Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife, recebeu homenagem em Reunião Solene nesta noite de quarta-feira, 14 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) pelos 13 anos de pastoreio como o principal nome católico da Região Metropolitana do Recife.
O evento aconteceu no Auditório Senador Sérgio Guerra e reuniu diversas autoridades políticas, religiosas e da sociedade civil.
No discurso que fez aos presentes, o bispo iniciou com a citação do apóstolo Paulo que se encontra em II Timóteo, sobre ter a consciência tranquila de que sempre procurou combater o bom combate.
“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda”, pontuou o Dom.
Teresa Leitão enfatizou o arcebispado particular de Dom Fernando durante os mais de 13 anos como pastor de milhões de ovelhas em Pernambuco.
“Foi uma pessoa que marcou a história da Arquidiocese aqui no nosso Estado. Muitas ações importantes, um temperamento muito afetuoso de muito acolhimento com os mais pobres, com as causas sociais e acho que nesse momento em que o mundo está atravessando é uma pessoa necessária e essa homenagem vai ficar gravada nos anais da Assembleia Legislativa e eu tenho uma honra de também no final do meu mandato poder ter tido essa oportunidade Graças a Deus”, disse.
O Presidente da Alepe, deputado estadual e eleito federal Eriberto Medeiros (PSB), lembrou a importância do reconhecimento por tudo que Dom Fernando fez.
Música com Dudu do Acordeon e coral da Assembleia Legislativa marcaram a homenagem com discursos emocionados e revelações engraçadas de casos ao longo de toda a trajetória vivida pelo arcebispo.