A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), por meio da Gerência Estadual de Inspeção Animal (GEIA), concluiu o processo de migração do Laticínio Bom Leite LTDA, localizado no agreste pernambucano, para o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que permitem a comercialização dos produtos em Pernambuco e em todo o território nacional.
A marca que está entre as 100 maiores distribuidoras de derivados de leite do Brasil, pertencia anteriormente ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), e agora passa a integrar o SIE e SISBI. No SIF, os estabelecimentos podem realizar o comércio de produtos por todo território nacional, mas, para isso, é necessário haver uma submissão para a legislação internacional, onde os custos de produção são mais elevados.
Com o reconhecimento da equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) pelo Ministério da Agricultura, os estabelecimentos inclusos no SISBI em Pernambuco podem comercializar em todo o Brasil. Dessa forma, aqueles estabelecimentos que não fazem exportação podem ter custos de produção reduzidos por se submeterem apenas às leis que estão em vigor para o comércio nacional.
“A Adagro é o órgão de Pernambuco habilitado pelo Ministério da Agricultura para executar o processo de adesão ao SISBI-POA. Nosso serviço de inspeção está mais próximo ao setor produtivo sendo de suma importância para garantir os padrões sanitários que atestam a qualidade dos produtos com preços mais competitivos”, detalha o diretor presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.