Home » Afogados da Ingazeira » Engenheiro afogadense alcança posição digna de destaque

Engenheiro afogadense alcança posição digna de destaque

Este ano, inicia uma nova gestão no governo do Estado, sob o comando da governadora Raquel Lyra, e com ela, o perfil técnico das equipes tem se demonstrado ser um fator importante na nomeação dos cargos.

Uma prova disso, vem com a nomeação do Engenheiro Civil, Gastão Cerquinha da Fonseca Neto, para integrar a equipe da Secretaria de Recursos Hídricos e de Saneamento, sob a gestão do Prof. Almir Cirilo, secretário da pasta. Gastão Neto, que é formado pela Universidade Federal de Pernambuco, possui mestrado em Recursos Hídricos e atualmente está em curso no Doutorado, também pela UFPE. Há quase 10 anos atua na gestão de recursos hídricos, inundações urbanas, controle de cheias, e segurança de barragens. Nos últimos quatro anos, foi também convidado pela ex-secretária Estadual de Infraestrutura do Governo Paulo Câmara, Fernandha Batista, como gestor de projetos, tendo rodado o estado na gestão e controle de barragens.

Gastão Neto é natural de Afogados da Ingazeira e filho do topógrafo Marcelo Martins (Boíba) e da professora Susana Glória. Ainda cedo foi morar em Serra Talhada, onde desenvolveu sua formação educacional. Em busca de seu sonho na capital pernambucana, ingressou em engenharia civil, aproximando-se de uma pauta que é muito cara ao sertanejo: a água. A pesquisa científica chegou com o incentivo de professores, como o Prof. Jaime Cabral, e colegas do laboratório de hidráulica, que lhe apresentaram os modelos hidrológicos e hidráulicos. Como bolsista de mestrado, pôde estudar a urbanização e seus efeitos sobre a drenagem urbana e a formação de inundações. Recife, cidade que historicamente sofre com diversas inundações, foi celeiro de muitas ideias e estudos que lhe renderam, inclusive, um prêmio da Prefeitura como melhor solução de drenagem no 1º Desafio Público de Inovação. O PROTEGE, assim denominada a solução, foi apresentada no MIT (Massachusetts Institute of Technology) em Boston, nos Estados Unidos e na UMASS (Universidade de Massachusetts), também na mesma cidade.

Ao contrário dos caminhos tradicionais da engenharia, Gastão Neto, investiu na área de Recursos Hídricos a partir de uma abordagem sustentável, mesmo quando os debates ainda eram pouco expressivos. “Hoje, com as mudanças climáticas a matéria é de extrema relevância no debate global, influenciando diretamente nos projetos de engenharia. Basta pensar nos extremos climáticos que vêm acontecendo no país, regiões com seca severa e regiões com enchentes devastadoras, para entender o papel fundamental dos estudos em recursos hídricos na infraestrutura das cidades”, pontua o engenheiro Dr. Gastão.


1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *