Sem sombra de dúvidas o São João é a maior festa tradicional no nosso querido Nordeste! O São João representa esperança, alegria, cultura, espontaneidade, raízes ancestrais. Representa também a comemoração de um inverno capaz de molhar a terra, de entregar os frutos, comer o milho assado na fogueira. Ah, isso é muito a cara do São João!
Quando não temos o inverno mesmo assim o São João representa a esperança, do povo sofredor que esperança dias melhores sempre com fé. O ano que vem será melhor, teremos colheita, teremos o milho do São João, teremos fartura. Um exercício de fé!
Certeza que o verbo esperançar é representado de forma latente nas fogueiras, na pamonha, na canjica, nos arraiás e quadrilhas juninas Nordeste a fora! É esperançando que se vive o São João!
Não é por acaso que o próprio Santo que dá origem ao nome da festividade veio ao mundo com a missão de anunciar a chegada da esperança, daquele que salvaria a humanidade, de Jesus Cristo.
João Batista também batizou Cristo, “oficializando” que a esperança esteva entre nós! O Filho do Deus vivo habitava entre os homens!
Só que por essas ironias do destino, ontem tivemos uma notícia triste para o nosso São João!
Nosso duplamente, nossa festa tradicional e nossa comunidade rural aqui de Afogados da Ingazeira. Que tem como maior revelação política o ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado estadual, Antônio Mariano (In Memorian).
A oficialização da saída de Rubinho da vida pública vai na contramão do esperançar! O São João no São João não será o mesmo esse ano!
Para não dar uma definição tão forte e definitiva, já que a unanimidade é burra, prefiro dizer que ele esperançará bem menos!
As vezes nossos olhos humanos e falhos não entendem os desígnios de Deus. Mas mesmo quando não entendemos, nós cremos! Nós esperançamos novamente, fé é crer no que não se ver! Então sim, esperançará menos! Mas com fé que dias melhores virão!
Tive a honra de conviver durante 4 anos com Rubinho como vereador, curiosamente ele se despede da política de forma quase idêntica a minha. Fomos duas vezes vereador, duas vezes Presidente da Câmara!
Bom menino, bem-criado; como a gente diz aqui no Nordeste! De integridade e caráter, zeloso, amoroso e afável com as pessoas com quem convive! Afogados perde muito com sua saída da vida pública!
Que Deus que é Pai conduza sua vida meu amigo, fé no amanhã, esperançar sempre! Dias melhores virão!
Mas sim, resta a reflexão: “Imagine como será o São João no São João este ano?”
Por Igor Mariano – Ex-presidente da Câmara de Vereradores de Afogados da Ingazeira