Press "Enter" to skip to content

Embarque Digital forma 185 estudantes e celebra avanço da política de formação em tecnologia no Recife

A solenidade marcou a sexta de sete formaturas do primeiro ciclo do programa, que já soma 3.043 ingressantes e 1.130 estudantes formados

A capital pernambucana celebrou, nesta terça-feira (15), mais uma formatura do Programa Embarque Digital, iniciativa da Prefeitura do Recife, em parceria com o Porto Digital e instituições de ensino, voltada à formação de profissionais para o mercado de Tecnologia da Informação (TI). A cerimônia aconteceu no Mirante do Paço, no Bairro do Recife, e marcou a conquista da turma 2024.1, com a participação de 185 formandos e público estimado em 600 pessoas.

O prefeito Victor Marques acompanhou a solenidade e reforçou o compromisso da gestão com a educação e a empregabilidade. “É uma alegria muito grande poder contemplar a magnitude desse programa que realmente faz a diferença na vida da juventude. O Programa Embarque Digital, se fôssemos seguir a lei no papel, não seria obrigação da prefeitura, mas ele é muito importante para que a nossa cidade seja forte no futuro. O nosso dever, enquanto prefeitura, é fazer com que o Porto Digital, que hoje é tão forte, continue assim daqui a 10, 15, 20 anos, e a única forma que a gente tem de fazer isso é com o capital humano e uma juventude forte. Cada formando é um orgulho para suas famílias e para o Recife, e eu tenho certeza de que vocês são agentes transformadores nas suas realidades e também no futuro da cidade”, afirmou.

A cerimônia marcou a sexta das sete formaturas previstas para o primeiro ciclo do programa (2021-2024) e simboliza a consolidação de uma política pública que articula educação, inclusão e formação de profissionais qualificados em tecnologia. Desde sua implantação, em 2021, o Embarque Digital já contemplou mais de três mil ingressantes, distribuídos em dez turmas de ingresso ao longo do programa.

A Secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, destacou a iniciativa como importante equipamento para reduzir as desigualdades sociais na cidade. “A gente chega na noite de hoje muito contente de poder formar a sexta turma do Embarque Digital, que é um programa de ensino superior que junta o mercado, ou seja, as empresas que contratam, e as instituições de ensino para, através de uma bolsa financiada 100% pela Prefeitura do Recife, pela Secretaria da Educação, garantir uma formação no ensino superior alinhada às expectativas do mercado de tecnologia. Esse é um mercado pulsante na economia e o programa mitiga desigualdades ao garantir que pelo menos 50% das vagas sejam de alunos pretos e pardos e 100% para alunos egressos de escola pública”, disse.

O perfil dos estudantes atendidos pelo programa reforça o alcance social da iniciativa. No último consolidado disponível, 59,6% dos ingressantes são pessoas autodeclaradas pretas ou pardas e 34,4% são mulheres. Já no recorte socioeconômico das edições realizadas até 2024, 78,3% dos matriculados pertenciam a famílias com renda de até três salários mínimos.

Felipe Ricardo, de 21 anos, é morador do bairro do Ibura e um dos novos formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Embarque Digital. “Sempre estudei em escola pública, desde os meus 12 anos de idade, mais ou menos, e sempre tive muita familiaridade com computador e joguinho no celular. Então, na área da tecnologia eu já tinha muita habilidade, por isso foi muito bom fazer o curso. Minha mãe é dona de casa e meu pai é motorista, então ser o primeiro filho a se formar, a se graduar, é uma honra para minha família e principalmente pra mim, que vou poder mudar a trajetória deles. Por volta do segundo ou terceiro período, eu achei uma vaga de emprego, consegui aplicar e passar. Hoje eu tenho um ano de empresa e eu e minha família estamos muito felizes”, contou.

Empregabilidade em alta – Os resultados também aparecem na inserção dos estudantes no mercado de trabalho. No último mapeamento, realizado no mês de junho, cerca de 600 estudantes, dos 1.075 ativos, com informação ocupacional registrada estavam trabalhando, o que corresponde a uma taxa de empregabilidade de 55,07%, maior resultado da série histórica do programa. A evolução da empregabilidade também é significativa, pois o índice passou de 47,65% em 2025.1 para 53,76% em 2025.2 e chegou a 55,07% em 2026.1.

Seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *