Candidato a deputado estadual pelo Avante participou neste sábado (12) de sabatina promovida pelo Farol de Notícias e apresentou propostas para infraestrutura, emprego, educação, saúde, cultura e assistência social
O candidato a deputado estadual pelo Avante e presidente estadual do partido em Pernambuco, Sebastião Oliveira, participou neste sábado (12) de uma sabatina promovida pelo Farol de Notícias, em Serra Talhada, sua cidade natal. Durante a entrevista, ele apresentou propostas para o desenvolvimento do município e de Pernambuco, destacando sua experiência na vida pública e projetos nas áreas de infraestrutura, geração de emprego e renda, educação, saúde, cultura e assistência social.
Um dos principais temas abordados foi o desenvolvimento do Distrito Industrial de Serra Talhada. Sebastião Oliveira lembrou sua participação na desapropriação de uma área superior a 200 hectares destinada ao empreendimento e na construção da estrada de acesso que liga ao bairro da Caxixola ao aeroporto.
Segundo o candidato, o próximo passo é avançar na infraestrutura hídrica e energética e trabalhar para atrair empresas para o município.
“Do ponto de vista logístico, está desapropriado o distrito industrial. O que falta é investir ainda na infraestrutura hídrica e também local, energética, e atrair empresas para que sejam instaladas lá”, afirmou.
Sebastião também apresentou como uma de suas prioridades a construção de um novo acesso para Caxixola, com uma nova ponte sobre o Rio Pajeú, projeto que, segundo ele, poderá contribuir para o desenvolvimento da região e do Distrito Industrial.
Na área de infraestrutura regional, o candidato defendeu ainda a continuidade do processo de duplicação da BR 232 até Serra Talhada e melhorias nos acessos ao município, com foco na segurança viária.
Emprego, empreendedorismo e qualificação
Outro ponto destacado durante a sabatina foi a geração de emprego e renda. Sebastião Oliveira defendeu o fortalecimento do empreendedorismo e da qualificação profissional, especialmente entre os jovens.
Ele citou a Casa do Trabalhador como uma estrutura voltada à qualificação, emissão de documentos e acesso a linhas de crédito por meio da AGE.
Para Sebastião, políticas de transferência de renda são importantes para enfrentar situações de vulnerabilidade, mas precisam estar acompanhadas de oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho.
“Precisamos qualificar nossa juventude, transformar nossa juventude numa juventude empreendedora qualificada, para que a gente possa gerar mais emprego e renda aqui na nossa cidade”, afirmou.
Educação como prioridade
Na educação, Sebastião Oliveira destacou sua experiência como professor universitário e defendeu a valorização dos profissionais da área e a ampliação do ensino em tempo integral em Serra Talhada e em Pernambuco.
Entre as propostas apresentadas estão melhorias na estrutura das escolas, qualidade da alimentação escolar, valorização dos professores, utilização de tecnologia em sala de aula e implantação de laboratórios de robótica.
Provocado sobre os desafios da educação em Serra Talhada, o candidato afirmou que sua cidade natal precisa avançar na oferta de ensino integral e na valorização dos profissionais da educação. Para ele, a proposta faz parte de uma visão mais ampla de fortalecimento da educação pública em Pernambuco.
“Se eu fosse gestor municipal, eu ia investir em ensino integral, com qualidade de merenda, com valorização dos professores, com distribuição de iPads, de tudo para que essas crianças pudessem aprender bem, laboratório de robótica”, declarou.
Cultura com espaço para artistas locais
Na cultura, Sebastião apresentou a proposta de criar, em seu gabinete, uma assessoria voltada aos artistas locais e regionais.
A ideia é auxiliar os profissionais da cultura na documentação, inscrição e habilitação em editais e nos ciclos culturais promovidos pelo Estado, incluindo Carnaval, ciclo junino, ciclo natalino, Pernambuco Meu País e Fenearte.
O candidato também defendeu o fortalecimento das manifestações culturais de Serra Talhada e do Sertão, citando o forró, o brega, o xaxado e a cultura do cangaço.
“Quero abrir essa área no meu gabinete para que a gente possa auxiliar essas pessoas a se inserirem no movimento cultural pernambucano”, afirmou.
Política social e população em situação de rua
Sebastião também apresentou propostas para enfrentar o crescimento da população em situação de rua. Entre as medidas defendidas está a criação de uma casa de acolhimento, oferecendo atendimento básico, alimentação, higiene e um espaço seguro para permanência temporária.
A proposta prevê ainda a identificação do perfil de cada pessoa, encaminhamento para serviços de assistência social, oportunidades de trabalho e, quando necessário, atendimento voltado à dependência química.
Para o candidato, o enfrentamento do problema exige a união entre poder público, empresários, comércio e entidades do terceiro setor.
Transparência e acompanhamento das emendas
Durante a sabatina, Sebastião Oliveira também destacou sua atuação no acompanhamento das emendas parlamentares destinadas ao longo de sua trajetória política.
Ele afirmou que seus recursos foram direcionados principalmente para áreas como saúde, infraestrutura e educação e defendeu maior acompanhamento da execução das emendas nos municípios.
O candidato ressaltou ainda sua ligação com a agricultura familiar e afirmou que pretende continuar priorizando investimentos que beneficiem a população da zona rural, especialmente em áreas como abastecimento de água, estradas e infraestrutura.
Infraestrutura e novos projetos
Ao longo da entrevista, Sebastião Oliveira relembrou obras e ações que atribui à sua trajetória política em Serra Talhada, entre elas investimentos no aeroporto, estradas, passagens molhadas e estruturas nas áreas de saúde e educação. Para o candidato, a experiência acumulada ao longo dos mandatos será utilizada para buscar novos investimentos para Serra Talhada e para outras regiões de Pernambuco.
O candidato também defendeu a continuidade do projeto de duplicação da BR 232 até Serra Talhada, destacando a importância da obra para a mobilidade, segurança e desenvolvimento econômico do Sertão.
Atuação política
Na área política, Sebastião Oliveira reafirmou seu compromisso com o projeto liderado pela governadora Raquel Lyra e destacou a atuação do Avante na construção da chapa majoritária.
Ao longo da sabatina, Sebastião Oliveira reforçou a intenção de utilizar sua experiência política para buscar investimentos, ampliar oportunidades e defender projetos estruturantes para Serra Talhada, o Sertão e Pernambuco.








Seja o primeiro a comentar