabira, o candidato Flávio Marques (PT), foi eletio, com 9.310 votos, 51,82% dos votos, a atual prefeita Nicinha Melo (PP), teve 8.657 votos, 48,18%.

Solidão teve candidatura única, Mayco da Farmácia (PSB), foi eleito com 4.207 votos, 100%.

Ingazeira, Luciano Torres, foi reeleito, com 2.875 votos, 76,83% dos votos válidos, a opositora Professora Alcineide (PSDB), obteve 867 votos, ou 23,17%.

Iguaracy, o atual vice-prefeito Dr. Pedro Alves (PSDB), foi eleito com 4.328 votos, 58,14% dos votos válidos. Seu adversário, Albérico Rocha (PSB), obteve 3.116 votos, ou 41,86%.

Afogados da Ingazeira, o prefeito Sandrinho Palmeira (PSB), foi reeleito com 13.061 votos, 57,61%, Danilo Simões (PSD), obteve 42,39%, ou 9.609 votos.

Quixaba, o prefeito Zé Pretinho (Avante), foi reeleito com 3.757 votos, 74,63%, contra 1,277 votos 25,37% de Neudiran (PSB)

Carnaíba, o candidato socialista Berg Gomes, teve 7.831 votos, 56,93% contra 5.924 votos da candidata Ilma Valério (Republicanos), 43,07%.

Flores, o candidato do prefeito Marconi Santana, Gilberto Ribeiro (PSB) foi eleito com ampla vantagem. Ele obteve 8.002 votos, o que corresponde a 66,30% dos votos válidos, superando Adeilton Patriota (Solidariedade), que teve 4.046 votos, ou 33,52%. O terceiro colocado foi Dr. Nelson e o Coletivo, que conquistou apenas 22 votos, ou 0,18%.]

Triunfo, o prefeito Lulciano Bonfim (PSDB) garantiu sua reeleição com 53,69% dos votos, somando 5.316 votos. O segundo colocado, Dr. Eduardo (Podemos), obteve 4.394 votos, ou 44,37%. Já o terceiro colocado, Nego Rico (Republicano), ficou com 1,94% dos votos, totalizando 192 votos.

Santa Cruz da Baixa Verde, o candidato da oposição Dr. Ismael (Republicanos), foi eleito com 4.918 votos 58,72%, contra o atual prefeito Irlando Parabólicas (PSD), que teve 3.457 votos, 41,28%.

Calumbi, o prefeito Joelson (Avante) foi reeleito com ampla vantagem. Ele conquistou 74,47% dos votos válidos, totalizando 4.598 votos. Seu adversário, Dr. Cícero Simões (PT), obteve 1.576 votos, correspondendo a 25,53% do total.

Serra Talhada, a prefeita Márcia Conrado, foi reeleita, com 27.952 votos, 57,68%, o candidato Miguel Duque (Podemos), teve 18.191 votos, 37,54%, Sargento Jucelio Souza (PL), teve 1.922 votos, 3,97% e Dr. Luiz Pinto (PSOL), teve 395 votos, 0,82%.

Vereadores eleitos em Afogados da Ingazeira: Zé Negão (Podemos), Vicentinho (PSB), César Tenório (PSB), Reinaldo Lima (PSB), Cicero Miguel (PSB), Raimundo do Foto (PSB), Gal Mariano (MDB), Cancão (MDB), Douglas Eletricista (MDB), Mário Martins (Republicanos), Simone da Feira (PV), Edson dos Coméstico (PSD) e Lucineide do Sindicato (PT).