Home » Pernambuco » ‘Tenho consciência tranquila de que sempre procurei e procurarei combater o bom combate’, diz Dom Fernando ao ser homenageado na Alepe

‘Tenho consciência tranquila de que sempre procurei e procurarei combater o bom combate’, diz Dom Fernando ao ser homenageado na Alepe

Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife, recebeu homenagem em Reunião Solene nesta noite de quarta-feira, 14 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) pelos 13 anos de pastoreio como o principal nome católico da Região Metropolitana do Recife.

O evento aconteceu no Auditório Senador Sérgio Guerra e reuniu diversas autoridades políticas, religiosas e da sociedade civil.

Dom Fernando chegou acompanhado do vigário geral padre Luciano Brito e destacou o sentimento do momento e agradeceu a deputada e agora senadora eleita, Teresa Leitão (PT), que foi responsável pela proposta.

“A sensação é de dever cumprido, apesar que ainda não terminou. Sou muito grato a Teresa Leitão pela gentileza de realizar uma sessão solene para me homenagear pelos 13 anos de missão na Arquidiocese. Esse não é um mérito somente meu, mas é um trabalho de conjunto. E assim vamos procurar fazer o melhor possível para que as pessoas sintam a animação do evangelho e sem esquecer o lado social. Esse lado tem que ser visto, respeitado e valorizado”, disse o metropolita.

No discurso que fez aos presentes, o bispo iniciou com a citação do apóstolo Paulo que se encontra em II Timóteo, sobre ter a consciência tranquila de que sempre procurou combater o bom combate.

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda”, pontuou o Dom.

Teresa Leitão enfatizou o arcebispado particular de Dom Fernando durante os mais de 13 anos como pastor de milhões de ovelhas em Pernambuco.

“Foi uma pessoa que marcou a história da Arquidiocese aqui no nosso Estado. Muitas ações importantes, um temperamento muito afetuoso de muito acolhimento com os mais pobres, com as causas sociais e acho que nesse momento em que o mundo está atravessando é uma pessoa necessária e essa homenagem vai ficar gravada nos anais da Assembleia Legislativa e eu tenho uma honra de também no final do meu mandato poder ter tido essa oportunidade Graças a Deus”, disse.

O Presidente da Alepe, deputado estadual e eleito federal Eriberto Medeiros (PSB), lembrou a importância do reconhecimento por tudo que Dom Fernando fez.

“Essa casa tem dado demonstração de muito trabalho e muita dedicação de muitos deputados e deputadas e este momento é mais uma prova disso. Reconhecendo pessoas que tanto tem feito para Pernambuco como Dom Fernando que teve uma passagem brilhante na Arquidiocese de Olinda e Recife contribuindo para a fé do nosso povo e orientando espiritualmente as pessoas”, pontuou.

Música com Dudu do Acordeon e coral da Assembleia Legislativa marcaram a homenagem com discursos emocionados e revelações engraçadas de casos ao longo de toda a trajetória vivida pelo arcebispo.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários