O Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo e Lazer e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), apoiou, na manhã deste sábado (3), a retomada do projeto Praia sem Barreiras, da Prefeitura do Recife. Cinco vans acessíveis do programa PE Conduz, operado pela SDSCJ, transportaram 19 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e seus acompanhantes para a praia de Boa Viagem, na Zona Sul da capital, na altura do Posto 7 do Corpo de Bombeiros. No local, cadeiras anfíbias viabilizaram o banho de mar assistido. A atividade fez alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Os usuários do PE Conduz saíram dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, São Lourenço da Mata, Paulista e Igarassu. Para a maioria, foi a primeira oportunidade de estar na orla depois de dois anos, período em que o Praia sem Barreiras teve as atividades temporariamente suspensas devido à pandemia. Antes da entrada na água, o passeio teve tudo de um típico dia na praia: sol, sombra, alongamentos, lanche, música e muita animação. “Feliz demais com a volta do projeto. É um lazer que fazia muita falta pra ele”, disse Priscila Maria da Silva, mãe do menino Marcos, de 12 anos, usuário do PE Conduz.
O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Edilazio Wanderley, que acompanhou a retomada do projeto ao lado da prefeita do Recife em exercício, Isabella de Roldão, e dos secretários executivos Maria Josilene Jeronimo e Luiz Camilo, da SDSCJ, exaltou o Praia sem Barreiras. “É uma ação relativamente simples, que funciona através da parceria da Prefeitura do Recife com o Governo do Estado e outras instituições, mas que proporciona dignidade e cidadania na vida dessas pessoas. É algo, inclusive, que pode ser ampliado. Devemos nos unir para promover uma sociedade mais inclusiva”, discursou.
A integração do Praia sem Barreiras com o PE Conduz ocorre em um ano em que o programa estadual passou a investir em ações de lazer, cultura e turismo para os usuários. “As vans fizeram rotas para o circuito natalino do Recife, no ano passado, e para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o Festival de Inverno de Garanhuns e o circuito dos museus neste ano. Agora, estamos contribuindo com o Praia sem Barreiras, que busca promover acesso ao lazer para as pessoas com deficiência, na mesma linha que temos atuado com o PE Conduz”, afirmou a secretária executiva de Segmentos Sociais da SDSCJ, Maria Josilene Jeronimo.