O novo prefeito de São José do Egito, fala sobre os desafios da transição e suas principais metas para a gestão.
Em entrevista ao Blog do Finfa, Fredson Brito destacou que sua gestão terá como foco principal a saúde pública, um dos setores que mais recebe reclamações da população. “Nossa prioridade será melhorar o atendimento de saúde em São José. A população precisa disso e vamos trabalhar com total atenção para entregar serviços de qualidade,” afirmou.
Além da saúde, o prefeito eleito mencionou que emprego e renda também serão pilares de sua administração, destacando a importância de gerar oportunidades para que as pessoas possam conquistar sua independência financeira.
Durante a transição, Fredson relatou preocupações com o déficit do fundo de previdência do município e com a situação financeira do hospital municipal. “Estamos avaliando os números e entendendo a real condição da prefeitura para já começar 2025 com ações fortes,” disse ele.
Fredson também frisou sua aliança política com o ministro Sílvio Costa Filho e a governadora Raquel Lyra, de quem espera apoio para implementar melhorias em São José do Egito. Ele finalizou afirmando que já iniciou uma série de reuniões em Brasília e no governo estadual, buscando recursos e parcerias para viabilizar seus projetos.
Leia na íntegra:
Blog do Finfa: Fredson Brito, fazem pouco mais de 30 dias que o senhor foi eleito na capital da poesia. Como o senhor avalia sua eleição?
Fredson Brito: Finfa. Hoje, mais de 30 dias após nossa eleição, temos um compromisso forte com a população. Estamos atentos às mudanças que São José precisa, trabalhando firmemente na transição e procurando os melhores nomes técnicos para nos ajudar nesta nova gestão. A avaliação é muito positiva em relação à expectativa de começar a mudar áreas prioritárias como saúde e políticas públicas, que são as maiores demandas da população.
Blog do Finfa: O senhor sempre foi um grande defensor do seu vice-prefeito, Zé Marcos. Inclusive, lembro que lá atrás o senhor já destacava o nome dele pelo legado que ele carrega. Zé Marcos foi fundamental para sua vitória, não é?
Fredson Brito: Foi sim, Finfa. A experiência de Zé Marcos conta muito. Ele é um baluarte na política, com uma carreira que inclui governador do Estado, presidente da Assembleia e três mandatos como deputado. Ele me ajudou muito e continuará ao meu lado, colaborando para que possamos, juntos, fazer as mudanças necessárias.
Blog do Finfa: O senhor é um jovem empreendedor e recebe muitos elogios no cenário político do Pajeú. Qual será o perfil do secretariado de Fredson Brito?
Fredson Brito: Nosso perfil será voltado para as necessidades das políticas públicas de São José. Estamos buscando um secretariado técnico, que contribua com a execução das políticas que a população precisa. Não estamos preocupados com votos agora, isso ficou para a eleição. Nosso foco é a gestão. Quero que os secretários tenham o mesmo compromisso que estou assumindo com a cidade para fazermos as mudanças necessárias.
Blog do Finfa: Como será a sua relação com a Câmara Municipal?
Fredson Brito: A melhor possível, com respeito à independência do Poder Legislativo. Precisaremos da Câmara, principalmente para aprovar mudanças importantes, como um novo Plano Diretor e uma legislação tributária atualizada. Quero construir uma parceria para trabalharmos juntos pelas mudanças que São José do Egito necessita.
Blog do Finfa: Como o senhor espera encontrar a Prefeitura de São José do Egito?
Fredson Brito: Estou preocupado. A transição está acontecendo, e o prefeito Evandro Valadares tem nos entregue os documentos. Já identificamos problemas, como um déficit elevado no fundo de Previdência e no hospital municipal. Vamos avaliar tudo com cuidado para, em janeiro, já começarmos a trabalhar com força.
Blog do Finfa: O senhor foi eleito pelo Republicanos, com o apoio do ministro Sílvio Costa Filho e mantém uma relação política com a governadora Raquel Lyra. O que o senhor espera deles a partir de janeiro?
Fredson Brito: Temos uma excelente relação. Estou feliz com a parceria com Sílvio Costa Filho e também com a governadora Raquel Lyra, que está disposta a apoiar São José do Egito. Espero que Sílvio continue com o bom trabalho e que a governadora mostre todo o potencial do Estado. Estamos juntos para trazer melhorias para nossa cidade.
Blog do Finfa: Vejo que o senhor já está visitando secretarias, indo à governadora e, em breve, irá a Brasília. Qual o objetivo dessas visitas?
Fredson Brito: Nossa peregrinação já começou. Estarei esta semana em Brasília para reuniões com o ministro Sílvio Costa Filho e a ministra Luciana Santos. Vamos ao FNDE para tratar da situação da educação em São José do Egito. Na próxima semana, já temos agenda na Confederação Nacional dos Municípios. O trabalho já começou e, com fé em Deus, será um serviço público de qualidade para a nossa cidade.
Blog do Finfa: O senhor, como jovem empreendedor de sucesso, vai assumir a terceira maior cidade do Sertão do Pajeú. Qual será sua obra prioritária?
Fredson Brito: Nossa prioridade em 2025 será a saúde. A população clama por melhorias nos serviços de saúde pública, e esse será nosso foco. Além disso, vamos trabalhar para gerar emprego e renda, garantindo que as pessoas tenham sua independência financeira.