Home » Crônicas de Ademar Rafael » Crônica de Ademar Rafael

Crônica de Ademar Rafael

CARIRI CANGANÇO

Nos dias 18/21.04.24 Afogados da Ingazeira – PE será sede de evento de grande magnitude, relacionado com fatos relevantes da sociologia e cultura nordestina: “CARIRI CANGAÇO AFOGADOS DA INGAZEIRA”.

Com grade de atividades riquíssima teremos: feira, lançamentos e apresentações de livros; entregas de comendas; homenagens; posse de Conselheiros; diplomações; visitas técnicas em museus e locais relacionados com figuras sob estudo – Municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Ingazeira, Jabitacá – Iguaracy -; conferências; painéis; debates; apresentações de grupos locais; passagem do estandarte da sede anfitriã para Jardim-CE, próxima sede; etc.

Tudo isto baseado em nos objetivos do ‘CARIRI CANGAÇO’, entidade que segundo registros do https://cariricangaco.blogspot.com/ nasceu com “…foco no estudo do cangaço; não nasceu com o sentimento de fazer apologia ao mesmo, ou ao banditismo rural, aos cangaceiros, ou mesmo à violência que cercava o fenômeno, enfim; não nasceu para “mitificar” e nem procura elementos para “endeusar”  Virgulino Lampião; seu principal protagonista ; nem nenhum outro personagem dessa saga sertaneja tão penosa e cheia de dor…”. Esta mesma lógica foi utilizada pelo Padre João Carlos de Acioly Paz, no prefácio do livro “Jabitacá. Segundo Quincas Rafael” ao escrever: “…Convido os leitores para que percebam os aspectos positivos da história, lembrando que seus vultos como pessoas que merecem nosso reconhecimento, não se deixando levar apenas pelos acontecimentos negativos descritos, mas procurando entender o contexto histórico da época…”.

Em nome do Instituto Cultural Quincas Rafael – ICQR manifesto total apoio ao evento e garanto aos que para a Pajeú vierem: “A viagem valará muito, nosso região tem muito a contribuição com a nobre missão do ‘CARIRI CANGAÇO”’. O regate da nossa história, sem preconceitos ou rótulos externos, será feito com eventos desta envergadura. Viva o SERTÃO.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários