Home » Pernambuco » Dom Fernando Saburido recebe a mais alta comenda concedida pela Prefeitura do Recife

Dom Fernando Saburido recebe a mais alta comenda concedida pela Prefeitura do Recife

No dia em que o Recife abraça Nossa Senhora da Conceição (08.12), o prefeito da cidade, João Campos, entregou a Dom Fernando Saburido a Medalha da Ordem do Mérito Capibaribe, a mais alta comenda concedida pela Prefeitura do Recife. O arcebispo de Olinda e Recife recebeu a comenda em reconhecimento pelos 13 anos de trabalho dedicados à arquidiocese e ao povo das cidades-irmãs. A medalha foi entregue ao religioso durante o ponto alto da 118ª edição da festa que celebra a padroeira afetiva da capital pernambucana.

“Recife teve o privilégio de ter Dom Fernando Saburido como arcebispo da nossa arquidiocese nos últimos 13 anos. Então, peço autorização ao povo do Recife para conceber uma homenagem. Pela sua história, por tudo o que fez pelo Recife, e por sempre ter ajudado a cidade e as pessoas mais pobres e que mais necessitam, nós vamos outorgar a mais alta comenda da cidade do Recife, que é a Medalha da Ordem do Mérito Capibaribe, a Dom Fernando Saburido”, declarou João Campos. “Estamos demonstrando a nossa gratidão. Tenho certeza que todo recifense vai se sentir feliz e contemplado com essa entrega. Que Nossa Senhora nos abençoe e abençoe a nossa cidade. Só tenho a agradecer. Viva Dom Fernando Saburido”, finalizou o gestor municipal ao entregar a medalha.

Em seguida, Dom Fernando Saburido fez o seu agradecimento. “Fico muito feliz com essa comenda e agradecido. Realmente eu amo muito essa arquidiocese, eu sou daqui. Em 2009, recebi o convite para assumir a arquidiocese. A missão nossa, de acordo com o direito canônico, é concluída ao completarmos 75 anos, o que aconteceu em junho deste ano. Agora aguardamos que o papa nomeie o sucessor”, disse ele.

O prefeito João Campos subiu o Morro da Conceição no final da tarde e acompanhou a missa de encerramento dos festejos à santa. Entre os diversos fiéis que também subiram o Morro e acenderam velas para Nossa Senhora da Conceição, esteve o aposentado Agnaldo Sales. “Esse momento é de felicidade, e de desejo de saúde para todos e alegrias. Eu tive um acidente com a minha perna e Nossa Senhora da Conceição me curou”, contou ele.

Já o segurança Ruderian Rigoldi subiu o Morro da Conceição com o apoio da esposa Alexandra Silvestre para pagar uma promessa. “Viemos agradecer pela nossa casa, pela saúde da nossa filha que teve um problema no coração e agora está bem. Esse momento é difícil de explicar, conseguimos muita coisa pela fé”, disse ele.

Neste ano, o tema da Festa foi “Com a Imaculada Conceição do Morro, caminhar juntos: em Comunhão, Participação e Missão”. E o lema – “Juntos somos mais”, inspirado no tema da sinodalidade, proferido pelo Papa Francisco.

PATRIMÔNIO – A Festa do Morro da Conceição recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. O decreto foi assinado pelo governador Paulo Câmara nesta quarta-feira (7) e foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta, dia dedicado às homenagens à santa padroeira afetiva da capital recifense. No último dia 1°, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC/PE) votou, por unanimidade, a favor do registro nos livros de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.

AÇÕES DA PCR – A Prefeitura do Recife, para garantir mais segurança na Festa, levou uma série de requalificações e, sobretudo, mais qualidade de vida aos moradores do Morro da Conceição. O conjunto de ações foi uma parceria entre a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB), a Secretaria da Mulher (SEMUL) e a Secretaria de Turismo e Lazer (SETUR-L). 

As escadarias das ruas Nazaré da Mata, Itacolomis, Edson e Luís Gama, além da Ladeira Apique – principal escadaria que liga a Praça do Largo Dom Luiz ao Santuário de Nossa Sra. da Conceição, ganharam requalificação de degraus, canaletas, instalação de corrimãos e arte urbana através do programa Colorindo o Recife. 

Hoje, além da pintura de 250 casas de azul e branco em homenagem à Santa que dá nome ao bairro, é possível subir as escadarias apreciando os painéis de arte urbana que se espalharam por toda a comunidade. Ao todo, são 12 obras que formam uma galeria de arte a céu aberto, com a participação dos artistas: Etnia, Marte Odara, Salamandra, Micaela, Naara, Rafa Mattos, Priscila Lins, Lai Alves, Resistência da Cor, Mané, Luiz Amorim e Vigalli.

A Praça do Largo Dom Luiz passou por uma transformação com instalação de novos brinquedos de madeira, reforma na quadra esportiva, pintura dos mobiliários urbanos e melhorias na iluminação pública através do programa Tá Aprumado. Entre ruas, praças e escadarias, o programa também eliminou três pontos críticos de lixo com ações de conscientização ambiental e implantação de novas jardineiras, como foi o caso da Rua Itacoatiara. 

Já na Praça do Morro da Conceição, além da pintura dos equipamentos públicos voltados para a saúde e o lazer, à pedido dos moradores, foi definido um novo local para a instalação das 14 novas estações da Via Sacra, em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. As estações simbolizam cada um dos momentos cruciais da Paixão de Cristo e percorrem o entorno do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Para garantir a limpeza do local, a Emlurb preparou um esquema especial. Os serviços executados na região do Morro da Conceição abrangem varrição, capinação, coleta de resíduos volumosos, coleta de resíduos orgânicos de lixo doméstico, lavagem de vias e pintura de meio fio. Também há dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o recebimento de material reciclável. O trabalho contou com um efetivo total de 1.080 garis, 210 apenas para atuarem nesta quinta-feira, que contaram com o auxílio de 35 motoristas de veículos diversos de limpeza e mais 38 fiscais nas ruas. 

A Secretaria da Mulher também atuou no local com auditoria de segurança de gênero e caminhabilidade que visa garantir caminhos seguros para as mulheres através da interlocução e transversalização da temática de gênero e direito à cidade. A Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife também esteve presente na Festa do Morro da Conceição com a Campanha de Sensibilização e Identificação de empulseiramento de crianças.

Já a Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) trabalhou para garantir o ordenamento urbano e a mobilidade dentro do perímetro da Festa do Morro da Conceição. O trabalho junto à comunidade e comerciantes foi iniciado meses antes da festa. Durante a festa, agentes de Controle Urbano estiveram no Morro para garantir o ordenamento e a mobilidade. Após as festividades, a Prefeitura do Recife dará continuidade às ações e melhorias no local.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments